JAC HUNTER

JAC HUNTER (NO BRASIL)
JAC T9 UTE (NA AUSTRÁLIA)
ICH-X K4 (NA ITÁLIA)
JAC GROUP (HOLDING)


INTRODUÇÃO

A prática JAC Hunter é um utilitário de tamanho médio da categoria das caminhonetes, para uso misto e diário no transporte de passageiros e de carga, criada e desenvolvida na China, na década de 2010, e fabricada em larga escala também na China pela JAC Motors, a partir de 2020, tanto para atender o mercado chinês quanto para exportação para mercados diversos, incluindo a América Latina (Brasil, México e Bolívia, por exemplo), a Oceania (incluindo Austrália e Nova Zelândia), a África (incluindo o Egito e a Etiópia), o Sudeste Asiático (incluindo as Filipinas e o Vietnã) e o Oriente Médio (incluindo o Irã), além de exportar também para a Itália.


Ela é uma caminhonete média, uma opção competitiva na categoria D dos utilitários de uso misto, tanto para transporte de cargas quanto para transporte de passageiros, que compreende as pickups médias com carrocerias construídas sobre chassi, uma opção confortável, segura, sofisticada e até refinada de veículo para transporte diário, rodoviário e rural, de passageiros e cargas, lançada recentemente no Brasil, em 2024.


Esse segmento D de veículos de uso misto é formado predominantemente por pickups com carroceria de aço construída sobre chassi, o objeto de desejo dos fazendeiros brasileiros e um sonho de consumo até de quem mora na cidade, com várias opções disponíveis do mercado brasileiro, algumas já consagradas, como Chevrolet S10, Ford Ranger e Toyota Hilux, por exemplo, e outras coadjuvantes, mas não menos desejadas, como Volkswagen Amarok, Mitsubishi L200 e Nissan Frontier, por exemplo, além de algumas novatas, como a Fiat Titano, por exemplo.


No caso específico da JAC Hunter, ela tem dupla aptidão, bruta o suficiente para transportar até 1.400 kg de carga em sua caçamba de cerca de 1.200 litros de volume, na fazenda, no sítio ou na rodovia e refinada o suficiente para levar a família para passear no cinema, na pizzaria, na sorveteria, na praia e na lanchonete nos finais de semana, vendida aqui no Brasil somente em versões de cabine dupla.

 

Atualmente, aqui no Brasil, a JAC Hunter compete diretamente com as pickups médias de cabine dupla e carroceria sobre chassi Chevrolet S10, Ford Ranger, Toyota Hilux, Volkswagen Amarok, Mitsubishi L200, Fiat Titano e Nissan Frontier, também bem projetadas, bem fabricadas e bem vendidas, todas com motorização turbodiesel e/ou gasolina / flex, embora as pickups Chevrolet Montana, RAM Rampage, Fiat Toro, Renault Oroch e Ford Maverick possam ser consideradas concorrentes indiretas, já que, nestes casos específicos, possuem carroceria monobloco.


O GRUPO JAC

Logo acima, o novo logotipo da JAC Motors, a principal subsidiária da holding multinacional chinesa JAC Group ou JAG Group, por sua vez de propriedade do Grupo Volkswagen e do Governo da China, em forma de joint venture. Logo abaixo, os logotipos anteriores da JAC Motors, uma das mais tradicionais fabricantes de comerciais leves e caminhões da China, com mais de 60 anos de existência.

O grupo empresarial de capital misto JAC Group ou JAG Group é um grande fabricante chinês de comerciais leves, caminhões e automóveis de passeio, principalmente elétricos, formado em 2017 pelo acordo de parceria entre o tradicional fabricante automotivo alemão Volkswagen A.G. e o Governo da China, com participação de 50% para ambos os lados.


Esse fabricante automotivo chinês teve origem em 1964, inicialmente como uma fabricante estatal de caminhões, inicialmente com o nome Hefei Jianghuai, até 1997, quando mudou seu nome para Anhui Jianghuai Automobile, consolidando-se nas décadas de 2000 e 2010 como um grande fabricante chinês de comerciais leves, caminhões e automóveis de passeio, com uma média anual aproximada de 500.000 unidades vendidas, com receitas brutas anuais de mais de US$ 1 bilhão, na média.


Atualmente, a empresa exporta, a partir da China, seus produtos para mais de 100 países, em todos os continentes, mas possui também um acordo terceirização de produção com a Giant Motors, do México, para atender o mercado mexicano e para exportação. Aqui no Brasil, a JAC Group ou JAG Group é representada pelo Grupo SHC, do empresário brasileiro Sérgio Habib, que conseguiu firmar a marca no mercado nacional, com mais de 120 oficinas credenciadas e autorizadas para prestar serviços de manutenção aos veículos com a marca JAC.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

A versátil JAC Hunter é um utilitário de tamanho médio da categoria das caminhonetes, para uso misto e diário no transporte de passageiros e de carga, disponível no mercado brasileiro desde 2024, com construção convencional de carroceria de aço sobre chassi, disponível no Brasil apenas com carroceria de cabine dupla, com tração 4X4 de série, mas com a possibilidade do condutor fazer a seleção da tração 4X2 traseira, 4X4 normal e 4X4 reduzida, inclusive, disponível no Brasil apenas com motorização turbodiesel, atualmente com uma ótima variedade de itens de conforto, segurança e desempenho, vendida apenas na versão top de linha JAC Hunter HD 4X4 AT, embora no exterior haja outras versões mais simples e baratas.


Ela tem capacidade para transportar até cinco pessoas na sua carroceria de cabine dupla, incluindo o motorista. Atualmente, ela é fabricada e/ou montada na China e exportada para o Brasil pelo Grupo SHC, que, por sua vez, distribui o veículo para as cinco concessionárias principais da marca JAC no Brasil.


Com a JAC Hunter, o Grupo SHC pretende disputar o grande segmento de pickups médias do mercado nacional, composto por utilitários médios de uso misto, para trabalho e passeio, para uso urbano e rural, principalmente com suas congêneres americanas, europeias e japonesas, mostrando ao consumidor brasileiro as vantagens da robustez estrutural da construção sobre chassi, com a possibilidade de usar o veículo na cidade, para levar até quatro crianças e adolescentes para a escola ou fazer a compra do mês no supermercado, com espaço de sobra na caçamba para o dia a dia de uso no campo, com capacidade para até 1.400 kg, a maior do mercado nacional entre as pickups médias.


De modo geral, de forma resumida, a família JAC Hunter, conhecida também como família JAC T9, é o resultado da criação e do desenvolvimento em conjunto do Projeto T9, que, por sua vez, compartilha o chassi com os modelos de pickups médias JAC Shuailing T8 e JAC Shuailing T6. Um dos frutos do Projeto T9 é justamente a JAC Hunter HD 4X4 AT, uma pickup média que possui o PBT – Peso Bruto Total abaixo de 3.500 kg, o que significa que ela pode ser dirigida no Brasil por motoristas com carteira de habilitação A/B.


O importante incremento da oferta de produtos da marca JAC no Brasil no mercado brasileiro ocorreu recentemente, em 2024, com o início da importação da 1ª geração da família JAC Hunter, inicialmente com uma versão principal turbodiesel, a JAC Hunter HD 4X4 AT, com preços a partir de R$ 240 mil (sugerido pelo importador oficial SHC); e uma versão totalmente elétrica de uma outra família de veículos, a JAC Hunter iEV-330P, o primeiro modelo de pickup totalmente elétrico disponível no mercado brasileiro, com autonomia aproximada de 230 quilômetros, segundo o fabricante, com garantia de 5 anos.


No caso específico da novíssima JAC Hunter HD 4X4 AT trata-se de uma versão completíssima, vendida por um preço bem competitivo, com um ótimo nível de itens de segurança, conforto e desempenho, com câmbio automático de 8 velocidades ou marchas, com freios ABS ou antibloqueio, EBD ou distribuição eletrônica de frenagem, ESP / ESC ou controle eletrônico de estabilidade, TCS ou controle de tração e com 6 airbags (frontais, laterais e de cortina), por exemplo. Por outro lado, a partir de então, ela se tornou um produto acessível para as famílias brasileiras de classe média-alta, até de quem mora na cidade.


Com esse preço de R$ 240 mil para a versão top de linha a JAC do Brasil pretende “abocanhar uma fatia” desse rico mercado de pickups de cabine dupla, com clientes exigentes e endinheirados, os fazendeiros. E entre os principais atrativos está justamente o seu preço: Essa versão top de linha JAC Hunter HD 4X4 AT, por exemplo, é mais barata que as versões intermediárias de suas principais concorrentes diretas, o que significa que ela está acessível também para a classe média-alta, por meio de financiamento ou consórcio.


Apenas para simples efeito de comparação de dimensões e capacidades, a JAC Hunter está situada num degrau acima das pickups leves Volkswagen Saveiro, Fiat Toro, RAM Rampage, Fiat Strada e Renault Oroch e num degrau abaixo das pickups grandes Ford F-250, Nissan Titan, Ford F-150, RAM 2500, Toyota Tundra, Chevrolet Silverado, RAM 3500 e GMC Sierra, lembrando que uma pickup grande não significa necessariamente um caminhão. Parte dos modelos de caminhonetes citada neste parágrafo está disponível para venda no Brasil por meio dos respectivos importadores oficiais e parte somente por meio de importadores independentes.


AS PICKUPS MÉDIAS

A partir da década de 1990, as pickups ou picapes médias de cabine dupla, cabine simples e cabine estendida, de diversas marcas e modelos, de fabricantes diferentes, disponíveis no mercado brasileiro, a maioria importada, ajudaram a difundir o conceito de veículo utilitário de tamanho médio e de uso misto, para a zona rural e para a zona urbana, com itens de conforto, segurança e desempenho antes disponíveis mais comumente em automóveis de luxo, como ar condicionado e aquecedor; direção hidráulica; cintos de segurança de três pontos; vidros elétricos e trava central elétrica das portas; injeção eletrônica; freios ABS; e piloto automático; dentre outros.


Com o passar dos anos, chegaram ao Brasil, trazidas da Argentina, as confortáveis versões de cabine dupla da Ford Ranger e da Toyota Hilux, com vários níveis de equipamentos e acabamento, uma melhor que a outra, e assim elas deixaram de ser apenas pickups e passaram a ser consideradas símbolos de status. Por outro lado, a General Motors decidiu fabricar no Brasil, desde a década de 1990, a Chevrolet S10, uma decisão acertada, já que o modelo ocupa, até hoje, um lugar de destaque no portfólio da empresa e no seu balanço anual, responsável por boa parte da receita bruta da empresa aqui no Brasil, como um dos principais produtos, um dos mais bem sucedidos aqui no Brasil desde então.


Entre as marcas orientais, chegaram ao Brasil, também inicialmente importadas e também na década de 1990, as pickups médias Mitsubishi L200, Toyota Hilux e Nissan Frontier, dispostas a disputar o mercado nacional de utilitários de uso misto. A pickup média Volkswagen Amarok chegou em 2010 ao mercado brasileiro. No caso específico da JAC Hunter e da Fiat Titano, elas chegaram tarde, deveriam ter vindo antes para o Brasil, mas antes tarde do que nunca.


Entre as principais características desses modelos de automóveis (ou utilitários, se você preferir) está a posição de dirigir alta, a preferida pela grande maioria dos motoristas brasileiros, australianos e americanos, com visão panorâmica do ambiente ao seu redor. Uma parte desses modelos foi e é fabricada com motores a gasolina, verdade seja dita menos econômica que as opções de motorização diesel. Hoje em dia, considerando o mercado brasileiro de automóveis usados, os modelos com motores turbodiesel tendem a ser mais valorizados na hora da revenda. Pense nisso na hora de comprar uma caminhonete nova. Curiosamente, nos Estados Unidos os modelos a gasolina também venderam e ainda vendem bem.


As versões com cabine dupla são mais valorizadas que as versões de cabine simples e cabine estendida. As cores mais valorizadas no mercado brasileiro de automóveis usados são prata, preto, cinza e azul. As versões 4X4 são mais valorizadas, mas o custo de manutenção é um pouco maior. No caso específico da família JAC T9, ela está disponível no Brasil e no exterior apenas em modelos de cabine dupla, com quatro portas laterais.


CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

A família JAC T9, da qual a JAC Hunter faz parte, é, essencialmente, um projeto chinês adaptado para o uso em outros mercados, principalmente a América Latina (Brasil e México, principalmente), África (incluindo Egito e Etiópia), Sudeste Asiático (incluindo Filipinas e Vietnã), Oriente Médio e Oceania (principalmente Austrália e Nova Zelândia), dentre outros países.


E como todo mundo já sabe, entre os principais atrativos dos produtos chineses em geral está o preço, geralmente mais competitivo, sem necessariamente abrir mão da qualidade e da elegância. Prova disso estão os utilitários esportivos da família Caoa Chery Tiggo, com preços atraentes, geralmente mais baratos que seus principais concorrentes, e boa qualidade geral, dentro da média do mercado.


A 1ª geração da família JAC T9 foi lançada na China em 2020, já prevendo uma eventual exportação para o Brasil, o que de fato ocorreu a partir de 2024, mas aqui com o nome JAC Hunter, por meio de importação oficial, pois ela não é fabricada aqui. O projeto básico dessa 1ª geração, da década de 2010, possui um bom ou ótimo nível de itens de segurança, conforto e desempenho, dependendo da versão.


A JAC HUNTER (1ª GERAÇÃO)

A fabricação seriada da 1ª geração da JAC T9 foi iniciada em 2020 na China pela JAC Motors, inicialmente para atender o gigantesco mercado interno chinês e, posteriormente, para exportação para vários países, incluindo o Brasil, neste caso com o nome JAC Hunter, inicialmente na versão top linha JAC Hunter HD 4X4 AT, com cabine dupla, quatro portas laterais, tração 4X4 de série e câmbio automático.


Segundo o importador oficial Grupo SHC, há previsão de chegada ao Brasil de pelo menos mais duas versões da JAC Hunter: Seria uma versão totalmente elétrica, a JAC Hunter EV, e uma versão mais básica, a combustão interna, com câmbio manual, neste caso específico principalmente para atender frotistas, locadoras de veículos, profissionais autônomos (pedreiros, eletricistas, encanadores e pintores, por exemplo), órgãos públicos de segurança (principalmente militares, polícias e bombeiros), órgãos públicos ambientais e fiscalizadores em geral, além de prestadores de serviços terceirizados em geral, como empresas distribuidoras de energia elétrica, por exemplo.


Basicamente, de forma resumida, a versão top de linha JAC Hunter HD 4X4 AT é quase o mesmo modelo de pickup destinado ao mercado chinês e para outros mercados, com exceção de alguns detalhes, como, por exemplo, a direção do lado direito para o mercado australiano, por exemplo, dentre outros detalhes.


Aqui no Brasil, a JAC Hunter HD 4X4 AT é completíssima, ela apresenta uma das melhores relações custo benefício do mercado brasileiro, apresentando um conjunto realmente completo, com inúmeros itens de segurança, conforto e desempenho; tração 4X4 de série, com reduzida, mas com a opção do condutor selecionar a tração 4X4 traseira, por meio de um botão no painel.


Entre os pouquíssimos erros cometidos pelo importador oficial Grupo SHC foi a decisão de trazê-la para o Brasil com grades, para-choques e molduras totalmente pretas, ao contrário de suas principais concorrentes, que disponibilizam versões top de linha com aspecto externo mais refinado e elegante, com grades, para-choques e molduras na mesma cor da carroceria e com alguns detalhes cromados.


Aqui no Brasil, a JAC Hunter HD 4X4 AT está posicionada no segmento de pickups ou picapes de tamanho médio, todas construídas com carroceria sobre chassi. No caso específico da JAC Hunter HD 4X4 AT, ela está disponível apenas com carroceria de cabine dupla, com tração 4X4, mas com a possibilidade do condutor selecionar a tração somente no eixo traseiro, para economizar combustível na cidade e na rodovia, ou selecionar a tração 4X4 normal, para estradas rurais, ou 4X4 reduzida, para lama e areia, inclusive com capacidade para até 1.400 kg de carga em uma caçamba de 1.200 litros. Essa capacidade de 1.400 kg é a maior da categoria das pickups médias disponíveis no Brasil.


A JAC Hunter HD 4X4 AT possui moderna motorização turbodiesel longitudinal HFC4DB2-2E1, conhecida também como JAC 2.0 L4, de 2.000 cilindradas e quatro cilindros em linha, com injeção direta Common Rail, com 191 cavalos de potência e 46 kgfm de torque, combinada com câmbio automático ZF de oito velocidades ou marchas, o que possibilita ao veículo um desempenho bem razoável, tanto na rodovia como na estrada rural, com aceleração de 0 a 100 km/h na rodovia em cerca de 12 segundos, vazia, ou 14 segundos, com passageiros e bagagem, com consumo de 8 quilômetros na cidade, vazia, e 10 quilômetros na rodovia, vazia.


O arranjo da suspensão da JAC Hunter de 1ª geração é convencional, independente na frente, com duas bandejas sobrepostas de cada lado, complementadas por molas helicoidais e amortecedores, e com eixo rígido na traseira, combinado com feixe de molas longitudinais e amortecedores. Em estradas rurais, o comportamento da pickup média chinesa é um pouco áspero, com rodar firme, mas um pouco rude. Essa configuração de suspensão tenta manter o compromisso ou proposta de um veículo versátil, tanto para transporte de cargas na caçamba quanto para o transporte de passageiros na cidade e na rodovia.


De modo geral, considerando a grande maioria das pickups médias com carroceria montada sobre chassi, é impossível comparar a suavidade e refinamento ao rodar da suspensão de um utilitário esportivo do tipo crossover ou de um sedan com o comportamento de uma pickup média, portanto é comum e até normal que pickups médias disponíveis no Brasil apresentem suspensão um pouco rústica, é assim mesmo, acostume-se.


A partir de 2024, a JAC Hunter está disponível no Brasil com uma ótima variedade de itens de desempenho, conforto e segurança, principalmente na versão top de linha JAC Hunter HD 4X4 AT, incluindo direção elétrica, ar condicionado digital com saída de ar para os passageiros do assento traseiro; vidros elétricos e trava central elétrica, com chave presencial (keyless entry) e partida do motor por meio de botão start no painel; freios a discos ventilados, com ABS ou antitravamento, EBD ou distribuição eletrônica de força de frenagem, ESP / ESC ou controle eletrônico de estabilidade e TCS ou controle de tração; seis airbags (frontais, laterais e de cortina); bancos com revestimento em couro na cor marrom, com os dois assentos dianteiros com ajustes elétricos; rodas de alumínio de 18 polegadas, com pneus 265/60 R18, com sensor de monitoramento da pressão dos pneus; faróis principais de LED, lanternas de LED e faróis de neblina, com sensor de luminosidade integrado aos faróis principais, para acendimento automático, e ajuste de altura do facho ou feixe dos faróis principais; HDC (hill descent) / HHC ou assistente de partida em rampas; sistema multimídia com tela de 13 polegadas, com GPS nativo, com rádio AM/FM e entrada USB para arquivos de áudio em MP3, 4 alto-falantes e 4 tweeters e conectividade Android Auto e Apple CarPlay, inclusive; câmeras externas que formam imagem interna de 360º na tela multimídia; volante multifuncional, com ajuste de altura; painel de instrumentos digital, com tela de LED de 7 polegadas; e teto solar elétrico; dentre outros itens.


Cansou? Tem mais, respire fundo, vamos em frente: Estribo de alumínio, para entrada facilitada dos ocupantes do veículo; porta USB dianteira para conexão de smartphone e conector de 12 volts para carregamento de dispositivos móveis para os ocupantes do assento traseiro; retrovisores externos com ajuste elétrico, indicadores de direção, desembaçadores e rebatimento; porta-objeto central (entre os dois assentos da frente) com refrigeração; cintos de segurança dianteiros de três pontos, com regulagem de altura, pré-tensionadores e alarme de afivelamento e assento traseiro com ponto de fixação ISOFIX, para cadeirinhas infantis; e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros; dentre outros itens.


Nota-se nos dois parágrafos acima que foi uma decisão acertada da fabricante disponibilizar uma grande variedade de itens de segurança, conforto e desempenho, já que entre seus compradores estão proprietários rurais de alto poder aquisitivo, ou seja, fazendeiros, dispostos a pagar mais por um veículo mais completo para passear com a família a bordo. No entanto, nota-se a ausência de alguns itens como, por exemplo, o piloto automático (cruise control) combinado com assistente de permanência em faixa, que, curiosamente, está disponível nos exemplares da família JAC T9 vendidos em outros mercados, como na Austrália, por exemplo.


Outro dos pouquíssimos erros cometidos pelo importador oficial Grupo SHC está a falta de uma opção ainda mais discreta e sutil de revestimento interno em couro e/ou tecidos finos na cor preta ou cinza escuro, já que a cor marrom pode não agradar a todos os perfis de consumidores, principalmente os consumidores mais discretos, mais atentos ao valor de revenda do veículo.


Na versão mais completa JAC Hunter HD 4X4 AT trata-se de uma caminhonete sofisticada, bonita, com bom acabamento, com inúmeros itens de segurança, conforto e desempenho para viajar com a família, inclusive com apoios de cabeça para todos os ocupantes; capota marítima e protetor de caçamba; vão livre de 24 centímetros do solo, necessário para transitar por estradas rurais (terra, areia e lama) opções de cores sólidas e cores metálicas; e santantônio (de série); dentre outros itens.


Resumindo, uma típica pickup média, com corpo, motorização e disposição de trabalhadora braçal, perfeita para trabalhar nos dias de semana, na fazenda e/ou na cidade, mas com alma e refinamento de uma princesa, inclusive com bom espaço interno (bom entre-eixos de 3,1 metros) e bom acabamento interno, adequada para levar a esposa e os filhos para passear nos finais de semana, na praia, na pizzaria, no restaurante, na sorveteria, no cinema, no shopping e no parque de diversões.


Trata-se de uma das melhores opções de veículos utilitários de uso misto e de tamanho médio disponíveis no mercado brasileiro de automóveis atualmente, apresentando uma das melhores relações custo benefício da categoria, com preços a partir de R$ 240 mil (sugerido), disponível nas concessionárias de veículos novos da marca JAC, aqui no Brasil, com mais de 120 oficinas cadastradas no Brasil para manutenção periódica e corretiva.


Assim como suas principais concorrentes, ela consegue se destacar no mercado pelo equilíbrio do tamanho, do peso, do conjunto mecânico, da eletrônica embarcada, do consumo, da estética e do nível de conforto.


A blindagem nível IIIA é recomendada pelo blog, por uma razão óbvia...


As cores mais valorizadas no mercado de automóveis usados são prata, preto, cinza e azul. Pense nisso no momento de comprar uma pickup nova.


A JAC Hunter alcançou a nota máxima de 5 estrelas no teste de colisões frontal e lateral do ANCAP - Australasian New Car Assessment Program, que é o programa público de avaliação dos níveis de segurança de automóveis novos disponíveis no mercado da Oceania, incluindo Austrália e Nova Zelândia, mantido pelo Governo da Austrália e outras entidades.


MERCADO

A JAC Hunter HD 4X4 AT, com tração 4X4 e com motorização turbodiesel, é uma das melhores opções de pickups de tamanho médio no Brasil. Ela é prática, funcional, confortável e segura. O número de concessionárias JAC no Brasil ainda é baixo, é verdade, apenas 5 unidades, mas o representante oficial Grupo SHC conseguiu firmar a marca aqui no Brasil por meio de oficinas credenciadas, autorizadas e treinadas para prestação do serviço de manutenção em seus veículos, mais de 120 unidades espalhadas pelo Brasil.


Atualmente, a JAC Hunter enfrenta uma dura competição com modelos conceituados de marcas americanas, europeias e japonesas, uma melhor que a outra, principalmente a Ford Ranger, a Chevrolet S10 e a Toyota Hilux, líderes de mercado, já consagradas no Brasil, e as coadjuvantes, mas não menos desejadas, Mitsubishi L200, Nissan Frontier, Volkswagen Amarok e também novata Fiat Titano, esta entre as mais recentes, lançada no Brasil também em 2024.


É difícil dizer qual delas é melhor, todas estão em pé de igualdade, o mais provável é que o gosto pessoal do consumidor o incline a um ou outro modelo. No mercado de automóveis usados a Ford Ranger, a Chevrolet S10 e a Toyota Hilux são líderes, são de fácil e revenda, e uma grande quantidade está disponível no mercado para comprar, dá para escolher a dedo, com calma, negociar bem, sem pressa, e verificar com cuidado o estado de conservação. Além disso, os preços estão bem razoáveis.


Embora os números de concessionárias das marcas Toyota, Mitsubishi, Ford e Nissan sejam menores no Brasil, oficinas independentes em geral já estão acostumadas com a Toyota Hilux, com a Mitsubishi L200, com a Ford Ranger e com a Nissan Frontier. Os preços delas no mercado de automóveis usados também estão bem razoáveis.


PICKUPS GRANDES, MÉDIAS E LEVES MAIS VENDIDAS NO BRASIL EM 2022

POSIÇÃO

MODELO

UNIDADES

Fiat Strada

112.456

Fiat Toro

49.567

Toyota Hilux

48.606

Chevrolet S10

27.128

Volkswagen Saveiro

23.422

Mitsubishi L200

15.831

Ford Ranger

14.302

Renault Oroch

12.022

Nissan Frontier

8.669

10ª

Volkswagen Amarok

6.012

11ª

RAM 3500 / RAM 2500

5.056

12ª

Ford Maverick

1.382

 

 

 

 

 

 


Além desses modelos de porte médio, há outros segmentos de utilitários que não devem ser ignorados na hora da compra, dentre eles o segmento de utilitários compactos, todos com carroceria monobloco, dentre eles a Fiat Strada, com 112.456 unidades fabricadas, o carro mais vendido do Brasil; a Fiat Toro, com 49.567 unidades, também um sucesso de vendas; a Volkswagen Saveiro, com 23.422 unidades; e a Renault Oroch, com 12.022 unidades, neste caso usando plataforma, motor e câmbio do utilitário esportivo Renault Duster, o que facilita sua manutenção, já que se trata também de um carro bem vendido.


No andar de cima, na cobertura duplex de alto padrão, no topo da pirâmide ou na suíte presidencial do hotel cinco estrelas, se você preferir, estão RAM 2500, Ford F-150, RAM 3500 e Chevrolet Silverado, objetos de desejo ou sonho de consumo de dez em cada dez fazendeiros brasileiros.


FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS


JAC HUNTER HD 4X4 AT

  • Capacidade: 1 motorista e 4 passageiros;
  • Caçamba: Até 1.400 kg em 1.200 litros;
  • Comprimento: Aprox. 5,4 metros;
  • Largura: Aprox. 2 metros;
  • Altura (com barras): Aprox. 2 metros;
  • Entre-eixos: Aprox. 3,1 metros;
  • Motorização: Turbodiesel HFC4DB2-2E1, 2.000 cilindradas, 4 cilindros em linha, longitudinal;
  • Potência e torque: 191 cavalos e 46 kgfm;
  • Alimentação: Injeção direta Common Rail de diesel;
  • Taxa de compressão: 17:1;
  • Ignição:
  • Câmbio: Automático ZF de oito velocidades ou marchas;
  • Aceleração 0 a 100 km/h: Aprox. 12 segundos (vazio);
  • Consumo médio (cidade): Aprox. 8 quilômetros / litro (vazio);
  • Consumo médio (rodovia): Aprox. 10 quilômetros / litro (vazio);
  • Direção: Elétrica, com volante multifuncional;
  • Tração: 4X4, com reduzida;
  • Freios: Discos ventilados, com ABS, EBD e ESC;
  • Rodas e pneus: 265/60 R18, com rodas 18 polegadas;
  • Suspensão dianteira: Independente, braços triangulares duplos, molas helicoidais e amortecedores;
  • Suspensão traseira: Eixo rígido, com feixe de molas longitudinais e amortecedores;
  • Vão livre do solo: Aprox. 24 centímetros;
  • Tanque: 76 litros;
  • Peso vazio: Aprox. 2.050 kg;


ONDE COMPRAR


GALERIA DE IMAGENS


JAC HUNTER OU T9


SANTO ANTÔNIO


CRASH-TEST (ANCAP)


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PAINEL DE INSTRUMENTOS


CÂMERA 360 GRAUS


CAÇAMBA


TETO SOLAR


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Atenção: As informações, conceitos e valores (preços) emitidos neste artigo ou página são apenas de caráter informativo e podem não estar absolutamente precisos e rigorosos, pois esse não é o objetivo do blog. Para informações, conceitos e valores mais precisos e rigorosos entre em contato com o fabricante e/ou com seu representante de vendas.


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/JAC_Hunter
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/JAC_Motors
  • JAC (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagens

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