ANNIE LENNOX (MÚSICA)

ANNIE LENNOX (NOME ARTÍSTICO)
ANN GRISELDA LENNOX (NOME ORIGINAL)
DAVE STEWART (PARCEIRO MUSICAL)
EURYTHMICS (BANDA)


INTRODUÇÃO

A britânica Annie Lennox é uma grande cantora e compositora de música pop, com elementos integrados de rock progressivo, de soul, de R&B, de new wave, de lounge, de blues e até um pouco de country, de house e de dance, dentre outros ritmos e estilos, com músicas de sucesso nas décadas de 1980, 1990 e 2000, principalmente as faixas Sweet Dreams, Don’t Let You Bring You Down, You Have Placed a Chill In My Heart, Miracle of Love, Whiter Shade of Pale, Dont Ask Me Why, Put a Little Love In Your Heart, Every Time We Say Goodbye, Here Comes The Rain Again, Why, Walking on Broken Glass, Take Me to the River, Downtown Lights, Can’t Get Next to You e Save the World Today, lançadas, remixadas e/ou remasterizadas e distribuídas pelas gravadoras RCA, BMG e Arista, de propriedade da Sony Music, e, posteriormente, Island e Decca, de propriedade da Universal Music.


A partir da década de 1980, a icônica Annie Lennox, seja como integrante da dupla europeia Eurythmics ou em carreira solo, contribuiu para a redefinição dos padrões para o cenário da música pop internacional, acompanhada ou não de seu parceiro musical de longa data Dave Stewart, do qual nunca se separou completamente e com o qual ainda hoje faz apresentações eventuais por meio do Eurythmics, principalmente em eventos beneficentes e/ou de caridade.


A criatividade dos arranjos instrumentais, de melodia, de voz e a presença de palco é comparável às de outros importantes e influentes artistas individuais ou bandas de música pop, com elementos de diversos ramos, como o rock progressivo, o soul, o R&B, o lounge, a new wave, o blues e até um pouquinho de música eletrônica, dentre eles Tina Turner, Phil Collins, Diana Ross, Cyndi Lauper, Cher, Celine Dion e Seal.


A SONY MUSIC

A Sony Music é uma grande e influente gravadora de música sediada nos Estados Unidos e controlada pela gigante japonesa de produtos eletrônicos de consumo Sony Corporation, uma tradicional multinacional japonesa, proprietária também do estúdio de cinema americano Columbia, um dos maiores do mundo.


Atualmente, ela é considerada a segunda maior empresa proprietária de gravadoras do mundo, atrás apenas da gigante americana da indústria fonográfica Universal Music, por sua vez uma subsidiária do grupo francês Vivendi. Já a americana Warner Music é considerada a terceira maior empresa fonográfica do mundo.


A Sony Music é proprietária dos selos de música ou gravadoras CBS Records, Columbia Records, Epic Records, Arista Records, BMG Records, Ultra Music e RCA Records, entre outros.


VIDA PESSOAL E CARREIRA

A famosa cantora, compositora e pianista britânica Ann Griselda Lennox, que utiliza o nome artístico Annie Lennox (pronuncia-se Éni Lénócs), nasceu em 1954 em Aberdeen, uma grande cidade da Escócia, por sua vez um dos países integrantes do Reino Unido. Ela fazia parte de uma tradicional família britânica de classe baixa e recebeu educação conservadora de seus pais, ambos já falecidos.


Desde cedo, na infância e na adolescência, Annie Lennox mostrou inclinação para a música, mas ainda se sentindo “meio perdida” sobre “qual rumo tomar” em relação à carreira artística. Por exemplo, ela conseguiu uma bolsa de estudos para aprender a tocar piano e flauta na Royal Academy of Music, de Londres, na década de 1970, mas em alguns momentos sentia sua intuição lhe dizendo que o seu caminho era diferente, era o rock e o pop.


De aparência um pouco andrógina (pra quem não sabe o que esse termo significa, aquele tipo de pessoa que mostra, naturalmente, sutis traços de comportamento e/ou de aparência estética do sexo oposto, não necessariamente homossexual, bissexual ou trans), a grande cantora Annie Lennox pode ser considerada uma das mais icônicas artistas da música pop, pois a sua carreira de sucesso foi iniciada na década de 1980, no auge de alguns dos principais subgêneros do rock, o chamados rock progressivo e new wave, e mesmo depois dessa boa fase ela conseguiu se manter na mídia e, ainda por cima, ser considerada uma artista cult e sofisticada, respeitada pela crítica e pelo público, embora tenha ousado enveredar por temas meio polêmicos em suas músicas, principalmente abordando temas feministas, inclusive algumas delas com um pouco de ironia e bizarrice, como em No More I Love Yous, por exemplo.


Embora seja uma das mais conhecidas artistas da música pop, o seu repertório inclui diversos gêneros e subgêneros, dentre eles o rock progressivo, o R&B, a new wave, o soul, o blues e o lounge, tendo ganho prêmios Grammy, Oscar, Brit Awards, Billboard, MTV Awards e Globo de Ouro em algumas dessas categorias, inclusive. Seu trabalho ainda é citado pela crítica como uma referência em música pop e ela permanece como uma das poucas artistas das chamadas era rock progressivo e era new wave ainda reconhecidas e reverenciadas pela crítica atual, ao lado de outras divas, como Cindy Lauper, Tina Turner e Kate Pierson.


Nascida numa família de classe baixa, ela se viu na necessidade de aceitar vagas de garçonete e diarista de limpeza quando se mudou para Londres para estudar música erudita, na década de 1970, envolvendo-se nessa época com bandas de música pop de pouco ou nenhum sucesso, incluindo Dragons Playground, Red Brass, Stocking Tops e Tourists.


Foi na banda Tourists que ela conheceu Dave Stewart, que se tornou seu namorado na época e que exerceu influência sobre sua carreira dali em diante e até um pouco sobre sua vida pessoal, com o qual formou a dupla Eurythmics, considerado o ponto de partida para o sucesso musical de ambos. Mesmo depois de seguir carreira solo, a partir da década de 1990, Annie Lennox nunca se separou completamente de Dave Stewart, até hoje a banda Eurythmics faz apresentações eventuais.


Em toda sua carreira, ela vendeu mais de 100.000.000 de cópias de discos de vinil, fitas cassetes, CD’s e DVD’s, lembrando que nas décadas de 1980, 1990, 2000 e até alguns anos atrás, esses eram os meios físicos mais comuns para se ouvir música. Esses números variam de acordo com a fonte consultada, afirma-se que ela vendeu cerca de 70.000.000 de cópias com o Eurythmics e cerca de 30.000.000 de cópias em carreira solo. Só pra se ter uma ideia, esses números são comparáveis a Bee Gees (pop), Garth Brooks (country), Roberto Carlos (MPB), George Michael (pop) e Dolly Parton (country), por exemplo.


Ao contrário do que insinuam as “más linguas”, Annie Lennox não era e não é lésbica, pelo menos até onde se sabe. Ela é feminista sim, mas não é lésbica. Ela casou três vezes. O primeiro casamento não deu certo, pelo contrário, foi um fracasso total, durou só um ano. O segundo casamento, com o produtor de cinema israelense Uri Fruchthman, foi bem razoável, podia ser considerado estável, durou 12 anos, de 1988 até 2000, do qual nasceram duas filhas saudáveis, Lola e Tali. Finalmente, ela conseguiu encontrar o atual marido, Mitchel Besser, em 2009, com o qual casou em 2012, pelo qual está apaixonada até hoje.


Embora alguns de seus relacionamentos tenham sido infelizes, não há relatos confiáveis de que a simpática, modesta e bem humorada Annie Lennox tenha entrado em depressão, tenha tentado suicídio ou tenha usado drogas ilícitas durante sua carreira.


Desde a década de 1990, a cantora britânica está engajada em causas sociais, inclusive como integrante da ONG Sing, que presta apoio para pessoas soropositivas, homens e mulheres; e uma ONG feminista chamada The Circle, de apoio a mulheres vítimas de relacionamentos tóxicos; além de ter contribuído financeiramente para as ONG’s Greenpeace e Anistia Internacional, com os lucros de alguns de seus álbuns e apresentações musicais.


Em 2012, ela foi convidada pela Rainha Elizabeth II para uma apresentação no Palácio de Buckinghan, em Londres, durante as comemorações do Jubileu de Diamante da rainha. Atualmente, com mais de 60 anos de idade, Annie Lennox faz apenas apresentações eventuais, pois tem alguns problemas de saúde, como dores na coluna, por exemplo.


Embora tenha conseguido, nas décadas de 1980, 1990 e 2000, emplacar sucessos em grande parte de sua carreira, o álbum solo Medusa, da década de 1990, é considerado, de longe, o melhor da carreira de Annie Lennox, é recomendado pelo blog. Ele contém covers (versões de músicas de outros artistas) de alguns ícones da música pop, como, por exemplo, Bob Marley, Neil Young e Paul Simon.


Ela é vegetariana e defensora dos direitos dos animais.


Ela não tem religião.


DISCOGRAFIA

 

ÁLBUNS PRINCIPAIS

  • 1992 – Diva
  • 1995 – Medusa
  • 2003 – Bare
  • 2007 - Songs of Mass Destruction
  • 2010 - A Christmas Cornucopia
  • 2014 – Nostalgia


COMPILAÇÕES E REMIXES

  • 2009 - Annie Lennox Collection


FICHA TÉCNICA

  • Gravadoras: Sony (RCA e Arista) e Universal (Island e Decca);
  • Nome original: Ann Griselda Lennox;
  • Nome artístico: Annie Lennox;
  • Voz: Contralto;
  • Origem: Escócia (Reino Unido);
  • Nacionalidade: Britânica (escocesa);
  • Cônjuge atual: Mitchell Besser;
  • Início de carreira: Década de 1970;
  • Auge da carreira: Décadas de 1980, 1990 e 2000;
  • Gênero: Pop (com elementos de rock, soul, R&B, new wave, lounge e blues), dentre outros;
  • Resultado comercial: + de 100 milhões de cópias, dependendo da fonte consultada;
  • Patrimônio pessoal: Aprox. US$ 40 milhões (dólares);
  • Site oficial: https://www.annielennox.com/


A DIVA NO YOUTUBE


MAIS BOM GOSTO


VEJA TAMBÉM


REFERÊNCIA E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Annie_Lennox
  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Annie_Lennox
  • Sony Music (divulgação): Imagem
  • Universal (divulgação): Imagem
  • Wikimedia: Imagem

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGRICULTURA E PECUÁRIA

MASSEY FERGUSON MF 265

MASSEY FERGUSON MF 290

MASSEY FERGUSON MF 275

TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)