MERCEDES-BENZ 190E
MERCEDES-BENZ 190 (CARBURADOR)
MERCEDES-BENZ 190D (DIESEL)
MERCEDES-BENZ 190E (INJEÇÃO ELETRÔNICA)
“BABY-MERCEDES” (APELIDO)
“BABY-BENZ” (APELIDO EM INGLÊS)
INTRODUÇÃO
Logo acima, as linhas externas de design elegante do Mercedes-Benz 190E, um dos principais produtos da Mercedes-Benz alemã nas décadas de 1980 e 1990. A beleza, o conforto, a boa mecânica, a estrutura robusta e o acabamento refinado de seus automóveis são, há décadas, focos de desenvolvimento dessa fabricante. Logo abaixo, o interior do sedan alemão, com assentos ergonômicos, painel, console central e volante sóbrios e funcionais e materiais de boa qualidade utilizados nos assentos e das portas.
O nome Mercedes-Benz 190 foi utilizado entre 1953 e 1993 pela fabricante alemã Daimler-Benz AG para a comercialização de três gerações diferentes de automóveis sedans de luxo, com quatro portas laterais, motorização dianteira e tração traseira e com capacidade para até cinco ocupantes, incluindo o motorista. Essas três gerações, diferentes entre si, embora tenham conservado o conceito básico de sedan de luxo, foram consideradas por décadas o nível de entrada da categoria premium da fabricante alemã, até, finalmente, o nome Mercedes-Benz 190 ser aposentado definitivamente na década de 1990 para dar lugar à então novata linha Mercedes-Benz Classe C, mantida com sucesso até hoje, mas já na sua 5ª geração.
O icônico Mercedes-Benz 190 de 3ª geração, por
exemplo, também um grande sucesso de vendas da marca, é um sofisticado
automóvel sedan de alto luxo de tamanho médio, com motor dianteiro e tração traseira, projetado
e desenvolvido na Alemanha nas décadas de 1970 e 1980 e fabricado em larga
escala também na Alemanha a partir da década de 1980 pela então Daimler-Benz AG, atualmente Mercedes-Benz AG, com capacidade para transportar confortavelmente cinco pessoas, incluindo o
motorista, cuja versão Mercedes-Benz
190E, com motor aspirado de 2.300 cilindradas, com injeção eletrônica de
gasolina, foi importada para o Brasil na década de 1990.
Ele também foi fabricado em série na Polônia e na
Tailândia.
No Brasil e no exterior, os principais concorrentes do
Mercedes-Benz 190E nas décadas de 1980 e 1990 foram os sedans de alto luxo Volvo 960 e Volvo 850, Alfa Romeo 164,
Audi A6 e Audi A4, BMW 328 e BMW 325, Mitsubishi Galant, Volkswagen
Passat, Chrysler Stratus, Nissan Maxima, Chevrolet Omega, Subaru Legacy, Ford
Taurus e Ford Mondeo, Toyota Camry, Kia Clarus, Saab 9000 e Honda Accord e o hatch de alto luxo francês Citroen XM. Uma parte desses modelos não é mais fabricada, portanto só é possível encontrá-la no mercado de automóveis usados.
A MERCEDES-BENZ AG
A tradicionalíssima Mercedes-Benz AG, conhecida anteriormente, até 2022, como Daimler AG, é uma grande fabricante alemã de automóveis premium e possui uma empresa de serviços financeiros. Ela possui várias subsidiárias, inclusive nos Estados Unidos, onde fabrica e comercializa automóveis premium. Até 2022, ela fazia parte do grupo Daimler AG, renomeado para Daimler Truck AG, que, por sua vez, fabrica conjuntos chassis / motores de ônibus para transporte de passageiros, fabricante de caminhões para transporte rodoviário de cargas, fabricante de motores a combustão interna para embarcações.
A Daimler Truck é uma empresa separada, ela a segunda maior fabricante de utilitários pesados para transporte rodoviário de cargas no mundo. Já a Mercedes-Benz AG, também uma empresa separada, pode ser considerada a mais antiga fabricante de automóveis do mundo. Se todo rigor técnico e cultural for aplicado para definir qual foi o primeiro automóvel fabricado no mundo então o antigo Benz Velo pode ser considerado o que melhor se encaixa nesse conceito. Ele foi o primeiro veículo com quatro rodas, assento para condutor e passageiro e motor a combustão interna, fabricado a partir de 1894 pela Benz & Cia, a empresa antecessora da Daimler AG. Mas o nascimento da Benz & Cia foi antes, em 1871, fundada por Carl Benz, e, algum tempo depois, em 1886, foi iniciada a fabricação do Benz Motorwagen, uma espécie de triciclo motorizado.
A Mercedes-Benz AG é a proprietária da marca de automóveis
de alto luxo Mercedes-Benz. Ela é a empresa sucessora da Daimler AG e da DaimlerChrysler, por
sua vez a empresa resultante da fusão entre a Daimler-Benz e a Chrysler
Corporation, em 1998.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Logo acima, com um olhar mais atento percebe-se o design elegante de linhas harmônicas e semi-retas do painel, do console central e dos assentos do Mercedes-Benz 190E, uma tendência estética da marca nas décadas de 1980 e 1990. Logo abaixo, também com um olhar atento, percebe-se as linhas estéticas desse modelo de automóvel de alto luxo, que, apesar da idade, ainda não envelheceram.
O Mercedes-Benz 190 de 3ª geração é um sofisticado automóvel sedan de alto luxo de tamanho médio, com motor dianteiro e longitudinal, quatro portas laterais e tração traseira, projetado e desenvolvido na Alemanha nas décadas de 1970 e 1980, fabricado na Alemanha nas décadas de 1980 e 1990 e comercializado em vários países, desenvolvidos e emergentes, com capacidade para transportar confortavelmente até cinco pessoas, incluindo o motorista, cuja versão Mercedes-Benz 190E a gasolina foi importada para o Brasil por meio de importadores independentes e vendida principalmente em grandes e médias cidades brasileiras.
Os automóveis da marca Mercedes-Benz são conhecidos em
várias partes do mundo pelo alto nível de qualidade e sofisticação, com ênfase
nos aspectos de estética elegante e discreta, de conforto e sofisticação, de mecânica apurada e confiável, de
estrutura robusta e segura e de acabamento refinado em couro ou tecidos finos,
dependendo do gosto do cliente. Além disso, o fabricante mantém, há décadas, uma criteriosa
seleção de materiais usados na montagem do painel, do console, dos assentos, do
volante, das portas e do isolamento termoacústico dos seus veículos, considerados entre os melhores do mundo.
Na década de 1990, os aspectos de desempenho, elegância, conforto e refinamento foram reafirmados no Brasil pelo modelo Mercedes-Benz 190E, de tamanho médio, com entre-eixos de 2,6 metros, o suficiente para três passageiros no banco traseiro, sendo dois adultos e uma criança, já que o túnel central do eixo cardan praticamente inviabiliza um quinto adulto dentro do veículo.
Apesar disso, apesar desse inconveniente, ele é um elegante modelo de automóvel de alto luxo, projetado e fabricado nas décadas de 1980 e 1990, para estar entre os melhores de sua categoria de sedan premium, com bom gosto
na escolha dos materiais utilizados no acabamento interno e baixíssimo nível de
ruído interno e vibrações, inclusive.
O Mercedes-Benz 190E (ou a Mercedes-Benz 190E, se você
preferir) é um automóvel de três volumes, ou seja, considerando basicamente o
aspecto externo das partes do carro que abrigam o motor, os ocupantes e a
bagagem, respectivamente, todas estão bem definidas, com dimensões equilibradas
e uma carroceria monobloco em aço de peso razoável, com proporções bem
equilibradas entre o cofre do motor e o próprio motor, o habitáculo (a
parte do automóvel em que se acomodam motorista e passageiros) e o porta malas,
dentro do segmento de automóveis sedans de alto luxo de tamanho médio, que é
aquele segmento em que, em relação aos carros compactos populares atuais de
1.000 cilindradas vendidos no Brasil, os fabricantes em geral oferecem mais
espaço interno para as pernas do motorista e seu acompanhante e para os
passageiros do banco de trás.
FAMÍLIA MERCEDES 190
O nome Mercedes-Benz 190 foi utilizado entre 1953 e 1993 pela fabricante alemã Daimler-Benz para a comercialização em larga escala de três gerações diferentes de automóveis sedans de luxo, com quatro portas laterais, motorização dianteira e tração traseira e com capacidade para até cinco ocupantes, incluindo o motorista.
Essas três gerações, diferentes entre si, embora tenham conservado o conceito básico de sedan de luxo, foram consideradas o nível de entrada da categoria premium da fabricante alemã por quatro décadas seguidas e, nas décadas de 1980 e 1990, a sua 3ª geração foi apelidada no mundo inteiro de Baby-Benz (em inglês) ou Baby-Mercedes (em português), principalmente porque, na época, ele era o menor produto Mercedes-Benz da linhagem da marca de automóveis, antes, inclusive, da chegada dos veículos compactos Mercedes-Classe A, que passaram a ser os menores da marca.
Ao longo dessas décadas, essas três gerações estiveram entre os principais produtos mundiais da Daimler-Benz.
MERCEDES 190 (1ª GERAÇÃO)
Essa foi a 1ª geração da fabricante Daimler-Benz no nível de entrada do segmento premium de automóveis de luxo. Basicamente, de forma resumida, é um automóvel sedan, portanto com três volumes bem definidos, o cofre do motor, o habitáculo e o porta-malas, com motor de quatro cilindros em linha, com 1.800 cilindradas ou 1.900 cilindradas, dependendo da versão, inclusive com opções de motores a gasolina e diesel.
Conhecida também como geração Mercedes W120 / Mercedes
W121, ela foi fabricada entre 1953 e 1962, totalizando mais de 440.000 unidades
fabricadas, comercializadas em diversos mercados, principalmente na Europa, nos
Estados Unidos e na Austrália.
MERCEDES 190 (2ª GERAÇÃO)
Essa foi a 2ª geração da fabricante Daimler-Benz no nível de entrada do segmento premium de automóveis de luxo. Basicamente, de forma resumida, é um automóvel sedan, portanto com três volumes bem definidos, o cofre do motor, o habitáculo e o porta-malas, com motor de quatro cilindros em linha, com 1.900 cilindradas, 2.000 cilindradas ou 2.300 cilindradas, dependendo da versão, inclusive com opções de motores a gasolina e diesel.
Conhecida também como geração Mercedes W-110, ela foi
fabricada entre 1962 e 1965, totalizando mais de 628.000 unidades fabricadas,
comercializadas em diversos mercados, principalmente na Europa, nos Estados
Unidos e na Austrália.
MERCEDES 190 (3ª GERAÇÃO)
A 3ª geração da família Mercedes 190 nasceu na década de 1970, a partir da percepção de investidores, executivos e projetistas da fabricante alemã Daimler-Benz sobre o mercado mundial de automóveis sedans de luxo. Eles acreditavam que seria possível voltar a competir no nível de entrada do segmento premium, com um automóvel um pouco menor e “um pouco mais barato” que os modelos disponíveis naquela década pela Mercedes-Benz, daí a origem do apelido carinhoso Baby-Mercedes, pois, na época, era o menor e “mais barato” modelo da montadora.
Na verdade, a 3ª geração da família Mercedes 190 não é
pequena, pelo contrário, ela tem 4,5 metros de comprimento, com 1,7 metro de largura (sem os
retrovisores) e 2,66 metros de entre eixos, com porta-malas de 380 litros, o
suficiente para uma família típica de quatro adultos e uma criança.
Ele foi um grande sucesso de vendas da montadora
alemã, com mais de 1.870.000 unidades fabricadas em 10 anos, entre 1983 e 1993,
um número surpreendente para a própria fabricante, acostumada a fabricar carros
caros e, portanto, com volume de vendas abaixo do volume do segmento popular.
Entre 1974 e 1982, a fabricante Daimler-Benz gastou
cerca de US$ 780 milhões, em valores da época, o equivalente hoje a cerca de US$
1,8 bilhão, para criar e desenvolver a 3ª geração da família Mercedes-Benz 190,
um dos maiores investimentos da indústria automobilística da época. O resultado
foi animador, um automóvel de primeiro mundo, que ainda hoje, mesmo passados 40 anos, ainda pode ser considerado um automóvel moderno, um dos
primeiros automóveis da época com injeção eletrônica multiponto de combustível,
a Bosch KE-Jetronic.
O automóvel foi projetado por vários profissionais
conceituados da indústria automobilística, dentre eles os designers alemão e
italiano Peter Pfeiffer e Bruno Sacco, que optaram por uma configuração
convencional com motor dianteiro, na posição longitudinal, com quatro cilindros
em linha, com cilindradas (volume interno do motor) moderadas, entre 2,0 litros
e 2,5 litros, dependendo do modelo e do ano de fabricação, combinado com tração
traseira, esta já uma longa tradição da Mercedes-Benz na maioria dos seus
modelos fabricados. Não por acaso, então, percebe-se com um olhar atento o
design de bom gosto, com frente, colunas e traseira harmônicas e levemente
conservadoras, o que favorece o seu valor de revenda.
Esse modelo de automóvel, apesar do aspecto
externo levemente conservador das suas linhas de design e da época em que foi
fabricado, ainda pode ser considerado moderno. Ele está na categoria premium de
automóveis, que é um segmento elegante e confortável, seguro e sofisticado,
para atender consumidores de poder aquisitivo mais alto, mais atentos a
detalhes e que não abrem mão de tecnologia. É um público de classes média e
alta mais exigente, disposto a pagar mais por um veículo mais completo e de
qualidade superior.
Na década de 1990, esse modelo de automóvel alemão
fazia jus ao seu preço alto no Brasil, de cerca de US$ 60 mil, em valores da
época, o equivalente hoje a cerca de US$ 140 mil, ou cerca de R$ 750 mil, pelo
câmbio atual. Resumindo, um carro para poucos.
Por outro lado, ele já saía de fábrica com uma boa
variedade de itens de segurança e conforto, entre eles o ar condicionado, o
aquecedor e a direção hidráulica; os assentos com revestimento em tecidos finos
ou couro, dependendo do gosto do cliente; o controle de altura e inclinação dos
assentos dianteiros; a injeção eletrônica, lembrando que essa tecnologia era
uma novidade no Brasil; o câmbio manual de cinco marchas ou automático de
quatro marchas; as suspensões dianteira e traseira independentes, com
amortecedores a gás, molas helicoidais e barras estabilizadoras, combinando
conforto e estabilidade e, em algumas versões, com a possibilidade de auto-ajustamento
da altura da suspensão traseira, por meio de computador; a carroceria monobloco
em aço galvanizado, também uma novidade na época; os cintos de segurança de
três pontos, com pré-tensionadores; os faróis de neblina e a regulagem
de altura do feixe ou facho de luz dos faróis principais; as rodas de liga
leve; os freios a discos nas quatro rodas, com ABS ou antibloqueio (também uma novidade na época) e os vidros elétricos, com trava
central elétrica.
Alguns desses itens de conforto, segurança e
desempenho, como o airbag para motorista, por exemplo, foram introduzidos na
linha Mercedes-Benz 190 de 3ª geração alguns anos após o início da fabricação
seriada, em 1983, portanto, caso tenha interesse em algum desses exemplares,
confirme com o atual proprietário cada um deles.
O acabamento interno do Mercedes-Benz 190E é refinado
e sóbrio, com seleção criteriosa de materiais usados no painel, no volante, no
console central e nos revestimentos dos assentos e das portas. Uma curiosidade,
algumas versões desse modelo de automóvel não têm detalhes em madeira nobre
porque a proposta do fabricante era de oferecer uma combinação de aspecto
executivo com um toque de esportividade.
MERCADO
Logo acima, os encantos do Mercedes-Benz 190E, um
sedan de luxo de tamanho médio com design levemente conservador, mas que teima
em não envelhecer, um símbolo de status no Brasil na década de 1990, testado pelas revistas Quatro Rodas e Autoesporte, inclusive. Logo
abaixo, espaço interno suficiente para dois passageiros adultos e uma criança no
banco de trás e acabamento caprichado em couro.
O sedan de luxo Mercedes-Benz 190E chegou ao Brasil no
início da década de 1990 para satisfazer consumidores exigentes e de alto poder
aquisitivo. Ele veio para disputar a faixa premium com os modelos sedans de
tamanhos médio e grande BMW Série 3 (inclusive o BMW 325 e BMW 328),
Audi A4 (o menor sedan da marca Audi, na época), Alfa Romeo 164, Saab 9000, Chevrolet Omega, Subaru Legacy, Honda
Accord, Mitsubishi Galant, Volkswagen Passat, Chrysler Stratus, Ford Taurus e Ford Mondeo,
Kia Clarus, Toyota Camry e Infinity
Q45 e o hatch de alto luxo francês Citroen
XM.
Ele (ou ela, se você preferir) impressionou os consumidores brasileiros
de alto poder aquisitivo e até mesmo a imprensa com o seu nível de
sofisticação, com ênfase nos aspectos de conforto e desempenho, dentro dos padrões para a categoria premium da época.
Apesar do preço elevado, o Mercedes-Benz 190E foi bem
vendido em várias partes do mundo, com mais de 1.870.000 unidades fabricadas. A
partir de 1994, ele foi substituído na linha de montagem da fabricante alemã
pelos sedans de luxo da família Mercedes-Benz Classe C, também um grande
sucesso de vendas.
O eventual comprador deve ser seletivo e deve tomar
alguns cuidados na hora da compra, verificando se o exemplar que lhe interessa
está realmente em bom estado de conservação. Geralmente, os consumidores da marca Mercedes-Benz possuem um perfil parecido, são cuidadosos com os veículos que possuem, mas mesmo assim é bom verificar com atenção o estado de conservação. Além disso, o eventual comprador deve ser
criterioso na manutenção do modelo, é necessário verificar se na região onde
mora há concessionárias da marca Mercedes-Benz ou oficinas mecânicas
competentes e que entendam de automóveis premium, como as oficinas da franquia
High-Torque, por exemplo.
A manutenção do Mercedes-Benz 190E não é barata, mas o
carro compensa o seu dono com prazer de dirigir com conforto, segurança e
classe.
FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
MERCEDES 190E
- Capacidade: 5 lugares (incluindo motorista);
- Comprimento: Aprox. 4,5 metros;
- Largura: Aprox. 1,7 metro;
- Altura: Aprox. 1,4 metro;
- Entre-eixos (espaço interno): Aprox. 2,6 metros;
- Carroceria: Sedan de 4 portas;
- Plataforma:
- Motorização: Dianteira, aspirada, longitudinal, quatro cilindros em linha, 2.300 cilindradas, com 16 válvulas;
- Potência e torque: 185 cavalos e 24 kgfm;
- Alimentação: Injeção eletrônica multiponto Bosch;
- Transmissão: Manual (5 marchas) ou automática (4 marchas);
- Aceleração 0 a 100 km / h: Aprox. 8 segundos (vazio);
- Aceleração 0 a 100 km / h: Aprox. 10 segundos (lotado);
- Consumo cidade: Aprox. 8 km / litro;
- Consumo rodovia: Aprox. 12 km / litro;
- Suspensão dianteira: Independente, com molas helicoidais, amortecedores e barra estabilizadora;
- Suspensão traseira: Multilink (5 pontos de fixação), com molas, amortecedores e barra;
- Freios: Discos nas quatro rodas, com ABS;
- CX (eficiência aerodinâmica):
- Porta-malas: 380 litros;
- Rodas e pneus: Aro 15, 205/55 VR Pirelli;
- Peso (vazio): Aprox. 1.230 kg (câmbio mecânico);
- Design da carroceria: Peter Pfeiffer;
- Preço (no Brasil): Aprox. R$ 48 mil (usado / bom estado de conservação);
ONDE COMPRAR
- Mercado Livre (classificados): https://www.mercadolivre.com.br
- OLX Brasil (classificados): http://www.olx.com.br/brasil
- iCarros (classificados): https://www.icarros.com.br/principal/index.jsp
- Webmotors (classificados): https://www.webmotors.com.br
- Amazônia
- ATR-42
- ATR-72
- Volvo XC90
- Informática (Parte 1)
- Saab JAS 39 Gripen NG
- Beechcraft Corporation
- Beechraft King Air
- Agricultura e Pecuária
- Pesos e Medidas
- Ônibus Espacial
- Nissan Pathfinder
- Galvanização (Química)
- Cessna 208B Grand Caravan
- Cessna Citation
- Nota Fiscal
- Bombardier Learjet
- Land Rover Range Rover
- Apicultura (Mel e Própolis)
- Neiva (Indústria Aeronáutica)
- Citroen XM
- Cirrus Aircraft
- Satélites (Telecomunicações)
- Gastrite (Medicina)
- Indústria Automobilística
- Informática (Parte 2)
- Nutrientes (Medicina e Veterinária)
- Agronegócios / Agribusiness (Economia)
- Rumo ALL (Companhia Ferroviária)
- Aquecimento Global
- Embraer KC-390 (Força Aérea Brasileira)
- Saneamento Básico
- Bombardier (Indústrias de Veículos)
- Embraer
- Injeção Eletrônica (Mecânica)
- Transportes no Brasil (Logística)
- Hyundai Terracan
- Ford Escort
- Energia Solar Fotovoltaica
- Chevrolet Classic
- Energia Elétrica
- Boeing 737
- Paul Mauriat (Música)
- Ford Fusion
- Audi Q7
- Conexão ADSL (Telecomunicações)
- Aeroporto Campo de Marte
- Segurança Privada
- Echostar Corporation
- Drones
- Nobreak (Informática)
- Piper Aircraft
- Atari Incorporated
- James Bond (Cinema)
- Embarcações (Indústria Naval)
- Projeto M (Ford do Brasil)
- Roteadores (Telecomunicações)
- Volvo 850
- Catalisador (Indústria Automobilística)
- Panetone
- Mercedes-Benz Classe M
- Aeroporto de Congonhas
- Aeroporto Santos Dumont
- Jeep Grand Cherokee
- Alfa Romeo 164
- Documentos (Administração)
- Embraer EMB-314 Super Tucano
- Volvo 960
- Ford EcoSport
- Chevrolet Astra
- Citroen C5
- Alfa Romeo 156
- Embraer AMX (Força Aérea Brasileira)
- Chevrolet Zafira
- Maconha (Segurança Pública)
- Renault Scénic
- Ford do Brasil
- Volkswagen Fusca
- Airbus A320
- Citroen Xsara Picasso
- General Motors do Brasil
- FAB - Força Aérea Brasileira
- Helibras AS350 Esquilo
- Chevrolet Monza
- Ford Corcel
- Embraer E-190
- Toyota Land Cruiser Prado
- Chassis Agrale MA Microbus
- Embraer E-195
- Airbus A321
- Casa C-295 (Força Aérea Brasileira)
- Airbus A319
- Computador (Informática)
- Peugeot 206
- Chassis Iveco Scudato
- Citroen Xantia
- Ford Edge
- BMW Série 3
- Audi A3
- Ford Versailles
- Volkswagen Santana
- Mercedes-Benz Classe A (1ª geração)
- Ford Belina
- Ford Del Rey
- Aço (Siderurgia)
- Volkswagen Delivery
- Açúcar (Agroindústria)
- Ford Mondeo
- Chevrolet Opala
- Música Eletrônica (Indústria Fonográfica)
- Lamborghini Diablo
- Unidade Embraer Botucatu
- Bateria (Química e Física)
- Pepsico do Brasil
- Grupo Boticário
- Ford Ranger
- Aeronaves (Indústria Aeronáutica)
- Chevrolet S10
- Úlcera (Medicina)
- Chassis Mercedes-Benz LO
- Água (Biologia e Química)
- Chevrolet Omega
- Toyota Hilux SW4
- Ford F-250
- Hyundai HR
- Kia Bongo
- Unilever Brasil
- Circuito Eletrônico (Eletrônica)
- Conservação de Alimentos (Culinária)
- Fiat Uno (1ª Geração)
- Aviação Agrícola (Agricultura)
- Porsche 911
- Mercedes-Benz ML 320
- Volvo XC90 Momentum
- Ferrari 360
- Álcool (Agroindústria)
- Ford Explorer
- Lockheed Hercules (Força Aérea Brasileira)
- Alumínio (Metalúrgica)
- Chrysler Stratus
- Kia Clarus
- Fiat Tempra
- Antibióticos (Medicina e Veterinária)
- Hyundai HD 80
- Hyundai HD 78
- Chevrolet Prisma
- Caminhões Mercedes-Benz Atego
- Injeção Direta (Mecânica)
- CRDI - Common Rail Direct Injection
- Honda HA-420 HondaJet
- Dodge Journey
- Fiat Freemont
- Componentes Eletrônicos
- Água Oxigenada (Química)
- Atmosfera (Química e Física)
- IRPF - Imposto de Renda de Pessoa Física
- Navios (Engenharia Naval)
- Barcos (Engenharia Naval)
- Bicicleta (Ciclismo)
- Mata Bicheiras (Agropecuária)
- Volkswagen Gol (1ª Geração)
- Volkswagen Voyage (1ª Geração)
- Volkswagen Parati (1ª Geração)
- Volkswagen Saveiro (1ª Geraçao)
- Chevrolet Corsa Classic
- Chevrolet Corsa Sedan
- Atmosfera Terrestre
- Volvo S70
- Mercedes-Benz 190E
- Modem (Telecomunicações)
- Land Rover Range Rover Evoque
- Embraer EMB-203 Ipanema
- Ferrari F355
- Mercedes-Benz SLK
- Volkswagen New Beetle
- Aquífero Guarani (Geografia)
- Ford Pampa
- Mini Cooper
- Mercedes-Benz GLE 400D
- Mercedes-Benz Classe GLE
- Mercedes-Benz ML 430
- BMW Z3
- Volvo 850 GLT
- Chevrolet Trailblazer
- Chevrolet Blazer
- Toyota Hilux
- Saab 9000 CD
- Audi A3 Sedan
- Volkswagen Gol (2ª Geração)
- Volkwagen Parati (2ª Geração)
- Volkwagen Saveiro(2ª Geração)
- Projeto AB9 (Volkswagen)
- Honda Civic
- Marcopolo Paradiso G6 1550 LD
- Fiat Doblò
- Busscar Panorâmico DD
- Audi TT
- Marcopolo Paradiso G6 1800 DD
- Embraer E195-E2
- Embraer E190-E2
- Airbus H125
- Caminhões Volvo FMX
- Líder Aviação (Transporte Aéreo)
- Lamborghini Murciélago
- Toyota Corolla
- BMW X5
- Mercedes-Benz Classe C
- Velocidade de Internet (Informática)
- Micro-Ônibus AMD Solum
- Volkswagen Tiguan
- Mitsubishi Pajero TR4
- Renault Kangoo
- Jaguar I-Pace
- Busscar Vissta Buss DD
- Fast Food (Comércio)
- Blindagem de Automóveis
- Marcopolo Paradiso G7 1800 DD
- Chassis Agrale MA Midibus
- Citroen Jumper
- Ônibus AMD Alamo
- Eudora (Indústria Cosmética)
- Vult (Indústria Cosmética)
- Alfa Romeo 2300
- Pilha (Química e Física)
- Citroen Berlingo
- Caminhões Mercedes-Benz Axor
- Fiat 147
- Refrigerador (Conservação de Alimentos)
- John Williams (Música)
- Honda NSX
- Fiat Fiorino
- Fiat Elba
- Fiat Prêmio (1ª geração)
- Fiat Duna
- Busscar Vissta Buss HI
- Mitsubishi L200
- Renault Laguna
- Chevrolet Silverado
- Plástico (Indústria)
- Id, Ego e Superego (Psicologia)
- Audi A8
- Black Music (Indústria Fonográfica)
- Fiat Palio (1ª geração)
- Fiat Strada (1ª geração)
- Fiat Palio Weekend
- Fiat Siena (1ª geração)
- Projeto 178 (Fiat do Brasil)
- Teorias Psicológicas de Freud
- Chevrolet Onix Joy
- Chevrolet Joy Plus
- Aeroporto de Guarulhos
- Scania S 450
- Volkswagen Polo
- Carpenters (Música)
- Petróleo (Economia e Política)
- Suzanne Ciani (Música)
- Fiat Ducato
- Chevrolet Equinox
- Citroen C4 Pallas
- Land Rover Freelander
- Ennio Morricone (Música)
- Poços de Água (Geologia)
- Nissan Frontier
- Hanna-Barbera (Cinema e TV)
- Turboélice (Indústria Aeronáutica)
- Missão Impossível (Cinema)
- Abelha Rainha (Apicultura)
- Abelha Operária (Apicultura)
- Direitos Humanos
- Victor & Leo (Música)
- Volkswagen Amarok
- Fiat Toro
- Celibato (Religião)
- DJI Agras T40
- Vangelis (Música Eletrônica)
- Inflação (Economia)
- Scania 113
- Deus (Religiões Monoteístas)
Atenção: As informações, conceitos e valores (preços) emitidos neste artigo ou página são apenas de caráter informativo e podem não estar absolutamente precisos e rigorosos, pois esse não é o objetivo do blog. Para informações, conceitos e valores mais precisos e rigorosos entre em contato com o fabricante e/ou com seu representante de vendas.
REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
- Quatro Rodas / Abril: https://quatrorodas.abril.com.br/noticias/classicos-mercedes-benz-190-e-2-3-16-luxuoso-e-vitorioso/
- Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Mercedes-Benz_W201
- Portal Mercedes Brasil: https://www.portalmercedesbrasil.com/t17740-w201-ficha-tecnica
- Mercedes-Benz AG (divulgação): Imagens
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