REGGAE (INDÚSTRIA FONOGRÁFICA)

REGGAE
BLACK MUSIC
MÚSICA NEGRA
SKA
ROCKSTEADY


INTRODUÇÃO

O reggae é um gênero musical popular, dançante e contemporâneo de origem caribenha que faz parte de uma das linhagens mais populares de música do planeta, a black music ou música negra. Ele é um dos principais e mais populares gêneros musicais seculares da black music americana e surgiu na década de 1960, na Jamaica, derivado principalmente do R&B (rhythm and blues), do jazz, do mento, do soul e do calipso, e seus principais instrumentos são o baixo, os tambores em geral (incluindo a bateria) e o teclado, embora, eventualmente, a guitarra assuma protagonismo também.


Ele é irmão quase gêmeo de outros dois gêneros musicais da black music americana, o ska e o rocksteady, mas, ao contrário destes dois, o reggae se tornou um grande fenômeno musical e fonográfico, ou seja, ele se espalhou, a partir da década de 1970, por todos os continentes do planeta graças principalmente à divulgação e difusão da música pop americana, que absorveu, de forma proposital, grande parte de suas características sonoras mais notáveis, como, por exemplo, a lentidão de seus compassos e a descontração de suas letras.


O reggae é, de modo geral, um gênero urbano e secular (não religioso) de música, muito colorido, com cores vivas e alegres, embora, eventualmente, também aborde questões religiosas em suas letras, principalmente para divulgação da religião monoteísta rastafari, de origem abraâmica. Dentre seus principais subgêneros estão o dancehall, o dub e o ragga, também seculares, que possuem uma sonoridade mais eletrônica, um pouco mais sofisticadas e um pouco mais elaboradas.


O reggae é um tipo de música de aspecto popular e urbano, de autoafirmação da cultura caribenha, descontraída, alegre e leve, mas que, frequentemente, também aborda questões existenciais mais sérias e temas polêmicos, como dinheiro e poder, política (incluindo discriminação racial), sexo, bebidas alcoólicas, drogas (maconha, principalmente) e violência urbana.


CONCEITO E CONTEXTO

Para entender a origem do reggae (pronuncia-se régui) é necessário um breve resumo sobre uma das mais populares linhagens de música urbana da história da indústria fonográfica, a black music, que, por sua vez, é o ramo do entretenimento fonográfico secular, antigo ou moderno, formado por gêneros musicais seculares diretamente ou indiretamente derivados da música gospel americana, que teve grande influência sobre o mercado fonográfico secular mundial, principalmente sobre a música pop mundial.


Também conhecida como música afro-americana, equivalente à música afro-brasileira, que, por sua vez, também teve influência sobre a música pop brasileira, a black music é formada por gêneros respeitados, como, por exemplo, o soul, o R&B, o jazz, o lounge, o blues e o folk, e outros gêneros nem tanto respeitados, como a disco music, o funk americano, o rap, o reggae, o hip hop e o ska, dentre outros.


A black music, traduzindo música negra ou música preta, é uma expressão ou termo genérico que engloba ou agrupa gêneros musicais seculares (não religiosos) que emergiram ou foram influenciados pela cultura gospel (evangélica) de descendentes africanos convertidos ao cristianismo ou adeptos ao cristianismo em países colonizados por um sistema agrícola baseado na utilização de mão-de-obra escrava e intensiva, principalmente nos Estados Unidos e principalmente a partir do século XVI, mas que só começou a ser publicada a partir de 1860, portanto muito tempo depois da Revolução Americana de 1766, que, por sua vez, marcou a independência de parte do território americano do domínio inglês.


Trata-se de um grupo de gêneros musicais que serviu de base ou alicerce, após a Segunda Guerra Mundial, para o surgimento da música pop americana, que, por sua vez, foi e é uma das principais bases da indústria fonográfica em praticamente todo o mundo, principalmente nos países que até hoje são fortemente influenciados pela cultura americana, como, por exemplo, Europa Ocidental, América Latina (incluindo o Brasil) e Caribe, Canadá, Austrália, Coreia do Sul, Japão e Nova Zelândia.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

O reggae é um gênero musical popular criado na Jamaica na década de 1960, embora o termo reggae seja usado também num sentido mais amplo, num sentido genérico, principalmente para referir-se à maioria dos tipos de música caribenha de compasso lento, incluindo batidas lentas de tambores, geralmente quatro, cinco ou seis batidas sequenciais, sempre acompanhadas pelo baixo.


O reggae baseia-se num estilo rítmico caracterizado pela acentuação no tempo fraco, conhecido como skank. Esse estilo musical é, geralmente, um pouco mais lento que o ska e o rocksteady, e seus compassos normalmente são acentuados nas últimas batidas, com a guitarra base servindo, eventualmente, para enfatizar as últimas batidas ou para segurar o acorde.


Dentre os nomes mais famosos do reggae estiveram e/ou estão Bob Marley, Jimmy Cliff e a banda britânica UB40, embora, aqui no Brasil, também estiveram e/ou estão alguns grandes representantes e divulgadores desse gênero musical, como Gilberto Gil e a banda Cidade Negra, por exemplo.


De modo geral, o reggae é usado como uma forma de expressar satisfação e felicidade, uma forma de autoafirmação de um determinado estilo de vida, geralmente urbano e/ou litorâneo, relacionamentos amorosos e familiares, geralmente bem sucedidos, mas há também inúmeros casos em que o reggae é utilizado como um veículo para a crítica social generalizada em suas letras, incluindo protestos e/ou revoltas contra discriminação racial, econômica e social, principalmente sobre as condições precárias das comunidades menos favorecidas ou mais vulneráveis em determinados contextos políticos, sociais, geográficos e econômicos de determinadas épocas e de determinadas regiões do planeta, principalmente na América do Norte (incluindo Estados Unidos), América Latina (incluindo o Brasil), Europa, Caribe e África.


Com o passar dos anos, o gênero musical reggae deu origem a subgêneros musicais, dentre eles o reggaeton, o dance-hall, o reggae-fusion, o dub, o seggae, o ragga, o samba-reggae e o reggae-punk. Sem dúvida, a música pop foi a grande responsável por difundir o reggae em todo o mundo, principalmente a partir da década de 1980, em alguns casos criando até algumas combinações improváveis e/ou inusitadas com outros gêneros e subgêneros, como a house music, a dance music, a funk music, a new wave e a disco music.  


O termo reggae é de origem inglesa, já que, na época, a Jamaica ainda era uma das ilhas caribenhas controladas pela Inglaterra. Por esse motivo, é muito comum o reggae ser cantado em inglês, principalmente por causa da influência europeia e norte-americana. Ele apareceu pela primeira vez no single Do The Reggay, da banda jamaicana The Maytals, porém já era usado em Kingston, capital da Jamaica, como nome de uma dança mais lenta e de um estilo de rocksteady.


O reggae de raiz, ou seja, ou seja, o reggae criado na Jamaica, tinha e tem forte ligação com a religião monoteísta e abraâmica rastafari, por sua vez, atualmente com cerca de 1.000.000 de adeptos no mundo. Essa religião se desenvolveu no Caribe, a partir da década de 1930, principalmente por influência das religiões monoteístas europeias (o cristianismo, inclusive), embora se trate de uma interpretação própria das escrituras sagradas. Por outro lado, atualmente, há inúmeras bandas de música gospel (evangélicas), no Brasil, inclusive, que utilizam o gênero reggae em seus álbuns.


Aqui no Brasil, o gênero secular reggae chegou primeiramente nos estados do Maranhão e da Bahia, principalmente durante a década de 1980, se espalhando rapidamente para os outros estados, nas décadas seguintes, principalmente por meio de bandas populares, como, por exemplo, Olodum, Reflexus, Banda Mel e Timbalada.


O REGGAE E SUA FAMÍLIA


VEJA TAMBÉM


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Reggae
  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Reggae
  • Wikimedia: Imagens

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGRICULTURA E PECUÁRIA

MASSEY FERGUSON MF 265

MASSEY FERGUSON MF 290

MASSEY FERGUSON MF 275

TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)