MITSUBISHI PAJERO TR4

MITSUBISHI PAJERO IO (BRASIL E JAPÃO)
MITSUBISHI PAJERO TR4 (NO BRASIL)
MITSUBISHI MONTERO (EUROPA E AMÉRICA LATINA)
MITSUBISHI PAJERO PININ (EUROPA OCIDENTAL)
MITSUBISHI SHOGUN PININ (NA EUROPA)
CHANGFENG FEITENG (NA CHINA)
CHANGFENG LEOPAARD FEITENG (NA CHINA)


INTRODUÇÃO

O Mitsubishi Pajero TR4 é um moderno utilitário esportivo compacto com capacidade para transportar com razoável conforto até cinco pessoas, incluindo o motorista, projetado no Japão e na Itália na década de 1990, desenvolvido e fabricado em larga escala no Brasil, a partir da década de 2000, principalmente para atender o mercado brasileiro e, posteriormente, para exportação, tornando-se um projeto comercialmente bem sucedido da gigante japonesa Mitsubishi Motors, uma das maiores fabricantes de automóveis do mundo.


Conhecido no exterior com outros nomes, como, por exemplo, Mitsubishi Pajero IO, Mitsubishi Montero e Mitsubishi Pajero Pinin, ele também foi fabricado no Japão e na Itália, para atender os mercados europeu e sudeste-asiático, e também foi fabricado na China, pela fabricante chinesa Changfeng Automobile, mas lá comercializado com o nome Changfeng Feiteng.


Aqui no Brasil, os principais concorrentes do Mitsubishi Pajero TR4, nas décadas de 2000 e 2010, foram os utilitários esportivos Ford EcoSport, Renault Duster, Chevrolet Tracker, Honda CRV, Kia Sportage, Toyota RAV4 e Suzuki Vitara, alguns desses fabricados no Brasil.


A ALIANÇA RENAULT NISSAN

A Mitsubishi Motos é uma grande e tradicional multinacional japonesa fabricante de automóveis e pickups. Em 2016, por exemplo, a Mitsubishi Motors foi uma das maiores fabricantes de veículos do mundo, com mais de 1.000.000 de unidades fabricadas, incluindo os números de produção e vendas de todas as suas subsidiárias e os números de vendas dos modelos licenciados. Já o Aliança Renault Nissan Mitsubishi foi o terceiro maior fabricante de automóveis do mundo em 2017, com mais de 10.600.000 veículos fabricados, considerando os números das fabricantes de automóveis Renault, Nissan e Mitsubishi, essas duas do Japão e aquela da França, e licenciados, ressaltando que a fabricante de automóveis Mitsubishi passou a fazer parte dessa aliança em 2016.


A multinacional japonesa Mitsubishi Motors foi fundada em 1917 pela multinacional também japonesa Mitsubishi Shipbuilding, um estaleiro, conhecida posteriormente, anos depois, como Mitsubishi Heavy Industries. Ela foi uma das primeiras fabricantes de automóveis do Japão, mas o sucesso comercial só foi alcançado muito tempo depois, a partir da década de 1960. Aqui no Brasil, a multinacional japonesa é representada há mais de 30 anos pelo grupo HPE Automotores, de propriedade do empresário Souza Ramos, que, inclusive, possui uma fábrica de automóveis com a marca Mitsubishi no município de Catalão, no interior do estado de Goiás.


Além dessa fábrica em Goiás, o grupo possui o autódromo Velo Città, no município de Mogi Guaçú, no interior do estado de São Paulo, a cerca de 180 quilômetros da capital do estado.


Com o recuo recente da Ford do Brasil no mercado nacional, é provável que a Aliança Renault Nissan Mitsubishi assuma a 4ª posição entre os maiores fabricantes e vendedores de automóveis de passeio no Brasil.


O CONCEITO SUV

A família Pajero IO de automóveis utilitários esportivos compactos é um bem sucedido projeto da multinacional japonesa Mitsubishi Motors, uma especialista em utilitários esportivos e pickups médias. Ela nasceu como um projeto de carro mundial na década de 1990, a partir da percepção dos executivos, engenheiros e designers da montadora japonesa sobre o crescente mercado mundial de automóveis de carroceria alta e, portanto, posição de dirigir também alta, com pneus de tamanho médio, com vão livre do solo maior que a distância do solo encontrada em automóveis sedans, tração 4X4, bom espaço interno e aspecto estético externo levemente country. Esses modelos de automóveis também são definidos tecnicamente e mercadologicamente pelas expressões cross-over / all-terrain e off-road, que significa todo terreno e fora-de-estrada, numa tradução livre.


Essa família bem sucedida de utilitários esportivos compactos é uma das integrantes da tradicional linhagem de utilitários esportivos Mitsubishi Pajero, formada por três ramos ou famílias diferentes, iniciada em 1981 pela 1ª geração do utilitário esportivo de tamanho médio Mitsubishi Pajero, com motor turbodiesel, tração 4X4 e opção de carroceria de sete lugares; seguida, em 1996, pela 1ª geração do utilitário esportivo de tamanho médio Mitsubishi Pajero Sport / Mitsubishi Pajero Dakar, também com motor turbodiesel, tração 4X4, mas com cinco lugares; e completada, em 1998, pela família Pajero IO, de tamanho compacto, do qual o Mitsubishi Pajero TR4 faz parte.


É importante ressaltar aqui que o Mitsubishi Pajero TR4 não é um automóvel de tamanho médio, pelo contrário, ele está claramente encaixado no segmento de utilitários esportivos compactos, com entre-eixos de até 2,5 metros, ou seja, um degrau abaixo do segmento de utilitários esportivos médios, estes geralmente mais sofisticados e refinados, portanto mais caros, focados em um público mais exigente e de maior poder aquisitivo. A administração da multinacional japonesa Mitsubishi Motors acreditava que lançando uma opção menor e mais barata de SUV – Sport Utility Vehicle, com fabricação nacional, simplificaria e baratearia a sua manutenção no Brasil, conquistando então uma parcela maior do mercado brasileiro, maior que a parcela que possuía até então.


Apenas para exemplificar essa tendência de mercado, que não é nova e cresce a cada ano, pode-se citar alguns exemplos de “vovôs” do conceito SUV – Sport Utility Vehicle, em inglês, ou utilitário esportivo, em português, entre eles o Land Rover Serie I, de fabricação inglesa, da década de 1950, o Toyota Bandeirante, conhecido também como Toyota Land Cruiser, o japonês fabricado no Brasil a partir da década de 1960, e o pequeno Jeep Willys, a partir da década de 1940, o americano fabricado no Brasil e nos Estados Unidos. Esses são alguns dos pioneiros de um mercado crescente no mundo todo, principalmente nos Estados Unidos, no Brasil e na Austrália, três países de forte tradição rural.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

O Mitsubishi Pajero TR4 (não confundir com os utilitários esportivos médios Mitsubishi Pajero Full, Mitsubishi Pajero Sport e Mitsubishi Pajero Dakar) é um moderno utilitário esportivo compacto com capacidade para transportar com razoável conforto até cinco pessoas, incluindo o motorista, projetado no Japão e na Itália, a partir da década de 1990, desenvolvido e fabricado em larga escala no Brasil, a partir da década de 2000, pela então recém inaugurada fábrica do grupo HPE Automotores, conhecido anteriormente como grupo Brabus, sob a supervisão direta e com o auxílio técnico do departamento de engenharia da matriz japonesa Mitsubishi Motors e do estúdio italiano de design e fabricante de automóveis italiano Pininfarina, com algumas poucas modificações e diferenças em relação ao modelo original Mitsubishi Pajero IO, também da multinacional Mitsubishi.


Esse pequeno utilitário esportivo foi fabricado no Brasil, a partir de 2002, pela fabricante brasileira HPE Automotores, sob licença da multinacional japonesa Mitsubishi Motors, e comercializado no Brasil com a respeitável marca Mitsubishi, mantendo o padrão de qualidade reconhecido internacionalmente da marca japonesa. Ele foi o legítimo representante da marca Mitsubishi no disputado mercado nacional de utilitários esportivos compactos nas décadas de 2000 e 2010, com construção mista do tipo monobloco combinado com chassi; com tração 4X4 ativada por meio de seletor ou alavanca no console central; inicialmente com motorização a gasolina, nos primeiros anos de fabricação e, posteriormente, anos depois, a partir de 2007, com motorização flex (gasolina e etanol); quatro portas laterais para acesso do motorista e passageiros e uma porta traseira para acesso ao porta-malas.


A família Pajero IO é composta por um modelo totalmente original de automóvel do tipo utilitário esportivo compacto, o Mitsubishi Pajero IO, criado e desenvolvido no Japão e na Itália, durante a década de 1990, pelos engenheiros e designers da multinacional japonesa Mitsubishi Motors e do famoso e conceituado estúdio italiano de design Pininfarina, com foco nos consumidores europeus, asiáticos e latino-americanos, e fabricado em larga escala no Japão, pela Mitsubishi, com o nome Mitsubishi Pajero IO, a partir de 1998, e na Itália, pela própria fábrica do estúdio Pininfarina, mas neste caso com o nome Mitsubishi Pajero Pinin, e, posteriormente, anos depois, a partir de 2002, no Brasil, na então recém inaugurada fábrica da HPE Automotores, no município de Catalão, no estado de Goiás, sob licença da Mitsubishi Motors e comercializado com o nome Mitsubishi Pajero TR4, vendido nas concessionárias de veículos novos da marca Mitsubishi.


Essa família de utilitários esportivos foi fabricada em apenas uma geração, começando em 1998, no Japão e na Itália, começando em 2002 no Brasil e começando em 2003 na China, neste caso também sob licença, fabricado lá pela chinesa Changfeng Automobile, na qual a Mitsubishi Motors detinha uma participação minoritária em seu capital. Aqui no Brasil, o pequeno Mitsubishi Pajero IO chegou em 1999, inicialmente importado do Japão, com motor aspirado Mitsubishi 1.8 4G93 L4, com injeção eletrônica, com 117 cavalos de potência e 17 kgfm de torque, o que se traduzia em um comportamento tranquilo ou moderado nas cidades e nas rodovias pavimentadas, mas não o suficiente para enfrentar os trechos mais desafiadores das trilhas esportivas ou estradas rurais de leito natural, estas muito comuns aqui no Brasil.


Para quem mora na cidade e não costuma fazer esses roteiros esportivos rurais mais desafiadores e/ou não costuma sair do circuito cidade-rodovia esse não é um problema do Mitsubishi Pajero IO, mas para quem pretende explorar todas as possibilidades da direção esportiva sobre estradas rurais, em rallies, por exemplo, nos finais de semana, passando por montanhas e praias, ou track-days urbanos, em circuitos fechados de terra, com pequenos obstáculos de relevo, rampas, tanques de lama e trechos de areia, por exemplo, também nos finais de semana, esse problema só foi resolvido definitivamente a partir de 2002, com o início da fabricação seriada do Mitsubishi Pajero TR4 aqui no Brasil, um irmão quase gêmeo do carrinho fabricado no Japão, mas com a vantagem do motor aspirado Mitsubishi 2.0 4G94 L4, com injeção eletrônica, com 131 cavalos e 18 kgfm de torque, portanto com um pouquinho mais de fôlego para enfrentar essas condições mais desafiadoras.


Para o início da fabricação seriada no Brasil da pickup média Mitsubishi L200 e do pequeno utilitário esportivo Mitsubishi Pajero TR4, a partir de 1998 e 2002, respectivamente, a HPE Automotores deu início ao Projeto Anhanguera, na década de 1990, com um investimento inicial avaliado, naqueles primeiros anos, em mais de US$ 100 milhões para construção de uma fábrica de automóveis com 14.000 m² de área construída, inicialmente com 150 empregados diretos, seguido de outros investimentos, nas décadas seguintes, para o aumento da produção em uma área total de 100.000 m², com 2.600 empregados diretos, incluindo a fabricação dos utilitários esportivos Mitsubishi Pajero Sport, Mitsubishi Pajero Dakar e Mitsubishi ASX e do sedan médio de luxo Mitsubishi Lancer, com aumento da produção para mais de 60.000 unidades por ano, em 2014, por exemplo, tornando-se uma das 100 maiores empresas brasileiras.


O projeto do Mitsubishi Pajero TR4 estava focado no atendimento às necessidades de consumidores de médio poder aquisitivo, principalmente para uso urbano e rodoviário intensivo e rural leve, somente para transporte de pessoas, ou para uso esportivo eventual, em competições em estradas rurais de leito natural, como rallies, por exemplo. O pequeno Mitsubishi Pajero TR4 e seu principal concorrente Ford EcoSport foram os primeiros modelos de utilitários esportivos compactos fabricados no Brasil, antes deles todos os modelos de SUV – Sport Utility Vehicle compactos à venda no Brasil eram importados, como, por exemplo, o Suzuki Vitara e o Toyota RAV4.


FAMÍLIA PAJERO TR4

A família Pajero IO é um bem sucedido projeto de produção em larga escala de automóveis utilitários esportivos compactos, fabricada em apenas uma geração, com modelos com quatro portas laterais e uma porta traseira para acesso ao porta-malas, embora versões com entre-eixos curto combinado com duas portas laterais também tenham sido fabricadas no exterior, mas não tenham sido comercializadas no Brasil, onde somente os modelos Mitsubishi Pajero IO e Mitsubishi Pajero TR4 foram comercializados.


Entre os principais diferenciais competitivos da família Mitsubishi Pajero TR4 em relação aos seus principais concorrentes está a construção mista baseada em uma combinação de monobloco de aço galvanizado fixado sobre um chassi compacto para dar-lhe uma robustez extra, em relação aos demais modelos fabricados apenas dentro do conceito monobloco simples. Isso pode explicar porque o veículo tem boa fama entre proprietários que costumam usar seus automóveis também para passeios em estradas rurais, nos finais de semana, até a fazenda da família lá no interior, por exemplo.


De modo geral, as versões comercializadas no Brasil a partir de 1999, importadas, e partir de 2002, nacionais, possuem sistema de tração 4X4 acionada por meio de um seletor ou alavanca no console central, com quatro alternativas de uso, sendo 4X2 traseira, 4X4 on-road, 4X4 off-road (com bloqueio de diferencial) e 4X4 reduzida; ar condicionado, direção hidráulica, rádio AM/FM com CD player e airbag para motorista como itens de série; suspensão dianteira McPherson, com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora, e suspensão traseira multilink, com eixo rígido e cinco braços de apoio; e freios a discos na dianteira e tambores na traseira.


A família Pajero IO é totalmente original, ela não foi baseada em nenhum outro modelo de automóvel, mas o aspecto externo e interno de todos os modelos da família, incluindo o Mitsubishi Pajero IO e o Mitsubishi Pajero TR4 é semelhante, apenas com algumas diferenças estéticas pontuais. De modo geral, a altura do assoalho até o teto dos modelos da família Pajero IO é maior quem em relação aos modelos hatches compactos, por exemplo, o que resulta em mais espaço interno para os ocupantes. Já o vão livre do solo é limitado a 21 centímetros, não muito diferente da maioria dos carros compactos populares brasileiros, o que significa alguma limitação para superar obstáculos e percorrer trechos desafiadores.


O utilitário esportivo compacto Mitsubishi Pajero TR4 pode ser considerado um modelo moderno de automóvel, bonitinho, razoavelmente confortável e até um pouco sofisticado e refinado nas versões mais completas, equipadas com airbags frontais; bancos em couro; freios ABS ou antibloqueio combinado com EBD ou distribuição eletrônica de frenagem, dependendo do ano de fabricação; e aparelho de som Premium Sound. Ele tem ar condicionado e ar quente; opção de câmbio automático de quatro velocidades ou marchas, nas versões mais completas; banco dianteiro do motorista com ajustes de altura e inclinação; volante com ajuste de altura; protetor de cárter; suspensão independente na dianteira e semi-independente na traseira; vidros elétricos e trava central elétrica das portas, com alarme; rádio AM/FM, com CD player e entrada USB para arquivos de áudio em MP3, dependendo do ano de fabricação; entre outros itens de conforto, desempenho e segurança.


Todos os modelos da família Pajero IO têm motorizações dianteiras e longitudinais, combinadas com tração 4x4, com reduzida e diferencial central de acoplamento viscoso. Na rodovia, rodando a 80 km/h em pista molhada, é recomenda a tração 4X4 on-road, pois ela possui um diferencial central de acoplamento viscoso que compensa a diferença de movimento das rodas, nas curvas. Nas demais condições urbanas e rodoviárias é recomendada a tração 4X2 traseira, com uma pequena vantagem no consumo.


Aqui no Brasil, o modelo Mitsubishi Pajero TR4 foi submetido a um período de desenvolvimento de 18 meses antes do início da produção seriada em 2002, sendo submetido a inúmeros testes de superação de obstáculos de dificuldade moderada, como, trechos de areia e áreas alagadas, como córregos ou riachos rasos, por exemplo. Para superar esses obstáculos moderados, a fabricante brasileira HPE Automotores escolheu a combinação de rodas de liga leve de 16 polegadas com pneus 225/70 R16.


Além disso, o modelo brasileiro possui porta-malas um pouco maior que o modelo importado, graças a uma pequena mudança estrutural na parte traseira do monobloco.


Uma versão 4X2 do Mitsubishi Pajero TR4 também foi fabricada no Brasil, mas teve vida curta e foi pouco vendida.


MERCADO

O modelo Mitsubishi Pajero TR4 foi desenvolvido e fabricado em larga escala no Brasil, comercializado no Brasil e exportado para alguns países da América Latina, mas neste caso com o nome trocado para Mitsubishi Montero, que soa mais familiar em língua espanhola, totalizando mais de 90.000 unidades fabricadas, o que pode ser considerado sim um sucesso vendas. No início da fabricação em série no Brasil o índice de nacionalização era de cerca de 50%, pois o motor era importado do Japão, porcentagem que foi aumentada para 60% a partir de 2007.


No exterior, os demais modelos da família Pajero IO foram fabricados no Japão, com mais de 174.000 unidades fabricadas, principalmente para atender os mercados asiáticos, e na Itália, com mais de 70.000 unidades fabricadas, principalmente para atender o exigente mercado europeu, totalizando mais de 334.000 unidades comercializadas, o que pode sim ser considerado um sucesso de vendas.


O padrão de qualidade alcançado pela HPE Automotores durante a fabricação do Mitsubishi Pajero TR4, nas décadas de 2000 e 2010, foi considerado bom pela própria multinacional japonesa Mitsubishi Motors e pelos consumidores brasileiros, com baixíssimo índice de reclamações, em relação ao número total de unidades comercializadas no Brasil. Esse modelo de automóvel se envolveu e/ou foi envolvido em poucas polêmicas por aqui, entre as quais está o nível de consumo considerado um pouco acima do normal, considerando o tamanho e o peso do veículo.


Na medida do possível, evite as unidades que tenham sido utilizadas intensivamente em rallies profissionais ou semi-profissionais, pois geralmente apresentam raspões e amassados na parte inferior do monobloco, ou, pior ainda, chassi torto. Se estiver interessado em algum exemplar que tenha passado por rallies intensos, peça um bom desconto ao vendedor, em relação aos preços dos demais exemplares, o suficiente para cobrir os custos de uma revisão completa em uma boa oficina mecânica, uma boa auto elétrica e uma boa funilaria.


Ainda hoje o Mitsubishi Pajero TR4 é uma boa opção de compra no mercado nacional de automóveis usados, porém é recomendável verificar se a unidade que lhe interessa está realmente em bom estado de conservação. É necessário tomar alguns cuidados na hora da compra. Na dúvida, peça ajuda de um despachante e de um mecânico de confiança. Se for o caso, solicite uma inspeção pré-compra e/ou uma vistoria técnica, com laudo. Se optar por um exemplar disponível em loja de revenda de veículos, há a vantagem da segurança durante a compra e da garantia mínima de três meses.


Se optar por um exemplar de particular, avise sua família e amigos com antecedência de pelo menos um dia e peça que pelo menos um deles te acompanhe pessoalmente nos encontros para negociação de compra. Os encontros para negociação devem ser realizados apenas de dia, em locais públicos e/ou privados bem iluminados, de preferência com câmeras de circuito fechado, como, por exemplo, shoppings centers, lanchonetes e restaurantes, hotéis, postos de combustíveis e estacionamentos pagos. Essas mesmas precauções valem para quem está vendendo o veículo.


Naturalmente, o consumidor brasileiro não gosta de acontecimentos imprevisíveis em relação aos produtos que consome. Há décadas, o orçamento doméstico do consumidor brasileiro de classe média é um pouco apertado. Na ponta do lápis, o custo de manutenção do seu automóvel não deve ter surpresas desagradáveis, acontecimentos imprevistos. Neste aspecto, o Mitsubishi Pajero TR4 é previsível, pode ficar tranquilo, ele não “dá dor de cabeça” aos seus proprietários, basta manter sua manutenção em dia, em boas oficinas mecânicas.


É notável o volume de vendas de utilitários esportivos nos Estados Unidos, um sonho de consumo dos norte-americanos, em geral mais espaçosos e confortáveis. No Brasil essa tendência também existe e é muito forte. Em 2019, por exemplo, todos eles juntos somaram quase 27% do número total de automóveis fabricados no Brasil, de um total de 2.261.967 unidades fabricadas, incluindo hatches e sedans, principalmente os compactos.


Há quem diga que no futuro, daqui a alguns anos, os utilitários esportivos serão o segmento mais vendido, ultrapassando as vendas de carros compactos populares, inclusive. E não seria difícil entender o porquê: Conforto.


Para clientes mais exigentes e de maior poder aquisitivo, a Mitsubishi do Brasil colocou a disposição no mercado brasileiro os sofisticados e refinados utilitários esportivos de tamanho médio Mitsubishi Pajero Full e Mitsubishi Pajero Dakar, durante as décadas de 2000 e 2010, e, atualmente, o modelo mais sofisticado da marca é o utilitário esportivo de tamanho médio Mitsubishi Pajero Sport, importado.


A Mitsubishi do Brasil possui uma rede de mais de 152 concessionárias.


SUV’S MAIS VENDIDOS NO BRASIL EM 2019

POSIÇÃO

MODELO

UNIDADES

Jeep Renegade

68.726

Jeep Compass

60.362

Hyundai Creta

57.460

Nissan Kicks

56.062

Honda HR-V

49.488

Volkswagen T-Cross

37.081

Ford EcoSport

34.206

Renault Captur

28.660

Renault Duster

26.090

10ª

Citroen C4 Cactus

16.438

Fonte: Anfavea


FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS


MITSUBISHI PAJERO IO

  • Capacidade: 5 pessoas (incluindo o motorista);
  • Carroceria: Utilitário esportivo de 5 portas;
  • Comprimento: Aprox. 4,3 metros;
  • Entre-eixos (espaço interno): Aprox. 2,45 metros;
  • Largura: Aprox. 1,7 metro;
  • Altura: Aprox. 1,7 metro;
  • Motorização (potência / torque): SOHC 1.8 4 cil. 16 válv. (117 cavalos / 17 kgfm);
  • Alimentação: Injeção eletrônica de gasolina;
  • Layout: Motorização dianteira e longitudinal;
  • Tração: 4X4, com reduzida;
  • Transmissão (no Brasil): Manual de 5 marchas;
  • Direção: Hidráulica;
  • Suspensão dianteira: Independente McPherson, com molas helicoidais e amortecedores;
  • Suspensão traseira: Eixo rígido, com molas helicoidais;
  • Freios: Discos na frente e tambores atrás, com ABS;
  • Rodas e pneus: Liga leve de 16 polegadas, 215/65 R16;
  • Faróis:
  • Peso (vazio): Aprox. 1.330 kg;
  • Projetista: Estúdio Pininfarina;
  • Porta-malas: 250 litros;
  • Tanque de combustível: 53 litros;
  • Aceleração 0 a 100 km/h (vazio): Aprox. 13 segundos;
  • Aceleração 0 a 100 km/h (lotado): Aprox. 15 segundos;
  • Consumo cidade: Aprox. 7 km / litro (lotado / ar ligado);
  • Consumo rodovia: Aprox. 9 km / litro (lotado / ar ligado);
  • CX (eficiência aerodinâmica):
  • Preço: Aprox. R$ 30 mil (usado / bom estado de conservação);


MITSUBISHI PAJERO TR4

  • Capacidade: 5 pessoas (incluindo o motorista);
  • Carroceria: Utilitário esportivo de 5 portas;
  • Comprimento: Aprox. 4,3 metros;
  • Entre-eixos (espaço interno): Aprox. 2,45 metros;
  • Largura: Aprox. 1,7 metro;
  • Altura: Aprox. 1,7 metro;
  • Motorização (potência / torque): 2.0 4 cil. 16 válv. (131 cavalos / 18 kgfm);
  • Motorização: Cabeçote de alumínio;
  • Taxa de compressão: 9,5:1;
  • Alimentação: Injeção eletrônica de gasolina;
  • Layout: Motorização dianteira e longitudinal;
  • Tração: 4X4, com reduzida;
  • Transmissão: Manual de 5 marchas (de série);
  • Transmissão: Automática de 4 marchas (opcional);
  • Direção: Hidráulica;
  • Suspensão dianteira: Independente McPherson, com molas helicoidais e amortecedores;
  • Suspensão traseira: Multilink, eixo rígido, com molas helicoidais;
  • Freios: Discos na frente e tambores atrás, com ABS (opcional);
  • Rodas e pneus: Liga leve de 16 polegadas, 225/70 R16;
  • Faróis:
  • Peso (vazio): Aprox. 1.345 kg;
  • Projetistas: Estúdio Pininfarina e HPE Automotores;
  • Porta-malas: 350 litros;
  • Tanque de combustível: 53 litros;
  • Aceleração 0 a 100 km/h (vazio): Aprox. 13 segundos;
  • Aceleração 0 a 100 km/h (lotado): Aprox. 15 segundos;
  • Ultrapassagem (de 80 a 120 km/h): Aprox. 17 segundos (4ª marcha);
  • Consumo cidade: Aprox. 7 km / litro (lotado / ar ligado);
  • Consumo rodovia: Aprox. 9 km / litro (lotado / ar ligado);
  • CX (eficiência aerodinâmica):
  • Nível de ruído: 70 decibéis (100 km/h);
  • Preço: Aprox. R$ 40 mil (usado / bom estado de conservação);


ONDE COMPRAR


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Mitsubishi_Pajero_Pinin
  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Mitsubishi_Pajero_iO
  • Mitsubishi Motors (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagens 

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