VOLKSWAGEN TIGUAN
VOLKSWAGEN TIGUAN TSI
VOLKSWAGEN TIGUAN FSI
VOLKSWAGEN TIGUAN ALLSPACE
VOLKSWAGEN TIGUAN R-LINE
INTRODUÇÃO
Logo acima, o bonito e moderno modelo de utilitário esportivo de tamanho médio Volkswagen Tiguan de segunda geração, fabricado em série no México e colocado à venda no Brasil a partir de 2018. Logo abaixo, mais uma imagem de um dos principais representantes da Volkswagen no segmento de utilitários esportivos premium, um sucesso de vendas da marca alemã.
O Volkswagen Tiguan é um moderno utilitário esportivo de tamanho médio com capacidade para transportar com conforto cinco ou sete pessoas, incluindo o motorista, dependendo da geração, projetado na Alemanha, desenvolvido em vários países e fabricado na Alemanha, na Rússia, no Vietnã e na China a partir da década de 2000, e, posteriormente, também no México, na Argélia, na Índia, na Malásia e na Indonésia, a partir da década de 2010, para atender vários mercados, inclusive os Estados Unidos, o Canadá, a Europa Ocidental, a China, a Rússia e o Brasil, tornando-se então um grande sucesso de vendas da multinacional alemã Volkswagen, cujo projeto atualizado já está em sua 2ª geração, mais sofisticado e mais refinado que seu antecessor de 1ª geração.
Aqui no Brasil, durante a década de 2010, os
principais concorrentes do Volkswagen Tiguan de 1ª geração foram o Ford EcoSport, o Toyota RAV-4, o Renault
Duster, o Hyundai Creta, o Chevrolet Tracker, o Nissan Kicks, o Citroen C4 Cactus, o Honda CR-V,
o Jeep Renegade, o Peugeot 2008, o Mitsubishi ASX, o Kia
Sportage, o Mitsubishi TR4 e o Suzuki Vitara, a maioria desses
fabricada no Brasil.
A 2ª geração do Volkswagen Tiguan, um pouco maior,
portanto mais confortável, lançada mundialmente em 2016, já pode ser
considerada um grande e bem sucedido projeto de carro mundial da gigante alemã
Volkswagen, atualmente sendo fabricada e/ou comercializada em várias
partes do mundo, inclusive na América do Norte, na América do Sul, na Europa
Ocidental, na Rússia, na China e na Índia.
Atualmente, os principais concorrentes dessa 2ª
geração do Volkswagen Tiguan são os automóveis premium BMW X3, Jeep Compass, Chevrolet Equinox, Dodge Journey, Ford Bronco, Honda
CR-V, Hyundai Santa Fe, Toyota RAV-4, Caoa Chery Tiggo 8, Mercedes-Benz GLB,
Land Rover Range Rover Evoque, Peugeot 3008, Land Rover Range Rover Sport, Toyota
SW4 e Volvo XC60, quase todos importados.
O sofisticado Audi Q5 também está nessa categoria de utilitários esportivos premium de tamanho médio.
A
VOLKSWAGEN
A Volkswagen do Brasil é uma grande e tradicional fabricante brasileira de automóveis, uma subsidiária do Grupo Volkswagen da Alemanha, que, por sua vez, é um dos maiores fabricantes de automóveis e utilitários do mundo, incluindo caminhões e ônibus. Também fazem parte do Grupo Volkswagen a Porsche, famosa fabricante de automóveis esportivos de alto luxo, a Scania e a MAN, duas grandes e conhecidas fabricantes de caminhões para transporte rodoviário de cargas, a Audi, uma das maiores e mais conceituadas fabricantes de automóveis de alto luxo do planeta, a Lamborghini, uma fabricante italiana de automóveis esportivos de alto luxo, a Seat, uma fabricante espanhola de automóveis populares, e a Ducati, fabricante de motos de alta performance.
Em 2017, por exemplo, o Grupo Volkswagen foi o maior fabricante de automóveis do planeta, com mais de 10.400.000 unidades fabricadas, incluindo os números de vendas da Audi, da Seat e da Porsche. Em 2019, o Grupo Volkswagen fabricou mais de 11.000.000 de unidades, com mais de € 234 bilhões de receita bruta (o equivalente a mais de US$ 262 bilhões) e mais de 640.000 empregados, enquanto a Volkswagen do Brasil foi a segunda maior fabricante de automóveis do Brasil, com mais 414.000 unidades fabricadas.
O CONCEITO SUV
Logo acima, o moderno e bonito utilitário esportivo Volkswagen Tiguan de primeira geração, importado da Alemanha para o Brasil a partir de 2009, um sucesso mundial de vendas da gigante alemã Volkswagen, um dos seus principais produtos no período de 2007 até 2016. Logo abaixo, mais uma imagem do utilitário esportivo de tamanho médio da marca alemã, com bom nível de acabamento e itens de conforto, segurança e desempenho.
A família Volkswagen Tiguan de automóveis utilitários esportivos de tamanho médio é um dos mais bem sucedidos projetos da multinacional alemã Volkswagen, com mais de 6.000.000 de unidades fabricadas desde o seu lançamento mundial em 2007. Ela pode ser considerada uma resposta da gigante alemã ao forte avanço dos seus concorrentes no mercado mundial de automóveis SUV – Sport Utility Vehicles ou crossovers, geralmente mais confortáveis que hatches e sedans.
Ela nasceu na década de 2000, a partir da percepção
dos executivos, engenheiros e designers da montadora alemã sobre o crescente
mercado mundial de automóveis de carroceria alta e, portanto, posição de
dirigir também alta, com pneus de tamanho médio, com vão livre do solo maior
que a distância do solo encontrada em automóveis sedans, tração 4X4, bom espaço
interno e aspecto estético externo levemente country. Esses modelos de
automóveis também são definidos tecnicamente e mercadologicamente pelas
expressões cross-over / all-terrain e
off-road, que significa todo terreno
e fora-de-estrada, numa tradução livre.
Embora a 1ª geração do Volkswagen Tiguan esteja encaixada
no segmento ou categoria de automóveis de tamanho médio, com entre-eixos de 2,6
metros, o suficiente para até três adultos na segunda fileira de assentos (no
total são duas fileiras), lá nos Estados Unidos ela é considerada compacta,
pois os americanos têm seus próprios critérios de classificação ou
categorização de automóveis, geralmente mais exigentes que os demais países.
Aqui no Brasil, por exemplo, ela está encaixada no segmento de utilitários
esportivos de tamanho médio, ou seja, um degrau acima do segmento de
utilitários esportivos compactos, no qual estão, por exemplo, o Ford EcoSport, o
Chevrolet Tracker, o Honda HR-V e o Suzuki Vitara.
A administração da matriz alemã Volkswagen acreditava que lançando uma opção menor e mais barata de SUV – Sport Utility Vehicle, com custo de manutenção mais baixo e consumo de combustível menor, em relação ao seu modelo de utilitário esportivo premium de tamanho médio Volkswagen Touareg, lançado anos antes, alcançaria um público maior, com volume de vendas maior. E foi exatamente o que aconteceu, um sucesso de vendas imediato, uma agradável surpresa para a própria montadora alemã.
Na época, durante a década de 2000, os executivos e
investidores da empresa perceberam que estavam começando a perder mercado em
várias partes do planeta porque a marca Volkswagen ainda não havia dado a
devida importância para o segmento de SUV’s – Sport Utility Vehicles, pois o
Volkswagen Touareg, lançado alguns anos antes, era caro demais para a classe
média. Então a fabricante alemã passou a correr contra o tempo para retomar o
terreno perdido, com uma solução óbvia, aproveitar o máximo possível
plataforma, motores e câmbios já em produção seriada em outros modelos de automóveis,
já testados e aprovados pelo mercado, portanto reduzindo o máximo possível o
risco de introduzir no mercado um automóvel utilitário esportivo completamente
novo, portanto mais sujeito a falhas de projeto. E nada melhor do que começar
pelo aproveitamento de peças, partes e componentes de um carro que dispensa
mais comentários aqui, o hatch médio Volkswagen Golf, um grande sucesso de
vendas e de crítica.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Logo acima, um exemplar de primeira geração do Volkswagen Tiguan, após ser submetido a uma leve reestilização em 2012, também comercializado no Brasil. O Volkswagen Tiguan de primeira geração, fabricado entre 2007 e 2016, ajudou a consolidar a posição do Grupo Volkswagen no segmento de utilitários esportivos em nível mundial. Logo abaixo, o veículo possui espaço suficiente para três adultos no assento traseiro.
O Volkswagen Tiguan é um moderno utilitário esportivo de tamanho médio, cuja 1ª geração tem capacidade para transportar confortavelmente até cinco pessoas, incluindo o motorista, projetada na Alemanha, desenvolvida em vários países, com testes de durabilidade e resistência na Namíbia, inclusive, e fabricado em larga escala a partir de 2007, inicialmente na Alemanha e, posteriormente, pouco tempo depois, na China, no Vietnã e na Rússia, mas sempre sob a supervisão direta e auxílio técnico do departamento de engenharia da Volkswagen, a matriz alemã. Ele foi e é o representante da marca Volkswagen no disputadíssimo mercado mundial de utilitários esportivos de tamanho médio, com construção monobloco em aço galvanizado; com tração 4X4 4Motion ou tração 4X2 dianteira, dependendo da versão; com motorização a gasolina ou diesel (as versões diesel não vieram para o Brasil); e com quatro portas laterais para acesso do motorista e passageiros e uma porta traseira para acesso ao porta-malas.
O seu projeto está focado no atendimento às
necessidades de consumidores de médio poder aquisitivo, principalmente para uso
urbano e rodoviário intensivo e rural leve, somente para transporte de pessoas.
Foi o segundo projeto mundial de utilitário esportivo de tamanho médio da
gigante alemã Volkswagen, mas foi o primeiro que realmente deslanchou a marca
Volkswagen junto aos consumidores da classe média, já que o Volkswagen Touareg
sempre foi, na prática, um carro de elite.
Para evitar o máximo possível o risco de erros no
então novo projeto do Volkswagen Tiguan, já que havia pressa da matriz alemã Volkswagen em recuperar o tempo perdido para outras marcas concorrentes de
automóveis, soluções e conceitos já testados em outros modelos de automóveis da
própria Volkswagen, como o Volkswagen Golf, por exemplo, incluindo plataforma,
motorização, câmbio e sistemas elétrico e eletrônico, foram aproveitados o
máximo possível, mas o aspecto externo e interno dos dois veículos é quase
totalmente diferente, com quase nada restando de estética que lembre o modelo
que lhe deu origem. Por exemplo, a altura do assoalho até o teto do Volkswagen
Tiguan é maior que a altura do hatch médio que lhe deu origem, o que resulta em
mais espaço interno para os ocupantes.
Um dos destaques da 1ª geração do Volkswagen Tiguan é
o seu design com linhas equilibradas, semi-retas e com vincos suaves, marcantes
e agradáveis. Mas vale relembrar que o Volkswagen Tiguan já está na 2ª geração,
quase totalmente nova, mais confortável, mais sofisticada, mais moderna e mais
refinada que a geração antecessora, com design um pouco mais ousado, inclusive.
O utilitário esportivo médio Volkswagen Tiguan de 1ª
geração pode ser considerado um modelo moderno de automóvel, bonito,
confortável, sofisticado e refinado, inclusive com injeção direta de combustível,
turbocompressor, câmbio automático Tiptronic de 6 velocidades ou marchas, tração
4X4 4Motion, com controle de tração e controle de estabilidade, entre vários
outros itens de conforto, segurança e desempenho.
Ele tem ar condicionado e ar quente; airbags frontais,
laterais e de cortina; freios a discos ventilados na frente e discos sólidos atrás,
com ABS (sistema antitravamento); bancos com ajustes de altura e inclinação;
suspensão independente na dianteira e semi-independente na traseira; vidros
elétricos e trava central elétrica das portas, com alarme; entre outros itens.
A FAMÍLIA TIGUAN
De modo geral, todos os modelos Volkswagen Tiguan das duas gerações fabricadas pela Volkswagen e suas subsidiárias são utilitários esportivos médios de construção monobloco em aço galvanizado, fabricados com quatro portas laterais para acesso do motorista e passageiros e uma porta traseira para acesso ao porta-malas. Todas as versões da 1ª geração e da 2ª geração foram fabricadas sobre as plataformas Volkswagen PQ46 e Volkswagen MQB, respectivamente, com algumas melhorias de estrutura, acabamento e mecânica na 2ª geração.
Na verdade, para ser mais preciso, a plataforma
utilizada para a montagem do monobloco do Volkswagen Tiguan, a Volkswagen PQ46,
não é, exatamente, a mesma utilizada para a montagem do Volkswagen Golf, a
Volkswagen PQ35, elas são bem parecidas, quase gêmeas, fazem parte da mesma
família de plataformas, mas não são idênticas.
Todos os modelos Volkswagen Tiguan das duas gerações
têm motorizações dianteiras e transversais e as duas gerações possuem versões
com tração 4X4, geralmente nas versões com motorização mais potente e de preço
mais alto. Automóveis com motorização transversal são mais seguros porque em
caso de acidente grave com impacto frontal o risco do bloco do motor invadir o
habitáculo é menor.
VOLKSWAGEN TIGUAN (1ª GERAÇÃO)
Logo acima, um exemplar bem conservado do Volkswagen Tiguan de primeira geração, disponível no mercado brasileiro de automóveis usados. Um carro bonito, confortável, bem projetado e bem fabricado. Logo abaixo, painel completo, câmbio automático, vidros com acionamento elétrico e bancos revestidos em couro.
A 1ª geração do Volkswagen Tiguan foi criada na Alemanha, desenvolvida em vários países e fabricada em larga escala inicialmente na Alemanha, a partir de 2007, e, posteriormente, na China, na Rússia e no Vietnã, chegando ao Brasil em 2009 pelas mãos da importadora oficial Volkswagen do Brasil e comercializada nas concessionárias de veículos novos da marca alemã. As unidades que vieram para o Brasil foram importadas da Alemanha, nas versões mais completas ou intermediárias, como, por exemplo, a versão Volkswagen Tiguan 2.0 TSI 4Motion, praticamente completa, embora lá na Europa Ocidental fosse considerada intermediária.
Lá na Europa Ocidental, essa geração foi fabricada e
comercializada com quatro opções de motorização, incluindo uma opção de motor a
diesel, porém a versão com motor a diesel não foi comercializada no Brasil,
pois a legislação brasileira não permitia. Por outro lado, as poucas versões
trazidas para o Brasil durante a década de 2010 possuem ótimo nível de equipamentos
de conforto, segurança e desempenho, todas elas com quatro portas laterais, com
assentos para cinco pessoas no total, o motorista e quatro passageiros, e uma
porta traseira para acesso ao porta-malas.
Na segunda fileira é possível transportar até três
adultos com um nível de conforto bastante razoável, mas o mais adequado mesmo
são dois adultos nas laterais e uma criança no centro, na cadeirinha. Não há
terceira fileira de assentos, portanto a capacidade total é de cinco pessoas
mesmo.
O nome Tiguan é uma combinação de duas palavras, tigre
(tiger, em inglês) e iguana (leguan, em inglês), que, segundo a fabricante
alemã, traz à mente a ideia de força, velocidade, agilidade e esperteza, o que,
de fato, faz sentido, pois o veículo tem um comportamento exemplar nas rodovias
e nas cidades, com acelerações ágeis, retomadas firmes e boa estabilidade. Porém, é importante lembrar
que o limite de velocidade na maioria das rodovias brasileiras é de 100 km/h.
Nos primeiros anos de importação para o Brasil,
somente a versão Volkswagen Tiguan 2.0 TSI 4Motion foi trazida para cá, embora
no exterior ela fosse comercializada com outros nomes, como Volkswagen Tiguan
2.0 TSI Sport & Style e Volkswagen Tiguan 2.0 TSI Comfortline, por exemplo.
Essa versão trazida da Alemanha é bem completa, com tudo o que se exige de um
carro top de linha, incluindo motor Volkswagen
2.0 TSI L4, com 2.000 cilindradas, quatro cilindros em linha, 16 válvulas e
duplo comando de válvulas no cabeçote, turbocompressor, e injeção eletrônica
multiponto e direta de gasolina, resultando em respeitáveis 200 cavalos de
potência e 29 kgfm de torque, o que, combinado com o câmbio automático Tiptronic de 6 marchas, resulta em uma
aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos, mesmo lotada de passageiros
e bagagem leve. Além disso, o carro conta com ar condicionado digital e ar
quente; volante multifuncional, com ajuste de altura e profundidade; vidros com
acionamento elétrico, trava central elétrica e alarme; direção hidráulica Servotronic, progressiva, mais leve em
baixas velocidades e um pouco mais pesada em altas velocidades, por uma razão
de segurança; bancos com revestimento em couro (opcional) e banco do motorista
com regulagens elétricas (opcional); airbags frontais, laterais e de cortina,
de série; assento traseiro com dispositivo de fixação Isofix, para cadeirinhas
infantis; freios dianteiros a discos ventilados e traseiros a discos sólidos,
com ABS (antibloqueio); controle de tração e controle de estabilidade; indicador
de pressão dos pneus, com sinal de alerta ao condutor do veículo; freio de
estacionamento Auto Hold, capaz de manter o veículo parado em aclives, por
alguns segundos, antes do motorista pisar no acelerador; teto solar panorâmico
SkyView (opcional); sensor de estacionamento; sensor de chuva, para acionamento
automático do limpador de para-brisa; rádio AM/FM, com CD player e entrada USB
para arquivos de áudio em MP3 (de série) e GPS integrado (opcional); e rodas de
liga leve de 17 polegadas, de série, ou de 18 polegadas, opcionais;
O padrão de qualidade alcançado pela Volkswagen durante a fabricação da 1ª geração do Volkswagen Tiguan, na década de 2010, foi
considerado bom, equivalente ao padrão de qualidade do Volkswagen Golf, um
hatch médio que conquistou o mercado brasileiro pela sua previsibilidade, sem
sustos na oficina. No caso específico do Volkswagen Tiguan, suas versões
vendidas no Brasil se envolveram e/ou foram envolvidas em poucas polêmicas,
entre as quais esteve o preço de aquisição um pouco salgado, entre R$ 130 mil e
150 mil, em valores da época, mesmo assim mais barato que o Volkswagen Touareg,
um carro chique, que não saía por menos de R$ 180 mil, na versão de entrada, ou
R$ 230 mil, na versão top de linha.
Naturalmente, o consumidor brasileiro não gosta de
acontecimentos imprevisíveis em relação aos produtos que consome. Há décadas, o
orçamento doméstico do consumidor brasileiro de classe média é um pouco
apertado. Na ponta do lápis, o custo de manutenção do seu automóvel não deve
ter surpresas desagradáveis, acontecimentos imprevistos. Ao que parece, aqui no
Brasil não foram comercializadas unidades de Volkswagen Tiguan de 1ª geração com
câmbio automático Volkswagen DSG de 7 velocidades, de dupla embreagem, não
banhado a óleo. Mesmo assim, por via das dúvidas, antes de comprar verifique atentamente
esse detalhe, e, caso o exemplar que lhe interessa possua esse câmbio, peça um
bom desconto ao vendedor e verifique com sua oficina de confiança se é possível
trocá-lo por um câmbio automático DSG equivalente, mas banhado a óleo, ou
Tiptronic automático convencional.
O Volkswagen Tiguan de 1ª geração foi um grande
sucesso de vendas da multinacional Volkswagen A.G. em todos os continentes, ele
vendeu mais de 5.000.000 de unidades entre 2007 e 2016, portanto em quase 10
anos de fabricação seriada.
O veículo é considerado seguro, tendo conseguido
alcançar cinco estrelas, a nota máxima, nos testes de segurança do EuroNCAP, o programa europeu de
avaliação dos níveis de segurança dos veículos comercializados no mercado
europeu, e cinco estrelas, também nota máxima, nos testes de segurança da NHTSA, a agência governamental
americana do setor de transportes rodoviários.
VOLKSWAGEN TIGUAN (2ª GERAÇÃO)
Logo acima, um exemplar do Volkswagen Tiguan de segunda geração, também disponível no mercado brasileiro de automóveis usados. Ainda mais bonito, confortável, sofisticado e refinado que seu antecessor de primeira geração. Logo abaixo, painel completo, câmbio automático, vidros com acionamento elétrico, central multimídia e bancos revestidos em couro.
A fabricação em série da 2ª geração do Volkswagen Tiguan foi iniciada em 2016, inicialmente na Alemanha, e, pouco tempo depois, no México, na China, na Rússia, na Índia, na Malásia, na Argélia e na Indonésia, mas as unidades importadas para o Brasil chegam do México, país com o qual o Brasil possui um acordo comercial. Atualmente, o projeto de 2ª geração do Volkswagen Tiguan é de um carro mundial, vendido com duas opções de carrocerias, uma opção com carroceria de entre-eixos menor e outra com carroceria de entre-eixos maior, dependendo da versão.
Na década de 2010, o utilitário esportivo Volkswagen
Tiguan de 1ª geração já era um dos modelos da categoria crossover mais
conhecidos no mundo, inclusive em vários países da América Latina, quando a
matriz alemã Volkswagen decidiu dar continuidade ao projeto e levá-lo à 2ª
geração, com fabricação seriada a partir de 2016. Ele já era um grande sucesso
de vendas da fabricante alemã em vários mercados, principalmente nos Estados
Unidos, na Europa Ocidental, na China e na Rússia, mas a reformulação quase
completa do projeto tornou o modelo ainda mais competitivo, ainda mais bonito e
moderno.
Essa 2ª geração do automóvel da Volkswagen A.G. começou
a ser fabricada na Alemanha em 2016 e no México em 2018, quase totalmente
remodelada, quase totalmente reformulada, ainda mais bonita que os modelos da
1ª geração, ambas as gerações, aliás, com carroceria do tipo monobloco,
portanto dentro da categoria crossover. No entanto, mudou quase tudo, inclusive
com um aumento de distância entre-eixos para 2,8 metros nas versões com o nome
Volkswagen Tiguan Allspace, portanto com 20 centímetros a mais para as pernas
dos passageiros da fileira intermediária, já que, a partir de então, o veículo
passou a contar com a terceira fileira de assentos, disponível como opcional,
portanto com capacidade aumentada para sete pessoas no total, incluindo o
condutor.
A principal responsável por essa mudança para melhor
foi a nova plataforma mundial Volkswagen MQB, adotada pelo Grupo Volkswagen em
vários modelos de utilitários esportivos, de hatches e de sedans, inclusive em
modelos da Audi, mas mantendo algumas características positivas da plataforma
anterior, como, por exemplo, a motorização transversal.
Na prática, melhorou sim em relação à geração
anterior, ficou mais moderno, mais confortável, mais sofisticado e mais refinado, inclusive
com novos recursos tecnológicos, principalmente nas versões top de linha, como
a terceira fileira de assentos, portanto com capacidade aumentada para até
cinco adultos e duas crianças; o sistema de abertura automática do porta-malas,
com sensor de presença localizado no para-choque, que percebe a aproximação das
pernas do condutor do veículo e abre o porta-malas automaticamente; aparelho de
ar-condicionado digital e ar quente de três zonas, com saída de ar para a
fileira intermediária; ajuste individual de distância dos assentos da fileira
intermediária, realizado por meio de trilhos longitudinais; painel de
instrumentos quase totalmente digital, com duas telas de cristal líquido, sendo
uma em substituição aos mostradores analógicos do painel de instrumentos e
outra em substituição aos controles analógicos do sistema multimídia; piloto
automático com controle adaptativo de cruzeiro, para manter distância segura do
veículo da frente, assistente de estacionamento e detector de pedestre, com
alerta sonoro ao motorista e capaz até de parar o veículo, em certas condições,
quando em baixa velocidade, quando há risco de atropelamento; e assistente de
farol alto, que funciona automaticamente durante a noite. Na prática, é um carro
premium, mas que não cobra uma pequena fortuna por isso. Por exemplo, a versão
top de linha Volkswagen Tiguan Allspace 350
TSI 4Motion sai por R$ 250 mil, nova, mas é possível encontrar unidades
seminovas por R$ 170 mil, em ótimo estado de conservação, com menos de 50.000
quilômetros rodados.
Essa versão mais completa, a Volkswagen Tiguan Allpace
350 TSI 4Motion possui direção elétrica progressiva; ar condicionado digital e ar quente
de três zonas, com saída de ar para a fileira intermediária; airbags frontais,
laterais e de cortina; freios a discos ventilados nas rodas dianteiras e discos
sólidos nas rodas traseiras, com ABS ou antibloqueio e distribuição eletrônica
de frenagem; controle de tração e controle de estabilidade; porta-malas maior,
com capacidade de 680 litros com a última fileira rebatida ou 210 litros quando
configurado para sete assentos; vidros elétricos, trava central elétrica e
alarme; teto solar convencional
ou panorâmico (opcional); sistema multimídia, com tela sensível ao
toque, com GPS integrado, com rádio AM/FM, entrada USB para arquivos de áudio
em MP3 e conectividade Android Auto
e Apple CarPlay; motor Volkswagen 2.0 TSI L4, com 2.000 cilindradas, quatro
cilindros em linha, 16 válvulas e duplo comando de válvulas no cabeçote, com turbocompressor e injeção eletrônica multiponto e direta de gasolina,
resultando em respeitáveis 220 cavalos de potência e 35 kgfm de torque, o que,
combinado com o câmbio automático DSG de 7 velocidades, com dupla embreagem, banhado
a óleo, resulta em uma aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos,
mesmo lotada de passageiros, com bagagem leve e ar ligado; faróis principais de xenon e faróis
de neblina; lanternas traseiras de LED; volante com regulagem de altura e profundidade; bancos revestidos em
couro, com assento do motorista com regulagens elétricas e
pontos de fixação Isofix para cadeirinhas infantis na fileira intermediária;
brake-light; vários porta-copos; sensor de estacionamento; sensor de
luminosidade, para acionamento automático do faróis principais; sensor de
chuva, para acionamento automático do limpador de para-brisa; e rodas de liga
leve de 19 polegadas, com pneus 255/40 R19; dentre outros itens.
Alguns desses itens de conforto, segurança e desempenho
citados nos dois parágrafos acima, disponíveis na versão top de linha, são mais recentes. Além disso, eles não
estiveram e não estão disponíveis para as versões mais baratas do Volkswagen Tiguan, também
importadas para o Brasil, desde 2018, como, por exemplo, a versão Volkswagen Tiguan Allspace 250 TSI Comfortline, com motor
Volkswagen EA211 1.4 TSI L4, com 1.400 cilindradas, quatro cilindros em linha,
16 válvulas e duplo comando de válvulas no cabeçote, acionado por correia
dentada, com turbocompressor e injeção eletrônica multiponto e direta de
gasolina, resultando em 150 cavalos de potência e 25 kgfm de torque, o que,
combinado com o câmbio automático DSG de 6 velocidades ou marchas, com dupla embreagem, banhado
a óleo, resulta em uma aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 13 segundos,
mesmo lotada de passageiros, bagagem leve e ar ligado. Antes de comprar, verifique cada um
dos itens de conforto, segurança e desempenho disponíveis no exemplar que lhe
interessa, seja ele top de linha ou de entrada.
O bonito design do Volkswagen Tiguan, levemente ousado
e irretocável, é uma nova e feliz tendência estética adotada pela Volkswagen em quase todos os seus modelos de automóveis a partir da década de 2010,
um exemplo de bom gosto. Mas, por outro lado, como nada no mundo é perfeito, a
versão Volkswagen Tiguan Allspace 350 TSI 4Motion fica devendo uma solução
definitiva em pelo menos um quesito, o consumo ainda um pouco alto para um
carro de porte médio, percorrendo apenas 8 quilômetros na cidade e 11
quilômetros na rodovia, lotado, com bagagem leve e ar ligado. Não é uma falha grave, mas com preço da gasolina nas alturas, aqui no Brasil, já estava na
hora de uma solução definitiva para essa questão. Se serve de consolo, a versão
Volkswagen Tiguan Allspace 250 TSI Comfortline é mais econômica, com alguns
consumidores falando em até 10 quilômetros na cidade e até 13 quilômetros na
rodovia, em condução moderada.
O vão livre do solo, o espaço entre o solo e o
assoalho do carro nunca foi um ponto forte do Volkswagen Tiguan de 1ª geração,
e agora, na 2ª geração, é quase a mesma coisa, aumentou só um pouquinho, com cerca de 22 centímetros, mas é o
suficiente para o uso off-road ou cross-over / all-terrain leve em
estradas rurais, sem extravagâncias de nenhum tipo. É o suficiente para você
chegar até a fazenda ou sítio da família lá no interior, mas não abuse.
O veículo é considerado seguro, tendo conseguido alcançar cinco estrelas, a nota máxima, nos testes de segurança do LatinNCAP, o programa latino-americano de avaliação dos níveis de segurança dos veículos comercializados na América Latina, incluindo o Brasil.
MERCADO
Logo acima, o cofre do motor do Volkswagen Tiguan de primeira geração, com bloco na posição transversal e dentro do conceito downsizing, movido a gasolina. Logo abaixo, o cofre do motor do Volkswagen Tiguan de segunda geração, também na posição transversal e também dentro do conceito downsizing.
É notável o volume de vendas de utilitários esportivos nos Estados Unidos, um sonho de consumo dos norte-americanos, em geral mais espaçosos e confortáveis. No Brasil essa tendência também existe e é muito forte. Em 2019, por exemplo, todos eles juntos somaram quase 27% do número total de automóveis fabricados no Brasil, de um total de 2.261.967 unidades fabricadas, incluindo hatches e sedans, principalmente os compactos.
Há quem diga que no futuro, daqui a alguns anos, os
utilitários esportivos serão o segmento mais vendido, ultrapassando as vendas
de carros compactos populares, inclusive. E não seria difícil entender o
porquê: Conforto.
SUV’S MAIS VENDIDOS NO BRASIL EM 2019 | ||
POSIÇÃO | MODELO | UNIDADES |
1ª | Jeep Renegade | 68.726 |
2ª | Jeep Compass | 60.362 |
3ª | Hyundai Creta | 57.460 |
4ª | Nissan Kicks | 56.062 |
5ª | Honda HR-V | 49.488 |
6ª | Volkswagen T-Cross | 37.081 |
7ª | Ford EcoSport | 34.206 |
8ª | Renault Captur | 28.660 |
9ª | Renault Duster | 26.090 |
10ª | Citroen C4 Cactus | 16.438 |
Fonte: Anfavea
A Volkswagen do Brasil possui uma rede de mais de 540
concessionárias.
O projeto vencedor do Volkswagen Tiguan acumula mais
de 6.000.000 unidades vendidas até o momento, em mais de 14 anos de fabricação.
Para clientes ainda mais exigentes e de poder aquisitivo ainda mais alto, o Grupo Volkswagen coloca à disposição de seus consumidores os modelos Audi Q7, com até sete lugares, e Porsche Cayenne, com cinco lugares.
Além do Volkswagen Tiguan, a Volkswagen do Brasil coloca à disposição de seus consumidores pelo menos mais duas opções de utilitários esportivos, o Volkswagen Taos, de tamanho médio, e o Volkswagen T-Cross, compacto.
ONDE COMPRAR
- Mercado Livre (classificados): https://www.mercadolivre.com.br/
- Web Motors (classificados):
https://www.olx.com.br/brasil
- OLX Brasil (classificados):
https://www.webmotors.com.br/
- Volkswagen do Brasil: https://www.vw.com.br/pt/carros.html
- Auto Esporte / YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=4RbqMAMHlkk
- Quatro Rodas / YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=E5EcbGcT8Lg
- Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Volkswagen_Tiguan
- Volkswagen do Brasil: https://www.vw.com.br/pt/carros/tiguan-allspace.html
- Site Heycar: https://www.heycar.com.br/ficha-tecnica/7109-ficha-tecnica-do-volkswagen-tiguan-allspace-1-4-tsi-2018
- Quatro Rodas / YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=wVdWYceaPkk
- Auto Esporte /Globoplay: https://globoplay.globo.com/v/9831764/
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Grupo_Volkswagen
- Volkswagen do Brasil: https://www.vw.com.br/pt.html
- Porsche do Brasil: https://www.porsche.com/brazil/pt/models/cayenne/cayenne-models/
- Audi do Brasil: https://www.audi.com.br/br/web/pt/models/q7/q7.html
- Volkswagen (divulgação): Imagens
- Wikimedia: Imagens
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