VOLVO S70
VOLVO S70 2.3 T5 (GASOLINA / TURBO)
VOLVO S70 2.0 GLE (GASOLINA / ASPIRADO)
VOLVO S70 2.0 GLT (GASOLINA / TURBO)
VOLVO S70 2.5 GLE (GASOLINA / ASPIRADO)
VOLVO S70 2.5 TDi (TURBODIESEL)
INTRODUÇÃO
Logo acima, as linhas externas de design levemente conservador do Volvo S70, um dos principais produtos da Volvo Cars na década de 1990. Essas linhas mudaram pouco em relação ao antecessor sedan Volvo 850, mas, segundo a Volvo, o restante do projeto passou por uma ampla modernização e melhoria. Logo abaixo, o interior do Volvo S70, com airbag duplo e airbags laterais. A segurança de seus automóveis sempre foi um dos principais focos de desenvolvimento da fabricante sueca.
O Volvo S70 é um sofisticado automóvel sedan de alto luxo de tamanho médio, projetado e desenvolvido na Suécia durante a década de 1990 e fabricado em larga escala na Suécia, na Bélgica e no Canadá também durante a década de 1990 pela Volvo Cars, com capacidade para transportar confortavelmente até cinco pessoas, incluindo o motorista, cujas versões com motores aspirados e turbo, todos a gasolina, foram importadas para o Brasil na década de 1990.
No Brasil e no exterior os principais concorrentes do Volvo S70 na década de 1990 foram os sedans de alto luxo Mercedes-Benz C-220 e Mercedes-Benz C-230 Kompressor, Alfa Romeo 164, Audi A6 e Audi A4, BMW 328 e BMW 325, Mitsubishi Galant, Volkswagen Passat, Chrysler Stratus, Nissan Maxima, Chevrolet Omega, Subaru Legacy, Ford Taurus e Ford Mondeo, Toyota Camry, Kia Clarus, Saab 9000 e Honda Accord e o hatch de alto luxo francês Citroen XM.
A
VOLVO CARS
A Volvo Cars é uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de automóveis de alto luxo do planeta. Fundada em 1927 por Gustav Larson e Assar Gabrielsson, ela é atualmente uma subsidiária da empresa chinesa Zhejiang Geely, que por sua vez também possui uma participação societária na fabricante alemã Mercedes-Benz Group AG, a proprietária da marca Mercedes-Benz, e na multinacional fabricante de caminhões Volvo Group.
Ela é, atualmente, uma das mais conceituadas e respeitadas fabricantes de automóveis de alto luxo do planeta, reconhecida no mercado mundial pela alta qualidade e segurança de seus produtos. Essa fabricante já foi propriedade do conglomerado sueco Volvo AB, quando foi comprada em 1999 pela Ford Motor Company e depois, em 2010, vendida para a empresa chinesa Zhejiang Geely. Outros acionistas da Volvo Cars são as empresas suecas Forsta AP, AMF e Folksam.
As principais fábricas da Volvo Cars estão localizadas
na Suécia, na China, na Malásia, na Bélgica, na Índia e nos Estados Unidos, com
mais de 21.000 empregados em várias partes do mundo, com mais de 530.000
unidades fabricadas em 2016, por exemplo. A empresa ainda fabrica uma linha
completa de sedans de alto luxo, uma de suas principais especialidades, mas a
cada dia que passa ela foca mais em utilitários esportivos totalmente elétricos, uma tendência
mundial.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Logo acima, com um olhar mais atento percebe-se o design elegante e levemente conservador do Volvo S70, semiquadradas, uma tendência estética da marca na década de 1990. Logo abaixo, também com um olhar atento, percebe-se o acabamento interno refinado desse modelo de automóvel de alto luxo, com espaço suficiente para até cinco ocupantes adultos.
O Volvo S70 é um sofisticado automóvel sedan de alto luxo de tamanho médio, com quatro portas e tração dianteira ou nas quatro rodas, dependendo da versão, projetado e desenvolvido na Suécia na década de 1990, fabricado pela Volvo Cars na Suécia, na Bélgica e no Canadá também na década de 1990 e comercializado em vários países, desenvolvidos e emergentes, incluindo o Brasil, com capacidade para transportar confortavelmente cinco pessoas, incluindo o motorista, cujas versões a gasolina foram importadas para o Brasil pela Volvo Cars do Brasil e vendidas pelas concessionárias da marca.
Ele é um projeto baseado no projeto antecessor do
sedan de luxo de tamanho médio Volvo 850,
um sucesso de vendas da marca sueca na década de 1990, mas, segundo o
fabricante sueco, foram introduzidos no Volvo S70 mais de 1.800 modificações,
melhorias, ajustes, refinamentos e atualizações em relação do Volvo 850,
principalmente no interior (painel, console central, volante, assentos e
acabamento em geral) no motor e no câmbio, além da inclusão de vários itens de
segurança, conforto e desempenho, embora o desenho externo da carroceria quase
não tenha sido alterado. Aliás, ele substituiu o Volvo 850 na linha de montagem
na fabricante sueca em 1996.
Os automóveis da Volvo Cars são conhecidos em várias partes do mundo pelo alto nível de qualidade e sofisticação, com ênfase nos aspectos de segurança ativa e passiva. Na década de 1990, esses aspectos foram reafirmados por dois modelos sedans de automóveis, o Volvo 960, de tamanho grande, e o Volvo 850, de tamanho médio. São dois elegantes modelos de automóveis de alto luxo, projetados para estar entre os melhores de suas respectivas categorias e de suas épocas, com bom gosto na escolha dos materiais utilizados no acabamento interno, inclusive.
Na sequência, algum tempo depois,
com o início da fabricação seriada do então novo modelo Volvo S70, em 1996, a Volvo
Cars reafirmou a sua liderança no aspecto de segurança, com a introdução do
sistema de proteção contra impactos traseiros WHIPS e impactos laterais SIPS, e reafirmou a sua competitividade
nos aspectos de desempenho e conforto, com melhorias nos motores.
O Volvo S70 é um automóvel de três volumes, ou seja,
considerando basicamente o aspecto externo das partes do carro que abrigam o
motor, os ocupantes e a bagagem, respectivamente, todas estão bem definidas,
com dimensões equilibradas e uma carroceria monobloco em aço de peso razoável,
com proporções bem equilibradas entre o cofre do motor e o próprio motor,
o habitáculo (a parte do automóvel em que se acomodam motorista e passageiros)
e o porta malas, dentro do segmento médio de automóveis sedans de alto luxo de
tamanho médio, que é aquele segmento em que, em relação aos carros compactos
populares atuais de 1.000 cilindradas vendidos no Brasil, os fabricantes em
geral oferecem mais espaço interno para as pernas do motorista e seu
acompanhante e para os passageiros do banco de trás.
Esse modelo de automóvel, apesar do seu desenho
externo levemente conservador e da época em que foi fabricado, ainda pode ser
considerado moderno. Ele está na categoria premium de automóveis, que é um
segmento elegante e confortável, seguro e sofisticado, para atender
consumidores de poder aquisitivo mais alto, mais atentos a detalhes e que não
abrem mão de tecnologia. É um público de classes média e alta mais exigente,
disposto a pagar mais por um veículo mais completo e de qualidade superior.
Um detalhe importante: Todas as versões do Volvo S70
fabricadas na Suécia, na Bélgica e no Canadá têm motorização transversal. Uma
dessas versões da família Volvo S70, importada para o Brasil, a Volvo S70 2.5 GLE, já vinha de série
com motor aspirado, inteiramente de alumínio, de cinco cilindros em linha, e na
posição transversal, com 2.500 cilindradas, com quatro válvulas por cilindro e
duplo comando de válvulas, com pistões de alumínio e bielas de aço. Automóveis
com essa configuração são mais seguros porque em caso de acidente grave com
impacto frontal o risco do bloco do motor invadir o habitáculo do carro é
menor.
Na década de 1990, esse modelo de automóvel sueco
fazia jus ao seu preço alto. Ele já saía de fábrica com uma grande variedade de
itens de segurança e conforto, dentre eles o computador de bordo; os assentos
com revestimento em couro e/ou tecidos finos, dependendo do gosto do cliente; o
controle elétrico de altura e inclinação dos assentos dianteiros; o teto solar
(opcional); a injeção eletrônica multiponto, lembrando que essa tecnologia era
uma novidade no Brasil na época; o ar-condicionado e o aquecedor; a direção
hidráulica, com controle de altura e profundidade da coluna de direção; o
câmbio automático com três opções de modos de condução, econômica, esportiva e
semi-off-road; a suspensão independente McPherson da dianteira, com triângulo
inferior, e a suspensão Delta-link na traseira, com barra estabilizadora, combinando
conforto e estabilidade; a carroceria monobloco com reforços estruturais no
habitáculo, principalmente nas vigas do teto e do assoalho, incluindo barras de
proteção laterais nas portas; os cintos de segurança de três pontos para todos
os passageiros, com pré-tensionadores; o airbag duplo frontal, para motorista e
passageiro do assento dianteiro, e os airbags laterais, lembrando que essa
tecnologia também era uma novidade no Brasil; os freios ABS ou antibloqueio e o
controle de tração; as rodas de liga leve; o tanque de combustível reforçado para maior segurança em caso de impactos; os
vidros elétricos e a trava central elétrica, com alarme e imobilizador; os
retrovisores elétricos; e o piloto automático; dentre outros.
O acabamento interno do Volvo S70 é refinado e sóbrio,
com seleção criteriosa de materiais usados no painel, no volante e nos
revestimentos dos assentos, em couro e/ou tecidos finos, ao gosto do cliente.
Alguns detalhes no interior do veículo chamam a atenção dos observadores mais
atentos, como apliques de madeira nobre e certificada no painel e nas portas,
sinalizando ao seu ocupante, seja motorista ou passageiro, que se trata de um
automóvel de alto luxo.
O sedan Volvo S70 foi um dos primeiros automóveis da
marca nos quais foi introduzido o conceito SIPS - Side Impact Protection
System, que é um sistema de proteção aos ocupantes contra acidentes com
impactos laterais. Esse conceito consiste na fabricação do veículo com
estrutura que faz a distribuição do choque mecânico lateral (energia do impacto
lateral) por uma área mais extensa da própria estrutura do automóvel. Outros
detalhes importantes de segurança são as barras de proteção nas portas, contra
impactos laterais, e o assento elevado para criança, que já está embutido no
assento traseiro, bastando puxá-lo e fixá-lo, bem simples e prático.
O sistema WHIPS – Whiplash Protection System consiste
em um projeto de assentos dianteiros, do motorista e do passageiro, com
dispositivos passivos capazes de absorver parte da energia do impacto traseiro
durante um acidente, de modo a evitar lesões na coluna, no pescoço e na cabeça dos ocupantes.
MERCADO
Logo acima, o classudo sedan de luxo Volvo S70, um carro ainda moderno, um símbolo de status no Brasil na década de 1990. Ele foi um dos mais seguros modelos de automóveis vendidos no mercado nacional e, ainda hoje, pode ser considerado um dos mais seguros. Logo abaixo, com um olhar atento, percebe-se o espaço interno suficiente para três passageiros adultos no banco de trás.
Sem grande alarde, como convém a quem procura discrição, o Volvo S70 foi comercializado no Brasil entre 1996 e 2000, para satisfazer consumidores exigentes e de alto poder aquisitivo. Esse sedan veio para disputar a faixa premium com os modelos sedans de tamanhos médio e grande BMW Série 3, Audi A4, Mercedes Classe C, Chevrolet Omega, Citroen XM, Subaru Legacy, Honda Accord, Alfa Romeo 156, Mitsubishi Galant, Volkswagen Passat, Chrysler Stratus, Ford Taurus, Kia Clarus, Toyota Corona e Nissan Máxima.
Quando trouxe o Volvo S70 ao Brasil a Volvo Cars
impressionou os consumidores brasileiros de alto poder aquisitivo e até mesmo a
imprensa com o seu nível de sofisticação, com ênfase nos aspectos de segurança. Ainda hoje, mesmo depois de quase 30 anos em que foi lançado no Brasil, ele ainda pode ser considerado um veículo moderno e sofisticado, com alguns itens de segurança que carros populares fabricados atualmente ainda não possuem.
O sedan Volvo S70 foi fabricado entre 1996 e 2000 e a
fabricante vendeu também versões com carroceria perua equivalentes ao sedan,
com o nome Volvo V70, com nível praticamente
idêntico de motorização e acabamento. Embora ambos fossem automóveis de preço
elevado, foram fabricadas mais de 617.000 unidades dessa família, o que pode
ser considerado um sucesso de vendas para os padrões de produção da indústria
automobilística que atua no segmento premium.
O requintado sedan Volvo S70 ainda hoje impressiona
pelo nível de conforto e pela tecnologia embarcada. Essa família de automóveis
foi substituída na linha de montagem da Volvo Cars sueca pelos bonitos sedans
de alto luxo Volvo S60 e Volvo S40 e pela 2ª geração da elegante perua Volvo V70.
O eventual comprador deve ser seletivo e deve tomar
alguns cuidados na hora da compra, verificando se o exemplar que lhe interessa
está realmente em bom estado de conservação. Além disso, ele deve ser
criterioso na manutenção do modelo, é necessário verificar se na região onde
mora há concessionárias da marca Volvo ou oficinas mecânicas competentes e que
entendam de automóveis premium, como as oficinas da franquia High-Torque, por
exemplo.
Se optar por um exemplar disponível em loja de revenda de veículos há a vantagem da segurança durante a compra e da garantia mínima de três meses. Se optar por um exemplar de particular, avise sua família e amigos com antecedência de pelo menos um dia e peça que pelo menos um deles te acompanhe pessoalmente nos encontros para negociação de compra... Marque os encontros para negociação para apenas de dia, em locais públicos ou privados bem iluminados, de preferência com câmeras de circuito fechado de TV, como, por exemplo, shoppings centers, lanchonetes e restaurantes, hotéis, postos de combustíveis e estacionamentos pagos... Essas mesmas precauções valem também para quem está vendendo o veículo...
A manutenção do Volvo S70 não é barata, mas o carro
compensa o seu dono com prazer de dirigir com conforto, segurança e classe.
A versão turbodiesel do Volvo S70 não foi importada para o Brasil, pois a legislação brasileira não permitia.
FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
VOLVO S70 2.5 GLE
- Capacidade: 5 lugares (incluindo motorista);
- Comprimento: Aprox. 4,7 metros;
- Largura: Aprox. 1,8 metro;
- Altura: Aprox. 1,4 metro;
- Entre-eixos (espaço interno): Aprox. 2,7 metros;
- Peso: Aprox. 1.400 kg;
- Carroceria: Sedan de 4 portas;
- Plataforma: Volvo P80;
- Motorização: Volvo B5254S, aspirada, de 2.500 cilindradas, 20 válvulas;
- Motorização: Dianteira, transversal, com bloco e cabeçote de alumínio;
- Potência e torque: 170 cavalos e 23 kgfm;
- Alimentação: Injeção eletrônica multiponto;
- Transmissão: Automática Aisin AW50-42LE, de 4 velocidades ou marchas;
- Transmissão: Automática Aisin AW55-50, de 5 velocidades ou marchas;
- Aceleração 0 a 100 km/h: Aprox. 10 segundos (vazio);
- Aceleração 0 a 100 km/h: Aprox. 12 segundos (lotado);
- Consumo cidade: Aprox. 8 km / litro;
- Consumo rodovia: Aprox. 12 km / litro;
- Suspensão dianteira: McPherson (independente), com molas helicoidais e amortecedores;
- Suspensão traseira: Independente, Delta-link, com molas helicoidais e amortecedores;
- Freios: A discos nas quatro rodas, com ABS ou antibloqueio;
- Sistemas de segurança: WHIPS e SIPS, com barras laterais nas portas;
- CX (eficiência aerodinâmica):
- Porta-malas: 427 litros;
- Rodas e pneus: 6,5J de 16 polegadas, 205/50 ZR16;
- Projetistas: Peter Horbury (carroceria) e José Luiz Vega (interior);
- Preço (no Brasil): Aprox. R$ 35 mil (usado / bom estado de conservação);
VOLVO S70 2.3 T5
- Capacidade: 5 lugares (incluindo motorista);
- Comprimento: Aprox. 4,7 metros;
- Largura: Aprox. 1,8 metro;
- Altura: Aprox. 1,4 metro;
- Entre-eixos (espaço interno): Aprox. 2,7 metros;
- Peso: Aprox. 1.460 kg;
- Carroceria: Sedan de 4 portas;
- Plataforma: Volvo P80;
- Motorização: Volvo B5234T3, turbo, de 2.300 cilindradas, 20 válvulas;
- Motorização: Dianteira, transversal, com bloco e cabeçote de alumínio;
- Potência e torque: 240 cavalos e 33 kgfm;
- Alimentação: Injeção eletrônica multiponto;
- Transmissão: Automática Aisin AW50-42LE, de 4 velocidades ou marchas;
- Transmissão: Automática Aisin AW55-50, de 5 velocidades ou marchas;
- Aceleração 0 a 100 km/h: Aprox. 7 segundos (vazio);
- Aceleração 0 a 100 km/h: Aprox. 9 segundos (lotado);
- Consumo cidade: Aprox. 8 km / litro;
- Consumo rodovia: Aprox. 12 km / litro;
- Suspensão dianteira: McPherson (independente), com molas helicoidais e amortecedores;
- Suspensão traseira: Independente, Delta-link, com molas helicoidais e amortecedores;
- Freios: A discos nas quatro rodas, com ABS ou antibloqueio;
- Sistemas de segurança: WHIPS e SIPS, com barras laterais nas portas;
- CX (eficiência aerodinâmica):
- Porta-malas: 427 litros;
- Rodas e pneus: 6,5J de 16 polegadas, 205/50 ZR16;
- Projetistas: Peter Horbury (carroceria) e José Luiz Vega (interior);
- Preço (no Brasil): Aprox. R$ 38 mil (usado / bom estado de conservação);
ONDE COMPRAR
- Mercado Livre (classificados): https://www.mercadolivre.com.br
- OLX Brasil (classificados): http://www.olx.com.br/brasil
- Webmotors (classificados): https://www.webmotors.com.br
- Amazônia
- ATR-42
- ATR-72
- Volvo XC90
- Informática (Parte 1)
- Saab JAS 39 Gripen NG
- Beechcraft Corporation
- Beechraft King Air
- Agricultura e Pecuária
- Pesos e Medidas
- Ônibus Espacial
- Nissan Pathfinder
- Galvanização (Química)
- Cessna 208B Grand Caravan
- Cessna Citation
- Nota Fiscal
- Bombardier Learjet
- Land Rover Range Rover
- Apicultura (Mel e Própolis)
- Neiva (Indústria Aeronáutica)
- Citroen XM
- Cirrus Aircraft
- Satélites (Telecomunicações)
- Gastrite (Medicina)
- Indústria Automobilística
- Informática (Parte 2)
- Nutrientes (Medicina e Veterinária)
- Agronegócios / Agribusiness (Economia)
- Rumo ALL (Companhia Ferroviária)
- Aquecimento Global
- Embraer KC-390 (Força Aérea Brasileira)
- Saneamento Básico
- Bombardier (Indústrias de Veículos)
- Embraer
- Injeção Eletrônica (Mecânica)
- Transportes no Brasil (Logística)
- Hyundai Terracan
- Ford Escort
- Energia Solar Fotovoltaica
- Chevrolet Classic
- Energia Elétrica
- Boeing 737
- Paul Mauriat (Música)
- Ford Fusion
- Audi Q7
- Conexão ADSL (Telecomunicações)
- Aeroporto Campo de Marte
- Segurança Privada
- Echostar Corporation
- Drones
- Nobreak (Informática)
- Piper Aircraft
- Atari Incorporated
- James Bond (Cinema)
- Embarcações (Indústria Naval)
- Projeto M (Ford do Brasil)
- Roteadores (Telecomunicações)
- Volvo 850
- Catalisador (Indústria Automobilística)
- Panetone
- Mercedes-Benz Classe M
- Aeroporto de Congonhas
- Aeroporto Santos Dumont
- Jeep Grand Cherokee
- Alfa Romeo 164
- Documentos (Administração)
- Embraer EMB-314 Super Tucano
- Volvo 960
- Ford EcoSport
- Chevrolet Astra
- Citroen C5
- Alfa Romeo 156
- Embraer AMX (Força Aérea Brasileira)
- Chevrolet Zafira
- Maconha (Segurança Pública)
- Renault Scénic
- Ford do Brasil
- Volkswagen Fusca
- Airbus A320
- Citroen Xsara Picasso
- General Motors do Brasil
- FAB - Força Aérea Brasileira
- Helibras AS350 Esquilo
- Chevrolet Monza
- Ford Corcel
- Embraer E-190
- Toyota Land Cruiser Prado
- Chassis Agrale MA Microbus
- Embraer E-195
- Airbus A321
- Casa C-295 (Força Aérea Brasileira)
- Airbus A319
- Computador (Informática)
- Peugeot 206
- Chassis Iveco Scudato
- Citroen Xantia
- Ford Edge
- BMW Série 3
- Audi A3
- Ford Versailles
- Volkswagen Santana
- Mercedes-Benz Classe A (1ª geração)
- Ford Belina
- Ford Del Rey
- Aço (Siderurgia)
- Volkswagen Delivery
- Açúcar (Agroindústria)
- Ford Mondeo
- Chevrolet Opala
- Música Eletrônica (Indústria Fonográfica)
- Lamborghini Diablo
- Unidade Embraer Botucatu
- Bateria (Química e Física)
- Pepsico do Brasil
- Grupo Boticário
- Ford Ranger
- Aeronaves (Indústria Aeronáutica)
- Chevrolet S10
- Úlcera (Medicina)
- Chassis Mercedes-Benz LO
- Água (Biologia e Química)
- Chevrolet Omega
- Toyota Hilux SW4
- Ford F-250
- Hyundai HR
- Kia Bongo
- Unilever Brasil
- Circuito Eletrônico (Eletrônica)
- Conservação de Alimentos (Culinária)
- Fiat Uno (1ª Geração)
- Aviação Agrícola (Agricultura)
- Porsche 911
- Mercedes-Benz ML 320
- Volvo XC90 Momentum
- Ferrari 360
- Álcool (Agroindústria)
- Ford Explorer
- Lockheed Hercules (Força Aérea Brasileira)
- Alumínio (Metalúrgica)
- Chrysler Stratus
- Kia Clarus
- Fiat Tempra
- Antibióticos (Medicina e Veterinária)
- Hyundai HD 80
- Hyundai HD 78
- Chevrolet Prisma
- Caminhões Mercedes-Benz Atego
- Injeção Direta (Mecânica)
- CRDI - Common Rail Direct Injection
- Honda HA-420 HondaJet
- Dodge Journey
- Fiat Freemont
- Componentes Eletrônicos
- Água Oxigenada (Química)
- Atmosfera (Química e Física)
- IRPF - Imposto de Renda de Pessoa Física
- Navios (Engenharia Naval)
- Barcos (Engenharia Naval)
- Bicicleta (Ciclismo)
- Mata Bicheiras (Agropecuária)
- Volkswagen Gol (1ª Geração)
- Volkswagen Voyage (1ª Geração)
- Volkswagen Parati (1ª Geração)
- Volkswagen Saveiro (1ª Geraçao)
- Chevrolet Corsa Classic
- Chevrolet Corsa Sedan
- Atmosfera Terrestre
- Volvo S70
- Mercedes-Benz 190E
- Modem (Telecomunicações)
- Land Rover Range Rover Evoque
- Embraer EMB-203 Ipanema
- Ferrari F355
- Mercedes-Benz SLK
- Volkswagen New Beetle
- Aquífero Guarani (Geografia)
- Ford Pampa
- Mini Cooper
- Mercedes-Benz GLE 400D
- Mercedes-Benz Classe GLE
- Mercedes-Benz ML 430
- BMW Z3
- Volvo 850 GLT
- Chevrolet Trailblazer
- Chevrolet Blazer
- Toyota Hilux
- Saab 9000 CD
- Audi A3 Sedan
- Volkswagen Gol (2ª Geração)
- Volkwagen Parati (2ª Geração)
- Volkwagen Saveiro(2ª Geração)
- Projeto AB9 (Volkswagen)
- Honda Civic
- Marcopolo Paradiso G6 1550 LD
- Fiat Doblò
- Busscar Panorâmico DD
- Audi TT
- Marcopolo Paradiso G6 1800 DD
- Embraer E195-E2
- Embraer E190-E2
- Airbus H125
- Caminhões Volvo FMX
- Líder Aviação (Transporte Aéreo)
- Lamborghini Murciélago
- Toyota Corolla
- BMW X5
- Mercedes-Benz Classe C
- Velocidade de Internet (Informática)
- Micro-Ônibus AMD Solum
- Volkswagen Tiguan
- Mitsubishi Pajero TR4
- Renault Kangoo
- Jaguar I-Pace
- Busscar Vissta Buss DD
- Fast Food (Comércio)
- Blindagem de Automóveis
- Marcopolo Paradiso G7 1800 DD
- Chassis Agrale MA Midibus
- Citroen Jumper
- Ônibus AMD Alamo
- Eudora (Indústria Cosmética)
- Vult (Indústria Cosmética)
- Alfa Romeo 2300
- Pilha (Química e Física)
- Citroen Berlingo
- Caminhões Mercedes-Benz Axor
- Fiat 147
- Refrigerador (Conservação de Alimentos)
- John Williams (Música)
- Honda NSX
- Fiat Fiorino
- Fiat Elba
- Fiat Prêmio (1ª geração)
- Fiat Duna
- Busscar Vissta Buss HI
- Mitsubishi L200
- Renault Laguna
- Chevrolet Silverado
- Plástico (Indústria)
- Id, Ego e Superego (Psicologia)
- Audi A8
- Black Music (Indústria Fonográfica)
- Fiat Palio (1ª geração)
- Fiat Strada (1ª geração)
- Fiat Palio Weekend
- Fiat Siena (1ª geração)
- Projeto 178 (Fiat do Brasil)
- Teorias Psicológicas de Freud
- Chevrolet Onix Joy
- Chevrolet Joy Plus
- Aeroporto de Guarulhos
- Scania S 450
- Volkswagen Polo
- Carpenters (Música)
- Petróleo (Economia e Política)
- Suzanne Ciani (Música)
- Fiat Ducato
- Chevrolet Equinox
- Citroen C4 Pallas
- Land Rover Freelander
- Ennio Morricone (Música)
- Poços de Água (Geologia)
- Nissan Frontier
- Hanna-Barbera (Cinema e TV)
- Turboélice (Indústria Aeronáutica)
- Missão Impossível (Cinema)
- Abelha Rainha (Apicultura)
- Abelha Operária (Apicultura)
- Direitos Humanos
- Victor & Leo (Música)
- Volkswagen Amarok
- Fiat Toro
- Celibato (Religião)
- DJI Agras T40
- Vangelis (Música Eletrônica)
- Inflação (Economia)
- Scania 113
- Deus (Religiões Monoteístas)
REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
- Realtid (em sueco): https://www.realtid.se/volvo-cars-emitterar-aktier-5-miljarder-kronor
- Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Volvo_S70
- Volvo Cars do Brasil: https://www.volvocars.com/br
- Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Geely
- Folksam (em sueco): https://nyhetsrum.folksam.se/sv/2016/12/20/folksam-investerar-i-volvo-cars/
- Volvo Cars (divulgação): Imagens
- Wikimedia: Imagens
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