JAC HUNTER
JAC HUNTER (NO BRASIL)
JAC T9 UTE (NA AUSTRÁLIA)
ICH-X K4 (NA ITÁLIA)
JAC GROUP (HOLDING)
INTRODUÇÃO
A prática JAC Hunter é um utilitário de tamanho médio da categoria das caminhonetes, para uso misto e diário no transporte de passageiros e de carga, criada e desenvolvida na China, na década de 2010, e fabricada em larga escala também na China pela JAC Motors, a partir de 2020, tanto para atender o mercado chinês quanto para exportação para mercados diversos, incluindo a América Latina (Brasil, México e Bolívia, por exemplo), a Oceania (incluindo Austrália e Nova Zelândia), a África (incluindo o Egito e a Etiópia), o Sudeste Asiático (incluindo as Filipinas e o Vietnã) e o Oriente Médio (incluindo o Irã), além de exportar também para a Itália.
Ela é uma
caminhonete média, uma opção competitiva na categoria D dos utilitários de uso
misto, tanto para transporte de cargas quanto para transporte de passageiros, que
compreende as pickups médias com carrocerias construídas sobre chassi, uma
opção confortável, segura, sofisticada e até refinada de veículo para
transporte diário, rodoviário e rural, de passageiros e cargas, lançada
recentemente no Brasil, em 2024.
Esse segmento
D de veículos de uso misto é formado predominantemente por pickups com
carroceria de aço construída sobre chassi, o objeto de desejo dos fazendeiros
brasileiros e um sonho de consumo até de quem mora na cidade, com várias opções
disponíveis do mercado brasileiro, algumas já consagradas, como Chevrolet S10, Ford Ranger e Toyota Hilux, por exemplo, e outras
coadjuvantes, mas não menos desejadas, como Volkswagen Amarok, Mitsubishi L200 e Nissan Frontier, por exemplo, além de algumas novatas, como a Fiat Titano, por exemplo.
No caso
específico da JAC Hunter, ela tem dupla aptidão, bruta o suficiente para
transportar até 1.400 kg de carga em sua caçamba de cerca de 1.200 litros de
volume, na fazenda, no sítio ou na rodovia e refinada o suficiente para levar a
família para passear no cinema, na pizzaria, na sorveteria, na praia e na
lanchonete nos finais de semana, vendida aqui no Brasil somente em versões de
cabine dupla.
Atualmente,
aqui no Brasil, a JAC Hunter compete diretamente com as pickups médias de
cabine dupla e carroceria sobre chassi Chevrolet S10, Ford Ranger, Toyota
Hilux, Volkswagen Amarok, Mitsubishi L200, Fiat Titano e Nissan Frontier,
também bem projetadas, bem fabricadas e bem vendidas, todas com motorização
turbodiesel e/ou gasolina / flex, embora as pickups Chevrolet Montana, RAM Rampage, Fiat Toro, Renault Oroch e Ford Maverick possam ser consideradas
concorrentes indiretas, já que, nestes casos específicos, possuem carroceria
monobloco.
O GRUPO JAC
Logo acima, o novo logotipo da JAC Motors, a principal subsidiária da holding multinacional chinesa JAC Group ou JAG Group, por sua vez de propriedade do Grupo Volkswagen e do Governo da China, em forma de joint venture. Logo abaixo, os logotipos anteriores da JAC Motors, uma das mais tradicionais fabricantes de comerciais leves e caminhões da China, com mais de 60 anos de existência.
O grupo empresarial de capital misto JAC Group ou JAG Group é um grande fabricante chinês de comerciais leves, caminhões e automóveis de passeio, principalmente elétricos, formado em 2017 pelo acordo de parceria entre o tradicional fabricante automotivo alemão Volkswagen A.G. e o Governo da China, com participação de 50% para ambos os lados.
Esse
fabricante automotivo chinês teve origem em 1964, inicialmente como uma
fabricante estatal de caminhões, inicialmente com o nome Hefei Jianghuai, até
1997, quando mudou seu nome para Anhui Jianghuai Automobile, consolidando-se
nas décadas de 2000 e 2010 como um grande fabricante chinês de comerciais
leves, caminhões e automóveis de passeio, com uma média anual aproximada de
500.000 unidades vendidas, com receitas brutas anuais de mais de US$ 1 bilhão,
na média.
Atualmente, a
empresa exporta, a partir da China, seus produtos para mais de 100 países, em
todos os continentes, mas possui também um acordo terceirização de produção com
a Giant Motors, do México, para
atender o mercado mexicano e para exportação. Aqui no Brasil, a JAC Group ou
JAG Group é representada pelo Grupo SHC,
do empresário brasileiro Sérgio Habib, que conseguiu firmar a marca no mercado
nacional, com mais de 120 oficinas credenciadas e autorizadas para prestar serviços de
manutenção aos veículos com a marca JAC.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
A versátil JAC Hunter é um utilitário de tamanho médio da categoria das caminhonetes, para uso misto e diário no transporte de passageiros e de carga, disponível no mercado brasileiro desde 2024, com construção convencional de carroceria de aço sobre chassi, disponível no Brasil apenas com carroceria de cabine dupla, com tração 4X4 de série, mas com a possibilidade do condutor fazer a seleção da tração 4X2 traseira, 4X4 normal e 4X4 reduzida, inclusive, disponível no Brasil apenas com motorização turbodiesel, atualmente com uma ótima variedade de itens de conforto, segurança e desempenho, vendida apenas na versão top de linha JAC Hunter HD 4X4 AT, embora no exterior haja outras versões mais simples e baratas.
Ela tem
capacidade para transportar até cinco pessoas na sua carroceria de cabine
dupla, incluindo o motorista. Atualmente, ela é fabricada e/ou montada na China
e exportada para o Brasil pelo Grupo SHC, que, por sua vez, distribui o veículo
para as cinco concessionárias principais da marca JAC no Brasil.
Com a JAC
Hunter, o Grupo SHC pretende disputar o grande segmento de pickups médias do
mercado nacional, composto por utilitários médios de uso misto, para trabalho e
passeio, para uso urbano e rural, principalmente com suas congêneres
americanas, europeias e japonesas, mostrando ao consumidor brasileiro as
vantagens da robustez estrutural da construção sobre chassi, com a
possibilidade de usar o veículo na cidade, para levar até quatro crianças e
adolescentes para a escola ou fazer a compra do mês no supermercado, com espaço
de sobra na caçamba para o dia a dia de uso no campo, com capacidade para até
1.400 kg, a maior do mercado nacional entre as pickups médias.
De modo
geral, de forma resumida, a família JAC Hunter, conhecida também como família JAC T9, é o resultado da criação e do
desenvolvimento em conjunto do Projeto T9,
que, por sua vez, compartilha o chassi com os modelos de pickups médias JAC Shuailing T8 e JAC Shuailing T6. Um dos frutos do Projeto T9 é justamente a JAC
Hunter HD 4X4 AT, uma pickup média que possui o PBT – Peso Bruto Total abaixo
de 3.500 kg, o que significa que ela pode ser dirigida no Brasil por motoristas
com carteira de habilitação A/B.
O importante
incremento da oferta de produtos da marca JAC no Brasil no mercado brasileiro ocorreu
recentemente, em 2024, com o início da importação da 1ª geração da família JAC
Hunter, inicialmente com uma versão principal turbodiesel, a JAC Hunter HD 4X4
AT, com preços a partir de R$ 240 mil (sugerido pelo importador oficial SHC); e
uma versão totalmente elétrica de uma outra família de veículos, a JAC Hunter iEV-330P, o primeiro modelo
de pickup totalmente elétrico disponível no mercado brasileiro, com autonomia
aproximada de 230 quilômetros, segundo o fabricante, com garantia de 5 anos.
No caso
específico da novíssima JAC Hunter HD 4X4 AT trata-se de uma versão
completíssima, vendida por um preço bem competitivo, com um ótimo nível de
itens de segurança, conforto e desempenho, com câmbio automático de 8
velocidades ou marchas, com freios ABS ou antibloqueio, EBD ou distribuição
eletrônica de frenagem, ESP / ESC ou controle eletrônico de estabilidade, TCS
ou controle de tração e com 6 airbags (frontais, laterais e de cortina), por
exemplo. Por outro lado, a partir de então, ela se tornou um produto acessível
para as famílias brasileiras de classe média-alta, até de quem mora na cidade.
Com esse
preço de R$ 240 mil para a versão top de linha a JAC do Brasil pretende
“abocanhar uma fatia” desse rico mercado de pickups de cabine dupla, com
clientes exigentes e endinheirados, os fazendeiros. E entre os principais
atrativos está justamente o seu preço: Essa versão top de linha JAC Hunter HD
4X4 AT, por exemplo, é mais barata que as versões intermediárias de suas
principais concorrentes diretas, o que significa que ela está acessível também
para a classe média-alta, por meio de financiamento ou consórcio.
Apenas para
simples efeito de comparação de dimensões e capacidades, a JAC Hunter está
situada num degrau acima das pickups leves Volkswagen
Saveiro, Fiat Toro, RAM Rampage, Fiat Strada e Renault Oroch e num degrau abaixo das pickups grandes Ford F-250, Nissan Titan, Ford F-150, RAM
2500, Toyota Tundra, Chevrolet Silverado, RAM 3500 e GMC Sierra, lembrando que uma pickup grande não significa necessariamente
um caminhão. Parte dos modelos de caminhonetes citada neste parágrafo está
disponível para venda no Brasil por meio dos respectivos importadores oficiais
e parte somente por meio de importadores independentes.
AS PICKUPS MÉDIAS
A partir da década de 1990, as pickups ou picapes médias de cabine dupla, cabine simples e cabine estendida, de diversas marcas e modelos, de fabricantes diferentes, disponíveis no mercado brasileiro, a maioria importada, ajudaram a difundir o conceito de veículo utilitário de tamanho médio e de uso misto, para a zona rural e para a zona urbana, com itens de conforto, segurança e desempenho antes disponíveis mais comumente em automóveis de luxo, como ar condicionado e aquecedor; direção hidráulica; cintos de segurança de três pontos; vidros elétricos e trava central elétrica das portas; injeção eletrônica; freios ABS; e piloto automático; dentre outros.
Com o passar
dos anos, chegaram ao Brasil, trazidas da Argentina, as confortáveis versões de
cabine dupla da Ford Ranger e da Toyota Hilux, com vários níveis de
equipamentos e acabamento, uma melhor que a outra, e assim elas deixaram de ser
apenas pickups e passaram a ser consideradas símbolos de status. Por outro
lado, a General Motors decidiu fabricar no Brasil, desde a década de 1990, a
Chevrolet S10, uma decisão acertada, já que o modelo ocupa, até hoje, um lugar
de destaque no portfólio da empresa e no seu balanço anual, responsável por boa
parte da receita bruta da empresa aqui no Brasil, como um dos principais
produtos, um dos mais bem sucedidos aqui no Brasil desde então.
Entre as
marcas orientais, chegaram ao Brasil, também inicialmente importadas e também
na década de 1990, as pickups médias Mitsubishi L200, Toyota Hilux e Nissan Frontier,
dispostas a disputar o mercado nacional de utilitários de uso misto. A pickup
média Volkswagen Amarok chegou em 2010 ao mercado brasileiro. No caso
específico da JAC Hunter e da Fiat Titano, elas chegaram tarde, deveriam ter
vindo antes para o Brasil, mas antes tarde do que nunca.
Entre as
principais características desses modelos de automóveis (ou utilitários, se
você preferir) está a posição de dirigir alta, a preferida pela grande maioria
dos motoristas brasileiros, australianos e americanos, com visão panorâmica do
ambiente ao seu redor. Uma parte desses modelos foi e é fabricada com motores a
gasolina, verdade seja dita menos econômica que as opções de motorização
diesel. Hoje em dia, considerando o mercado brasileiro de automóveis usados, os
modelos com motores turbodiesel tendem a ser mais valorizados na hora da
revenda. Pense nisso na hora de comprar uma caminhonete nova. Curiosamente, nos
Estados Unidos os modelos a gasolina também venderam e ainda vendem bem.
As versões
com cabine dupla são mais valorizadas que as versões de cabine simples e cabine
estendida. As cores mais valorizadas no mercado brasileiro de automóveis usados
são prata, preto, cinza e azul. As versões 4X4 são mais valorizadas, mas o
custo de manutenção é um pouco maior. No caso específico da família JAC T9, ela
está disponível no Brasil e no exterior apenas em modelos de cabine dupla, com
quatro portas laterais.
CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
A família JAC T9, da qual a JAC Hunter faz parte, é, essencialmente, um projeto chinês adaptado para o uso em outros mercados, principalmente a América Latina (Brasil e México, principalmente), África (incluindo Egito e Etiópia), Sudeste Asiático (incluindo Filipinas e Vietnã), Oriente Médio e Oceania (principalmente Austrália e Nova Zelândia), dentre outros países.
E como todo
mundo já sabe, entre os principais atrativos dos produtos chineses em geral
está o preço, geralmente mais competitivo, sem necessariamente abrir mão da
qualidade e da elegância. Prova disso estão os utilitários esportivos da
família Caoa Chery Tiggo, com preços
atraentes, geralmente mais baratos que seus principais concorrentes, e boa
qualidade geral, dentro da média do mercado.
A 1ª geração
da família JAC T9 foi lançada na China em 2020, já prevendo uma eventual
exportação para o Brasil, o que de fato ocorreu a partir de 2024, mas aqui com
o nome JAC Hunter, por meio de importação oficial, pois ela não é fabricada
aqui. O projeto básico dessa 1ª geração, da década de 2010, possui um bom ou ótimo
nível de itens de segurança, conforto e desempenho, dependendo da versão.
A JAC HUNTER (1ª
GERAÇÃO)
A fabricação seriada da 1ª geração da JAC T9 foi iniciada em 2020 na China pela JAC Motors, inicialmente para atender o gigantesco mercado interno chinês e, posteriormente, para exportação para vários países, incluindo o Brasil, neste caso com o nome JAC Hunter, inicialmente na versão top linha JAC Hunter HD 4X4 AT, com cabine dupla, quatro portas laterais, tração 4X4 de série e câmbio automático.
Segundo o
importador oficial Grupo SHC, há previsão de chegada ao Brasil de pelo menos
mais duas versões da JAC Hunter: Seria uma versão totalmente elétrica, a JAC Hunter EV, e uma versão mais
básica, a combustão interna, com câmbio manual, neste caso específico principalmente
para atender frotistas, locadoras de veículos, profissionais autônomos
(pedreiros, eletricistas, encanadores e pintores, por exemplo), órgãos públicos
de segurança (principalmente militares, polícias e bombeiros), órgãos públicos
ambientais e fiscalizadores em geral, além de prestadores de serviços terceirizados
em geral, como empresas distribuidoras de energia elétrica, por exemplo.
Basicamente,
de forma resumida, a versão top de linha JAC Hunter HD 4X4 AT é quase o mesmo
modelo de pickup destinado ao mercado chinês e para outros mercados, com
exceção de alguns detalhes, como, por exemplo, a direção do lado direito para o
mercado australiano, por exemplo, dentre outros detalhes.
Aqui no
Brasil, a JAC Hunter HD 4X4 AT é completíssima, ela apresenta uma das melhores
relações custo benefício do mercado brasileiro, apresentando um conjunto realmente
completo, com inúmeros itens de segurança, conforto e desempenho; tração 4X4 de
série, com reduzida, mas com a opção do condutor selecionar a tração 4X4
traseira, por meio de um botão no painel.
Entre os
pouquíssimos erros cometidos pelo importador oficial Grupo SHC foi a decisão de
trazê-la para o Brasil com grades, para-choques e molduras totalmente pretas,
ao contrário de suas principais concorrentes, que disponibilizam versões top de
linha com aspecto externo mais refinado e elegante, com grades, para-choques e
molduras na mesma cor da carroceria e com alguns detalhes cromados.
Aqui no
Brasil, a JAC Hunter HD 4X4 AT está posicionada no segmento de pickups ou
picapes de tamanho médio, todas construídas com carroceria sobre chassi. No
caso específico da JAC Hunter HD 4X4 AT, ela está disponível apenas com
carroceria de cabine dupla, com tração 4X4, mas com a possibilidade do condutor
selecionar a tração somente no eixo traseiro, para economizar combustível na
cidade e na rodovia, ou selecionar a tração 4X4 normal, para estradas rurais,
ou 4X4 reduzida, para lama e areia, inclusive com capacidade para até 1.400 kg
de carga em uma caçamba de 1.200 litros. Essa capacidade de 1.400 kg é a maior
da categoria das pickups médias disponíveis no Brasil.
A JAC Hunter
HD 4X4 AT possui moderna motorização turbodiesel longitudinal HFC4DB2-2E1, conhecida também como JAC 2.0
L4, de 2.000 cilindradas e quatro cilindros em linha, com injeção direta Common Rail, com 191 cavalos de
potência e 46 kgfm de torque, combinada com câmbio automático ZF de oito velocidades ou marchas, o
que possibilita ao veículo um desempenho bem razoável, tanto na rodovia como na
estrada rural, com aceleração de 0 a 100 km/h na rodovia em cerca de 12
segundos, vazia, ou 14 segundos, com passageiros e bagagem, com consumo de 8 quilômetros
na cidade, vazia, e 10 quilômetros na rodovia, vazia.
O arranjo da
suspensão da JAC Hunter de 1ª geração é convencional, independente na frente,
com duas bandejas sobrepostas de cada lado, complementadas por molas
helicoidais e amortecedores, e com eixo rígido na traseira, combinado com feixe
de molas longitudinais e amortecedores. Em estradas rurais, o comportamento da
pickup média chinesa é um pouco áspero, com rodar firme, mas um pouco rude.
Essa configuração de suspensão tenta manter o compromisso ou proposta de um
veículo versátil, tanto para transporte de cargas na caçamba quanto para o
transporte de passageiros na cidade e na rodovia.
De modo
geral, considerando a grande maioria das pickups médias com carroceria montada
sobre chassi, é impossível comparar a suavidade e refinamento ao rodar da
suspensão de um utilitário esportivo do tipo crossover ou de um sedan com o
comportamento de uma pickup média, portanto é comum e até normal que pickups
médias disponíveis no Brasil apresentem suspensão um pouco rústica, é assim
mesmo, acostume-se.
A partir de
2024, a JAC Hunter está disponível no Brasil com uma ótima variedade de itens
de desempenho, conforto e segurança, principalmente na versão top de linha JAC
Hunter HD 4X4 AT, incluindo direção elétrica, ar condicionado digital com saída
de ar para os passageiros do assento traseiro; vidros elétricos e trava central
elétrica, com chave presencial (keyless entry) e partida do motor por meio de
botão start no painel; freios a discos ventilados, com ABS ou antitravamento,
EBD ou distribuição eletrônica de força de frenagem, ESP / ESC ou controle
eletrônico de estabilidade e TCS ou controle de tração; seis airbags (frontais,
laterais e de cortina); bancos com revestimento em couro na cor marrom, com os
dois assentos dianteiros com ajustes elétricos; rodas de alumínio de 18
polegadas, com pneus 265/60 R18, com sensor de monitoramento da pressão dos
pneus; faróis principais de LED, lanternas de LED e faróis de neblina, com
sensor de luminosidade integrado aos faróis principais, para acendimento
automático, e ajuste de altura do facho ou feixe dos faróis principais; HDC
(hill descent) / HHC ou assistente de partida em rampas; sistema multimídia com
tela de 13 polegadas, com GPS
nativo, com rádio AM/FM e entrada USB para arquivos de áudio em MP3, 4 alto-falantes e 4 tweeters e
conectividade Android Auto e Apple CarPlay, inclusive; câmeras
externas que formam imagem interna de 360º na tela multimídia; volante
multifuncional, com ajuste de altura; painel de instrumentos digital, com tela
de LED de 7 polegadas; e teto solar elétrico; dentre outros itens.
Cansou? Tem
mais, respire fundo, vamos em frente: Estribo de alumínio, para entrada
facilitada dos ocupantes do veículo; porta USB dianteira para conexão de
smartphone e conector de 12 volts para carregamento de dispositivos móveis para os ocupantes do assento traseiro; retrovisores externos com ajuste elétrico, indicadores de direção,
desembaçadores e rebatimento; porta-objeto central (entre os dois assentos da
frente) com refrigeração; cintos de segurança dianteiros de três pontos, com
regulagem de altura, pré-tensionadores e alarme de afivelamento e assento
traseiro com ponto de fixação ISOFIX, para cadeirinhas infantis; e sensores de
estacionamento dianteiros e traseiros; dentre outros itens.
Nota-se nos
dois parágrafos acima que foi uma decisão acertada da fabricante disponibilizar
uma grande variedade de itens de segurança, conforto e desempenho, já que entre
seus compradores estão proprietários rurais de alto poder aquisitivo, ou seja,
fazendeiros, dispostos a pagar mais por um veículo mais completo para passear
com a família a bordo. No entanto, nota-se a ausência de alguns itens como, por
exemplo, o piloto automático (cruise control) combinado com assistente de
permanência em faixa, que, curiosamente, está disponível nos exemplares da
família JAC T9 vendidos em outros mercados, como na Austrália, por exemplo.
Outro dos
pouquíssimos erros cometidos pelo importador oficial Grupo SHC está a falta de
uma opção ainda mais discreta e sutil de revestimento interno em couro e/ou
tecidos finos na cor preta ou cinza escuro, já que a cor marrom pode não agradar a todos os
perfis de consumidores, principalmente os consumidores mais discretos, mais atentos ao valor de revenda do veículo.
Na versão
mais completa JAC Hunter HD 4X4 AT trata-se de uma caminhonete sofisticada,
bonita, com bom acabamento, com inúmeros itens de segurança, conforto e desempenho
para viajar com a família, inclusive com apoios de cabeça para todos os
ocupantes; capota marítima e protetor de caçamba; vão livre de 24 centímetros
do solo, necessário para transitar por estradas rurais (terra, areia e lama)
opções de cores sólidas e cores metálicas; e santantônio (de série); dentre
outros itens.
Resumindo,
uma típica pickup média, com corpo, motorização e disposição de trabalhadora
braçal, perfeita para trabalhar nos dias de semana, na fazenda e/ou na cidade,
mas com alma e refinamento de uma princesa, inclusive com bom espaço interno (bom
entre-eixos de 3,1 metros) e bom acabamento interno, adequada para levar a
esposa e os filhos para passear nos finais de semana, na praia, na pizzaria, no
restaurante, na sorveteria, no cinema, no shopping e no parque de diversões.
Trata-se de
uma das melhores opções de veículos utilitários de uso misto e de tamanho médio
disponíveis no mercado brasileiro de automóveis atualmente, apresentando uma
das melhores relações custo benefício da categoria, com preços a partir de R$ 240
mil (sugerido), disponível nas concessionárias de veículos novos da marca JAC,
aqui no Brasil, com mais de 120 oficinas cadastradas no Brasil para manutenção
periódica e corretiva.
Assim como
suas principais concorrentes, ela consegue se destacar no mercado pelo
equilíbrio do tamanho, do peso, do conjunto mecânico, da eletrônica embarcada,
do consumo, da estética e do nível de conforto.
A blindagem
nível IIIA é recomendada pelo blog, por uma razão óbvia...
As cores mais valorizadas no mercado de automóveis usados são prata, preto, cinza e azul. Pense nisso no momento de comprar uma pickup nova.
A JAC Hunter alcançou a nota máxima de 5 estrelas no teste de colisões frontal e lateral do ANCAP - Australasian New Car Assessment Program, que é o programa público de avaliação dos níveis de segurança de automóveis novos disponíveis no mercado da Oceania, incluindo Austrália e Nova Zelândia, mantido pelo Governo da Austrália e outras entidades.
MERCADO
A JAC Hunter HD 4X4 AT, com tração 4X4 e com motorização turbodiesel, é uma das melhores opções de pickups de tamanho médio no Brasil. Ela é prática, funcional, confortável e segura. O número de concessionárias JAC no Brasil ainda é baixo, é verdade, apenas 5 unidades, mas o representante oficial Grupo SHC conseguiu firmar a marca aqui no Brasil por meio de oficinas credenciadas, autorizadas e treinadas para prestação do serviço de manutenção em seus veículos, mais de 120 unidades espalhadas pelo Brasil.
Atualmente, a
JAC Hunter enfrenta uma dura competição com modelos conceituados de marcas
americanas, europeias e japonesas, uma melhor que a outra, principalmente a
Ford Ranger, a Chevrolet S10 e a Toyota Hilux, líderes de mercado, já
consagradas no Brasil, e as coadjuvantes, mas não menos desejadas, Mitsubishi
L200, Nissan Frontier, Volkswagen Amarok e também novata Fiat Titano, esta
entre as mais recentes, lançada no Brasil também em 2024.
É difícil
dizer qual delas é melhor, todas estão em pé de igualdade, o mais provável é
que o gosto pessoal do consumidor o incline a um ou outro modelo. No mercado de
automóveis usados a Ford Ranger, a Chevrolet S10 e a Toyota Hilux são líderes,
são de fácil e revenda, e uma grande quantidade está disponível no mercado para
comprar, dá para escolher a dedo, com calma, negociar bem, sem pressa, e
verificar com cuidado o estado de conservação. Além disso, os preços estão bem
razoáveis.
Embora os
números de concessionárias das marcas Toyota, Mitsubishi, Ford e Nissan sejam
menores no Brasil, oficinas independentes em geral já estão acostumadas com a
Toyota Hilux, com a Mitsubishi L200, com a Ford Ranger e com a Nissan Frontier.
Os preços delas no mercado de automóveis usados também estão bem razoáveis.
PICKUPS GRANDES, MÉDIAS E
LEVES MAIS VENDIDAS NO BRASIL EM 2022 |
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POSIÇÃO |
MODELO |
UNIDADES |
1ª |
Fiat Strada |
112.456 |
2ª |
Fiat Toro |
49.567 |
3ª |
Toyota Hilux |
48.606 |
4ª |
Chevrolet S10 |
27.128 |
5ª |
Volkswagen Saveiro |
23.422 |
6ª |
Mitsubishi L200 |
15.831 |
7ª |
Ford Ranger |
14.302 |
8ª |
Renault Oroch |
12.022 |
9ª |
Nissan Frontier |
8.669 |
10ª |
Volkswagen Amarok |
6.012 |
11ª |
RAM 3500 / RAM 2500 |
5.056 |
12ª |
Ford Maverick |
1.382 |
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Além desses modelos de porte médio, há outros segmentos de utilitários que não devem ser ignorados na hora da compra, dentre eles o segmento de utilitários compactos, todos com carroceria monobloco, dentre eles a Fiat Strada, com 112.456 unidades fabricadas, o carro mais vendido do Brasil; a Fiat Toro, com 49.567 unidades, também um sucesso de vendas; a Volkswagen Saveiro, com 23.422 unidades; e a Renault Oroch, com 12.022 unidades, neste caso usando plataforma, motor e câmbio do utilitário esportivo Renault Duster, o que facilita sua manutenção, já que se trata também de um carro bem vendido.
No andar de cima, na cobertura duplex de alto padrão, no topo da pirâmide ou na suíte presidencial do hotel cinco estrelas, se você preferir, estão RAM 2500, Ford F-150, RAM 3500 e Chevrolet Silverado, objetos de desejo ou sonho de consumo de dez em cada dez fazendeiros brasileiros.
FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
JAC HUNTER HD 4X4 AT
- Capacidade: 1 motorista e 4 passageiros;
- Caçamba: Até 1.400 kg em 1.200 litros;
- Comprimento: Aprox. 5,4 metros;
- Largura: Aprox. 2 metros;
- Altura (com barras): Aprox. 2 metros;
- Entre-eixos: Aprox. 3,1 metros;
- Motorização: Turbodiesel HFC4DB2-2E1, 2.000 cilindradas, 4 cilindros em linha, longitudinal;
- Potência e torque: 191 cavalos e 46 kgfm;
- Alimentação: Injeção direta Common Rail de diesel;
- Taxa de compressão: 17:1;
- Ignição:
- Câmbio: Automático ZF de oito velocidades ou marchas;
- Aceleração 0 a 100 km/h: Aprox. 12 segundos (vazio);
- Consumo médio (cidade): Aprox. 8 quilômetros / litro (vazio);
- Consumo médio (rodovia): Aprox. 10 quilômetros / litro (vazio);
- Direção: Elétrica, com volante multifuncional;
- Tração: 4X4, com reduzida;
- Freios: Discos ventilados, com ABS, EBD e ESC;
- Rodas e pneus: 265/60 R18, com rodas 18 polegadas;
- Suspensão dianteira: Independente, braços triangulares duplos, molas helicoidais e amortecedores;
- Suspensão traseira: Eixo rígido, com feixe de molas longitudinais e amortecedores;
- Vão livre do solo: Aprox. 24 centímetros;
- Tanque: 76 litros;
- Peso vazio: Aprox. 2.050 kg;
ONDE COMPRAR
- Mercado Livre (classificados): https://www.mercadolivre.com.br/
- OLX Brasil (classificados): https://www.olx.com.br/brasil
- Webmotors (classificados): https://www.webmotors.com.br/
- Estado de Minas / Vrum
(classificados): https://estadodeminas.vrum.com.br/
- ShopCar (classificados): https://www.shopcar.com.br/
GALERIA DE IMAGENS
JAC HUNTER OU T9
SANTO ANTÔNIO
CRASH-TEST (ANCAP)
RAIO X DA HUNTER
PAINEL DE INSTRUMENTOS
CÂMERA 360 GRAUS
CAÇAMBA
TETO SOLAR
- Amazônia
- ATR-42
- ATR-72
- Volvo XC90
- Informática (Parte 1)
- Saab JAS 39 Gripen NG
- Beechcraft Corporation
- Beechraft King Air
- Agricultura e Pecuária
- Pesos e Medidas
- Ônibus Espacial
- Nissan Pathfinder
- Galvanização (Química)
- Cessna 208B Grand Caravan
- Cessna Citation
- Nota Fiscal
- Bombardier Learjet
- Land Rover Range Rover
- Apicultura (Mel e Própolis)
- Neiva (Indústria Aeronáutica)
- Citroen XM
- Cirrus Aircraft
- Satélites (Telecomunicações)
- Gastrite (Medicina)
- Indústria Automobilística
- Informática (Parte 2)
- Nutrientes (Medicina e Veterinária)
- Agronegócios / Agribusiness (Economia)
- Rumo ALL (Companhia Ferroviária)
- Aquecimento Global
- Embraer KC-390 (Força Aérea Brasileira)
- Saneamento Básico
- Bombardier (Indústrias de Veículos)
- Embraer
- Injeção Eletrônica (Mecânica)
- Transportes no Brasil (Logística)
- Hyundai Terracan
- Ford Escort
- Energia Solar Fotovoltaica
- Chevrolet Classic
- Energia Elétrica
- Boeing 737
- Paul Mauriat (Música)
- Ford Fusion
- Audi Q7
- Conexão ADSL (Telecomunicações)
- Aeroporto Campo de Marte
- Segurança Privada
- Echostar Corporation
- Drones
- Nobreak (Informática)
- Piper Aircraft
- Atari Incorporated
- James Bond (Cinema)
- Embarcações (Indústria Naval)
- Projeto M (Ford do Brasil)
- Roteadores (Telecomunicações)
- Volvo 850
- Catalisador (Indústria Automobilística)
- Panetone
- Mercedes-Benz Classe M
- Aeroporto de Congonhas
- Aeroporto Santos Dumont
- Jeep Grand Cherokee
- Alfa Romeo 164
- Documentos (Administração)
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REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE
LEITURA
- JAC do Brasil / SHC: https://picape.jacmotors.com.br/hunter-hd/
- Quatro Rodas / Abril: https://quatrorodas.abril.com.br/noticias/picape-jac-hunter-inicia-pre-venda-no-brasil-com-motor-diesel-por-r-289-900
- Jornal do Carro / Estadão:
https://jornaldocarro.estadao.com.br/carros/picape-jac-hunter-nem-estreou-e-ja-tem-desconto-de-r-20-mil-veja-o-preco/
- JAC do Brasil / SHC: https://www.jacmotors.com.br/
- Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/JAC_Hunter
- Auto Esporte /Globo.com:
https://autoesporte.globo.com/carros/lancamentos-de-carros/noticia/2024/10/jac-hunter-ev-picape-eletrica-hibrida-estudo.ghtml
- VRUM / Estado de Minas:
https://www.vrum.com.br/noticias/2024/08/6928157-jac-inicia-pre-venda-de-picape-diesel-inedita-por-rs-189.html
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/JAC_Motors
- Revista Carro: https://revistacarro.com.br/jac-hunter-tem-preco-de-r-2399-mil-em-acao-de-lancamento/
- JAC (divulgação): Imagens
- Wikimedia: Imagens
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