LAMBORGHINI GALLARDO

1ª GERAÇÃO

GALLARDO COUPÉ (A PARTIR DE 2003)
GALLARDO SPYDER (A PARTIR DE 2006)
GALLARDO SUPERLEGGERA (A PARTIR DE 2006)
GALLARDO SE (A PARTIR DE 2005)
GALLARDO NERA (A PARTIR DE 2007)
GALLARDO FIA GT3
GALLARDO SUPER GT

2ª GERAÇÃO

GALLARDO LP 560-4 COUPÉ (A PARTIR DE 2007)
GALLARDO LP 560-4 SPYDER (A PARTIR DE 2007)
GALLARDO LP 560-4 POLIZIA (EM 2008)
GALLARDO LP 550-2 BALBONI (A PARTIR DE 2008)
GALLARDO LP 550-2 COUPÉ (A PARTIR DE 2010)
GALLARDO LP 570-4 SUPERLEGGERA (A PARTIR DE 2010)
GALLARDO BICOLORE (A PARTIR DE 2010)
GALLARDO LP 550-2 SUPER TROFEO (A PARTIR DE 2010)
GALLARDO LP 570-4 NEMESIS (A PARTIR DE 2010)
GALLARDO LP 570-4 SPYDER PERFORMANTE (A PARTIR DE 2011)
GALLARDO LP 550-2 TRICOLORE (A PARTIR DE 2011)
GALLARDO LP 570-4 BIANCO (A PARTIR DE 2011)
GALLARDO LP 550-2 SPYDER (A PARTIR DE 2011)
GALLARDO LP 560-4 GOLD (A PARTIR DE 2012)
GALLARDO LP 570-4 STRADALE (A PARTIR DE 2012)
GALLARDO LP 570-4 SQUADRA (A PARTIR DE 2013)

INTRODUÇÃO
Logo acima, a dianteira do sofisticado e ousado Lamborghini Gallardo, o automóvel esportivo premium italiano com construção mista de alumínio e fibra de carbono, o maior sucesso de vendas da marca italiana Lamborghini. Logo abaixo, a traseira marcante do veículo europeu, com sistemas para melhorar a estabilidade, o controle e a frenagem em altas velocidades.
O belíssimo Lamborghini Gallardo é um automóvel esportivo de alto luxo, criado e desenvolvido nas décadas de 1990 e 2000 e fabricado em série nas décadas de 2000 e 2010 pela famosa e conceituada fabricante italiana Lamborghini SPA, uma das maiores e mais respeitadas fabricantes de automóveis esportivos premium do planeta, atualmente uma subsidiária do Grupo Volkswagen. Ele tem capacidade para transportar até duas pessoas, incluindo o condutor, possui uma potente motorização central (entre os dois eixos) e longitudinal V10 a gasolina, capaz de gerar 493 cavalos ou mais de potência e 51 kgfm ou mais de torque, em altas rotações.

Como sempre foi uma tradição dentro da fabricante de automóveis italiana Lamborghini, o nome Lamborghini Gallardo (pronuncia-se Galhárdo) é uma alusão a um touro famoso. Aliás, a grande maioria dos modelos de automóveis fabricada pela Lamborghini possui nomes alusivos a touros famosos, com exceção do Lamborghini Countach, da década de 1980, este o antecessor do Lamborghini Diablo na linha de montagem da fabricante italiana.

Voltando ao Lamborghini Gallardo, ele é um dos melhores automóveis esportivos de alto luxo do planeta, um ícone do mercado premium na década de 2000, um dos mais desejados automóveis esportivos das décadas de 2000 e 2010, um sonho de consumo, e ainda hoje impressiona observadores e usuários pelo design futurista e altíssima performance, com aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 5 segundos. Ele ainda pode ser considerado um automóvel bem moderno, com motorização central e longitudinal V10 a gasolina, aspirada, com tração traseira ou nas quatro rodas, dependendo do modelo e do ano de fabricação.

Os principais concorrentes do Lamborghini Gallardo são as belíssimas italianas Ferrari 360 e Ferrari 430, o charmoso inglês Aston Martin DB7, o elegante Mercedes-Benz SLS AMG, o também inglês Jaguar XKR, a bonita e ainda moderna Ferrari F355, o icônico best seller americano Ford Mustang, o italiano Maserati 3200 GT, o best seller americano e canadense Chevrolet Camaro, a Ferrari 456M e Ferrari 458, o japonês Nissan 300ZX, o best seller americano Chevrolet Corvette e o ousado japonês Honda NSX.

Os alemães Porsche 911 e Audi RS8 estão no mesmo segmento de automóveis esportivos de alto luxo.

A LAMBORGHINI

A Lamborghini SPA é uma famosa e tradicional fabricante italiana de automóveis esportivos de alto luxo, fundada em 1963 pelo fazendeiro e industrial italiano Ferruccio Lamborghini. É uma das mais lendárias e respeitadas fabricantes de automóveis de alto desempenho do mundo, uma das mais conhecidas e conceituadas. Em 1987 ela passou a ser propriedade da fabricante americana de automóveis Chrysler Corporation e a partir de 1998 passou a ser uma subsidiária da fabricante alemã de automóveis Volkswagen.

A sua fábrica está localizada em Sant’Ágata Bolognese, na província (estado) de Bolonha, na Itália, e exporta seus produtos para vários países desenvolvidos e em desenvolvimento, incluindo o Brasil.

O GRUPO VOLKSWAGEN

O grupo alemão Volkswagen é um dos maiores fabricantes de automóveis e utilitários do mundo, incluindo caminhões e ônibus. Também fazem parte do Grupo Volkswagen a Porsche, famosa fabricante de automóveis esportivos de alto luxo, a Scania e a MAN, duas grandes e conhecidas fabricantes de caminhões para transporte rodoviário de cargas, a Audi, uma das maiores e mais conceituadas fabricantes de automóveis de alto luxo do planeta, a Lamborghini, da Itália, a Seat, uma fabricante espanhola de automóveis populares, e a Ducati, fabricante de motos de alta performance.

Em 2017, por exemplo, o Grupo Volkswagen foi o maior fabricante de automóveis do planeta, com mais de 10,4 milhões de unidades fabricadas, incluindo os números de vendas da Audi, da Seat e da Porsche. Aqui no Brasil, em 2016 a Volkswagen do Brasil foi a 3ª maior fabricante de veículos do Brasil, com quase 230 mil unidades fabricadas.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Logo acima, o interior refinado do Lamborghini Gallardo, com capacidade para apenas duas pessoas, incluindo o condutor, com painel em fibra de carbono, com revestimento em camurça alcântara, e cintos de segurança de quatro pontos. Logo abaixo, o coração da máquina, um possante V10 aspirado, com bloco de alumínio e injeção eletrônica multiponto.

O belíssimo Lamborghini Gallardo é um automóvel esportivo de alto luxo, fabricado em série na Itália entre 2003 e 2013 pela tradicional fabricante Lamborghini SPA, uma das mais icônicas fabricantes de automóveis esportivos premium do planeta, atualmente uma subsidiária do Grupo Volkswagen. Ele tem capacidade para transportar até duas pessoas, incluindo o condutor, possui uma potente motorização central e longitudinal de liga de alumínio, V10 a gasolina, aspirada e com injeção eletrônica multiponto, com duplo comando de válvulas variável e acelerador eletrônico, capaz de gerar a partir de 493 cavalos de potência, dependendo da versão e do ano de fabricação, e a partir de 51 kgfm de torque, em altas rotações, com pneus bem largos e freios a discos nas quatro rodas, com ABS, o sistema antitravamento, e EBD, o controle de distribuição de força de frenagem, entre outros recursos tecnológicos.

Ele foi um dos primeiros modelos de automóveis da fabricante Lamborghini após ter sido comprada pelo Grupo Volkswagen, com a assinatura de design do estúdio italiano Italdesign, do conceituado designer Giogetto Giugiaro, e do designer belga Luc Donckerwolke, que, aliás, também contribuiu para o design de outros modelos de automóveis do Grupo Volkswagen, como a perua Audi A4 Avant, o esportivo cupê Lamborghini Diablo, o esportivo cupê Audi R8 e o hatch Seat Ibiza.

O Lamborghini Gallardo é um dos mais atraentes automóveis esportivos premium do mundo, o sucessor do Lamborghini Jalpa e do icônico Lamborghini Diablo, das décadas de 1980 e 1990, respectivamente. Quando em movimento na cidade ou na rodovia, ou até mesmo parado, o Gallardo é realmente impressionante, é impossível não chamar a atenção por onde passa, especialmente por suas linhas futuristas e muito ousadas, com aerodinâmica refinada e a respeitada assinatura Lamborghini na carroceria, com aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 5 segundos e retomada de velocidade, necessária para ultrapassagem em rodovia, de apenas 6 segundos, de 80 km/h até 120 km/h em 4ª marcha, ou 8 segundos em 5ª marcha, esta, aliás, bem longa. Por esse motivo, o fabricante recomenda a 4ª marcha nas ultrapassagens, já que a 5ª e a 6ª marchas foram desenvolvidas principalmente para extrair o máximo do motor em velocidades acima de 150 km/h, o que só é possível em ambientes controlados, como autódromos, pistas de pouso e em rodovias em que não há limites de velocidade estabelecidos, como na Alemanha, por exemplo. Aqui no Brasil não é possível extrair o máximo do motor nas rodovias, a legislação brasileira não permite...

Diz o ditado que só “despreza” um Lamborghini quem não tem dinheiro pra comprar um. Mas críticas construtivas são bem vindas: Trata-se de um automóvel moderno, sofisticado e realmente muito bonito, com motorização extremamente refinada, em bloco de liga de alumínio V10 a gasolina, em posição central e longitudinal, mas com exageradas 5.000 cilindradas (uma Ferrari 360, por exemplo, tem 3.600 cilindras, sem perda de performance), com alimentação aspirada. Por outro lado, essa motorização possui vários recursos tecnológicos modernos e eficientes, incluindo injeção eletrônica multiponto sequencial, com duplo comando de válvulas variável e acelerador eletrônico, combinada com tração traseira ou nas quatro rodas, dependendo da versão. As versões com tração integral contam com sistema de acoplamento viscoso, com diferencial de deslizamento limitado, com controle eletrônico. Tudo isso combinado com duas opções de câmbio, uma manual convencional de seis velocidades ou marchas e outra automática E-Gear, que pode realizar de forma totalmente automática as trocas ou o condutor pode realizar as trocas por meio de aletas atrás do volante.  

A carroceria é leve, construída em alumínio de alta resistência até 2006 e, a partir de então, nas versões Lamborghini Superleggera, com um número maior de peças e partes em material composto de fibra de carbono e outros metais leves, como titânio e magnésio. A suspensão é independente nas quatro rodas, com braços triangulares, molas helicoidais, amortecedores a gás e barra estabilizadora. A maioria dos modelos estava disponível com suspensão regulável em altura, o que facilita a condução em cidades com ruas e avenidas de pisos irregulares e permite transitar por ruas e avenidas com quebra-molas ou lombadas.

Por algum motivo, talvez por gosto pessoal de uma parte de seus potenciais compradores, algumas versões do Lamborghini Gallardo foram fabricadas com câmbio manual, com tração apenas traseira e sem controle de tração... É uma opção difícil de entender, já que a combinação de tração traseira com motor com torque generoso de 51 kgfm dificulta o controle do carro por um condutor sem experiência em condução esportiva... Vai entender...

A FAMÍLIA GALLARDO

A família de automóveis esportivos de alto luxo Lamborghini Gallardo é o maior sucesso de vendas da marca italiana. Ela é formada por duas gerações de automóveis que mantiveram basicamente o mesmo projeto básico, mas com algumas mudanças, como, por exemplo, a cilindrada dos motores e a introdução da injeção eletrônica direta. A 1ª geração, fabricada com uso intensivo de alumínio de alta resistência, foi introduzida no mercado mundial de automóveis premium em 2003, tendo inclusive chegada ao Brasil por meio de concessionária autorizada. A 2ª geração foi introduzida no mercado mundial em 2007, com motor maior e mais potente, com 5.200 cilindradas, com injeção eletrônica direta e estratificada (com "s" mesmo), mais eficiente. 

O carro é uma escultura de alumínio e material composto sobre quatro rodas. Ambas as gerações mantiveram o mesmo aspecto externo muito ousado, típico de modelos esportivos da atualidade, cujos fabricantes usam e abusam de linhas atraentes e aerodinâmicas.

1ª GERAÇÃO

Nessa geração do Lamborghini Gallardo manteve-se a tradição da marca Lamborghini em recorrer a conceituados estúdios de design para a elaboração de seus projetos, nesse caso o estúdio Italdesign, do experiente designer italiano Giorgetto Giugiaro, que foi convidado para contribuir com uma base estética inicial, o carro conceito Calà, a partir da qual o designer Luc Donckerwolke, do próprio Grupo Volkswagen, elaborou o desenho final do esportivo italiano. O resultado final foi feliz, é impossível ficar indiferente ao design do Lamborghini Gallardo.

De modo geral e de forma resumida, foram 8 modelos fabricados em série nessa geração, com três modelos principais, o Lamborghini Gallardo Coupé, fechado, o Lamborghini Gallardo Spyder, conversível, e o Lamborghini Gallardo Superleggera, fechado, os três com motor V10 de 5.000 cilindradas, com potência de 493 hp e 51 kgfm, com injeção eletrônica multiponto sequencial, com duas opções de transmissão, uma mecânica ou manual de seis velocidades ou marchas e outra automática E-Gear de seis velocidades, mas com a possibilidade de trocas manuais por meio de aletas atrás do volante, combinados com tração integral ou traseira, dependendo do modelo e do ano de fabricação.

A versão Lamborghini Gallardo Superleggera foi a escolhida pelo fabricante para receber um número maior de peças e partes em material composto de fibra de carbono, titânio e magnésio, resultando em uma redução de peso de cerca de 100 kg em relação aos demais modelos, com consequente melhoria de desempenho e redução de consumo. Itens como portas, assentos, freios e tampa do motor passaram a ser fabricados em carbono. As rodas passaram ser fabricadas em liga de magnésio.

Os modelos da 1ª geração foram fabricados com direção do lado esquerdo ou do lado direto, para se adequar às vias e regras de condução de vários mercados. 

2ª GERAÇÃO

Nessa geração do Lamborghini Gallardo o foco principal foi manter tudo o que havia de bom na geração anterior, mas desta vez com foco em melhorar a perfomance, mantendo-o atualizado em relação à concorrência. A solução foi recorrer à tecnologia da injeção direta para melhorar a perfomance e a eficiência.

De modo geral e de forma resumida, foram mais de 20 modelos fabricados em série nessa geração, com seis modelos principais, o Lamborghini Gallardo LP 560-4, o Lamborghini Gallardo LP 560-4 Spyder, o Lamborghini Gallardo LP 570-4 Superleggera, o Lamborghini Gallardo LP 570-4 Performante, o Lamborghini Gallardo LP 550-2 Coupé e o Lamborghini Gallardo LP 570-4 Trofeo Stradale. As versões com o código 560-4 e 570-4 no nome significa que possuem tração integral, enquanto as versões com o código 550-2 significa que possuem tração traseira. Todos os modelos dessa geração receberam o motor V10 de 5.200 cilindradas, com potências variando entre 540 hp e 580 hp e torques de 54 kgfm, com injeção eletrônica e direta multiponto, com duas opções de transmissão, uma mecânica ou manual de seis velocidades ou marchas e outra automática E-Gear de seis velocidades, mas com a possibilidade de trocas manuais por meio de aletas atrás do volante, combinados com tração integral ou traseira, dependendo do modelo e do ano de fabricação.

Mais uma vez, a versão Gallardo Superleggera foi a escolhida pelo fabricante para receber um número maior de peças e partes em material composto de fibra de carbono, titânio e magnésio.

Os modelos da 2ª geração também foram fabricados com direção do lado esquerdo ou do lado direto, pelo mesmo motivo. 

MERCADO

Logo acima, o interior refinado e sofisticado da versão conversível da família Gallardo, chamada Lamborghini Gallardo Spyder, com assentos, volante e painel revestidos em couro. Um dos melhores que o dinheiro podia comprar na década de 2000 e que ainda hoje impressiona pela beleza. Logo abaixo, a traseira marcante dessa versão aberta ou roadster, um pretinho nada básico para passear nos finais de semana, com cabelos ao vento.

Praticamente todas as versões do Lamborghini Gallardo foram comercializadas nos Estados Unidos, na Europa Ocidental e em outros mercados desenvolvidos e emergentes por preços na faixa de US$ 180 mil até US$ 380 mil nas décadas de 2000 e 2010. Aqui no Brasil, dezenas de unidades novas foram comercializadas pela concessionária da marca por preço bem salgado, por cerca de R$ 1 milhão, ou não seria um Lamborghini de verdade, como diz o ditado. Apenas para comparar: Uma unidade nova do belíssimo modelo Lamborghini Aventador, o mais recente da marca italiana, não sai hoje por menos de R$ 4,8 milhões, aqui no Brasil.

Voltando ao Lamborghini Gallardo, ele já saía de fábrica na década de 2000 com ar-condicionado e aquecedor; airbag duplo; bancos, painel e volante com revestimentos em couro liso ou camurça alcântara, ao gosto do comprador; bancos com regulagem elétrica de altura; painel de fibra de carbono, com direção hidráulica e sistema multimídia, com rádio AM e FM, com CD player e entrada USB para arquivos de áudio em MP3; computador de bordo; cintos de segurança de quatro pontos; com rodas de liga leve e freios ABS, com discos ventilados Brembo, com opção de carbono-cerâmica, inclusive, e pneus Pirelli PZero 235/35 ZR19 na dianteira e 290/30 ZR19 ou 295/30 Z19 na traseira; câmera de ré, com visor fixado no painel; faróis de xenônio; trava elétrica das portas e vidros com acionamento elétrico, com alarme; desembaçador do vidro traseiro; e volante regulável em altura e profundidade; entre outros.

Na década de 2000, ele era considerado o modelo de entrada da marca italiana, mas, de modo geral, o termo de entrada, usado por marcas premium, como, por exemplo, Ferrari, Porsche, Lamborghini e Aston Martin, não significa um carro despojado, pelo contrário, significa apenas que é o modelo com preço mais acessível das linhas de produtos dessas fabricantes.

Entre as explicações para esses preços tão altos em automóveis das marcas Lamborghini, Ferrari e Aston Martin, por exemplo, entre outras, está a produção em pequenas quantidades, a maioria na faixa de 1.000 unidades para cada geração de automóveis, com a utilização de mão de obra intensiva e altamente especializada, ao contrário das produções de automóveis em larga escala das linhas de montagem das grandes fábricas populares, que utilizam robôs em praticamente todas as fases do processo de montagem. Por exemplo: Cerca de 10 unidades de automóveis da fabricante italiana Lamborghini saem por dia da sua fábrica em Bolonha, na Itália. É como se fosse a montagem de um relógio Rolex, por exemplo, com peças projetadas especialmente para determinado modelo, com número limitado de unidades fabricadas para cada modelo, montados a mão por empregados treinados pela própria fábrica, com longa experiência nessa função.

Entre outros detalhes que influenciam o preço do veículo, que os seus potenciais compradores também levam em consideração na hora da compra, está o design diferenciado, mais ousado ou mais charmoso, dependendo do gosto do cliente; o acabamento impecável, com costuras e montagens feitas a mão; e a sofisticação dos materiais usados na construção, entre eles a fibra de carbono e o alumínio.

No caso específico do Lamborghini Gallardo é possível afirmar que ele foi, de longe, o modelo de maior sucesso do fabricante italiano, com mais de 14.000 unidades fabricadas. Pode até parecer pouco para alguns, mas lembrando que são carros muito caros, são carros apenas para consumidores ricos. Só pra se ter uma ideia, até os exemplares usados do Gallardo, vendidos atualmente, são caros, são vendidos por preços entre R$ 500 mil e R$ 750 mil, quando em bom estado de conservação, é claro.

Em 2013, o cupê esportivo Lamborghini Gallardo foi substituído na linha de montagem pelo também cupê Lamborghini Huracán.

FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

GALLARDO COUPÉ (A PARTIR DE 2003)
  • Capacidade: 1 motorista e 1 acompanhante;
  • Comprimento: Aprox. 4,4 metros;
  • Largura: Aprox. 1,9 metro;
  • Altura: Aprox. 1,2 metro;
  • Carroceria: Cupê ou coupé, em alumínio de alta resistência;
  • Motorização: Central, longitudinal, V10 aspirado, 5.000 cilindradas, bloco de alumínio;
  • Motorização: DOHC, 4 válvulas por cilindro, comando variável de válvulas e cárter seco;
  • Injeção: Eletrônica multiponto sequencial Lamborghini LIE;
  • Taxa de compressão: 12:1;
  • Potência / torque: Até 493 cavalos, dependendo da rotação, com 51 kgfm;
  • Câmbio: Manual de 6 velocidades ou marchas, com trocas convencionais;
  • Câmbio: E-Gear, automático de 6 velocidades, com trocas por aletas;
  • Direção: Hidráulica, pinhão e cremalheira;
  • Aceleração (0 a 100 km/h): Aprox. 5 segundos;
  • Retomada (80 a 120 km/h): Aprox. 6 segundos;
  • Velocidade máxima: Aprox. 310 km/h;
  • Suspensão dianteira: Independente, braços triangulares, molas helicoidais, amortecedores a gás e barra estabilizadora;
  • Suspensão traseira: Independente, braços triangulares, molas helicoidais, amortecedores a gás e barra estabilizadora;
  • Porta-malas: Dianteiro;
  • Freios: Discos ventilados na dianteira e na traseira, com ABS e EBD;
  • Tração: Integral, com ESP ou controle de estabilidade e ASR ou controle de tração;
  • Pneus: Pirelli PZero 235/35 ZR19 na dianteira e 290/30 ZR19 ou 295/30 Z19 na traseira;
  • Rodas: Liga leve de 19 polegadas;
  • Peso (vazio): 1.520 kg;

GALLARDO SPYDER (A PARTIR DE 2006)
  • Capacidade: 1 motorista e 1 acompanhante;
  • Comprimento: Aprox. 4,4 metros;
  • Largura: Aprox. 1,9 metro;
  • Altura: Aprox. 1,2 metro;
  • Carroceria: Conversível ou roadster, em alumínio de alta resistência;
  • Motorização: Central, longitudinal, V10 aspirado, 5.000 cilindradas, bloco de alumínio;
  • Motorização: DOHC, 4 válvulas por cilindro, comando variável de válvulas e cárter seco;
  • Injeção: Eletrônica multiponto sequencial Lamborghini LIE;
  • Taxa de compressão: 12:1;
  • Potência / torque: Até 513 cavalos, dependendo da rotação, com 51 kgfm;
  • Câmbio: Manual de 6 velocidades ou marchas, com trocas convencionais;
  • Câmbio: E-Gear, automático de 6 velocidades, com trocas por aletas;
  • Direção: Hidráulica, pinhão e cremalheira;
  • Aceleração (0 a 100 km/h): Aprox. 5 segundos;
  • Retomada (80 a 120 km/h): Aprox. 6 segundos;
  • Velocidade máxima: Aprox. 310 km/h;
  • Suspensão dianteira: Independente, braços triangulares, molas helicoidais, amortecedores a gás e barra estabilizadora;
  • Suspensão traseira: Independente, braços triangulares, molas helicoidais, amortecedores a gás e barra estabilizadora;
  • Porta-malas: Dianteiro;
  • Freios: Discos ventilados na dianteira e na traseira, com ABS e EBD;
  • Tração: Integral, com ESP ou controle de estabilidade e ASR ou controle de tração;
  • Pneus: Pirelli PZero 235/35 ZR19 na dianteira e 295/30 Z19 na traseira;
  • Rodas: Liga leve de 19 polegadas;
  • Peso (vazio): 1.570 kg;

GALLARDO SUPERLEGGERA (A PARTIR DE 2007)
  • Capacidade: 1 motorista e 1 acompanhante;
  • Comprimento: Aprox. 4,4 metros;
  • Largura: Aprox. 1,9 metro;
  • Altura: Aprox. 1,2 metro;
  • Carroceria: Cupê ou coupé, em alumínio e fibra de carbono;
  • Motorização: Central, longitudinal, V10 aspirado, 5.000 cilindradas, bloco de alumínio;
  • Motorização: DOHC, 4 válvulas por cilindro, comando variável de válvulas;
  • Injeção: Eletrônica multiponto sequencial Lamborghini LIE;
  • Taxa de compressão: 12:1;
  • Potência / torque: Até 520 cavalos, dependendo da rotação, com 51 kgfm;
  • Câmbio: Manual de 6 velocidades ou marchas;
  • Câmbio: E-Gear, automático de 6 velocidades, com trocas por aletas;
  • Direção: Hidráulica, pinhão e cremalheira;
  • Aceleração (0 a 100 km/h): Aprox. 5 segundos;
  • Retomada (80 a 120 km/h): Aprox. 6 segundos;
  • Velocidade máxima: Aprox. 315 km/h;
  • Suspensão dianteira: Independente, braços triangulares, molas helicoidais, amortecedores a gás e barra estabilizadora;
  • Suspensão traseira: Independente, braços triangulares, molas helicoidais, amortecedores a gás e barra estabilizadora;
  • Porta-malas: Dianteiro;
  • Freios: Discos de carbono (opcionais) na dianteira e na traseira, com ABS e EBD;
  • Tração: Integral, com ESP ou controle de estabilidade e ASR ou controle de tração;
  • Pneus: Pirelli 235/35 ZR19 na dianteira e 295/30 Z19 na traseira;
  • Rodas: Liga leve de 19 polegadas;
  • Peso (vazio): 1.420 kg;

ONDE COMPRAR

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lamborghini_Gallardo
  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Lamborghini_Gallardo
  • Lamborghini (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagens

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