BMW Z3

BMW Z3 1.9 (ROADSTER)
BMW Z3 2.8 (ROADSTER)
BMW Z3 (COUPÉ OU CUPÊ)
BMW Z3 3.2 M (ROADSTER)


INTRODUÇÃO

Logo acima, o charmoso design do roadster premium BMW Z3, a terceira geração da linhagem BMW Série Z, composta por veículos conversíveis da fabricante alemã BMW, mas fabricado nos Estados Unidos a partir da década de 1990, para atender o mercado americano e para exportação, inclusive para o Brasil. Logo abaixo, o sofisticado e refinado interior do veículo de alto luxo, com bom acabamento, com assentos em couro e painel com detalhes prateados, inclusive.

A família BMW Z3 é uma série bem sucedida de automóveis conversíveis compactos da faixa premium, com capacidade para transportar duas pessoas, incluindo o condutor, criada, desenvolvida e fabricada a partir da década de 1990, em apenas uma geração, sempre nos Estados Unidos, pela BMW Manufacturing, uma subsidiária da gigante alemã BMW AG, utilizando como base para criação, desenvolvimento e fabricação a plataforma BMW E36, a mesma utilizada para a montagem da estrutura monobloco do sedan de alto luxo de tamanho médio BMW Série 3 de 3ª geração, portanto com a mesma alta qualidade de construção e acabamento caprichado já bem conhecido da marca alemã.


Uma versão cupê da família BMW Z3, com teto rígido e totalmente integrado ao restante da carroceria, foi fabricada, porém não chegou ao Brasil.


No Brasil, durante as décadas de 1990 e 2000, os principais concorrentes do pequeno roadster BMW Z3, o principal produto da marca alemã BMW no segmento de automóveis conversíveis, foram os conversíveis importados Audi TT, Mercedes-Benz SLK, Volkswagen New Beetle Cabriolet, Ford Mustang Conversível, Chevrolet Camaro Conversível e Porsche Boxster, todos também na faixa premium e também com alta qualidade de construção e acabamento.


O pequeno conversível Mini Cooper Cabrio também está nessa categoria de automóveis.


A BMW

A multinacional BMW – Bayerische Motoren Werke é uma tradicional fabricante alemã de automóveis de alto luxo e motocicletas premium com as marcas BMW, Mini e Rolls Royce, sediada em Munique. É uma das maiores, mais tradicionais, mais conceituadas e mais conhecidas fabricantes de automóveis premium do mundo, com receita bruta anual de mais de mais de US$ 90 bilhões em 2014, por exemplo, com mais de 30 fábricas e empregando mais de 116 mil pessoas no mesmo ano, em várias partes do mundo.


Ela foi fundada em 1916 pelos empresários alemães Gustav Otto e Karl Rapp, inicialmente como fabricante de motores para aviões e, alguns anos depois, como fabricante de motocicletas e automóveis. Essa fabricante de automóveis está na raiz da indústria automotiva mundial. Por exemplo, um de seus fundadores, Gustav Otto, era filho de Nicolaus Otto, o pioneiro inventor do motor a combustão interna de quatro tempos, com o ciclo de quatro tempos em motores a gasolina, que por sua vez dependem de ignição constante.

 

Atualmente, a BMW é uma empresa de capital aberto, com ações disponíveis na Bolsa de Valores de Frankfurt, na Alemanha, e entre seus proprietários estão os investidores alemães Stefan Quandt e Susanne Kattlen. Ela possui subsidiárias fabricantes em várias partes do mundo, inclusive no Brasil, na China, na Tailândia, na Rússia, na Índia, na África do Sul, na Indonésia e na Malásia.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Logo acima, a traseira também charmosa do carro conversível BMW Z3, um produto com design alemão, mas fabricado em solo americano, para atender consumidores americanos exigentes e também para exportação. Logo abaixo, o coração de uma das versões da família BMW Z3, neste caso com 2.800 cilindradas, com seis cilindros em linha e 190 cavalos e 28 kgfm de torque.

De modo geral, a família BMW Z3 é composta por uma geração de modelos roadsters ou conversíveis compactos, com duas portas laterais, todos com carroceria monobloco de aço galvanizado, com motor dianteiro e tração traseira, com capacidade para transportar duas pessoas, incluindo o condutor, criada e desenvolvida na Alemanha e nos Estados Unidos, na década de 1990, pela BMW AG, e fabricada em larga escala nos Estados Unidos a partir da década de 1990 pela então recém criada BMW Manufacturing, uma subsidiária da fabricante alemã.


Ele foi o primeiro modelo de automóvel com a marca BMW fabricado nos Estados Unidos, na cidade de Greer, no estado da Carolina do Sul.


Essa família de automóveis premium é uma das quatro famílias de automóveis que formam a linhagem BMW Série Z, composta também pela família BMW Z1, da década de 1980; pela família BMW Z8, da década de 1990, a antecessora da família BMW Z3; e pela família BMW Z4, a mais moderna, sofisticada e refinada de todas, lançada na década de 2000, a sucessora da família BMW Z3.


No Brasil, por exemplo, nas décadas de 1990 e 2000, as principais versões do conversível BMW Z3, disponíveis por meio de importação oficial ou por meio de importadores independentes, eram a BMW Z3 1.9, com motor aspirado de quatro cilindros em linha, dianteiro e longitudinal, com 1.900 cilindradas, com 16 válvulas, injeção eletrônica multiponto, com 140 cavalos de potência e 18 kgfm de torque, combinado com câmbio manual de cinco velocidades ou marchas e tração traseira; a BMW Z3 2.8, com motor aspirado de seis cilindros em linha, também dianteiro e longitudinal, com 2.800 cilindradas, com 24 válvulas, injeção eletrônica multiponto, com 190 cavalos e 28 kgfm de torque, combinado com câmbio manual de cinco velocidades ou automático de quatro ou cinco velocidades, dependendo do ano de fabricação; e a BMW Z3 M 3.2, com motor aspirado de seis cilindros em linha, com 3.200 cilindradas, com 24 válvulas e injeção eletrônica multiponto, com 320 cavalos e 35 kgfm, combinado com câmbio automático de cinco velocidades e tração traseira.


Até mesmo na primeira versão importada, lá na década de 1990, a BMW Z3 1.9, o nível de sofisticação e refinamento é bom, com acabamento de primeira, impecável, em tecidos finos ou couro, dentro do padrão BMW, que, como todo mundo sabe, é alto; mecânica apurada, inclusive com injeção eletrônica multiponto de série e 16 válvulas; baixo nível de ruído interno, graças a um bom trabalho de isolamento acústico; e um câmbio mecânico de cinco velocidades ou marchas. O pequeno automóvel apresenta uma combinação de design diferenciado, levemente retrô, inspirado em certa medida em automóveis conversíveis das décadas de 1950, 1960 e 1970, bom acabamento interno e boa variedade de itens de conforto, segurança e performance.


Os modelos da família BMW Z3 utilizam como base para sua fabricação as respectivas plataformas do sedan de luxo de 3ª geração BMW Série 3 e suspensão traseira do fastback BMW Compact, ambos da década de 1990, o que significa que a maior parte dos sistemas mecânicos, elétricos, eletrônicos e hidráulicos foram aproveitados dessa família de automóveis sedans de luxo, mas com diferenças óbvias no monobloco, incluindo a redução da distância entre eixos, já que se trata de um roadster, para apenas duas pessoas. Por exemplo, os motores e câmbios utilizados pelos conversíveis da família BMW Z3 são idênticos ou quase idênticos aos utilizados pelos sedans da família BMW Série 3, portanto não há problemas de encontrar peças de reposição no mercado para eles, o que não significa necessariamente que sejam peças baratas.


Nas décadas de 1990 e 2000, dentre os automóveis premium de carrocerias conversíveis mais desejados do Brasil, estava o BMW Z3, com seu design levemente vintage e ousado formato de carroceria, original, com linhas charmosas e únicas, com pneus largos e rodas de liga leve; com capota flexível, acionada manualmente nas primeiros anos de fabricação e, posteriormente, já com o dispositivo de acionamento elétrico. Em certa medida, guardadas as devidas diferenças de idade de ambos os projetos, é claro, o design externo do BMW Z3 foi inspirado no clássico automóvel conversível BMW 507, da década de 1960.


Vale ressaltar ou lembrar que, de modo geral, o limite médio atual de velocidade estabelecido para as rodovias brasileiras é de cerca de 100 km/h para os chamados veículos leves de passeio, praticamente o mesmo limite de velocidade estabelecido por lei nas décadas de 1990 e 2000, portanto os números de velocidade máxima das versões BMW Z3 1.9 e BMW Z3 2.8 não fazem sentido aqui no Brasil, mas os números de aceleração sim, precisando de apenas 10 segundos e 8 segundos para chegar aos 100 km/h, respectivamente.


Durante as décadas de 1990 e 2000, o moderno e compacto roadster BMW Z3 chamava (e ainda chama) a atenção nas ruas pelo design ousado e jovial. A família BMW Z3 não é mais fabricada pela BMW Manufacturing, a sua produção em série foi encerrada em 2002, quase alcançando a marca de 300.000 unidades fabricadas, o que, para os padrões do segmento premium da indústria automotiva, pode ser considerado um sucesso de vendas, já que tratava de automóveis caros na época.


Em 2002, o BMW Z3 foi substituído na linha de montagem americana, localizada no estado da Carolina do Sul, pelo roadster de alto luxo BMW Z4, ainda mais sofisticado e refinado, também alcançando bons números de vendas e disponível atualmente no Brasil nas concessionárias da marca.


CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

A gigante fabricante alemã de automóveis de alto luxo BMW sempre atuou fortemente na fabricação de automóveis sedans e conversíveis, há décadas ela ocupa uma posição de indiscutível destaque entre os grandes fabricantes de automóveis, como símbolo de status e referência em qualidade de construção e tecnologia de vanguarda no desenvolvimento e fabricação de estruturas, motores e sistemas automotivos.


A partir da década de 1990, os executivos, investidores e projetistas da BMW perceberam uma então nova e forte tendência do mercado automotivo, os automóveis com carrocerias do tipo SUV – Sport Utility Vehicle, mais altas e mais volumosas, portanto mais versáteis, com maior espaço interno e, consequentemente, mais confortáveis. Nascia então o BMW X5, um utilitário esportivo de tamanho médio, um grande sucesso de vendas da marca alemã. No entanto, ela não deixou de lado dois segmentos em que sempre ganhou muito dinheiro, os dos sedans e conversíveis.


Enquanto Ford, General Motors / Chevrolet, Chrysler, Volkswagen, Toyota e Honda competiam na década de 1990 pelo gigantesco segmento de automóveis para a classe média americana, seja por meio de fabricação local ou por meio de importação, a Mercedes-Benz, a Audi, a BMW, a Porsche, a Volvo e a Lexus, “corriam por fora”, buscando um segmento mais específico, mas não menos lucrativo, a classe alta americana.


Os consumidores americanos, principalmente as famílias das classes média e alta, adoram automóveis grandes, mas o caso dos automóveis roadsters é mais específico, é um nicho de mercado, no qual marcas com credibilidade focam em um público disposto a pagar caro para ter um automóvel compacto e que lhe dê a sensação de liberdade de circular pelas ruas, avenidas e rodovias litorâneas com os cabelos ao vento, curtindo o sol e/ou o frescor do vento na pele, e, sempre que possível, com uma companhia especial ao lado.


Seguindo essa lógica, os executivos, projetistas e investidores da BMW chegaram à conclusão de que ainda havia espaço, na década de 1990, para mais um modelo conversível no mercado americano e europeu de automóveis de alto luxo, mas desta vez atuando em um nicho ainda mais específico, o dos consumidores jovens e adultos solteiros, bem sucedidos financeiramente.


A partir de 1995, o pequeno BMW Z3 começou a ser fabricado nos Estados Unidos, um dos maiores mercados consumidores de carros da BMW no mundo, e chegou ao Brasil logo em seguida como um automóvel premium da categoria roadster, ou seja, um automóvel com formato de carroceria conversível, mas com apenas dois lugares, com carroceria razoavelmente leve, com proporções equilibradas entre o cofre / vão do motor e o próprio motor, o habitáculo (a parte do automóvel em que se acomodam motorista e passageiro) e o porta malas destacado dos demais volumes.


Ele está dentro da categoria dos automóveis compactos premium, com entre eixos de 2,4 metros, mas com qualidade de construção e de acabamento superiores, além, é claro, de um nível superior de itens de conforto, segurança e desempenho. Esse segmento compacto premium de automóveis é aquele em que, em relação aos carros compactos populares atuais de 1.000 cilindradas, os fabricantes oferecem um nível superior de construção e de tecnologia embarcada, porém não tão espaçosos e confortáveis como os sedãs médios de luxo e SUV’s - Sport Utilities Vehicles premium de tamanho médio.


Na verdade, o seu público alvo não tem essa exigência de espaço interno típica de famílias das classes média e alta, trata-se de um público específico, um nicho de mercado, formado por consumidores jovens e adultos, geralmente solteiros, de alto poder aquisitivo, bem sucedidos financeiramente, que não dão prioridade ao espaço interno, mas não abrem mão de um design diferenciado e de alta tecnologia embarcada. Naturalmente, por apresentar um projeto superior e com qualidade de construção coerente com a proposta de um automóvel premium, o pequeno automóvel alcançou o patamar de símbolo de status em vários mercados, inclusive no Brasil.


A FAMÍLIA BMW Z3

A família BMW Z3 foi desenhada na década de 1990 pelos projetistas Burkhard Goschel e Joji Nagashima e começou a ser importada para o Brasil pouco tempo depois do início da fabricação em série nos Estados Unidos, em 1996, pelas mãos da então recém inaugurada BMW do Brasil, a importadora oficial do grupo em solo brasileiro, uma das subsidiárias do grupo automotivo alemão.


A versão BMW Z3 1.9 foi uma das mais bem sucedidas da família BMW Z3, principalmente em razão do preço mais baixo que as demais versões, não significando necessariamente que fosse barato, pelo contrário, com motor aspirado BMW M44 de 1.900 cilindradas, com quatro cilindros em linha, com 16 válvulas e duplo comando de válvulas no cabeçote, com bloco de ferro fundido, cabeçote de alumínio e com injeção eletrônica multiponto, montado longitudinalmente no cofre do veículo, acoplado a um câmbio manual de cinco velocidades ou marchas. Um desempenho bem razoável foi alcançado graças aos 140 cavalos e 18 kgfm de torque, precisando de 10 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h, por exemplo.


Logo em seguida, apenas um ano depois, chegou ao Brasil a versão BMW Z3 2.8, com motor aspirado BMW M52 de 2.800 cilindradas, com seis cilindros em linha, com 24 válvulas e duplo comando de válvulas no cabeçote, com bloco de ferro fundido nos Estados Unidos e bloco de alumínio nos demais mercados, cabeçote de alumínio e com injeção eletrônica multiponto, montado longitudinalmente no cofre do veículo, acoplado a um câmbio manual de cinco velocidades ou automático de quatro ou cinco velocidades, dependendo do ano de fabricação. O desempenho foi melhorado, em relação ao seu irmão mais tranquilo e de preço mais baixo, com 190 cavalos e 28 kgfm de torque, precisando de 8 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h, por exemplo.


A partir de 1997, a versão mais esportiva e mais cara da família foi a BMW Z3 3.2 M, inicialmente com motor aspirado BMW S50 / BMW S52 de 3.200 cilindradas, e, a partir de 2001, com motor aspirado BMW S54 também de 3.200 cilindradas, todos com seis cilindros em linha, com 24 válvulas e duplo comando de válvulas no cabeçote, com bloco de ferro fundido, cabeçote de alumínio e injeção eletrônica multiponto, montado longitudinalmente no cofre do veículo, acoplado a um câmbio manual de cinco velocidades ou marchas. É claro que neste caso o desempenho é superior, graças aos 320 cavalos e 35 kgfm de torque, precisando de 6 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h, por exemplo, mas é bom lembrar que carros com tração traseira e sem controle de tração podem sair do controle nas mãos de motoristas com pé direito impaciente...


Nas décadas de 1990 e 2000, qualquer uma das versões do roadster BMW Z3 era objeto de desejo de jovens das classes alta e média brasileira, ele chamava (e ainda chama) atenção por onde passava.


O pequeno conversível é um automóvel com capacidade para transportar duas pessoas, incluindo o condutor, com carroceria monobloco construída em aço galvanizado, com reforço estrutural na base, motorização dianteira longitudinal, com quatro válvulas por cilindro e comando de válvulas DOHC variável no cabeçote, com suspensão independente nas quatro rodas, sendo McPherson na frente, com braços inferiores, molas helicoidais e amortecedores, e com braços triangulares oblíquos atrás, com molas helicoidais e amortecedores, tudo isso combinado com tração traseira. O veículo possui uma tampa de porta-malas convencional, que dá acesso ao bagageiro de apenas 180 litros.


A grande maioria das unidades de BMW Z3 foi importada dos Estados Unidos para o Brasil por meio da importadora oficial BMW do Brasil, mas sabe-se que algumas dezenas de unidades, principalmente nas versões mais caras, foram importadas de forma independente. Durante as décadas de 1990 e 2000, as unidades importadas oficialmente foram vendidas nas concessionárias da marca BMW, todas com direção hidráulica; ar condicionado e ar quente; vidros elétricos e trava central elétrica; piloto automático e computador de bordo; bancos em couro, com detalhes prateados no painel e no console central; retrovisores com controle elétrico; aparelho de som com rádio AM e FM, com vários alto-falantes espalhados pelo interior do veículo; vidros verdes; rodas de liga leve, com pneus largos 205/60 R15; com freios ABS ou antibloqueio e airbag duplo frontal; faróis de neblina, santoantônio duplo (opcional) e barras de proteção laterais; dentre outros. Note que estamos falando da década de 1990 e se esses equipamentos de desempenho, conforto e segurança não impressionam mais hoje em dia na época eles formavam um conjunto de respeito.


Trata-se de um automóvel com design totalmente original, com plataforma, motorização e câmbio baseados na 3ª geração do sedan de alto luxo BMW Série 3, com para-choques envolventes e na mesma cor da carroceria. As lanternas traseiras do BMW Z3 têm um desenho levemente retrô ou vintage, harmônico, bem resolvido, e o interior tem um desenho charmoso também, com formato jovial, com volante de quatro ou três raios, dependendo do modelo, formando um conjunto ousado. Os designers e engenheiros da BMW apostaram em um design nostálgico, que lembrasse os conversíveis do passado, como o BMW 507, por exemplo. Foi um risco calculado: Conquistar o coração de quem tem uma boa conta bancária e um gosto pronunciado por coisas antigas, mas sem abrir mão da modernidade, da sofisticação, da tecnologia e do refinamento dos novos tempos, nada muito sério, reverente e sóbrio, afinal o público alvo era formado, na grande maioria, por jovens e adultos solteiros.


Deu certo, o resultado foi satisfatório para o departamento financeiro da BMW, com quase 300.000 unidades de automóveis fabricadas.


CONTROLE DE QUALIDADE

Durante a década de 1990 e 2000, a fábrica americana usada para a montagem da família BMW Z3, a 3ª geração da linhagem BMW Série Z, importada para o Brasil, inclusive, obedeceu a padrões internacionais de qualidade do Grupo BMW, o que resultou em um veículo de qualidade reconhecida pelo mercado brasileiro, com construção exemplar das carrocerias.


As revisões anuais devem incluir a checagem de vários itens, como qualquer outro modelo de automóvel importado do segmento premium, com atenção especial ao estado de conservação dos motores fabricados em bloco de alumínio, que equipam uma parte dos modelos importados para o Brasil. Lá nos Estados Unidos, esses motores apresentaram problema de desgaste prematuro dos cilindros, causado pela gasolina americana com alto teor de enxofre, mas aqui no Brasil não foi notado até agora nada tão grave. Mesmo assim, é aconselhável checar periodicamente, pelo menos uma vez por ano, se esses mecanismos estão funcionando adequadamente, para evitar surpresas desagradáveis, como desgaste prematuro, por exemplo.


Se fosse uma marca qualquer, uma marca “barrela”, sem credibilidade, deixava por isso mesmo, mas BMW é BMW, então a fabricante tomou a iniciativa de trocar todos os motores em bloco de alumínio vendidos em seus automóveis sedans e conversíveis no mercado americano, um recall que custou aos cofres da empresa milhões de dólares.


Todo automóvel sofisticado tem custo de manutenção mais alto que o custo de manutenção de automóveis populares, isso é óbvio. Mas até o momento não foram encontrados problemas crônicos de estrutura, elétrica, hidráulica e eletrônica nas unidades da família BMW Z3 importadas para o Brasil, o que significa que, comparando com outros modelos de automóveis premium da mesma categoria, de outras marcas, elas têm um custo de manutenção tolerável, o que não significa necessariamente que seu custo de manutenção seja baixo.


Atualmente, a família BMW Z3 só está disponível no mercado de automóveis usados, a maioria em bom estado de conservação. Mesmo assim é aconselhável que o eventual comprador verifique se a unidade que lhe interessa está realmente em bom estado. Na dúvida, solicite uma vistoria técnica de um profissional de confiança e a checagem da regularidade da documentação por um despachante, por exemplo.


O eventual comprador deve ser seletivo e deve tomar alguns cuidados na hora da compra. Além disso, ele deve ser criterioso na manutenção do modelo, é necessário verificar se na região onde mora há concessionárias BMW ou oficinas independentes que entendam de automóveis premium, como as oficinas da franquia High Torque, por exemplo.


Além disso, verifique pelo menos uma vez por ano estado de conservação das rodas esportivas de 15 polegadas (17 polegadas na versão Z3 3.2 M), com pneus de perfil baixo, que sofrem com a pavimentação irregular das ruas, avenidas e rodovias brasileiras. Na dúvida troque também o conjunto de rodas e pneus por conjuntos novos, lembrando que, na medida do possível, deve-se evitar alterar as características originais do veículo.


ONDE COMPRAR


FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS


BMW Z3 3.2 M

  • Capacidade: 1 motorista e 1 passageiro;
  • Comprimento: Aprox. 4 metros;
  • Largura: Aprox. 1,7 metro;
  • Altura: Aprox. 1,3 metro;
  • Entre eixos (espaço interno): Aprox. 2,4 metros;
  • Estrutura: Monobloco de aço;
  • Plataforma: BMW E36;
  • Motorização (potência / torque): BMW S50, S52 ou S54 (320 cavalos / 35 kgfm);
  • Motorização: 3.200 cilindradas, aspirado, duplo comando no cabeçote;
  • Motorização: Injeção eletrônica multiponto, 24 válvulas e posição longitudinal;
  • Taxa de compressão: 11:1;
  • Câmbio: ZF S5-31, manual de 5 velocidades;
  • Aceleração 0 a 100 km/h: Aprox. 6 segundos;
  • Consumo na cidade: Aprox. 6 quilômetros / litro;
  • Consumo na rodovia: Aprox. 12 quilômetros / litro;
  • Porta malas: Aprox. 180 litros;
  • Peso: Aprox. 1.350 kg (vazio, completo);
  • Tanque combustível: Aprox. 50 litros;
  • Suspensão dianteira: Independente, McPherson, com braços, molas helicoidais e amortecedores;
  • Suspensão traseira: Independente, com triângulos oblíquios, molas helicoidais e amortecedores;
  • Ruído interno (100 km/h): Aprox.
  • Rodas: Liga leve de 17 polegadas;
  • Pneus: 225/45 R17 na frente e 245/40 R17 atrás;
  • CX (capota levantada): 38;
  • Preço: Aprox. R$ 140 mil (usado / bom estado de conservação);


BMW Z3 1.9

  • Capacidade: 1 motorista e 1 passageiro;
  • Comprimento: Aprox. 4 metros;
  • Largura: Aprox. 1,7 metro;
  • Altura: Aprox. 1,3 metro;
  • Entre eixos (espaço interno): Aprox. 2,4 metros;
  • Estrutura: Monobloco de aço;
  • Plataforma: BMW E36;
  • Motorização (potência / torque): BMW M44 (140 cavalos / 18 kgfm);
  • Motorização: 1.900 cilindradas, aspirado, duplo comando no cabeçote;
  • Motorização: Injeção eletrônica multiponto, 16 válvulas e posição longitudinal;
  • Taxa de compressão: 
  • Câmbio: Getrag 250, manual de 5 velocidades;
  • Aceleração 0 a 100 km/h: Aprox. 10 segundos;
  • Consumo na cidade: Aprox. 10 quilômetros / litro;
  • Consumo na rodovia: Aprox. 15 quilômetros / litro;
  • Porta malas: Aprox. 180 litros;
  • Peso: Aprox. 1.250 kg (vazio, completo);
  • Tanque combustível: Aprox. 50 litros;
  • Suspensão dianteira: Independente, McPherson, com braços, molas helicoidais e amortecedores;
  • Suspensão traseira: Independente, com triângulos oblíquios, molas helicoidais e amortecedores;
  • Ruído interno (100 km/h): Aprox.
  • Rodas: Liga leve de 17 polegadas;
  • Pneus: 205/60 R15;
  • CX (capota levantada): 38;
  • Preço: Aprox. R$ 98 mil (usado / bom estado de conservação);


BMW Z3 2.8

  • Capacidade: 1 motorista e 1 passageiro;
  • Comprimento: Aprox. 4 metros;
  • Largura: Aprox. 1,7 metro;
  • Altura: Aprox. 1,3 metro;
  • Entre eixos (espaço interno): Aprox. 2,4 metros;
  • Estrutura: Monobloco de aço;
  • Plataforma: BMW E36;
  • Motorização (potência / torque): BMW M52 (190 cavalos / 28 kgfm);
  • Motorização: 2.800 cilindradas, aspirado, duplo comando no cabeçote;
  • Motorização: Injeção eletrônica multiponto, 24 válvulas e posição longitudinal;
  • Taxa de compressão: 
  • Câmbio: Manual de 5 velocidades ou automático de quatro ou cinco velocidades;
  • Aceleração 0 a 100 km/h: Aprox. 8 segundos;
  • Consumo na cidade: Aprox.
  • Consumo na rodovia: Aprox.
  • Porta malas: Aprox. 180 litros;
  • Peso: Aprox. 1.300 kg (vazio, completo);
  • Tanque combustível: Aprox. 50 litros;
  • Suspensão dianteira: Independente, McPherson, com braços, molas helicoidais e amortecedores;
  • Suspensão traseira: Independente, com triângulos oblíquios, molas helicoidais e amortecedores;
  • Ruído interno (100 km/h): Aprox.
  • Rodas: 
  • Pneus:
  • CX (capota levantada): 38;
  • Preço: Aprox. R$ 120 mil (usado / bom estado de conservação);


GALERIA DE IMAGENS

Logo acima, o clássico automóvel conversível alemão BMW 507, da década de 1960, na época um dos modelos preferidos do astro da música pop americana Elvis Presley. Logo abaixo, o moderno roadster americano, mas de alma alemã, BMW Z3, das décadas de 1990 e 2000. Compare as imagens: Não há dúvidas de que o design deste foi claramente inspirado no design daquele.




Logo acima, quem diria: Até o personagem de espião britânico James Bond, interpretado pelo ator irlandês Pierce Brosnan, se rendeu ao charme do BMW Z3, presente no filme 007 Contra GoldenEye, de 1995. Logo abaixo, a linhagem BMW Z reunida. Da esquerda para a direita, BMW Z1, BMW Z3, BMW Z8 e BMW Z4, este o modelo atual.


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