VOLVO S70

VOLVO S70 2.3 T5 (GASOLINA / TURBO)
VOLVO S70 2.0 GLE (GASOLINA / ASPIRADO)
VOLVO S70 2.0 GLT (GASOLINA / TURBO)
VOLVO S70 2.5 GLE (GASOLINA / ASPIRADO)
VOLVO S70 2.5 TDi (TURBODIESEL)


INTRODUÇÃO

Logo acima, as linhas externas de design levemente conservador do Volvo S70, um dos principais produtos da Volvo Cars na década de 1990. Essas linhas mudaram pouco em relação ao antecessor sedan Volvo 850, mas, segundo a Volvo, o restante do projeto passou por uma ampla modernização e melhoria. Logo abaixo, o interior do Volvo S70, com airbag duplo e airbags laterais. A segurança de seus automóveis sempre foi um dos principais focos de desenvolvimento da fabricante sueca.

O Volvo S70 é um sofisticado automóvel sedan de alto luxo de tamanho médio, projetado e desenvolvido na Suécia durante a década de 1990 e fabricado em larga escala na Suécia, na Bélgica e no Canadá também durante a década de 1990 pela Volvo Cars, com capacidade para transportar confortavelmente até cinco pessoas, incluindo o motorista, cujas versões com motores aspirados e turbo, todos a gasolina, foram importadas para o Brasil na década de 1990.


No Brasil e no exterior os principais concorrentes do Volvo S70 na década de 1990 foram os sedans de alto luxo Mercedes-Benz C-220 e Mercedes-Benz C-230 Kompressor, Alfa Romeo 164, Audi A6 e Audi A4, BMW 328 e BMW 325, Mitsubishi Galant, Volkswagen Passat, Chrysler Stratus, Nissan Maxima, Chevrolet Omega, Subaru Legacy, Ford Taurus e Ford Mondeo, Toyota Camry, Kia Clarus, Saab 9000 e Honda Accord e o hatch de alto luxo francês Citroen XM.


A VOLVO CARS

A Volvo Cars é uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de automóveis de alto luxo do planeta. Fundada em 1927 por Gustav Larson e Assar Gabrielsson, ela é atualmente uma subsidiária da empresa chinesa Zhejiang Geely, que por sua vez também possui uma participação societária na fabricante alemã Mercedes-Benz Group AG, a proprietária da marca Mercedes-Benz, e na multinacional fabricante de caminhões Volvo Group.


Ela é, atualmente, uma das mais conceituadas e respeitadas fabricantes de automóveis de alto luxo do planeta, reconhecida no mercado mundial pela alta qualidade e segurança de seus produtos. Essa fabricante já foi propriedade do conglomerado sueco Volvo AB, quando foi comprada em 1999 pela Ford Motor Company e depois, em 2010, vendida para a empresa chinesa Zhejiang Geely. Outros acionistas da Volvo Cars são as empresas suecas Forsta AP, AMF e Folksam.


As principais fábricas da Volvo Cars estão localizadas na Suécia, na China, na Malásia, na Bélgica, na Índia e nos Estados Unidos, com mais de 21.000 empregados em várias partes do mundo, com mais de 530.000 unidades fabricadas em 2016, por exemplo. A empresa ainda fabrica uma linha completa de sedans de alto luxo, uma de suas principais especialidades, mas a cada dia que passa ela foca mais em utilitários esportivos totalmente elétricos, uma tendência mundial.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Logo acima, com um olhar mais atento percebe-se o design elegante e levemente conservador do Volvo S70, semiquadradas, uma tendência estética da marca na década de 1990. Logo abaixo, também com um olhar atento, percebe-se o acabamento interno refinado desse modelo de automóvel de alto luxo, com espaço suficiente para até cinco ocupantes adultos.

O Volvo S70 é um sofisticado automóvel sedan de alto luxo de tamanho médio, com quatro portas e tração dianteira ou nas quatro rodas, dependendo da versão, projetado e desenvolvido na Suécia na década de 1990, fabricado pela Volvo Cars na Suécia, na Bélgica e no Canadá também na década de 1990 e comercializado em vários países, desenvolvidos e emergentes, incluindo o Brasil, com capacidade para transportar confortavelmente cinco pessoas, incluindo o motorista, cujas versões a gasolina foram importadas para o Brasil pela Volvo Cars do Brasil e vendidas pelas concessionárias da marca.


Ele é um projeto baseado no projeto antecessor do sedan de luxo de tamanho médio Volvo 850, um sucesso de vendas da marca sueca na década de 1990, mas, segundo o fabricante sueco, foram introduzidos no Volvo S70 mais de 1.800 modificações, melhorias, ajustes, refinamentos e atualizações em relação do Volvo 850, principalmente no interior (painel, console central, volante, assentos e acabamento em geral) no motor e no câmbio, além da inclusão de vários itens de segurança, conforto e desempenho, embora o desenho externo da carroceria quase não tenha sido alterado. Aliás, ele substituiu o Volvo 850 na linha de montagem na fabricante sueca em 1996.


Os automóveis da Volvo Cars são conhecidos em várias partes do mundo pelo alto nível de qualidade e sofisticação, com ênfase nos aspectos de segurança ativa e passiva. Na década de 1990, esses aspectos foram reafirmados por dois modelos sedans de automóveis, o Volvo 960, de tamanho grande, e o Volvo 850, de tamanho médio. São dois elegantes modelos de automóveis de alto luxo, projetados para estar entre os melhores de suas respectivas categorias e de suas épocas, com bom gosto na escolha dos materiais utilizados no acabamento interno, inclusive.


Na sequência, algum tempo depois, com o início da fabricação seriada do então novo modelo Volvo S70, em 1996, a Volvo Cars reafirmou a sua liderança no aspecto de segurança, com a introdução do sistema de proteção contra impactos traseiros WHIPS e impactos laterais SIPS, e reafirmou a sua competitividade nos aspectos de desempenho e conforto, com melhorias nos motores.


O Volvo S70 é um automóvel de três volumes, ou seja, considerando basicamente o aspecto externo das partes do carro que abrigam o motor, os ocupantes e a bagagem, respectivamente, todas estão bem definidas, com dimensões equilibradas e uma carroceria monobloco em aço de peso razoável, com proporções bem equilibradas entre o cofre do motor e o próprio motor, o habitáculo (a parte do automóvel em que se acomodam motorista e passageiros) e o porta malas, dentro do segmento médio de automóveis sedans de alto luxo de tamanho médio, que é aquele segmento em que, em relação aos carros compactos populares atuais de 1.000 cilindradas vendidos no Brasil, os fabricantes em geral oferecem mais espaço interno para as pernas do motorista e seu acompanhante e para os passageiros do banco de trás.


Esse modelo de automóvel, apesar do seu desenho externo levemente conservador e da época em que foi fabricado, ainda pode ser considerado moderno. Ele está na categoria premium de automóveis, que é um segmento elegante e confortável, seguro e sofisticado, para atender consumidores de poder aquisitivo mais alto, mais atentos a detalhes e que não abrem mão de tecnologia. É um público de classes média e alta mais exigente, disposto a pagar mais por um veículo mais completo e de qualidade superior.


Um detalhe importante: Todas as versões do Volvo S70 fabricadas na Suécia, na Bélgica e no Canadá têm motorização transversal. Uma dessas versões da família Volvo S70, importada para o Brasil, a Volvo S70 2.5 GLE, já vinha de série com motor aspirado, inteiramente de alumínio, de cinco cilindros em linha, e na posição transversal, com 2.500 cilindradas, com quatro válvulas por cilindro e duplo comando de válvulas, com pistões de alumínio e bielas de aço. Automóveis com essa configuração são mais seguros porque em caso de acidente grave com impacto frontal o risco do bloco do motor invadir o habitáculo do carro é menor.


Na década de 1990, esse modelo de automóvel sueco fazia jus ao seu preço alto. Ele já saía de fábrica com uma grande variedade de itens de segurança e conforto, dentre eles o computador de bordo; os assentos com revestimento em couro e/ou tecidos finos, dependendo do gosto do cliente; o controle elétrico de altura e inclinação dos assentos dianteiros; o teto solar (opcional); a injeção eletrônica multiponto, lembrando que essa tecnologia era uma novidade no Brasil na época; o ar-condicionado e o aquecedor; a direção hidráulica, com controle de altura e profundidade da coluna de direção; o câmbio automático com três opções de modos de condução, econômica, esportiva e semi-off-road; a suspensão independente McPherson da dianteira, com triângulo inferior, e a suspensão Delta-link na traseira, com barra estabilizadora, combinando conforto e estabilidade; a carroceria monobloco com reforços estruturais no habitáculo, principalmente nas vigas do teto e do assoalho, incluindo barras de proteção laterais nas portas; os cintos de segurança de três pontos para todos os passageiros, com pré-tensionadores; o airbag duplo frontal, para motorista e passageiro do assento dianteiro, e os airbags laterais, lembrando que essa tecnologia também era uma novidade no Brasil; os freios ABS ou antibloqueio e o controle de tração; as rodas de liga leve; o tanque de combustível reforçado para maior segurança em caso de impactos; os vidros elétricos e a trava central elétrica, com alarme e imobilizador; os retrovisores elétricos; e o piloto automático; dentre outros.


O acabamento interno do Volvo S70 é refinado e sóbrio, com seleção criteriosa de materiais usados no painel, no volante e nos revestimentos dos assentos, em couro e/ou tecidos finos, ao gosto do cliente. Alguns detalhes no interior do veículo chamam a atenção dos observadores mais atentos, como apliques de madeira nobre e certificada no painel e nas portas, sinalizando ao seu ocupante, seja motorista ou passageiro, que se trata de um automóvel de alto luxo.


O sedan Volvo S70 foi um dos primeiros automóveis da marca nos quais foi introduzido o conceito SIPS - Side Impact Protection System, que é um sistema de proteção aos ocupantes contra acidentes com impactos laterais. Esse conceito consiste na fabricação do veículo com estrutura que faz a distribuição do choque mecânico lateral (energia do impacto lateral) por uma área mais extensa da própria estrutura do automóvel. Outros detalhes importantes de segurança são as barras de proteção nas portas, contra impactos laterais, e o assento elevado para criança, que já está embutido no assento traseiro, bastando puxá-lo e fixá-lo, bem simples e prático.


O sistema WHIPS – Whiplash Protection System consiste em um projeto de assentos dianteiros, do motorista e do passageiro, com dispositivos passivos capazes de absorver parte da energia do impacto traseiro durante um acidente, de modo a evitar lesões na coluna, no pescoço e na cabeça dos ocupantes.


MERCADO

Logo acima, o classudo sedan de luxo Volvo S70, um carro ainda moderno, um símbolo de status no Brasil na década de 1990. Ele foi um dos mais seguros modelos de automóveis vendidos no mercado nacional e, ainda hoje, pode ser considerado um dos mais seguros. Logo abaixo, com um olhar atento, percebe-se o espaço interno suficiente para três passageiros adultos no banco de trás.

Sem grande alarde, como convém a quem procura discrição, o Volvo S70 foi comercializado no Brasil entre 1996 e 2000, para satisfazer consumidores exigentes e de alto poder aquisitivo. Esse sedan veio para disputar a faixa premium com os modelos sedans de tamanhos médio e grande BMW Série 3, Audi A4, Mercedes Classe C, Chevrolet Omega, Citroen XM, Subaru Legacy, Honda Accord, Alfa Romeo 156, Mitsubishi Galant, Volkswagen Passat, Chrysler Stratus, Ford Taurus, Kia Clarus, Toyota Corona e Nissan Máxima.


Quando trouxe o Volvo S70 ao Brasil a Volvo Cars impressionou os consumidores brasileiros de alto poder aquisitivo e até mesmo a imprensa com o seu nível de sofisticação, com ênfase nos aspectos de segurança. Ainda hoje, mesmo depois de quase 30 anos em que foi lançado no Brasil, ele ainda pode ser considerado um veículo moderno e sofisticado, com alguns itens de segurança que carros populares fabricados atualmente ainda não possuem.


O sedan Volvo S70 foi fabricado entre 1996 e 2000 e a fabricante vendeu também versões com carroceria perua equivalentes ao sedan, com o nome Volvo V70, com nível praticamente idêntico de motorização e acabamento. Embora ambos fossem automóveis de preço elevado, foram fabricadas mais de 617.000 unidades dessa família, o que pode ser considerado um sucesso de vendas para os padrões de produção da indústria automobilística que atua no segmento premium.


O requintado sedan Volvo S70 ainda hoje impressiona pelo nível de conforto e pela tecnologia embarcada. Essa família de automóveis foi substituída na linha de montagem da Volvo Cars sueca pelos bonitos sedans de alto luxo Volvo S60 e Volvo S40 e pela 2ª geração da elegante perua Volvo V70.


O eventual comprador deve ser seletivo e deve tomar alguns cuidados na hora da compra, verificando se o exemplar que lhe interessa está realmente em bom estado de conservação. Além disso, ele deve ser criterioso na manutenção do modelo, é necessário verificar se na região onde mora há concessionárias da marca Volvo ou oficinas mecânicas competentes e que entendam de automóveis premium, como as oficinas da franquia High-Torque, por exemplo.


Se optar por um exemplar disponível em loja de revenda de veículos há a vantagem da segurança durante a compra e da garantia mínima de três meses. Se optar por um exemplar de particular, avise sua família e amigos com antecedência de pelo menos um dia e peça que pelo menos um deles te acompanhe pessoalmente nos encontros para negociação de compra... Marque os encontros para negociação para apenas de dia, em locais públicos ou privados bem iluminados, de preferência com câmeras de circuito fechado de TV, como, por exemplo, shoppings centers, lanchonetes e restaurantes, hotéis, postos de combustíveis e estacionamentos pagos... Essas mesmas precauções valem também para quem está vendendo o veículo...


A manutenção do Volvo S70 não é barata, mas o carro compensa o seu dono com prazer de dirigir com conforto, segurança e classe.


A versão turbodiesel do Volvo S70 não foi importada para o Brasil, pois a legislação brasileira não permitia.


FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS


VOLVO S70 2.5 GLE

  • Capacidade: 5 lugares (incluindo motorista);
  • Comprimento: Aprox. 4,7 metros;
  • Largura: Aprox. 1,8 metro;
  • Altura: Aprox. 1,4 metro;
  • Entre-eixos (espaço interno): Aprox. 2,7 metros;
  • Peso: Aprox. 1.400 kg;
  • Carroceria: Sedan de 4 portas;
  • Plataforma: Volvo P80;
  • Motorização: Volvo B5254S, aspirada, de 2.500 cilindradas, 20 válvulas;
  • Motorização: Dianteira, transversal, com bloco e cabeçote de alumínio;
  • Potência e torque: 170 cavalos e 23 kgfm;
  • Alimentação: Injeção eletrônica multiponto;
  • Transmissão: Automática Aisin AW50-42LE, de 4 velocidades ou marchas;
  • Transmissão: Automática Aisin AW55-50, de 5 velocidades ou marchas;
  • Aceleração 0 a 100 km/h: Aprox. 10 segundos (vazio);
  • Aceleração 0 a 100 km/h: Aprox. 12 segundos (lotado);
  • Consumo cidade: Aprox. 8 km / litro;
  • Consumo rodovia: Aprox. 12 km / litro;
  • Suspensão dianteira: McPherson (independente), com molas helicoidais e amortecedores;
  • Suspensão traseira: Independente, Delta-link, com molas helicoidais e amortecedores;
  • Freios: A discos nas quatro rodas, com ABS ou antibloqueio;
  • Sistemas de segurança: WHIPS e SIPS, com barras laterais nas portas;
  • CX (eficiência aerodinâmica):
  • Porta-malas: 427 litros;
  • Rodas e pneus: 6,5J de 16 polegadas, 205/50 ZR16;
  • Projetistas: Peter Horbury (carroceria) e José Luiz Vega (interior);
  • Preço (no Brasil): Aprox. R$ 35 mil (usado / bom estado de conservação);


VOLVO S70 2.3 T5

  • Capacidade: 5 lugares (incluindo motorista);
  • Comprimento: Aprox. 4,7 metros;
  • Largura: Aprox. 1,8 metro;
  • Altura: Aprox. 1,4 metro;
  • Entre-eixos (espaço interno): Aprox. 2,7 metros;
  • Peso: Aprox. 1.460 kg;
  • Carroceria: Sedan de 4 portas;
  • Plataforma: Volvo P80;
  • Motorização: Volvo B5234T3, turbo, de 2.300 cilindradas, 20 válvulas;
  • Motorização: Dianteira, transversal, com bloco e cabeçote de alumínio;
  • Potência e torque: 240 cavalos e 33 kgfm;
  • Alimentação: Injeção eletrônica multiponto;
  • Transmissão: Automática Aisin AW50-42LE, de 4 velocidades ou marchas;
  • Transmissão: Automática Aisin AW55-50, de 5 velocidades ou marchas;
  • Aceleração 0 a 100 km/h: Aprox. 7 segundos (vazio);
  • Aceleração 0 a 100 km/h: Aprox. 9 segundos (lotado);
  • Consumo cidade: Aprox. 8 km / litro;
  • Consumo rodovia: Aprox. 12 km / litro;
  • Suspensão dianteira: McPherson (independente), com molas helicoidais e amortecedores;
  • Suspensão traseira: Independente, Delta-link, com molas helicoidais e amortecedores;
  • Freios: A discos nas quatro rodas, com ABS ou antibloqueio;
  • Sistemas de segurança: WHIPS e SIPS, com barras laterais nas portas;
  • CX (eficiência aerodinâmica):
  • Porta-malas: 427 litros;
  • Rodas e pneus: 6,5J de 16 polegadas, 205/50 ZR16;
  • Projetistas: Peter Horbury (carroceria) e José Luiz Vega (interior);
  • Preço (no Brasil): Aprox. R$ 38 mil (usado / bom estado de conservação);


ONDE COMPRAR


VEJA TAMBÉM


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Volvo_S70
  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Geely
  • Volvo Cars (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagens

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