FERRARI F355
FERRARI F355 BERLINETTA (CUPÊ)
FERRARI F355 GTS TARGA (SEMICONVERSÍVEL)
FERRARI F355 SPIDER (CONVERSÍVEL)
FERRARI F355 F1 (CÂMBIO SEMIAUTOMÁTICO)
FERRARI F355 CHALLENGE (DE PISTA)
FERRARI F355 FIORANO
FERRARI TIPO 129
INTRODUÇÃO
Logo acima, a dianteira da bela e ousada Ferrari F355, o automóvel esportivo premium italiano fabricado em série na década de 1990 pela famosa fabricante de automóveis italiana Ferrari, com motor V8 aspirado e câmbio semiautomático de seis marchas. Logo abaixo, a traseira marcante do veículo europeu, com as charmosas lanternas circulares. É mais um caso de design que teima em não envelhecer, neste caso assinado pelo estúdio italiano Pininfarina.
A bela Ferrari F355 é um automóvel esportivo de alto luxo, criado, desenvolvido e fabricado em série na década de 1990 pela famosa e conceituada fabricante italiana Ferrari SpA, uma das maiores e mais respeitadas fabricantes de automóveis esportivos premium do planeta, atualmente uma empresa independente. Ele tem capacidade para transportar até duas pessoas, incluindo o condutor, possui uma potente motorização central (entre os dois eixos) e longitudinal V8 a gasolina, capaz de gerar 380 cavalos de potência e 37 kgfm de torque em altas rotações.
Durante as décadas de 1990 e 2000, ele foi um dos mais
bonitos e mais desejados automóveis esportivos de alto luxo do planeta, um
ícone do mercado premium, um dos mais desejados automóveis esportivos do mundo,
um sonho de consumo, um símbolo de status, e até hoje impressiona observadores
e usuários pelo design ousado do famoso estúdio italiano Pininfarina, combinado com a sua altíssima performance, com
aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 6 segundos. Ele ainda pode ser considerado
um modelo de automóvel moderno, com motorização central e longitudinal V8 a
gasolina, aspirada e com tração traseira.
Foram fabricadas quatro versões principais entre 1994
e 1999, a Ferrari F355 Berlinetta,
de carroceria cupê; a Ferrari F355 GTS Targa,
de carroceria semiconversível; a Ferrari
F355 Spider, de carroceria conversível; e a Ferrari F355 F1, com carroceria cupê e câmbio semiautomático
semelhante ao utilizado na Fórmula 1
na década de 1990, com trocas de marchas por meio de borboletas ou aletas atrás
do volante; totalizando mais de 11.200 unidades fabricadas.
Os principais concorrentes da Ferrari F355 são o
futurista carro italiano Lamborghini
Diablo, o charmoso inglês Aston
Martin DB7, o também inglês Jaguar
XKR, o icônico best seller
americano Ford Mustang, o charmoso italiano Maserati 3200, o best seller americano e canadense Chevrolet Camaro, o belíssimo italiano Lamborghini Gallardo, o japonês Nissan 300ZX, o best seller
americano Chevrolet Corvette, o
ousado japonês Honda NSX e, é claro,
o ousado e icônico carro alemão Porsche
911.
A FERRARI
A Ferrari SPA é uma famosa e tradicional fabricante italiana de automóveis esportivos de alto luxo, fundada em 1939 pelo piloto italiano de carros de corrida Enzo Ferrari, inicialmente com o nome Auto Avio Costruzione, inicialmente como uma subsidiária da tradicional fabricante italiana de automóveis Alfa Romeo.
É uma das mais lendárias e respeitadas fabricantes de automóveis de alto desempenho do mundo, uma das mais conhecidas e conceituadas. Em 1969 ela passou a ser propriedade da fabricante italiana de automóveis populares Fiat SpA e a partir de 2014, durante o processo de fusão da Fiat com a americana Chrysler, a Ferrari se tornou uma empresa independente, separada da holding FCA Fiat Chrysler, mas controlada pela Família Agnelli, da Itália.
Atualmente, ela é uma subsidiária da empresa holandesa
Ferrari NV, por sua vez controlada pela Família Agnelli, formada pelos filhos, netos e bisnetos de Giovanni Agnelli, o fundador da Fiat SpA, por meio da empresa de
investimentos Axor, e por Piero Ferrari, filho do fundador da empresa.
A sua fábrica, com 250.000 m², está localizada em
Maranello, na Itália, e exporta seus produtos para vários países desenvolvidos
e em desenvolvimento, incluindo o Brasil.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Logo acima, o interior refinado da Ferrari F355, com capacidade para apenas duas pessoas, incluindo o condutor, com painel com detalhes em couro, travas elétricas, vidros elétricos e retrovisores elétricos. Logo abaixo, o coração da máquina, um possante V8 aspirado, com cinco válvulas por cilindro e injeção eletrônica multiponto sequencial.
A icônica Ferrari F355 é um automóvel esportivo de alto luxo, fabricado em série na Itália entre 1994 e 1999 pela tradicional fabricante Ferrari SpA, uma das mais conceituadas fabricantes de automóveis esportivos premium do planeta, que utilizou como base para sua criação e desenvolvimento o modelo anterior Ferrari 348, mas com uma significativa variedade de modernizações, melhorias e refinamentos que tornou a Ferrari F355 um modelo quase completamente novo em relação a sua antecessora.
Ele tem capacidade para transportar até duas pessoas,
incluindo o condutor, possui uma potente motorização central e longitudinal de
alumínio V8 a gasolina, aspirada e com injeção eletrônica Bosh Motronic multiponto,
com cinco válvulas por cilindro, capaz de gerar 380 cavalos de potência e 37
kgfm de torque em altas rotações, com pneus bem largos e freios a discos ventilados nas
quatro rodas, com ABS, o sistema antitravamento, para melhorar as
frenagens.
Embora tenha sido fabricado na década de 1990, ele ainda
é considerado um dos mais atraentes automóveis esportivos premium do mundo, o sucessor da também
bonita Ferrari 348 da década de 1980. Quando em movimento na cidade ou na
rodovia, ou até mesmo parado, a Ferrari F355 ainda impressiona, é impossível
não chamar a atenção por onde passa, especialmente por suas linhas ousadas e harmônicas,
com boa aerodinâmica, com as respeitadas assinaturas Ferrari e Pininfarina na
carroceria, com aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 6 segundos.
Para a retomada de velocidade, necessária para
ultrapassagem em rodovias, o fabricante recomenda a 4ª marcha, já que a 5ª
marcha e a 6ª marcha são bem longas, foram desenvolvidas principalmente para
extrair o máximo do motor em velocidades acima de 150 km/h, o que só é possível
em ambientes controlados, como autódromos e em rodovias em que não há limites
de velocidade estabelecidos, como na Alemanha, por exemplo. Aqui no Brasil não
é possível extrair o máximo do motor nas rodovias, a legislação brasileira não
permite...
FAMÍLIA FERRARI F355
A família Ferrari F355 é uma das integrantes da longa e bem sucedida linhagem de Ferrari’s Juniores, por sua vez composta por sete famílias sequenciais de entrada, uma parte clássica e outra parte moderna, iniciada com a família Ferrari 308, da década de 1970, com motor central e transversal; substituída pela família Ferrari 348, da década de 1980, com motor central e longitudinal; substituída pela família Ferrari F355, da década de 1990, com alguns avanços tecnológicos importantes, como, por exemplo, a injeção eletrônica multiponto, a direção hidráulica, os freios ABS e o airbag; substituída pela moderna e belíssima família Ferrari 360, da década de 2000, com carroceria de alumínio e controle de tração; substituída pela também belíssima família Ferrari F430, também da década de 2000, até chegar à família Ferrari 458 e à família Ferrari 488 Turbo, ambas da década de 2010 e ambas com alta tecnologia embarcada.
Note que o termo “de entrada” utilizado aqui não
significa um produto inferior, já que estamos falando de automóveis esportivos
de alto luxo, mas apenas uma sinalização do fabricante para o consumidor de que
se trata de um produto um pouco mais acessível que os demais produtos de seu portfólio.
Na prática, ele é mais barato entre os mais caros, dentro da categoria premium,
com um nível de sofisticação e refinamento acima da grande maioria dos modelos de
automóveis comuns disponível no mercado, considerando a respectiva época em que
cada um deles foi fabricado, é claro.
Um detalhe curioso do design levemente futurista da Ferrari F355 são os faróis retráteis, que foram deixados de lado, a partir da década de 2000, na belíssima Ferrari 360, que passou a adotar os faróis de configuração convencional. Em relação aos modelos de famílias anteriores, a Ferrari F355 adotou a injeção eletrônica multiponto, a direção hidráulica, os freios ABS, as cinco válvulas por cilindro e o airbag, dentre outros itens de conforto, segurança e desempenho. Por esse motivo ele ainda pode ser considerado um automóvel moderno.
Além disso, ele possui motorização Ferrari Dino Tipo 129 refinada, longitudinal V8 a gasolina, com 3.500 cilindradas, com cárter seco e bielas de titânio, com alimentação aspirada e injeção eletrônica Bosh Motronic multiponto sequencial, com taxa de compressão de 11:1 e com tração traseira. Aconselha-se ao condutor do veículo controlar a “ansiedade do pé direito”, já que o generoso torque do motor e a tração traseira podem fazer o motorista mais impaciente perder o controle do veículo nas acelerações abruptas.
Mesmo assim,
ele ainda pode ser considerado um automóvel moderno, com suspensão independente
nas quatro rodas, com braços triangulares independentes / quadro deformável, molas
helicoidais, barras estabilizadoras e amortecedores pressurizados,
eletricamente ajustáveis, para proporcionar aos ocupantes mais conforto e
suavidade ao rodar em baixa velocidade ou mais firmeza em altas velocidades, neste
caso favorecendo a estabilidade.
Durante seus seis anos de produção, a Ferrari F355
sofreu algumas pequenas modificações a cada ano de produção seriada. Entre as
principais modificações esteve a troca da central eletrônica da injeção e ignição,
inicialmente Bosch Motronic 2.7, até 1995, seguida da atualização para a Bosch
Motronic 5.2, a partir de então.
A construção da carroceria é do tipo monobloco de aço,
com um carenagem inferior, fixada debaixo do monobloco, para melhorar a
aerodinâmica, um recurso aerodinâmico também utilizado em carros de Fórmula 1, para melhorar a aderência do veículo nas vias pavimentadas.
MERCADO
Praticamente todas as versões da Ferrari F355 foram comercializadas nos Estados Unidos, na Europa Ocidental e em outros mercados desenvolvidos e emergentes. Aqui no Brasil, algumas dezenas de unidades foram comercializadas por preços bem salgados, inclusive em concessionárias da marca Ferrari, por até US$ 300 mil na década de 1990, o equivalente hoje a até US$ 700 mil, em valores atualizados, ou não seria uma Ferrari de verdade, como diz o ditado.
Apenas para comparar: Na década de 2010, uma unidade nova da Ferrari 488 GTB ou Ferrari 488 Pista, não saía por menos de R$ 2,3 milhões ou R$ 3,2 milhões, respectivamente, aqui no Brasil. E olha que elas não eram as mais caras da marca. Atualmente, uma unidade nova da Ferrari 296 GTS ou Ferrari 296 GTB estão com preços em torno de R$ 3,8 milhões, novas.
Voltando à Ferrari F355, principalmente a sua versão
mais vendida, a Ferrari F355 Berlinetta, um modelo cupê ou coupé com teto
rígido de aço, foi comercializada aqui no Brasil, entre 1994 e 1999, com
ar-condicionado e aquecedor; com airbag e bancos em couro Connolly; com trava
elétrica das portas, vidros elétricos, retrovisores elétricos e alarme; com direção
hidráulica; com rádio AM e FM, com alguns alto falantes no interior do veículo;
com rodas de liga leve de cinco raios e freios ABS, com discos ventilados nas
quatro rodas e pneus 225/40 ZR18 na dianteira e 265/40 ZR18 na traseira; dentre
outros itens.
Como se trata de pneus de perfil baixo, é aconselhável
checar pelo menos uma vez por ano o estado de conservação das rodas e dos pneus,
que sofrem com o mau estado de conservação das rodovias, ruas e avenidas brasileiras.
Na dúvida, mande trocar todo o conjunto.
Entre as explicações para esses preços tão altos em
automóveis das marcas Ferrari, Lamborghini e Aston Martin, por exemplo, dentre
outras, está a produção em pequenas quantidades, a maioria na faixa de 1.000 até 10.000 unidades para cada geração de automóveis, com a utilização de mão de obra
intensiva e altamente especializada, ao contrário das produções de automóveis
em larga escala das linhas de montagem das grandes fábricas populares, que
utilizam robôs em praticamente todas as fases do processo de montagem. No caso
específico da Ferrari F355 foram mais de 11.200 unidades, mas a construção
também foi semi-industrial, também com utilização intensiva de mão de obra, a
maioria para exportação.
É como se fosse a montagem de um relógio Rolex, por exemplo, com peças projetadas especialmente para determinado modelo, com número limitado de unidades fabricadas para cada modelo, montados a mão por empregados altamente treinados pela própria fábrica, com longa experiência nessa função.
Entre outros detalhes que influenciam o preço do veículo, que os seus potenciais compradores também levam em consideração na hora da compra, está o design diferenciado, mais ousado ou mais charmoso, dependendo do gosto do cliente; o acabamento impecável, com costuras e montagens feitas à mão.
Graças às 11.273 unidades de Ferrari F355 fabricadas entre 1994 e 1999 a fabricante italiana Ferrari foi salva da falência, pois na época ela estava com dificuldades financeiras. É um caso não muito diferente da fabricante alemã Porsche A.G., que estava com dificuldades na década de 2000, e foi salva graças a um produto muito bem sucedido, o utilitário esportivo Porsche Cayenne.
FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
FERRARI F355 BERLINETTA
- Capacidade: 1 motorista e 1 acompanhante;
- Comprimento: Aprox. 4,3 metros;
- Largura: Aprox. 2 metros;
- Altura: Aprox. 1,2 metro;
- Entre-eixos: Aprox. 2,5 metros;
- Motorização: Central, longitudinal, V8 aspirado, 3.500 cilindradas, refrigerado a água;
- Motorização: Injeção eletrônica Bosch Motronic 2.7 ou 5.2, dependendo do ano;
- Motorização: Cabeçote DOHC, com três válvulas de admissão e duas de exaustão por cilindro;
- Taxa de compressão: 11:1;
- Potência / torque: 380 cavalos e 37 kgfm;
- Câmbio: Manual de 6 velocidades ou marchas, com grelha;
- Câmbio: Automatizado de 6 velocidades ou marchas, com paddle-shift;
- Aceleração (0 a 100 km/h): Aprox. 6 segundos;
- Retomada (80 a 120 km/h): Aprox. 6 segundos (4ª marcha);
- Velocidade máxima: Aprox. 280 km/h;
- Suspensão dianteira: Independente, braços triangulares, amortecedores eletrônicos e molas helicoidais;
- Suspensão traseira: Independente, braços triangulares, amortecedores eletrônicos e molas helicoidais;
- Freios: Discos ventilados na dianteira e na traseira, com ABS;
- Pneus: 225/40 ZR18 na dianteira e 265/40 ZR18 na traseira;
- Rodas: Liga leve de 18 polegadas, com 5 raios;
- Peso (vazio): 1.500 kg;
- Preço (no Brasil / Fipe): Entre R$ 230 mil e R$ 350 mil (usado / bom estado de conservação);
- Preço (no Brasil / classificados): R$ 800 mil (usado / bom estado de conservação);
- Mercado Livre (classificados): https://www.mercadolivre.com.br/
- OLX Brasil (classificados): https://www.olx.com.br/
- Web Motors (classificados): https://www.webmotors.com.br/
- Amazônia
- ATR-42
- ATR-72
- Volvo XC90
- Informática (Parte 1)
- Saab JAS 39 Gripen NG
- Beechcraft Corporation
- Beechraft King Air
- Agricultura e Pecuária
- Pesos e Medidas
- Ônibus Espacial
- Nissan Pathfinder
- Galvanização (Química)
- Cessna 208B Grand Caravan
- Cessna Citation
- Nota Fiscal
- Bombardier Learjet
- Land Rover Range Rover
- Apicultura (Mel e Própolis)
- Neiva (Indústria Aeronáutica)
- Citroen XM
- Cirrus Aircraft
- Satélites (Telecomunicações)
- Gastrite (Medicina)
- Indústria Automobilística
- Informática (Parte 2)
- Nutrientes (Medicina e Veterinária)
- Agronegócios / Agribusiness (Economia)
- Rumo ALL (Companhia Ferroviária)
- Aquecimento Global
- Embraer KC-390 (Força Aérea Brasileira)
- Saneamento Básico
- Bombardier (Indústrias de Veículos)
- Embraer
- Injeção Eletrônica (Mecânica)
- Transportes no Brasil (Logística)
- Hyundai Terracan
- Ford Escort
- Energia Solar Fotovoltaica
- Chevrolet Classic
- Energia Elétrica
- Boeing 737
- Paul Mauriat (Música)
- Ford Fusion
- Audi Q7
- Conexão ADSL (Telecomunicações)
- Aeroporto Campo de Marte
- Segurança Privada
- Echostar Corporation
- Drones
- Nobreak (Informática)
- Piper Aircraft
- Atari Incorporated
- James Bond (Cinema)
- Embarcações (Indústria Naval)
- Projeto M (Ford do Brasil)
- Roteadores (Telecomunicações)
- Volvo 850
- Catalisador (Indústria Automobilística)
- Panetone
- Mercedes-Benz Classe M
- Aeroporto de Congonhas
- Aeroporto Santos Dumont
- Jeep Grand Cherokee
- Alfa Romeo 164
- Documentos (Administração)
- Embraer EMB-314 Super Tucano
- Volvo 960
- Ford EcoSport
- Chevrolet Astra
- Citroen C5
- Alfa Romeo 156
- Embraer AMX (Força Aérea Brasileira)
- Chevrolet Zafira
- Maconha (Segurança Pública)
- Renault Scénic
- Ford do Brasil
- Volkswagen Fusca
- Airbus A320
- Citroen Xsara Picasso
- General Motors do Brasil
- FAB - Força Aérea Brasileira
- Helibras AS350 Esquilo
- Chevrolet Monza
- Ford Corcel
- Embraer E-190
- Toyota Land Cruiser Prado
- Chassis Agrale MA Microbus
- Embraer E-195
- Airbus A321
- Casa C-295 (Força Aérea Brasileira)
- Airbus A319
- Computador (Informática)
- Peugeot 206
- Chassis Iveco Scudato
- Citroen Xantia
- Ford Edge
- BMW Série 3
- Audi A3
- Ford Versailles
- Volkswagen Santana
- Mercedes-Benz Classe A (1ª geração)
- Ford Belina
- Ford Del Rey
- Aço (Siderurgia)
- Volkswagen Delivery
- Açúcar (Agroindústria)
- Ford Mondeo
- Chevrolet Opala
- Música Eletrônica (Indústria Fonográfica)
- Lamborghini Diablo
- Unidade Embraer Botucatu
- Bateria (Química e Física)
- Pepsico do Brasil
- Grupo Boticário
- Ford Ranger
- Aeronaves (Indústria Aeronáutica)
- Chevrolet S10
- Úlcera (Medicina)
- Chassis Mercedes-Benz LO
- Água (Biologia e Química)
- Chevrolet Omega
- Toyota Hilux SW4
- Ford F-250
- Hyundai HR
- Kia Bongo
- Unilever Brasil
- Circuito Eletrônico (Eletrônica)
- Conservação de Alimentos (Culinária)
- Fiat Uno (1ª Geração)
- Aviação Agrícola (Agricultura)
- Porsche 911
- Mercedes-Benz ML 320
- Volvo XC90 Momentum
- Ferrari 360
- Álcool (Agroindústria)
- Ford Explorer
- Lockheed Hercules (Força Aérea Brasileira)
- Alumínio (Metalúrgica)
- Chrysler Stratus
- Kia Clarus
- Fiat Tempra
- Antibióticos (Medicina e Veterinária)
- Hyundai HD 80
- Hyundai HD 78
- Chevrolet Prisma
- Caminhões Mercedes-Benz Atego
- Injeção Direta (Mecânica)
- CRDI - Common Rail Direct Injection
- Honda HA-420 HondaJet
- Dodge Journey
- Fiat Freemont
- Componentes Eletrônicos
- Água Oxigenada (Química)
- Atmosfera (Química e Física)
- IRPF - Imposto de Renda de Pessoa Física
- Navios (Engenharia Naval)
- Barcos (Engenharia Naval)
- Bicicleta (Ciclismo)
- Mata Bicheiras (Agropecuária)
- Volkswagen Gol (1ª Geração)
- Volkswagen Voyage (1ª Geração)
- Volkswagen Parati (1ª Geração)
- Volkswagen Saveiro (1ª Geraçao)
- Chevrolet Corsa Classic
- Chevrolet Corsa Sedan
- Atmosfera Terrestre
- Volvo S70
- Mercedes-Benz 190E
- Modem (Telecomunicações)
- Land Rover Range Rover Evoque
- Embraer EMB-203 Ipanema
- Ferrari F355
- Mercedes-Benz SLK
- Volkswagen New Beetle
- Aquífero Guarani (Geografia)
- Ford Pampa
- Mini Cooper
- Mercedes-Benz GLE 400D
- Mercedes-Benz Classe GLE
- Mercedes-Benz ML 430
- BMW Z3
- Volvo 850 GLT
- Chevrolet Trailblazer
- Chevrolet Blazer
- Toyota Hilux
- Saab 9000 CD
- Audi A3 Sedan
- Volkswagen Gol (2ª Geração)
- Volkwagen Parati (2ª Geração)
- Volkwagen Saveiro(2ª Geração)
- Projeto AB9 (Volkswagen)
- Honda Civic
- Marcopolo Paradiso G6 1550 LD
- Fiat Doblò
- Busscar Panorâmico DD
- Audi TT
- Marcopolo Paradiso G6 1800 DD
- Embraer E195-E2
- Embraer E190-E2
- Airbus H125
- Caminhões Volvo FMX
- Líder Aviação (Transporte Aéreo)
- Lamborghini Murciélago
- Toyota Corolla
- BMW X5
- Mercedes-Benz Classe C
- Velocidade de Internet (Informática)
- Micro-Ônibus AMD Solum
- Volkswagen Tiguan
- Mitsubishi Pajero TR4
- Renault Kangoo
- Jaguar I-Pace
- Busscar Vissta Buss DD
- Fast Food (Comércio)
- Blindagem de Automóveis
- Marcopolo Paradiso G7 1800 DD
- Chassis Agrale MA Midibus
- Citroen Jumper
- Ônibus AMD Alamo
- Eudora (Indústria Cosmética)
- Vult (Indústria Cosmética)
- Alfa Romeo 2300
- Pilha (Química e Física)
- Citroen Berlingo
- Caminhões Mercedes-Benz Axor
- Fiat 147
- Refrigerador (Conservação de Alimentos)
- John Williams (Música)
- Honda NSX
- Fiat Fiorino
- Fiat Elba
- Fiat Prêmio (1ª geração)
- Fiat Duna
- Busscar Vissta Buss HI
- Mitsubishi L200
- Renault Laguna
- Chevrolet Silverado
- Plástico (Indústria)
- Id, Ego e Superego (Psicologia)
- Audi A8
- Black Music (Indústria Fonográfica)
- Fiat Palio (1ª geração)
- Fiat Strada (1ª geração)
- Fiat Palio Weekend
- Fiat Siena (1ª geração)
- Projeto 178 (Fiat do Brasil)
- Teorias Psicológicas de Freud
- Chevrolet Onix Joy
- Chevrolet Joy Plus
- Aeroporto de Guarulhos
- Scania S 450
- Volkswagen Polo
- Carpenters (Música)
- Petróleo (Economia e Política)
- Suzanne Ciani (Música)
- Fiat Ducato
- Chevrolet Equinox
- Citroen C4 Pallas
- Land Rover Freelander
- Ennio Morricone (Música)
- Poços de Água (Geologia)
- Nissan Frontier
- Hanna-Barbera (Cinema e TV)
- Turboélice (Indústria Aeronáutica)
- Missão Impossível (Cinema)
- Abelha Rainha (Apicultura)
- Abelha Operária (Apicultura)
- Direitos Humanos
- Victor & Leo (Música)
- Volkswagen Amarok
- Fiat Toro
- Celibato (Religião)
- DJI Agras T40
- Vangelis (Música Eletrônica)
- Inflação (Economia)
- Scania 113
- Deus (Religiões Monoteístas)
Atenção: As informações, conceitos e valores (preços) emitidos neste artigo ou página são apenas de caráter informativo e podem não estar absolutamente precisos e rigorosos, pois esse não é o objetivo do blog. Para informações, conceitos e valores mais precisos e rigorosos entre em contato com o fabricante e/ou com seu representante de vendas.
REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
- Site da Ferrari: https://www.ferrari.com/en-BR
- Revista Quatro Rodas: https://quatrorodas.abril.com.br/testes/grandes-comparativos-cinco-esportivos-quase-indomaveis/
- Acelerados / YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=J-jNkTOAijA
- Revista Auto Esporte: https://autoesporte.globo.com/carros/noticia/2018/03/ferrari-488-pista-brasil-2019.ghtml
- Ferrari São Paulo (concessionária): https://saopaulo.ferraridealers.com/en_gb/cars/ferrari-488-pista
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ferrari_F355#:~:text=E%20%C3%A9%20este%20um%20dos,85%20x%2075%20mm%2C%20respectivamente.
- FlatOut: https://flatout.com.br/uma-das-primeiras-ferrari-f355-fabricadas-no-mundo-esta-a-venda-no-brasil/
- Acelerados / YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=gd0cc1UfulE
- Carros de Sonho / Ferrari / On Line Editora:
- Wikipedia
(em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Ferrari_F355
- Autocar (em inglês): https://www.autocar.co.uk/car-news/used-car-buying-guides/used-car-buying-guide-ferrari-f355
- Bellote / YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=akuDZdDnHmU
- Ferrari São Paulo (concessionária): https://saopaulo.ferraridealers.com/en_gb/
- Wikimedia:
Imagens
- Ferrari
(divulgação): Imagens
Comentários
Postar um comentário
Você pode ajudar voluntariamente a melhorar ainda mais a qualidade geral deste artigo ou conteúdo. Por gentileza, faça um comentário, se achar necessário, se perceber algum equívoco, imprecisão ou erro.