FIAT TITANO

PEUGEOT LANDTREK E RAM 1200 (MÉXICO)
FIAT TITANO (BRASIL E ARGELIA)
PEUGEOT LANDTREK (ÁFRICA DO SUL, NIGÉRIA, GANA E VIZINHOS)
PEUGEOT LANDTREK (MALÁSIA, LAOS E VIZINHOS)
PEUGEOT LANDTREK (CHILE, COLÔMBIA, URUGUAI E PERU)
CHANGAN F70 HUNTER (CHINA E OUTROS MERCADOS)
CHANGAN F70 LANTUOZHE (CHINA E OUTROS MERCADOS)
CHANGAN F70 KAICENE OU KAICHENG
PROJETO KP1


INTRODUÇÃO

A robusta e prática Fiat Titano é um utilitário de tamanho médio da categoria das caminhonetes, para uso misto e diário no transporte de passageiros e de carga, criada e desenvolvida na França (Peugeot), na China (Changan) e no Brasil (Fiat) e fabricada em larga escala na China (Changan / Baoneng Motor), no Uruguai (Nordex), na Tunísia (STAFIM), em Gana (Silver Star) e na Nigéria (DPAN – Dangote), nestes casos inclusive com outros nomes, como, por exemplo, Changan Hunter / Changan Lantuozhe, Peugeot Landtrek, Changan F70 Kaicene e RAM 1200, tanto por subsidiárias da multinacional europeia Stellantis N.V., quanto pela multinacional chinesa Changan / Baoneng Motor e até por fabricantes independentes com as quais há acordos de licenciamento de produção, a partir das décadas de 2010 e atual, tanto para atender os respectivos mercados internos quanto para exportação para mercados diversos, incluindo a América Latina (Brasil, México, Chile, Colômbia, Argentina e Peru, por exemplo), que é uma grande consumidora desse tipo de veículo.


Com o passar dos anos, a família Changan F70, formada por vários modelos com as marcas Peugeot, Changan, RAM e Fiat, se tornou uma bem sucedida família de pickups de tamanho médio em várias partes do mundo, principalmente na China, na América Latina, no continente africano e no Oriente Médio, uma opção competitiva na categoria D, que compreende as pickups médias construídas sobre chassi, uma opção confortável, segura, sofisticada e até refinada.


Atualmente, ela já é o objeto de desejo dos fazendeiros brasileiros e um sonho de consumo até de quem mora na cidade, uma das melhores opções do mercado de pickups médias. Ela tem dupla aptidão, bruta o suficiente para transportar até 1.000 kg de carga em sua caçamba de cerca de 1.300 litros de volume, na fazenda, no sítio ou na rodovia e refinada o suficiente para levar a família para passear no cinema, na pizzaria, na sorveteria, na praia e na lanchonete nos finais de semana, vendida aqui no Brasil somente em versões de cabine dupla.


Atualmente, assim como suas principais concorrentes Mitsubishi L200, Toyota Hilux, Volkswagen Amarok, Chevrolet S10 e Ford Ranger, ela está disponível no Brasil com 5 anos de garantia, o que reflete a qualidade do produto e a confiança do próprio fabricante sobre sua durabilidade. A também pickup média Nissan Frontier possui 6 anos de garantia, algo inédito no Brasil entre as caminhonetes médias, o que também reflete a confiança do fabricante nipônico.


Atualmente, aqui no Brasil, a Fiat Titano compete diretamente com as pickups médias de cabine dupla e carroceria sobre chassi Chevrolet S10, Ford Ranger, Toyota Hilux, Volkswagen Amarok, Mitsubishi L200 e Nissan Frontier, também bem projetadas, bem fabricadas e bem vendidas, todas com motorização turbodiesel e/ou gasolina / flex, embora as pickups Chevrolet Montana, RAM Rampage, Renault Oroch e Ford Maverick possam ser consideradas concorrentes indiretas, já que, nestes casos específicos, possuem carroceria monobloco.


O GRUPO STELLANTIS

Logo acima, o logotipo da nova holding Stellantis, formada a partir da fusão das holdings FCA Fiat Chrysler Automobiles, holandesa, e PSA Peugeot Citroen, francesa. Logo abaixo, o logotipo da Fiat, que se tornou uma das marcas da então FCA Fiat Chrysler Automobiles, a empresa também detentora das marcas Chrysler, Dodge, Jeep e RAM, até 2020.

O grupo empresarial Stellantis N.V. é uma gigante multinacional holandesa que atende interesses americanos, italianos e franceses, formado em 2021 pela fusão (ou consolidation, na linguagem americana) de duas grandes holdings multinacionais do setor automobilístico, a francesa PSA Peugeot Citroen e a também holandesa FCA Fiat Chrysler Automobiles, esta, por sua vez, uma gigante multinacional que atendia interesses americanos e italianos do ramo automobilístico ou automotivo, formada em 2014 pela fusão de duas grandes holdings multinacionais, a italiana Fiat SpA e a americana Chrysler Group, passando então a englobar as marcas Fiat, Chrysler, Jeep (utilitários esportivos), Alfa Romeo e Maserati (automóveis premium), Dodge e RAM (caminhões, pickups e comerciais leves), dentre outras.


Em 2019, os grupos automobilísticos PSA Peugeot Citroen, da França, e FCA Fiat Chrysler Automobiles, dos Estados Unidos e da Itália, anunciaram a intenção de promover uma nova fusão para juntar todas as suas marcas em um único grupo automotivo, para reforçar sua posição entre os dez maiores fabricantes de automóveis e comerciais leves do mundo, com economia de escala no compartilhamento de plataformas e chassis (bases estruturais, motores e câmbios) e compartilhamento de uma variedade de peças, partes e componentes, com aquisição de matérias primas (aços e alumínios, por exemplo) em conjunto, com consequente aumento de competitividade.


Antes disso, em 2016, a marca Ferrari foi separada do então Grupo FCA em uma entidade empresarial sediada na Europa, mas também é controlada pela Família Agnelli, por sua vez formada pelos filhos e netos de Giovanni Agnelli, o fundador da Fiat, a fabricante automotiva italiana. Já as marcas Case e New Holland (tratores e outros utilitários), foram reunidas em 2012 em outra holding, a britânica e holandesa CNH Industrial, e a marca Iveco (vans, caminhões e chassis para micro-ônibus e ônibus) é controlada pela também holandesa Iveco Group, ambas também controladas pela Família Agnelli.


As ações do atual Grupo Stellantis estão disponíveis nas bolsas dos Estados Unidos e na Europa. O então Grupo FCA foi o 8º maior fabricante de automóveis do mundo em 2018, com mais de 4.070.000 unidades fabricadas, enquanto o então Grupo PSA foi o 9º maior fabricante de automóveis, com mais de 3.460.000 unidades. Atualmente, a nova holding Stellantis é a 4ª maior fabricante de automóveis do mundo, com 400.000 funcionários; com instalações produtivas em 30 países; e com escritórios e representantes de vendas em mais de 130 países.


Entre as subsidiárias do Grupo Stellantis no Brasil estão a FCA do Brasil, oficialmente FCA Automóveis Ltda, e a PSA do Brasil, oficialmente Peugeot Citroen Automóveis Ltda, com suas fábricas principais localizadas no município de Betim, que faz parte da região metropolitana de Belo Horizonte, a capital do estado de Minas Gerais; Goiana, município da região metropolitana de Recife, no estado de Pernambuco; e Porto Real, no estado do Rio de Janeiro.


Em 2019, por exemplo, esse grupo foi o maior fabricante de automóveis do Brasil, com mais de 496.000 unidades fabricadas, somando os números de vendas das marcas Fiat e Jeep, incluindo os números de vendas do Jeep Compass, do Jeep Renegade, da Fiat Strada e da Fiat Toro, esta uma pickup leve, de carroceria monobloco.


Outra subsidiária do grupo, a PSA do Brasil, foi a 11ª maior fabricante e vendedora de automóveis do país em 2019, com mais de 48.000 unidades fabricadas e comercializadas.


Por razões óbvias, a Stellantis N.V. anunciou em 2022 que estava abandonando o mercado russo de automóveis e utilitários...


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

A versátil Fiat Titano é um utilitário de tamanho médio da categoria das caminhonetes, para uso misto e diário no transporte de passageiros e de carga, disponível no mercado brasileiro desde 2024, com construção convencional de carroceria de aço sobre chassi, disponível no Brasil apenas com carroceria de cabine dupla, com tração 4X4 de série, mas com a possibilidade do condutor fazer a seleção da tração 4X2 traseira, 4X4 normal e 4X4 reduzida, inclusive, neste caso, com a seleção de bloqueio de diferencial traseiro, disponível no Brasil apenas com motorização turbodiesel, atualmente com uma ótima ou boa variedade de itens de conforto, segurança e desempenho, dependendo da versão, inclusive com a versão top de linha Fiat Titano Ranch apresentando um nível de sofisticação e refinamento nunca antes alcançado para essa categoria de veículos utilitários.


Ela tem capacidade para transportar até cinco pessoas na sua carroceria de cabine dupla, incluindo o motorista. Atualmente, ela é fabricada e/ou montada a partir de kits do tipo CKD na China, na Tunísia, em Gana, no Uruguai e na Nigéria, mas as unidades importadas para o Brasil são fabricadas apenas no Uruguai e importadas apenas do Uruguai, a partir da linha de montagem terceirizada da Nordex S.A., uma empresa independente de propriedade da família Antelo, localizada em Montevidéu, a capital do Uruguai, sob contrato de licenciamento concedido pelo Grupo Stellantis e pela Changan / Baoneng Motor.


Ela já está entre os mais desejados modelos de pickups médias à venda no mercado nacional, disputando palmo a palmo o mercado de utilitários médios de uso misto, para trabalho e passeio, para uso urbano e rural, com suas congêneres americanas, europeias e japonesas, mostrando ao consumidor brasileiro as vantagens da robustez estrutural da construção sobre chassi, com a possibilidade de usar o veículo na cidade, para levar até quatro crianças e adolescentes para a escola ou fazer a compra do mês no supermercado, com espaço de sobra na caçamba para o dia a dia de uso no campo, com capacidade para até 1.000 kg nas versões de cabine dupla a diesel.


De modo geral, de forma resumida, a família Changan F70, conhecida também como família Peugeot Landtrek, é o resultado da criação e do desenvolvimento em conjunto do Projeto KP1, que acumulou mais de 2.000.000 de quilômetros de testes de desenvolvimento em vários países, incluindo o Brasil. Um dos frutos do Projeto KP1 é justamente a Fiat Titano, uma pickup média que possui o PBT – Peso Bruto Total abaixo de 3.500 kg, o que significa que todas as suas três versões podem ser dirigidas no Brasil por motoristas com carteira de habilitação A/B.


O importante incremento da oferta de produtos utilitários da Fiat do Brasil no mercado brasileiro ocorreu recentemente, em 2024, com o início da importação da 1ª geração da família Peugeot Landrek, mas sob a marca Fiat, com o nome Fiat Titano, em três versões principais, a de entrada Fiat Titano Endurance, mais básica, com preços a partir de R$ 219 mil; a intermediária Fiat Titano Volcano, com preços a partir de R$ 239 mil; e a top de linha Fiat Titano Ranch, com preços a partir de R$ 259 mil, neste caso específico uma versão completíssima, vendida por um preço bem competitivo, com um ótimo nível de itens de segurança, conforto e desempenho, com câmbio automático de 6 velocidades ou marchas, com freios ABS ou antibloqueio, EBD ou distribuição eletrônica de frenagem, ESP ou controle eletrônico de estabilidade, controle de tração e com 6 airbags (frontais, laterais e de cortina), por exemplo. Por outro lado, a partir de então, ela se tornou um produto acessível para as famílias brasileiras de classe média-alta, até de quem mora na cidade.


Volte ao parágrafo acima e veja novamente os preços, um por um: Percebeu algo interessante? A diferença de exatos R$ 20 mil reais para cada versão da Fiat Titano, como se fosse uma “escadinha”. Isso não é por acaso: Significa que a Fiat do Brasil não está brincando em serviço. É uma estratégia de Marketing. Ela pretende “abocanhar uma fatia” desse rico mercado de pickups de cabine dupla, com clientes exigentes e endinheirados, os fazendeiros. E entre os principais atrativos está justamente o seu preço. A versão top de linha Fiat Titano Ranch, por exemplo, é mais barata que as versões intermediárias de suas principais concorrentes diretas, o que significa que ela está acessível também para a classe média-alta, por meio de financiamento ou consórcio.


Apenas para simples efeito de comparação de dimensões e capacidades, a Fiat Titano está situada num degrau acima das pickups leves Volkswagen Saveiro, Fiat Toro, RAM Rampage, Fiat Strada e Renault Oroch e num degrau abaixo das pickups grandes Ford F-250, Nissan Titan, Ford F-150, RAM 2500, Toyota Tundra, Chevrolet Silverado, RAM 3500 e GMC Sierra, lembrando que uma pickup grande não significa necessariamente um caminhão. Parte dos modelos de caminhonetes citada neste parágrafo está disponível para venda no Brasil por meio dos respectivos importadores oficiais e parte somente por meio de importadores independentes.


AS PICKUPS MÉDIAS

A partir da década de 1990, as pickups médias de cabine dupla, cabine simples e cabine estendida, de diversas marcas e modelos, de fabricantes diferentes, disponíveis no mercado brasileiro, a maioria importada, ajudaram a difundir o conceito de veículo utilitário de tamanho médio e de uso misto, para a zona rural e para a zona urbana, com itens de conforto, segurança e desempenho antes disponíveis mais comumente em automóveis de luxo, como ar condicionado e aquecedor; direção hidráulica; cintos de segurança de três pontos; vidros elétricos e trava central elétrica das portas; injeção eletrônica; freios ABS; e piloto automático; dentre outros.


Com o passar dos anos, chegaram ao Brasil, trazidas da Argentina, as confortáveis versões de cabine dupla da Ford Ranger e da Toyota Hilux, com vários níveis de equipamentos e acabamento, uma melhor que a outra, e assim elas deixaram de ser apenas pickups e passaram a ser consideradas símbolos de status. Por outro lado, a General Motors decidiu fabricar no Brasil, desde a década de 1990, a Chevrolet S10, uma decisão acertada, já que o modelo ocupa, até hoje, um lugar de destaque no portfólio da empresa e no seu balanço anual, responsável por boa parte da receita bruta da empresa aqui no Brasil, como um dos principais produtos, um dos mais bem sucedidos aqui no Brasil desde então.


Entre as marcas orientais, chegaram ao Brasil, também inicialmente importadas e também na década de 1990, as pickups médias Mitsubishi L200, Toyota Hilux e Nissan Frontier, dispostas a disputar o mercado nacional de utilitários de uso misto. A pickup média Volkswagen Amarok chegou em 2010 ao mercado brasileiro. No caso específico da Fiat Titano, ela chegou tarde, deveria ter vindo antes para o Brasil, mas antes tarde do que nunca. Ela representa a marca Fiat em mares nunca dantes navegados, como diria Cabral, o segmento das pickups médias, as queridinhas dos brasileiros do interior, com “r” bem “puxado”.


Entre as principais características desses modelos de automóveis (ou utilitários, se você preferir) está a posição de dirigir alta, a preferida pela grande maioria dos motoristas brasileiros, australianos e americanos, com visão panorâmica do ambiente ao seu redor. Uma parte desses modelos foi e é fabricada com motores a gasolina, verdade seja dita menos econômica que as opções de motorização diesel. Hoje em dia, considerando o mercado brasileiro de automóveis usados, os modelos com motores turbodiesel tendem a ser mais valorizados na hora da revenda. Pense nisso na hora de comprar uma caminhonete nova. Curiosamente, nos Estados Unidos os modelos a gasolina também venderam e ainda vendem bem.


As versões com cabine dupla são mais valorizadas que as versões de cabine simples e cabine estendida. As cores mais valorizadas no mercado brasileiro de automóveis usados são prata, preto, cinza e azul. As versões 4X4 são mais valorizadas, mas o custo de manutenção é um pouco maior. No caso específico da família Peugeot Landtrek, ela está disponível no exterior em modelos de cabine dupla e cabine simples, mas aqui no Brasil somente em versões de cabine dupla, com quatro portas laterais.


CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

A família Changan F70, conhecida também como família Peugeot Landtrek, da qual a Fiat Titano faz parte, é, essencialmente, um projeto chinês e francês adaptado para o uso em outros mercados, principalmente a América Latina, incluindo o Brasil, o Oriente Médio e o Sudeste Asiático. E como todo mundo já sabe, entre os principais atrativos dos produtos chineses em geral está o preço, geralmente mais competitivo, sem necessariamente abrir mão da qualidade e da elegância. Prova disso estão os utilitários esportivos da família Caoa Chery Tiggo, com preços atraentes, geralmente mais baratos que seus principais concorrentes, e boa qualidade geral, dentro da média do mercado.


A 1ª geração da família Changan F70, foi lançada na China em 2019, na Tunísia em 2021, em Gana em 2022, no Uruguai em 2023 e aqui no Brasil em 2024, mas aqui com o nome Fiat Titano, por meio de importação oficial, pois ela não é fabricada aqui. O projeto básico dessa 1ª geração, da década de 2010, possui um bom ou ótimo nível de itens de segurança, conforto e desempenho, dependendo da versão, incluindo direção hidráulica, ar condicionado de duas zonas, vidros elétricos e trava central elétrica, motor turbodiesel, freios com ABS ou antitravamento, EBD ou distribuição eletrônica de força de frenagem, ESP ou controle eletrônico de estabilidade e controle de tração, seis airbags (frontais, laterais e de cortina), bancos com revestimento em imitação de couro, rodas de liga leve e faróis de LED e/ou de neblina, uma decisão acertada da fabricante, já que entre seus compradores estão proprietários rurais de alto poder aquisitivo, ou seja, fazendeiros, dispostos a pagar mais por um veículo mais completo para passear com a família a bordo.


A FIAT TITANO (1ª GERAÇÃO)


A fabricação seriada da 1ª geração da Peugeot Landtrek foi iniciada em 2019, 2020, 2021, 2022 e 2023 pela Stellantis N.V., pela Changan / Baoneng Motor e por empresas independentes na China, na Tunísia, em Gana, na Nigéria e no Uruguai, inicialmente para atender esses respectivos mercados e, posteriormente, para exportação para vários países, incluindo o Brasil, neste caso com o nome Fiat Titano, importada do Uruguai.


Basicamente, de forma resumida, é quase o mesmo modelo de pickup nesses mercados, mas, por uma razão de Marketing, a Stellantis N.V. entendeu que a força, a boa fama e a tradição da marca Fiat no mercado de pickups é maior no Brasil que a força da marca Peugeot, por sua vez mais focada em carros de passeio, mais confortáveis, refinados e graciosos, por isso preferiu lançá-la aqui como um produto com a marca Fiat, que, aliás, já possui o apelo comercial da Fiat Toro e da Fiat Strada, ambas sucessos de vendas. Então, para “aproveitar a onda” dessas duas pickups leves, foi lançada a Fiat Titano, inclusive para preencher a lacuna no seu portfólio, entre a Fiat Toro, leve, e a classuda RAM 2500, grande.


Aqui no Brasil, a Fiat Titano está disponível nas versões Fiat Titano Endurance, de entrada, mais básica, de cabine dupla e tração 4X4, com reduzida, principalmente para atender frotistas e prestadores de serviços em geral; Fiat Titano Volcano, intermediária, de cabine dupla e tração 4X4 com reduzida, para trabalho rural e passeio; e a bonita Fiat Titano Ranch, top de linha, completíssima, com cabine dupla e tração 4X4, com reduzida, também para trabalho rural e passeio, sendo esta a que apresenta a melhor relação custo benefício da família, apresentando um conjunto mais completo, com mais itens de segurança, conforto e desempenho.


O nome Fiat Titano é uma alusão às entidades espirituais da antiga religião grega, já extinta. Segundo essa mitologia, os titanos ou titãs foram deuses gregos que rivalizaram com Zeus e outros deuses do Olimpo. Esse nome pode também ser uma alusão ao metal titânio, muito resistente, leve e caro, utilizado, atualmente, na indústria de alta tecnologia. O objetivo do departamento de Marketing da montadora era projetar na mente dos consumidores a ideia de algo poderoso, forte e resistente.


Aqui no Brasil, essa geração de caminhonetes de tamanho médio está disponível apenas com carroceria de cabine dupla, com todas as versões com tração 4X4, mas com a possibilidade do condutor selecionar a tração somente no eixo traseiro, para economizar combustível na cidade e na rodovia, ou selecionar a tração 4X4 normal, para estradas rurais, ou 4X4 reduzida, para lama e areia, inclusive com capacidade para até 1.000 kg de carga em uma caçamba de 1.300 litros, com a versão top de linha Fiat Titano Ranch com a moderna motorização turbodiesel longitudinal PSA DW12-CTED4, de 2.200 cilindradas e quatro cilindros em linha, com injeção direta Common Rail e 16 válvulas, dentro das normas Euro 5 de emissões, com 180 cavalos de potência e 40 kgfm de torque, combinada com câmbio automático Punch, de seis velocidades ou marchas, o que possibilita ao veículo um desempenho bem razoável, tanto na rodovia como na estrada rural, com aceleração de 0 a 100 km/h na rodovia em cerca de 12 segundos, vazia, ou 14 segundos, com passageiros e bagagem, com consumo de 8 quilômetros na cidade, vazia, e 10 quilômetros na rodovia, vazia.


Esse motor turbodiesel PSA DW12-CTED4, importado da França, é o mesmo que traciona a van Fiat Ducato, ele é conhecido também como Blue HDi e, no caso específico da versão de entrada Fiat Titano Endurance, ele produz 180 cavalos de potência e 37 kgfm de torque, combinado com uma caixa de câmbio manual Getrag de 6 velocidades ou marchas.


O arranjo da suspensão da Fiat Titano de 1ª geração é convencional, independente na frente, com dois braços triangulares sobrepostos em cada lado, e com eixo rígido na traseira, combinado com feixe de molas longitudinais e amortecedores. Em estradas rurais, o comportamento da pickup média é um pouco áspero, com rodar firme, mas um pouco rude. Essa configuração de suspensão tenta manter o compromisso ou proposta de um veículo versátil, tanto para transporte de cargas na caçamba quanto para o transporte de passageiros na cidade e na rodovia. De modo geral, é impossível comparar a suavidade e refinamento ao rodar da suspensão de um utilitário esportivo do tipo crossover ou de um sedan com o comportamento de uma pickup média, portanto é comum e até normal que pickups médias disponíveis no Brasil apresentem suspensão um pouco rústica, é assim mesmo, acostume-se.


A partir de 2024, a Fiat Titano está disponível no Brasil com uma boa ou ótima variedade de itens de desempenho, conforto e segurança, principalmente na versão top de linha Fiat Titano Rach, incluindo direção hidráulica; ar condicionado de duas zonas, inclusive com saída de ar para os passageiros do assento traseiro; vidros elétricos e trava central elétrica, com alarme e chave presencial (keyless entry), com botão start no painel; piloto automático (cruise control) com alerta de saída de faixa, HDC (hill descent) ou controle de descida em declives e assistente de partida em rampas; conjunto de segurança ativa com freios com discos ventilados na frente e tambores atrás, com ABS ou antitravamento, EBD ou distribuição eletrônica de força de frenagem, ESP ou controle eletrônico de estabilidade e controle de tração; conjunto de segurança passiva com 6 airbags, sendo frontais, laterais e de cortina; bancos com imitação em couro; rodas de liga leve de 17 polegadas (Endurance e Volcano) e 18 polegadas (Ranch); sistema multimídia com tela de 10 polegadas, com GPS nativo, com rádio AM/FM e entrada USB para arquivos de áudio em MP3 ou memória interna para até 10 giga de música, com conectividade Android Auto e Apple CarPlay, inclusive; faróis halógenos (Endurance e Volcano) e faróis de LED e de neblina (Ranch); dentre outros itens.


Na versão mais completa Fiat Titano Rach trata-se de uma caminhonete sofisticada, bonita, com bom acabamento, com inúmeros itens de segurança, conforto e desempenho para viajar com a família, inclusive, incluindo volante multifuncional, com ajuste de altura e profundidade; cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes, com pré-tensionadores, apoios de cabeça para todos os ocupantes e pontos de fixação ISOFIX no assento traseiro; sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, combinados com câmeras 360º e imagem sintética no painel para facilitar as manobras de estacionamento; bancos dianteiros com ajustes elétricos; capota marítima (de série) e protetor de caçamba (opcional); estribos laterais; retrovisores com desembaçador elétrico; sensor de chuva, para acionamento do limpador de para-brisa, e sensor crepuscular, para acionamento dos faróis; monitoramento de pressão dos pneus; porta-luvas com refrigeração; e computador de bordo.


Cansou? Respira fundo, tem mais: Mais de 15 porta-copos e porta-objetos espalhados pelo interior do veículo; carregador wireless para dispositivos móveis no console central (opcional); vão livre de 23 centímetros do solo, necessário para transitar por estradas rurais (terra, areia e lama) e vedação das portas com capacidade de imersão de até 60 centímetros de água, também necessária para transitar por estradas rurais em dias de chuva; tomada USB de 12 volts para dispositivos dos ocupantes do assento traseiro; opções de cores sólidas e cores metálicas; santantônio (opcional) e estribos laterais (de série na Ranch); capota elétrica retrátil (opcional); engate de reboque (opcional); lembrando que alguns desses itens estão disponíveis como itens de série na versão Ranch.


Resumindo, uma típica pickup média, com corpo, motorização e disposição de trabalhadora braçal, perfeita para trabalhar nos dias de semana, na fazenda e/ou na cidade, mas com alma e refinamento de uma princesa, inclusive com bom espaço interno e bom acabamento interno, adequada para levar a esposa e os filhos para passear nos finais de semana, na praia, na pizzaria, no restaurante, na sorveteria, no cinema, no shopping e no parque de diversões.


Trata-se de uma das melhores opções de veículos utilitários de uso misto e de tamanho médio disponíveis no mercado brasileiro de automóveis atualmente, principalmente com a versão Fiat Titano Ranch apresentando uma das melhores relações custo benefício da categoria, com preços a partir de R$ 259 mil (sugerido), disponível nas 520 concessionárias de veículos novos da marca Fiat, aqui no Brasil.


“Ela é tão bonita que dá até dó de colocar muito peso na caçamba”. Verdade, dá mesmo. Mas pode ficar tranquilo, ela consegue transportar 10 latões de leite ou 10 sacos de cimento “numa boa”, até 500 kg é “moleza” pra ela. Acima disso, é preciso redobrar a atenção na rodovia pavimentada ou estrada vicinal, com uma condução moderada, para não perder o controle da direção... Segundo o fabricante, a capacidade máxima é 1.000 kg em uma caçamba de 1.300 litros.


Assim como suas principais concorrentes, ela consegue se destacar no mercado pelo equilíbrio do tamanho, do peso, do conjunto mecânico, da eletrônica embarcada, do consumo, da estética e do nível de conforto.


Por se tratar de uma versão cobiçada, a blindagem nível IIIA é recomendada pelo blog, por uma razão óbvia...


As cores mais valorizadas no mercado de automóveis usados são prata, preto, cinza e azul. Pense nisso no momento de comprar uma pickup nova.


Uma versão mais simples, a Fiat Titano Endurance, um pouco menos potente e apenas com câmbio manual de seis velocidades ou marchas, direcionada para trabalhadores autônomos, frotistas, empreiteiras e construtoras, locadoras de veículos, governos, polícias, forças armadas e prestadoras de serviços terceirizados, está disponível no Brasil, a partir de R$ 219 mil, mas o blog não recomenda essa versão para quem quer fazer uso misto do veículo, tanto para trabalho quanto para passeio, justamente por ser mais simples e, portanto menos confortável.


MERCADO

Sobram razões para ter uma Fiat Titano na garagem, nova ou usada, principalmente a versão Fiat Titano Ranch, com tração 4X4 e com motorização turbodiesel. Ela é prática, funcional, confortável e segura e o número de concessionárias da Fiat é alto, cerca de 520 unidades, o que facilita a manutenção. Além disso, até mesmo as oficinas de manutenção independentes, como as unidades da franquia High Torque, por exemplo, estão acostumadas com ela e o custo de manutenção não chega a assustar.


Atualmente, a Fiat Titano enfrenta uma dura competição com modelos conceituados de marcas americanas, europeias e japonesas, principalmente a Ford Ranger, a Chevrolet S10 e a Toyota Hilux, líderes de mercado, e as coadjuvantes, mas não menos desejadas, Mitsubishi L200, Nissan Frontier e Volkswagen Amarok, esta entre as mais recentes, lançada na década de 2010.


É difícil dizer qual delas é melhor, todas estão em pé de igualdade, o mais provável é que o gosto pessoal do consumidor o incline a um ou outro modelo. Um outro ponto que provavelmente tenha influência sobre a decisão de compra é o número de concessionárias. Neste caso a Chevrolet S10, a Volkswagen Amarok e a Fiat Titano se destacam, mas as demais não ficam muito atrás, a cada ano novas concessionárias são acrescentadas às redes de cada uma dessas fabricantes.


No mercado de automóveis usados a Ford Ranger, a Chevrolet S10 e a Toyota Hilux são líderes, são de fácil e revenda, e uma grande quantidade está disponível no mercado para comprar, dá pra escolher a dedo, com calma, negociar bem, sem pressa, e verificar com cuidado o estado de conservação. Além disso, os preços estão bem razoáveis.


Embora os números de concessionárias das marcas Toyota, Mitsubishi, Ford e Nissan sejam menores no Brasil, oficinas independentes em geral já estão acostumadas com a Toyota Hilux, com a Mitsubishi L200, com a Ford Ranger e com a Nissan Frontier. Os preços delas no mercado de automóveis usados também estão bem razoáveis.


PICKUPS GRANDES, MÉDIAS E LEVES MAIS VENDIDAS NO BRASIL EM 2022

POSIÇÃO

MODELO

UNIDADES

Fiat Strada

112.456

Fiat Toro

49.567

Toyota Hilux

48.606

Chevrolet S10

27.128

Volkswagen Saveiro

23.422

Mitsubishi L200

15.831

Ford Ranger

14.302

Renault Oroch

12.022

Nissan Frontier

8.669

10ª

Volkswagen Amarok

6.012

11ª

RAM 3500 / RAM 2500

5.056

12ª

Ford Maverick

1.382

 

 

 

 

 

 


Além desses modelos de porte médio, há outros segmentos de utilitários que não devem ser ignorados na hora da compra, dentre eles o segmento de utilitários compactos, todos com carroceria monobloco, dentre eles a Fiat Strada, com 112.456 unidades fabricadas, o carro mais vendido do Brasil; a Fiat Toro, com 49.567 unidades, também um sucesso de vendas; a Volkswagen Saveiro, com 23.422 unidades; e a Renault Oroch, com 12.022 unidades, neste caso usando plataforma, motor e câmbio do utilitário esportivo Renault Duster, o que facilita sua manutenção, já que se trata também de um carro bem vendido.


No andar de cima, na cobertura duplex de alto padrão, no topo da pirâmide ou na suíte presidencial do hotel cinco estrelas, se você preferir, estão RAM 2500, Ford F-150, RAM 3500 e Chevrolet Silverado, objetos de desejo ou sonho de consumo de dez em cada dez fazendeiros brasileiros.


FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS


FIAT TITANO RANCH

  • Capacidade: 1 motorista e 4 passageiros;
  • Caçamba: Até 1.000 kg em 1.300 litros;
  • Comprimento: Aprox. 5,3 metros;
  • Largura (sem retrovisores): Aprox. 2 metros;
  • Largura (com retrovisores): Aprox. 2,2 metros;
  • Altura (com barras): Aprox. 1,9 metro;
  • Entre-eixos: Aprox. 3,2 metros;
  • Motorização: Turbodiesel Blue HDi, 2.179 cilindradas, 4 cilindros em linha, longitudinal;
  • Motorização: Bloco de ferro fundido, cabeçote de alumínio, 16 válvulas e duplo comando;
  • Potência e torque: 180 cavalos e 40 kgfm;
  • Alimentação: Injeção direta Common Rail de diesel;
  • Taxa de compressão: 16:1;
  • Ignição:
  • Câmbio: Automático Punch de seis velocidades ou marchas;
  • Aceleração 0 a 100 km/h: Aprox. 12 segundos (vazio);
  • Consumo médio (cidade): Aprox. 8 quilômetros / litro (vazio);
  • Consumo médio (rodovia): Aprox. 10 quilômetros / litro (vazio);
  • Direção: Hidráulica, com volante multifuncional;
  • Tração: 4X4, com reduzida e bloqueio do diferencial traseiro;
  • Freios dianteiros: Discos ventilados, com ABS, EBD e ESC;
  • Freios traseiros: Tambores, com ABS, EBD e ESC;
  • Rodas e pneus: 265/60 R18, com rodas 18 polegadas;
  • Suspensão dianteira: Independente, braços triangulares duplos, molas helicoidais e amortecedores;
  • Suspensão traseira: Eixo rígido, com feixe de molas longitudinais e amortecedores;
  • Vão livre do solo: Aprox. 23 centímetros;
  • Tanque: 80 litros;
  • Peso vazio: Aprox. 2.150 kg;


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Atenção: As informações, conceitos e valores (preços) emitidos neste artigo ou página são apenas de caráter informativo e podem não estar absolutamente precisos e rigorosos, pois esse não é o objetivo do blog. Para informações, conceitos e valores mais precisos e rigorosos entre em contato com o fabricante e/ou com seu representante de vendas.


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Peugeot_Landtrek
  • Wikipédia (em francês): https://fr.wikipedia.org/wiki/Peugeot_Landtrek
  • Stellantis (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagens

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