LAMBORGHINI MURCIÉLAGO
LAMBORGHINI MURCIÉLAGO COUPÉ
LAMBORGHINI MURCIÉLAGO ROADSTER
LAMBORGHINI MURCIÉLAGO LP-640-4 (4X4)
LAMBORGHINI MURCIÉLAGO LP-670-4 SUPERVELOCE
LAMBORGHINI MURCIÉLAGO VERSACE
LAMBORGHINI MURCIÉLAGO CHINA
INTRODUÇÃO
Logo acima, a dianteira do ousado Lamborghini Murciélago, o moderno automóvel esportivo premium italiano com tecnologia de automóveis de competição, principalmente o motor V12 aspirado, mas adaptado para uso em automóveis de rua. Logo abaixo, mais uma imagem marcante do veículo europeu, com aletas móveis aerodinâmicas laterais levantadas para melhorar a refrigeração do motor, quando em velocidades mais baixas ou tempo mais quente.
O bonito e moderno Lamborghini Murciélago é um automóvel esportivo de alto luxo, criado e desenvolvido na década de 1990 e fabricado em série na década de 2000 pela famosa e conceituada fabricante italiana Lamborghini SpA, uma das maiores e mais respeitadas fabricantes de automóveis esportivos premium do planeta, atualmente uma subsidiária do Grupo Volkswagen. Ele tem capacidade para transportar até duas pessoas, incluindo o condutor, possui uma potente motorização central (entre os dois eixos) e longitudinal V12 a gasolina, capaz de gerar mais de 570 cavalos de potência e mais de 66 kgfm de torque em altas rotações.
O icônico Lamborghini Murciélago é um dos melhores
automóveis esportivos de alto luxo do planeta, ele foi um ícone do mercado
premium na década de 2000, um dos mais desejados automóveis esportivos de sua
época, um sonho de consumo, e ainda hoje impressiona observadores e usuários
pelo design futurista e altíssima performance, com aceleração de 0 a 100 km/h
em apenas 4 segundos. Ele ainda pode ser considerado um automóvel moderno, com
motorização central e longitudinal V12 a gasolina, aspirada, com tração nas
quatro rodas e com carroceria de construção mista, parte metálica e parte em
material composto, com predominância de fibra de carbono.
O seu nome é uma alusão da fabricante Lamborghini ao
já falecido touro espanhol Murciélago (pronuncia-se Murtchélago), que cresceu e viveu parte de
sua vida na fazenda Joaquin del Val di Navarra, posteriormente dado de presente
a Don Antonio Miura, na Espanha no século XIX, e que em 1879 foi poupado pelo toureiro Rafael
El Lagartijo Molina Sánchez, durante uma apresentação em Córdova. Aliás, a
grande maioria dos modelos de automóveis fabricada pela Lamborghini possui
nomes alusivos a touros famosos, com exceção do Lamborghini Countach, da década
de 1980, este o antecessor do Lamborghini Diablo na linha de montagem da
fabricante italiana.
Os principais concorrentes do Lamborghini Muriciélago
são a bela Ferrari 458 Itália, o
charmoso inglês Aston Martin DB9, o
também inglês Jaguar XKR ou XK, a também bonita Ferrari 550, o icônico best seller americano Ford Mustang, o italiano Maserati Coupé, o também best seller americano e canadense Chevrolet Camaro, o Mercedes SLR, o japonês Nissan 300ZX, o também best seller americano Chevrolet Corvette, o ousado japonês Honda NSX, o Mercedes SL 55 AMG e o também charmoso Aston Martin Vanquish.
Os alemães Porsche
911 GT2, Audi R8 e Porsche Carrera
GT estão no mesmo segmento de automóveis esportivos de alto luxo.
A LAMBORGHINI
A Lamborghini SPA é uma famosa e tradicional fabricante italiana de automóveis esportivos de alto luxo, fundada em 1963 pelo fazendeiro e industrial italiano Ferruccio Lamborghini. É uma das mais lendárias e respeitadas fabricantes de automóveis de alto desempenho do mundo, uma das mais conhecidas e conceituadas. Em 1987 ela passou a ser propriedade da fabricante americana de automóveis Chrysler Corporation e a partir de 1998 passou a ser uma subsidiária da fabricante alemã de automóveis Volkswagen.
A sua fábrica está localizada na cidade de Sant’Ágata
Bolognese, na província de Bolonha, na Itália, e exporta seus produtos para
vários países desenvolvidos e em desenvolvimento, incluindo o Brasil. Em 2024, por exemplo, ela fabricou mais de 10.800 automóveis de alto luxo, dentre eles o Lamborghini Urus, o primeiro utilitário esportivo da marca Lamborghini, com cinco lugares; e o Lamborghini Temerario, um cupê esportivo de dois lugares, com motor V8.
O GRUPO VOLKSWAGEN
O grupo alemão Volkswagen é um dos maiores fabricantes de automóveis e utilitários do mundo, incluindo caminhões e ônibus. Também fazem parte do Grupo Volkswagen a Porsche, famosa fabricante de automóveis esportivos de alto luxo, a Scania e a MAN, duas grandes e conhecidas fabricantes de caminhões para transporte rodoviário de cargas, a Audi, uma das maiores e mais conceituadas fabricantes de automóveis de alto luxo do planeta, a Lamborghini, da Itália, a Seat, uma fabricante espanhola de automóveis populares, e a Ducati, fabricante de motos de alta performance.
Em 2017 e 2018, por exemplo, o Grupo Volkswagen foi o maior fabricante de automóveis do planeta, com mais de 10.400.000 e mais de 10.080.000 unidades fabricadas, respectivamente, incluindo os números de vendas da Audi, da Seat e da Porsche. Em 2019, o Grupo Volkswagen fabricou mais de 10.900.000 unidades, com mais de € 234 bilhões de receita bruta (o equivalente a mais de US$ 262 bilhões) e mais de 640.000 empregados.
Aqui no Brasil, em 2016, por exemplo, a Volkswagen do Brasil foi a 3ª maior fabricante de veículos do Brasil, com quase 230.000 unidades fabricadas.
Atualmente, o Grupo Volkswagen possui 342 empresas subsidiárias, no total, em todos os continentes, comercializando seus produtos em mais de 150 países, com mais de 100 instalações de engenharia, desenvolvimento e produção de veículos e motores, em 27 países. A holding alemã Grupo Volkswagen é controlada pelo Governo Alemão, pela Família Porsche e pelo fundo de investimentos governamental árabe Qatar Investments, do Governo do Qatar.
Por razões óbvias, o Grupo Volkswagen anunciou, em 2022, que todas as suas marcas estavam abandonando o mercado russo de automóveis e utilitários...
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Logo acima, o refinado interior do Lamborghini Murciélago, com capacidade para apenas duas pessoas, incluindo o condutor, com painel e console central em fibra de carbono, volante Momo, acabamento do painel e dos assentos em couro Alcantara e cintos de segurança de quatro pontos. Logo abaixo, o coração da máquina, um possante V12 aspirado, com bloco e cabeçote em liga de alumínio e injeção eletrônica multiponto.
O belo e moderno Lamborghini Murciélago é um automóvel esportivo de alto luxo, fabricado em série na Itália durante a década de 2000 pela tradicional fabricante Lamborghini SpA, uma das mais icônicas fabricantes de automóveis esportivos premium do planeta, atualmente uma subsidiária do Grupo Volkswagen. Ele tem capacidade para transportar até duas pessoas, incluindo o condutor, possui uma potente motorização central e longitudinal com bloco de liga de alumínio V12 a gasolina, aspirada e com injeção eletrônica multiponto, com duplo comando variável de válvulas, capaz de gerar mais de 570 cavalos de potência e mais de 66 kgfm de torque em altas rotações, com pneus bem largos e de perfil baixo, e com freios a discos nas quatro rodas, com ABS, o sistema antitravamento.
Ele foi um dos primeiros modelos de automóveis da
fabricante Lamborghini após ter sido comprada pelo Grupo Volkswagen, com a
assinatura de design do conceituado projetista belga Luc Donckerwolke, que,
aliás, também contribuiu para o design de outros modelos de automóveis do Grupo
Volkswagen, como a perua Audi A4 Avant, os esportivos cupês Lamborghini Diablo
e Lamborghini Gallardo, o esportivo
cupê Audi R8 e o hatch popular Seat Ibiza.
Ele é um dos mais atraentes automóveis esportivos
premium do mundo, o sucessor do também icônico Lamborghini Diablo da década de 1990. Quando em movimento na cidade
ou na rodovia, ou até mesmo parado, o Lamborghini Murciélago é realmente
impressionante, é impossível não chamar a atenção por onde passa, especialmente
por suas linhas futuristas e muito ousadas, com aerodinâmica refinada, com portas laterais do tipo asas de gaivota e a
respeitada assinatura Lamborghini na carroceria, com aceleração de 0 a 100 km/h
em apenas 4 segundos e retomada de velocidade, necessária para ultrapassagem em
rodovia, de apenas 6 segundos, de 80 km/h até 120 km/h em 4ª marcha, ou 8
segundos em 5ª marcha, esta, aliás, bem longa. Por esse motivo, o fabricante
recomenda a 4ª marcha nas ultrapassagens, já que a 5ª e a 6ª marchas foram
desenvolvidas principalmente para extrair o máximo do motor em velocidades
acima de 150 km/h, o que só é possível em ambientes controlados, como
autódromos, pistas de pouso e em rodovias em que não há limites de velocidade
estabelecidos, como na Alemanha, por exemplo. Aqui no Brasil não é possível
extrair o máximo do motor nas rodovias, a legislação brasileira não permite...
Ele ainda pode ser considerado um automóvel moderno,
com motorização extremamente refinada, em bloco de liga de alumínio, em posição
central e longitudinal, no formato V12 a gasolina, com cabeçote também de liga
de alumínio, mas com exageradas 6.200 cilindradas (uma Ferrari 430, por exemplo, tem 4.300 cilindras, distribuídas na
forma de um bloco V8, sem perda de performance), com alimentação aspirada e
injeção eletrônica multiponto, com quatro válvulas por cilindro e duplo comando
variável de válvulas no cabeçote, com acelerador eletrônico, com câmbio manual
de seis velocidades ou marchas, com tração nas quatro rodas, embora com
distribuição de potência e torque realizada principalmente no eixo traseiro, na
proporção de 70% para 30%, incluindo um diferencial central autoblocante, com
acoplamento viscoso.
Esse motor
é diretamente derivado do motor V12 utilizado no Lamborghini Diablo GT, mas com
algumas diferenças, como, por exemplo, o cárter seco. Além disso, houve algumas
mudanças no câmbio manual também, que passou a ter embreagem um pouco mais
leve. A partir do modelo original Lamborghini Murciélago Coupé, a adoção do controle
de tração melhorou a estabilidade e dirigibilidade de veículo nas acelerações
mais acentuadas, portanto antes de sair de casa recomenda-se verificar se o
botão do controle de tração está acionado.
É um modelo sofisticado de automóvel, com construção
mista da carroceria em material composto de fibra de carbono, montada sobre uma
gaiola de tubos de aço de alta resistência, complementada pelas portas e teto
metálicos, em alumínio e aço, inclusive com as duas portas laterais com
abertura do tipo gaivota, com suspensão independente nas quatro rodas, com
braços triangulares duplos, molas helicoidais e amortecedores a gás na
dianteira e na traseira, capazes de se ajustar de acordo com a velocidade, com
mais firmeza em altas velocidades ou um pouco macia em baixas velocidades.
Além disso, o veículo possui vários recursos
tecnológicos de performance, como, por exemplo, os freios com discos Brembo de
35 centímetros de diâmetro, com pinças de quatro pistões, circuito
independente, ABS ou antibloqueio e controle de pressão de frenagem,
necessários para parar com eficiência a carroceria de 1.650 kg.
MERCADO
Praticamente todas os modelos da família Lamborghini Murciélago foram comercializadas nos Estados Unidos, na Europa Ocidental e em outros mercados desenvolvidos e emergentes por preços na faixa de US$ 250 mil até US$ 350 mil na década de 2000, dependendo do país e do ano de fabricação e comercialização, o equivalente hoje entre US$ 480 mil e US$ 670 mil, em valores atualizados.
Aqui no Brasil, algumas unidades novas do modelo original Lamborghini Murciélago Coupé foram comercializadas pela concessionária da marca por preço bem salgado, por cerca de R$ 1,5 milhão, ou não seria um Lamborghini de verdade, como diz o ditado. Apenas para comparar: Uma unidade nova do belíssimo modelo Lamborghini Revuelto, o mais recente da marca italiana, não sai hoje por menos de R$ 8,5 milhões, aqui no Brasil.
Aqui no Brasil, a única concessionária da marca Lamborghini é a Lamborghini São Paulo / Via Italia Comércio Ltda, localizada na cidade de São Paulo.
Voltando ao Lamborghini Murciélago, ele já saía de
fábrica, na década de 2000, com ar-condicionado e aquecedor; bancos em couro real,
convencional liso, ou couro sintético Alcantara (que não é um couro real, na
verdade), ao gosto do comprador; painel de fibra de carbono; com direção
hidráulica; com rádio AM e FM, com CD player; computador de bordo; cintos de
segurança de quatro pontos; dois airbags frontais; suspensão eletrônica, com
regulagem da firmeza da suspensão de acordo com a velocidade; com rodas de liga
leve de alumínio, com pneus Pirelli P Zero Rosso 245/35 ZR18, na dianteira, e
335/30 ZR18, na traseira; e freios a discos ventilados nas quatro rodas, com ABS
ou antibloqueio e controle de pressão de frenagem; câmera de ré, com visor fixado no painel; faróis
principais de xênon e faróis auxiliares de neblina; trava elétrica das portas e
vidros com acionamento elétrico; volante Momo, com regulável em altura e
profundidade; banco do motorista regulável em distância da base e inclinação do
encosto; e tração integral, com controle de tração;
Entre as explicações para esses preços tão altos em
automóveis das marcas Lamborghini, Ferrari, Aston Martin e Maserati, por
exemplo, entre outras, está a produção em pequenas quantidades, a maioria na
faixa entre 1.000 e 5.000 unidades para cada geração de automóveis, com a
utilização de mão de obra intensiva e altamente especializada, ao contrário das
produções de automóveis em larga escala das linhas de montagem das grandes
fábricas populares, que utilizam robôs em praticamente todas as fases do
processo de montagem. Por exemplo: Entre 20 e 30 unidades de automóveis da
fabricante italiana Lamborghini saem por dia da sua fábrica em Bolonha, na
Itália. É como se fosse a montagem de um relógio Rolex, por exemplo, com peças
projetadas especialmente para determinado modelo, com número limitado de
unidades fabricadas para cada modelo, montados a mão por empregados treinados
pela própria fábrica, com longa experiência nessa função.
Entre outros detalhes que influenciam o preço do
veículo, que os seus potenciais compradores também levam em consideração na
hora da compra, está o design diferenciado, mais ousado ou mais charmoso,
dependendo do gosto do cliente; o acabamento impecável, com costuras e
montagens feitas a mão; e a sofisticação dos materiais usados na construção,
entre eles a fibra de carbono e o alumínio.
O
Lamborghini Muriciélago foi o substituto do Lamborghini Diablo na linha de
montagem da fabricante italiana Lamborghini, no início da década de 2000. O
veículo foi substituído pelo Lamborghini Aventador, no início da década de
2010, após mais de 4.000 unidades fabricadas, que, por sua vez, foi substituído pelo atual Lamborghini Revuelto. É possível afirmar que esse
número representa um sucesso de vendas sim, pois se trata de automóveis muito
caros.
Além do
modelo original Lamborghini Murciélago Coupé, a família Murciélago foi
produzida também nas versões Lamborghini
Murciélago Roadster, com carroceria conversível, vendida aqui no Brasil por
cerca de R$ 1,7 milhão, quando nova; Lamborghini
LP-640-4 Murciélago Coupé, com motor V12 de 6.500 cilindradas, com potência
aumentada para 630 hp e torque mantido em 66 kgfm, com freios de cerâmica e
fibra de carbono, disponíveis como opcional; Lamborghini LP-640-4 Murciélago Roadster, com motor V12 de 6.500
cilindradas, também com potência aumentada para 630 hp e torque mantido em 66
kgfm; Lamborghini LP-650-4 Murciélago Roadster,
também com motor V12 de 6.500 cilindradas, mas com potência aumentada ainda
mais para 640 hp e torque mantido em 66 kgfm; e a versão Lamborghini LP-670-4 Murciélago SuperVeloce (pronuncia-se Supervelótche), com motor V12 de 6.500
cilindradas, com potência aumentada ainda mais para 660 hp e torque mantido em
66 kgfm, com freios de cerâmica e fibra de carbono e redução de peso de 100 kg
na carroceria, vendida aqui no Brasil por cerca de R$ 2,7 milhões, quando nova.
Algumas
sub-versões para mercados específicos também foram fabricadas, com algumas
diferenças de acabamento e performance, como, por exemplo, o Lamborghini
Murciélago China, para ser comercializado naquele país oriental.
O modelo
original Lamborghini Murciélago Coupé e todas as suas versões também foram
oferecidos com transmissão automática E-Gear,
de seis velocidades ou marchas, mas com a possibilidade de trocas manuais por meio
de aletas atrás do volante.
Um recall
importante foi realizado na família Lamborghini Murciélago, com a troca da
bomba de combustível e de seu suporte dentro do tanque, pois havia risco de
incêndio.
FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
- Capacidade: 1 motorista e 1 acompanhante;
- Comprimento: Aprox. 4,6 metros;
- Largura: Aprox. 2,1 metros;
- Altura: Aprox. 1,4 metro;
- Distância entre eixos: Aprox. 2,7 metros;
- Motorização: Central e longitudinal, V12 aspirado, 6.200 cilindradas, bloco e cabeçote de liga de alumínio, com quatro válvulas por cilindro e duplo comando variável de válvulas no cabeçote;
- Alimentação: Injeção eletrônica multiponto Lamborghini LIE;
- Taxa de compressão: 10,7:1;
- Potência / torque: De 580 até 670 cavalos, dependendo do modelo, e 66 kgfm;
- Câmbio: Manual de 6 velocidades ou E-Gear (automático) de seis velocidades;
- Aceleração (0 a 100 km/h): Aprox. 4 segundos;
- Retomada (80 a 120 km/h): Aprox. 6 segundos;
- Velocidade máxima: Aprox. 330 km/h;
- Direção: Hidráulica, pinhão e cremalheira;
- Suspensão dianteira: Independente, braços triangulares, molas helicoidais, amortecedores a gás, barra estabilizadora, antimergulho;
- Suspensão traseira: Independente, braços triangulares, molas helicoidais, amortecedores a gás, barra estabilizadora, antirrebaixamento;
- Tanque de combustível: 100 litros (gasolina);
- Consumo cidade: Aprox. 3 quilômetros por litro (moderado);
- Consumo rodovia: Aprox. 5 quilômetros por litro (100 km/h);
- Freios: Discos ventilados na dianteira e na traseira, com ABS;
- Pneus: Pirelli P Zero Rosso, 245/35 ZR18 na dianteira e 335/30 ZR18 na traseira;
- Rodas: Liga leve de alumínio, com 18 polegadas;
- Peso (vazio): 1.650 kg;
- Peso bruto: 1.850 kg (com ocupantes e combustível);
ONDE COMPRAR
- Webmotors (classificados): https://www.webmotors.com.br/
- Mercado Livre (classificados): https://www.mercadolivre.com.br/
- OLX Brasil (classificados): https://www.olx.com.br/brasil
- iCarros (classificados): https://www.icarros.com.br/principal/index.jsp
- Mobiauto (classificados): https://www.mobiauto.com.br/
- Amazônia
- ATR-42
- ATR-72
- Volvo XC90
- Informática (Parte 1)
- Saab JAS 39 Gripen NG
- Beechcraft Corporation
- Beechraft King Air
- Agricultura e Pecuária
- Pesos e Medidas
- Ônibus Espacial
- Nissan Pathfinder
- Galvanização (Química)
- Cessna 208B Grand Caravan
- Cessna Citation
- Nota Fiscal
- Bombardier Learjet
- Land Rover Range Rover
- Apicultura (Mel e Própolis)
- Neiva (Indústria Aeronáutica)
- Citroen XM
- Cirrus Aircraft
- Satélites (Telecomunicações)
- Gastrite (Medicina)
- Indústria Automobilística
- Informática (Parte 2)
- Nutrientes (Medicina e Veterinária)
- Agronegócios / Agribusiness (Economia)
- Rumo ALL (Companhia Ferroviária)
- Aquecimento Global
- Embraer KC-390 (Força Aérea Brasileira)
- Saneamento Básico
- Bombardier (Indústrias de Veículos)
- Embraer
- Injeção Eletrônica (Mecânica)
- Transportes no Brasil (Logística)
- Hyundai Terracan
- Ford Escort
- Energia Solar Fotovoltaica
- Chevrolet Classic
- Energia Elétrica
- Boeing 737
- Paul Mauriat (Música)
- Ford Fusion
- Audi Q7
- Conexão ADSL (Telecomunicações)
- Aeroporto Campo de Marte
- Segurança Privada
- Drones
- Nobreak (Informática)
- Piper Aircraft
- Atari Incorporated
- James Bond (Cinema)
- Embarcações (Indústria Naval)
- Projeto M (Ford do Brasil)
- Roteadores (Telecomunicações)
- Volvo 850
- Catalisador (Indústria Automobilística)
- Panetone
- Mercedes-Benz Classe M
- Aeroporto de Congonhas
- Aeroporto Santos Dumont
- Jeep Grand Cherokee
- Alfa Romeo 164
- Documentos (Administração)
- Embraer EMB-314 Super Tucano
- Volvo 960
- Ford EcoSport
- Chevrolet Astra
- Citroen C5
- Alfa Romeo 156
- Embraer AMX (Força Aérea Brasileira)
- Chevrolet Zafira
- Maconha (Segurança Pública)
- Renault Scénic
- Ford do Brasil
- Volkswagen Fusca
- Airbus A320
- Citroen Xsara Picasso
- General Motors do Brasil
- FAB - Força Aérea Brasileira
- Helibras AS350 Esquilo
- Chevrolet Monza
- Ford Corcel
- Embraer E-190
- Toyota Land Cruiser Prado
- Chassis Agrale MA Microbus
- Embraer E-195
- Airbus A321
- Casa C-295 (Força Aérea Brasileira)
- Airbus A319
- Computador (Informática)
- Peugeot 206
- Chassis Iveco Scudato
- Citroen Xantia
- Ford Edge
- BMW Série 3
- Audi A3
- Ford Versailles
- Volkswagen Santana
- Mercedes-Benz Classe A (1ª geração)
- Ford Belina
- Ford Del Rey
- Aço (Siderurgia)
- Volkswagen Delivery
- Açúcar (Agroindústria)
- Ford Mondeo
- Chevrolet Opala
- Música Eletrônica (Indústria Fonográfica)
- Lamborghini Diablo
- Unidade Embraer Botucatu
- Bateria (Química e Física)
- Pepsico do Brasil
- Grupo Boticário
- Ford Ranger
- Aeronaves (Indústria Aeronáutica)
- Chevrolet S10
- Úlcera (Medicina)
- Chassis Mercedes-Benz LO
- Água (Biologia e Química)
- Chevrolet Omega
- Toyota Hilux SW4
- Ford F-250
- Hyundai HR
- Kia Bongo
- Unilever Brasil
- Circuito Eletrônico (Eletrônica)
- Conservação de Alimentos (Culinária)
- Fiat Uno (1ª Geração)
- Aviação Agrícola (Agricultura)
- Porsche 911
- Mercedes-Benz ML 320
- Volvo XC90 Momentum
- Ferrari 360
- Álcool (Agroindústria)
- Ford Explorer
- Lockheed Hercules (Força Aérea Brasileira)
- Alumínio (Metalúrgica)
- Chrysler Stratus
- Kia Clarus
- Fiat Tempra
- Antibióticos (Medicina e Veterinária)
- Hyundai HD 80
- Hyundai HD 78
- Chevrolet Prisma
- Caminhões Mercedes-Benz Atego
- Injeção Direta (Mecânica)
- CRDI - Common Rail Direct Injection
- Honda HA-420 HondaJet
- Dodge Journey
- Fiat Freemont
- Componentes Eletrônicos
- Água Oxigenada (Química)
- Atmosfera (Química e Física)
- IRPF - Imposto de Renda de Pessoa Física
- Navios (Engenharia Naval)
- Barcos (Engenharia Naval)
- Bicicleta (Ciclismo)
- Mata Bicheiras (Agropecuária)
- Volkswagen Gol (1ª Geração)
- Volkswagen Voyage (1ª Geração)
- Volkswagen Parati (1ª Geração)
- Volkswagen Saveiro (1ª Geraçao)
- Chevrolet Corsa Classic
- Chevrolet Corsa Sedan
- Atmosfera Terrestre
- Volvo S70
- Mercedes-Benz 190E
- Modem (Telecomunicações)
- Land Rover Range Rover Evoque
- Embraer EMB-203 Ipanema
- Ferrari F355
- Mercedes-Benz SLK
- Volkswagen New Beetle
- Aquífero Guarani (Geografia)
- Ford Pampa
- Mini Cooper
- Mercedes-Benz GLE 400D
- Mercedes-Benz Classe GLE
- Mercedes-Benz ML 430
- BMW Z3
- Volvo 850 GLT
- Chevrolet Trailblazer
- Chevrolet Blazer
- Toyota Hilux
- Saab 9000 CD
- Audi A3 Sedan
- Volkswagen Gol (2ª Geração)
- Volkwagen Parati (2ª Geração)
- Volkwagen Saveiro(2ª Geração)
- Projeto AB9 (Volkswagen)
- Honda Civic
- Marcopolo Paradiso G6 1550 LD
- Fiat Doblò
- Busscar Panorâmico DD
- Audi TT
- Marcopolo Paradiso G6 1800 DD
- Embraer E195-E2
- Embraer E190-E2
- Airbus H125
- Caminhões Volvo FMX
- Líder Aviação (Transporte Aéreo)
- Lamborghini Murciélago
- Toyota Corolla
- BMW X5
- Mercedes-Benz Classe C
- Velocidade de Internet (Informática)
- Micro-Ônibus AMD Solum
- Volkswagen Tiguan
- Mitsubishi Pajero TR4
- Renault Kangoo
- Jaguar I-Pace
- Busscar Vissta Buss DD
- Fast Food (Comércio)
- Blindagem de Automóveis
- Marcopolo Paradiso G7 1800 DD
- Chassis Agrale MA Midibus
- Citroen Jumper
- Ônibus AMD Alamo
- Eudora (Indústria Cosmética)
- Vult (Indústria Cosmética)
- Alfa Romeo 2300
- Pilha (Química e Física)
- Citroen Berlingo
- Caminhões Mercedes-Benz Axor
- Fiat 147
- Refrigerador (Conservação de Alimentos)
- John Williams (Música)
- Honda NSX
- Fiat Fiorino
- Fiat Elba
- Fiat Prêmio (1ª geração)
- Fiat Duna
- Busscar Vissta Buss HI
- Mitsubishi L200
- Renault Laguna
- Chevrolet Silverado
- Plástico (Indústria)
- Id, Ego e Superego (Psicologia)
- Audi A8
- Black Music (Indústria Fonográfica)
- Fiat Palio (1ª geração)
- Fiat Strada (1ª geração)
- Fiat Palio Weekend
- Fiat Siena (1ª geração)
- Projeto 178 (Fiat do Brasil)
- Teorias Psicológicas de Freud
- Chevrolet Onix Joy
- Chevrolet Joy Plus
- Aeroporto de Guarulhos
- Scania S 450
- Volkswagen Polo
- Carpenters (Música)
- Petróleo (Economia e Política)
- Suzanne Ciani (Música)
- Fiat Ducato
- Chevrolet Equinox
- Citroen C4 Pallas
- Land Rover Freelander
- Ennio Morricone (Música)
- Poços de Água (Geologia)
- Nissan Frontier
- Hanna-Barbera (Cinema e TV)
- Turboélice (Indústria Aeronáutica)
- Missão Impossível (Cinema)
- Abelha Rainha (Apicultura)
- Abelha Operária (Apicultura)
- Direitos Humanos
- Victor & Leo (Música)
- Volkswagen Amarok
- Fiat Toro
- Celibato (Religião)
- DJI Agras T40
- Vangelis (Música Eletrônica)
- Inflação (Economia)
- Scania 113
- Deus (Religiões Monoteístas)
Atenção: As informações, conceitos e valores (preços) emitidos neste artigo ou página são apenas de caráter informativo e podem não estar absolutamente precisos e rigorosos, pois esse não é o objetivo do blog. Para informações, conceitos e valores mais precisos e rigorosos entre em contato com o fabricante e/ou com seu representante de vendas.
REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
- Revista Quatro Rodas: https://quatrorodas.abril.com.br/
- Revista Carros de Sonho / Editora On-Line: https://books.google.com.br/books?id=7tgyDwAAQBAJ&pg=PA3&dq=CARROS+DOS+SONHOS+LAMBORGHINI&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwiescGii6PjAhWJG80KHetEBewQ6AEIKTAA#v=onepage&q=CARROS%20DOS%20SONHOS%20LAMBORGHINI&f=false
- Wheels Age (em inglês): https://br.wheelsage.org/lamborghini/murcielago/83639/98414/north_america/pictures/269898/
- Lamborghini São Paulo: https://www.lamborghini.com/en-en/dealerships/lamborghini-s%C3%A3o-paulo#showroom
- Wikipédia:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Lamborghini_Murci%C3%A9lago
- Doutor Multas: https://doutormultas.com.br/importar-carro-estados-unidos/
- Carros de Sonho / On Line Editora: https://www.amazon.com.br/Carros-dos-Sonhos-03-Lamborghini-ebook/dp/B0756LQQQ4
- Motor
1 / UOL: https://motor1.uol.com.br/news/104465/lamborghini-murcielago-lp670-4-superveloce-chega-ao-brasil-por-r-27-milhoes/
- Revista Auto Esporte / Globo.com: https://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,,MUL1030017-9658,00-LAMBORGHINI+MURCIELAGO+SUPERVELOZ+CHEGA+A+KMH.html
- Wikipedia (em inglês):
https://en.wikipedia.org/wiki/Lamborghini_Murci%C3%A9lago
- Revista Auto Esporte / Globo.com: http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,,MUL1041658-9658,00-LAMBORGHINI+REVELA+FOTOS+DO+MURCIELAGO+LP+ROADSTER.html
- Best Cars / UOL:
- AutoBala.com
(em inglês): https://autobala.com/the-worlds-most-perfect-lamborghini-murcielago-sells-for-aventador-money/29143/
- Lamborghini
(divulgação): Imagens
- Wikimedia: Imagens
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