TRATOR MAHINDRA 9500S

MAHINDRA 9500S
MAHINDRA DO BRASIL
MAHINDRA & MAHINDRA
SÉRIE S


INTRODUÇÃO

Logo acima, o moderno trator Mahindra 9500S, sem cabine, comercializado no Brasil desde 2016 pela rede de concessionárias da fabricante brasileira Mahindra do Brasil, que também oferece, aqui no Brasil, outros modelos da sua linhagem atual de tratores, entre 25 e 110 cavalos. Logo abaixo, a versão cabinada do Mahindra 9500S, com mais conforto ao operador, também disponível por meio do programa de financiamento Moderfrota / FCO, do Governo Federal.

O moderno trator Mahindra 9500S é um econômico, prático e robusto utilitário agrícola de tamanho médio, com eixo alto e tração 4X4, para uso geral em propriedades rurais (agricultura e pecuária) e agroindústrias, fabricado em larga escala no Brasil, desde a década de 2010, pela Mahindra do Brasil, que também fabricava e fabrica na mesma linha de montagem brasileira os tratores Mahindra 6065, Mahindra 8000S, Mahindra 6075 e Mahindra 6060, os cinco com vários pontos em comum, exceto em alguns aspectos, como a potência e o torque dos motores, que no Mahindra 6065, no Mahindra 8000S, no Mahindra 6075 e no Mahindra 6060 são mais baixos.


Além dessas opções de tratores citadas acima, a Mahindra do Brasil oferece o trator Mahindra 6675 F, de dimensões mais compactas, específica para atender as atividades agrícolas de fruticultura, horticultura, cafeicultura e olericultura, em que é necessário o uso de modelos de tratores estreitos e curtos, portanto com especificações um pouco diferentes dos demais modelos.


Atualmente, os principais concorrentes do Mahindra 9500S no mercado nacional de utilitários agrícolas novos e usados são os tratores médios de tração 4X4 Massey Ferguson MF 4408 S, New Holland TL5.90, Agrale 5105, Yanmar Solis 90, Massey Ferguson MF 4290 Xtra, Agritech Yanmar 1185S, John Deere 5090E, New Holland TT4.90, Case Farmall 95 e Valtra A94S, com potências variando entre 80 e 110 cavalos, todos disponíveis no Brasil oficialmente, por meio de concessionárias, a maioria deles sucesso de vendas aqui e com muitas unidades disponíveis no mercado de utilitários agrícolas usados, a maioria em ótimo estado de conservação.


O trator Mahindra 86-110P também está na categoria de tratores médios, mas neste caso específico ele é fabricado na Turquia pela subsidiária turca da empresa indiana Mahindra & Mahindra, neste caso com 110 cavalos de potência e 41 kgfm de torque.


A MAHINDRA

A tradicional fabricante indiana Mahindra & Mahindra é, atualmente, uma das maiores e mais tradicionais marcas de veículos para transporte rodoviário de cargas e de passageiros, utilitários, máquinas, equipamentos e implementos para indústria, agroindústria, agricultura e construção civil do mundo, incluindo tratores agrícolas, automóveis, caminhões e ônibus, motocicletas, pickups e comerciais leves, pulverizadores agrícolas, grupos geradores de energia elétrica, motores estacionários a diesel e equipamentos e softwares para agricultura de precisão.


Ela foi fundada em 1945, na Índia, pelos empresários Kailash Mahindra, Jagdish Mahindra e Malik Mohammad, inicialmente com o nome Mahindra & Mohammad, e, posteriormente, em 1948, renomeada para Mahindra & Mahindra, com o seu primeiro produto industrial automotivo, o utilitário leve Jeep Willys, fabricado sob licença da americana Willys-Overland, expandindo seus negócios nas décadas seguintes, com outros produtos.


Ela faz parte do Grupo Mahindra, um gigante indiano com faturamento anual de mais de US$ 25 bilhões, e que, além das atividades da própria Mahindra & Mahindra, fabrica aeronaves, peças para aeronaves, peças para automóveis, equipamentos e armas para o segmento de defesa, equipamentos para energia solar, iates e possui universidades e centros de treinamento, imobiliárias, empresas financeiras, hotéis e resorts, empresas de informática, equipes de esportes e editora de revistas.


Aqui no Brasil, ela possui a Mahindra do Brasil, localizada no município de Dois Irmãos, no interior do estado do Rio Grande do Sul, a primeira subsidiária fabricante da grande matriz indiana na América do Sul, fundada em 2014 e, atualmente, com modelos de tratores com potências entre 25 e 100 cavalos, principalmente para atender a agricultura familiar e médias propriedades rurais.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

O trator Mahindra 9500S é um utilitário agrícola de tamanho médio e média potência, com sistema hidráulico de duplo comando e tomada de força traseiros para acoplamento / conexão de uma boa variedade de implementos agrícolas traseiros, incluindo roçadeiras, semeadeiras e plantadeiras, cultivadores e guinchos, tombadores / arados e colhedoras de forragens de tamanho médio, para cortar e triturar vegetais para forragem e volumoso / silagem, por exemplo, como cana e napier / capiaçu.


Ele é um dos principais integrantes da linhagem atual de tratores médios da Mahindra & Mahindra, com pelo menos sete modelos fabricados aqui no Brasil, dentre eles o Mahindra 8000S, com 80 cavalos, o Mahindra 6075, também com 80 cavalos, o Mahindra 6065, com 65 cavalos, e o Mahindra 6060, com 57 cavalos, todos eles em produção seriada pela unidade brasileira da Mahindra do Brasil, localizada em Dois Irmãos, no interior do estado do Rio Grande do Sul, todos com motores importados da Índia, fabricados pela própria Mahindra & Mahindra, mas quase todos com índice de nacionalização de peças, partes, componentes e mão de obra acima de 70%.


No caso específico do trator Mahindra 9500S, a motorização turbodiesel Mahindra VNE 487 Turbo Intercooler, dentro das normas de emissões MAR-1, com quatro cilindros em linha e 3.533 cilindradas, com bomba Bosch de injeção direta de combustível, produz aproximadamente 95 cavalos de potência e 33 kgfm de torque, portanto com força de tração suficiente para uso moderado em geral, como puxar implementos agrícolas de tamanho médio para gradeação de terra, pulverização de lavouras, distribuição / lançamento de sementes e aplicação de calcário e gesso agrícola.


A transmissão possui 12 marchas à frente e 12 à ré, com reversor ou inversor mecânico disponível como item de série, com dupla embreagem independente, com engrenagens sincronizadas. Desde o início de sua fabricação seriada, ele está disponível com tração 4X4, com eixo dianteiro TDA da marca ZF, com design alemão, mas fabricado no Brasil.


O acoplamento de lâmina frontal e concha também é possível, mas o uso deve ser moderado.


Ele é um dos mais modernos e práticos modelos de tratores disponíveis atualmente no mercado brasileiro de utilitários agrícolas novos e usados, com uma das melhores relações custo benefício da categoria dos tratores médios, um dos mais completos da categoria, com características técnicas que tornam o trator uma das opções válidas para uso geral na agricultura familiar no Brasil e em quase todos os outros países da América Latina, principalmente pelo seu custo de aquisição competitivo, entre R$ 180 mil e R$ 250 mil, para compra à vista e em ótimo estado de conservação, com ou sem implementos, dependendo de cada caso.


É um modelo de trator econômico, com sistemas hidráulico, elétrico e mecânico simples e de manutenção fácil e barata. Desde 2016, ele é comercializado no Brasil e já saía de fábrica com uma boa variedade de itens de modernidade e praticidade, incluindo cabine climatizada (opcional); dois faróis dianteiros convencionais (de série), dois faróis dianteiros auxiliares (opcionais) e um farol de serviço traseiro (de série); filtro de ar a seco (de série), com filtro extra de segurança; direção hidrostática ou hidráulica (de série); toldo de fábrica (de série), do tipo ROPS; capô totalmente articulado, em peça única (de série), e para-lamas de metal (de série); acelerador de mão e acelerador de pé (de série); dupla embreagem (de série); tomada de potência independente (de série), de acionamento mecânico e manual, de seis estrias e 540 rpm, e engate de três pontos na categoria II, com capacidade para até 3.700 kg no olhal (de série), com sistema hidráulico de duplo comando e 3 válvulas (de série), com bomba com vazão de 62 litros por minuto; jogo de contrapesos (de série), com contrapesos adicionais (opcional); freios a discos banhados a óleo, de acionamento mecânico (de série); e freio de estacionamento acionado manualmente, por meio de alavanca.


O painel é simples e intuitivo, mas é completo, com horímetro ou contador de horas trabalhadas, tacômetro ou medidor de RPM, medidor de temperatura do motor, medidor no nível de combustível, medidor de pressão de óleo, conta-giros da tomada de potência, luz de freio, luz de direção, luz de bateria e pisca alerta, dentre outros.


Por outro lado, a simplicidade dos sistemas hidráulico, elétrico e mecânico é uma de suas principais características, com manutenção simples e barata, o que certamente torna esse modelo uma das melhores opções para a agricultura familiar no Brasil, recomendado para quem quer e precisa trocar o seu modelo mais antigo por um modelo mais moderno.


MERCADO

Atualmente, a Mahindra & Mahindra é uma das maiores fabricantes de tratores agrícolas do mundo, com produção anual de mais de 330.000 unidades, com fábricas na Índia, na Austrália, na Turquia, nos Estados Unidos, na China e, é claro, no Brasil. Em 2013, ela alcançou a marca de mais de 2.000.000 de unidades de tratores agrícolas fabricadas na Ásia, na Oceania, nas Américas e na África, desde o início da fabricação em série do seu primeiro modelo de trator, em 1963, sob licença da fabricante americana Harvester International, atualmente Case IH.


Aqui no Brasil, a Mahindra do Brasil já possui uma rede de mais de 50 concessionárias, prestando serviços de venda de utilitários agrícolas novos, seminovos e usados e serviços de manutenção e venda de peças, dentre elas a Pantanal Peças e Implementos Agrícolas Ltda, localizada em Dourados, interior do estado de Mato Grosso do Sul, atendendo também os municípios vizinhos.


Atualmente, a maioria das concessionárias da Mahindra do Brasil está localizada nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, embora ela também tenha concessionárias nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Bahia, Mato Grosso e Ceará, dentre outros estados.


Atualmente, os compradores do trator Mahindra 9500S e seus principais concorrentes, de outras marcas, podem adquirí-los por meio do Modernfrota / FCO, do Governo Federal, com a possibilidade de financiamentos a juros competitivos. Consulte a concessionária da marca Mahindra mais próxima de você para saber mais detalhes.


Para quem precisa de um modelo de trator mais possante, o blog recomenda o modelo Mahindra 86-110P, com turbocompressor, intercooler e injeção direta, com 110 cavalos de potência 41 kgfm de torque, com capacidade de levante de até 5.000 kg (de série), no olhal, fabricado na Turquia e importado oficialmente para o Brasil pela Mahindra do Brasil.


A Mahindra do Brasil oferece 5 anos de garantia de fábrica para motor e câmbio dos tratores fabricados no Brasil.


FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS


MAHINDRA 9500S (4X4)

  • Motorização: Mahindra VNE 487, turbodiesel e intercooler, com 4 cilindros;
  • Motorização: 3.533 cilindradas, com certificação MAR-1;
  • Injeção de combustível: Bomba injetora direta Bosch;
  • Potência: Aprox. 95 cavalos a 2.400 rpm;
  • Torque: Aprox. 33 kgfm a 1.500 rpm;
  • Filtragem de ar: A seco, com filtro duplo;
  • Direção (de série): Hidráulica ou hidrostática, com circuito independente;
  • Transmissão (de série): Sincronizada, com 12 marchas à frente e 12 à ré, com reversor mecânico;
  • Embreagem: Dupla e independente;
  • Tomada de potência: Independente, 540 RPM, com seis estrias e acionamento mecânico;
  • Sistema hidráulico: Até 3.700 kg (de série), com cilindro externo;
  • Cárter do motor:
  • Sistema de arrefecimento:
  • Sistema elétrico: 12 volts;       
  • Alternador: 12 volts e 55 ampères (plataformado);
  • Motor de partida: 12 volts e 4 cavalos;
  • Bateria: 12 volts e 95 ampères (plataformado);
  • Tomada para reboque:
  • Freios: A discos, de acionamento mecânico, banhados em óleo;
  • Freio de estacionamento: Manual e independente, com alavanca;
  • Tanque de combustível: Aprox. 100 litros;
  • Pneus dianteiros: 12.4X24 (opcionais);
  • Pneus traseiros: 18.4X30 (opcionais);
  • Outros rodados: Várias opções;
  • Eixo dianteiro: 4X4, ZF, com bloqueio de diferencial;
  • Eixo traseiro: Com bloqueio de diferencial acionado por pedal;
  • Peso (sem lastro e acessórios): Aprox. 3.800 kg (plataformado);
  • Peso (com lastro e acessórios): Aprox. 4.400 kg (plataformado);
  • Telefone do fabricante: 0800 494 004;
  • Preço mínimo: Aprox. 180 mil (usado / bom estado de conservação);
  • Preço máximo (plataformado): Aprox. 250 mil (novo / financiado);


ONDE COMPRAR


VEJA TAMBÉM


O blog Ciência e Tecnologia em Foco agradece a gentileza e atenção da Pantanal Peças e Implementos, concessionária da marca Mahindra para Dourados – M.S. e região, por meio do senhor Danilo Fernandes, pelo fornecimento de informações diretamente ao editor, pessoalmente e por meio de aplicativo de mensagens.


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Mahindra_%26_Mahindra
  • Mahindra (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagens

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