BUSSCAR VISSTA BUSS HI

BUSSCAR VISSTA BUSS HI
BUSSCAR VISSTA BUSS LO
BUSSCAR ÔNIBUS


INTRODUÇÃO

O moderno ônibus Busscar Vissta Buss HI é um popular modelo de veículo para transporte rodoviário de passageiros por médias e longas distâncias, de turismo, de passeio e de transporte executivo, com carroceria do tipo semiconvencional high deck, fabricado em série e em larga escala na década de 2000 pela empresa brasileira Busscar Ônibus, na época uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de carrocerias para veículos urbanos e rodoviários para transporte coletivo de passageiros do Brasil.


Ele faz parte da 2ª geração da família de ônibus rodoviários para médias e longas distâncias Vissta Buss, da marca Busscar, formada por veículos para transporte coletivo de passageiros, tanto no contexto do transporte regular quanto no contexto do transporte corporativo, de turismo e executivo.


Já o moderno ônibus Busscar Vissta Buss LO também é um popular modelo de veículo para transporte rodoviário de passageiros por médias e longas distâncias, de turismo, de passeio e de transporte corporativo e executivo, com carroceria do tipo semiconvencional high deck, também fabricado em série e em larga escala na década de 2000 pela empresa brasileira Busscar Ônibus.


Ele é um dos dois integrantes dessa 2ª geração da família de ônibus rodoviários Vissta Buss, fabricada na década de 2000 pela então Busscar Ônibus, a antecessora da Nova Busscar, que, por sua vez, decidiu dar continuidade à família Vissta Buss com a fabricação seriada da 3ª geração, ainda mais moderna, a partir de 2018.


Os seus principais concorrentes na década de 2000 foram os modelos Marcopolo Paradiso G6 1800 DD, com carroceria double decker, ou seja, de dois andares; o Comil Campione 4.05, de carroceria semiconvencional high deck; o Marcopolo Paradiso G6 1550 LD, de carroceria semiconvencional high deck; o Caio Giro 3400, de carroceria convencional; o Comil Campione 3.85, de carroceria semiconvencional high deck; o Marcopolo Paradiso G6 1350 LD, de carroceria semiconvencional high deck; e o Metalbus Maxibus Lince 3,40, de carroceria convencional.


O modelo Busscar Jum Buss 400, de carroceria semiconvencional high deck, e o modelo Busscar Panorâmico DD, de carroceria double decker, também estão na categoria de ônibus para transporte rodoviário de passageiros a médias e longas distâncias.


A BUSSCAR

A empresa brasileira Carbuss Carrocerias é uma das maiores e mais bem sucedidas fabricantes de carrocerias de veículos coletivos para transporte urbano e rodoviário de passageiros do Brasil. Ela foi fundada em 2017, a partir da aquisição, pela fabricante brasileira Caio Induscar, das instalações, das máquinas e equipamentos, dos projetos e da tradicional marca Busscar de carrocerias de ônibus, que, por sua vez, pertencia ao tradicional Grupo Busscar até 2012, quando teve sua falência decretada pelo Poder Judiciário.


Trata-se da empresa sucessora de uma das maiores, mais respeitadas e mais tradicionais fabricantes de carrocerias para ônibus urbanos e rodoviários do Brasil, fundada em 1946, no estado de Santa Catarina, pelos irmãos Augusto Nielson e Eugênio Nielson, inicialmente com o nome Nielson & Irmão Ltda e, posteriormente, décadas depois, a partir de 1989, renomeada para Busscar Ônibus S.A., tendo sido, nas décadas de 1970, 1980 e 1990, uma das maiores empresas encarroçadoras de ônibus do Brasil.


Atualmente, a fabricante Carbuss Carrocerias é uma empresa de capital fechado, sediada em Joinville, no estado de Santa Catarina, uma subsidiária integral da também fabricante de ônibus Caio Induscar, que, por sua vez, está sediada no estado de São Paulo e é considerada a maior fabricante de ônibus urbanos do Brasil e se mantém entre as maiores, mais conceituadas e mais bem sucedidas fabricantes de ônibus para transporte rodoviário do país.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

O bonito ônibus Busscar Vissta Buss HI é um modelo de veículo para transporte rodoviário de passageiros por médias e longas distâncias, de turismo, de passeio e de transporte corporativo e executivo, com construção mista em aço, alumínio e material composto de fibra de vidro, com carroceria do tipo high deck, ou seja, com cabine ou salão de passageiros alto, montada sobre chassi, com motorização turbodiesel traseira, com capacidade para transportar até 59 passageiros, dependendo da configuração de assentos adotada, com opções de dois ou três eixos, sendo um deles de tração.


Já o seu irmão quase gêmeo Busscar Vissta Buss LO, também bonito, mas um pouco mais curto e um pouco mais baixo, também é um modelo de veículo para transporte rodoviário de passageiros por médias e longas distâncias, de turismo, de passeio e de transporte corporativo e executivo, também com construção mista, em aço, alumínio e material composto de fibra de vidro, com carroceria do tipo high deck, montada sobre chassi, com motorização turbodiesel traseira, mas com capacidade para transportar até 53 passageiros, dependendo da configuração de assentos adotada, apenas com dois eixos, o dianteiro direcional e o traseiro de tração.


Ambos os modelos fazem parte da 2ª geração da bem sucedida família Vissta Buss, formada por modelos de ônibus rodoviários de passageiros. A partir de 2001, essa 2ª geração foi a substituta da 1ª geração do modelo de ônibus homônimo Busscar Vissta Buss na linha de montagem da fabricante brasileira, por sua vez fabricada na década de 1990 e também um sucesso de vendas.


O Busscar Vissta Buss HI, por exemplo, ainda é considerado um dos mais bonitos e confortáveis modelos de ônibus para transporte rodoviário de passageiros do Brasil, fabricado em série e em larga escala durante a década de 2000 pela Busscar Ônibus e utilizado por algumas das melhores e mais conceituadas transportadoras do Brasil, incluindo Expresso Maringá e Nossa Senhora da Penha (Grupo Comporte), Viação Cruzeiro do Sul, Viação Garcia (Grupo GBS) e Viação Motta (Grupo Vega), dentre outras.


Essa moderna, confortável e segura opção de carroceria estava disponível para montagem sobre alguns dos maiores modelos de chassis nacionais das fabricantes Mercedes-Benz, Volkswagen, Scania e Volvo na década de 2000, com duas opções de três ou dois eixos, com tração 6X2 ou 4X2, com motor traseiro turbodiesel e intercooler, com suspensão a ar, com potências variando entre 210 cavalos até 420 cavalos, torques variando entre 67 kgfm até 199 kgfm, capazes de suportar até 29.000 kg de PBT ou peso bruto total, com até 14 metros de comprimento e 3,6 metro de altura.


Para quem não sabe, a carroceria de um veículo de transporte coletivo rodoviário de passageiros é a parte superior da estrutura, na qual estão os compartimentos de bagagem, a cabine ou salão de passageiros (conhecido também como habitáculo) e a cabine do motorista ou cockpit. Já o chassi é a estrutura metálica de sustentação do ônibus sobre a suspensão e as rodas, geralmente composta por duas longarinas metálicas longitudinais fixadas com travessas metálicas transversais. É no chassi que estão fixados a carroceria, o motor e a suspensão.


No caso específico do ônibus Busscar Vissta Buss HI, a sua carroceria metálica é composta por uma estrutura tubular em chapas de aço zincado ou galvanizado, com perfis de aço carbono, com cobertura das laterais de alumínio e isolamento termo-acústico. Além disso, os revestimentos externos do painel frontal, do painel traseiro e do teto da carroceria são fabricados em material composto de fibra de vidro. Os bagageiros são construídos em estrutura de aço zincado ou galvanizado, mas recobertos por chapas de alumínio, para manter o peso sob controle, já que o alumínio é mais leve que o aço.


A porta rodoviária é pantográfica, com funcionamento pneumático, e o para-brisa é laminado sobre molduras de borracha, com duas opções, bipartido ou inteiriço. Os pára-choques de material composto de fibra de vidro são fabricados com reforço interno em tubos de aço. Os vidros são montados sobre frames de alumínio, mas acomodados em perfis de borracha, para vedação impermeabilizante, redução de ruído interno e para evitar trincas.


No interior do veículo, principalmente no salão ou cabine de passageiros, há uma variedade de materiais. Na cabine de passageiros, por exemplo, o teto é composto por plástico, carpete e até tecido. As laterais dessa cabine são forradas de plástico, carpete, fórmica ou tecido. O piso tem revestimento antiderrapante e impermeável. As janelas são fixas, com tratamento fumê, para reduzir a entrada de raios solares e, assim, manter a temperatura interna controlada.


O veículo foi fabricado na década de 2000 com pelo menos quatro opções diferentes de configuração de assentos, incluindo leito, semi-leito, executivo ou alta densidade, todas as opções com baixo nível de ruído interno, graças a um bom isolamento acústico. Todas as unidades já saíam de fábrica com toalete básico, galley compacta para água e aparelho de ar condicionado.


MERCADO

O belo ônibus Busscar Vissta Buss HI faz parte da linhagem de ônibus rodoviários da Busscar Ônibus, ele faz parte da 2ª geração da família de ônibus rodoviários para médias e longas distâncias da Busscar, uma das mais completas e confortáveis famílias de veículos para transporte rodoviário de passageiros da fabricante catarinense. Essa 2ª geração também é composta pelo Busscar Vissta Buss LO, com poucas diferenças, dentre elas as dimensões um pouco menores, quase imperceptíveis para quem não está acostumado com o universo do transporte rodoviário de passageiros.


A 1ª geração da família Busscar Vissta Buss foi iniciada em 1997, com o Busscar Vissta Buss, um modelo focado no transporte rodoviário de passageiros, um dos mais modernos e confortáveis da época, e a 2ª geração foi iniciada em 2001, com o Busscar Vissta Buss HI e seu irmão quase gêmeo Busscar Vissta Buss LO, mas, infelizmente, interrompida em 2012, com a falência da Busscar Ônibus. No caso específico do Busscar Vissta Buss HI, ele foi considerado um dos mais confortáveis e seguros modelos de ônibus rodoviários da época, um dos mais desejados entre os passageiros.


Por outro lado, felizmente, o legado da Busscar Ônibus foi, de certa forma, mantido pela Carbuss Carrocerias, a nova empresa criada pela Caio Induscar para dar continuidade aos projetos até então bem sucedidos, mas dessa vez com uma variedade de melhorias, modernizações e refinamentos, incluindo os novos Busscar Vissta Buss 360 e Busscar Vissta Buss 340, ambos também high deck.


O termo high deck (pronuncia-se rái dék) significa cabine ou salão de passageiros alto, não necessariamente um double decker (pronuncia-se dâbo déker), que, por sua vez, significa um veículo para transporte de passageiros com uma estrutura de dois andares ou dois pisos, com duas cabines de passageiros, uma em cima e outra embaixo. O peso maior dessa estrutura é distribuído nas vias públicas (ruas, avenidas e rodovias) por meio de três eixos, sendo um deles direcional, ou quatro eixos, sendo dois deles direcionais, mas no caso específico da 2ª geração da família Vissta Buss são apenas três ou dois eixos.


No caso específico do ônibus Busscar Vissta Buss HI a sigla HI tem relação direta com a palavra em inglês high, com a tradução alto, pois sua carroceria tem altura máxima de 3,6 metros, enquanto o Busscar Vissta Buss LO, cuja sigla LO tem relação direta com a palavra low, com a tradução baixo, tem altura total do solo de 3,4 metros, até o teto, portanto uma pequena diferença de altura. O design de ambos os modelos foi baseado nas tendências estéticas europeias, ainda hoje admirados pelas linhas modernas, harmônicas e agradáveis.


Eles foram substituídos na linha de montagem da fabricante Busscar / Carbuss em 2018 pelo Busscar Vissta Buss 360 e pelo Bussca Vissta Buss 340, que, por sua vez, fazem parte da 3ª geração da família Busscar Vissta Buss de ônibus rodoviários da empresa.


PRINCIPAIS OPERADORAS DA 2ª GERAÇÃO DA FAMÍLIA VISSTA BUSS

EMPRESA

ESTADOS ATENDIDOS

DÉCADAS

Santana Iapó

Paraná (turismo)

 

Expresso Maringá

PR, M.S., S.P. e S.C.

2000 e 2010

Viação Mimo

R.J e S.P. (turismo e executivo)

 

Viação Transpiauí

PI, MA, BA, GO e D.F.

 

Viação Motta

S.P., M.S., PR, GO, MT, M.G. e DF

2000 e 2010

Cidade Sol (Brasileiro)

BA, SE e CE

 

Viação Atibaia

São Paulo (regular)

 

Nossa Senhora da Penha

PR, S.C., R.S., S.P. e R.J.

2000 e 2010

Cruzeiro do Sul

Mato Grosso do Sul

2000 e 2010

Viação Teresópolis

Rio de Janeiro

 

Viação Garcia

PR, S.P., R.J., M.G. e M.S.

2000 e 2010

 Transpen / Joia

São Paulo e Paraná

 

 

 

 

 

 

 


FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS


VISSTA BUSS HI

  • Capacidade: Até 59 passageiros;
  • Carroceria: High deck (um piso);
  • Construção: Aço, alumínio e fibra de vidro;
  • Comprimento: Até 14 metros;
  • Altura: Aprox. 3,6 metros;
  • Largura: Aprox. 2,6 metros;
  • Produção: Entre 2001 e 2012;
  • Categoria: Rodoviário, médias e longas distâncias;
  • Certificação: Euro III e Proconve P-5;
  • Suspensão: A ar em quase todos os chassis, exceto chassi VW;
  • Rodas: Alumínio;
  • Freios: Pneumáticos (a ar), tambor em todos os eixos, com discos opcionais;
  • PBT – Peso Bruto: Até 29.000 kg, dependendo do chassi;
  • Preço mínimo: Aprox. 80 mil (usado / bom estado de conservação);
  • Preço máximo: Aprox. 180 mil (usado / bom estado de conservação);


VISSTA BUSS LO

  • Capacidade: Até 53 passageiros;
  • Carroceria: High deck (um piso);
  • Construção: Aço, alumínio e fibra de vidro;
  • Comprimento: Até 13,2 metros;
  • Altura: Aprox. 3,4 metros;
  • Largura: Aprox. 2,6 metros;
  • Produção: Entre 2001 e 2012;
  • Categoria: Rodoviário, médias e longas distâncias;
  • Certificação: Euro III e Proconve P-5;
  • Suspensão: A ar em quase todos os chassis, exceto chassi VW;
  • Rodas: Alumínio;
  • Freios: Pneumáticos (a ar), tambor em todos os eixos, com discos opcionais;
  • PBT – Peso Bruto: Até 25.000 kg, dependendo do chassi;
  • Preço mínimo: Aprox. 80 mil (usado / bom estado de conservação);
  • Preço máximo: Aprox. 180 mil (usado / bom estado de conservação);


CHASSIS USADOS NA 2ª GERAÇÃO DA FAMÍLIA VISSTA BUSS

MARCA

MODELO

MOTOR

POTÊNCIA

TORQUE

Mercedes

OH-1628 L

OM-449 LA diesel

280 cavalos

127 kgfm

Mercedes

OH-1621 L

OM-366 LA diesel

210 cavalos

67 kgfm

Mercedes

O-500 M

OM-906 LA diesel

245 cavalos

92 kgfm

Mercedes

O-500 R

OM-926 LA diesel

326 cavalos

133 kgfm

Mercedes

O-400 RSE

OM-457 LA diesel

360 cavalos

168 kgfm

Volkswagen

17.240 OT

MWM 6.10 TCA diesel

240 cavalos

86 kgfm

Scania

K94 IB 4X2

DSC9 15 diesel

310 cavalos

138 kgfm

Scania

K124 IB

DSC12 02 diesel

360 cavalos

170 kgfm

Scania

K124 EB

 

 

 

Volvo

B7R Rodoviário

D7A285 diesel

285 cavalos

122 kgfm

Volvo

B10M Rodov.

DH10A340 diesel

340 cavalos

153 kgfm

Volvo

B10R Rodov.

D10A360 diesel

360 cavalos

153 kgfm

 

 

 

 

 


ONDE COMPRAR


GALERIA DE IMAGENS


VIAÇÃO TRANSPEN


VIAÇÃO ITAPEMIRIM

NOSSA SENHORA DA PENHA

VIAÇÃO ATIBAIA

PAINEL E VOLANTE


INTERIOR


TOALETE


BAGAGEIRO INFERIOR


MOTOR TRASEIRO


ENTRADA


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Grupo_Comporte
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Busscar
  • Busscar / Caio (divulgação): Imagens

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGRICULTURA E PECUÁRIA

MASSEY FERGUSON MF 265

MASSEY FERGUSON MF 290

MASSEY FERGUSON MF 275

TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)