TRATOR FORD 5600 (AGROPECUÁRIA)

FORD 5600
FORD TRATORES
FORD OHV 4258


INTRODUÇÃO

O trator Ford 5600 é um econômico, prático e robusto utilitário agrícola de tamanho médio, com motor a diesel de injeção mecânica, com eixo alto e tração 4X2 traseira, para uso geral em propriedades rurais (agricultura e pecuária) e agroindústrias, fabricado em larga escala nas décadas de 1970 e 1980 pela Ford do Brasil, uma subsidiária da Ford Motor Company dos Estados Unidos, que fabricava na mesma linha de montagem os seus irmãos Ford 6600 e Ford 4600, ambos semelhantes, mas o primeiro com mais potência e torque e o segundo com menos potência e torque.


Na década de 1980, os principais concorrentes do trator Ford 5600 no mercado brasileiro de utilitários agrícolas foram o Massey Ferguson MF 265, o CBT 8440, o Valmet 68, o Massey Ferguson MF 290, o CBT 8240, o Valmet 88, o Massey Ferguson MF 275, o CBT 8840, e o Valmet 78, com potências variando entre 60 cavalos e 100 cavalos, dependendo do modelo, todos esses também fabricados no Brasil.


A NEW HOLLAND

Logo acima, o logotipo da Ford Tratores, que foi a divisão de fabricação de tratores da gigante americana Ford Motor Company, posteriormente comprada pelo Grupo Fiat, dando origem ao gigante de utilitários agrícolas CNH Industrial, uma holding europeia, uma das dez maiores fabricantes de tratores do mundo. Logo abaixo, o logotipo atual da New Holland, a marca substituta da Ford Tratores, na década de 2000.

A New Holland Agriculture é uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de utilitários agrícolas do mundo, incluindo tratores, colheitadeiras de grãos, enfardadeiras de feno, retroescavadeiras, pulverizadores, semeadoras, plantadeiras e colhedoras em geral, a maioria deles com as marcas New Holland e Case. Ela está entre as dez maiores multinacionais do setor, com mais de 20 fábricas em várias partes do mundo, incluindo o Brasil, com presença em mais de 170 países, por meio de mais de 5.000 concessionárias e centros de serviços.


Ela foi fundada nos Estados Unidos, em 1895, pelo empresário americano Abe Zimmerman, na cidade de New Holland, no estado norte-americano da Pensilvânia, foi comprada pela Sperry Corporation, em 1947, que, por sua vez, foi comprada pela Ford Motor Company, em 1986, até ser finalmente comprada pelo Grupo Fiat, em 1991, que a fundiu com a fabricante de utilitários Case IH, em 1999, dando origem, na sequência, à holding CNH Global, controlada pela Família Agnelli, da Itália.


Atualmente, as marcas New Holland e Case e suas fábricas pertencem à CNH Industrial, uma holding europeia independente, sediada na Holanda e controlada pela Família Agnelli, da Itália, que, aliás, também é controladora do grupo automotivo Stellantis N.V., conhecido anteriormente como FCA Fiat Chrysler Automobiles.


Aqui no Brasil, as fábricas da New Holland do Brasil estão localizadas em Rio Verde, no estado de Goiás, fabricando tratores, colheitadeiras e pulverizadores; Curitiba, no estado do Paraná, fabricando tratores e colheitadeiras; Piracicaba, no estado de São Paulo, fabricando pulverizadores; e Sorocaba, também no estado de São Paulo, fabricando ceifadoras.


A New Holland Agriculture também possui uma fábrica de tratores na Argentina.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

O trator Ford 5600 é um utilitário agrícola de tamanho médio e média potência, com sistema hidráulico e tomada de força traseiros para acoplamento / conexão de uma boa variedade de implementos agrícolas traseiros, incluindo máquinas forrageiras (colhedoras de forragem) de tamanho médio para cortar e triturar vegetais para forragem e silagem, por exemplo, como cana e napier / capiaçu.


A motorização diesel aspirada Ford OHV 4258, importada da Inglaterra, na época, com quatro cilindros e 4.195 cilindradas, com 79 cavalos de potência a 2.100 rpm e 27 kgfm de torque a 1.400 rpm, tem força de tração suficiente para puxar implementos agrícolas de tamanho médio para gradeação de terra, pulverização de lavouras, distribuição / lançamento de sementes e aplicação de calcário e gesso agrícola.


O acoplamento de implementos agrícolas dianteiros, como lâmina e concha, por exemplo, também é possível, mas o uso deve ser moderado.


Apesar de não ser atualmente o mais moderno modelo de trator disponível no mercado, já fora de linha de produção inclusive e somente disponível para venda no mercado de utilitários agrícolas usados, todas essas características relacionadas acima e abaixo tornam o trator Ford 5600 uma opção razoável para uso geral na agricultura familiar no Brasil e em quase todos os outros países da América Latina, principalmente pelo seu custo de aquisição relativamente baixo, entre R$ 40 mil e R$ 70 mil, dependendo do ano de fabricação, para compra à vista e em bom estado de conservação.


É um modelo de trator bem econômico, com sistemas hidráulico, elétrico e mecânico simples e de manutenção fácil e barata.


MERCADO

Atualmente, a New Holland (pronuncia-se Níu Rólan) possui no Brasil uma das maiores redes de concessionárias e oficinas autorizadas de máquinas agrícolas e agroindustriais, com mais de 215 unidades prestando serviços de venda de utilitários agrícolas novos, seminovos e usados e serviços de manutenção e venda de peças.


O modelo Ford 5600 não é mais fabricado. Nas décadas de 1980 e 1990, ele foi substituído na linha de montagem da fabricante New Holland pelos tratores Ford 5610 e Ford 5630, ambos também já fora de linha de produção seriada.


FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS


FORD 5600 4X2

  • Motorização: OHV 4258, aspirado, com 4 cilindros em linha;
  • Motorização: 4.195 cilindradas, com radiador duplo (óleo e água);
  • Taxa de compressão: 16,3:1;
  • Injeção de combustível: Bomba mecânica de injeção direta de diesel;
  • Potência: Aprox. 79 cavalos a 2.200 rpm;
  • Torque: Aprox. 27 kgfm a 1.400 rpm;
  • Filtragem de ar: Em banho de óleo, com pré-filtragem;
  • Direção (opcional): Hidráulica ou hidrostática;
  • Transmissão: 8X2, de série;
  • Embreagem: Um disco, a seco;
  • Sistema hidráulico: Até
  • Sistema hidráulico: Até 1.870 kg a 60 centímetros do olhal;
  • Tomada de força: Independente, com 6 estrias e 540 rpm;
  • Braços:
  • Controle remoto: Aprox. 36 litros / minuto (opcional);
  • Cárter do motor: 8 litros de óleo (com filtro);
  • Sistema de arrefecimento: 12 litros, com radiador de alumínio;
  • Sistema elétrico: 12 volts;
  • Alternador: 12 volts e 55 ampères;
  • Bateria: 12 volts e 80 ampères;
  • Freios: Discos banhados a óleo, com acionamento mecânico;
  • Freio de estacionamento: com haste metálica de travamento;
  • Tanque de combustível: Aprox. 81 litros;
  • Eixo dianteiro:
  • Eixo traseiro: Com bloqueio de diferencial;
  • Bloqueio do diferencial: Por pedal, com destrave automático;
  • Pneus dianteiros: 7,5X16 (6 lonas / F2);
  • Pneus traseiros: 18.4X30 (6 lonas / R1);
  • Peso (sem lastro e acessórios): Aprox. 2.590 kg;
  • Peso (com lastro e acessórios): Aprox.
  • Preço mínimo (4X2): Aprox. R$ 40 mil (usado / bom estado de conservação);
  • Preço máximo (4X2): Aprox. R$ 70 mil (usado / bom estado de conservação);


ONDE COMPRAR


GALERIA DE IMAGENS


MOTOR OHV 4258


MOTOR OHV 4258


POSTO DE COMANDO(ASSENTO)


VEJA TAMBÉM


Atenção: As informações, conceitos e valores (preços) emitidos neste artigo ou página são apenas de caráter informativo e podem não estar absolutamente precisos e rigorosos, pois esse não é o objetivo do blog. Para informações, conceitos e valores mais precisos e rigorosos entre em contato com o fabricante e/ou com seu representante de vendas.


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/New_Holland
  • New Holland (divulgação): Imagens
  • Ford (divulgação): Imagem

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGRICULTURA E PECUÁRIA

MASSEY FERGUSON MF 265

MASSEY FERGUSON MF 290

MASSEY FERGUSON MF 275

TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)