KASKADE (MÚSICA ELETRÔNICA)

KASKADE (NOME ARTÍSTICO)
RYAN GARY RADDON (NOME ORIGINAL)
ULTRA RECORDS OU ULTRA MUSIC
SONY MUSIC


INTRODUÇÃO

Ryan Gary Raddon é um famoso e brilhante músico americano de música eletrônica, nascido em 1971 em Chicago, nos Estados Unidos, mais conhecido pelo seu nome artístico Kaskade, considerado pelo público mundial, pela mídia, pela crítica musical e no meio artístico como um dos principais DJ’s, compositores e produtores musicais de música eletrônica da atualidade, com a criação e desenvolvimento de uma variedade sofisticada, inovadora e muito ousada de músicas instrumentais com elementos e tendências de house music, de techno music, de drum and bass, de trance music e de dance music, dentre outros subgêneros da música eletrônica.


Ele é um dos mais famosos e respeitados instrumentistas, compositores, DJ’s e produtores de música eletrônica da atualidade, um dos mais bem pagos do mundo, uma referência em música eletrônica de alta qualidade e de bom gosto, um dos mais conceituados desse sofisticado nicho de mercado, com seu trabalho comparável aos de outros DJ’s e bandas também importantes, como, por exemplo, Calvin Harris, Black Eyed Peas, Chemical Brothers, Towa Tei, C&C Music Factory, Jamiroquai, Air, Alex H, Étienne de Crecy, Clean Bandit, Fatboy Slim, Crystal Method, Underworld, Groove Armada, Modjo, Etherwood, Daft Punk e Cassius, dentre outros.


A SONY MUSIC

A Sony Music é uma grande e influente gravadora de música, sediada nos Estados Unidos, e controlada pela gigante japonesa de produtos eletrônicos de consumo Sony Corporation, uma tradicional multinacional japonesa, proprietária também do estúdio de cinema americano Columbia, um dos maiores do mundo.


Atualmente, ela é considerada a segunda maior empresa proprietária de gravadoras do mundo, atrás apenas da gigante americana da indústria fonográfica Universal Music, por sua vez uma subsidiária do grupo francês Vivendi. Já a americana Warner Music é considerada a terceira maior empresa fonográfica do mundo. A quarta maior detentora e administradora de direitos autorais musicais é a alemã BMG Rights, que não deve ser confundida com a gravadora BMG Ariola, comprada pela Sony.


A Sony Music é proprietária ou detém participação societária nas gravadoras ou selos de música CBS Records, Columbia Records, Epic Records, Arista Records, BMG Ariola, Som Livre, Ultra Music e RCA Records.


A MÚSICA ELETRÔNICA

A chamada música eletrônica é todo tipo de música em que há predominância de instrumentos musicais eletrônicos nas fases de criação, desenvolvimento e gravação. De modo geral, e como todo tipo de arte, ela é fruto direto da capacidade criativa do ser humano, mas a principal diferença em relação a outros estilos musicais é o uso intensivo ou predominante de instrumentos musicais eletrônicos, principalmente sintetizadores, baixos e baterias eletrônicas, usados intensivamente nas fases de criação, desenvolvimento e gravação.


Atualmente, ela é um dos principais produtos da indústria fonográfica mundial e exerce influência sobre outros ritmos musicais, como o soul, o jazz, o R&B, o easy listening, o gospel, o blues, o lounge, a new age, o reggae, a new wave e o rock.


CARACTERÍSTICAS E CARREIRA

O icônico músico americano Ryan Gary Raddon, cujo nome artístico é Kaskade (pronuncia-se Cáskêid), é um criativo, inovador e muito ousado instrumentista, DJ (pronuncia-se Dji-Djei), compositor e produtor de música eletrônica, com elementos integrados de música house, música techno, drum and bass, trance music e dance music com carreira de grande sucesso comercial iniciada na década de 2000, nos Estados Unidos, e, pouco tempo depois, em todo o mundo.


O músico Kaskade nasceu em 1971 na cidade de Chicago, no estado de Illinois, nos Estados Unidos, um dos filhos de um típico casal de classe média americana, de tendência conservadora e evangélica. Ele é irmão do produtor de cinema e empresário americano Rich Raddon. Na infância, Kaskade iniciou seus estudos de ensino fundamental ali mesmo, em Chicago. Anos depois, na adolescência, ele estudou Glenbrook High School, em Chicago, e, anos depois, conseguiu entrar na faculdade Brigham Young University, na cidade de Provo, no estado de Utah.


Ao completar a maioridade, ele se envolveu em um trabalho voluntário de evangelização internacional no Japão, por meio da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por cerca de dois anos, até retornar aos Estados Unidos, estudar Comunicações na Universidade de Utah, montar uma loja de discos em parceria com uma amiga, em 1992, iniciar uma carreira de DJ, em 1995, animando festas noturnas, e, já casado, conseguir emprego secular (não religioso) na gravadora OM Records, em San Francisco, nos Estados Unidos, no ano 2000, como assistente geral de um dos principais executivos da empresa.


A carreira de Kaskade deslanchou de vez quando ele conseguiu convencer os executivos da gravadora OM Records de lhe dar uma oportunidade no mundo da música, com o lançamento do álbum Its You Its Me, em 2003, até hoje considerado uma referência em música eletrônica de alta qualidade para festas noturnas, com sucesso comercial imediato. O bom gosto e a elegância de Kaskade na escolha de repertório, na escolha dos músicos, na execução dos arranjos instrumentais eletrônicos e na escolha das vocalistas Joslyn Petty e Amy Michelle estavam evidentes para a crítica americana, nos primeiros anos, e, posteriormente, para a crítica mundial.


O nome Kaskade é uma alusão à palavra cascade, em inglês, que significa cascata.


Kaskade é um daqueles DJ’s que não fazem “barulho” ou “ruído insuportável”, ele é elegante, ele realmente sabe o que está fazendo. Desde o primeiro álbum, ele já mostrava claramente que possuía um talento incomum e bom gosto para compor, produzir e tocar músicas, embora não tivesse talento suficiente para o canto. Ele simplesmente não sabe cantar direito. Por esse motivo, ele buscou a valiosíssima contribuição de vocalistas de primeira linha em seus álbuns, dentre elas e eles Joslyn Petty, Amy Michelle, Colette Marino, Anthony Green, Amanda Wannamaker, Jean Williams (banda Late Night Alumny), Marcus Bentley, Sunsun, Haley Gibby, Latrice Barnett, Mindy Gledhill, Martina Sorbara, Polina e Rebeca & Fiona.


Nos anos seguintes, Kaskade assinou contrato com outras gravadoras, dentre elas a Ultra Records ou Ultra Music, uma subsidiária da Sony Music, e a Warner Music, tornando-se um dos mais bem pagos DJ’s do mundo, chegando a receber até US$ 17 milhões por temporada anual, na década de 2010, com a comercialização de suas músicas em plataformas de música, como YouTube, Amazon, Spotify e Deezer, por exemplo, e com as apresentações em raves.


Além dos trabalhos em carreira solo, Kaskade é um dos integrantes da banda de música eletrônica Late Night Alumny.


Ele é casado e tem três filhos.


Ele é evangélico.


DISCOGRAFIA


ÁLBUNS DE ESTÚDIO

  • 2003 – Its You Its Me (OM Records)
  • 2004 – In The Moment (OM Records)
  • 2006 – The Calm (City Recordings)
  • 2006 – Love Mysterious (Ultra Music)
  • 2008 – Strobelite Seduction (Ultra Music)
  • 2010 – Dynasty (Ultra Music)
  • 2011 – Fire & Ice (Ultra Music)
  • 2013 – Atmosphere (Ultra Music)
  • 2015 – Automatic (Warner Music)
  • 2017 – Christmas


FICHA TÉCNICA

  • Gravadoras: OM Records, Ultra Music (Sony) e Warner, dentre outras;
  • Nome original: Ryan Gary Raddon;
  • Nome artístico: Kaskade;
  • Origem: Estados Unidos;
  • Início de carreira: Década de 2000;
  • Auge da carreira: Décadas de 2000, 2010 e atual;
  • Gênero: Música eletrônica (house, techno, drum and bass, trance e dance, dentre outros);
  • Resultado comercial:
  • Religião: Evangélica;
  • Site oficial: https://www.kaskademusic.com/


O ÍCONE NO YOTUBE


MAIS MÚSICA ELETRÔNICA


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Kaskade
  • Sony Music (divulgação): Imagem
  • Warner (divulgação): Imagem
  • Wikimedia: Imagem

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGRICULTURA E PECUÁRIA

MASSEY FERGUSON MF 265

MASSEY FERGUSON MF 290

MASSEY FERGUSON MF 275

TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)