LAMBORGHINI MURCIÉLAGO

LAMBORGHINI MURCIÉLAGO COUPÉ
LAMBORGHINI MURCIÉLAGO ROADSTER
LAMBORGHINI MURCIÉLAGO LP-640-4 (4X4)
LAMBORGHINI MURCIÉLAGO LP-670-4 SUPERVELOCE
LAMBORGHINI MURCIÉLAGO VERSACE
LAMBORGHINI MURCIÉLAGO CHINA


INTRODUÇÃO

Logo acima, a dianteira do ousado Lamborghini Murciélago, o moderno automóvel esportivo premium italiano com tecnologia de automóveis de competição, principalmente o motor V12 aspirado, mas adaptado para uso em automóveis de rua. Logo abaixo, mais uma imagem marcante do veículo europeu, com aletas móveis aerodinâmicas laterais levantadas para melhorar a refrigeração do motor, quando em velocidades mais baixas ou tempo mais quente.

O bonito e moderno Lamborghini Murciélago é um automóvel esportivo de alto luxo, criado e desenvolvido na década de 1990 e fabricado em série na década de 2000 pela famosa e conceituada fabricante italiana Lamborghini SPA, uma das maiores e mais respeitadas fabricantes de automóveis esportivos premium do planeta, atualmente uma subsidiária do Grupo Volkswagen. Ele tem capacidade para transportar até duas pessoas, incluindo o condutor, possui uma potente motorização central (entre os dois eixos) e longitudinal V12 a gasolina, capaz de gerar mais de 570 cavalos de potência e mais de 66 kgfm de torque em altas rotações.


O icônico Lamborghini Murciélago é um dos melhores automóveis esportivos de alto luxo do planeta, ele foi um ícone do mercado premium na década de 2000, um dos mais desejados automóveis esportivos de sua época, um sonho de consumo, e ainda hoje impressiona observadores e usuários pelo design futurista e altíssima performance, com aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 4 segundos. Ele ainda pode ser considerado um automóvel moderno, com motorização central e longitudinal V12 a gasolina, aspirada, com tração nas quatro rodas e com carroceria de construção mista, parte metálica e parte em material composto, mas com predominância de fibra de carbono.


O seu nome é uma alusão da fabricante Lamborghini ao já falecido touro espanhol Murciélago (pronuncia-se Murtchélago), que cresceu e viveu parte de sua vida na fazenda Joaquin del Val di Navarra, posteriormente dado de presente a Don Antonio Miura, na Espanha no século XIX,  e que em 1879 foi poupado pelo toureiro Rafael El Lagartijo Molina Sánchez, durante uma apresentação em Córdova. Aliás, a grande maioria dos modelos de automóveis fabricada pela Lamborghini possui nomes alusivos a touros famosos, com exceção do Lamborghini Countach, da década de 1980, este o antecessor do Lamborghini Diablo na linha de montagem da fabricante italiana.


Os principais concorrentes do Lamborghini Muriciélago são a bela Ferrari 458 Itália, o charmoso inglês Aston Martin DB9, o também inglês Jaguar XKR ou XK, a também bonita Ferrari 550, o icônico best seller americano Ford Mustang, o italiano Maserati Coupé, o também best seller americano e canadense Chevrolet Camaro, o Mercedes SLR, o japonês Nissan 300ZX, o também best seller americano Chevrolet Corvette, o ousado japonês Honda NSX, o Mercedes SL 55 AMG e o também charmoso Aston Martin Vanquish.


Os alemães Porsche 911 GT2, Audi R8 e Porsche Carrera GT estão no mesmo segmento de automóveis esportivos de alto luxo.


A LAMBORGHINI

A Lamborghini SPA é uma famosa e tradicional fabricante italiana de automóveis esportivos de alto luxo, fundada em 1963 pelo fazendeiro e industrial italiano Ferruccio Lamborghini. É uma das mais lendárias e respeitadas fabricantes de automóveis de alto desempenho do mundo, uma das mais conhecidas e conceituadas. Em 1987 ela passou a ser propriedade da fabricante americana de automóveis Chrysler Corporation e a partir de 1998 passou a ser uma subsidiária da fabricante alemã de automóveis Volkswagen.


A sua fábrica está localizada na cidade de Sant’Ágata Bolognese, na província de Bolonha, na Itália, e exporta seus produtos para vários países desenvolvidos e em desenvolvimento, incluindo o Brasil.


O GRUPO VOLKSWAGEN

O grupo alemão Volkswagen é um dos maiores fabricantes de automóveis e utilitários do mundo, incluindo caminhões e ônibus. Também fazem parte do Grupo Volkswagen a Porsche, famosa fabricante de automóveis esportivos de alto luxo, a Scania e a MAN, duas grandes e conhecidas fabricantes de caminhões para transporte rodoviário de cargas, a Audi, uma das maiores e mais conceituadas fabricantes de automóveis de alto luxo do planeta, a Lamborghini, da Itália, a Seat, uma fabricante espanhola de automóveis populares, e a Ducati, fabricante de motos de alta performance.


Em 2017, por exemplo, o Grupo Volkswagen foi o maior fabricante de automóveis do planeta, com mais de 10,4 milhões de unidades fabricadas, incluindo os números de vendas da Audi, da Seat e da Porsche. Aqui no Brasil, em 2016, por exemplo, a Volkswagen do Brasil foi a 3ª maior fabricante de veículos do Brasil, com quase 230.000 unidades fabricadas. Em 2019, por exemplo, essa subsidiária brasileira da multinacional alemã foi a 2ª maior fabricante daqui, com mais de 414.000 unidades.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Logo acima, o refinado interior do Lamborghini Murciélago, com capacidade para apenas duas pessoas, incluindo o condutor, com painel e console central em fibra de carbono, volante Momo, acabamento do painel e dos assentos em couro Alcantara e cintos de segurança de quatro pontos. Logo abaixo, o coração da máquina, um possante V12 aspirado, com bloco e cabeçote em liga de alumínio e injeção eletrônica multiponto.

O belo e moderno Lamborghini Murciélago é um automóvel esportivo de alto luxo, fabricado em série na Itália durante a década de 2000 pela tradicional fabricante Lamborghini SPA, uma das mais icônicas fabricantes de automóveis esportivos premium do planeta, atualmente uma subsidiária do Grupo Volkswagen. Ele tem capacidade para transportar até duas pessoas, incluindo o condutor, possui uma potente motorização central e longitudinal com bloco de liga de alumínio V12 a gasolina, aspirada e com injeção eletrônica multiponto, com duplo comando variável de válvulas, capaz de gerar mais de 570 cavalos de potência e mais de 66 kgfm de torque em altas rotações, com pneus bem largos e de perfil baixo, e com freios a discos nas quatro rodas, com ABS, o sistema antitravamento.


Ele foi um dos primeiros modelos de automóveis da fabricante Lamborghini após ter sido comprada pelo Grupo Volkswagen, com a assinatura de design do conceituado projetista belga Luc Donckerwolke, que, aliás, também contribuiu para o design de outros modelos de automóveis do Grupo Volkswagen, como a perua Audi A4 Avant, os esportivos cupês Lamborghini Diablo e Lamborghini Gallardo, o esportivo cupê Audi R8 e o hatch popular Seat Ibiza.


Ele é um dos mais atraentes automóveis esportivos premium do mundo, o sucessor do também icônico Lamborghini Diablo da década de 1990. Quando em movimento na cidade ou na rodovia, ou até mesmo parado, o Lamborghini Murciélago é realmente impressionante, é impossível não chamar a atenção por onde passa, especialmente por suas linhas futuristas e muito ousadas, com aerodinâmica refinada, com portas laterais do tipo asas de gaivota e a respeitada assinatura Lamborghini na carroceria, com aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 4 segundos e retomada de velocidade, necessária para ultrapassagem em rodovia, de apenas 6 segundos, de 80 km/h até 120 km/h em 4ª marcha, ou 8 segundos em 5ª marcha, esta, aliás, bem longa. Por esse motivo, o fabricante recomenda a 4ª marcha nas ultrapassagens, já que a 5ª e a 6ª marchas foram desenvolvidas principalmente para extrair o máximo do motor em velocidades acima de 150 km/h, o que só é possível em ambientes controlados, como autódromos, pistas de pouso e em rodovias em que não há limites de velocidade estabelecidos, como na Alemanha, por exemplo. Aqui no Brasil não é possível extrair o máximo do motor nas rodovias, a legislação brasileira não permite...


Ele ainda pode ser considerado um automóvel moderno, com motorização extremamente refinada, em bloco de liga de alumínio, em posição central e longitudinal, no formato V12 a gasolina, com cabeçote também de liga de alumínio, mas com exageradas 6.200 cilindradas (uma Ferrari 430, por exemplo, tem 4.300 cilindras, distribuídas na forma de um bloco V8, sem perda de performance), com alimentação aspirada e injeção eletrônica multiponto, com quatro válvulas por cilindro e duplo comando variável de válvulas no cabeçote, com acelerador eletrônico, com câmbio manual de seis velocidades ou marchas, com tração nas quatro rodas, embora com distribuição de potência e torque realizada principalmente no eixo traseiro, na proporção de 70% para 30%, incluindo um diferencial central autoblocante, com acoplamento viscoso.


Esse motor é diretamente derivado do motor V12 utilizado no Lamborghini Diablo GT, mas com algumas diferenças, como, por exemplo, o cárter seco. Além disso, houve algumas mudanças no câmbio manual também, que passou a ter embreagem um pouco mais leve. A partir do modelo original Lamborghini Murciélago Coupé, a adoção do controle de tração melhorou a estabilidade e dirigibilidade de veículo nas acelerações mais acentuadas, portanto antes de sair de casa recomenda-se verificar se o botão do controle de tração está acionado.


É um modelo sofisticado de automóvel, com construção mista da carroceria em material composto de fibra de carbono, montada sobre uma gaiola de tubos de aço de alta resistência, complementada pelas portas e teto metálicos, em alumínio e aço, inclusive com as duas portas laterais com abertura do tipo gaivota, com suspensão independente nas quatro rodas, com braços triangulares duplos, molas helicoidais e amortecedores a gás na dianteira e na traseira, capazes de se ajustar de acordo com a velocidade, com mais firmeza em altas velocidades ou um pouco macia em baixas velocidades.


Além disso, o veículo possui vários recursos tecnológicos de performance, como, por exemplo, os freios com discos Brembo de 35 centímetros de diâmetro, com pinças de quatro pistões, circuito independente, ABS ou antibloqueio e controle de pressão de frenagem, necessários para parar com eficiência a carroceria de 1.650 kg.


MERCADO

Praticamente todas os modelos da família Lamborghini Murciélago foram comercializadas nos Estados Unidos, na Europa Ocidental e em outros mercados desenvolvidos e emergentes por preços na faixa de US$ 250 mil até US$ 350 mil na década de 2000, dependendo do país e do ano de fabricação e comercialização, o equivalente hoje entre US$ 400 mil e US$ 500 mil, em valores atualizados. Aqui no Brasil, algumas unidades novas do modelo original Lamborghini Murciélago Coupé foram comercializadas pela concessionária da marca por preço bem salgado, por cerca de R$ 1,5 milhão, ou não seria um Lamborghini de verdade, como diz o ditado. Apenas para comparar: Uma unidade nova do belíssimo modelo Lamborghini Aventador, o mais recente da marca italiana, não sai hoje por menos de R$ 4,8 milhões, aqui no Brasil.


Voltando ao Lamborghini Murciélago, ele já saía de fábrica, na década de 2000, com ar-condicionado e aquecedor; bancos em couro real, convencional liso, ou couro sintético Alcantara, que não é um couro real, na verdade, ao gosto do comprador; painel de fibra de carbono; com direção hidráulica; com rádio AM e FM, com CD player; computador de bordo; cintos de segurança de quatro pontos; dois airbags frontais; suspensão eletrônica, com regulagem da firmeza da suspensão de acordo com a velocidade; com rodas de liga leve de alumínio, com pneus Pirelli P Zero Rosso 245/35 ZR18, na dianteira, e 335/30 ZR18, na traseira; e freios a discos ventilados nas quatro rodas, com ABS ou antibloqueio e controle de pressão de frenagem; câmera de ré, com visor fixado no painel; faróis principais de xênon e faróis auxiliares de neblina; trava elétrica das portas e vidros com acionamento elétrico; volante Momo, com regulável em altura e profundidade; banco do motorista regulável em distância da base e inclinação do encosto; e tração integral, com controle de tração;


Entre as explicações para esses preços tão altos em automóveis das marcas Lamborghini, Ferrari, Aston Martin e Maserati, por exemplo, entre outras, está a produção em pequenas quantidades, a maioria na faixa entre 1.000 e 5.000 unidades para cada geração de automóveis, com a utilização de mão de obra intensiva e altamente especializada, ao contrário das produções de automóveis em larga escala das linhas de montagem das grandes fábricas populares, que utilizam robôs em praticamente todas as fases do processo de montagem. Por exemplo: Entre 5 e 10 unidades de automóveis da fabricante italiana Lamborghini saem por dia da sua fábrica em Bolonha, na Itália. É como se fosse a montagem de um relógio Rolex, por exemplo, com peças projetadas especialmente para determinado modelo, com número limitado de unidades fabricadas para cada modelo, montados a mão por empregados treinados pela própria fábrica, com longa experiência nessa função.


Entre outros detalhes que influenciam o preço do veículo, que os seus potenciais compradores também levam em consideração na hora da compra, está o design diferenciado, mais ousado ou mais charmoso, dependendo do gosto do cliente; o acabamento impecável, com costuras e montagens feitas a mão; e a sofisticação dos materiais usados na construção, entre eles a fibra de carbono e o alumínio.


O Lamborghini Muriciélago foi o substituto do Lamborghini Diablo na linha de montagem da fabricante italiana Lamborghini, no início da década de 2000. O veículo foi substituído pelo Lamborghini Aventador, no início da década de 2010, após mais de 4.000 unidades fabricadas. É possível afirmar que esse número representa um sucesso de vendas sim, pois se trata de automóveis muito caros.


Além do modelo original Lamborghini Murciélago Coupé, a família Murciélago foi produzida também nas versões Lamborghini Murciélago Roadster, com carroceria conversível, vendida aqui no Brasil por cerca de R$ 1,7 milhão, quando nova; Lamborghini LP-640-4 Murciélago Coupé, com motor V12 de 6.500 cilindradas, com potência aumentada para 630 hp e torque mantido em 66 kgfm, com freios de cerâmica e fibra de carbono, disponíveis como opcional; Lamborghini LP-640-4 Murciélago Roadster, com motor V12 de 6.500 cilindradas, também com potência aumentada para 630 hp e torque mantido em 66 kgfm; Lamborghini LP-650-4 Murciélago Roadster, também com motor V12 de 6.500 cilindradas, mas com potência aumentada ainda mais para 640 hp e torque mantido em 66 kgfm; e a versão Lamborghini LP-670-4 Murciélago SuperVeloce (pronuncia-se Supervelótche), com motor V12 de 6.500 cilindradas, com potência aumentada ainda mais para 660 hp e torque mantido em 66 kgfm, com freios de cerâmica e fibra de carbono e redução de peso de 100 kg na carroceria, vendida aqui no Brasil por cerca de R$ 2,7 milhões, quando nova.


Algumas sub-versões para mercados específicos também foram fabricadas, com algumas diferenças de acabamento e performance, como, por exemplo, o Lamborghini Murciélago China, para ser comercializado naquele país oriental.


O modelo original Lamborghini Murciélago Coupé e todas as suas versões também foram oferecidos com transmissão automática E-Gear, de seis velocidades ou marchas, mas com a possibilidade de trocas manuais por meio de aletas atrás do volante.


Um recall importante foi realizado na família Lamborghini Murciélago, com a troca da bomba de combustível e de seu suporte dentro do tanque, pois havia risco de incêndio.


FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

  • Capacidade: 1 motorista e 1 acompanhante;
  • Comprimento: Aprox. 4,6 metros;
  • Largura: Aprox. 2,1 metros;
  • Altura: Aprox. 1,4 metro;
  • Distância entre eixos: Aprox. 2,7 metros;
  • Motorização: Central e longitudinal, V12 aspirado, 6.200 cilindradas, bloco e cabeçote de liga de alumínio, com quatro válvulas por cilindro e duplo comando variável de válvulas no cabeçote;
  • Alimentação: Injeção eletrônica multiponto Lamborghini LIE;
  • Taxa de compressão: 10,7:1;
  • Potência / torque: De 580 até 670 cavalos, dependendo do modelo, e 66 kgfm;
  • Câmbio: Manual de 6 velocidades ou E-Gear (automático) de seis velocidades;
  • Aceleração (0 a 100 km/h): Aprox. 4 segundos;
  • Retomada (80 a 120 km/h): Aprox. 6 segundos;
  • Velocidade máxima: Aprox. 330 km/h;
  • Direção: Hidráulica, pinhão e cremalheira;
  • Suspensão dianteira: Independente, braços triangulares, molas helicoidais, amortecedores a gás, barra estabilizadora, antimergulho;
  • Suspensão traseira: Independente, braços triangulares, molas helicoidais, amortecedores a gás, barra estabilizadora, antirrebaixamento;
  • Tanque de combustível: 100 litros (gasolina);
  • Consumo cidade: Aprox. 3 quilômetros por litro (moderado);
  • Consumo rodovia: Aprox. 5 quilômetros por litro (100 km/h);
  • Freios: Discos ventilados na dianteira e na traseira, com ABS;
  • Pneus: Pirelli P Zero Rosso, 245/35 ZR18 na dianteira e 335/30 ZR18 na traseira;
  • Rodas: Liga leve de alumínio, com 18 polegadas;
  • Peso (vazio): 1.650 kg;
  • Peso bruto: 1.850 kg (com ocupantes e combustível);


ONDE COMPRAR


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lamborghini_Murci%C3%A9lago
  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Lamborghini_Murci%C3%A9lago
  • Best Cars / UOL:
  • Lamborghini (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagens

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