VOLVO 850

VOLVO 850 GLT (GASOLINA / ASPIRADO)
VOLVO 850 T5 (GASOLINA / TURBO)
VOLVO 850 T5R (GASOLINA / TURBO)
VOLVO 850 2.5 TDi (TURBODIESEL)
VOLVO 850 SW (VERSÃO PERUA)

INTRODUÇÃO
Logo acima e logo abaixo, as linhas externas de design levemente conservador do Volvo 850, um dos principais produtos da Volvo Cars sueca na década de 1990. A segurança de seus automóveis sempre foi um dos principais focos de desenvolvimento da fabricante sueca.
O Volvo 850 é um sofisticado automóvel sedan de alto luxo de tamanho médio, projetado e desenvolvido na Suécia durante a década de 1980 e fabricado em larga escala na Suécia, na Bélgica e no Canadá durante a década de 1990 pela sueca Volvo Cars, com capacidade para transportar confortavelmente cinco pessoas, incluindo o motorista, cujas versões com motores aspirados e turbo, todos a gasolina, foram importadas para o Brasil na década de 1990.

No Brasil e no exterior, os principais concorrentes do Volvo 850 na década de 1990 foram os sedans de alto luxo Mercedes-Benz C-220 e Mercedes-Benz C-230 Kompressor, Alfa Romeo 164, Audi A6 e Audi A4, BMW 328 e BMW 325, Mitsubishi Galant, Volkswagen Passat, Chrysler Stratus, Nissan Maxima, Chevrolet Omega, Subaru Legacy, Ford Taurus e Ford Mondeo, Toyota Camry, Kia Clarus, Saab 9000 e Honda Accord e o hatch de alto luxo francês Citroen XM. Porém, alguns desses modelos não são mais fabricados.


A VOLVO CARS

A Volvo Cars é uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de automóveis de alto luxo do planeta. Fundada em 1927 por Gustav Larson e Assar Gabrielsson, ela é atualmente uma subsidiária da empresa chinesa Zhejiang Geely, que por sua vez também possui uma participação societária na fabricante alemã Daimler AG, a proprietária da marca Mercedes-Benz, e na multinacional fabricante de caminhões Volvo Group. A Volvo Cars é, atualmente, uma das mais conceituadas e respeitadas fabricantes de automóveis de alto luxo do planeta, reconhecida no mercado mundial pela alta qualidade e segurança de seus produtos.


Essa fabricante já foi propriedade do conglomerado sueco Volvo AB, quando foi comprada em 1999 pela Ford Motor Company e depois, em 2010, vendida para a empresa chinesa Zhejiang Geely. Outros acionistas da Volvo Cars são as empresas suecas Forsta AP, AMF e Folksam.


As principais fábricas da Volvo Cars estão localizadas na Suécia, na China, na Malásia, na Bélgica, na Índia e nos Estados Unidos, com mais de 21.000 empregados em várias partes do mundo, com mais de 530.000 unidades fabricadas em 2016, por exemplo. A empresa ainda fabrica uma linha completa de sedans de alto luxo, uma de suas principais especialidades, mas a cada dia que passa ela foca mais em utilitários esportivos, uma tendência mundial.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Logo acima, com um olhar mais atento percebe-se o design levemente conservador do painel e do volante do Volvo 850, uma tendência estética da marca na década de 1990. Logo abaixo, também com um olhar atento, percebe-se o acabamento refinado dos assentos desse modelo de automóvel de alto luxo.
O Volvo 850 é um sofisticado automóvel sedan de alto luxo de tamanho médio, com quatro portas e tração dianteira, na maioria das versões, ou tração 4X4, em algumas versões, projetado e desenvolvido na Suécia na década de 1980, fabricado pela Volvo Cars na Suécia, na Bélgica e no Canadá a partir da década de 1990 e comercializado em vários países, desenvolvidos e emergentes, incluindo o Brasil, com capacidade para transportar confortavelmente cinco pessoas, incluindo o motorista, cujas versões a gasolina foram importadas para o Brasil pela Volvo Cars do Brasil e vendidas pelas concessionárias da marca.

Ele foi um projeto de automóvel totalmente original da Volvo Cars e foi um dos primeiros modelos de automóveis sedans da Volvo Cars com tração dianteira, com motorização transversal de cinco cilindros, com suspensão traseira do tipo multi-link e com cintos de segurança dianteiros com pré-tensionadores. Alguns anos após o seu lançamento, mais uma vez ele inovou no mercado automobilístico, sendo um dos primeiros com airbags laterais.

Ele também foi fabricado em série na Indonésia e nas Filipinas, para atender o mercado interno e para exportação.

Os automóveis da Volvo Cars são conhecidos em várias partes do mundo pelo alto nível de qualidade e sofisticação, com ênfase no aspecto de segurança ativa e passiva. Na década de 1990, esses aspectos foram reafirmados por dois modelos sedans de automóveis, o Volvo 960, de tamanho grande, e o Volvo 850, de tamanho médio. São dois elegantes modelos de automóveis de alto luxo, projetados para estar entre os melhores de suas respectivas categorias, com bom gosto na escolha dos materiais utilizados no acabamento interno, inclusive.

O Volvo 850 é um automóvel de três volumes, ou seja, considerando basicamente o aspecto externo das partes do carro que abrigam o motor, os ocupantes e a bagagem, respectivamente, todas estão bem definidas, com dimensões equilibradas e uma carroceria monobloco em aço de peso razoável, com proporções bem equilibradas entre o cofre / vão do motor e o próprio motor, o habitáculo (a parte do automóvel em que se acomodam motorista e passageiros) e o porta malas, dentro do segmento médio de automóveis sedans de alto luxo de tamanho médio, que é aquele segmento em que, em relação aos carros compactos populares atuais de 1.000 cilindradas vendidos no Brasil, os fabricantes em geral oferecem mais espaço interno para as pernas do motorista e seu acompanhante e para os passageiros do banco de trás.

Esse modelo de automóvel, apesar do seu aspecto externo levemente conservador e da época em que foi fabricado, ainda pode ser considerado moderno. Ele está na categoria premium de automóveis, que é um segmento elegante e confortável, seguro e sofisticado, para atender consumidores de poder aquisitivo mais alto, mais atentos a detalhes e que não abrem mão de tecnologia. É um público de classes média e alta mais exigente, disposto a pagar mais por um veículo mais completo e de qualidade superior.

Um detalhe importante: Todas as versões do Volvo 850 fabricadas na Suécia têm motorização transversal. Uma dessas versões da família Volvo 850, importada para o Brasil, o Volvo 850 GLT, já vinha de série com motor de cinco cilindros em linha e na posição transversal, com 2.500 cilindradas, com quatro válvulas por cilindro e duplo comando de válvulas. Automóveis com essa configuração são mais seguros porque em caso de acidente grave com impacto frontal o risco do bloco do motor invadir o habitáculo do carro é menor.

Na década de 1990, esse modelo de automóvel sueco fazia jus ao seu preço alto. Ele já saía de fábrica com uma grande variedade de itens de segurança e conforto, entre eles o computador de bordo; os assentos com revestimento em couro e/ou tecidos finos, dependendo do gosto do cliente; o controle elétrico de altura e inclinação dos assentos dianteiros; a injeção eletrônica, lembrando que essa tecnologia era uma novidade no Brasil; o ar-condicionado e o aquecedor; a direção hidráulica; o câmbio automático com três opções de modos de condução, econômica, esportiva e semi-off-road; suspensão delta-link na traseira, combinando conforto e estabilidade; a carroceria monobloco com reforços estruturais no habitáculo, principalmente nas vigas do teto e do assoalho e nas colunas; cintos de segurança de três pontos para todos os passageiros; o airbag para motorista, lembrando que essa tecnologia também era uma novidade no Brasil; os freios ABS e o controle de tração (este dependendo do ano de fabricação); o tanque de combustível reforçado; a trava central elétrica com alarme; e o piloto automático.

O acabamento interno do Volvo 850 é refinado e sóbrio, com seleção criteriosa de materiais usados no painel, no volante e nos revestimentos dos assentos, em couro e/ou tecidos finos, ao gosto do cliente. Alguns detalhes no interior do veículo chamam a atenção dos observadores mais atentos, como apliques de madeira nobre no painel e nas portas, sinalizando ao seu ocupante, seja motorista ou passageiro, que se trata de um automóvel de alto luxo.

O sedan Volvo 850 foi um dos primeiros automóveis da marca nos quais foi introduzido o conceito SIPS - Side Impact Protection System, que é um sistema de proteção aos ocupantes contra acidentes com impactos laterais. Esse conceito consiste na fabricação do veículo com estrutura que faz a distribuição do choque mecânico lateral (energia do impacto lateral) por uma área mais extensa da própria estrutura do automóvel. Outro detalhe importante de segurança, o assento elevado para criança já está embutido no assento traseiro, bastando puxá-lo e fixá-lo, bem simples e prático.

MERCADO
Logo acima, o classudo sedan de luxo Volvo 850, um carro ainda moderno, um símbolo de status no Brasil na década de 1990. Ele foi um dos principais representantes da marca sueca no Brasil, um dos mais bem sucedidos comercialmente no mundo. Logo abaixo, com um olhar atento, percebe-se o espaço interno suficiente para três passageiros no banco de trás.

O sedan de luxo Volvo 850 foi o fruto do projeto Volvo Galaxy da década de 1980, da fabricante sueca, desenvolvido para estar entre os melhores da sua categoria de automóveis de alto luxo de tamanho médio, com ênfase nos aspectos de conforto, segurança e desempenho. Entre os principais projetistas do sedan Volvo 850 e da perua Volvo 850 SW esteve o chefe de design da marca sueca Jan Wilsgaard, de nacionalidade americana e sueca. 

Sem grande alarde, como convém a quem procura discrição, dois dos principais modelos de automóveis da Volvo na época, o Volvo 960 e o Volvo 850, chegaram ao Brasil no início da década de 1990 para satisfazer consumidores exigentes e de alto poder aquisitivo. O sedan Volvo 850, especificamente, veio para disputar a faixa premium com os modelos sedans de tamanhos médio e grande BMW Série 3, Audi A4, Mercedes 190E e Mercedes Classe C, Chevrolet Omega, Citroen XM, Subaru Legacy, Honda Accord, Alfa Romeo 155, Mitsubishi Galant, Volkswagen Passat, Chrysler Stratus, Ford Taurus, Kia Clarus, Toyota Corona e Infinity Q45.

Quando trouxe o Volvo 850 ao Brasil, importado da Suécia, logo após a tão aguardada e desejada abertura de mercado promovida pelo então presidente brasileiro Fernando Collor de Mello, a Volvo Cars impressionou os consumidores brasileiros de alto poder aquisitivo e até mesmo a imprensa com o seu nível de sofisticação, com ênfase nos aspectos de segurança.

O sedan Volvo 850 foi fabricado entre 1992 e 1997 e a fabricante vendeu também versões com carroceria perua equivalentes ao sedan em nível de motorização e acabamento, neste caso com o nome Volvo 850 SW, que também foi importada para o Brasil. Embora fosse um projeto de automóvel de preço elevado, foram fabricadas mais de 700 mil unidades dessa família, formada por sedans e peruas, o que pode ser considerado um sucesso de vendas para os padrões de produção da indústria automobilística que atua no segmento premium.

O requintado Volvo 850 ainda hoje impressiona pelo nível de conforto e pela tecnologia embarcada. Essa família de automóveis foi substituída na linha de montagem da Volvo Cars sueca pelos elegantes sedans de luxo Volvo S40 e Volvo S70 e pela elegante perua Volvo V40.

O eventual comprador deve ser seletivo e deve tomar alguns cuidados na hora da compra, verificando se o exemplar que lhe interessa está realmente em bom estado de conservação. Além disso, ele deve ser criterioso na manutenção do modelo, é necessário verificar se na região onde mora há concessionárias da marca Volvo ou oficinas mecânicas competentes e que entendam de automóveis premium, como as oficinas da franquia High-Torque, por exemplo.

A manutenção do Volvo 850 não é barata, mas o carro compensa o seu dono com prazer de dirigir com conforto, segurança e classe.


FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS


VOLVO 850 GLT
  • Capacidade: 5 lugares (incluindo motorista);
  • Comprimento: Aprox. 4,7 metros;
  • Largura: Aprox. 1,8 metro;
  • Altura: Aprox. 1,4 metro;
  • Peso: Aprox.
  • Entre-eixos (espaço interno): Aprox. 2,7 metros;
  • Carroceria: Sedan 4 portas;
  • Transmissão: Automática / 4 marchas;
  • Aceleração 0 a 100 km / h: Aprox. 10 segundos;
  • Consumo cidade: Aprox. 8 km / litro;
  • Consumo rodovia: Aprox. 12 km / litro;
  • Suspensão dianteira: McPherson (independente);
  • Suspensão traseira: Semi-independente;
  • Freios: Disco / ABS;
  • Motorização (potência / torque): 2.5 de 20 valv. (170 cv / 23 kgfm);
  • Motorização: Dianteira e transversal;
  • Alimentação: Injeção eletrônica;
  • CX (eficiência aerodinâmica):
  • Porta-malas: 416 litros;
  • Pneus: 195 / 65;
  • Projetista: Jan Wilsgaard
  • Preço (no Brasil): Aprox. R$ 35 mil (usado / bom estado de conservação);

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