MASSEY FERGUSON MF 4408

MASSEY SÉRIE 4400
MASSEY FERGUSON MF 4408
TRATOR MASSEY 4408


INTRODUÇÃO

O trator Massey Ferguson MF 4408 é um econômico, prático e robusto utilitário agrícola de tamanho médio, com eixo alto e tração 4X4, para uso geral em propriedades rurais (agricultura e pecuária) e agroindústrias, fabricado em larga escala a partir da década atual pela AGCO do Brasil, que também fabrica na mesma linha de montagem brasileira os seus irmãos Massey Ferguson MF 4408 S, Massey Ferguson MF 4409 e Massey Ferguson MF 4410, os quatro com vários pontos em comum, exceto em alguns aspectos, como a potência e o torque dos motores, que no MF 4408 S, no MF 4409 e no MF 4410 são mais altos.


Todos os modelos citados no parágrafo acima fazem parte da moderna família de tratores agrícolas MF 4400 da marca Massey Ferguson, com fabricação em série iniciada, aqui no Brasil, na década atual, a substituta da moderna família de tratores médios MF 4200, da década de 2010, por sua vez a substituta da ainda moderna família de tratores médios Massey Advanced, da década de 2000, que, por sua vez, foi a substituta da bem sucedida e clássica família de tratores médios MF 200, conhecida também como Série 200, da Massey Ferguson, com fabricação iniciada na década de 1970.


A linha de tratores médios MF 4200 foi substituída alguns anos atrás pela nova e atual linha de tratores médios MF 4400, vendida atualmente nas concessionárias de tratores novos da marca Massey Ferguson, inclusive com o modelo Massey Ferguson MF 4408, de 80 cavalos (normas SAE J1995), disponível por meio do programa de financiamento Mais Alimentos, do Governo Federal.


Atualmente, os principais concorrentes do Massey Ferguson MF 4408 no mercado brasileiro de utilitários agrícolas novos e/ou usados são os também modernos modelos de tratores médios de tração 4X4 Case Farmall 80, John Deere 5085E, New Holland TT4.75, Mahindra 6075, John Deere 5078E, Yanmar Solis 80, New Holland TL5.80, Mahindra 8000S e Agrale 575, todos esses com potências variando entre 75 e 100 cavalos, todos atualmente disponíveis no Brasil oficialmente, por meio de concessionárias, e/ou muitas unidades disponíveis também no mercado de utilitários agrícolas usados.


Atualmente, os modelos Valtra A74S e Valtra A84S também estão na categoria de tratores médios, eles também são fabricados pela AGCO do Brasil, mas neste caso específico com 79 cavalos e 89 cavalos de potência, respectivamente.


A MASSEY FERGUSON

A Massey Ferguson é, atualmente, uma das maiores e mais tradicionais marcas de utilitários agrícolas do mundo, incluindo tratores, colheitadeiras, enfardadoras / máquinas de feno, pulverizadores, plantadeiras e plataformas. Ela é uma das marcas de propriedade da holding gigante americana AGCO Corporation, sediada em Duluth, no estado norte-americano da Georgia, dona também das marcas de utilitários agrícolas, agroindustriais e industriais Challenger, Valtra e Fendt.


A Newcastle Foundry foi fundada no Canadá por Daniel Massey, em 1847, e, posteriormente, na década de 1950, surgiu a Massey Ferguson, que foi a empresa resultante da fusão entre a empresa de Daniel, já com o nome Massey Harris, e a empresa Ferguson, da Inglaterra. Atualmente, essa marca de utilitários agrícolas é propriedade da holding americana AGCO Corporation, que também é proprietária da marca de tratores e colheitadeiras Valtra, também conhecida no Brasil.


A Massey Feguson do Brasil, oficialmente Massey Ferguson Perkins S.A., foi a maior fabricante de tratores do Brasil, ano após ano, desde sua fundação, também na década de 1950, durante a administração pública do então presidente da república Juscelino Kubitschek, como resultado de um plano governamental brasileiro de incentivo à expansão da indústria de veículos e utilitários no Brasil.


Atualmente, os utilitários agrícolas com a marca Massey Ferguson e Valtra são fabricados pela AGCO do Brasil nos municípios de Canoas (tratores), Santa Rosa (colheitadeiras) e Ibirubá (plantadeiras), no estado do Rio Grande do Sul, e no município de Mogi das Cruzes (tratores), no estado de São Paulo.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

O moderno trator Massey Ferguson MF 4408 é um utilitário agrícola de tamanho médio e média potência, com sistema hidráulico e tomada de força traseiros para acoplamento / conexão de uma boa variedade de implementos agrícolas traseiros, incluindo roçadeiras, semeadeiras e plantadeiras, cultivadores e guinchos, tombadores / arados e colhedoras de forragens de tamanho médio, para cortar e triturar vegetais para forragem e volumoso / silagem, por exemplo, como cana e napier / capiaçu.


Ele é um dos principais integrantes da moderna família de tratores médios MF 4400, que está em linha de produção seriada, inclusive lado a lado, na linha de montagem, com os seus irmãos Massey Ferguson MF 4408 S, Massey Ferguson MF 4409 e Massey Ferguson MF 4410, com potências variando entre 80 e 105 cavalos, considerando as normas SAE J1995.


Não confunda os tratores clássicos da série Massey 200, das décadas de 1980 e 1990, e os modernos tratores da série Massey Advanced, da década de 2000, com os tratores modernos da série Massey 4200, com fabricação em série na década de 2010, e os atuais tratores da série Massey 4400, pois há diferenças entre eles, como a motorização, por exemplo, que nos tratores clássicos da série MF 200 é Perkins, nos tratores modernos da série Massey Advanced é MWM ou Perkins, nos modernos tratores da série Massey 4200 é Perkins, MWM ou AGCO Power, estes conhecidos também como Sisu Power, e nos atuais tratores da série Massey 4400 são ACGO Power, também usados pelos tratores da marca Valtra.


No caso específico do trator Massey Ferguson MF 4408, a motorização AGCO Power 33CWC3 turbodiesel, com intercooler, com três cilindros em linha e 3.300 cilindradas, com sistema de injeção eletrônica do tipo Common Rail de combustível, com bomba Bosch, produz aproximadamente 80 cavalos de potência e 30 kgfm de torque, considerando as normas SAE J1995, portanto com força de tração suficiente para uso moderado em geral, como puxar implementos agrícolas de tamanho médio para gradeação de terra, pulverização de lavouras, distribuição / lançamento de sementes e aplicação de calcário e gesso agrícola.


O utilitário agrícola é comercializado com a transmissão deslizante com 8 marchas à frente e 4 marchas à ré, disponível como item de série. Como item opcional, ele está disponível com a transmissão Sincro que, como o próprio nome diz, é sincronizada e possui 12 marchas à frente e 8 marchas à ré, com redutor. Além disso, ele está disponível com o chamado super-redutor de velocidade, como opcional, que, dentro da Massey Ferguson, recebe o nome de Creeper. Esse sistema de super-redução pode ser útil em tarefas específicas, como, por exemplo, a trituração de forrageiras, como cana, napier, milheto e capiaçu, por exemplo, nas quais há necessidade de baixíssima velocidade.


O acoplamento de lâmina frontal e concha é possível, mas o uso deve ser moderado.


Ele é um dos mais modernos e práticos modelos de tratores disponíveis atualmente no mercado brasileiro de utilitários agrícolas novos e usados, uma das melhores opções, com uma das melhores relações custo benefício da categoria dos tratores médios, um dos mais completos da categoria, com características técnicas que tornam o trator uma das melhores opções para uso geral na agricultura familiar no Brasil e em quase todos os outros países da América Latina, principalmente pelo seu custo de aquisição competitivo, entre R$ 180 mil, seminovo, na versão plataformada, e R$ 275 mil, seminovo, na versão cabinada.


É um modelo de trator econômico, com sistemas hidráulico, elétrico e mecânico simples e de manutenção fácil e barata. Ele está em linha de produção seriada desde alguns anos atrás e já sai de fábrica com uma boa variedade de itens de modernidade e praticidade, incluindo dois faróis de serviço dianteiros (de série) e um farol de ré; setas direcionais (de série); plataforma plana e emborrachada (de série) ou cabine climatizada (opcional); filtro de ar a seco (de série); direção hidrostática ou hidráulica (de série); volante com regulagem de altura (de série); toldo de fábrica (de série); acelerador de mão e acelerador de pé (de série); embreagem de disco duplo independente (de série); tomada de potência independente (de série), de seis estrias e 540 RPM, e engate de três pontos na categoria II, com capacidade para até 2.600 kg no olhal (de série); controle remoto de 2 válvulas, com 40 litros de vazão máxima (de série); freios de serviço a discos banhados a óleo, de acionamento mecânico (de série); freio de estacionamento com trava nos pedais; tanque de combustível com 79 litros ou 104 litros; capô do motor e paralamas de aço (de série); bloqueio do diferencial mecânico, por pedal (de série); e ajuste de bitola (de série); assento com suspensão e cinto de segurança; dentre outros itens.


O painel é simples e intuitivo, mas é completo, com horímetro digital, tacômetro, medidor de temperatura do motor, medidor no nível de combustível, luz da pressão do óleo lubrificante, luz de acionamento da tração dianteira auxiliar, luz de direção e luz de acionamento do bloqueio do diferencial e luz de freio.


A simplicidade dos sistemas hidráulico, elétrico e mecânico é uma de suas principais características, com manutenção simples e barata, o que certamente torna esse modelo uma das melhores opções para a agricultura familiar no Brasil, recomendado para quem quer e precisa trocar o seu modelo mais antigo por um modelo mais moderno.


NO BRASIL

Atualmente, a marca Massey Ferguson possui no Brasil uma das maiores redes de concessionárias e oficinas autorizadas de máquinas agrícolas e agroindustriais, prestando serviços de venda de utilitários agrícolas novos, seminovos e usados e serviços de manutenção e venda de peças. Essa marca faz parte da AGCO do Brasil, empresa com mais de 4.200 concessionárias, oficinas autorizadas e revendedoras de peças no Brasil.


Durante a década de 2010 e até alguns anos atrás, os consumidores brasileiros do trator Massey Ferguson MF 4280 Xtra e seus principais concorrentes foram beneficiados pelo programa Mais Alimentos, do Governo Federal, com a possibilidade de financiamentos a juros mais baixos que a média do mercado na época.


Atualmente, para quem não abre mão de um trator novo e não abre mão da marca Massey Ferguson, o blog recomenda o modelo Massey Ferguson MF 4408, de 80 cavalos (normas SAE J1995), disponível na rede de concessionárias de utilitários agrícolas novos da marca Massey Ferguson, inclusive por meio do programa Mais Alimentos, por preços entre R$ 275 mil, plataformado, novo, sem opcionais, e R$ 312 mil, cabinado, novo, sem opcionais.


Para quem precisa de um modelo de trator mais potente, o blog recomenda o modelo Massey Ferguson MF 4410, com 105 cavalos de potência e 35 kgfm de torque, dentre outras linhas de tratores do mesmo fabricante, disponíveis nas concessionárias da marca Massey Ferguson, dentre elas a Tratornan, que atende o município de Dourados – M.S. e municípios vizinhos.


FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS


MASSEY MF 4408 4X4 PLATAFORMADO

  • Motorização: AGCO Power 33CWC3 turbodiesel, com intercooler;
  • Cilindros: Três cilindros em linha, 3,3 litros ou 3.300 cm³;
  • Injeção de combustível: Eletrônica e direta, do tipo Common Rail, com flauta;
  • Potência (SAE J1995): Aprox. 80 cavalos a 2.400 rpm;
  • Torque (SAE J1995): Aprox. 30 kgfm a 1.500 rpm;
  • Filtragem de ar: A seco;
  • Direção (de série): Hidráulica ou hidrostática;
  • Transmissão (de série): 8 marchas à frente e 4 à ré;
  • Transmissão (opcional): Sincro, com 12 marchas à frente e 8 à ré, com redutor;
  • Transmissão (opcional): 16 marchas à frente e 8 à ré;
  • Transmissão (opcional): 12 marchas à frente e 12 à ré, com reversor mecânico;
  • Redutor: Creeper (opcional);
  • Embreagem: Disco duplo independente, com acionamento mecânico;
  • Sistema hidráulico: Até 2.600 kg no olhal (de série);
  • Controle remoto: 2 válvulas de 40 litros (de série);
  • Tomada de potência: Independente, 540 RPM (de série), com 6 estrias;
  • Tomada de potência (opcional): 540e RPM;
  • Cárter do motor:
  • Arrefecimento: Água, com três radiadores;
  • Sistema elétrico: 12 volts;
  • Alternador (plataformado):
  • Alternador (cabinado):
  • Bateria: 70 ampères;
  • Freios: A discos banhados a óleo, com acionamento mecânico;
  • Freio de estacionamento: Trava nos pedais;
  • Tanque de combustível: Aprox. 79 litros ou 104 litros;
  • Eixo dianteiro: ZF 4X4, com bloqueio mecânico do diferencial;
  • Eixo traseiro: Epicíclico, com bloqueio mecânico do diferencial;
  • Pneus dianteiros: 12,4X24 (de série);
  • Pneus traseiros: 18,4X30 (de série);
  • Outros rodados: Várias opções;
  • Peso (sem lastro e acessórios): Aprox.
  • Peso (com lastro e acessórios): Aprox.
  • Preço (novo): Aprox. R$ 275 mil (na concessionária / sem opcionais);


MASSEY MF 4408 4X4 CABINADO

  • Motorização: AGCO Power 33CWC3 turbodiesel, com intercooler;
  • Cilindros: Três cilindros em linha, 3,3 litros ou 3.300 cm³;
  • Injeção de combustível: Eletrônica e direta, do tipo Common Rail, com flauta;
  • Potência (SAE J1995): Aprox. 80 cavalos a 2.400 rpm;
  • Torque (SAE J1995): Aprox. 30 kgfm a 1.500 rpm;
  • Filtragem de ar: A seco;
  • Direção (de série): Hidráulica ou hidrostática;
  • Transmissão (de série): 8 marchas à frente e 4 à ré;
  • Transmissão (opcional): Sincro, com 12 marchas à frente e 8 à ré, com redutor;
  • Transmissão (opcional): 16 marchas à frente e 8 à ré;
  • Transmissão (opcional): 12 marchas à frente e 12 à ré, com reversor mecânico;
  • Redutor: Creeper (opcional);
  • Embreagem: Disco duplo independente, com acionamento mecânico;
  • Sistema hidráulico: Até 2.600 kg no olhal (de série);
  • Controle remoto: 1, 2 ou 3 válvulas de 40 litros (de série);
  • Tomada de potência: Independente, 540 RPM, com 6 estrias e acionamento eletro-hidráulico;
  • Tomada de potência (opcional): 540e RPM;
  • Cárter do motor:
  • Arrefecimento: Água, com três radiadores;
  • Sistema elétrico: 12 volts;
  • Alternador (plataformado):
  • Alternador (cabinado):
  • Bateria: 70 ampères;
  • Freios: A discos banhados a óleo, com acionamento mecânico;
  • Freio de estacionamento: Trava nos pedais;
  • Tanque de combustível: Aprox. 79 litros ou 104 litros;
  • Eixo dianteiro: ZF 4X4, com bloqueio mecânico do diferencial;
  • Eixo traseiro: Epicíclico, com bloqueio mecânico do diferencial;
  • Pneus dianteiros: 12,4X24 (de série);
  • Pneus traseiros: 18,4X30 (de série);
  • Outros rodados: Várias opções;
  • Peso (sem lastro e acessórios): Aprox.
  • Peso (com lastro e acessórios): Aprox.
  • Preço (novo): Aprox. R$ 310 mil (na concessionária / sem opcionais);


ONDE COMPRAR


VEJA TAMBÉM


O blog Ciência e Tecnologia em Foco agradece a gentileza e atenção da Tratornan, concessionária da marca Massey Ferguson para Dourados – M.S. e região, por meio do senhor Emanoel, do departamento de vendas, pelo fornecimento de informações diretamente ao editor por meio de aplicativo de mensagens.


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Massey_Ferguson
  • AGCO (divulgação): Imagens

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGRICULTURA E PECUÁRIA

MASSEY FERGUSON MF 265

MASSEY FERGUSON MF 290

MASSEY FERGUSON MF 275

TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)