INCOGNITO (MÚSICA)

INCOGNITO
JEAN-PAUL MAUNICK (DESDE 1981)
PAUL WILLIAMS (INSTRUMENTISTA E VOCALISTA)
LINDA MURIEL (VOCALISTA)
JOCELYN BROWN (VOCALISTA)
MAYSA LEAK (VOCALISTA)
TONY MOMRELLE (VOCALISTA)
IMAANI SALEEM (VOCALISTA)
VANESSA HAYNES (VOCALISTA)
MO BRANDIS (VOCALISTA)
NATALIE WILLIAMS (VOCALISTA)
CARLEEN ANDERSON (VOCALISTA)
PAMELA ANDERSON (VOCALISTA)
KELLI SAE (VOCALISTA)
JOY MALCOLM (VOCALISTA)


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Incognito é o nome de uma elegante e bem sucedida banda britânica de música pop com elementos e tendências de lounge, R&B, soul, disco music, dance music e funk music, dentre outros ritmos e estilos, formada na Inglaterra na década de 1980 pelo multi-instrumentista e vocalista Jean-Paul Maunick, conhecido também como Bluey, e pelo instrumentista e vocalista Paul Williams, conhecido também como Tubbs, ambos negros e de nacionalidade britânica, seguidos anos depois de outros integrantes que tiveram passagens marcantes pela banda, incluindo vocalistas e instrumentistas.


Os trabalhos do Incognito foram enriquecidos com participações nobres de vários instrumentistas e vocalistas ao longo da existência do grupo musical, a maioria deles e delas negra e britânica, dentre eles e elas Linda Muriel, Jocelyn Brown, Maysa Leak, Tony Momrelle, Imaani Saleem, Vanessa Haynes, Mo Brandis, Pamela Anderson, Kelli Sae e Joy Malcolm, embora não esteja claro quais deles e delas tenham sido membros efetivos da banda e quais tenham sido apenas contratados, dependendo da fonte consultada.


Além desses músicos citados acima, a banda Incognito contou com a participação especial da icônica cantora americana de música pop Chaka Khan em pelo menos uma de suas músicas, Lowdown, lançada em 2010, na qual faz um ótimo dueto com o vocalista italiano Mario Biondi, com um videoclipe levemente sensual e ousado, mais um exemplo de bom gosto da banda britânica.


Outros grandes nomes da black music mundial também fizeram colaborações especiais com a banda Incognito, dentre eles os emblemáticos cantores americanos George Benson e Stevie Wonder, mas não participaram efetivamente da banda, como integrantes dela.


Desde a década de 1980, a banda britânica Incognito é liderada pelo multi-instrumentista, vocalista e produtor musical Jean-Paul Maunick, cujo apelido é Bluey, um descendente de um típico casal evangélico conservador de origem africana. Ele nasceu nas Ilhas Maurício, na década de 1950, mas se mudou para a Inglaterra e se naturalizou inglês na adolescência.


A banda europeia Incognito (pronuncia-se Incâgníro) é considerada uma das bandas de música pop mais elegantes do Reino Unido, uma banda chique e de prestígio, com a maioria dos seus álbuns tendo uma boa recepção e boa reputação em nichos mais exigentes de mercado que prezam pelo bom gosto, pelo refinamento musical e pela classe, principalmente entre apreciadores de lounge music, R&B, soul music, disco music, dance music e funk music.


Embora não esteja entre as bandas de música pop mais ouvidas da indústria fonográfica mundial, o grupo musical Incognito é conhecido entre os críticos de música de todo mundo pela sua regularidade e previsibilidade em apresentar um conteúdo de qualidade bem acima da média, com mais de 40 anos de atividades musicais, com mais de 32 álbuns lançados, no total, até agora, incluindo 18 álbuns de estúdio, 5 compilações e 3 álbuns de apresentações ao vivo.


O reconhecimento da crítica musical internacional pelo bom gosto, pela estética elegante, pela sofisticação dos arranjos instrumentais e pelo refinamento musical foi quase imediato, desde os primeiros álbuns lançados na década de 1980, com dezenas de hits bem produzidos, agradáveis de ouvir, dentre eles Don’t You Worry About Thing, Hats, Never Know a Love Like This, Above The Night, Don’t Wanna Know, Still A Friend Of Mine, Goodbye to Yesterday, Where Love Shines, Change, Out Of Storm, Always There, Got To Let my Feelings Show, I Hear Your Name, Crazy For You, Smiling Faces, Givin It UP, Listen To The Music, NOT, It's Just One Of Those Things,  Everyday, Pieces of a Dream e, é claro, a sensual e ousada Lowdown.


De modo geral, dá pra dizer que na grande maioria dos videoclipes da banda britânica houve uma seleção acertada dos diretores, com uma boa produção, inclusive, embora alguns tenham um gosto duvidoso. De modo geral, as letras das músicas falam de relacionamentos bem sucedidos, outros nem tanto e alguns até "mal resolvidos".


Ao longo de mais de 40 anos de atividades musicais, a banda Incognito assinou contratos com várias gravadoras e/ou selos musicais, dentre elas a Universal Music (Polygram, Mercury e Verve), a Shanachie (americana), a P-Vine (japonesa), a Dome (britânica), Heads Up (americana), a Pony Canyon (japonesa), a Talkin Loud (britânica) e a Ensign (britânica), dentre outras.


A banda esteve no Brasil em diversas ocasiões, nas décadas de 2000 e 2010, participando de alguns festivais de música e se apresentando em casas noturnas de prestígio, principalmente em grandes cidades, principalmente em capitais de estado, inclusive no festival Free Jazz Festival e na casa noturna Blue Note Rio.


FICHA TÉCNICA

  • Gravadoras: Universal (Mercury, Polygram e Verve), dentre outras;
  • Líder da banda: Jean-Paul Maunick (multi-instrumentista e vocalista);
  • Vocalistas: Linda Muriel, Jocelyn Brown, Maysa Leak, Tony Momrelle, Imaani Saleem, Vanessa Haynes, Mo Brandis, Pamela Anderson, Kelli Sae e Joy Malcolm, dentre outros;
  • Instrumentistas: Francis Hilton, Francesco Mendolia. João Caetano, Jamie Anderson, Trevor Mires, Charlie Allen e Sid Gauld, dentre outros;
  • Origem: Inglaterra;
  • Início de carreira: Década de 1980;
  • Auge da carreira: Décadas de 1990, 2000 e 2010;
  • Gênero: Musica pop (soul, R&B, lounge, disco, dance e funk);
  • Resultado comercial: + de 5 milhões de cópias;


DISCOGRAFIA DA BANDA



ÁLBUNS DE ESTÚDIO


1981 – Jazz Funk

1991 – Inside Life

1992 – Tribes, Vibes and Scribes

1993 – Positivity

1995 – 100º and Rising

1996 – Beneath the Surface

1999 – No Time Like the Future

2001 – Life, Stranger than Fiction

2002 – Who Needs Love

2004 – Adventures In Black Sunshine

2005 – Eleven

2006 – Bees, Things and Flowers

2008 – Tales From The Beach

2010 – Transatlantic

2012 – Surreal

2014 – Amplified Soul

2016 – In Search of Better Days

2019 – Tomorrow’s New Dream


COMPILAÇÕES


1997 – Blue Moods

1998 – The Best of Incognito

2000 – The Best of Incognito

2005 – Let The Music Play

2006 – Millenium Collection


INTEGRANTES



ATUAIS INTEGRANTES


Jean-Paul Maunick

Chicco Allotta

Vanessa Haynes

Mo Brandis

Natalie Williams

Francis Hylton

Francesco Mendolia

João Caetano

Sid Gauld

Jamie Anderson

Trevor Mires

Maysa Leak

Tony Momrelle

Imaani

Charlie Allen

Katie Leone


EX-INTEGRANTES


Chris Botti

Jocelyn Brown

Joy Rose

Pete Ray Biggin

Nick Doobay

Carleen Anderson

Pamela Anderson

Graham Harvey

Dominic 'Ski' Oakenfull

Julian Crampton

Richard Bailey

Christopher Ballin

Marc Anthoni

Xavier Barnett

Bud Beadle

Kelli Sae

Karen Bernod

Max Beesley

Richard Bull

Simon Cotsworth

Sarah Brown

Ray Carless

Patrick Clahar

Matt Coleman

Chris DeMargary

Thomas Dyani-Akuru

Gail Evans

Adrian Fry

Andy Gangadeen

Gavin Harrison

Peter Hinds

Randy Hope-Taylor

Ed Jones

Joy Malcolm

Noel McKoy

Linda Muriel

Quinton Caruthers

Kevin Robinson

Winston Rollins

Gary Sanctuary

Snowboy

Karl Vandenbossche

Fayyaz Virji

Tyrone Henry

Tony Remy

Andy Ross

Nichol Thomson


O INCOGNITO NO YOUTUBE


MAIS BOM GOSTO


VEJA TAMBÉM


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Incognito_(band)
  • Warner Music (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagens

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGRICULTURA E PECUÁRIA

MASSEY FERGUSON MF 265

MASSEY FERGUSON MF 290

MASSEY FERGUSON MF 275

TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)