CHEVROLET PRISMA
CHEVROLET
PRISMA
A General Motors é uma grande e tradicional fabricante americana de automóveis, pickups, comerciais leves, caminhões e peças automotivas. Em 2018, por exemplo, ela foi a quarta maior fabricante de veículos do planeta, com mais de 7,1 milhões de unidades fabricadas. Ela foi fundada em 1908 nos Estados Unidos pelo empresário americano William Durant e está sediada em Detroit, no estado de Michigan. Ela foi formada a partir do agrupamento de várias outras indústrias do ramo automotivo. Em 1921, o alto executivo americano Alfred Sloan Junior assumiu o controle da organização, dando início a um amplo programa de profissionalização das suas gerências, o que contribuiu para torná-la a líder mundial na fabricação de automóveis naquela época, posição alcançada até 2008.
Logo acima, imagem da dianteira do gracioso Chevrolet Prisma de primeira geração, um dos modelos de sedans compactos populares mais bonitinhos da General Motors do Brasil na década de 2000, um sucesso de vendas da marca Chevrolet no Brasil, um dos modelos de sedans compactos mais vendidos do país por vários anos seguidos, atualmente disponível somente no mercado de automóveis usados. Logo abaixo, a traseira também bonitinha desse sedan nacional.
O Chevrolet Prisma é um automóvel sedan ou sedã compacto extremamente econômico e com acabamento simples, para uso moderado, urbano e rodoviário, com carroceria monobloco de aço, com quatro portas, suspensão independente nas quatro rodas e várias opções de motorização transversal, todas elas com volume variando entre 1.000 cilindradas e 1.400 cilindradas.
De modo geral, a família Chevrolet Prisma é composta por duas modernas gerações diferentes de automóveis compactos com carroceria do tipo sedan, ambas com quatro portas laterais, porta-malas de capacidade bem razoável na 1ª geração e boa capacidade na 2ª geração. São sedans pequenos, modelos de nível de entrada, mas que não se confundem com projetos despojados e defasados tecnologicamente, pois possuem um bom nível de tecnologia embarcada, com alto nível de eficiência energética, inclusive.
Logo acima, imagem do painel, do volante e dos assentos dianteiros do sedan compacto Chevrolet Prisma de primeira geração, baseado na mesma plataforma usada para a montagem do Chevrolet Celta e do Chevrolet Corsa Classic. Embora compartilhe grande parte do número total de peças, partes e componentes do Chevrolet Celta, na verdade o Chevrolet Prisma de primeira geração é esteticamente bem resolvido. Logo abaixo, espaço suficiente no assento traseiro para dois adultos e uma criança.
O sedan de entrada Chevrolet Prisma de 1ª geração faz parte do Projeto Arara-Azul da General Motors do Brasil, do qual o seu irmão Chevrolet Celta também faz parte, também fabricado a partir da década de 2000 em Gravataí, no interior do estado do Rio Grande do Sul, uma das mais modernas fábricas de automóveis do Brasil, a primeira fábrica da General Motors do Brasil fora do estado de São Paulo, seguida, anos depois, em 2013, de outra fábrica no município de Joinville, no estado de Santa Catarina.
Logo acima, imagem do painel, do volante e dos assentos dianteiros do sedan compacto Chevrolet Prisma de segunda geração, baseado na moderna plataforma usada para a montagem do hatch compacto Chevrolet Onix de primeira geração, o carro que lhe deu origem. O sedan compacto compartilha grande parte do número total de peças, partes e componentes do Chevrolet Onix, mas com uma personalidade própria, com estética esmerada, realmente bonito. Logo abaixo, espaço suficiente no assento traseiro para dois adultos e uma criança.
O sedan de entrada Chevrolet Prisma de 2ª geração faz parte do Projeto GSV, cujas siglas em inglês significam Global Small Vehicle, da gigante americana General Motors, a matriz do grupo multinacional. Na década de 2010, a General Motors do Brasil deu início ao projeto do Chevrolet Onix, o substituto natural do Chevrolet Celta, seguido do então novo Chevrolet Prisma, com fabricação em série também a partir de 2013, este um modelo diretamente derivado do Chevrolet Onix, e rapidamente ambos os modelos alcançaram o topo do mercado de automóveis no Brasil, desde então como os mais vendidos de seus respectivos segmentos.
Nas décadas de 2000 e 2010, o Chevrolet Prisma foi uma das linhas de automóveis mais bem-sucedidas do mercado brasileiro. Ele foi introduzido aqui no Brasil para complementar o portfólio de produtos da General Motors do Brasil, composto também pelo Chevrolet Corsa Classic ou Chevrolet Classic, um grande sucesso de vendas no mercado de automóveis sedans compactos relativamente baratos e econômicos.
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JOY PLUS
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INTRODUÇÃO
Logo acima, imagem da dianteira do gracioso Chevrolet Prisma de segunda geração, o sedan popular da
General Motors do Brasil, um sucesso de vendas da marca Chevrolet no Brasil, o
sedan compacto mais vendido do país por vários anos seguidos da década de 2010, mantido em linha de produção seriada até alguns anos atrás. Logo abaixo, a também graciosa traseira do carrinho popular da marca americana, uma das melhores opções de carros compactos da década de 2010, aqui no Brasil.
O Chevrolet Prisma
é um econômico, moderno e prático automóvel sedan compacto de quatro portas,
criado, desenvolvido e fabricado em larga escala no Brasil, a partir da década
de 2000, pela General Motors do Brasil,
sob a marca Chevrolet, que utilizou
como base para sua criação e desenvolvimento o modelo compacto com formato hatch então recém
lançado Chevrolet Celta, os dois modelos compartilhando um grande número de
peças, partes e componentes, praticamente idênticos.
No Brasil, o Chevrolet Prisma foi lançado no ano de 2006
para incrementar a oferta de sedans compactos da marca Chevrolet, ao lado do
econômico sedan compacto Chevrolet Corsa
Classic, conhecido também como Chevrolet
Corsa Sedan e Chevrolet Classic,
também um sucesso de vendas da Chevrolet nas décadas de 1990, 2000 e
2010, com mais de 1.500.000 unidades vendidas.
O Chevrolet Prisma, conhecido posteriormente como Chevrolet Onix Joy e Chevrolet
Joy Plus, foi um grande sucesso de vendas no mercado brasileiro, o resultado de uma
combinação equilibrada de características estéticas que agradaram ao típico
consumidor familiar brasileiro e características mecânicas adaptadas para as
duras condições das estradas, rodovias, ruas e avenidas brasileiras.
Durante as décadas de 2000 e 2010, os
principais concorrentes do Chevrolet Prisma foram o Ford KA Sedan, o Hyundai HB20 Sedan, o Volkswagen
Voyage, o Ford Fiesta Sedan, o Fiat Siena e o Fiat Grand Siena, o Toyota
Etios Sedan e o Renault Logan.
Porém, alguns desses modelos não são mais fabricados e, assim como o próprio Chevrolet Prisma, estão disponíveis somente no mercado nacional de automóveis usados.
A
GENERAL MOTORS
A General Motors é uma grande e tradicional fabricante americana de automóveis, pickups, comerciais leves, caminhões e peças automotivas. Em 2018, por exemplo, ela foi a quarta maior fabricante de veículos do planeta, com mais de 7,1 milhões de unidades fabricadas. Ela foi fundada em 1908 nos Estados Unidos pelo empresário americano William Durant e está sediada em Detroit, no estado de Michigan. Ela foi formada a partir do agrupamento de várias outras indústrias do ramo automotivo. Em 1921, o alto executivo americano Alfred Sloan Junior assumiu o controle da organização, dando início a um amplo programa de profissionalização das suas gerências, o que contribuiu para torná-la a líder mundial na fabricação de automóveis naquela época, posição alcançada até 2008.
Atualmente, a General Motors está presente em quase
todos os países do mundo, com mais de 396 instalações de diversos tipos e
finalidades, incluindo fábricas próprias, de suas subsidiárias ou de empresas
nas quais tem participação societária, atuando inclusive na importação e
comercialização de automóveis de suas marcas, fabricados em outros países. Ela
emprega, no total, mais de 250 mil pessoas e possui no seu portfólio várias
marcas, entre elas a Buick, a Chevrolet, a Cadillac,
a GMC, a ACDelco, esta uma fabricante de peças e componentes automotivos, e
a Daewoo / GM Korea, da Coreia do Sul, com uma participação societária de cerca de 50% nesta fabricante.
A subsidiária brasileira da General Motors é a General
Motors do Brasil, ela foi a segunda maior fabricante e vendedora de veículos do
Brasil em 2019, por exemplo, incluindo automóveis e pickups, com mais de 475 mil unidades
vendidas, entre nacionais e importados. Ela foi fundada no Brasil em 1925, mas
nos primeiros cinco anos de suas atividades aqui só montava no Brasil os
automóveis quase prontos importados dos Estados Unidos. Somente a partir de
1930 a General Motors do Brasil passou a fabricar, de fato, veículos no Brasil.
O primeiro modelo de automóvel de passeio fabricado no Brasil pela empresa foi
o Chevrolet Opala, em 1968.
Em 2022, a General Motors anunciou que todas as suas marcas estavam abandonando o mercado russo de automóveis e utilitários, por razões óbvias...
PRINCIPAIS
CARACTERÍSTICAS
Logo acima, imagem da dianteira do gracioso Chevrolet Prisma de primeira geração, um dos modelos de sedans compactos populares mais bonitinhos da General Motors do Brasil na década de 2000, um sucesso de vendas da marca Chevrolet no Brasil, um dos modelos de sedans compactos mais vendidos do país por vários anos seguidos, atualmente disponível somente no mercado de automóveis usados. Logo abaixo, a traseira também bonitinha desse sedan nacional.
O Chevrolet Prisma é um automóvel sedan ou sedã compacto extremamente econômico e com acabamento simples, para uso moderado, urbano e rodoviário, com carroceria monobloco de aço, com quatro portas, suspensão independente nas quatro rodas e várias opções de motorização transversal, todas elas com volume variando entre 1.000 cilindradas e 1.400 cilindradas.
Parte das versões do Chevrolet Prisma se encaixam na
categoria conhecida no Brasil como popular, que é uma faixa de mercado formada
por automóveis compactos, todos com motorizações de 1.000 cilindradas e
carrocerias monobloco de aço.
Embora a primeira geração do Chevrolet Prisma não seja
fruto de um projeto totalmente novo, ela ainda pode ser considerada moderna,
com motorização transversal e injeção eletrônica multiponto de combustível.
Automóveis com motorização transversal são mais seguros porque em caso de
acidente grave com impacto frontal o risco do bloco do motor invadir o
habitáculo do carro é menor.
O carro foi projetado para cinco pessoas adultas no
total, incluindo o condutor, mas na prática é possível transportar com razoável
conforto quatro pessoas adultas e mais uma criança no centro do banco traseiro,
com ou sem assento de elevação fixado, dependendo da idade. Um quinto ocupante
adulto é possível, mas viajaria com algum desconforto. Nas rodovias, com cinco
pessoas a bordo e bagagem, não é aconselhável exigir muito nas ultrapassagens das versões com
motores de 1.000 cilindradas...
No Brasil, nos primeiros anos de fabricação, lá atrás,
na década de 2000, as primeiras versões disponíveis do Chevrolet Prisma eram a
básica Chevrolet Prisma Joy e a mais completa Chevrolet Prisma Maxx, ambas
fabricadas no município de Gravataí, no estado do Rio Grande do Sul. A moderna
motorização GM 1.4 EconoFlex, por exemplo, usada para tracionar os modelos
Chevrolet Prisma de 1ª geração, faz parte da chamada Família I de motores. Ela
representou uma melhoria em relação às versões anteriores de motores dessa
mesma Família I, esta usada na década de 1990 para tracionar os automóveis
Chevrolet Corsa e Chevrolet Corsa Sedan, por exemplo. É o suficiente para tracionar
moderadamente a carroceria leve do Chevrolet Prisma, na cidade
ou na rodovia, mesmo com o condutor e mais três pessoas adultas e uma criança a
bordo.
Vale ressaltar que, de modo geral, o limite médio
atual de velocidade estabelecido para as rodovias brasileiras é de cerca de 100
km/h para os chamados veículos leves de passeio, praticamente o mesmo limite
de velocidade estabelecido por lei na década de 2000 e na década passada. Portanto,
as motorizações de 1.400 cilindradas e de 1.000 cilindradas do Chevrolet Prisma
combinavam com a proposta do fabricante de um veículo leve de passeio de uso
moderado, dedicado a transportar a família, na cidade e na rodovia, nos dias se
semana, para ir ao trabalho, para fazer compras e levar os filhos à escola, e, nos finais de semana e feriados, para ir à praia, à lanchonete ou sorveteria de dia e para ir à igreja à
noite.
CRIAÇÃO
E DESENVOLVIMENTO
De modo geral, a família Chevrolet Prisma é composta por duas modernas gerações diferentes de automóveis compactos com carroceria do tipo sedan, ambas com quatro portas laterais, porta-malas de capacidade bem razoável na 1ª geração e boa capacidade na 2ª geração. São sedans pequenos, modelos de nível de entrada, mas que não se confundem com projetos despojados e defasados tecnologicamente, pois possuem um bom nível de tecnologia embarcada, com alto nível de eficiência energética, inclusive.
O conjunto de itens de modernidade
inclui a injeção eletrônica multiponto, a motorização transversal, o bom câmbio
mecânico de cinco marchas, a tração dianteira e a suspensão independente nas quatro rodas. Essa combinação é, conceitualmente, a mais adequada para automóveis compactos, pois alia bom aproveitamento de espaço interno com economia de combustível.
CHEVROLET PRISMA (1ª GERAÇÃO)
Logo acima, imagem do painel, do volante e dos assentos dianteiros do sedan compacto Chevrolet Prisma de primeira geração, baseado na mesma plataforma usada para a montagem do Chevrolet Celta e do Chevrolet Corsa Classic. Embora compartilhe grande parte do número total de peças, partes e componentes do Chevrolet Celta, na verdade o Chevrolet Prisma de primeira geração é esteticamente bem resolvido. Logo abaixo, espaço suficiente no assento traseiro para dois adultos e uma criança.
O sedan de entrada Chevrolet Prisma de 1ª geração faz parte do Projeto Arara-Azul da General Motors do Brasil, do qual o seu irmão Chevrolet Celta também faz parte, também fabricado a partir da década de 2000 em Gravataí, no interior do estado do Rio Grande do Sul, uma das mais modernas fábricas de automóveis do Brasil, a primeira fábrica da General Motors do Brasil fora do estado de São Paulo, seguida, anos depois, em 2013, de outra fábrica no município de Joinville, no estado de Santa Catarina.
Na década de 1990, a General Motors do Brasil
deu início ao projeto do Chevrolet Celta, que teve sua produção seriada
iniciada no ano 2000, seguido do Chevrolet Prisma, em 2006, um modelo
diretamente derivado do Chevrolet Celta, por sua vez também um sucesso de vendas da marca Chevrolet no Brasil, com mais de 1.800.000 unidades fabricadas até 2014.
Basicamente, em linhas gerais, de forma resumida, durante
as décadas de 1990 e 2000 foi aproveitada a plataforma GM4200 ou S4200 da
gigante americana General Motors para dar origem a uma variedade de modelos
compactos dos mais variados formatos de carrocerias, incluindo hatches, sedans
e uma pickup leve, dentre eles o Chevrolet Corsa (hatch), o Chevrolet Corsa
Sedan ou Chevrolet Corsa Classic, o Chevrolet Agile (hatch), a Chavrolet
Montana (pickup leve), o Chevrolet Prisma e o Chevrolet Celta.
Para quem não
sabe, uma plataforma é uma base metálica ou chapa de aço ou, em alguns casos, de
alumínio, sobre a qual se assenta os conjuntos de motor e câmbio e na qual são
fixados ou acoplados os elementos de suspensão. É sobre ela que as demais
chapas metálicas e/ou painéis são soldados ou fixados para formar o que chamamos de
monobloco, que é a parte estrutural do veículo do tipo monobloco, ao contrário
do veículo do tipo carroceria sobre chassi, este formado por dois elementos
estruturais distintos, o chassi e, sobre ele, a carroceria.
A produção seriada do Chevrolet Prisma de 1ª geração, um modelo
brasileiro, nascido no Brasil e focado principalmente no mercado brasileiro, foi iniciada no Brasil em 2006 como um automóvel
da categoria sedan compacto, ou seja, um automóvel com três volumes, com
proporções bem equilibradas entre o cofre do motor e o próprio motor, o
habitáculo (a parte do automóvel em que se acomodam motorista e passageiros) e
o porta-malas bem definido em relação às demais partes da carroceria.
Na
verdade, o Chevrolet Prisma foi uma espécie de “redenção” da Divisão LAAM da
General Motors, o departamento responsável pelo desenho dos modelos fabricados
e comercializados pela empresa na América Latina, na África e Oriente Médio, já
que a traseira do Chevrolet Celta não estava bem resolvida esteticamente, tornando-o um carrinho esteticamente meio desajeitado.
O Chevrolet Prisma se encaixa no segmento compacto de
automóveis, que é aquele segmento em que o baixo peso do monobloco e das demais
peças, partes e componentes que formam o veículo, possibilitam a adoção de uma
motorização bem econômica, com apenas 1.000 cilindradas. Entretanto, no Brasil
ele foi disponibilizado também, na década de 2000, com uma boa opção de
motorização com 1.400 cilindradas, com quatro cilindros em linha, conhecida
como EconoFlex, capaz de funcionar normalmente com gasolina ou etanol / álcool,
em qualquer proporção.
A General Motors do Brasil não estava “brincando em
serviço”, esse motor trouxe várias melhorias à base já conhecida da Família I de
motores, entre elas a tecnologia de alta compressão de mistura ar-combustível,
chamada pelo fabricante de VHC – Very High Compression, com taxa de 12:1, que
aumenta o rendimento do motor, tanto em termos de potência, quanto em termos de
torque e consumo, com respostas mais vigorosas ao acelerador.
Além disso, esse motor GM 1.4 VHC EconoFlex, com duas
válvulas por cilindro, totalizando oito válvulas, foi desenvolvido com sistema
de comando de válvulas com rolamentos de baixo atrito e componentes de menor
inércia. O resultado é uma potência de 85 cavalos e 12 kgfm de torque, com
gasolina, o que, combinado com uma carroceria leve, com apenas 1.050 kg, com ar
condicionado e vários outros opcionais instalados, e um CX ou coeficiente de
penetração aerodinâmica de apenas 0,31 resulta em uma aceleração de 0 a 100
km/h em 11 segundos (vazio) ou 13 segundos (lotado) e um consumo de 10
quilômetros por litro na cidade e 15 quilômetros na rodovia.
Na década de 2000, o Chevrolet Prisma era oferecido
pela General Motors com uma variedade bem razoável de itens de segurança,
conforto e desempenho, disponível como itens de série ou opcionais, dependendo
da versão, incluindo a trava central elétrica, os vidros elétricos e o alarme
antifurto; o vidro traseiro com desembaçador elétrico; os encostos de cabeça
nos assentos traseiros; as barras de proteção nas portas, contra impactos laterais; o rádio AM e FM com CD Player e entrada USB para
arquivos de áudio em MP3 (disponível nas concessionárias); as rodas de alumínio
de aro 14, combinadas com pneus 175/60 R14; o contagiros no painel; o ar
condicionado e o aquecedor; vários porta objetos espalhados pelo interior do
veículo; a abertura interna da tampa do porta-malas; o aviso sonoro de faróis
acesos; a direção hidráulica; os faróis de neblina; e o sensor de
estacionamento; dentre outros.
A versão popular do Chevrolet Prisma, com motorização
de 1.000 cilindradas, também com oito válvulas, foi lançada no Brasil com o
nome Chevrolet Prisma Joy, com injeção eletrônica multiponto e câmbio mecânico
de 5 marchas. O seu motor desenvolve modestos 77 cavalos e 10 kgfm de torque. Mas a lista de equipamentos disponíveis
não era pequena, pelo contrário, o Chevrolet Prisma Joy oferecia quase tudo o
que a versão mais completa Chevrolet Prisma Maxx, com motorização de 1.400
cilindradas, oferecia, seja como itens de série ou como opcionais.
Posteriormente, anos depois, a versão Chevrolet Prisma Joy foi disponibilizada
também com motorização de 1.400 cilindradas, mantendo somente as diferenças de
padrão de acabamento e nível de equipamentos entre as duas versões.
A base do Chevrolet Prisma é a plataforma
internacional GM4200, conhecida também como S4200, da multinacional americana
General Motors, usada também para a fabricação do Chevrolet Corsa Classic,
lançado cerca de 10 anos antes, mas na época ainda usando o nome Chevrolet
Corsa Sedan. Não é uma plataforma espaçosa, ela é compacta, com entre-eixos de
apenas 2,4 metros, mas é suficiente para atender às necessidades do típico
consumidor pai de família e dona de casa brasileiros das classes média e baixa,
com um levemente ousado conjunto de para-choques dianteiro e traseiro, e um
conjunto de assentos dianteiros e traseiro com linhas agradáveis, combinados
com o painel e o volante, também com linhas agradáveis.
Considerando a época em que foi lançado, o Chevrolet
Prisma tinha um visual moderno e levemente ousado para sua época, com o capo do
motor bem inclinado para melhorar a visibilidade que o motorista tem a sua
frente, com a adoção de um design de linhas harmônicas e bem resolvidas, sem
ousadias estéticas, por um lado, e sem excesso de conservadorismo, por outro
lado. Um meio termo entre modernidade e discrição, desenhado para quem não
quer chamar muita atenção por onde passa mas, por outro lado, não quer parecer
quadrado.
Na década de 2000, o Chevrolet Prisma foi projetado e
fabricado desde o início com quatro portas, reforçando sua vocação familiar. A
tampa do porta-malas é bem definida e dá acesso ao compartimento traseiro para
cerca de 440 litros de bagagens, uma das razões para o seu sucesso no mercado
brasileiro entre os automóveis compactos de nível de entrada, geralmente com
preços mais acessíveis que os automóveis médios.
O Chevrolet Prisma de 1ª geração foi desenvolvido
especialmente para o mercado brasileiro, o resultado final foi considerado
satisfatório pelo mercado e considerado bem razoável pela imprensa, era uma das
melhores opções nacionais entre os automóveis sedans compactos, com a mesma
distância entre os eixos que o Chevrolet Corsa Classic e com 10 centímetros a
mais de comprimento total.
Mais de 600.000 unidades da 1ª geração do Chevrolet Prisma foram fabricadas no Brasil, com uma
parte menor delas exportada para alguns países da América Latina.
CHEVROLET PRISMA (2ª GERAÇÃO)
Logo acima, imagem do painel, do volante e dos assentos dianteiros do sedan compacto Chevrolet Prisma de segunda geração, baseado na moderna plataforma usada para a montagem do hatch compacto Chevrolet Onix de primeira geração, o carro que lhe deu origem. O sedan compacto compartilha grande parte do número total de peças, partes e componentes do Chevrolet Onix, mas com uma personalidade própria, com estética esmerada, realmente bonito. Logo abaixo, espaço suficiente no assento traseiro para dois adultos e uma criança.
O sedan de entrada Chevrolet Prisma de 2ª geração faz parte do Projeto GSV, cujas siglas em inglês significam Global Small Vehicle, da gigante americana General Motors, a matriz do grupo multinacional. Na década de 2010, a General Motors do Brasil deu início ao projeto do Chevrolet Onix, o substituto natural do Chevrolet Celta, seguido do então novo Chevrolet Prisma, com fabricação em série também a partir de 2013, este um modelo diretamente derivado do Chevrolet Onix, e rapidamente ambos os modelos alcançaram o topo do mercado de automóveis no Brasil, desde então como os mais vendidos de seus respectivos segmentos.
Basicamente, em linhas gerais, de forma resumida,
durante a década de 2010 foi usada a plataforma sul-coreana GM-GSV, conhecida
também como plataforma GM Gamma II, da subsidiária GM Korea / Daewoo para dar origem a
uma variedade de modelos compactos dos mais variados formatos de carrocerias,
incluindo hatches, sedans, SUV’s / Crossovers e uma minivan familiar, entre
eles o Chevrolet Onix (hatch), a Chevrolet Spin (minivan), o Chevrolet Cobalt (sedan)
e o Chavrolet Tracker (SUV).
Mudou quase tudo em relação à geração anterior do Chevrolet Prisma, que já era considerado um carrinho moderno.
Mudou e melhorou. A começar pelo entre-eixos aumentado em quase 10 centímetros.
Ufa, que alívio! Parece pouco, mas para um adulto que passa horas e horas no
assento traseiro em uma viagem longa pode significar a diferença entre o
conforto e o cansaço.
A produção seriada do Chevrolet Prisma de 2ª geração foi
iniciada no Brasil em 2013, lado a lado, na linha de montagem gaúcha, no município de Gravataí, com seu irmão hatch Chevrolet Onix, o que consumiu um investimento, na época, de mais de R$ 2 bilhões da General Motors do Brasil, principalmente para ampliação e modernização dessa fábrica.
Trata-se de um automóvel da categoria sedan compacto. Esse
conceito de sedan compacto foi mantido em relação à geração anterior, mas a fórmula usada para criação e
desenvolvimento do Chevrolet Prisma de 2ª geração foi melhorada em quase todos
os aspectos em relação à geração anterior, com mais rigidez torcional (robustez) no monobloco, inclusive, o que resultou numa nota de 3 estrelas na avaliação do
Latin NCAP, o órgão independente responsável pela avaliação voluntária
dos níveis de segurança apresentados pelos modelos de automóveis em geral
fabricados e comercializados na América Latina.
O sedan compacto Chevrolet Prisma de 2ª geração foi
disponibilizado, na década de 2010, com duas opções de motorização, uma com 1.400
cilindradas e outra com 1.000 cilindradas, com quatro cilindros em linha e duas
válvulas por cilindro, conhecida como GM VHC EconoFlex SPE/4, uma versão atualizada da
série de motores da Família I, também capaz de funcionar normalmente com gasolina
ou etanol / álcool, em qualquer proporção, mas desta vez com mais potência e
mais torque, graças a algumas melhorias e refinamentos.
Mais uma vez, a General
Motors do Brasil acertou na escolha do conjunto de motores, embora pudesse ter
ousado um pouco mais, com a introdução de uma nova tecnologia de motorização de entrada,
com três cilindros em linha.
Foram desenvolvidas e implementadas uma variedade de
melhorias nessa nova fase de motores, com novos componentes internos, incluindo
novo virabrequim, novo comando de válvulas, novos coletores de admissão e novas
bielas. O resultado dessa motorização melhorada GM VHC EconoFlex SPE/4 de 1.400
cilindradas é uma potência de 98 cavalos e 14 kgfm de torque, com gasolina, o
que, combinado com uma carroceria leve, com apenas 1.080 kg, com ar
condicionado e vários outros opcionais instalados, e um CX ou coeficiente de
penetração aerodinâmica de apenas 0,33 resulta em uma aceleração de 0 a 100 km/h em 12 segundos
(vazio) ou 14 segundos (lotado) e um consumo de 10 quilômetros por litro na cidade e 15 quilômetros na
rodovia.
Na década de 2010, o Chevrolet Prisma de 2ª geração era
oferecido pela General Motors com uma boa variedade de itens de segurança,
conforto e desempenho, disponível como itens de série ou opcionais, dependendo
da versão, incluindo a trava central elétrica, os vidros elétricos e o alarme
antifurto; os dois airbags dianteiros; os freios a disco nas rodas dianteiras e tambores nas rodas traseiras, com ABS ou
sistema antitravamento das rodas; os sensores de estacionamento; o vidro
traseiro com desembaçador elétrico; os encostos de cabeça nos assentos
traseiros; o sistema
multimídia MyLink, com receptor para rádios FM e entrada USB para arquivos de
áudio em MP3; as rodas de aço ou de liga leve de aro 15, com pneus 185/65
R15, o que combinado com uma suspensão dianteira independente McPherson e uma
suspensão traseira com eixo de torção resultou em um bom comportamento dinâmico,
mas que não chega a ser esportivo; o conta giros analógico no painel, combinado
com o velocímetro digital e o computador de bordo, uma solução moderna e elegante;
o ar condicionado e o aquecedor; vários porta objetos espalhados pelo interior
do veículo; a direção hidráulica; e os faróis de neblina; dentre outros itens.
A versão popular do Chevrolet Prisma de 2ª geração,
com motorização de 1.000 cilindradas, também com oito válvulas, foi lançada no
Brasil também em 2013, com o nome Chevrolet Prisma Joy, com injeção eletrônica
multiponto e câmbio manual ou mecânico de 5 marchas. O seu motor desenvolve modestos 80
cavalos e 10 kgfm de torque. Mas a lista de equipamentos disponíveis não era
pequena, pelo contrário, o Chevrolet Prisma Joy oferecia quase tudo o que a
versão intermediária Chevrolet Prisma LT e a mais completa Chevrolet Prisma LTZ, ambas com motorização de 1.400 cilindradas, ofereciam, seja como itens de série ou
como opcionais. Posteriormente, a versão Chevrolet Prisma LT foi
disponibilizada também com motorização de 1.000 cilindradas e a versão
Chevrolet Prisma LTZ foi disponibilizada com câmbio automático de 6 marchas.
A base do Chevrolet Prisma de 2ª geração é a
plataforma internacional GM-GSV, conhecida também como GM-Gamma II, da
multinacional americana General Motors, usada também para a fabricação do hatch
Chevrolet Onix, do SUV Chevrolet Tracker e da minivan Chevrolet Spin, também
fabricados na década de 2010.
Ela é uma das melhores plataformas compactas do
mercado automobilístico mundial, com entre-eixos de 2,5 metros, o suficiente
para atender às necessidades do típico consumidor pai de família e dona de casa
brasileiros das classes média e baixa, com um levemente ousado conjunto de
para-choques dianteiro e traseiro, e um conjunto de assentos dianteiros e
traseiro com linhas bem agradáveis, combinados com o painel e o volante, também
com linhas agradáveis, embora não tenha acabamento premium, pois não é a proposta
do veículo.
A partir de 2013, o Chevrolet Prisma de 2ª geração
passou a ter um visual bem moderno e levemente ousado, bem atual, com o capo do
motor bem inclinado para melhorar a visibilidade que o motorista tem a sua
frente, com a adoção de um design de linhas harmônicas e muito bem resolvidas,
sem ousadias estéticas, por um lado, e sem excesso de conservadorismo, por
outro lado.
Ele foi projetado e fabricado desde o início com
quatro portas, reforçando sua vocação familiar. A tampa do porta-malas é bem
definida e dá acesso ao compartimento traseiro para cerca de 500 litros de
bagagens, uma das razões para o seu sucesso no mercado brasileiro entre os
automóveis compactos de nível de entrada, geralmente com preços mais acessíveis
que os automóveis médios.
O Chevrolet Prisma de 2ª geração foi desenvolvido para
vários mercados, incluindo Brasil, México e Colômbia, o resultado final foi
considerado satisfatório pelo mercado e considerado bem razoável pela imprensa,
era uma das melhores opções nacionais entre os automóveis sedans compactos. Até 2021, ele estava em linha de produção seriada, mas renomeado para Chevrolet Joy
Plus, embora uma nova geração de sedans compactos já estivesse em linha de
produção no Brasil, no México e na China, com o nome Chevrolet Onix Plus.
Mais de 800.000 unidades do Chevrolet Prisma de 2ª geração, conhecido também como Chevrolet Onix Plus e Chevrolet Joy Plus, foram fabricadas no Brasil, com uma
parte delas exportada para vários países da América Latina. Os automóveis foram
fabricados principalmente no município de Gravataí, no estado do Rio Grande do Sul, e os seus
motores foram fabricados no município de Joinville, no estado de Santa Catarina.
Ele também foi fabricado por alguns anos no município de São Caetano do Sul, na região metropolitana de São Paulo, até 2022. A sua produção foi transferida, então, para a Colômbia, para atender o mercado Latino Americano, exceto o Brasil, que é atendido pelos novíssimos modelos Chevrolet Onix e Chevrolet Onix Plus.
MERCADO
Nas décadas de 2000 e 2010, o Chevrolet Prisma foi uma das linhas de automóveis mais bem-sucedidas do mercado brasileiro. Ele foi introduzido aqui no Brasil para complementar o portfólio de produtos da General Motors do Brasil, composto também pelo Chevrolet Corsa Classic ou Chevrolet Classic, um grande sucesso de vendas no mercado de automóveis sedans compactos relativamente baratos e econômicos.
De modo geral, a carga tributária brasileira sobre automóveis
populares, com motores de até 1.000 cilindradas, produzidos no Brasil é menos pesada que a carga tributária sobre
automóveis com motores maiores. Aliás, a carga tributária incidente sobre
automóveis com motores grandes no Brasil é elevada, cerca de 40% do preço do
veículo no varejo.
Nessas décadas, os principais concorrentes do
Chevrolet Prisma foram o Ford KA Sedan, o Hyundai HB20 Sedan, o Volkswagen
Voyage, o Ford Fiesta Sedan e o Renault Logan. Não são muitos modelos
concorrentes, mas são concorrentes de peso, cada um deles com suas
características destacadas pelos seus fabricantes, Dentre elas a alta eficiência
no consumo de combustível do Ford KA Sedan; o custo de manutenção previsível e
a qualidade geral do Hyundai HB20 Sedan, com seus cinco anos de garantia; a
modernidade e o design ousado do Ford Fiesta Sedan, que contava com a grande rede
de concessionárias Ford, uma das maiores do Brasil; a mecânica simples e o
baixo custo de manutenção do Volkswagen Voyage; e o espaço interno e a
motorização robusta e bem projetada do Renault Logan.
Alguns desses modelos citados acima não são mais fabricados.
O Chevrolet Prisma foi um grande sucesso de vendas, com
mais de 1.400.000 unidades vendidas desde o lançamento da 1ª geração em 2006. Foram duas geração fabricadas, comercializadas pelas concessionárias da marca
Chevrolet, inclusive com a 2ª geração renomeada para Chevrolet Onix Joy e Chevrolet Joy Plus. Mas é, basicamente, o mesmo
modelo Chevrolet Prisma de 2ª geração, sem mudanças significativas. Ele foi um dos
sedans mais vendidos do Brasil. Ele está entre os automóveis sedans compactos
populares mais acessíveis disponíveis no mercado nacional de automóveis usados.
FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
PRISMA 1.4 VHC ( 1ª GERAÇÃO)
- Capacidade: 5 pessoas, incluindo o motorista;
- Carroceria: Sedan compacto, com monobloco de aço e quatro portas;
- Comprimento: Aprox. 4,1 metros;
- Entre-eixos (espaço interno): Aprox. 2,4 metros;
- Largura: Aprox. 1,6 metro;
- Altura: Aprox. 1,5 metro;
- Motorização (potência): EconoFlex VHC 1.4 de 8 válvulas (85 cavalos / 12 kgfm);
- Motorização: 4 cilindros em linha, transversal, com injeção eletrônica multiponto;
- Transmissão: Manual de 5 velocidades ou marchas;
- CX (aerodinâmica): Aprox. 0,31 (bom);
- Tração: Dianteira;
- Aceleração 0 a 100 km/h: Aprox. 13 segundos (lotado);
- Consumo cidade: Aprox. 10 km / litro (sem ar ligado);
- Consumo rodovia: Aprox. 15 km / litro (sem ar ligado):
- Freios: Discos na frente, tambores atrás;
- Peso vazio / com ar: Aprox. 1.050 kg;
- Preço: Aprox. R$ 28 mil (usado / bom estado de conservação);
PRISMA 1.4 LTZ (2ª GERAÇÃO)
- Capacidade: 5 pessoas, incluindo o motorista;
- Carroceria: Sedan compacto, com monobloco de aço e quatro portas;
- Comprimento: Aprox. 4,3 metros;
- Entre-eixos (espaço interno): Aprox. 2,5 metros;
- Largura: Aprox. 1,7 metro;
- Altura: Aprox. 1,5 metro;
- Motorização (potência): EconoFlex SPE/4 1.4 de 8 válvulas (98 cavalos / 14 kgfm);
- Motorização: 4 cilindros em linha, transversal, com injeção eletrônica multiponto;
- Transmissão: Manual de 5 velocidades ou marchas;
- CX (aerodinâmica): Aprox. 0,33 (bom);
- Tração: Dianteira;
- Aceleração 0 a 100 km/h: Aprox. 14 segundos (lotado);
- Consumo cidade: Aprox. 10 km / litro (sem ar ligado);
- Consumo rodovia: Aprox. 15 km / litro (sem ar ligado);
- Suspensão dianteira: Independente McPherson;
- Suspensão traseira: Eixo de torção;
- Freios: Discos na frente, tambores atrás;
- Rodas e pneus: 185/65 R15;
- Peso vazio / com ar: Aprox. 1.080 kg;
- Preço: Aprox. R$ 58 mil (usado / bom estado de conservação);
PRISMA 1.0 LT (2ª GERAÇÃO)
- Capacidade: 5 pessoas, incluindo o motorista;
- Carroceria: Sedan compacto, com monobloco de aço e quatro portas;
- Comprimento: Aprox. 4,3 metros;
- Entre-eixos (espaço interno): Aprox. 2,5 metros;
- Largura: Aprox. 1,7 metro;
- Altura: Aprox. 1,5 metro;
- Motorização (potência): EconoFlex SPE/4 1.0 de 8 válvulas (80 cavalos / 10 kgfm);
- Motorização: 4 cilindros em linha, transversal, com injeção eletrônica multiponto;
- Transmissão: Manual de 5 velocidades ou marchas;
- CX (aerodinâmica): Aprox. 0,33 (bom);
- Tração: Dianteira;
- Aceleração 0 a 100 km/h: Aprox. 17 segundos (lotado);
- Consumo cidade: Aprox. 10 km / litro (sem ar ligado);
- Consumo rodovia: Aprox. 15 km / litro (sem ar ligado);
- Suspensão dianteira: Independente McPherson;
- Suspensão traseira: Eixo de torção;
- Freios: Discos na frente, tambores atrás;
- Rodas e pneus: 185/65 R15;
- Peso vazio / com ar: Aprox. 1.050 kg;
- Preço: Aprox. R$ 48 mil (usado / bom estado de conservação);
ONDE COMPRAR
- Mercado Livre (classificados): https://www.mercadolivre.com.br/
- OLX Brasil (classificados): https://www.olx.com.br/brasil
- Web Motors (classificados): https://www.webmotors.com.br/
- Shop Car (classificados): https://www.shopcar.com.br/
VEJA TAMBÉM
- Amazônia
- ATR-42
- ATR-72
- Volvo XC90
- Saab JAS 39 Gripen NG
- Beechraft King Air
- Agricultura e Pecuária
- Nissan Pathfinder
- Galvanização (Química)
- Ivermectina (Agropecuária)
- Oxitetraciclina (Agropecuária)
- Cessna 208B Grand Caravan
- Cessna Citation
- Gesso Agrícola (Agricultura e Pecuária)
- Bombardier Learjet
- Land Rover Range Rover
- Apicultura (Mel e Própolis)
- Fenitrothion (Agropecuária)
- Citroen XM
- Cirrus Aircraft
- Satélites (Telecomunicações)
- Gastrite (Medicina)
- Indústria Automobilística
- Mastite Bovina (Agropecuária)
- Nutrientes (Medicina e Veterinária)
- Agronegócios / Agribusiness (Economia)
- Embraer KC-390 (Força Aérea Brasileira)
- Embraer
- Ordenhadeira Mecânica (Agropecuária)
- Injeção Eletrônica (Mecânica)
- Transportes no Brasil (Logística)
- Hyundai Terracan
- Ford Escort
- Energia Solar Fotovoltaica
- Chevrolet Classic
- Energia Elétrica
- Boeing 737
- Paul Mauriat (Música)
- Ford Fusion
- Audi Q7
- Conexão ADSL (Telecomunicações)
- Aeroporto Campo de Marte
- Segurança Privada
- Produção Florestal
- Drones
- Nobreak (Informática)
- Piper Aircraft
- James Bond (Cinema)
- Doramectina (Agropecuária)
- Embarcações (Indústria Naval)
- Propoxur (Veterinária)
- Roteadores (Telecomunicações)
- Mercedes-Benz Classe M
- Aeroporto de Congonhas
- Aeroporto Santos Dumont
- Iodophor (Agropecuária)
- Jeep Grand Cherokee
- Alfa Romeo 164
- Embraer EMB-314 Super Tucano
- Volvo 960
- Ford EcoSport
- Chevrolet Astra
- Citroen C5
- Alfa Romeo 156
- Embraer AMX (Força Aérea Brasileira)
- Pastagem ou Pasto (Agropecuária)
- Chevrolet Zafira
- Maconha (Segurança Pública)
- Renault Scénic
- Ford do Brasil
- Volkswagen Fusca
- Airbus A320
- Citroen Xsara Picasso
- General Motors do Brasil
- FAB - Força Aérea Brasileira
- Mbps - Megabits por Segundo (Informática)
- Chevrolet Monza
- Ford Corcel
- Embraer E-190
- Toyota Land Cruiser Prado
- Airbus A321
- Airbus A319
- Computador (Informática)
- Peugeot 206
- Citroen Xantia
- Ford Edge
- BMW Série 3
- Audi A3
- Ford Versailles
- Volkswagen Santana
- Mercedes-Benz Classe A (1ª geração)
- Ford Belina
- Ford Del Rey
- Aço (Siderurgia)
- Volkswagen Delivery
- Açúcar (Agroindústria)
- Ford Mondeo
- Chevrolet Opala
- Música Eletrônica (Indústria Fonográfica)
- Lamborghini Diablo
- Bateria (Química e Física)
- Ford Ranger
- Aeronaves (Indústria Aeronáutica)
- Água (Biologia e Química)
- Ford F-250
- Hyundai HR
- Kia Bongo
- Circuito Eletrônico (Eletrônica)
- Conservação de Alimentos (Culinária)
- Aviação Agrícola (Agricultura)
- Porsche 911
- Mercedes-Benz ML 320
- Ferrari 360
- Álcool (Agroindústria)
- Ford Explorer
- Lockheed Hercules (Força Aérea Brasileira)
- Alumínio (Metalúrgica)
- Antibióticos (Medicina e Veterinária)
- Chevrolet Prisma
- CRDI - Common Rail Direct Injection
- Honda CR-V
- Ridley Scott (Cinema)
- Dodge Journey
- Fiat Freemont
- Componentes Eletrônicos
- Água Oxigenada (Química)
- Atmosfera (Química e Física)
- IRPF - Imposto de Renda de Pessoa Física
- Jean Michel Jarre (Música)
- TOC - Transtorno Obsessivo Compulsivo
- Navios (Engenharia Naval)
- Barcos (Engenharia Naval)
- Bicicleta (Ciclismo)
- Volkswagen Gol (1ª Geração)
- Volkswagen Voyage (1ª Geração)
- Volkswagen Parati (1ª Geração)
- Volkswagen Saveiro (1ª Geraçao)
- Mata Bicheiras (Agropecuária)
- Lamborghini Gallardo
- Legião Urbana (Música)
- Contêineres (Transporte de Cargas)
- Volvo S70
- Mercedes-Benz 190E
- Modem (Telecomunicações)
- Land Rover Range Rover Evoque
- Embraer EMB-203 Ipanema
- Ferrari F355
- Propriedade Intelectual (Direito)
- Mercedes-Benz SLK
- Volkswagen New Beetle
- Aquífero Guarani (Geografia)
- Ford Pampa
- Mini Cooper
- Mercedes-Benz Classe GLE
- BMW Z3
- Volvo 850 GLT
- Chevrolet Trailblazer
- Chevrolet Blazer
- Toyota Hilux
- Saab 9000 CD
- Audi A3 Sedan
- Volkswagen Gol (2ª Geração)
- Volkwagen Parati (2ª Geração)
- Volkwagen Saveiro(2ª Geração)
- Honda Civic
- Fiat Doblò
- Audi TT
- Chrystian & Ralf (Música)
- Líder Aviação (Transporte Aéreo)
- Lamborghini Murciélago
- Toyota Corolla
- BMW X5
- Mercedes-Benz Classe C
- Volkswagen Tiguan
- Mitsubishi Pajero TR4
- Renault Kangoo
- Jaguar I-Pace
- Audi A3 Sportback
- Citroen Jumper
REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
- Auto Esporte / Globo.com: https://revistaautoesporte.globo.com/Analises/noticia/2016/07/teste-chevrolet-prisma-14-ltz.html
- Auto & Técnica / Band: http://autoetecnica.band.uol.com.br/
- General Motors do Brasil: https://www.chevrolet.com.br/carros/joy-plus
- Auto Esporte / Globo.com: https://autoesporte.globo.com/seu-bolso/noticia/2022/03/governo-federal-reduz-185percent-o-ipi-dos-carros-para-tentar-diminuir-os-precos-e-aumentar-as-vendas.ghtml
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Chevrolet_Prisma
- General Motors do Brasil: https://www.chevrolet.com.br/
- Auto Esporte / Globo.com: https://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2020/01/os-20-fabricantes-que-mais-venderam-carros-no-brasil-em-2019.html
- Automotive Business: https://www.automotivebusiness.com.br/pt/posts/noticias/gm-chega-a-3-milhoes-em-gravatai/
- Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Chevrolet_Onix
- Site Vrum / Jornal Estado de Minas: https://estadodeminas.vrum.com.br/fichatecnica/chevrolet/prisma/2006/004332-0
- Auto Esporte / Globo.com : https://revistaautoesporte.globo.com/Analises/noticia/2016/07/teste-chevrolet-prisma-14-ltz.html
- Quatro Rodas / Abril: https://quatrorodas.abril.com.br/noticias/fim-do-prisma-chevrolet-atualizara-seda-de-entrada-que-chamara-joy-plus/?utm_medium=salesforce&utm_source=news&utm_campaign=news_quatrorodas
- General Motors (divulgação): Imagens
- Wikimedia: Imagens
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