TRATOR MAHINDRA 86-110 P

MAHINDRA 86-110 P
MAHINDRA DO BRASIL
MAHINDRA & MAHINDRA
SÉRIE 86


INTRODUÇÃO

Logo acima, o moderno trator Mahindra 86-110P, com cabine, comercializado no Brasil desde 2020 pela rede de concessionárias da fabricante brasileira Mahindra do Brasil, que também oferece, aqui no Brasil, outros modelos da sua linhagem atual de tratores, entre 25 e 110 cavalos. Logo abaixo, mais uma imagem do bonito Mahindra 86-110P, um modelo completo de trator, também disponível por meio de financiamento do Banco Mahindra.

O moderno trator Mahindra 86-110 P é um prático, potente e robusto utilitário agrícola de tamanho médio, com eixo alto e tração 4X4, para uso geral em propriedades rurais (agricultura e pecuária) e agroindústrias, fabricado em larga escala na Turquia pela Erkunt, uma subsidiária da Mahindra & Mahindra, e importado para o Brasil, desde 2020, pela Mahindra do Brasil, que, por sua vez,  fabricava e fabrica na linha de montagem brasileira os tratores Mahindra 9500S, Mahindra 6065, Mahindra 8000S, Mahindra 6075 e Mahindra 6060, estes cinco com vários pontos em comum, exceto em alguns aspectos, como a potência e o torque dos motores, mais altos ou mais baixos, dependendo de cada modelo.


Além dessas opções de tratores citadas acima, a Mahindra do Brasil oferece o trator Mahindra 6675 F, de dimensões mais compactas, específica para atender as atividades agrícolas de fruticultura, horticultura, cafeicultura e olericultura, em que é necessário o uso de modelos de tratores estreitos e curtos, portanto com especificações um pouco diferentes dos demais modelos.


Atualmente, os principais concorrentes do Mahindra 86-110 P no mercado nacional de utilitários agrícolas novos e usados são os tratores médios de tração 4X4 New Holland 7630, Massey Ferguson MF 4408 S, New Holland TL5.90, Agrale 5105, New Holland 8030, Yanmar Solis 90, Massey Ferguson MF 4290 Xtra, Agritech Yanmar 1185S, John Deere 5090E, New Holland TT4.90, Case Farmall 95 e Valtra A94S, com potências variando entre 80 e 110 cavalos, todos disponíveis no Brasil oficialmente, por meio de concessionárias, a maioria deles sucesso de vendas aqui e com muitas unidades disponíveis no mercado de utilitários agrícolas usados, a maioria em ótimo estado de conservação.


O trator Mahindra 9500S, com 95 cavalos de potência e 33 kgfm de torque, também está na categoria de tratores médios, mas neste caso específico ele é fabricado no Brasil pela Mahindra do Brasil, ao contrário do Mahindra 86-110 P, que é importado da Turquia, neste caso com 110 cavalos de potência e 41 kgfm de torque.


A MAHINDRA

A tradicional fabricante indiana Mahindra & Mahindra é, atualmente, uma das maiores e mais tradicionais marcas de veículos para transporte rodoviário de cargas e de passageiros, utilitários, máquinas, equipamentos e implementos para indústria, agroindústria, agricultura e construção civil do mundo, incluindo tratores agrícolas, automóveis, caminhões e ônibus, motocicletas, pickups e comerciais leves, pulverizadores agrícolas, grupos geradores de energia elétrica, motores estacionários a diesel e equipamentos e softwares para agricultura de precisão.


Ela foi fundada em 1945, na Índia, pelos empresários Kailash Mahindra, Jagdish Mahindra e Malik Mohammad, inicialmente com o nome Mahindra & Mohammad, e, posteriormente, em 1948, renomeada para Mahindra & Mahindra, com o seu primeiro produto industrial automotivo, o utilitário leve Jeep Willys, fabricado sob licença da americana Willys-Overland, expandindo seus negócios nas décadas seguintes, com outros produtos.


Ela faz parte do Grupo Mahindra, um gigante indiano com faturamento anual de mais de US$ 25 bilhões, e que, além das atividades da própria Mahindra & Mahindra, fabrica aeronaves, peças para aeronaves, peças para automóveis, equipamentos e armas para o segmento de defesa, equipamentos para energia solar, iates e possui universidades e centros de treinamento, imobiliárias, empresas financeiras, hotéis e resorts, empresas de informática, equipes de esportes e editora de revistas.


Aqui no Brasil, ela possui a Mahindra do Brasil, localizada no município de Dois Irmãos, no interior do estado do Rio Grande do Sul, a primeira subsidiária fabricante da grande matriz indiana na América do Sul, fundada em 2014 e, atualmente, com modelos de tratores com potências entre 25 e 100 cavalos, principalmente para atender a agricultura familiar e médias propriedades rurais.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Logo acima, a beleza não é um fator decisivo na hora da compra de um utilitário agrícola, mas não há como negar que os designers do trator Mahindra 86-110 P estavam inspirados quando projetaram-no. Logo abaixo, cabine de comando completíssima, uma das melhores do segmento dos tratores médios top de linha.

O trator Mahindra 86-110 P é um utilitário agrícola de tamanho médio e média potência, com sistema hidráulico de duplo comando e tomada de força traseiros para acoplamento / conexão de uma boa variedade de implementos agrícolas traseiros, incluindo roçadeiras, semeadeiras e plantadeiras, cultivadores e guinchos, tombadores / arados e colhedoras de forragens de tamanho médio, para cortar e triturar vegetais para forragem e volumoso / silagem, por exemplo, como cana e napier / capiaçu.


Ele é um dos principais integrantes da linhagem atual de tratores médios da Mahindra & Mahindra, mas neste caso específico importado da Turquia e comercializado no Brasil pela Mahindra do Brasil desde 2020, com motorização turbodiesel Perkins 1104-44TA Turbo Intercooler, versão T3059, dentro das normas de emissões MAR-1, com quatro cilindros em linha e 4.400 cilindradas, com bomba mecânica rotativa Delphi de injeção direta de combustível, com recirculação de gases, com aproximadamente 110 cavalos de potência e 41 kgfm de torque, portanto com força de tração de sobra para uso moderado em geral, como puxar implementos agrícolas de tamanho médio para gradeação de terra, pulverização de lavouras, distribuição / lançamento de sementes e aplicação de calcário e gesso agrícola.


Esse motor possui três radiadores, sendo um do intercooler (um resfriador do ar que entra no turbo), um do ar condicionado da cabine e um do motor. Além disso, ele não precisa de Arla para o controle de emissões, pois se trata de um modelo que utiliza a tecnologia de recirculação de gases. O capô é totalmente articulado, com até 80º de levantamento, para facilitar a manutenção preventiva.


A transmissão sincronizada mecânica Powershift ZF possui 16 marchas à frente e 16 à ré, com reversor ou inversor mecânico disponível como item de série, com dupla embreagem independente cerametálica de acionamento hidráulico, com engrenagens sincronizadas. Desde o início de sua fabricação seriada, ele está disponível com tração 4X4, com eixo dianteiro TDA da marca Erkunt fabricado na Turquia, acionado por botão.


O acoplamento de lâmina frontal e concha também é possível, mas o uso deve ser moderado.


Ele é um dos mais modernos, práticos e sofisticados modelos de tratores médios disponíveis atualmente no mercado brasileiro de utilitários agrícolas novos e usados, com uma das melhores relações custo benefício da categoria dos tratores médios, um dos mais completos da categoria dos médios top de linha, com características técnicas que tornam o trator uma das opções válidas para uso geral na agricultura familiar e/ou de grande porte no Brasil e em quase todos os outros países da América Latina, com custo de aquisição de aproximadamente R$ 410 mil, novo e financiado pelo Banco Mahindra.


Na prática, é um trator de fazendeiro (ou, traduzindo, um trator de rico), mas na medida em que as unidades novas já comercializadas no Brasil cheguem ao mercado de utilitários agrícolas usados os produtores rurais da agricultura familiar terão o “gostinho” de experimentar algo superior, sofisticado, completíssimo, de primeiro mundo. Ele é fabricado na Turquia e exportado para os mais exigentes mercados mundiais, como a rica Europa Ocidental, por exemplo.


É um modelo de trator possante, com sistemas hidráulico, elétrico e mecânico sofisticados. Desde 2020, ele é comercializado no Brasil e já saía de fábrica com uma ótima variedade de itens de modernidade e praticidade, incluindo cabine climatizada (de série) do tipo ROPS, com suspensão da cabine por coxins e pneumática (“mamão com açúcar”) e com rádio AM/FM e entrada USB para MP3; conjunto de iluminação e sinalização completíssimo, com dois faróis dianteiros convencionais (de série) e quatro faróis (sim, isso mesmo, quatro) dianteiros auxiliares (de série), lanternas na frente e atrás (de série), dois faróis de serviço traseiros (de série) e baliza giratória (de série); filtro de ar a seco (de série), com filtro extra de segurança; direção hidrostática ou hidráulica (de série); capô do motor totalmente articulado, em peça única (de série) de polietileno, e para-lamas de polietileno (de série); acelerador de mão e acelerador de pé (de série); dupla embreagem (de série); bloqueio de diferencial acionado por botão no console lateral; tomada de potência independente (de série), de acionamento eletro-hidráulico, de seis estrias e seis velocidades (sim, isso mesmo, seis velocidades), 430 rpm, 540 rpm, 750, 540e, 1000 e 750e, com engate de três pontos na categoria II, com um cilindro hidráulico “parrudo” do lado direito, para compensar o peso de uma máquina forrageira, por exemplo, com capacidade para até 5.000 kg no olhal (de série), com sistema hidráulico de duplo comando e 4 válvulas (de série), com bomba com vazão de 60 litros por minuto; jogo completo de contrapesos dianteiros e traseiros (de série); tanque de combustível de polietileno de 110 litros; freios a discos banhados a óleo, de acionamento hidráulico (de série); compressor de ar com reservatório, disponível com engates rápidos, para diversos usos (de série); e freio de estacionamento acionado por pedal, com trava.


O painel é completo, com horímetro ou contador de horas trabalhadas, tacômetro ou medidor de RPM, medidor de temperatura do motor, medidor no nível de combustível, medidor de pressão de óleo, conta-giros da tomada de potência, luz de freio, luz de direção, luz de bateria e pisca alerta, dentre outros.


MERCADO

Atualmente, a Mahindra & Mahindra é uma das maiores fabricantes de tratores agrícolas do mundo, com produção anual de mais de 330.000 unidades, com fábricas na Índia, na Austrália, na Turquia, nos Estados Unidos, na China e, é claro, no Brasil. Em 2013, ela alcançou a marca de mais de 2.000.000 de unidades de tratores agrícolas fabricadas na Ásia, na Oceania, nas Américas e na África, desde o início da fabricação em série do seu primeiro modelo de trator, em 1963, sob licença da fabricante americana Harvester International, atualmente Case IH.


Aqui no Brasil, ela já fabricou e comercializou mais de 6.000 tratores médios, principalmente para a agricultura familiar, dentre eles o Mahindra 8000S, com 80 cavalos, o Mahindra 6075, também com 80 cavalos, o Mahindra 9500S, com 95 cavalos, o Mahindra 6065, com 65 cavalos, e o Mahindra 6060, com 57 cavalos, todos eles em produção seriada desde 2016 pela unidade brasileira da Mahindra do Brasil, localizada em Dois Irmãos, no interior do estado do Rio Grande do Sul, todos com motores importados da Índia, fabricados pela própria Mahindra & Mahindra, mas quase todos com índice de nacionalização de peças, partes, componentes e mão de obra acima de 70%.


Aqui no Brasil, a Mahindra do Brasil já possui uma rede de mais de 50 concessionárias, prestando serviços de venda de utilitários agrícolas novos, seminovos e usados e serviços de manutenção e venda de peças, dentre elas a Pantanal Peças e Implementos Agrícolas Ltda, localizada em Dourados, interior do estado de Mato Grosso do Sul, atendendo também os municípios vizinhos.


Atualmente, a maioria das concessionárias da Mahindra do Brasil está localizada nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, embora ela também tenha concessionárias nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Bahia, Mato Grosso e Ceará, dentre outros estados.


Consulte a concessionária da marca Mahindra mais próxima de você para saber mais sobre o financiamento do Banco Mahindra para o trator Mahindra 86-110 P, o financiamento da própria fábrica. No caso específico do trator Mahindra 86-110 P, que é importado, são 2 anos de garantia de fábrica. Ele também é oferecido na versão plataformada.


O trator Mahindra 86-110 P foi testado em 2020 pela Revista Cultivar.


FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS


MAHINDRA 86-110 P (4X4 / CABINADO)

  • Motorização: Perkins 1104-44 TA, turbodiesel e intercooler, com 4 cilindros;
  • Motorização: 4.400 cilindradas, com certificação MAR-1, com recirculação;
  • Injeção de combustível: Bomba injetora direta Delphi, mecânica;
  • Potência: Aprox. 110 cavalos a 2.400 rpm;
  • Torque: Aprox. 41 kgfm a 1.500 rpm;
  • Filtragem de ar: A seco, com filtro duplo;
  • Direção (de série): Hidráulica ou hidrostática, com circuito independente;
  • Transmissão (de série): Sincronizada e mecânica Powershift, com 16 marchas à frente e 16 à ré, com reversor mecânico;
  • Embreagem: Dupla e independente, cerametálica;
  • Tomada de potência: Independente, 430, 540, 750, 540E, 1000 e 750E, com seis estrias e acionamento eletro-hidráulico;
  • Sistema hidráulico: Até 5.000 kg (de série), com cilindro externo;
  • Cárter do motor:
  • Sistema de arrefecimento:
  • Sistema elétrico: 12 volts;
  • Alternador: 12 volts e 120 ampères (cabinado);
  • Motor de partida: 12 volts e 4 cavalos;
  • Bateria: 12 volts e 115 ampères (cabinado);
  • Tomada para reboque:
  • Freios: A discos, de acionamento hidráulico, banhados em óleo;
  • Freio de estacionamento: Por meio de pedais, com trava;
  • Tanque de combustível: Aprox. 110 litros, de polietileno;
  • Pneus dianteiros: 13.6X24 (340/85 R24 - 13.6 R24);
  • Pneus traseiros: 18.4X34 (460/85 R34 – 18.4 R34);
  • Outros rodados: Várias opções;
  • Eixo dianteiro: 4X4, Erkunt, com acionamento eletro-hidráulico;
  • Eixo traseiro: Com bloqueio de diferencial acionado por botão;
  • Peso (sem lastro e acessórios): Aprox. 4.150 kg (versão cabinada);
  • Peso (com lastro e acessórios): Aprox. 4.850 kg (versão cabinada);
  • Telefone do fabricante: 0800 494 004;
  • Preço (cabinado): Aprox. 410 mil (novo / financiado);


ONDE COMPRAR


VEJA TAMBÉM


O blog Ciência e Tecnologia em Foco agradece a gentileza e atenção da Pantanal Peças e Implementos, concessionária da marca Mahindra para Dourados – M.S. e região, por meio do senhor Danilo Fernandes, pelo fornecimento de informações diretamente ao editor, pessoalmente e por meio de aplicativo de mensagens.


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Mahindra_%26_Mahindra
  • Mahindra (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagens

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