SCANIA S 450
SÉRIE
SCANIA S
FAMÍLIA
SCANIA S
LINHAGEM
SCANIA PRT, LPGRS OU PGRT
SCANIA
S 450 6X4 / MOTOR DC13 143 (NO BRASIL)
SCANIA
S 450 6X2 / MOTOR DC13 143 (NO BRASIL)
SCANIA
S 540 6X4 / MOTOR DC13 172 (NO BRASIL)
SCANIA
S 500 6X4 (NA AMERICA LATINA)
SCANIA
S 620 6X4 (TOP DE LINHA / NA EUROPA)
SCANIA S 730 6X4 (TOP DE LINHA /NA EUROPA)
SCANIA 450 S 6X4 / MOTOR DC13 143 (NO BRASIL)
SCANIA 450 S 6X2 / MOTOR DC13 143 (NO BRASIL)
SCANIA 540 S 6X4 / MOTOR DC13 172 (NO BRASIL)
SCANIA 500 S 6X4 (NA AMERICA LATINA)
SCANIA 620 S 6X4 (TOP DE LINHA / NA EUROPA)
SCANIA 730 S 6X4 (TOP DE LINHA / NA EUROPA)
INTRODUÇÃO
O nome Scania PRT é usado pela gigante sueca Scania AB para a sua moderna, robusta e eficiente linhagem de veículos de transporte rodoviário e rural de cargas semipesadas e pesadas, criada, desenvolvida e fabricada em larga escala a partir da década de 2000 pela própria matriz sueca Scania AB e por algumas de suas subsidiárias, dentre elas a Scania Latin America Ltda, aqui no Brasil, uma das mais importantes subsidiárias do grupo sueco.
Anteriormente,
entre 2004 e 2017, a 1ª geração dessa linhagem de caminhões de portes
semipesado e pesado para transporte rodoviário estava dividida em quatro séries
de caminhões, sendo a Série R, de cabine alta e estendida, a Série P,
de cabine baixa e curta ou estendida, a Série T, conhecida popularmente como “bicuda”, com
motor à frente da cabine, também de cabine baixa, e a Série G,
com cabine de altura intermediária e curta ou estendida, com acabamento
interno um pouco mais simples, sendo a 1ª geração substituída na Europa
Ocidental pela 2ª geração da mesma linhagem, a partir de 2016, e no Brasil,
a partir de 2018, por um conjunto de cinco séries, sendo a Série R, de cabine
alta e estendida, a Série S, de cabine alta e piso plano, a Série G, de
cabine intermediária e curta ou estendida, a Série P, de cabine baixa e curta
ou estendida, e a Série L, de cabine baixa e curta, em razão da norma de
emissões Euro VI, mas aqui no Brasil, ao que parece, ainda obedecendo a
norma de emissões Euro V, um pouco mais branda.
Aqui no
Brasil, nas décadas de 2000 e 2010, os seus principais concorrentes foram os
caminhões semipesado Agrale 14000 S 6X2,
semipesado Mercedes-Benz Atego 1719 4X2,
semipesado Ford Cargo 1719, semipesado
Mercedes-Benz Atego 1726 4X2, semipesado
Ford Cargo 1723, semipesado Mercedes-Benz Atego 2426 6X2, semipesado
Volvo FH540 6X4, semipesado Mercedes-Benz Atego 2430 6X2, semipesado
Ford Cargo 1731, semipesado Mercedes-Benz Atego 3026 8X2, semipesado
Ford Cargo 2423 6X2, semipesado Ford Cargo 2429 6X2, semipesado Mercedes-Benz Axor 3344 6X4, semipesado
Ford Cargo 2431 6X2, semipesado Mercedes-Benz Axor 3131 6X4, semipesado
Volvo FH 460 6X4, semipesado Ford Cargo 2623 6X4, semipesado Mercedes-Benz Atego 1730 4X2, semipesado
Ford Cargo 2629 6X4, semipesado Mercedes-Benz Axor 1933 4X2, pesado Ford Cargo 1933 R 4X2, pesado Ford Cargo 2631 6X4, semipesado Iveco Tector 170E21 4X2, semipesado Iveco Tector 170E28 4X2, semipesado Iveco Tector 170E30 4X2, semipesado Iveco Tector 240E28 6X2, pesado Mercedes-Benz Axor 2536 6X2, semipesado
Iveco Tector 240E30 6X2, pesado Mercedes-Benz Axor 2544 6X2, semipesado
Volkswagen Constellation 15.190, pesado
Mercedes-Benz 2644 6X4, semipesado Volkswagen Constellation 17.190,
semipesado Volkswagen Constellation
17.230, semipesado Volkswagen
Constellation 17.330, semipesado Volkswagen
Constellation 23.230 6X2, pesado Mercedes-Benz
Axor 3344 6X4, semipesado Volkswagen
Constellation 24.280 6X2, semipesado Volkswagen
Constellation 24.330 6X2, semipesado Volkswagen
Constellation 25.420 6X2, semipesado Volkswagen
Constellation 26.280 6X4, semipesado e pesado Iveco Hi-Road e semipesado e pesado Volkswagen Constellation 26.440 6X4.
Alguns dos
modelos citados acima não são mais fabricados.
A
SCANIA AB
A centenária Scania AB é uma grande fabricante sueca de caminhões pesados para transporte rodoviário de cargas, conjuntos de chassis / motores de ônibus para transporte de passageiros, motores estacionários a diesel, inclusive para geradores de energia elétrica, e motores a combustão interna para embarcações. Ela possui várias subsidiárias fabricantes de caminhões, chassis e motores, inclusive na França, na Holanda, na Tailândia, na China, na Índia, na Argentina, na Polônia, na Rússia, na Finlândia e, é claro, no Brasil.
Essa
tradicionalíssima empresa europeia é uma das maiores fabricantes de utilitários
pesados para transporte rodoviário de cargas e conjuntos de chassis / motores
para transporte rodoviário de passageiros do mundo. Ela é uma das mais antigas
fabricantes de caminhões do mundo, com os seus primeiros modelos de caminhões,
com a marca Scania-Vabis, fabricados na Europa Ocidental a partir da década de
1910.
Ela foi
fundada na Suécia, em 1911, a partir da fusão da Vagnfabriks (Vabis), uma
fabricante de vagões ferroviários, e da Maskinfabriks (Scania), uma fabricante
de bicicletas, dando origem assim à Scania-Vabis, que passou a atuar na
fabricação de automóveis e caminhões, num primeiro momento, inclusive
fabricando o Jeep Willys e o Volkswagen Fusca, sob licença, para, a partir de
1969, se fundir com a tradicional fabricante sueca de automóveis e aviões Saab
AB, dando origem à Saab-Scania AB, quando passou a atuar de forma independente,
até 1995, até ser comprada pelo Grupo Volkswagen, na década de 2000.
Aqui no
Brasil, a então multinacional europeia Scania-Vabis passou a atuar,
inicialmente, a partir da década de 1950, por meio de importação de caminhões
novos parcialmente montados, por meio de um acordo de importação e
representação assinado com o grupo brasileiro Vemag – Veículos e Máquinas
Agrícolas, inicialmente com a construção de uma fábrica (na verdade uma
montadora) em São Paulo - S.P., até assumir definitivamente, a partir da década
de 1960, o controle total das operações no Brasil, inicialmente com a
construção e inauguração da sua fábrica de caminhões em São Bernardo do Campo -
S.P., em 1962, a sua primeira grande fábrica fora da Europa.
A VOLKSWAGEN
A Volkswagen AG é uma das maiores fabricantes de automóveis e utilitários do mundo, incluindo caminhões e ônibus. Também fazem parte do Grupo Volkswagen a Porsche, famosa fabricante de automóveis esportivos de alto luxo, a Scania e a MAN, duas grandes e conhecidas fabricantes de caminhões para transporte rodoviário de cargas, a Audi, uma das maiores e mais conceituadas fabricantes de automóveis de alto luxo do planeta, a Lamborghini, uma fabricante italiana de automóveis esportivos de alto luxo, a Seat, uma fabricante espanhola de automóveis populares, e a Ducati, fabricante de motos de alta performance.
Em 2017 e
2018, por exemplo, o Grupo Volkswagen foi o maior fabricante de automóveis do
planeta, com mais de 10.400.000 e mais de 10.080.000 unidades fabricadas,
respectivamente, incluindo os números de vendas da Audi, da Seat e da Porsche.
Em 2019, o Grupo Volkswagen fabricou mais de 10.900.000 unidades, com mais de €
234 bilhões de receita bruta (o equivalente a mais de US$ 262 bilhões) e mais
de 640.000 empregados, enquanto a Volkswagen do Brasil foi a segunda maior
fabricante de automóveis do Brasil, com mais 414.000 unidades fabricadas.
Atualmente, o
Grupo Volkswagen possui 342 empresas subsidiárias, no total, em todos os
continentes, comercializando seus produtos em mais de 150 países, com mais de
100 instalações de engenharia, desenvolvimento e produção de veículos e
motores, em 27 países. A holding alemã Grupo Volkswagen é controlada pelo
Governo Alemão, pela Família Porsche e pelo fundo de investimentos
governamental árabe Qatar Investments, do Governo do Qatar.
Por razões
óbvias, o Grupo Volkswagen anunciou, em 2022, que todas as suas marcas estão
abandonando o mercado russo de automóveis e utilitários.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
O nome Scania PRT, conhecido também como Scania LPGRS ou Scania PGRT, é usada pela matriz sueca Scania AB para a nomenclatura oficial de sua moderna, robusta e eficiente linhagem de veículos de transporte rodoviário e rural de cargas semipesadas e pesadas, com sua 1ª geração fabricada em larga escala entre 2004 e 2017 na Suécia, na Holanda, na França, na Rússia, no Brasil, na Malásia, na Índia, nas Filipinas e na Tailândia e comercializada principalmente na Europa Ocidental, na Europa Oriental, na Ásia e na América Latina, seguida da 2ª geração, iniciada em 2016 e em 2018, na Europa Ocidental e no Brasil, respectivamente, além de outros países, dependendo de cada caso, com a 2ª geração brasileira com PBTC’s ou peso bruto total combinado (caminhão e carreta) a partir de 44.000 kg.
A partir da
2ª geração, essa linhagem de caminhões passou a ser montada e comercializada,
inclusive no Brasil, com uma profunda transformação, dentro conceito modular,
ou seja, ela passou a ser fabricada sob demanda específica do cliente, sob
medida para suas necessidades, com inúmeras combinações possíveis de cabine,
chassi, suspensão, motor e câmbio, totalizando mais de 500 configurações
possíveis. Sim, é isso mesmo que você está lendo, mais de 500 possibilidades de
combinações, ou, usando uma linguagem mais simples, com mais de 500 modelos.
A partir de
2018, o cliente é convidado a visitar a concessionária Scania mais próxima e
explicar ao vendedor que tipo de caminhão e capacidade de transporte está
precisando. A partir de então o vendedor vai preenchendo um formulário on-line
detalhado, alinhado com as necessidades e desejos do cliente. Também é possível
que o vendedor preencha o formulário on-line, com software fornecido pela
Scania, no local de trabalho do cliente, acessando o site do fabricante no
momento do pedido do produto.
Essa 2ª
geração passou por inúmeras melhorias, modernizações e atualizações em relação
à geração anterior, desde sua introdução na década de 2010, resultando em um
sucesso de vendas da marca sueca, inclusive no Brasil.
A série
Scania S, por exemplo, conhecida também como família Scania S é uma das mais
populares e confiáveis famílias de caminhões pesados para transporte rodoviário
e rural de cargas semipesadas e pesadas do Brasil, com capacidade de carga
combinada (cavalo mecânico mais carreta) de cerca de 56.000 kg, fabricada em
larga escala pela Scania Latin America Ltda no município de São Bernardo do Campo, na Região
Metropolitana de São Paulo, uma das mais tradicionais fábricas de caminhões do
Brasil, inaugurada em 1962, mas submetida a algumas modernizações ao longo do tempo.
Esses modelos
de caminhões da família Scania S estão classificados na categoria de caminhões pesados,
ou seja, a categoria de caminhões com PBT ou peso bruto total a partir de
20.000 kg no cavalo ou PBTC ou peso bruto total combinado (cavalo mais carreta)
de cerca de 56.000 kg, dependendo do modelo. Por isso, esses modelos dessa
família são considerados pesados.
VERSÕES DA SÉRIE S
A fabricação em série e em larga escala da 2ª geração da linhagem Scania PRT foi iniciada na Europa Ocidental em 2016, pela matriz Scania AB e pelas unidades europeias, subsidiárias da gigante sueca fabricante de utilitários, e no Brasil em 2018, pela sua subsidiária Scania do Brasil, considerada uma das principais subsidiárias da marca Scania no mundo, talvez até a mais importante do mundo, depois da matriz sueca.
A família
Scania S preenche o topo da linha de produtos da marca Scania do Brasil com
pelo menos dois modelos premium de caminhões de alta capacidade de transporte,
com PBTC’s ou pesos brutos totais combinados de cerca de 56.000 kg, somando o
peso do cavalo mecânico (caminhão) e da carreta. É a mais sofisticada família
de caminhões da marca Sueca disponível no Brasil, neste caso específico criada e
desenvolvida a partir da Série R de caminhões, mas com uma variedade de
melhorias para tornar o produto ainda mais atraente.
“Existe
caminhão premium?” Sim, por incrível que pareça existe. E os caminhões da série
Scania S estão entre eles, com piso plano na cabine de comando, portanto com
mais espaço interno, o que se traduz em mais conforto para o motorista e
acompanhante, sua esposa, por exemplo; cabine com suspensão a ar, para condução
mais suave e confortável em vias irregulares; assento do motorista totalmente
ajustável em altura e inclinação; uma cama de pelo menos 1 metro de largura, na
parte detrás da cabine; com ar condicionado e aquecedor na cabine; com teto
solar; com volante multifuncional; detalhes em couro no volante e no assento
(opcional); computador de bordo; vidros e travas de acionamento elétrico; com central
multimídia no painel, com GPS integrado e entrada USB para MP3; e um pequeno refrigerador, para manter
água e bebidas em baixa temperatura; dentre outros itens.
O caminhão é
um halterofilista com músculos de aço, com motor turbodiesel Scania DC13, de 13 litros e seis
cilindros em linha, com potências variando entre 450 e 540 cavalos, ou motor turbodiesel Scania V8, de 16 litros e oito
cilindros em V, com potências variando entre 520 cavalos e 620 cavalos, combinados
com a caixa de câmbio GRS905, de 14
velocidades ou marchas.
Durante as
décadas de 2000 e 2010, o mercado brasileiro de caminhões leves, médios,
semipesados e pesados era praticamente dominado no Brasil por marcas fortes,
como Scania, Mercedes-Benz, Volkswagen,
Ford e Volvo. No entanto, a
partir de 2018, a marca Scania passou a fabricar e comercializar seus caminhões
por meio do conceito de modularidade, para atender de forma mais precisa as
necessidades dos seus clientes pessoa jurídica, ou seja, das transportadoras de
cargas pesadas.
Por esse
motivo, é praticamente impossível relacionar aqui, neste blog, todas as 500
combinações ou configurações possíveis da linhagem Scania PRT de 2ª geração,
formada por caminhões semipesados e pesados da marca sueca, portanto estão
relacionados aqui três modelos da família Scania S que provavelmente sejam os
mais atraentes para o consumidor, considerando especificamente a Série S.
SCANIA S 450
O modelo de cavalo mecânico Scania S 450 faz parte da 2ª geração da linhagem de caminhões semipesados e pesados Scania PRT, formada por modernos e eficientes modelos de veículos para transporte rodoviário e rural de cargas médias e pesadas. No caso específico do Scania S 450, trata-se de um caminhão para cargas pesadas. Ele é fabricado em série e em larga escala na Europa Ocidental e no Brasil, neste caso para atender o mercado interno brasileiro e para exportação para países do Mercosul (Argentina, Paraguai e Uruguai) e para outros países da América Latina, como Chile, por exemplo.
Segundo a
fabricante Scania Latin America, esse modelo Scania S 450 é cerca de 8% mais
econômico do que o modelo equivalente da Série R, o Scania R 440, por exemplo, mas com o diferencial de ser mais
completo e mais confortável, embora cerca de 20% mais caro quando novo, na
concessionária. O próprio nome do veículo, Scania S 450, já sinaliza a
principal motorização disponível para ele, a Scania DC13 turbodiesel, com bloco
de ferro e grafite, com 13 litros e seis cilindros em linha, com quatro
válvulas por cilindro, com 450 cavalos de potência e 240 kgfm de torque, com
injeção de
combustível Scania PDE ou Scania XPI, dependendo do ano de fabricação, combinada
com transmissão automatizada Opticruise GSR905 de 14 velocidades ou marchas,
combinadas com chassi com configuração de tração 6X4 ou 6X2.
Entre as
principais características desse modelo estão o piso plano na cabine de
comando, portanto com mais espaço interno, com altura mais que suficiente para
um motorista de até 1,8 metro ficar de pé dentro da cabine, o que se traduz em
mais conforto para o motorista e acompanhante; cabine com suspensão a ar, para
condução mais suave e confortável em vias irregulares; assento do motorista
totalmente ajustável em altura e inclinação; uma cama baixa de pelo menos 1
metro de largura (de série) e uma cama alta (opcional), ambas na parte detrás
da cabine, na prática formando uma beliche; com ar condicionado e aquecedor na
cabine; com teto solar; com volante multifuncional; detalhes em couro no
volante e no assento (opcional); airbag lateral (tipo cortina) e cinto de
segurança de três pontos para motorista; computador de bordo; leitor de faixas
na rodovia LDW (opcional); vidros e travas de acionamento elétrico; com central
multimídia no painel, com GPS integrado; tacógrafo digital; e um pequeno
refrigerador, para manter água e bebidas em baixa temperatura; dentre outros
itens.
Esse modelo
está disponível também com sistemas que melhoram o consumo de combustível,
dentre eles o Lay Shaft Brake, um
sistema de freio no eixo secundário da caixa de câmbio, que aumenta a rapidez
na troca de marchas; o ActCruise, um
sistema de piloto automático que utiliza o GPS combinado com mapas topográficos,
para calcular melhor os momentos de troca de marchas e uso de freios, levando
em consideração os aclives e declives da rodovia; e o Scania Retarder, que melhora o funcionamento do piloto automático,
controlando melhor a velocidade média, por exemplo.
Ele é
construído sobre chassi, com entre-eixos de 3,3 metros, dependendo da opção
escolhida pelo cliente, com PBTC ou peso bruto total combinado de 56.000kg, e
projeto focado em conforto ao operador, sofisticação e segurança,
principalmente em economia de combustível, principalmente para adequa-lo à
norma Proconve P7, equivalente à norma Euro V, de emissões, incluindo a
transmissão automatizada, o piloto automático ou controlador de velocidade que
considera o peso da carga transportada e o compara com as condições da rodovia,
incluindo sua inclinação ou aclividade e declividade, para ajustar o
funcionamento do motor de modo a economizar combustível.
Essa versão Scania
S 450 é semelhante a outras versões da mesma Série S, como, por exemplo, a Scania S 540, mas com a diferença
principal na potência e no torque dos motores, que na Scania S 540 são maiores,
540 cavalos e 280 kgfm, ou seja, torque de sobra para qualquer operação. Ambas
as versões compartilham chassi, câmbio, cabine e suspensão com vários de seus
irmãos da mesma família Scania S, todos amplamente testados em rodovias, ruas e
avenidas pavimentadas e estradas de leito natural na Europa e na América do
Sul, comprovando assim a sua robustez, com custo de manutenção competitivo em
relação aos modelos concorrentes.
Lembre-se que
para serviço pesado o mais importante é o torque (força), nem tanto a potência.
Voltando ao
modelo Scania S 450, ele é uma das melhores opções de caminhões pesados do
Brasil, com a possibilidade de acoplamento de vários tipos de carretas,
incluindo porta-contêineres, baú de alumínio, madeireira, tanque, cegonheira,
frigorífico (isotérmico), graneleira e canavieira, com cerca de 68.000 kg de
margem de peso entre o peso vazio (ordem de marcha) do cavalo mecânico e o peso
máximo de tração, lembrando que a carga útil ou payload pode variar de acordo
com o peso da carreta ou implemento, com potência e torque suficientes para uso
moderado em rodovias pavimentadas e em estradas rurais bem conservadas, mas
lembrando que as regras de peso nas rodovias são mais rígidas.
MERCADO
Desde a década de 1960, a Scania do Brasil fabrica e comercializa caminhões e chassis para ônibus no Brasil, melhorando seus produtos a cada ano. Desde então, a empresa vem melhorando seus produtos a cada ano, tornando-se então uma das maiores fabricantes brasileiras desse setor. Atualmente, ela é uma das líderes nacionais na fabricação de conjuntos de chassis, motores, câmbios e suspensões para ônibus grandes, para transporte rodoviário de passageiros, e uma das líderes na fabricação de caminhões semipesados e pesados.
Ela é
mundialmente conhecida pela alta qualidade na fabricação de veículos
utilitários e coletivos de alto valor agregado, atendendo o mercado
latino-americano por meio de 145 concessionárias, principalmente no Brasil, na
Argentina, no Chile e no México.
Aqui no
Brasil, a produção total de caminhões em 2017, por exemplo, foi de quase 52.000
unidades, com as principais fabricantes Mercedes-Benz do Brasil, Volkswagen /
MAN, Ford do Brasil, Volvo e Scania, nesta ordem decrescente, considerando
unidades fabricadas, conseguindo praticamente dominar o mercado nacional, com
mais de 90% do market share, enquanto as demais continuam se esforçando para
ganhar terreno, dentre elas algumas notáveis, a Iveco, a Agrale, a DAF, a Hyundai e a Kia, estas
duas pertencentes ao mesmo grupo sul-coreano Hyundai.
MERCADO BRASILEIRO DE UTILITÁRIOS DE
CARGA RODOVIÁRIA (2017) |
||
FABRICANTE |
UNIDADES |
PARTICIPAÇÃO |
Mercedes-Benz |
+ d 15.000 |
Cerca de 29% |
Volkswagen /
MAN |
+ d 14.000 |
Cerca de 28% |
Ford do
Brasil |
+ de 7.800 |
Cerca de 15% |
Volvo |
+ de 5.900 |
Cerca de 11% |
Scania |
+ de 5.700 |
Cerca de 11% |
Iveco (Grupo
CNH) |
+ de 1.900 |
Cerca de 4% |
DAF |
+ d 1.040 |
Cerca de 2% |
Agrale |
+ d 110 |
Cerca de 0,5% |
Nota: Os
números são aproximados e/ou arredondados. Há algum tempo a Ford do Brasil
anunciou a intenção de parar a sua fabricação de caminhões. A Agrale é uma
marca brasileira. A fabricante chinesa Sinotruk encerrou em 2016 suas
atividades de importação / comercialização de veículos utilitários no Brasil.
A gigante sueca
Scania AB possui também, além do Brasil, algumas subsidiárias na América
Latina, dentre elas uma na Argentina, onde fabrica motores e caixas de câmbio,
e outra no México, onde fabrica caminhões e ônibus. Além disso, ela também tem
presença forte no Chile e no Peru, por meio de subsidiárias próprias,
responsáveis pela importação dos produtos fabricados no Brasil e pela
organização das respectivas redes de concessionárias nesses dois países.
CRITÉRIO DE SEGMENTAÇÃO DE CATEGORIAS
DE UTILITÁRIOS |
||
CATEGORIA |
PBT (PESO BRUTO) |
OBSERVAÇÃO |
Furgões |
|
|
Chassi cabine |
Até 3,5 toneladas |
|
Semileve |
De 3,5 ton. até 6 toneladas |
|
Leve |
De 6 ton. até 10 toneladas |
|
Médio |
De 10 ton. até 15 toneladas |
|
Semipesado |
De 15 ton. até 45 toneladas |
|
Pesado |
A partir de 45 toneladas |
|
Cavalo
mecânico |
|
|
Fonte: Anfavea
A partir de 2020, a família de caminhões pesados Scania S teve a sua nomenclatura mudada. A partir de então, os caminhões tiveram a letra S do nome colocada atrás dos números. Por exemplo, o modelo Scania S 450 teve seu nome alterado para Scania 450 S, mas as especificações técnicas são praticamente as mesmas, com pouquíssimas alterações.
ONDE COMPRAR
- Mercado Livre (classificados): https://www.mercadolivre.com.br/
- OLX Brasil (classificados): https://www.olx.com.br/brasil
- Agrofy (classificados): https://www.agrofy.com.br/
- Caminhões e Carretas: https://www.caminhoesecarretas.com.br/
GALERIA DE IMAGENS
SCANIA S 730 6X4 V8
SCANIA S 450 6X4
SCANIA S 450 6X2
SCANIA S450 6X2
CABINE ALTA / TETO ALTO
CABINE ALTA / TETO BAIXO
- Amazônia
- ATR-42
- ATR-72
- Saab JAS 39 Gripen NG
- Beechcraft Corporation
- Beechraft King Air
- Agricultura e Pecuária
- Pesos e Medidas
- Galvanização (Química)
- Ivermectina (Agropecuária)
- Oxitetraciclina (Agropecuária)
- Cessna 208B Grand Caravan
- Cessna Citation
- Nota Fiscal
- Bombardier Learjet
- Apicultura (Mel e Própolis)
- Neiva (Indústria Aeronáutica)
- Cirrus Aircraft
- Satélites (Telecomunicações)
- Gastrite (Medicina)
- Indústria Automobilística
- Nutrientes (Medicina e Veterinária)
- Agronegócios / Agribusiness (Economia)
- Rumo ALL (Companhia Ferroviária)
- Aquecimento Global
- Embraer KC-390 (Força Aérea Brasileira)
- Saneamento Básico
- Bombardier (Indústrias de Veículos)
- Embraer
- Injeção Eletrônica (Mecânica)
- Transportes no Brasil (Logística)
- Energia Solar Fotovoltaica
- Trator Ford 6600
- Energia Elétrica
- Boeing 737
- Paul Mauriat (Música)
- Conexão ADSL (Telecomunicações)
- Aeroporto Campo de Marte
- Material Composto
- Segurança Privada
- Massey Ferguson MF 275
- Medroxiprogesterona (Medicina e Veterinária)
- Produção Florestal
- Drones
- Nobreak (Informática)
- Propoxur (Veterinária)
- Massey Ferguson MF 290
- Piper Aircraft
- James Bond (Cinema)
- Doramectina (Agropecuária)
- Pessoas Jurídicas (Administração)
- Embarcações (Indústria Naval)
- Roteadores (Telecomunicações)
- Fundações (Construção Civil)
- Panetone
- Cal (Construção Civil)
- Trator Ford 6610
- Aeroporto de Congonhas
- Aeroporto Santos Dumont
- Iodophor (Agropecuária)
- Cimento (Construção Civil)
- Documentos (Administração)
- Esquizofrenia (Psicologia)
- Embraer EMB-314 Super Tucano
- Embraer AMX (Força Aérea Brasileira)
- Maconha (Segurança Pública)
- Ford do Brasil
- Airbus A320
- General Motors do Brasil
- FAB - Força Aérea Brasileira
- Areia (Construção Civil)
- Argamassa (Construção Civil)
- Mbps - Megabits por Segundo (Informática)
- Embraer E-190
- Concreto (Construção Civil)
- Chassis Agrale MA Microbus
- Embraer E-195
- Airbus A321
- Casa C-295 (Força Aérea Brasileira)
- Airbus A319
- Suzuki EN125 Yes
- Computador (Informática)
- Multiplicação (Matemática)
- Viação Motta (Transporte Rodoviário)
- Chassis Iveco Scudato
- Legislação Trabalhista (Direito)
- Aço (Siderurgia)
- Volkswagen Delivery
- Açúcar (Agroindústria)
- Música Eletrônica (Indústria Fonográfica)
- Unidade Embraer Botucatu
- Bateria (Química e Física)
- Pepsico do Brasil
- Fertilizante (Agricultura e Pecuária)
- Grupo Boticário
- Ford Ranger
- Aeronaves (Indústria Aeronáutica)
- Chevrolet S10
- Úlcera (Medicina)
- Água (Biologia e Química)
- Ford F-250
- Hyundai HR
- Unilever Brasil
- Circuito Eletrônico (Eletrônica)
- Trator Valmet 68
- Conservação de Alimentos (Culinária)
- Aviação Agrícola (Agricultura)
- Álcool (Agroindústria)
- Lockheed Hercules (Força Aérea Brasileira)
- Alumínio (Metalúrgica)
- Antibióticos (Medicina e Veterinária)
- Hyundai HD 80
- Hyundai HD 78
- Aquecedor Solar de Água
- Fibrocimento NT (Construção Civil)
- Trator Valmet 88
- Caminhões Mercedes-Benz Atego
- Injeção Direta (Mecânica)
- CRDI - Common Rail Direct Injection
- Honda HA-420 HondaJet
- Trator Massey 265 (Agropecuária)
- Componentes Eletrônicos
- Água Oxigenada (Química)
- Atmosfera (Química e Física)
- Lancha Coral 16
- Lancha Top Fish 16
- Lancha Aquaterra 16
- Lancha Focker 160
- Lancha Caprice 160
- Lancha Lorena Fisher 16
- IRPF - Imposto de Renda de Pessoa Física
- TOC - Transtorno Obsessivo Compulsivo
- Navios (Engenharia Naval)
- Barcos (Engenharia Naval)
- Bicicleta (Ciclismo)
- Mata Bicheiras (Agropecuária)
- Contêineres (Transporte de Cargas)
- Modem (Telecomunicações)
- Embraer EMB-203 Ipanema
- Tina Turner (Música)
- Tijolo (Construção Civil)
- Aquífero Guarani (Geografia)
- Ford Pampa
- Dire Straits (Música)
- Massey Ferguson MF 275 Advanced
- Toyota Hilux
- Alicerce (Construção Civil)
- Marcopolo Paradiso G6 1550 LD
- Busscar Panorâmico DD
- Marcopolo Paradiso G6 1800 DD
- Caminhões Volvo FMX
- Chrystian & Ralf (Música)
- Massey Ferguson MF 292 Advanced
- Cascalho (Construção Civil)
- Pedra Britada (Construção Civil)
- Busscar Jum Buss 400
- Líder Aviação (Transporte Aéreo)
- Microcomputador (Informática)
- Micro-Ônibus AMD Solum
- Cabos de Telecomunicações
- ISS - Imposto Sobre Serviços
- Busscar Vissta Buss DD
- Ferro (Siderurgia)
- Fast Food (Comércio)
- Blindagem de Automóveis
- Marcopolo Paradiso G7 1800 DD
- Citroen Jumper
- Ônibus AMD Alamo
- Roberta Miranda (Música)
- Sindrome do Pânico (Psicologia)
- Adubo (Agricultura e Pecuária)
- Pilha (Química e Física)
- Caminhões Mercedes-Benz Axor
- Refrigerador (Conservação de Alimentos)
- John Williams (Música)
- Scania L 111 (Jacaré)
REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE
LEITURA
- Scania do Brasil: https://www.scania.com/br/pt/home.html
- Revista Transporte Mundial: https://transportemundial.com.br/
- Scania do Brasil: https://www.scania.com/br/pt/home/products/trucks/s-series.html
- Estadão: https://estradao.estadao.com.br/caminhoes/scania-cabine-s-ganha-nova-nomenclatura-em-todo-o-mundo/
- Scania AB (em inglês): https://www.scania.com/content/dam/scanianoe/market/master/products-and-services/engines/pdf/specs/power-gen/DC13-093A_528-580kW.pdf
- Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Scania_PRT-range
- Revista Caminhoneiro: https://www.revistacaminhoneiro.com.br/o-motorista-pode-levar-familiares-em-viagens
- Scania do Brasil: https://www.scania.com/br/pt/home/products/trucks.html
- Scania do Brasil: https://www.scania.com/content/dam/www/market/br/pdfs1/especificacoes/caminhoes/00033-2019_Folheto_Powertrain_Scania_Low.pdf
- Scania (divulgação): Imagens
- Wikimedia: Imagens
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