YANMAR SOLIS 90

YANMAR SOLIS 90 (4X4)
YANMAR SOLIS 90N (COMPACTO)
YANMAR SOLIS 90 CABINE (4X4)
YANMAR SOUTH AMERICA (BRASIL)
SONALIKA TRACTORS (ÍNDIA)
YANMAR LTD (JAPÃO)


INTRODUÇÃO

Logo acima, o moderno trator Yanmar Solis 90, sem cabine, fabricado e comercializado no Brasil desde 2018 pela rede de concessionárias da fabricante brasileira Yanmar South America, que também oferece outros modelos da família Yanmar Solis. Logo abaixo, a versão cabinada Yanmar Solis 90 Cabine, com mais conforto ao operador.

O moderno trator Yanmar Solis 90 é um econômico, prático e robusto utilitário agrícola de tamanho médio, com eixo alto e tração 4X4, para uso geral em propriedades rurais (agricultura e pecuária) e agroindústrias, fabricado em larga escala no Brasil, desde a década de 2010, pela Yanmar South America, que também fabricava e fabrica na mesma linha de montagem brasileira os seus irmãos Yanmar Solis 60, Yanmar Solis 75 e Yanmar Solis 80, os quatro com vários pontos em comum, exceto em alguns aspectos, como a potência e o torque dos motores, que no Solis 60, Solis 75 e no Solis 80 são mais baixos.


Ele também era e é fabricado em pelo menos uma sub-versão de dimensões mais compactas, específica para atender as atividades agrícolas de fruticultura, horticultura, cafeicultura e olericultura, em que é necessário o uso de modelos de tratores estreitos e curtos, inclusive com ótimo raio de giro, como, por exemplo, a Yanmar Solis 90N, com especificações um pouco diferentes dos demais modelos.


Atualmente, os principais concorrentes do Yanmar Solis 90 são os tratores médios de tração 4X4 Massey Ferguson MF 4408 S, New Holland TL5.90, Agrale 5105, Massey Ferguson MF 4290 Xtra, John Deere 5090E, Mahindra 86-110P, New Holland TT4.90, Case Farmall 90 e Valtra A94S, com potências variando entre 80 e 110 cavalos, todos disponíveis no Brasil oficialmente, por meio de concessionárias, a maioria deles sucesso de vendas aqui e com muitas unidades disponíveis no mercado de utilitários agrícolas usados, a maioria em ótimo estado de conservação.


O trator Agritech Yanmar 1185S também está na categoria de tratores médios, mas neste caso específico ele é fabricado pela Agritech Yanmar, uma empresa do Grupo Stédile, do qual a Agrale S.A. também faz parte.


A YANMAR

A centenária japonesa Yanmar Ltd é, atualmente, uma das maiores e mais tradicionais marcas de máquinas, equipamentos e implementos para indústria, agroindústria, agricultura e construção civil do mundo, incluindo escavadeiras, grupo geradores de energia elétrica, motores estacionários a diesel, pulverizadores agrícolas, motores para embarcações marítimas e fluviais, tratores agrícolas e drones agrícolas e de monitoramento.


Ela foi fundada em 1912, no Japão, pelo projetista Magokichi Yamaoka, e, posteriormente, em 1957, surgiu a Yanmar do Brasil S.A., em Indaiatuba, interior do estado de São Paulo, a primeira subsidiária da grande matriz japonesa instalada fora do Japão, inicialmente como uma importadora, e, posteriormente, a partir da década de 1960, já como uma fabricante de máquinas e equipamentos para uso na indústria, na agroindústria, na agricultura e na construção civil, incluindo a fabricação de grupos geradores, motores estacionários e pulverizadores agrícolas.


Aqui no Brasil, a Yanmar do Brasil foi uma das maiores fabricantes do segmento dos tratores leves, portanto não competindo diretamente com as grandes marcas New Holland / Ford, Massey Ferguson, CBT e Valtra / Valmet, optando, por assim dizer, “correr por fora” do mercado de utilitários agrícolas médios e grandes, desde a década de 1960, mas, assim como as demais, aproveitando as oportunidades de mercado surgidas com os planos governamentais brasileiros de incentivo à expansão da indústria de veículos e utilitários no Brasil.


Atualmente, a Agritech Lavrale Ltda, surgida em 2002, é a empresa sucessora da Yanmar do Brasil, ela é uma subsidiária direta do Grupo Stédile, por sua vez também proprietário da Agrale S.A., uma tradicional indústria gaúcha do ramo automotivo e utilitário, atuando na fabricação de veículos, máquinas e equipamentos para transporte urbano e rodoviário de cargas, principalmente caminhões de médio porte; atuando no segmento militar, com a fabricação de veículos militares offroad ou crossover; atuando no segmento de transporte urbano e rodoviário de passageiros, principalmente chassis para micro-ônibus, tornando-se então a maior fabricante brasileira de chassis para micro-ônibus; e no segmento de motocicletas urbanas, rurais e esportivas.


A tradicionalíssima Yanmar Ltd não é uma “fabriqueta de fundo de quintal”, ela é uma das 100 maiores empresas do Japão, com receita bruta de mais de US$ 6 bilhões (dólares) em 2016, por exemplo, atualmente controlada pela Família Yamaoka. Ao contrário do que muitos pensam, ela nunca saiu completamente do Brasil, ela continuou atuando aqui, nas décadas de 2000 e 2010, mas a partir de então por meio da subsidiária Yanmar South America Ltda, como uma fabricante e importadora de máquinas e equipamentos, principalmente motores estacionários, grupo geradores e escavadeiras, e voltou, em 2018, a atuar no ramo de utilitários agrícolas, incluindo tratores agrícolas.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

O trator Yanmar Solis 90 é um utilitário agrícola de tamanho médio e média potência, com sistema hidráulico de duplo comando e tomada de força traseiros para acoplamento / conexão de uma boa variedade de implementos agrícolas traseiros, incluindo roçadeiras, semeadeiras e plantadeiras, cultivadores e guinchos, tombadores / arados e colhedoras de forragens de tamanho médio, para cortar e triturar vegetais para forragem e volumoso / silagem, por exemplo, como cana e napier / capiaçu.


Ele é um dos principais integrantes da família ou série de tratores médios Yanmar Solis, conhecida também como ITL Solis, com pelo menos quatro modelos fabricados sob licença no Brasil desde 2018, o Yanmar Solis 60, o Yanmar Solis 75, o Yanmar Solis 80 e o Yanmar Solis 90, todos eles em produção seriada pela unidade brasileira da Yanmar South America localizada em Indaiatuba, no interior do estado de São Paulo, com faixa de potências entre 60 e 90 cavalos, dependendo do modelo e dependendo da norma de aferição de potência.


Essa família de tratores Yanmar Solis é fabricada sob licença no Brasil, com índice de nacionalização de peças, partes e componentes em torno de 60% e está baseada no projeto de tratores médios ITL Solis, da fabricante indiana ITL – International Tractors Limited, conhecida também como Sonalika Tractors, uma das maiores fabricantes de tratores do mundo, na qual a empresa japonesa Yanmar Ltd possui uma participação societária de 30%, com direitos de produção sob licença de seus modelos no Brasil.


No caso específico do trator Yanmar Solis 90, a motorização turbodiesel Sonalika ITL4105ELT, com quatro cilindros em linha e 4.087 cilindradas, com bomba Bosch de injeção de combustível em linha, cabeçotes individuais e camisas removíveis, produz aproximadamente 90 cavalos de potência e 36 kgfm de torque, considerando a norma SAE J1995, com reserva de 20% de torque, portanto com força de tração suficiente para uso moderado em geral, como puxar implementos agrícolas de tamanho médio para gradeação de terra, pulverização de lavouras, distribuição / lançamento de sementes e aplicação de calcário e gesso agrícola.


A transmissão possui 12 marchas à frente e 12 à ré, com reversor ou inversor disponível como item de série, com dupla embreagem independente, com engrenagens sincronizadas. Desde o início de sua fabricação seriada, ele está disponível com tração 4X4, com eixo dianteiro TDA Carraro ou ZF.


Essa transmissão possui o chamado super-redutor de velocidade, disponível como opcional, que, dentro da Yanmar, recebe o nome de Creeper. Esse sistema de super-redução pode ser útil em tarefas específicas, como, por exemplo, a trituração de forrageiras, como cana, napier, milheto e capiaçu, por exemplo, nas quais há necessidade de baixíssima velocidade.


O acoplamento de lâmina frontal e concha também é possível, mas o uso deve ser moderado.


Ele é um dos mais modernos e práticos modelos de tratores disponíveis atualmente no mercado brasileiro de utilitários agrícolas novos e usados, com uma das melhores relações custo benefício da categoria dos tratores médios, um dos mais completos da categoria, com características técnicas que tornam o trator uma das opções válidas para uso geral na agricultura familiar no Brasil e em quase todos os outros países da América Latina, principalmente pelo seu custo de aquisição competitivo, entre R$ 160 mil e R$ 220 mil (sem cabine), para compra à vista e em ótimo estado de conservação, com ou sem implementos, dependendo de cada caso.


É um modelo de trator econômico, com sistemas hidráulico, elétrico e mecânico simples e de manutenção fácil e barata. Desde 2018, ele é comercializado no Brasil e já saía de fábrica com uma boa variedade de itens de modernidade e praticidade, incluindo cabine climatizada (opcional); quatro faróis dianteiros do tipo projetor e dois faróis de serviço traseiros (de série); filtro de ar a seco (de série); direção hidrostática ou hidráulica (de série), com bomba independente; volante com regulagem de altura (de série); toldo de fábrica (de série), do tipo ROPS; capô articulado de metal e para-lamas de polietileno; acelerador de mão e acelerador de pé (de série); auxílio de partida a frio (de série); dupla embreagem (de série); tomada de potência independente (de série), de acionamento mecânico, de seis estrias e 540 rpm, e engate de três pontos na categoria II, com capacidade para até 2.500 kg no olhal (de série) ou 3.000 kg (opcional), com sistema hidráulico de duplo comando e 2 válvulas (de série), com bomba com vazão de 44 litros por minuto; jogo de contrapesos dianteiros e traseiros (de série); freios a discos banhados a óleo, de acionamento hidráulico (de série); e freio de estacionamento acionado manualmente, por meio de alavanca.


O painel é simples e intuitivo, mas é completo, com horímetro, tacômetro, medidor de temperatura do motor, medidor no nível de combustível, luz de freio, luz de direção e pisca alerta, dentre outros.


Por outro lado, a simplicidade dos sistemas hidráulico, elétrico e mecânico é uma de suas principais características, com manutenção simples e barata, o que certamente torna esse modelo uma das melhores opções para a agricultura familiar no Brasil, recomendado para quem quer e precisa trocar o seu modelo mais antigo por um modelo mais moderno.


MERCADO

Atualmente, ambas as empresas, a Agritech Lavrale, de propriedade do Grupo Stédile, e a Yanmar South America, de propriedade da Yanmar Ltd, possuem fábricas no Brasil, ambas com redes de concessionárias e oficinas autorizadas de máquinas agrícolas e agroindustriais, prestando serviços de venda de utilitários agrícolas novos, seminovos e usados e serviços de manutenção e venda de peças.


No caso específico da Yanmar South America, são pelo menos três grandes instalações no Brasil, a principal delas em Indaiatuba, onde produz os tratores da família Yanmar Solis; outra em Osasco, por meio da qual distribui peças, partes e componentes para todo o Brasil; e uma fábrica em Manaus, na qual monta motores marítimos.


Atualmente, a Yanmar South America produz e comercializa no Brasil tratores com a marca Solis por meio de uma rede de mais de 50 concessionárias espalhadas pelo Brasil, principalmente nas regiões Sudeste e Sul do Brasil, embora ela também tenha concessionárias nos estados de Goiás, Rondônia, Maranhão e Bahia, além do Distrito Federal.


O leitor do blog deve ficar atento na hora da compra, verificar cuidadosamente qual é a versão de trator que está comprando, pois os modelos Yanmar Solis 90 e Yanmar Solis 90 Cabine, por exemplo, são mais adequados para atividades rurais intensivas, como, por exemplo, gradeação de terra; aplicação de calcário e gesso agrícola; e acoplamento de plantadeiras, guinchos e colhedoras de forragens de tamanho médio, para cortar e triturar vegetais para forragem e volumoso / silagem, por exemplo, como cana e napier / capiaçu; enquanto o modelo Yanmar Solis 90 N Compacto, por exemplo, com suas dimensões bem compactas, é direcionado para atividades específicas, principalmente fruticultura, horticultura, cafeicultura e olericultura.


FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS


YANMAR SOLIS 90 CABINE (4X4)

  • Motorização: Sonalika ITL4105ELT, turbodiesel e intercooler, com 4 cilindros;
  • Motorização: 4.087 cilindradas, cabeçotes individuais e camisas removíveis;
  • Injeção de combustível: Bomba injetora Bosch de combustível em linha;
  • Potência (SAE J1995): Aprox. 90 cavalos a 2.400 rpm;
  • Torque (SAE J1995): Aprox. 36 kgfm a 1.400 rpm;
  • Potência (ISO 14396): Aprox. 84 cavalos a 2.400 rpm;
  • Filtragem de ar: A seco, com indicador de manutenção;
  • Direção (de série): Hidráulica ou hidrostática, com bomba independente;
  • Transmissão (de série): Sincronizada, com 12 marchas à frente e 12 à ré, com reversor;
  • Embreagem: Dupla e independente;
  • Tomada de potência: Independente, 540 RPM, com seis estrias e acionamento mecânico;
  • Sistema hidráulico: Até 2.500 kg (de série) ou até 3.000 kg (opcional), com cilindro extra;
  • Cárter do motor:
  • Sistema de arrefecimento:
  • Sistema elétrico: 12 volts;
  • Alternador: 12 volts e 90 ampères;
  • Motor de partida:
  • Bateria: 12 volts e 110 ampères;
  • Tomada para reboque: 7 pinos;
  • Freios: A discos, de acionamento mecânico, banhados em óleo;
  • Freio de estacionamento: Manual e independente, com alavanca;
  • Tanque de combustível: Aprox. 76 litros, de polietileno;
  • Pneus dianteiros: 12.4X24 (de série), 8 lonas;
  • Pneus traseiros: 18.4X30 (de série), 12 lonas;
  • Outros rodados: Várias opções;
  • Eixo dianteiro: 4X4, Carraro, com bloqueio de diferencial;
  • Eixo traseiro: Com bloqueio de diferencial acionado por pedal;
  • Peso (sem lastro e acessórios): Aprox. 3.630 kg;
  • Peso (com lastro e acessórios): Aprox.
  • Preço mínimo: Aprox. 180 mil (usado / bom estado de conservação);
  • Preço máximo: Aprox. 280 mil (novo);


YANMAR SOLIS 90 (PLATAFORMADO / 4X4)

  • Motorização: Sonalika ITL4105ELT, turbodiesel e intercooler, com 4 cilindros;
  • Motorização: 4.087 cilindradas, cabeçotes individuais e camisas removíveis;
  • Injeção de combustível: Bomba injetora Bosch de combustível em linha;
  • Potência (SAE J1995): Aprox. 90 cavalos a 2.400 rpm;
  • Torque (SAE J1995): Aprox. 36 kgfm a 1.400 rpm;
  • Potência (ISO 14396): Aprox. 84 cavalos a 2.400 rpm;
  • Filtragem de ar: A seco, com indicador de manutenção;
  • Direção (de série): Hidráulica ou hidrostática, com bomba independente;
  • Transmissão (de série): Sincronizada, com 12 marchas à frente e 12 à ré, com reversor;
  • Embreagem: Dupla e independente;
  • Tomada de potência: Independente, 540 RPM, com seis estrias e acionamento mecânico;
  • Sistema hidráulico: Até 2.500 kg (de série) ou até 3.000 kg (opcional), com cilindro extra;
  • Cárter do motor:
  • Sistema de arrefecimento:
  • Sistema elétrico: 12 volts;
  • Alternador: 12 volts e 90 ampères;
  • Motor de partida:
  • Bateria: 12 volts e 110 ampères;
  • Tomada para reboque: 7 pinos;
  • Freios: A discos, de acionamento mecânico, banhados em óleo;
  • Freio de estacionamento: Manual e independente, com alavanca;
  • Tanque de combustível: Aprox. 64 litros;
  • Pneus dianteiros: 12.4X24 (de série), 8 lonas;
  • Pneus traseiros: 18.4X30 (de série), 12 lonas;
  • Outros rodados: Várias opções;
  • Eixo dianteiro: 4X4, ZF, com bloqueio de diferencial;
  • Eixo traseiro: Com bloqueio de diferencial acionado por pedal;
  • Peso (sem lastro e acessórios): Aprox. 3.400 kg;
  • Peso (com lastro e acessórios): Aprox.
  • Preço mínimo: Aprox. 160 mil (usado / bom estado de conservação);
  • Preço máximo: Aprox. 220 mil (novo);


YANMAR SOLIS 90 N (COMPACTO / 4X4)

  • Motorização: Sonalika ITL4105ELT, turbodiesel e intercooler, com 4 cilindros;
  • Motorização: 4.087 cilindradas, cabeçotes individuais e camisas removíveis;
  • Injeção de combustível: Bomba injetora Bosch de combustível em linha;
  • Potência (SAE J1995): Aprox. 90 cavalos a 2.400 rpm;
  • Torque (SAE J1995): Aprox. 36 kgfm a 1.400 rpm;
  • Potência (ISO 14396): Aprox. 84 cavalos a 2.400 rpm;
  • Filtragem de ar: A seco, com indicador de manutenção;
  • Direção (de série): Hidráulica ou hidrostática, com bomba independente;
  • Transmissão (de série): Sincronizada, com 12 marchas à frente e 12 à ré, com reversor;
  • Embreagem: Dupla e independente;
  • Tomada de potência: Independente, 540 RPM, com seis estrias e acionamento mecânico;
  • Sistema hidráulico: Até 2.500 kg (de série);
  • Cárter do motor:
  • Sistema de arrefecimento:
  • Sistema elétrico: 12 volts;
  • Alternador: 12 volts e 90 ampères;
  • Motor de partida:
  • Bateria: 12 volts e 85 ampères;
  • Tomada para reboque: 7 pinos;
  • Freios: A discos, de acionamento mecânico, banhados em óleo;
  • Freio de estacionamento: Manual e independente, com alavanca;
  • Tanque de combustível: Aprox. 64 litros;
  • Pneus dianteiros: 12.4X24 (de série), 8 lonas;
  • Pneus traseiros: 18.4X30 (de série), 12 lonas;
  • Outros rodados: Várias opções;
  • Eixo dianteiro: 4X4, Carraro, com bloqueio de diferencial;
  • Eixo traseiro: Com bloqueio de diferencial acionado por pedal;
  • Peso (sem lastro e acessórios): Aprox. 2.850 kg;
  • Peso (com lastro e acessórios): Aprox.
  • Preço mínimo: Aprox.
  • Preço máximo: Aprox.


ONDE COMPRAR


VEJA TAMBÉM


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
  • Wikipedia (em ingles): https://en.m.wikipedia.org/wiki/Sonalika_Tractors
  • Yanmar (divulgação): Imagens

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