AEROPORTO DE LONDRINA

AEROPORTO DE LONDRINA
AEROPORTO GOVERNADOR JOSÉ RICHA


INTRODUÇÃO

O Aeroporto de Londrina é um tradicional aeroporto público brasileiro destinado às operações visuais e por instrumentos, noturnas e diurnas, de aeronaves de pequeno, médio e grande portes das aviações comercial (doméstica e regional de passageiros e cargas e internacional de cargas), geral, governamental, policial e militar, localizado na Rua João Maurício de Medeiros, número 300, no bairro Aeroporto, no município de Londrina, interior do estado do Paraná, no Brasil.


Esse importante aeroporto brasileiro está localizado no município de Londrina, a cerca de 4 quilômetros a sudeste do centro comercial da maior cidade do interior do estado do Paraná, da segunda maior região metropolitana do estado, localizada a cerca de 380 quilômetros a noroeste da capital do estado, Curitiba. Ele é considerado um dos mais estratégicos aeroportos regionais brasileiros, localizado dentro da cidade de Londrina. É um dos mais movimentados aeroportos destinados ao transporte aéreo regional e doméstico regulares de passageiros e cargas e internacional de cargas, transportes aéreos governamental e militar e apoio de infraestrutura para o funcionamento das operações aeromédicas e policiais da Região Metropolitana de Londrina, composta por Londrina e 24 municípios vizinhos.


Conhecido também como Aeroporto Governador José Richa, ele é o segundo aeroporto regional mais movimentado do interior do estado do Paraná, com cerca de 953.000 embarques e desembarques de passageiros registrados em 2018, atrás apenas do aeroporto de Foz do Iguaçu, com 2.300.000 movimentos, e à frente do Aeroporto Regional de Maringá, com 640.000 movimentos registrados no mesmo ano. Assim, ele fica apenas duas posições atrás do Aeroporto Internacional de Curitiba ou Aeroporto Internacional Afonso Pena, no município de São José dos Pinhais, que serve a Região Metropolitana de Curitiba, o aeroporto mais movimentado do estado do Paraná, com cerca de 6.200.000 passageiros embarcados e desembarcados em 2018.


Dentro do meio aeronáutico o Aeroporto de Londrina é oficialmente conhecido pela sigla LDB, da IATA – International Air Transport Association, ou Associação do Transporte Aéreo Internacional, em português, e pela sigla SBLO, da ICAO – International Civil Aviation Organization, ou Organização da Aviação Civil Internacional, em português.


O Aeroporto de Londrina é absolutamente fundamental para o desenvolvimento econômico e social da Região Metropolitana de Londrina, composta por Londrina e pelos municípios de Pitangueiras, Ibiporã, Cambé, Bela Vista do Paraíso, Primeiro de Maio, Rolândia, Sabáudia, Sertanópolis, Tamarana, Porecatu, Assaí, Jataizinho, Alvorada do Sul, Jaguapitã, Florestópolis, Arapongas, Centenário do Sul, Guaraci, Lupionópolis, Prado Ferreira, Miraselva, Rancho Alegre, Sertaneja e Uraí, totalizando 25 municípios e mais de 1.100.000 habitantes.


Ele concentra uma das maiores movimentações de aeronaves das aviações comercial, regional e geral (incluindo a aviação executiva), governamental, policial, militar e aeromédica, servindo como infraestrutura de base para o transporte de um grande número de empresários em visitas às suas filiais de empresas, fornecedores e revendedores, executivos, turistas, políticos e funcionários públicos, fazendeiros em visitas às suas fazendas, transporte de acidentados, cidadãos doentes e transporte de órgãos para transplante.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

O Aeroporto de Londrina é um dos mais tradicionais, movimentados e conhecidos aeroportos regionais e domésticos do Brasil. Atualmente, é um aeroporto administrado pela estatal brasileira Infraero, mas com sua administração privatizada recentemente pelo Governo Federal Brasileiro e que em breve será assumida pela vencedora do leilão, o consórcio Companhia de Participações em Concessões, uma subsidiária do Grupo CCR, uma empresa de capital aberto, com ações disponíveis na B3 / Bovespa, a bolsa de valores brasileira.


É um dos mais tradicionais aeroportos brasileiros, com atividades iniciadas em 1936, inicialmente como um simples aeródromo, e, anos mais tarde, a partir de 1949, já na condição de um aeroporto, inicialmente com um simples terminal de madeira para atender os usuários, e, posteriormente, a partir de 1956, já com um terminal de alvenaria e pista de pouso pavimentada.


Atualmente, o Aeroporto de Londrina tem algumas linhas aéreas comerciais regulares, predominando o tráfego de jatos comerciais, turboélices comerciais e aviões de pequeno e médio portes, incluindo jatos executivos e turboélices, a denominada aviação geral. Apresenta também movimentações de helicópteros e sua infraestrutura contribui para que a Região Metropolitana de Londrina concentre um dos maiores tráfegos das aviações doméstica, regional e geral do interior do estado do Paraná, cuja economia está baseada na agropecuária, na agricultura, na agroindústria, na indústria, no comércio e em serviços, incluindo alguns dos maiores nomes da indústria, agroindústria e serviços presentes no Paraná, entre eles a empresa agroindustrial Belagrícola, uma distribuidora de insumos agrícolas e comercializadora de grãos; a Sicoob Ouro Verde, uma empresa de serviços financeiros; a Novarpe, uma concessionária de automóveis Volkswagen; a Integrada Cooperativa, uma cooperativa agrícola; a construtora Plaenge; e a Agro100, uma empresa agropecuária.


Além disso, o município com mais de 570.000 habitantes conta com uma grande variedade de estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, entre eles os shoppings centers Catuaí, Aurora, Boulevard e Royal Plaza. Possui também uma variedade de hospitais e clínicas médicas, entre eles o Hospital Evangélico, a Santa Casa de Londrina, o Hospital do Câncer, o Hospital do Coração, o Hospital Universitário, o Hospital Mater Dei e o Hospital Araucária.


Atualmente, o Aeroporto de Londrina não opera voos civis internacionais e regulares para transporte de passageiros, mas ele está homologado para transporte internacional de cargas. Isso significa que, de acordo com o regulamento de aviação civil em vigor no Brasil, qualquer aeronave civil para transporte de cargas, com destino internacional pode decolar desse aeroporto para o exterior sem passar antes, obrigatoriamente, por qualquer outro aeroporto internacional em território brasileiro, e vice-versa, ou seja, toda aeronave de cargas com procedência internacional e com destino ao Aeroporto Regional de Maringá pode pousar nele sem precisar passar antes por qualquer outro aeroporto internacional em território brasileiro.


As companhias aéreas que operam no Aeroporto de Londrina são a GOL Linhas Aéreas, a Azul Linhas Aéreas e a LATAM Airlines. As principais locadoras de automóveis dentro do aeroporto são a Localiza Hertz, a Movida e a Unidas, mas há outras locadoras nas proximidades do aeroporto e/ou no centro da cidade, como, por exemplo, a Rental Cars, a Via Sul, a National e a Álamo. Na cidade de Londrina há várias agências dos bancos Bradesco, Itaú, Banco do Brasil, Caixa Econômica e Santander. Dentro do aeroporto há caixa eletrônico do sistema TECBAN / Banco 24 Horas, para atendimento automático de clientes dos bancos Bradesco, Itaú, Santander, Caixa Econômica e Banco do Brasil, entre outros. O telefone fixo da administração do aeroporto é (43) 3027-9000.


A Shell e a BR Aviation / Petrobrás são as fornecedoras de combustíveis (querosene e gasolina) para aeronaves no Aeroporto de Londrina. Também há dentro do aeroporto uma escola de aviação, o Aeroclube de Londrina, um dos mais tradicionais do Brasil, fundado na década de 1950. No aeroporto há uma empresa de manutenção de aeronaves, a Outra Unidas, para aviões a pistão.


A principal via de acesso ao terminal de embarque de passageiros do Aeroporto de Londrina é a Rua João Maurício de Medeiros, número 300, no bairro Aeroporto, na Zona Leste, mas há outros hangares e instalações com acesso pela Rua Newton Braga. Há hangares, instalações e/ou pontos de atendimento da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e um terminal de cargas alfandegado pela Receita Federal e pela Vigilância Sanitária.


O aeroporto está localizado numa zona comercial residencial do município, com bairros residenciais e várias instalações comerciais e de prestação de serviços ao seu redor, entre elas os restaurantes e lanchonetes Best Açaí, Rancho Grill, Habib’s, La Gondola, Komeda’s e Bom Gosto, todos esses localizados a leste e norte do aeroporto. Na cidade de Londrina há vários hotéis confortáveis no centro ou em bairros próximos ao centro, a maioria de três e quatro estrelas, entre eles o Blue Tree, o Higienópolis Boulevard, o Íbis Londrina, o Comfort Suites, o Bourbon, o Bristol Multy, o Crystal Palace, o Thomasi, o Golden Blue, o Sumatra, o Cedro, o Princetel, o Aero Park, o Londri Star, o Villalba, o Ideal Plaza e o Solarium.


O Aeroporto de Londrina possui terminal climatizado para embarque e desembarque de passageiros da aviação comercial. Ele tem uma pista de pouso pavimentada de asfalto de comprimento bem razoável, com 2.100 metros de comprimento, praticamente sem obstáculos próximos às cabeceiras. É o suficiente para operações visuais e por instrumentos seguras de aeronaves de pequeno, médio e grande portes, com margem de segurança razoável, inclusive para aeronaves cargueiras.


Atualmente, o Aeroporto de Londrina opera com a aviação comercial, doméstica e regional, a aviação geral, incluindo a aviação executiva e de táxi-aéreo. O aeroporto opera com torre de controle, sistema de balizamento noturno, farol rotativo e VOR – VHF Omnidirection Range / DME – Distance Measuring Equipment, que permitem operações noturnas e diurnas, do tipo RNAV – Area Navigation e RNP – Required Navigation Performance, com chuva leve, de todas as aviações, incluindo a aviação regular e a aviação executiva. Há décadas os operadores do aeroporto reclamam da ausência de um instrumento de navegação aérea ILS – Instrument Landing System, que possibilitaria a operação de aproximação em dias de nevoeiro ou neblina.


A pista de pouso está aberta para pousos e decolagens 24 horas por dia, desde que as condições meteorológicas estejam adequadas, é claro. Ela está posicionada com as cabeceiras 13 e 31. As coordenadas geográficas do aeroporto são 23º19'49"S e 51º08'12"W, com elevação de cerca de 570 metros. O telefone fixo da Sala AIS do aeroporto é (43) 3325-8671.


O complexo aeroportuário está instalado em uma área de cerca de 727.000 m², o equivalente a aproximadamente 72 hectares, contando com uma pista de pouso de comprimento um pouco acima da média nacional. Segundo a administradora do aeroporto, a Infraero, a infraestrutura é composta por um pátio principal de estacionamento de aeronaves comerciais e executivas com 14.000 m², interligado à cabeceira 13 por uma pista de taxiamento. O aeroporto possui um terminal de passageiros (TPS) de 6.000 m², com um pavimento superior, quatro portões de embarque e dois portões de desembarque, e um terminal de cargas (TECA) de 1.600 m² de área total, sendo 800 m² de área edificada, neste caso alfandegado.


Ele está localizado numa área residencial e comercial da cidade de Londrina, a cerca de 4 quilômetros a sudeste do centro da cidade. Os aeroportos de alternativa de voo mais próximos, que costumam ser usados nos planejamentos de voo, são o Aeroporto de Maringá, a cerca de 90 quilômetros a oeste; o Aeroporto de Arapongas, a cerca de 30 quilômetros a sudoeste; o Aeroporto de Apucarana, a cerca de 40 quilômetros a sudoeste; Aeroporto de Campo Mourão, a cerca de 70 quilômetros a sudoeste; o Aeroporto de Ourinhos, a cerca de 130 quilômetros a nordeste; o Aeroporto de Presidente Prudente, a cerca de 200 quilômetros ao norte; e o Aeroporto de Assis, a cerca de 100 quilômetros a nordeste; lembrando que todos esses números são aproximados, não devendo, portanto, ser usados para navegação aérea.


Atualmente, no Aeroporto de Londrina há alguns estabelecimentos comerciais para atender os seus usuários, entre eles lanchonete com cafeteria, revistaria, restaurante e caixa eletrônico. Também há vários estacionamentos de veículos, inclusive nas proximidades do aeroporto. A capacidade do estacionamento localizado no aeroporto é de cerca de 400 vagas.


Há no aeroporto 12 hangares, terminais e instalações distribuídos do lado norte da única pista de pouso. Não há instalações de nenhum tipo do lado sul da pista de pouso. É um aeroporto que possui infraestrutura básica para o atendimento adequado ao usuário, com caminhões do Corpo de Bombeiros permanentemente, 24 horas por dia, disponíveis no aeroporto. Esse aeroporto é servido por pelo menos tres empresas de transporte aéreo de cargas leves, a Azul Cargo, a Gollog e a LATAM Cargo, com instalações no aeroporto ou nas proximidades.


A sua pista de pouso tem 2.100 metros, um comprimento bem razoável, um pouco acima da média oferecida no Brasil, o relevo / topografia não é alto demais, não é complicado e o clima não é ruim. Não há obstáculos naturais e artificiais altos demais próximos às cabeceiras da pista de pouso. Embora simples, ele é considerado um aeroporto moderno e seguro, com balizamento noturno, torre de controle e alguns auxílios à navegação, aproximação e pouso.


A sua construção foi iniciada em 1949 pela Prefeitura Municipal de Londrina, seguida de ampliações, reformas e melhorias em 1956, com apoio do Governo Estadual do Paraná, inclusive com a construção de um terminal de passageiros em alvenaria e uma pista de pouso pavimentada. Na época de sua construção, não havia bairros residenciais à sua volta. Atualmente, há bairros residenciais e comerciais à sua volta. Atualmente, três companhias aéreas regulares operam no aeroporto, a Gol Linhas Aéreas, a Azul Linhas Aéreas e a LATAM Airlines, com voos chegando e partindo de manhã, de tarde e de noite, principalmente para São Paulo / Guarulhos, São Paulo / Congonhas e Viracopos / Campinas.


Com o passar dos anos, a Prefeitura Municipal de Londrina, o Governo do Estado do Paraná e o Governo Federal investiram na melhoria e modernização da infraestrutura do Aeroporto de Londrina, com várias obras, entre elas a pavimentação e ampliação do pátio de estacionamento de aeronaves, a pavimentação e ampliação da pista de pouso, com a compra de equipamentos de apoio em solo e radionavegação.


A Infraero assumiu a administração do Aeroporto em 1980.


Na condição de um dos principais centros industriais, agroindustriais, agrícolas, comerciais e de serviços da região noroeste do estado do Paraná, o município de Londrina precisava dispor de um aeroporto condizente com suas necessidades.


O nome Aeroporto Governador José Richa é uma homenagem ao falecido cirurgião dentista José Richa, de ascendência libanesa e árabe, afiliado ao MDB / PMDB e, posteriormente, ao PSDB, que foi ex-governador do estado do Paraná, ex-senador pelo estado, ex-deputado federal e ex-prefeito de Londrina, tendo governado a o estado do Paraná entre 1983 e 1986.


MERCADO

Atualmente, considerando número de passageiros transportados, o Aeroporto de Londrina é o terceiro aeroporto civil mais movimentado do estado do Paraná, depois dos aeroportos de Curitiba (Afonso Pena) e Foz do Iguaçu, este um município com forte vocação turística. Por mais de 70 anos, desde sua inauguração no ano de 1949, o Aeroporto de Londrina é uma das principais infraestruturas aeroportuárias civis do interior do estado do Paraná. Em 2018, por exemplo, passaram pelo aeroporto mais de 953.000 passageiros, com uma média simples de cerca de 40 pousos / decolagens por dia. São números surpreendentes para um aeroporto regional de cidade do interior.


Ele serve de infraestrutura para linhas aéreas regulares entre a Região Metropolitana de Londrina e as cidades de São Paulo – S.P. / Congonhas, Guarulhos – S.P. e Campinas – S.P / Viracopos e Curitiba – PR. Os demais destinos no Brasil são realizados por meio de conexões nessas três cidades.


A chamada aviação comercial, formada por companhias aéreas domésticas e regionais com voos regulares que comercializam passagens, tem presença no Aeroporto de Londrina, principalmente de segunda a sexta-feira, para grandes hubs nacionais, o Aeroporto de Congonhas, na capital São Paulo, o Aeroporto de Guarulhos, em Guarulhos, e o Aeroporto de Viracopos, em Campinas, este no interior do estado de São Paulo, próximo à capital. Para quem não sabe, as companhias aéreas domésticas ou companhias de alcance nacional são aquelas que realizam voos regulares para grandes cidades, principalmente ou geralmente capitais de estado. Já as companhias aéreas regionais são aquelas que realizam voos para cidades médias ou pequenas, principalmente ligando grandes metrópoles (hubs) a cidades do interior, geralmente com infraestrutura aeroportuária limitada.


A chamada aviação geral, formada por empresas de táxi aéreo (aviação executiva e turística), operadores particulares pessoas físicas e jurídicas (aviação executiva, desportiva, de turismo e de passeio) também marca presença no Aeroporto de Londrina. Entre as operadoras de táxi-aéreo estão a American, a Seven, Uniair (aeromédico) e a Aerosul.


FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

  • Localização: Município de Londrina
  • Endereço: Rua João Maurício Medeiros, número 300, bairro Aeroporto
  • CEP / ZIP code / Post code: 86039-100
  • Coordenadas geográficas: 23º19'49"S e 51º08'12"W
  • Propriedade do solo: Governo Federal (União);
  • Código IATA: LDB
  • Código ICAO: SBLO
  • Administração: Infraero (em breve CCR)
  • Controle: Infraero
  • Telefone geral: (43) 3027-9000
  • Sala AIS: (43) 3325-8671.
  • Ouvidoria Infraero: 0800 727 1234
  • Uso: Público, militar e governamental
  • Inauguração: 1949
  • Altitude: Aprox. 570 metros
  • Pista de pouso: Cabeceiras 13 / 31, 2.100 metros (asfalto)
  • PCN da pista (resistência): PCN 43 (aviões de grande porte)
  • Homologação: VFR, IFR e RNAV, com VOR / DME;
  • Capacidade do pátio: Até seis 737 / A320


Nota: O blog Ciência e Tecnologia em Foco agradece a gentileza e atenção da Infraero, por meio de sua Assessoria de Imprensa, pelo fornecimento de informações prestadas diretamente ao editor por meio de correio eletrônico.


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Guia 4 Rodas / Editora Abril
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Aeroporto_de_Londrina
  • Infraero (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagens

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