PÁ CARREGADEIRA CASE 621E

CASE 621E
FAMÍLIA CASE E
SÉRIE CASE E (A PARTIR DE 2008)
CASE DO BRASIL (NOME FANTASIA)
CNH INDUSTRIAL LTDA (SUBSIDIÁRIA)
CNH INDUSTRIAL (HOLDING)
NEW HOLLAND (MARCA IRMÃ)


INTRODUÇÃO

A moderna pá carregadeira Case 621E é um prático, robusto e confiável utilitário para trabalho pesado, com eixo alto e tração 4X4, para uso geral na construção civil, infraestrutura em geral, agroindústrias e mineração, dentre outras atividades, fabricado em larga escala desde a década de 2000 pela CNH Industrial Ltda, que também fabrica, atualmente, aqui no Brasil, outros modelos da mesma família Case E, como a Case 821E e a Case 721E, por exemplo, estas com vários pontos em comum, exceto em alguns aspectos, como a potência e o torque dos motores, dentre outros detalhes, e fabrica outros modelos de pás carregadeiras pesadas, de outras famílias, como a Case W20F, por exemplo.


Os principais concorrentes da Case 621E na década de 2010, por exemplo, foram os modelos de pás carregadeiras pesadas Carterpillar 980H (marca americana), Lonking CDM835 (marca chinesa), Caterpillar 966L, Komatsu WA200 (marca japonesa), Volvo L90F (marca sueca), Hedesa ZI830 (marca americana), Caterpillar 938H, Liebherr L538 (marca suíça), Caterpillar 938K, Lonking CDM833, Caterpillar 924H, Volvo L70F, Caterpillar 950H e Volvo L60F, todas disponíveis no Brasil oficialmente, por meio de concessionárias, a maioria delas sucesso de vendas aqui e com muitas unidades disponíveis, atualmente, no mercado de utilitários usados, a maioria em bom estado de conservação.


O modelo de pá carregadeira para trabalho pesado New Holland W170 está na mesma categoria dos utilitários pesados de construção civil.


A CASE CONSTRUCTION

A Case Construction (pronuncia-se Kêis Constrâc’chan) é uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de utilitários pesados para construção civil, infraestrutura em geral, agroindústria e mineração do mundo, incluindo pás carregadeiras, motoniveladoras, rolos compactadores, retroescavadeiras, tratores de esteiras, cavadeiras e empilhadeiras, principalmente com a marca Case. Ela está entre as 10 maiores multinacionais do setor de utilitários pesados, uma subsidiária do grupo CNH Industrial, que, por sua vez, está sediado na Holanda.


Ela foi fundada nos Estados Unidos, em 1842, pelo comerciante e industrial americano Jerome Increase Case, na cidade de Racine, no estado norte-americano de Wisconsin, inicialmente com o nome Racine Threshing Machine Works, inicialmente como uma fabricante de utilitários agrícolas. Posteriormente, anos depois, a empresa passou a se chamar J.I. Case Company e passou a fabricar máquinas a vapor, a partir de 1869, e utilitários para construção civil e infraestrutura, a partir de 1912.


A partir de 1969 a Case Corporation passou para o controle do grupo americano Tenneco Company, que, por sua vez, comprou, em 1984, a fabricante americana de máquinas agrícolas International Harvester, ambas, a Case e a Harvester, fundidas, a partir de então, e originando a Case IH, que, por sua vez, foi comprada pelo Grupo Fiat, em 1999, dando origem, na sequência, à holding CNH Global, controlada pelo magnata Giovanni Agnelli, da Itália.


Atualmente, as marcas New Holland e Case IH e suas fábricas pertencem à CNH Industrial, uma holding europeia independente, sediada na Holanda e controlada pela Família Agnelli, da Itália, que, aliás, também é controladora do grupo automotivo Stellantis N.V., conhecido anteriormente como FCA Fiat Chrysler Automobiles, a dona das marcas Fiat, Jeep, Peugeot, Citroen, Dodge, Alfa Romeo, Maserati e Chrysler, dentre outras.


Aqui no Brasil, as seis fábricas do grupo CNH Industrial estão localizadas em Rio Verde, no estado de Goiás, fabricando tratores, colheitadeiras e pulverizadores; Contagem, no estado de Minas Gerais, fabricando máquinas de construção civil e infraestrutura; Curitiba, no estado do Paraná, fabricando tratores e colheitadeiras; Piracicaba, no estado de São Paulo, fabricando pulverizadores; e Sorocaba, também no estado de São Paulo, fabricando utilitários agrícolas e máquinas de construção.


A marca Iveco, de caminhões e ônibus, foi separada recentemente do grupo CNH Industrial, portanto agora ela pertence à holding europeia Iveco Group, inclusive com fábrica em Sete Lagoas, no estado de Minas Gerais, também controlada pela Família Agnelli.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

A moderna pá carregadeira Case 621E é um prático, robusto e confiável utilitário para trabalho pesado, urbano e rural, com chassi duplo e carroceria dupla, articulados hidraulicamente, com tração 4X4, com motorização traseira e cabine de comando dianteira, para uso geral na construção civil, em obras de infraestrutura em geral, em agroindústrias e na mineração, dentre outras atividades, fabricado em série e em larga escala no Brasil, desde 2008, pela CNH Industrial Ltda, principalmente para atender as necessidades de construtoras em geral, governos municipais, empreiteiras de obras de infraestrutura em geral, empresas de limpeza urbana, agroindústrias em geral, salinas, mineradoras em geral, empresas de saneamento básico e grandes e médias propriedades rurais.


O utilitário possui inúmeras funções, como, por exemplo, uso em obras de construção civil em geral, como construção e reforma de edifícios residenciais e galpões industriais e comerciais, por exemplo; uso em trabalhos de mineração em geral; agroindústrias em geral, incluindo produtoras de fertilizantes, sucroalcooleiras e floresta plantada; serviço público de conservação de rodovias de leito natural e estradas rurais não pavimentadas; prestação de serviços públicos e/ou privados de limpeza urbana, incluindo coleta de lixo e entulhos de construção; prestação de serviços públicos e/ou privados de conservação e ampliação de rodovias pavimentadas em geral; implantação, ampliação e conservação de infraestrutura de saneamento básico, incluindo água e esgoto; construção, ampliação, reforma e conservação de portos, aeroportos e ferrovias; e serviços de escavação e demolição em geral; dentre outros.


Atualmente, ela é uma das integrantes da família de pás carregadeiras pesadas Case E, conhecida também como série Case E, composta pelos modelos Case 821E (top de linha), Case 721E (intermediária) e Case 621E (de entrada), todas fabricadas em série na década de 2010 e disponíveis atualmente no mercado nacional de utilitários novos e usados. O modelo Case 621E, por exemplo, possui um sistema eletrônico de seleção de desempenho, que permite a escolha de duas diferentes faixas de potência; um sistema de arrefecimento com o módulo Cooling Box, com hélice reversível, exclusivo da Case; e um capô de motor e sistemas articulado, com levantamento manual, para facilitar a manutenção.


No caso específico da pá carregadeira Case 621E, ela está disponível com motorização diesel FPT F4HE96849E J101, com certificação de emissões Mar 1 / Tier 3, com seis cilindros em linha e 6.700 cilindradas, com turbocompressor e injeção direta e eletrônica de combustível do tipo Common Rail, com duas faixas de potência e torque, sendo a mais alta com aproximadamente 142 cavalos de potência e 61 kgfm de torque, portanto com força suficiente para executar trabalhos em que há necessidade de levantamento de uma caçamba ou pá de 2,1 m³, embora estejam disponíveis opcionalmente pás de 1,5 m³, 1,9 m³, 2,3 m³ e 3 m³, embora nestes casos com algumas pequenas diferenças nas especificações.  


O utilitário está disponível com transmissão PowerShift 4F3R de trocas automáticas e manuais, com módulo eletrônico de controle, com 4 velocidades à frente e 3 à ré; com peso operacional de 12.000 kg; com carroceria dupla articulada com até 40º de ângulo; com velocidade máxima em rodovia ou estrada de 36 km/h; com um conjunto completo de comandos na cabine do operador; com eixos HD dianteiro e traseiro; com eixo traseiro com oscilação de até 24º para manter todos os pneus em contato com solo, mesmo em terrenos ondulados; com freios a discos banhados a óleo, com acionamento hidráulico; com sistema hidráulico Load Sensing, sensível à carga, que ajusta automaticamente a força necessária nos braços para compensar a carga; com sistema Ride Control (opcional), para amortecer os braços da caçamba, durante a operação de movimentação de carga em terrenos irregulares, evitando assim, o máximo possível, perda de material; e com sistema de refrigeração do motor melhorado, com módulo Cooling Box, com radiadores dispostos de modo a evitar o máximo possível o acúmulo de poeira e folhas.


Embora seja um modelo que, segundo o próprio fabricante, preza pelo baixo custo e tempo de manutenção, ou seja, um modelo em que os sistemas e mecanismos exigem rotinas de manutenção simplificadas o máximo possível, desde 2008, quando foi iniciada sua fabricação em série, ele é comercializado no Brasil com uma boa variedade de itens de modernidade e praticidade, incluindo cabine climatizada, com gaiola de proteção ROPS / FOPS, para mais segurança do operador (de série), embora com acabamento simples, já que se trata de um utilitário; dois faróis dianteiros e dois faróis de serviço traseiros (de série); eixos com sistema antipatinagem Limited Slip, que funciona de forma análoga ao controle de tração dos automóveis (de série); filtro de ar com duplo elemento (de série); direção hidráulica, com articulação de pivô central (de série); dispositivo de desengate da transmissão DeClutch, acionado pelo pedal do freio; limpador, lavador e desembaçador dos vidros (de série); tratamento da estrutura e sistemas para ambientes corrosivos (opcional); e ventilador hidráulico reversível do sistema de arrefecimento (opcional); dentre outros.


O sofisticado utilitário está disponível com até 5 opções de caçambas ou pás, com volumes de carga variando entre 1,5 m³ e 3,0 m³, além de pelo menos um modelo de chassi e caçamba para atividades na agroindústria sucroalcooleira.


O painel de comando e o console lateral são completos, com o necessário para a operação da máquina, incluindo volante com coluna ajustável (de série), joystick (de série), computador de bordo (de série), tacômetro (de série), indicador do sentido de direção (frente, parado e ré), indicador de temperatura do líquido de refrigeração do motor (de série), indicador de pressão do óleo (de série), indicador do nível de combustível (de série), indicador de temperatura do óleo de transmissão (de série), indicador de carga da bateria (de série), horímetro (de série), indicador de pressão do freio (de série) e alerta de ré (de série). Além disso, a cabine de comando possui ar condicionado (de série), assento com amortecimento pneumático (opcional), caixa térmica (de série) e segundo pedal de freio (opcional).


Atenção: A fabricante Case do Brasil alerta que os observadores in loco devem manter distância segura da pá carregadeira Case 621E enquanto ela estiver em operação, em razão principalmente do risco de acidentes com a caçamba ou pá e com o sistema hidráulico de articulação da carroceria.


MERCADO

Atualmente, a Case do Brasil possui no Brasil uma das maiores redes de concessionárias e oficinas autorizadas de máquinas de construção civil, agroindustriais e de infraestrutura, com mais de 100 unidades prestando serviços de venda de utilitários médios e pesados, novos e usados, e serviços de manutenção e venda de peças.


Trata-se de uma pá carregadeira possante, robusta, confiável e com custo de manutenção competitivo, palavras que soam como música aos ouvidos das construtoras, empreiteiras e empresas de limpeza urbana, com mecânica e hidráulica já testada e aprovada, com reduzido risco de quebras durante a operação, desde que, é claro, os limites da máquina sejam respeitados, portanto sem abusos.


É uma das mais bem sucedidas linhas de utilitários pesados do Brasil.


FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS


CASE 621E

  • Motorização: FPT F4HE96849 J101 (Tier-3 / Mar-1), turbodiesel, com 6 cilindros;
  • Motorização: 6.700 cilindradas, com gerenciamento eletrônico;
  • Injeção de combustível: Common Rail, direta e eletrônica de diesel sob alta pressão;
  • Potência (curva 1 / faixa 1): Aprox. 142 cavalos a 2.500 rpm;
  • Torque (curva 1 / faixa 1): Aprox. 61 kgfm a 1.500 rpm;
  • Potência (curva 2 / faixa 2): Aprox. 133 cavalos a 2.500 rpm;
  • Torque (curva 2 / faixa 2): Aprox. 61 kgfm a 1.500 rpm;
  • Cabine: Climatizada, com ar frio e aquecimento;
  • Altura do utilitário: Aprox. 3,4 metros;
  • Comprimento total: Aprox. 7,3 metros;
  • Largura: Aprox. 2,5 metros;
  • Força de escavação: Aprox. 11.800 kg;
  • Capacidade da caçamba ou pá: Aprox. 2,1 m³;
  • Capacidade de levantamento (altura máxima): Aprox. 6.400 kg;
  • Altura máxima de descarga: Aprox. 2,8 metros;
  • Filtragem de ar: A seco, com alerta de obstrução;
  • Direção (de série): Hidráulica, com carroceria articulada;
  • Transmissão: PowerShift, com trocas automáticas e manuais, 4 marchas à frente e 3 à ré;
  • Sistema hidráulico: Centro fechado, com pressão e fluxo compensados;
  • Bombas principais (fluxo total):
  • Cárter do motor: 14 litros;
  • Sistema de arrefecimento: 24 litros;
  • Sistema elétrico: 24 volts, negativos à massa;
  • Alternador: 120 ampères;
  • Bateria: 2 X 12 volts;
  • Freios: discos banhados a óleo, com acionamento hidráulico e acumulador;
  • Freio de estacionamento: Acionado por molas e liberado hidraulicamente;
  • Tanque de combustível: 189 litros;
  • Diferencial: Deslizamento limitado nos dois eixos;
  • Eixo dianteiro: Heavy Duty;
  • Eixo traseiro: Heavy Duty;
  • Pneus dianteiros: 20,5X25, 16 lonas;
  • Pneus traseiros: 20,5X25, 16 lonas;
  • Peso operacional: Aprox. 12.000 kg, com cabine climatizada e pá de 2,1 m³;
  • Preço mínimo: Aprox. R$ 140 mil (usada / bom estado de conservação);
  • Preço máximo: Aprox. R$ 200 mil (usada / bom estado de conservação);
  • Preço (seminova): Aprox. R$ 460 mil (ótimo estado de conservação);
  • Preço (nova): A partir de R$


ONDE COMPRAR


VEJA TAMBÉM


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipedia (em inglês): https://en.m.wikipedia.org/wiki/Case_Construction_Equipment
  • CNH Industrial (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagens

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