CARPENTERS (MÚSICA)

CARPENTERS (DE 1969 ATÉ 1983)
RICHARD CARPENTER (1946 – PRESENTE)
KAREN CARPENTER (1950 – 1983)


INTRODUÇÃO

Carpenters é o nome de uma de uma talentosa, sensível, delicada e muito bem sucedida dupla americana de música pop com elementos e tendências de soul, R&B, country, blues e folk, dentre outros ritmos e estilos, com sucesso alcançado e mantido na década de 1970, formada pelos irmãos Karen Carpenter, a vocalista principal, e Richard Carpenter, como segunda voz e instrumentista.


A trajetória dessa dupla de música pop foi interrompida prematuramente com o falecimento da vocalista Karen Carpenter, de ataque cardíaco, em 1983, aos 32 anos, após 12 álbuns de estúdio lançados, com mais de 100.000.000 de cópias vendidas até o momento, incluindo os números de vendas de quatro álbuns lançados nos anos seguintes ao seu falecimento, contendo material de estúdio remanescente e inédito, totalizando 16 álbuns.


Os trabalhos musicais da dupla Carpenters, a grande maioria formada por gêneros musicais suaves, melódicos, refinados, doces e harmônicos, são comparáveis aos trabalhos de outros ícones da música pop da época ou das décadas seguintes, como, por exemplo, Paul McCartney, ABBA, Julio Iglesias, Elton John, Barbra Streisand, Roberto Carlos, Bee Gees, Marvin Gaye, Diana Ross e Lionel Richie, dentre outros.


Durante o período de intensa atividade, na década de 1970, a dupla Carpenters obteve o reconhecimento da indústria fonográfica, da mídia em geral e do público pelo bom gosto e refinamento musicais, pela delicadeza extrema, pela sensibilidade musical e pela precisão na execução dos arranjos. Curiosamente, a dupla americana de música pop era vítima frequente dos comentários maliciosos e maldosos da crítica musical da época, que, por sua vez, dava preferência ao rock e seus ritmos derivados. Os adjetivos nada elogiosos eram inúmeros, dentre eles "dupla de bregas".


Atualmente, não é mais assim. Entre as faixas mais marcantes da dupla, grande parte delas considerada até mesmo pelos mais exigentes críticos musicais da atualidade como clássicos da música pop estão Close To You, Yesterday Once More, Only Yesterday, Rainy Days and Mondays, Mister Postman, There’s a Kind of Hush, We’ve Only Just Begun, Superstar, I Won’t Last a Day Without You, Hurting Each Other, Solitaire, I Need To Be In Love, You, Masquerade, Ticket To Ride, For All We Know e Can’t Smile Without You, algumas dessas consideradas até obras primas da música internacional.


A respeitada dupla americana de música pop alcançou o auge da carreira na década de 1970, quando foi convidada pelo então presidente dos Estados Unidos Richard Nixon a fazer uma breve apresentação musical na Casa Branca para convidados especiais, dentre eles o então chanceler alemão Willy Brandt, o que pode ser considerado quase um privilégio, pois poucos artistas chegam a esse ponto, o que deixou a crítica da época perplexa. E como se isso fosse pouco, a dupla foi premiada três vezes com o Grammy, considerado o “Oscar” da música mundial, mais um “balde de água fria” na crítica da época.


Ao longo da trajetória musical de apenas 14 anos, de 1969 até 1983, a icônica dupla americana de música pop vendeu mais de 70.000.000 de cópias de álbuns e mais de 30.000.000 de cópias de álbuns nos anos posteriores ao falecimento da vocalista Karen Carpenter, totalizando mais de 100.000.000 milhões de cópias, um número realmente expressivo. Somente algumas dezenas de artistas e/ou bandas no mundo, cerca de 80 até o momento, conseguiram ultrapassar essa marca.


Trata-se de alguns dos principais artistas da música pop da década de 1970, respeitados e considerados referência em qualidade musical para as novas gerações de cantores, compositores e instrumentistas, principalmente pianistas, bateristas e tecladistas.


A UNIVERSAL MUSIC

A americana UMG - Universal Music Group é a maior empresa controladora de gravadoras do mundo, que detém cerca de 25% do mercado fonográfico mundial e os direitos de comercialização dos álbuns lançados pela dupla Carpenters, por meio da A&M Records, uma gravadora americana.


Conhecida anteriormente como Decca Records e MCA Records, ela é uma gigante do mundo do entretenimento e também possui outras gravadoras, dentre elas a Mercury Records, a Vertigo / Phonogram, a Interscope Geffen, a Capitol Music / EMI, a Republic Records, a Island Records, a Fontana Records / Philips e Def Jam Recordings.


Ela é a maior empresa fonográfica do mundo, com mais de 8.300 empregados e receita bruta de mais de US$ 7 bilhões em 2018, por exemplo, e entre seus principais acionistas estão a empresa chinesa Tencent; o empresário francês Vincent Bolloré; o fundo de investimentos britânico Pershing Square; e a empresa de mídia francesa Vivendi, que, por sua vez, possui participações na empresa europeia de TV por assinatura Canal + e na empresa de telefonia móvel TIM – Telecom Italia Mobile, entre outras empresas.


VIDA PESSOAL E CARREIRA

A famosa dupla americana de música pop Carpenters, conhecida também como The Carpenters, foi formada em 1969 pela talentosíssima, sensível e delicada vocalista e baterista Karen Carpenter, já falecida, e pelo seu irmão, o pianista, tecladista, arranjador, compositor e segunda voz Richard Carpenter, atualmente com 77 anos.


Ambos nasceram em New Haven, na época uma pequena cidade do estado de Connecticut, nos Estados Unidos, ele em 1946 e ela em 1950, ambos filhos de um típico casal de classe baixa americana. Com a intenção de incentivar a carreira musical dos dois filhos, o casal se mudou para o estado da Califórnia, onde eles acreditavam que teriam mais chances de seguir carreira musical.


Foram algumas tentativas fracassadas de alcançar o sucesso musical na década de 1960, dentre elas a formação de alguns grupos musicais, dentre eles o Magic Lamp, o Richard Carpenter Trio e o Spectrum, até que finalmente, meio por acaso, durante uma apresentação musical, conseguiram chamar atenção da cantora britânica Petula Clark, que os ouvia, em um evento de lançamento de um filme em que ela estava presente.


Ela se disse encantada com o que viu e ouviu e os apresentou ao proprietário da gravadora americana A&M Records, Herb Alpert, que, influenciado pela artista famosa, concordou em gravar o primeiro disco, Offering / Ticket to Ride, em 1969, com sucesso imediato de público, principalmente com a faixa Close To You, até hoje um sucesso musical, composta pelo pianista e compositor americano Burt Bacharach (pronuncia-se Bârt Bácará) e pelo compositor americano Hal David, a principal música do primeiro disco da dupla.


Desde cedo, Richard Carpenter mostrou inclinação para a música, inicialmente como um pianista, mas, posteriormente, passando a fazer a segunda voz para a sua irmã Karen Carpenter, ambos ainda jovens, ela, por exemplo, com menos de 18 anos. Um detalhe curioso sobre Karen Carpenter é que, desde cedo, desde a adolescência, ela era quase uma autodidata em música. Por exemplo, ela nunca fez aulas de canto, ela cantava naturalmente, era algo intrínseco a ela. E como cantava.


Mas nem tudo foram flores na vida de ambos, os ritmos intensos de apresentações musicais, entrevistas para a imprensa, gravações de discos e gravações de programas de TV eram cansativos, o que, provavelmente, estivessem entre os fatores que desencadearam em Karen um problema psicológico de anorexia nervosa, causada principalmente pela sua obsessão pela beleza, e em Richard uma dependência de soníferos, neste caso inicialmente usados para contornar a questão do fuso horário das apresentações musicais pelo mundo. Tudo isso somado ao casamento fracassado, de apenas um ano, com o americano Thomas Burris levou Karen a uma depressão e, consequentemente, a uma parada cardíaca em 1983, quando visitava seus pais.


Embora os irmãos Carpenters estejam entre os mais bem sucedidos artistas da música pop internacional, o seu repertório é, na verdade, para ser mais preciso, bem variado, inclui diversos gêneros, como o soul, o R&B, o folk, o country e, é claro, o blues. Seu trabalho é aplaudido e citado pela crítica como uma referência em bom gosto musical, digno de ser apreciado pelos ouvidos mais exigentes e refinados.


De modo geral, as letras da banda Carpenters falam de amores, paixões, amizades e relacionamentos familiares, principalmente de relacionamentos amorosos entre um homem e uma mulher. Essas letras falam de relacionamentos bem sucedidos, felizes, outros nem tanto, mas parte das letras fala de relacionamentos “mal resolvidos” mesmo. Entre os principais atrativos dos trabalhos da dupla Carpenters está a voz em contralto de Karol, doce, suave, sensível, melódica, refinada, envolvente e muito delicada.


Richard Carpenter casou em 1984, ele tem quatro filhas e um filho.


DISCOGRAFIA DOS ÍCONES


ÁLBUNS PRÓPRIOS


ÁLBUNS DE ESTÚDIO

  • 1969 – Offering / Ticket to Ride (LP e K7)
  • 1970 - Close to You (LP e K7)
  • 1971 – Carpenters (LP e K7)
  • 1972 - A Song For You (LP e K7)
  • 1973 - Now & Then (LP e K7)
  • 1973 - The Singles 69-73 (LP e K7)
  • 1975 – Horizon (LP e K7)
  • 1976 - A Kind of Hush (LP e K7)
  • 1977 – Passage (LP e K7)
  • 1978 - Christmas Portrait (LP e K7)
  • 1981 - Made in America (LP e K7)
  • 1983 - Voice of the Heart (LP e K7)
  • 1984 - An Old-Fashioned Christmas (LP e K7)
  • 1989 – Lovelines (LP e CD)
  • 2004 - As Time Goes By (CD)


OS CLÁSSICOS DOS ÍCONES


FICHA TÉCNICA

  • Vocalista principal: Karen Carpenter
  • Segunda voz: Richard Carpenter
  • Gravadora: Universal Music (A&M Records);
  • Origem: Estados Unidos (1969);
  • Nacionalidade da dupla: Americana;
  • Domicílio: Estados Unidos;
  • Auge da carreira: Décadas de 1970 e 1980;
  • Gênero: Música pop (soul, R&B, folk e blues);
  • Resultado comercial: + de 100 milhões de cópias;
  • Site oficial: https://www.carpentersofficial.com/


MAIS BOM GOSTO


VEJA TAMBÉM


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Carpenters
  • Universal Music (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagens

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGRICULTURA E PECUÁRIA

MASSEY FERGUSON MF 265

MASSEY FERGUSON MF 290

MASSEY FERGUSON MF 275

TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)