FERRARI F355

FERRARI F355 BERLINETTA (CUPÊ)
FERRARI F355 GTS TARGA (SEMICONVERSÍVEL)
FERRARI F355 SPIDER (CONVERSÍVEL)
FERRARI F355 F1 (CÂMBIO SEMIAUTOMÁTICO)
FERRARI F355 CHALLENGE (DE PISTA)
FERRARI F355 FIORANO
FERRARI TIPO 129


INTRODUÇÃO

Logo acima, a dianteira da bela e ousada Ferrari F355, o automóvel esportivo premium italiano fabricado em série na década de 1990 pela famosa fabricante de automóveis italiana Ferrari, com motor V8 aspirado e câmbio semiautomático de seis marchas. Logo abaixo, a traseira marcante do veículo europeu, com as charmosas lanternas circulares. É mais um caso de design que teima em não envelhecer, neste caso assinado pelo estúdio italiano Pininfarina.

A bela Ferrari F355 é um automóvel esportivo de alto luxo, criado, desenvolvido e fabricado em série na década de 1990 pela famosa e conceituada fabricante italiana Ferrari SpA, uma das maiores e mais respeitadas fabricantes de automóveis esportivos premium do planeta, atualmente uma empresa independente. Ele tem capacidade para transportar até duas pessoas, incluindo o condutor, possui uma potente motorização central (entre os dois eixos) e longitudinal V8 a gasolina, capaz de gerar 380 cavalos de potência e 37 kgfm de torque em altas rotações.


Durante as décadas de 1990 e 2000, ele foi um dos mais bonitos e mais desejados automóveis esportivos de alto luxo do planeta, um ícone do mercado premium, um dos mais desejados automóveis esportivos do mundo, um sonho de consumo, um símbolo de status, e até hoje impressiona observadores e usuários pelo design ousado do famoso estúdio italiano Pininfarina, combinado com a sua altíssima performance, com aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 6 segundos. Ele ainda pode ser considerado um modelo de automóvel moderno, com motorização central e longitudinal V8 a gasolina, aspirada e com tração traseira.


Foram fabricadas quatro versões principais entre 1994 e 1999, a Ferrari F355 Berlinetta, de carroceria cupê; a Ferrari F355 GTS Targa, de carroceria semiconversível; a Ferrari F355 Spider, de carroceria conversível; e a Ferrari F355 F1, com carroceria cupê e câmbio semiautomático semelhante ao utilizado na Fórmula 1 na década de 1990, com trocas de marchas por meio de borboletas ou aletas atrás do volante; totalizando mais de 11.200 unidades fabricadas.


Os principais concorrentes da Ferrari F355 são o futurista carro italiano Lamborghini Diablo, o charmoso inglês Aston Martin DB7, o também inglês Jaguar XKR, o icônico best seller americano Ford Mustang, o charmoso italiano Maserati 3200, o best seller americano e canadense Chevrolet Camaro, o belíssimo italiano Lamborghini Gallardo, o japonês Nissan 300ZX, o best seller americano Chevrolet Corvette, o ousado japonês Honda NSX e, é claro, o ousado e icônico carro alemão Porsche 911.


A FERRARI

A Ferrari SPA é uma famosa e tradicional fabricante italiana de automóveis esportivos de alto luxo, fundada em 1939 pelo piloto italiano de carros de corrida Enzo Ferrari, inicialmente com o nome Auto Avio Costruzione, inicialmente como uma subsidiária da tradicional fabricante italiana de automóveis Alfa Romeo.

É uma das mais lendárias e respeitadas fabricantes de automóveis de alto desempenho do mundo, uma das mais conhecidas e conceituadas. Em 1969 ela passou a ser propriedade da fabricante italiana de automóveis populares Fiat SpA e a partir de 2014, durante o processo de fusão da Fiat com a americana Chrysler, a Ferrari se tornou uma empresa independente, separada da holding FCA Fiat Chrysler, mas controlada pela Família Agnelli, da Itália.


Atualmente, ela é uma subsidiária da empresa holandesa Ferrari NV, por sua vez controlada pela Família Agnelli, formada pelos filhos, netos e bisnetos de Giovanni Agnelli, o fundador da Fiat SpA, por meio da empresa de investimentos Axor, e por Piero Ferrari, filho do fundador da empresa.


A sua fábrica, com 250.000 m², está localizada em Maranello, na Itália, e exporta seus produtos para vários países desenvolvidos e em desenvolvimento, incluindo o Brasil.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Logo acima, o interior refinado da Ferrari F355, com capacidade para apenas duas pessoas, incluindo o condutor, com painel com detalhes em couro, travas elétricas, vidros elétricos e retrovisores elétricos. Logo abaixo, o coração da máquina, um possante V8 aspirado, com cinco válvulas por cilindro e injeção eletrônica multiponto sequencial.

A icônica Ferrari F355 é um automóvel esportivo de alto luxo, fabricado em série na Itália entre 1994 e 1999 pela tradicional fabricante Ferrari SpA, uma das mais conceituadas fabricantes de automóveis esportivos premium do planeta, que utilizou como base para sua criação e desenvolvimento o modelo anterior Ferrari 348, mas com uma significativa variedade de modernizações, melhorias e refinamentos que tornou a Ferrari F355 um modelo quase completamente novo em relação a sua antecessora.


Ele tem capacidade para transportar até duas pessoas, incluindo o condutor, possui uma potente motorização central e longitudinal de alumínio V8 a gasolina, aspirada e com injeção eletrônica Bosh Motronic multiponto, com cinco válvulas por cilindro, capaz de gerar 380 cavalos de potência e 37 kgfm de torque em altas rotações, com pneus bem largos e freios a discos ventilados nas quatro rodas, com ABS, o sistema antitravamento, para melhorar as frenagens.


Embora tenha sido fabricado na década de 1990, ele ainda é considerado um dos mais atraentes automóveis esportivos premium do mundo, o sucessor da também bonita Ferrari 348 da década de 1980. Quando em movimento na cidade ou na rodovia, ou até mesmo parado, a Ferrari F355 ainda impressiona, é impossível não chamar a atenção por onde passa, especialmente por suas linhas ousadas e harmônicas, com boa aerodinâmica, com as respeitadas assinaturas Ferrari e Pininfarina na carroceria, com aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 6 segundos.


Para a retomada de velocidade, necessária para ultrapassagem em rodovias, o fabricante recomenda a 4ª marcha, já que a 5ª marcha e a 6ª marcha são bem longas, foram desenvolvidas principalmente para extrair o máximo do motor em velocidades acima de 150 km/h, o que só é possível em ambientes controlados, como autódromos e em rodovias em que não há limites de velocidade estabelecidos, como na Alemanha, por exemplo. Aqui no Brasil não é possível extrair o máximo do motor nas rodovias, a legislação brasileira não permite...


FAMÍLIA FERRARI F355

A família Ferrari F355 é uma das integrantes da longa e bem sucedida linhagem de Ferrari’s Juniores, por sua vez composta por sete famílias sequenciais de entrada, uma parte clássica e outra parte moderna, iniciada com a família Ferrari 308, da década de 1970, com motor central e transversal; substituída pela família Ferrari 348, da década de 1980, com motor central e longitudinal; substituída pela família Ferrari F355, da década de 1990, com alguns avanços tecnológicos importantes, como, por exemplo, a injeção eletrônica multiponto, a direção hidráulica, os freios ABS e o airbag; substituída pela moderna e belíssima família Ferrari 360, da década de 2000, com carroceria de alumínio e controle de tração; substituída pela também belíssima família Ferrari F430, também da década de 2000, até chegar à família Ferrari 458 e à família Ferrari 488 Turbo, ambas da década de 2010 e ambas com alta tecnologia embarcada.


Note que o termo “de entrada” utilizado aqui não significa um produto inferior, já que estamos falando de automóveis esportivos de alto luxo, mas apenas uma sinalização do fabricante para o consumidor de que se trata de um produto um pouco mais acessível que os demais produtos de seu portfólio. Na prática, ele é mais barato entre os mais caros, dentro da categoria premium, com um nível de sofisticação e refinamento acima da grande maioria dos modelos de automóveis comuns disponível no mercado, considerando a respectiva época em que cada um deles foi fabricado, é claro.


Um detalhe curioso do design levemente futurista da Ferrari F355 são os faróis retráteis, que foram deixados de lado, a partir da década de 2000, na belíssima Ferrari 360, que passou a adotar os faróis de configuração convencional. Em relação aos modelos de famílias anteriores, a Ferrari F355 adotou a injeção eletrônica multiponto, a direção hidráulica, os freios ABS, as cinco válvulas por cilindro e o airbag, dentre outros itens de conforto, segurança e desempenho. Por esse motivo ele ainda pode ser considerado um automóvel moderno.


Além disso, ele possui motorização Ferrari Dino Tipo 129 refinada, longitudinal V8 a gasolina, com 3.500 cilindradas, com cárter seco e bielas de titânio, com alimentação aspirada e injeção eletrônica Bosh Motronic multiponto sequencial, com taxa de compressão de 11:1 e com tração traseira. Aconselha-se ao condutor do veículo controlar a “ansiedade do pé direito”, já que o generoso torque do motor e a tração traseira podem fazer o motorista mais impaciente perder o controle do veículo nas acelerações abruptas.


Mesmo assim, ele ainda pode ser considerado um automóvel moderno, com suspensão independente nas quatro rodas, com braços triangulares independentes / quadro deformável, molas helicoidais, barras estabilizadoras e amortecedores pressurizados, eletricamente ajustáveis, para proporcionar aos ocupantes mais conforto e suavidade ao rodar em baixa velocidade ou mais firmeza em altas velocidades, neste caso favorecendo a estabilidade.


Durante seus seis anos de produção, a Ferrari F355 sofreu algumas pequenas modificações a cada ano de produção seriada. Entre as principais modificações esteve a troca da central eletrônica da injeção e ignição, inicialmente Bosch Motronic 2.7, até 1995, seguida da atualização para a Bosch Motronic 5.2, a partir de então.


A construção da carroceria é do tipo monobloco de aço, com um carenagem inferior, fixada debaixo do monobloco, para melhorar a aerodinâmica, um recurso aerodinâmico também utilizado em carros de Fórmula 1, para melhorar a aderência do veículo nas vias pavimentadas.


MERCADO

Praticamente todas as versões da Ferrari F355 foram comercializadas nos Estados Unidos, na Europa Ocidental e em outros mercados desenvolvidos e emergentes. Aqui no Brasil, algumas dezenas de unidades foram comercializadas por preços bem salgados, inclusive em concessionárias da marca Ferrari, por até US$ 300 mil na década de 1990, o equivalente hoje a até US$ 700 mil, em valores atualizados, ou não seria uma Ferrari de verdade, como diz o ditado.


Apenas para comparar: Na década de 2010, uma unidade nova da Ferrari 488 GTB ou Ferrari 488 Pista, não saía por menos de R$ 2,3 milhões ou R$ 3,2 milhões, respectivamente, aqui no Brasil. E olha que elas não eram as mais caras da marca. Atualmente, uma unidade nova da Ferrari 296 GTS ou Ferrari 296 GTB estão com preços em torno de R$ 3,8 milhões, novas.


Voltando à Ferrari F355, principalmente a sua versão mais vendida, a Ferrari F355 Berlinetta, um modelo cupê ou coupé com teto rígido de aço, foi comercializada aqui no Brasil, entre 1994 e 1999, com ar-condicionado e aquecedor; com airbag e bancos em couro Connolly; com trava elétrica das portas, vidros elétricos, retrovisores elétricos e alarme; com direção hidráulica; com rádio AM e FM, com alguns alto falantes no interior do veículo; com rodas de liga leve de cinco raios e freios ABS, com discos ventilados nas quatro rodas e pneus 225/40 ZR18 na dianteira e 265/40 ZR18 na traseira; dentre outros itens.


Como se trata de pneus de perfil baixo, é aconselhável checar pelo menos uma vez por ano o estado de conservação das rodas e dos pneus, que sofrem com o mau estado de conservação das rodovias, ruas e avenidas brasileiras. Na dúvida, mande trocar todo o conjunto.


Entre as explicações para esses preços tão altos em automóveis das marcas Ferrari, Lamborghini e Aston Martin, por exemplo, dentre outras, está a produção em pequenas quantidades, a maioria na faixa de 1.000 até 10.000 unidades para cada geração de automóveis, com a utilização de mão de obra intensiva e altamente especializada, ao contrário das produções de automóveis em larga escala das linhas de montagem das grandes fábricas populares, que utilizam robôs em praticamente todas as fases do processo de montagem. No caso específico da Ferrari F355 foram mais de 11.200 unidades, mas a construção também foi semi-industrial, também com utilização intensiva de mão de obra, a maioria para exportação.


É como se fosse a montagem de um relógio Rolex, por exemplo, com peças projetadas especialmente para determinado modelo, com número limitado de unidades fabricadas para cada modelo, montados a mão por empregados altamente treinados pela própria fábrica, com longa experiência nessa função.


Entre outros detalhes que influenciam o preço do veículo, que os seus potenciais compradores também levam em consideração na hora da compra, está o design diferenciado, mais ousado ou mais charmoso, dependendo do gosto do cliente; o acabamento impecável, com costuras e montagens feitas à mão.


Graças às 11.273 unidades de Ferrari F355 fabricadas entre 1994 e 1999 a fabricante italiana Ferrari foi salva da falência, pois na época ela estava com dificuldades financeiras. É um caso não muito diferente da fabricante alemã Porsche A.G., que estava com dificuldades na década de 2000, e foi salva graças a um produto muito bem sucedido, o utilitário esportivo Porsche Cayenne.


FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS


FERRARI F355 BERLINETTA

  • Capacidade: 1 motorista e 1 acompanhante;
  • Comprimento: Aprox. 4,3 metros;
  • Largura: Aprox. 2 metros;
  • Altura: Aprox. 1,2 metro;
  • Entre-eixos: Aprox. 2,5 metros;
  • Motorização: Central, longitudinal, V8 aspirado, 3.500 cilindradas, refrigerado a água;
  • Motorização: Injeção eletrônica Bosch Motronic 2.7 ou 5.2, dependendo do ano;
  • Motorização: Cabeçote DOHC, com três válvulas de admissão e duas de exaustão por cilindro;
  • Taxa de compressão: 11:1;
  • Potência / torque: 380 cavalos e 37 kgfm;
  • Câmbio: Manual de 6 velocidades ou marchas, com grelha;
  • Câmbio: Automatizado de 6 velocidades ou marchas, com paddle-shift;
  • Aceleração (0 a 100 km/h): Aprox. 6 segundos;
  • Retomada (80 a 120 km/h): Aprox. 6 segundos (4ª marcha);
  • Velocidade máxima: Aprox. 280 km/h;
  • Suspensão dianteira: Independente, braços triangulares, amortecedores eletrônicos e molas helicoidais;
  • Suspensão traseira: Independente, braços triangulares, amortecedores eletrônicos e molas helicoidais;
  • Freios: Discos ventilados na dianteira e na traseira, com ABS;
  • Pneus: 225/40 ZR18 na dianteira e 265/40 ZR18 na traseira;
  • Rodas: Liga leve de 18 polegadas, com 5 raios;
  • Peso (vazio): 1.500 kg;
  • Preço (no Brasil / Fipe): Entre R$ 230 mil e R$ 350 mil (usado / bom estado de conservação);
  • Preço (no Brasil / classificados): R$ 800 mil (usado / bom estado de conservação);


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Atenção: As informações, conceitos e valores (preços) emitidos neste artigo ou página são apenas de caráter informativo e podem não estar absolutamente precisos e rigorosos, pois esse não é o objetivo do blog. Para informações, conceitos e valores mais precisos e rigorosos entre em contato com o fabricante e/ou com seu representante de vendas.


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ferrari_F355#:~:text=E%20%C3%A9%20este%20um%20dos,85%20x%2075%20mm%2C%20respectivamente.
  • Carros de Sonho / Ferrari / On Line Editora: 
  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Ferrari_F355
  • Wikimedia: Imagens
  • Ferrari (divulgação): Imagens

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