SUZANNE CIANI (MÚSICA)

SUZANNE CIANI
DIVA DO DIODO (APELIDO)
DIVA OF THE DIODE (SURNAME)
SEVEN WAVES (1982)
VELOCITY OF LOVE (1986)
PIANÍSSIMO (1990)


INTRODUÇÃO

A pioneira Suzanni Ciani é uma brilhante, refinada e discreta instrumentista americana e italiana de música eletrônica, nascida em 1946 no estado de Indiana, nos Estados Unidos, que ficou mais conhecida pela imprensa, pela crítica musical e no meio artístico pela criação e desenvolvimento de uma variedade sofisticada, inovadora, refinada, graciosa, sensível e delicada de músicas instrumentais com elementos e tendências de easy listening, downtempo e new age, dentre outros ritmos e estilos.


Embora discreta, portanto pouco conhecida entre os apreciadores da música pop comum, ela é uma das mais icônicas representantes da velha guarda da música eletrônica, considerada uma pioneira do mercado mundial de música eletrônica, uma emblemática instrumentista e designer de som, compositora e produtora musical da música eletrônica de raiz, que é aquele tipo de música eletrônica que serviu de base ou pavimentou o caminho para praticamente todos os atuais sub-ritmos ou subgêneros da música eletrônica.


Ela é uma expoente da música eletrônica de raiz e da música instrumental acústica, uma das mais respeitadas e conceituadas instrumentistas da história da música eletrônica, com seu trabalho comparável ao de outros importantes músicos e bandas de alto nível, reconhecidos pelo público, pela mídia, pela crítica musical e no meio artístico, incluindo Richard Clayderman, Ray Conniff, Vangelis, Sylvester Levay, Paul Mauriat, Kraftwerk, John Willliams, André Rieu, Jean Michel Jarre, Corciolli, Pink Floyd, Yanni, Hans Zimmer, Laurens Van Rooyen, Enio Morricone e Giorgio Moroder, dentre outros, embora alguns desses citados não sejam artistas de música eletrônica.


A MÚSICA ELETRÔNICA

A chamada música eletrônica é todo tipo de música em que há predominância de instrumentos musicais eletrônicos nas fases de criação, desenvolvimento e gravação. De modo geral, e como todo tipo de arte, ela é fruto direto da capacidade criativa do ser humano, mas a principal diferença em relação a outros estilos musicais é o uso intensivo ou predominante de instrumentos musicais eletrônicos, principalmente sintetizadores, baixos e baterias eletrônicas, usados intensivamente nas fases de criação, desenvolvimento e gravação.


Atualmente, ela é um dos principais produtos da indústria fonográfica mundial e exerce influência sobre outros ritmos musicais, como o soul, o jazz, o easy listening, o R&B, o gospel, o blues, o lounge, o new age, o reggae, o new wave, o rock e até sobre a música sertaneja brasileira e a country music americana.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Suzanne Ciani é o nome de uma elegante, refinada e discreta instrumentista americana e italiana de música eletrônica e de música instrumental acústica, principalmente os seus subgêneros ou sub-ritmos easy listening, downtempo e new age, dentre outros ritmos e estilos, com início de carreira a partir da década de 1970, inicialmente como criadora de sons para comerciais de TV, vídeos institucionais e jogos eletrônicos, mas com o seu primeiro álbum musical relevante lançado na década de 1980, nomeado como Seven Waves, lançado pela gravadora Private Music, cujo conteúdo é formado basicamente por música eletrônica de altíssima qualidade, elaborada com auxílio do clássico sintetizador analógico Buchla 200, segundo ela um dos seus instrumentos musicais favoritos.


No total, foram 27 álbuns lançados por Suzanne Ciani, desde a década de 1970, sendo 15 álbuns de estúdio, 7 álbuns de apresentações ao vivo e 5 coletâneas, além de 4 DVD’s e 4 livros, sendo Seven Waves, Pianissimo, Velocity of Love, Turning e Silver Ship entre os mais significativos da carreira da artista americana, considerados essenciais para quem quer acompanhar a carreira da artista americana.


Ela também é uma talentosa pianista.


Desde a década de 1980, a instrumentista Suzanne Ciani foi indicada para cinco prêmios Grammy, além de ter alcançado mais de 10 premiações do mundo da música contemporânea, dentre elas os prêmios Moog Inovation, em 2017; Keyboard Magazine, em 2012 e 1992; American Federation Independent, em 1997; e National Academy of Recording, em 1987, a maioria dos premiadores localizada nos Estados Unidos.


Não por acaso, ela é apelidada de Diva of the Diode, traduzindo Diva do Diodo, o que reflete, pelo menos em parte, a sua paixão pela música eletrônica de raiz, utilizando tanto instrumentos analógicos quanto digitais, principalmente o Buchla 200 (sintetizador), considerado o seu predileto, embora ela também tenha usado o MC-8 (sequenciador), o ARP (sintetizador), o MC-4 (sequenciador), a Prophet 5 (bateria eletrônica), o Bode Vocoder (sintetizador), o Lyricon (sintetizador), o Synclavier (teclado) e o Polymoog (sintetizador), dentre outros.


A veterana da música eletrônica Suzanne Ciani nasceu em 1946, no estado norte-americano de Indiana, nos Estados Unidos. Ela é filha de um típico casal americano de classe média, mas de ascendência italiana, além de ter dividido o lar com mais quatro irmãs. Seu pai era médico e sua mãe dona de casa. Ela aprendeu a tocar piano aos seis anos de idade.


Na juventude, ela estudou artes nas escolas Wellesley College, no estado de Massachussetts; no famoso e conceituado MIT – Massachussetts Institute of Technology, também no estado de Massachussetts; na University of California, no estado da Califórnia; e na University of Stanford, também no estado da Califórnia, o que explica, pelo menos em parte, a alta qualidade do conteúdo que produz.


Ela é considerada uma das mais elegantes e refinadas representantes americanas da música eletrônica de raiz, uma instrumentista chique e de prestígio, com a maioria dos seus álbuns tendo uma boa recepção e boa reputação em nichos mais exigentes de mercado que prezam pelo bom gosto, pelo refinamento musical e pela classe, principalmente entre apreciadores de easy listening, de downtempo e de new age.


Embora não esteja entre os artistas de música eletrônica mais ouvidos da indústria fonográfica mundial, a americana Suzanne Ciani (pronuncia-se Siuzén Chãni) é conhecida, reverenciada e referenciada entre os críticos de música, principalmente em países de primeiro mundo, pela sua regularidade e previsibilidade em apresentar um conteúdo de altíssima qualidade, bem acima da média do mercado, com mais de 50 anos de atividades musicais.


Durante a década de 1970, ela teve dificuldades de deslanchar sua carreira musical, chegando ao ponto de passar por dificuldades financeiras, inclusive, antes de conseguir contratos de Marketing para produção de publicidade.


Na época, ela sobrevivia por meio da criação de sons (jingles e logos de som, por exemplo) para propagandas e vídeos institucionais de marcas como Coca-Cola, AT&T, Merrill Lynch, General Electric e Atari, até conseguir um contrato com a gravadora Private Music, em 1982, para o lançamento de uma de suas obras-primas, o álbum Seven Waves, cujos direitos de comercialização foram adquiridos posteriormente pela Sony Music e Universal.


O reconhecimento da crítica musical internacional e do público pelo bom gosto, pela estética elegante, pela sofisticação dos arranjos instrumentais e pelo refinamento musical demorou um pouco, pois na época poucos no mundo conheciam bem a música eletrônica. Somente na década de 1980 ela conseguiu o reconhecimento que merecia, inclusive quando foi convidada para uma apresentação no programa de TV do apresentador americano David Letterman, no canal americano NBC.


Ao longo de mais de 50 anos de atividades musicais, a instrumentista Suzanne Ciani assinou contratos com várias gravadoras e/ou selos musicais, dentre elas a Sony Music (Private Music, BMG, Arista e RCA Records), a Warner Music (Atlantic Records) e a Finders Keepers (independente), dentre outras. Além dessas gravadoras citas, ela passou, a partir da década de 1990, a lançar seus álbuns por meio da gravadora independente Seventh Wave, de propriedade dela mesma.


Em 1992, ela foi diagnosticada com câncer de mama, mas o diagnóstico precoce, realizado por meio de um exame de rotina, possibilitou a sua recuperação plena por meio de tratamentos por radiação (radioterapia), após uma cirurgia.

 

Ela foi casada entre 1994 e 2000 com o produtor musical e advogado Joseph Anderson. Atualmente, com mais de 76 anos de idade, ela ainda faz apresentações eventuais.


FICHA TÉCNICA

  • Gravadoras: Sony (Private, BMG, Arista e RCA), Warner (Atlantic), Universal, Finders e Seventh, dentre outras;
  • Nome artístico: Suzanne Ciani;
  • Origem: Estados Unidos;
  • Início de carreira: Década de 1970;
  • Auge da carreira: Décadas de 1980, 1990, 2000 e 2010;
  • Gênero: Música eletrônica, principalmente easy listening, downtempo e new age;
  • Resultado comercial:


DISCOGRAFIA



ÁLBUNS DE ESTÚDIO


1970 – Voices of Packaged Souls

1982 – Seven Waves

1985 – The Velocity of Love

1988 – Neverland

1989 – History Of My Heart

1990 – Pianissimo

1991 – Hotel Luna

1992 – The Private Music of Suzanne Ciani

1994 – Dream Suit

1996 – Pianissimo II

1997 – A Very Green Christmas

1997 – Suzanne Ciani And The Wave Live!

1999 – Turning

2001 – Pianissimo III

2002 – Meditations for Dreams, Relaxation, and Sleep

2003 – Pure Romance

2005 – Silver Ship

2012 – Logo Presentation Reels

2017 – Help, Help, The Globolinks

2019 – Flowers Of Evil

2020 – Denali


ÁLBUNS AO VIVO


1997 – Suzanne Ciani And The Wave, Live

2012 – Logo Presentation Reels 1985

2016 – Buchla Concerts 1975

2018 – Live Quadraphonic

2018 – Live Buchla at Machines in Music

2020 – Improvisation on Four Sequences at Festival Antigel

2021 – A Sonic Womb: Live Buchla Performance at Lapsus


COLETÂNEAS


1992 – Private Music of Suzanne Ciani

2002 – Meditations for Dreams, Relaxation and Sleep

2003 – Pure Romance

2012 – Lixiviation

2020 – Live in Waves


A PIONEIRA NO YOUTUBE


MAIS BOM GOSTO


VEJA TAMBÉM


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Suzanne_Ciani
  • Seventh Wave (divulgação): Imagem
  • Sony Music (divulgação): Imagem
  • Wikimedia (divulgação): Imagem

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGRICULTURA E PECUÁRIA

MASSEY FERGUSON MF 265

MASSEY FERGUSON MF 290

MASSEY FERGUSON MF 275

TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)