RENAULT KANGOO
RENAULT KANGOO
NISSAN KUBISTAR
RENAULT KANGOO EXPRESS (FURGÃO)
RENAULT KANGOO TREKKA (4X4)
MERCEDES-BENZ CITAN
NISSAN NV250
RENAULT KANGOO Z.E. (ELÉTRICO)
RENAULT KANGOO Z.E. MAX
INTRODUÇÃO
Logo acima, imagem da dianteira do Renault Kangoo de primeira geração, antes da leve reestilização em 2010, que foi fabricado na Argentina desde 1998 e esteve à venda no Brasil desde o ano 2000, um sucesso mundial de vendas da marca francesa. Ele também foi comercializado no Brasil, até alguns anos atrás, na versão furgão, para transporte de cargas leves, e pode ser considerado uma boa opção de compra no mercado de automóveis usados. Logo abaixo, o prático carrinho da Renault, ainda na primeira geração, mas já reestilizado, comercializado no Brasil até 2018, superando em vendas até as expectativas da fabricante, embora no exterior já esteja na terceira geração.
O simpático Renault Kangoo é um prático e inteligente automóvel do tipo minivan, multivan ou furgão de passeio, de tamanho médio e de quatro portas, sendo três portas laterais, para acesso do condutor e passageiros, e uma porta traseira, para acesso ao porta-malas, com capacidade para transportar com um nível de conforto bastante razoável até cinco pessoas, incluindo o condutor, criado na década de 1990 pela multinacional francesa Renault S.A., desenvolvido como um projeto de carro mundial, inclusive no Brasil, fabricado em larga escala a partir de 1997 e 1998 na França, na Argentina, no Marrocos e na Malásia pela própria multinacional e por suas subsidiárias, e comercializado em vários mercados, incluindo o Brasil, a Europa Ocidental e o Sudeste Asiático.
Aqui no Brasil, o veículo apresentou características
de robustez estrutural e de suspensão para uso diário, tanto de uma típica família
de até cinco pessoas, na versão minivan ou multivan, e para uso como comercial
leve, por transportadores de cargas leves, inclusive por empresas transportadoras,
o que ajuda a explicar, pelo menos em parte, o sucesso do simpático carro aqui, principalmente
na versão Renault Kangoo Express, no
formato furgão, contrariando todas as previsões pessimistas de muitos sobre o
seu futuro na época, que levavam em consideração apenas o seu aspecto, digamos,
incomum.
Nas décadas de 2000 e 2010, considerando o mercado
brasileiro de automóveis novos e usados, os principais concorrentes do Renault
Kangoo eram o furgão de passeio Citroen
Berlingo, o furgão de passeio Fiat
Doblò e a minivan familiar Citroen
Xsara Picasso, embora esta com mais elegância, sofisticação e refinamento. Além desses modelos concorrentes citados, a minivan Renault Scénic também competia no mesmo segmento de minivans.
Atualmente, a 2ª e a 3ª gerações do Renault Kangoo são fabricadas na França e exportada para vários países. Aqui no Brasil, a versão totalmente elétrica do Renault Kangoo de 2ª geração está sendo comercializada nas concessionárias da marca Renault, por meio de importação oficial, com o nome Renault Kangoo ZE Max, com carroceria do tipo furgão utilitário e com até 270 quilômetros de autonomia.
ALIANÇA
RENAULT NISSAN
A Renault S.A. é uma grande e tradicional fabricante francesa de automóveis, vans, caminhões e ônibus. Em 2017, por exemplo, a Renault S.A. foi uma das maiores fabricantes de veículos do mundo, com mais de 3,7 milhões de unidades fabricadas, incluindo os números de produção e vendas de todas as suas subsidiárias com a mesma marca. Já a Aliança Renault Nissan Mitsubishi foi a terceira maior fabricante de automóveis do mundo, com mais de 10,6 milhões de veículos fabricados em 2017, considerando os números das fabricantes de automóveis Renault, Nissan e Mitsubishi, estas duas do Japão, ressaltando que a fabricante de automóveis Mitsubishi passou a fazer parte dessa aliança alguns anos atrás.
A multinacional francesa Renault S.A. foi fundada em
1899 pelo industrial francês Louis Renault. Ela foi uma das primeiras
fabricantes de automóveis do mundo. A subsidiária brasileira da Renault S.A. é
a Renault do Brasil, com cerca de
265.000 veículos fabricados em 2017, sendo que cerca de 1 / 3 (um terço) da
produção é exportada para vários países, entre eles a Argentina e a Colômbia.
Aqui no Brasil, a então Aliança Renault Nissan
investiu cerca de US$ 1,8 bilhão em 2011, em valores da época, para construção
e/ou ampliação e reformas de suas fábricas e demais instalações, incluindo a
fábrica localizada em Resende, no interior do estado do Rio de Janeiro, e a
fábrica localizada em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de
Curitiba, resultando em uma capacidade total combinada das suas instalações no
Brasil em até 580.000 veículos por ano.
Com o recuo recente da Ford do Brasil no mercado nacional, é provável que a Aliança
Renault Nissan Mitsubishi assuma a 4ª posição entre os maiores fabricantes e
vendedores de automóveis de passeio no Brasil.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Logo acima, imagens do painel e dos assentos dianteiros do ainda moderno multivan Renault Kangoo de primeira geração, com linhas suaves, simpáticas e graciosas, mas sem ousadias estéticas. Ele ainda é uma boa opção de automóvel familiar de cinco lugares fabricado nas décadas de 2000 e 2010 no Brasil, atualmente disponível somente no mercado de automóveis usados. Logo abaixo, imagem do compacto motor Renault 1.6, econômico e confiável.
O moderno Renault Kangoo é um automóvel do tipo multivan de tamanho médio, com capacidade para transportar com razoável conforto até cinco pessoas, incluindo o condutor, com carroceria monobloco de aço, com três portas laterais e uma porta traseira, com padrão de acabamento razoável, com suspensão dianteira independente do tipo McPherson, com triângulo inferior, amortecedores hidráulicos e molas helicoidais, e suspensão traseira com barra de torção e braços arrastados, para uso urbano e rodoviário, nos primeiros anos de fabricação com motorização transversal aspirada de 1.000 cilindradas e injeção eletrônica multiponto ou transversal aspirada de 1.600 cilindradas e injeção eletrônica multiponto, combinadas com câmbio mecânico de cinco velocidades ou marchas.
Posteriormente, anos depois, o veículo passou a ser fabricado apenas em versões com motor aspirado de 1.600 cilindradas, com injeção eletrônica multiponto e 16 válvulas.
O simpático carro familiar se encaixa na categoria de
automóveis médios, com 2,6 metros de distância entre-eixos e com o diferencial
de ótimo aproveitamento de espaço interno, o suficiente para até cinco pessoas,
sendo cinco adultos mesmo. Ela realmente consegue transportar com conforto bem
razoável cinco adultos, pois o bom espaço do assoalho até o teto, de quase 1,4 metro, possibilita essa capacidade.
Embora não seja mais um projeto novo, já com mais de
20 anos “nas costas”, a versão do tipo furgão do Renault Kangoo, chamada
Renault Kangoo Express, com motor aspirado de 1.600 cilindradas, ainda é considerada
uma boa opção de compra no mercado brasileiro de automóveis usados, o que só
prova que o projeto foi feliz desde o começo. Já as versões para transporte
familiar também foram aprovadas pelo seu público consumidor brasileiro de
classe média, porém com volume de vendas menor.
Além disso, ele ainda pode ser considerado um modelo de carro moderno, com perfil familiar, com motorização transversal, tração dianteira e injeção eletrônica multiponto de combustível. Automóveis com motorização transversal são mais seguros porque em caso de acidente grave com impacto frontal o risco do bloco do motor invadir o habitáculo do carro é menor.
O carro foi projetado para cinco pessoas adultas no total, incluindo o condutor. Porém, nas rodovias, com cinco pessoas a bordo e bagagem, não é aconselhável exigir desempenho esportivo dele, pois seu perfil é familiar e sua carroceria é alta, com risco de tombar caso seja exigido demais em curvas acentuadas em alta velocidade, o que, aliás, é proibido por lei.
Nos primeiros anos de importação, fabricado em larga escala na Argentina, a partir de 1998, e trazido para o Brasil pela importadora oficial Renault do Brasil, a partir do ano 2000, ele foi colocado à disposição do típico consumidor familiar brasileiro de classe média com pelo menos quatro combinações de motorização e acabamento para utilização familiar. Além dessas versões de passeio, ele foi trazido também em pelo menos uma versão para transporte de cargas leves, neste caso para utilização empresarial, como um veículo da categoria comercial leve, com carroceria do tipo furgão.
No primeiro caso, as versões familiares foram trazidas
com dois níveis diferentes de acabamento, a primeira Renault Kango RL, mais simples, e Renault Kango RN, mais completa, ambas combinadas com duas
motorizações, uma de 1.000 cilindradas e outra de 1.600 cilindradas, totalizando
até quatro versões. É óbvio então que a versão Renault Kangoo RN 1.6 apresenta o melhor conjunto, com motorização
aspirada Renault de 1.600 cilindradas, injeção eletrônica multiponto e 8
válvulas no total, com 90 cavalos de potência e 13 kgfm de torque, com câmbio
manual de cinco velocidades ou marchas. O veículo apresenta potência e torque
suficientes para tracionar moderadamente a carroceria de cerca de 1.170 kg do
veículo, apenas com o motorista, ou cerca de 1.500 kg, com passageiros e
bagagem leve, na cidade e na rodovia.
Posteriormente, mais três versões foram colocadas à
disposição do consumidor familiar, a Renault
Kangoo RT 1.6, a Renault Kangoo 1.6 Authentique
e a Renault Kangoo 1.6 Sportway,
todas mais completas e disponíveis sempre com motor de 1.600 cilindradas, com
16 válvulas no total, com 95 cavalos e 14 kgfm de torque, apresentando números
de desempenho um pouquinho melhor que as versões anteriores.
Vale ressaltar que, de modo geral, o limite médio atual de velocidade estabelecido para as rodovias brasileiras é de cerca de 100 km/h para os chamados veículos leves de passeio, praticamente o mesmo limite de velocidade estabelecido por lei nas décadas de 2000 e 2010. Portanto, as duas opções de motorização de 1.600 cilindradas, uma de 8 válvulas e outra de 16 válvulas, disponíveis nessas duas décadas de importação para o Brasil do Renault Kangoo de 1ª geração, combinavam com a proposta do fabricante de um veículo leve de passeio de uso moderado, dedicado ao uso familiar, na cidade e na rodovia, nos dias se semana, para ir ao trabalho, para fazer compras e levar os filhos à escola, e nos finais de semana e feriados, para ir à praia de dia e para ir à igreja, ao cinema e/ou à pizzaria à noite.
Nos primeiros anos de fabricação, a versão top de linha Renault Kangoo RN 1.6 era oferecida pela Renault do Brasil com um conjunto de itens de série razoável, incluindo ar condicionado e ar quente; direção hidráulica; vidro traseiro com desembaçador elétrico e lavador; rodas de liga leve de 14 polegadas; dispositivo anti-furto; airbag duplo; regulagem de altura do facho ou feixe de luz dos faróis; luz de cortesia interna, fixada no teto; protetor de cárter; e rádio AM/FM com CD player; dentre mais alguns. A fabricante oferecia como opcional a pintura metálica, com a cor prata, inclusive.
A tampa do porta-malas é bem definida e dá acesso ao compartimento traseiro para cerca de 600 litros de bagagens, com o assento traseiro fixado no assoalho.
CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
Logo acima, a versão utilitária Renault Kangoo ZE Max à venda no Brasil atualmente, nas concessionarias da marca Renault, com carroceria de formato furgão, a segunda geração da família Renault Kangoo. Logo abaixo, a carroceria tem capacidade para até 650 kg de carga útil e/ou objetos de até 2,8 metros de comprimento.
Na década de 1990 a matriz francesa Renault S.A. deu sinal verde à sua subsidiária argentina Renault Argentina para a fabricação em larga escala da 1ª geração do multivan, minivan ou furgão de passeio médio (há quem o considere compacto) Renault Kangoo (pronuncia-se Renô Cangú) e sua comercialização aqui no Brasil. Nessa década, o projeto do multivan francês foi criado na França e o desenvolvimento foi realizado em vários países, inclusive no Brasil, pois havia necessidade de tropicalização (adaptação) do automóvel para as duras condições das rodovias e ruas brasileiras, além das condições do combustível à venda aqui, pois a gasolina brasileira é um pouco diferente da gasolina de outros países.
Assim como seus principais concorrentes Fiat Doblò e Citroen Berlingo, o modelo francês Renault Kangoo foi projetado com carroceria com dois volumes, com linhas estéticas pouco convencionais, digamos, mas com números de consumo de combustível aceitáveis, custo de manutenção bem razoável e previsível e com espaço interno bem razoável para até cinco pessoas, com 2,6 metros de entre-eixos e bom espaço entre o assoalho e o teto.
Ok, eu reconheço: O simpático Renault Kangoo não é um galã de novela, mas é um bom moço, pode ficar tranquila. Com ele você pode levar os filhos na escola durante a semana, fazer a compra do mês no supermercado, levar o Totó no veterinário, usar o carro para ir ao trabalho e, nos finais de semana, levar os filhos à praia, à sorveteria, à pizzaria e à igreja. E mais, ele não “arruma confusão” com os vizinhos do condomínio, pois cabe direitinho naquela vaga apertada do estacionamento, o seu custo de manutenção é baixo e o consumo de combustível é razoável, portanto dentro de suas possibilidades financeiras.
O modesto Renault Kangoo foi lançado no Brasil no ano 2000,
três anos depois do seu lançamento na Europa, como um automóvel da categoria
multivan, minivan ou furgão de passeio de tamanho compacto, com entre-eixos de
2,6 metros, portanto dentro da categoria dos carros médios; com carroceria
alta, montada sobre plataforma e com motorização transversal, portanto com a
receita perfeita para ótimo aproveitamento de espaço interno e baixo peso; com
suspensão robusta, portanto adaptada para o Brasil, embora um pouquinho “áspera”,
segundo dizem, mas nada grave; e, para completar, com generoso porta-malas
integrado ao design do habitáculo. Generoso mesmo, de verdade, com
aproximadamente 600 litros de espaço no porta-malas. Que tal?
Ele não foi o primeiro modelo de multivan
comercializado no Brasil, pois o Citroen Berlingo já estava no país desde
alguns anos antes. Aliás, os três modelos concorrentes na época, o Renault
Kangoo, o Fiat Doblò e o Citroen Berlingo estavam dentro do mesmo segmento de
mercado, o dos multivans (ou das multivans, se você preferir). Essa definição
ou conceito varia de acordo com a fonte consultada, alguns definem como
multivan, outros definem como minivan e outros definem como furgão de passeio.
Mas é apenas uma questão conceitual, o importante mesmo é que os três
apresentam características adequadas para atender o consumidor familiar típico
de classe média, com projetos dentro da média oferecida na época, com bom
espaço interno, muita praticidade e funcionalidade, ótimo aproveitamento de
espaço, baixo custo de manutenção e consumo de combustível razoável.
Assim como os seus principais concorrentes, a Renault S.A. foi sensata no tratamento dado às pernas de seus consumidores, levando em consideração a capacidade máxima de cinco assentos desse projeto. Pra quem não sabe, o entre eixos é a medida de espaço interno disponível ou espaço útil para os ocupantes de um automóvel. Pra quem vai comprar um veículo de passeio, essa é a medida que realmente importa, já que a medida de comprimento total do automóvel não quer dizer muita coisa se o projeto não tiver sido concebido para bom aproveitamento do espaço interno.
Há um senso comum entre engenheiros civis e arquitetos
que diz que quando não há espaço suficiente no terreno para construir um imóvel
térreo bem confortável então a solução é ir pra cima, é subir, é construir
andares. Tentando fazer uma analogia então com a indústria automobilística ou
automotiva, as minivans, os multivans e os utilitários esportivos de modo geral
têm essa vantagem, já que as ruas e avenidas de grandes cidades estão cada vez
mais congestionadas então a solução é aumentar o espaço entre o assoalho do
automóvel e o seu teto, aumentando assim o seu volume interno disponível para o
condutor e os passageiros, sem prejudicar o trânsito do dia a dia com
automóveis longos demais.
Com algumas ressalvas, incluindo a aparência pouco atraente e a ausência de alguns itens importantes de segurança como itens de série, como os freios ABS, por exemplo, adotados pelo fabricante somente a partir de 2014, devido à obrigatoriedade do item pela legislação brasileira, o projeto do Renault Kangoo foi sim um sucesso de crítica e de público aqui no Brasil, nas décadas de 2000 e 2010, principalmente na versão utilitária Renault Kangoo Express, um furgão compacto para uso diário.
Entretanto, as versões para uso famíliar,
principalmente as versões mais completas Renault Kangoo RN 1.6, Renault Kango
RT 1.6, Renault Kango 1.6 Authentique e Renault Kangoo 1.6 Sportway foram
consideradas pela imprensa especializada uma solução inteligente para as
necessidades de mobilidade da burguesia brasileira, aliando fatores decisivos
na hora da compra, entre eles a qualidade de construção; o espaço interno
bastante razoável; as boas e simples soluções mecânicas, elétricas e
eletrônicas, com custo de manutenção previsível; o peso razoável do monobloco e
das demais peças, partes e componentes que formam o veículo, possibilitando a
adoção de algumas motorizações aspiradas razoavelmente econômicas, com
cilindrada de 1,6 litro, com potências variando entre 90 cavalos e 95 cavalos.
Os níveis
de consumo dessas versões mais completas citadas no parágrafo acima se
mantiveram dentro do aceitável, consumindo 1 litro de gasolina para percorrer
até 7 quilômetros na cidade e 10 quilômetros na rodovia, em condução moderada, com
o ar condicionado ligado e cinco pessoas a bordo.
O prático e inteligente multivan de cinco lugares foi
elogiado pelas revistas Quatro Rodas
e Auto Esporte, por exemplo. Entre
os principais atributos apontados pela mídia estavam a capacidade de
rebatimento da segunda fileira de assentos, o que pode aumentar a capacidade
volumétrica do porta-malas para quase 1.000 litros, com espaço suficiente para
transportar duas pranchas de surf ou uma bicicleta, por exemplo.
MERCADO
Aqui no Brasil, o prático e funcional Renault Kangoo conseguiu conquistar sua própria identidade e fatia de mercado, principalmente entre transportadoras de cargas leves, na sua versão furgão Renault Kangoo Express, com boa posição de dirigir, mais alta que em sedans e hatches, portanto com melhor visão do que se passa no ambiente externo, assim como o Fiat Doblò e o Citroen Berlingo, os três dentro da mesma faixa de preços, portanto competitivos.
No Brasil, o multivan Renault Kangoo foi lançado no ano 2000, com praticidade, com consumo razoável de combustível e o custo previsível de manutenção, sem sustos na oficina, entre os argumentos de Marketing apreciados pelo típico consumidor brasileiro de classe média, o que resultou em um sucesso de vendas. Ele foi bem sucedido no mercado brasileiro, principalmente entre empresas que precisavam de um meio de transporte confiável e econômico para suas cargas leves, o resultado de uma combinação equilibrada de características de espaço interno e características mecânicas adaptadas para as duras condições das estradas, rodovias, ruas e avenidas brasileiras.
Ainda hoje ele é uma boa opção de compra no mercado
nacional de automóveis usados, porém é recomendável verificar se a unidade que
lhe interessa está realmente em bom estado de conservação. É necessário tomar
alguns cuidados na hora da compra. Na dúvida, peça ajuda de um despachante e de
um mecânico de confiança. Se for o caso, solicite uma inspeção pré-compra e/ou
uma vistoria técnica, com laudo. Se optar por um exemplar disponível em loja de
revenda de veículos, há a vantagem da segurança durante a compra e da garantia
mínima de três meses.
Se optar por um exemplar de particular, avise sua família e amigos com antecedência de pelo menos um dia e peça que pelo menos um deles te acompanhe pessoalmente nos encontros para negociação de compra. Os encontros para negociação devem ser realizados apenas de dia, em locais públicos e/ou privados bem iluminados, de preferência com câmeras de circuito fechado, como, por exemplo, shoppings centers, lanchonetes e restaurantes, hotéis, postos de combustíveis e estacionamentos pagos. Essas mesmas precauções valem para quem está vendendo o veículo.
O acabamento dos assentos e dos painéis das portas do Renault Kangoo é razoável, dentro da média oferecida no mercado de automóveis populares nas décadas de 2000 e 2010. Aqui no Brasil, a motorização flex foi introduzida no Renault Kangoo em 2008, ainda na 1ª geração, permitindo assim o uso simultâneo de gasolina e etanol, em qualquer proporção.
A 1ª geração do Renault Kangoo foi fabricada na Argentina e importada para o Brasil até 2018. A 2ª geração está disponível no Brasil na versão totalmente elétrica, chamada Renault Kangoo ZE Max, com carroceria do tipo furgão, com autonomia de até 270 quilômetros.
FICHA
TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES
TÉCNICAS
RENAULT
KANGOO RN 1.6 (2002)
- Capacidade: 5 pessoas, incluindo o motorista;
- Carroceria: Multivan compacto, com monobloco de aço e cinco portas;
- Comprimento: Aprox. 4 metros;
- Entre-eixos (espaço interno): Aprox. 2,6 metros;
- Largura: Aprox. 1,8 metro (com retrovisores);
- Altura: Aprox. 1,8 metro;
- Direção: Hidráulica;
- Motorização (potência / torque): Renault 1,6 litro de 8 válvulas (90 cavalos / 13 kgfm);
- Motorização: Dianteira, transversal, quatro cilindros em linha;
- Alimentação: Injeção eletrônica multiponto;
- Taxa de compressão: 9,7:1;
- Transmissão: Manual de cinco velocidades ou marchas;
- Faróis: Convencionais, com controle de altura do facho ou feixe de luz;
- Aceleração 0 a 100 km/h: Aprox. 18 segundos (vazio);
- Aceleração 0 a 100 km/h: Aprox. 20 segundos (lotado);
- Retomada (de 80 a 120 km/h em 4ª): Aprox. 22 segundos (lotado);
- Consumo cidade: Aprox. 7 km / litro (com ar ligado / lotado);
- Consumo rodovia: Aprox. 10 km / litro (com ar ligado / lotado);
- CX (aerodinâmica): Aprox.
- Ruído a bordo (100 km/h): 68 decibéis (5ª marcha);
- Tração: Dianteira;
- Freios: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira;
- Suspensão dianteira: Independente McPherson, com triângulo inferior, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos;
- Suspensão traseira: Barra de torção, com braços arrastados e amortecedores hidráulicos;
- Frenagem (de 100 a 0 km/h): Aprox. 50 metros (lotada);
- Peso (vazio): Aprox. 1.110 kg;
- Porta-malas: 600 litros;
- Tanque de combustível: 52 litros;
- Preço: Aprox. R$ 25 mil (usado / bom estado de conservação);
ONDE COMPRAR
- Web Motors (classificados): https://www.webmotors.com.br/
- OLX (classificados): http://www.olx.com.br
- Mercado Livre (classificados): http://www.mercadolivre.com.br
REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
- Renault do Brasil: https://www.renault.com.br/veiculos-eletricos/kangoo-maxi-eletric.html
- Revista Quatro Rodas: https://quatrorodas.abril.com.br/melhor-compra/utilitarios-furgoes-ate-1-000-kg/
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Renault_Kangoo
- Revista Motor Show: https://motorshow.com.br/os-10-maiores-grupos-de-montadoras-em-2018/10/
- Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Renault_Kangoo
- Revista Auto Esporte: https://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2020/01/os-20-fabricantes-que-mais-venderam-carros-no-brasil-em-2019.html
- Renault do Brasil (divulgação): Imagens
- Wikimedia: Imagens
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