BUSSCAR VISSTA BUSS HI
BUSSCAR VISSTA BUSS HI
BUSSCAR VISSTA BUSS LO
BUSSCAR ÔNIBUS
INTRODUÇÃO
O moderno ônibus Busscar Vissta Buss HI é um popular modelo de veículo para transporte rodoviário de passageiros por médias e longas distâncias, de turismo, de passeio e de transporte executivo, com carroceria do tipo semiconvencional high deck, fabricado em série e em larga escala na década de 2000 pela empresa brasileira Busscar Ônibus, na época uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de carrocerias para veículos urbanos e rodoviários para transporte coletivo de passageiros do Brasil.
Ele faz parte da 2ª geração da família de ônibus
rodoviários para médias e longas distâncias Vissta Buss, da marca Busscar,
formada por veículos para transporte coletivo de passageiros, tanto no contexto do transporte regular quanto no contexto do transporte corporativo, de turismo e executivo.
Já o moderno ônibus Busscar Vissta Buss LO também é um popular modelo de veículo para
transporte rodoviário de passageiros por médias e longas distâncias, de
turismo, de passeio e de transporte corporativo e executivo, com carroceria do tipo semiconvencional
high deck, também fabricado em série e em larga escala na década de 2000 pela
empresa brasileira Busscar Ônibus.
Ele é um dos dois integrantes dessa 2ª geração da
família de ônibus rodoviários Vissta Buss, fabricada na década de 2000 pela
então Busscar Ônibus, a antecessora da Nova
Busscar, que, por sua vez, decidiu dar continuidade à família Vissta Buss
com a fabricação seriada da 3ª geração, ainda mais moderna, a partir de 2018.
Os seus principais concorrentes na década de 2000
foram os modelos Marcopolo Paradiso G6
1800 DD, com carroceria double decker, ou seja, de dois andares; o Comil Campione 4.05, de carroceria
semiconvencional high deck; o Marcopolo
Paradiso G6 1550 LD, de carroceria semiconvencional high deck; o Caio Giro 3400, de carroceria
convencional; o Comil Campione 3.85,
de carroceria semiconvencional high deck; o
Marcopolo Paradiso G6 1350 LD, de carroceria semiconvencional high deck; e
o Metalbus Maxibus Lince 3,40, de
carroceria convencional.
O modelo Busscar
Jum Buss 400, de carroceria semiconvencional high deck, e o modelo Busscar Panorâmico DD, de carroceria
double decker, também estão na categoria de ônibus para transporte rodoviário
de passageiros a médias e longas distâncias.
A BUSSCAR
A empresa brasileira Carbuss Carrocerias é uma das maiores e mais bem sucedidas fabricantes de carrocerias de veículos coletivos para transporte urbano e rodoviário de passageiros do Brasil. Ela foi fundada em 2017, a partir da aquisição, pela fabricante brasileira Caio Induscar, das instalações, das máquinas e equipamentos, dos projetos e da tradicional marca Busscar de carrocerias de ônibus, que, por sua vez, pertencia ao tradicional Grupo Busscar até 2012, quando teve sua falência decretada pelo Poder Judiciário.
Trata-se da empresa sucessora de uma das maiores, mais
respeitadas e mais tradicionais fabricantes de carrocerias para ônibus urbanos
e rodoviários do Brasil, fundada em 1946, no estado de Santa Catarina, pelos
irmãos Augusto Nielson e Eugênio Nielson, inicialmente com o nome Nielson &
Irmão Ltda e, posteriormente, décadas depois, a partir de 1989, renomeada para
Busscar Ônibus S.A., tendo sido, nas décadas de 1970, 1980 e 1990, uma das
maiores empresas encarroçadoras de ônibus do Brasil.
Atualmente, a fabricante Carbuss Carrocerias é uma
empresa de capital fechado, sediada em Joinville, no estado de Santa Catarina,
uma subsidiária integral da também fabricante de ônibus Caio Induscar, que, por
sua vez, está sediada no estado de São Paulo e é considerada a maior fabricante
de ônibus urbanos do Brasil e se mantém entre as maiores, mais conceituadas e
mais bem sucedidas fabricantes de ônibus para transporte rodoviário do país.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
O bonito ônibus Busscar Vissta Buss HI é um modelo de veículo para transporte rodoviário de passageiros por médias e longas distâncias, de turismo, de passeio e de transporte corporativo e executivo, com construção mista em aço, alumínio e material composto de fibra de vidro, com carroceria do tipo high deck, ou seja, com cabine ou salão de passageiros alto, montada sobre chassi, com motorização turbodiesel traseira, com capacidade para transportar até 59 passageiros, dependendo da configuração de assentos adotada, com opções de dois ou três eixos, sendo um deles de tração.
Já o seu irmão quase gêmeo Busscar Vissta Buss LO,
também bonito, mas um pouco mais curto e um pouco mais baixo, também é um
modelo de veículo para transporte rodoviário de passageiros por médias e longas
distâncias, de turismo, de passeio e de transporte corporativo e executivo, também com
construção mista, em aço, alumínio e material composto de fibra de vidro, com
carroceria do tipo high deck, montada sobre chassi, com motorização turbodiesel
traseira, mas com capacidade para transportar até 53 passageiros, dependendo da
configuração de assentos adotada, apenas com dois eixos, o dianteiro direcional
e o traseiro de tração.
Ambos os modelos fazem parte da 2ª geração da bem
sucedida família Vissta Buss, formada por modelos de ônibus rodoviários de
passageiros. A partir de 2001, essa 2ª geração foi a substituta da 1ª geração do
modelo de ônibus homônimo Busscar Vissta
Buss na linha de montagem da fabricante brasileira, por sua vez fabricada
na década de 1990 e também um sucesso de vendas.
O Busscar Vissta Buss HI, por exemplo, ainda é
considerado um dos mais bonitos e confortáveis modelos de ônibus para
transporte rodoviário de passageiros do Brasil, fabricado em série e em larga
escala durante a década de 2000 pela Busscar Ônibus e utilizado por algumas das
melhores e mais conceituadas transportadoras do Brasil, incluindo Expresso Maringá e Nossa Senhora da Penha (Grupo Comporte), Viação Cruzeiro do Sul, Viação Garcia (Grupo GBS) e Viação Motta (Grupo Vega), dentre
outras.
Essa moderna, confortável e segura opção de carroceria
estava disponível para montagem sobre alguns dos maiores modelos de chassis
nacionais das fabricantes Mercedes-Benz,
Volkswagen, Scania e Volvo na
década de 2000, com duas opções de três ou dois eixos, com tração 6X2 ou 4X2,
com motor traseiro turbodiesel e intercooler, com suspensão a ar, com potências
variando entre 210 cavalos até 420 cavalos, torques variando entre 67 kgfm até 199
kgfm, capazes de suportar até 29.000 kg de PBT ou peso bruto total, com até 14
metros de comprimento e 3,6 metro de altura.
Para quem não sabe, a carroceria de um veículo de
transporte coletivo rodoviário de passageiros é a parte superior da estrutura,
na qual estão os compartimentos de bagagem, a cabine ou salão de passageiros
(conhecido também como habitáculo) e a cabine do motorista ou cockpit. Já o
chassi é a estrutura metálica de sustentação do ônibus sobre a suspensão e as
rodas, geralmente composta por duas longarinas metálicas longitudinais fixadas
com travessas metálicas transversais. É no chassi que estão fixados a
carroceria, o motor e a suspensão.
No caso específico do ônibus Busscar Vissta Buss HI, a
sua carroceria metálica é composta por uma estrutura tubular em chapas de aço
zincado ou galvanizado, com perfis de aço carbono, com cobertura das laterais
de alumínio e isolamento termo-acústico. Além disso, os revestimentos externos
do painel frontal, do painel traseiro e do teto da carroceria são fabricados em
material composto de fibra de vidro. Os bagageiros são construídos em estrutura
de aço zincado ou galvanizado, mas recobertos por chapas de alumínio, para
manter o peso sob controle, já que o alumínio é mais leve que o aço.
A porta rodoviária é pantográfica, com funcionamento
pneumático, e o para-brisa é laminado sobre molduras de borracha, com duas
opções, bipartido ou inteiriço. Os pára-choques de material composto de fibra
de vidro são fabricados com reforço interno em tubos de aço. Os vidros são
montados sobre frames de alumínio, mas acomodados em perfis de borracha, para vedação
impermeabilizante, redução de ruído interno e para evitar trincas.
No interior do veículo, principalmente no salão ou
cabine de passageiros, há uma variedade de materiais. Na cabine de passageiros,
por exemplo, o teto é composto por plástico, carpete e até tecido. As laterais
dessa cabine são forradas de plástico, carpete, fórmica ou tecido. O piso tem
revestimento antiderrapante e impermeável. As janelas são fixas, com tratamento
fumê, para reduzir a entrada de raios solares e, assim, manter a temperatura
interna controlada.
O veículo foi fabricado na década de 2000 com pelo
menos quatro opções diferentes de configuração de assentos, incluindo leito,
semi-leito, executivo ou alta densidade, todas as opções com baixo nível de
ruído interno, graças a um bom isolamento acústico. Todas as unidades já saíam
de fábrica com toalete básico, galley compacta para água e aparelho de ar
condicionado.
MERCADO
O belo ônibus Busscar Vissta Buss HI faz parte da linhagem de ônibus rodoviários da Busscar Ônibus, ele faz parte da 2ª geração da família de ônibus rodoviários para médias e longas distâncias da Busscar, uma das mais completas e confortáveis famílias de veículos para transporte rodoviário de passageiros da fabricante catarinense. Essa 2ª geração também é composta pelo Busscar Vissta Buss LO, com poucas diferenças, dentre elas as dimensões um pouco menores, quase imperceptíveis para quem não está acostumado com o universo do transporte rodoviário de passageiros.
A 1ª geração da família Busscar Vissta Buss foi
iniciada em 1997, com o Busscar Vissta Buss, um modelo focado no transporte
rodoviário de passageiros, um dos mais modernos e confortáveis da época, e a 2ª
geração foi iniciada em 2001, com o Busscar Vissta Buss HI e seu irmão quase
gêmeo Busscar Vissta Buss LO, mas, infelizmente, interrompida em 2012, com a
falência da Busscar Ônibus. No caso específico do Busscar Vissta Buss HI, ele
foi considerado um dos mais confortáveis e seguros modelos de ônibus
rodoviários da época, um dos mais desejados entre os passageiros.
Por outro lado, felizmente, o legado da Busscar Ônibus
foi, de certa forma, mantido pela Carbuss Carrocerias, a nova empresa criada
pela Caio Induscar para dar continuidade aos projetos até então bem sucedidos,
mas dessa vez com uma variedade de melhorias, modernizações e refinamentos,
incluindo os novos Busscar Vissta Buss
360 e Busscar Vissta Buss 340, ambos também high deck.
O termo high deck (pronuncia-se rái dék) significa cabine ou salão de passageiros alto, não necessariamente um double decker (pronuncia-se dâbo déker), que, por sua vez, significa um veículo para transporte de passageiros com uma estrutura de dois andares ou dois pisos, com duas cabines de passageiros, uma em cima e outra embaixo. O peso maior dessa estrutura é distribuído nas vias públicas (ruas, avenidas e rodovias) por meio de três eixos, sendo um deles direcional, ou quatro eixos, sendo dois deles direcionais, mas no caso específico da 2ª geração da família Vissta Buss são apenas três ou dois eixos.
No caso específico do ônibus Busscar Vissta Buss HI a
sigla HI tem relação direta com a palavra em inglês high, com a tradução alto, pois sua carroceria tem altura máxima de
3,6 metros, enquanto o Busscar Vissta Buss LO, cuja sigla LO tem relação direta
com a palavra low, com a tradução
baixo, tem altura total do solo de 3,4 metros, até o teto, portanto uma pequena diferença de altura. O design de ambos os
modelos foi baseado nas tendências estéticas europeias, ainda hoje admirados
pelas linhas modernas, harmônicas e agradáveis.
Eles foram substituídos na linha de montagem da
fabricante Busscar / Carbuss em 2018 pelo Busscar Vissta Buss 360 e pelo Bussca
Vissta Buss 340, que, por sua vez, fazem parte da 3ª geração da família Busscar
Vissta Buss de ônibus rodoviários da empresa.
PRINCIPAIS
OPERADORAS DA 2ª GERAÇÃO DA FAMÍLIA VISSTA BUSS |
||
EMPRESA |
ESTADOS
ATENDIDOS |
DÉCADAS |
Santana Iapó |
Paraná (turismo) |
|
Expresso Maringá |
PR, M.S., S.P. e S.C. |
2000 e 2010 |
Viação Mimo |
R.J e S.P. (turismo e executivo) |
|
Viação Transpiauí |
PI, MA, BA, GO e D.F. |
|
Viação Motta |
S.P., M.S., PR, GO, MT, M.G. e DF |
2000 e 2010 |
Cidade Sol (Brasileiro) |
BA, SE e CE |
|
Viação Atibaia |
São Paulo (regular) |
|
Nossa Senhora da Penha |
PR, S.C., R.S., S.P. e R.J. |
2000 e 2010 |
Cruzeiro do Sul |
Mato Grosso do Sul |
2000 e 2010 |
Viação Teresópolis |
Rio de Janeiro |
|
Viação Garcia |
PR, S.P., R.J., M.G. e M.S. |
2000 e 2010 |
|
São Paulo e Paraná |
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FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
VISSTA BUSS
HI
- Capacidade: Até 59 passageiros;
- Carroceria: High deck (um piso);
- Construção: Aço, alumínio e fibra de vidro;
- Comprimento: Até 14 metros;
- Altura: Aprox. 3,6 metros;
- Largura: Aprox. 2,6 metros;
- Produção: Entre 2001 e 2012;
- Categoria: Rodoviário, médias e longas distâncias;
- Certificação: Euro III e Proconve P-5;
- Suspensão: A ar em quase todos os chassis, exceto chassi VW;
- Rodas: Alumínio;
- Freios: Pneumáticos (a ar), tambor em todos os eixos, com discos opcionais;
- PBT – Peso Bruto: Até 29.000 kg, dependendo do chassi;
- Preço mínimo: Aprox. 80 mil (usado / bom estado de conservação);
- Preço máximo: Aprox. 180 mil (usado / bom estado de conservação);
VISSTA BUSS
LO
- Capacidade: Até 53 passageiros;
- Carroceria: High deck (um piso);
- Construção: Aço, alumínio e fibra de vidro;
- Comprimento: Até 13,2 metros;
- Altura: Aprox. 3,4 metros;
- Largura: Aprox. 2,6 metros;
- Produção: Entre 2001 e 2012;
- Categoria: Rodoviário, médias e longas distâncias;
- Certificação: Euro III e Proconve P-5;
- Suspensão: A ar em quase todos os chassis, exceto chassi VW;
- Rodas: Alumínio;
- Freios: Pneumáticos (a ar), tambor em todos os eixos, com discos opcionais;
- PBT – Peso Bruto: Até 25.000 kg, dependendo do chassi;
- Preço mínimo: Aprox. 80 mil (usado / bom estado de conservação);
- Preço máximo: Aprox. 180 mil (usado / bom estado de conservação);
CHASSIS USADOS
NA 2ª GERAÇÃO DA FAMÍLIA VISSTA BUSS |
||||
MARCA |
MODELO |
MOTOR |
POTÊNCIA |
TORQUE |
Mercedes |
OH-1628 L |
OM-449 LA diesel |
280
cavalos |
127 kgfm |
Mercedes |
OH-1621 L |
OM-366 LA diesel |
210 cavalos |
67 kgfm |
Mercedes |
O-500 M |
OM-906 LA diesel |
245
cavalos |
92 kgfm |
Mercedes |
O-500 R |
OM-926 LA diesel |
326
cavalos |
133 kgfm |
Mercedes |
O-400 RSE |
OM-457 LA diesel |
360
cavalos |
168 kgfm |
Volkswagen |
17.240 OT |
MWM 6.10 TCA diesel |
240
cavalos |
86 kgfm |
Scania |
K94 IB 4X2 |
DSC9 15 diesel |
310
cavalos |
138 kgfm |
Scania |
K124 IB |
DSC12 02 diesel |
360
cavalos |
170 kgfm |
Scania |
K124 EB |
|
|
|
Volvo |
B7R Rodoviário |
D7A285 diesel |
285
cavalos |
122 kgfm |
Volvo |
B10M Rodov. |
DH10A340 diesel |
340
cavalos |
153 kgfm |
Volvo |
B10R Rodov. |
D10A360 diesel |
360
cavalos |
153 kgfm |
|
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ONDE COMPRAR
- Agrofy (classificados): https://www.agrofy.com.br/onibus/busscar/vissta-buss-lo
- OLX Brasil (classificados): https://www.olx.com.br/brasil?q=busscar%20vissta%20buss
- Mercado Livre (classificados): https://lista.mercadolivre.com.br/onibus-busscar-hi
GALERIA DE IMAGENS
VIAÇÃO TRANSPEN
PAINEL E VOLANTE
INTERIOR
TOALETE
BAGAGEIRO INFERIOR
MOTOR TRASEIRO
ENTRADA
REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
- Revista Transporte Mundial: https://transportemundial.com.br/
- Ônibus Wiki: https://onibus.miraheze.org/wiki/Vissta_Buss_HI
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Grupo_Comporte
- Buss On The Road: https://www.busontheroad.net/search?q=vissta+buss+hi
- Auto Vídeos / YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=MsSB7pMJt2Y
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Busscar
- Busscar:
http://novabusscar.com.br/
- QRA Volantão / YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=Z_cQmnFYA_k
- Tudo de Ônibus: http://www.tudodeonibus.com/search/label/Vissta%20Buss%20HI
- Busscar / Caio (divulgação): Imagens
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