FIAT TITANO
PEUGEOT LANDTREK E RAM 1200 (MÉXICO)
FIAT TITANO (BRASIL E ARGELIA)
PEUGEOT LANDTREK (ÁFRICA DO
SUL, NIGÉRIA, GANA E VIZINHOS)
PEUGEOT LANDTREK (MALÁSIA,
LAOS E VIZINHOS)
PEUGEOT LANDTREK (CHILE, COLÔMBIA,
URUGUAI E PERU)
CHANGAN F70 HUNTER (CHINA E
OUTROS MERCADOS)
CHANGAN F70 LANTUOZHE (CHINA E
OUTROS MERCADOS)
CHANGAN F70 KAICENE OU
KAICHENG
PROJETO KP1
INTRODUÇÃO
A robusta e prática Fiat Titano é um utilitário de tamanho médio da categoria das caminhonetes, para uso misto e diário no transporte de passageiros e de carga, criada e desenvolvida na França (Peugeot), na China (Changan) e no Brasil (Fiat) e fabricada em larga escala na China (Changan / Baoneng Motor), no Uruguai (Nordex), na Tunísia (STAFIM), em Gana (Silver Star) e na Nigéria (DPAN – Dangote), nestes casos inclusive com outros nomes, como, por exemplo, Changan Hunter / Changan Lantuozhe, Peugeot Landtrek, Changan F70 Kaicene e RAM 1200, tanto por subsidiárias da multinacional europeia Stellantis N.V., quanto pela multinacional chinesa Changan / Baoneng Motor e até por fabricantes independentes com as quais há acordos de licenciamento de produção, a partir das décadas de 2010 e atual, tanto para atender os respectivos mercados internos quanto para exportação para mercados diversos, incluindo a América Latina (Brasil, México, Chile, Colômbia, Argentina e Peru, por exemplo), que é uma grande consumidora desse tipo de veículo.
Com o passar
dos anos, a família Changan F70, formada
por vários modelos com as marcas Peugeot,
Changan, RAM e Fiat, se tornou
uma bem sucedida família de pickups de tamanho médio em várias partes do mundo,
principalmente na China, na América Latina, no continente africano e no Oriente
Médio, uma opção competitiva na categoria
D, que compreende as pickups médias construídas sobre chassi, uma opção confortável,
segura, sofisticada e até refinada.
Atualmente,
ela já é o objeto de desejo dos fazendeiros brasileiros e um sonho de consumo
até de quem mora na cidade, uma das melhores opções do mercado de pickups
médias. Ela tem dupla aptidão, bruta o suficiente para transportar até 1.000 kg
de carga em sua caçamba de cerca de 1.300 litros de volume, na fazenda, no
sítio ou na rodovia e refinada o suficiente para levar a família para passear
no cinema, na pizzaria, na sorveteria, na praia e na lanchonete nos finais de
semana, vendida aqui no Brasil somente em versões de cabine dupla.
Atualmente, assim
como suas principais concorrentes Mitsubishi
L200, Toyota Hilux, Volkswagen Amarok, Chevrolet S10 e Ford Ranger, ela está disponível no Brasil com 5 anos de garantia,
o que reflete a qualidade do produto e a confiança do próprio fabricante sobre
sua durabilidade. A também pickup média Nissan
Frontier possui 6 anos de garantia, algo inédito no Brasil entre as caminhonetes
médias, o que também reflete a confiança do fabricante nipônico.
Atualmente,
aqui no Brasil, a Fiat Titano compete diretamente com as pickups médias de
cabine dupla e carroceria sobre chassi Chevrolet S10, Ford Ranger, Toyota
Hilux, Volkswagen Amarok, Mitsubishi L200 e Nissan Frontier, também bem
projetadas, bem fabricadas e bem vendidas, todas com motorização turbodiesel
e/ou gasolina / flex, embora as pickups Chevrolet
Montana, RAM Rampage, Renault Oroch e Ford
Maverick possam ser consideradas concorrentes indiretas, já que, nestes
casos específicos, possuem carroceria monobloco.
O GRUPO STELLANTIS
Logo acima, o logotipo da nova holding Stellantis,
formada a partir da fusão das holdings FCA Fiat Chrysler Automobiles,
holandesa, e PSA Peugeot Citroen, francesa. Logo abaixo, o logotipo da Fiat,
que se tornou uma das marcas da então FCA Fiat Chrysler Automobiles, a empresa
também detentora das marcas Chrysler, Dodge, Jeep e RAM, até 2020.
O grupo empresarial Stellantis N.V. é uma gigante
multinacional holandesa que atende interesses americanos, italianos e
franceses, formado em 2021 pela fusão (ou consolidation, na linguagem
americana) de duas grandes holdings multinacionais do setor automobilístico, a
francesa PSA Peugeot Citroen e a também holandesa FCA Fiat Chrysler
Automobiles, esta, por sua vez, uma gigante multinacional que atendia
interesses americanos e italianos do ramo automobilístico ou automotivo,
formada em 2014 pela fusão de duas grandes holdings multinacionais, a italiana
Fiat SpA e a americana Chrysler Group, passando então a englobar as marcas
Fiat, Chrysler, Jeep (utilitários
esportivos), Alfa Romeo e Maserati (automóveis premium), Dodge e RAM (caminhões, pickups e
comerciais leves), dentre outras.
Em 2019, os grupos automobilísticos PSA Peugeot
Citroen, da França, e FCA Fiat Chrysler Automobiles, dos Estados Unidos e da
Itália, anunciaram a intenção de promover uma nova fusão para juntar todas as
suas marcas em um único grupo automotivo, para reforçar sua posição entre os
dez maiores fabricantes de automóveis e comerciais leves do mundo, com economia
de escala no compartilhamento de plataformas e chassis (bases estruturais,
motores e câmbios) e compartilhamento de uma variedade de peças, partes e
componentes, com aquisição de matérias primas (aços e alumínios, por exemplo)
em conjunto, com consequente aumento de competitividade.
Antes disso, em 2016, a marca Ferrari foi separada do então Grupo FCA em uma entidade empresarial
sediada na Europa, mas também é controlada pela Família Agnelli, por sua vez
formada pelos filhos e netos de Giovanni Agnelli, o fundador da Fiat, a
fabricante automotiva italiana. Já as marcas Case e New Holland
(tratores e outros utilitários), foram reunidas em 2012 em outra holding, a
britânica e holandesa CNH Industrial,
e a marca Iveco (vans, caminhões e
chassis para micro-ônibus e ônibus) é controlada pela também holandesa Iveco Group, ambas também controladas
pela Família Agnelli.
As ações do atual Grupo Stellantis estão disponíveis
nas bolsas dos Estados Unidos e na Europa. O então Grupo FCA foi o 8º maior
fabricante de automóveis do mundo em 2018, com mais de 4.070.000 unidades
fabricadas, enquanto o então Grupo PSA foi o 9º maior fabricante de automóveis,
com mais de 3.460.000 unidades. Atualmente, a nova holding Stellantis é a 4ª
maior fabricante de automóveis do mundo, com 400.000 funcionários; com
instalações produtivas em 30 países; e com escritórios e representantes de
vendas em mais de 130 países.
Entre as subsidiárias do Grupo Stellantis no Brasil estão a FCA do Brasil, oficialmente FCA Automóveis Ltda, e a PSA do Brasil, oficialmente Peugeot
Citroen Automóveis Ltda, com suas fábricas principais localizadas no município
de Betim, que faz parte da região metropolitana de Belo Horizonte, a capital do
estado de Minas Gerais; Goiana, município da região metropolitana de Recife, no
estado de Pernambuco; e Porto Real, no estado do Rio de Janeiro.
Em 2019, por exemplo, esse grupo foi o maior
fabricante de automóveis do Brasil, com mais de 496.000 unidades fabricadas,
somando os números de vendas das marcas Fiat e Jeep, incluindo os números de
vendas do Jeep Compass, do Jeep Renegade, da Fiat Strada e da Fiat Toro,
esta uma pickup leve, de carroceria monobloco.
Outra subsidiária do grupo, a PSA do Brasil, foi a 11ª
maior fabricante e vendedora de automóveis do país em 2019, com mais de 48.000
unidades fabricadas e comercializadas.
Por razões óbvias, a Stellantis N.V. anunciou em 2022
que estava abandonando o mercado russo de automóveis e utilitários...
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
A versátil Fiat Titano é um utilitário de tamanho médio da categoria das caminhonetes, para uso misto e diário no transporte de passageiros e de carga, disponível no mercado brasileiro desde 2024, com construção convencional de carroceria de aço sobre chassi, disponível no Brasil apenas com carroceria de cabine dupla, com tração 4X4 de série, mas com a possibilidade do condutor fazer a seleção da tração 4X2 traseira, 4X4 normal e 4X4 reduzida, inclusive, neste caso, com a seleção de bloqueio de diferencial traseiro, disponível no Brasil apenas com motorização turbodiesel, atualmente com uma ótima ou boa variedade de itens de conforto, segurança e desempenho, dependendo da versão, inclusive com a versão top de linha Fiat Titano Ranch apresentando um nível de sofisticação e refinamento nunca antes alcançado para essa categoria de veículos utilitários.
Ela tem
capacidade para transportar até cinco pessoas na sua carroceria de cabine
dupla, incluindo o motorista. Atualmente, ela é fabricada e/ou montada a partir
de kits do tipo CKD na China, na Tunísia, em Gana, no Uruguai e na Nigéria, mas
as unidades importadas para o Brasil são fabricadas apenas no Uruguai e
importadas apenas do Uruguai, a partir da linha de montagem terceirizada da Nordex S.A., uma empresa independente
de propriedade da família Antelo, localizada em Montevidéu, a capital do
Uruguai, sob contrato de licenciamento concedido pelo Grupo Stellantis e pela
Changan / Baoneng Motor.
Ela já está
entre os mais desejados modelos de pickups médias à venda no mercado nacional,
disputando palmo a palmo o mercado de utilitários médios de uso misto, para
trabalho e passeio, para uso urbano e rural, com suas congêneres americanas,
europeias e japonesas, mostrando ao consumidor brasileiro as vantagens da
robustez estrutural da construção sobre chassi, com a possibilidade de usar o
veículo na cidade, para levar até quatro crianças e adolescentes para a escola
ou fazer a compra do mês no supermercado, com espaço de sobra na caçamba para o
dia a dia de uso no campo, com capacidade para até 1.000 kg nas versões de
cabine dupla a diesel.
De modo
geral, de forma resumida, a família Changan F70, conhecida também como família Peugeot Landtrek, é o resultado da
criação e do desenvolvimento em conjunto do Projeto KP1, que acumulou mais de 2.000.000 de quilômetros de
testes de desenvolvimento em vários países, incluindo o Brasil. Um dos frutos
do Projeto KP1 é justamente a Fiat Titano, uma pickup média que possui o PBT – Peso Bruto Total abaixo de 3.500
kg, o que significa que todas as suas três versões podem ser dirigidas no
Brasil por motoristas com carteira de habilitação A/B.
O importante
incremento da oferta de produtos utilitários da Fiat do Brasil no mercado
brasileiro ocorreu recentemente, em 2024, com o início da importação da 1ª
geração da família Peugeot Landrek, mas sob a marca Fiat, com o nome Fiat
Titano, em três versões principais, a de entrada Fiat Titano Endurance, mais básica, com preços a partir de R$ 219
mil; a intermediária Fiat Titano Volcano,
com preços a partir de R$ 239 mil; e a top de linha Fiat Titano Ranch, com
preços a partir de R$ 259 mil, neste caso específico uma versão completíssima,
vendida por um preço bem competitivo, com um ótimo nível de itens de segurança,
conforto e desempenho, com câmbio automático de 6 velocidades ou marchas, com
freios ABS ou antibloqueio, EBD ou distribuição eletrônica de frenagem, ESP ou
controle eletrônico de estabilidade, controle de tração e com 6 airbags
(frontais, laterais e de cortina), por exemplo. Por outro lado, a partir de
então, ela se tornou um produto acessível para as famílias brasileiras de
classe média-alta, até de quem mora na cidade.
Volte ao
parágrafo acima e veja novamente os preços, um por um: Percebeu algo
interessante? A diferença de exatos R$ 20 mil reais para cada versão da Fiat
Titano, como se fosse uma “escadinha”. Isso não é por acaso: Significa que a
Fiat do Brasil não está brincando em serviço. É uma estratégia de Marketing. Ela
pretende “abocanhar uma fatia” desse rico mercado de pickups de cabine dupla,
com clientes exigentes e endinheirados, os fazendeiros. E entre os principais
atrativos está justamente o seu preço. A versão top de linha Fiat Titano Ranch,
por exemplo, é mais barata que as versões intermediárias de suas principais
concorrentes diretas, o que significa que ela está acessível também para a
classe média-alta, por meio de financiamento ou consórcio.
Apenas para
simples efeito de comparação de dimensões e capacidades, a Fiat Titano está
situada num degrau acima das pickups leves Volkswagen
Saveiro, Fiat Toro, RAM Rampage, Fiat
Strada e Renault Oroch e num degrau abaixo das pickups grandes Ford F-250, Nissan Titan, Ford F-150, RAM
2500, Toyota Tundra, Chevrolet Silverado, RAM 3500 e GMC Sierra, lembrando que uma pickup grande não significa
necessariamente um caminhão. Parte dos modelos de caminhonetes citada neste
parágrafo está disponível para venda no Brasil por meio dos respectivos
importadores oficiais e parte somente por meio de importadores independentes.
AS PICKUPS MÉDIAS
A partir da década de 1990, as pickups médias de cabine dupla, cabine simples e cabine estendida, de diversas marcas e modelos, de fabricantes diferentes, disponíveis no mercado brasileiro, a maioria importada, ajudaram a difundir o conceito de veículo utilitário de tamanho médio e de uso misto, para a zona rural e para a zona urbana, com itens de conforto, segurança e desempenho antes disponíveis mais comumente em automóveis de luxo, como ar condicionado e aquecedor; direção hidráulica; cintos de segurança de três pontos; vidros elétricos e trava central elétrica das portas; injeção eletrônica; freios ABS; e piloto automático; dentre outros.
Com o passar
dos anos, chegaram ao Brasil, trazidas da Argentina, as confortáveis versões de
cabine dupla da Ford Ranger e da Toyota Hilux, com vários níveis de
equipamentos e acabamento, uma melhor que a outra, e assim elas deixaram de ser
apenas pickups e passaram a ser consideradas símbolos de status. Por outro
lado, a General Motors decidiu fabricar no Brasil, desde a década de 1990, a
Chevrolet S10, uma decisão acertada, já que o modelo ocupa, até hoje, um lugar
de destaque no portfólio da empresa e no seu balanço anual, responsável por boa
parte da receita bruta da empresa aqui no Brasil, como um dos principais
produtos, um dos mais bem sucedidos aqui no Brasil desde então.
Entre as
marcas orientais, chegaram ao Brasil, também inicialmente importadas e também
na década de 1990, as pickups médias Mitsubishi L200, Toyota Hilux e Nissan
Frontier, dispostas a disputar o mercado nacional de utilitários de uso misto. A
pickup média Volkswagen Amarok chegou em 2010 ao mercado brasileiro. No caso
específico da Fiat Titano, ela chegou tarde, deveria ter vindo antes para o
Brasil, mas antes tarde do que nunca. Ela representa a marca Fiat em mares nunca
dantes navegados, como diria Cabral, o segmento das pickups médias, as
queridinhas dos brasileiros do interior, com “r” bem “puxado”.
Entre as
principais características desses modelos de automóveis (ou utilitários, se
você preferir) está a posição de dirigir alta, a preferida pela grande maioria
dos motoristas brasileiros, australianos e americanos, com visão panorâmica do
ambiente ao seu redor. Uma parte desses modelos foi e é fabricada com motores a
gasolina, verdade seja dita menos econômica que as opções de motorização
diesel. Hoje em dia, considerando o mercado brasileiro de automóveis usados, os
modelos com motores turbodiesel tendem a ser mais valorizados na hora da
revenda. Pense nisso na hora de comprar uma caminhonete nova. Curiosamente, nos
Estados Unidos os modelos a gasolina também venderam e ainda vendem bem.
As versões
com cabine dupla são mais valorizadas que as versões de cabine simples e cabine
estendida. As cores mais valorizadas no mercado brasileiro de automóveis usados
são prata, preto, cinza e azul. As versões 4X4 são mais valorizadas, mas o
custo de manutenção é um pouco maior. No caso específico da família Peugeot Landtrek, ela está disponível no exterior em modelos de cabine dupla e cabine simples, mas aqui no Brasil somente em versões de cabine dupla, com quatro portas laterais.
CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
A família Changan F70, conhecida também como família Peugeot Landtrek, da qual a Fiat Titano faz parte, é, essencialmente, um projeto chinês e francês adaptado para o uso em outros mercados, principalmente a América Latina, incluindo o Brasil, o Oriente Médio e o Sudeste Asiático. E como todo mundo já sabe, entre os principais atrativos dos produtos chineses em geral está o preço, geralmente mais competitivo, sem necessariamente abrir mão da qualidade e da elegância. Prova disso estão os utilitários esportivos da família Caoa Chery Tiggo, com preços atraentes, geralmente mais baratos que seus principais concorrentes, e boa qualidade geral, dentro da média do mercado.
A 1ª geração
da família Changan F70, foi lançada na China em 2019, na Tunísia em 2021, em
Gana em 2022, no Uruguai em 2023 e aqui no Brasil em 2024, mas aqui com o nome Fiat
Titano, por meio de importação oficial, pois ela não é fabricada aqui. O
projeto básico dessa 1ª geração, da década de 2010, possui um bom ou ótimo
nível de itens de segurança, conforto e desempenho, dependendo da versão, incluindo
direção hidráulica, ar condicionado de duas zonas, vidros elétricos e trava
central elétrica, motor turbodiesel, freios com ABS ou antitravamento, EBD ou
distribuição eletrônica de força de frenagem, ESP ou controle eletrônico de
estabilidade e controle de tração, seis airbags (frontais, laterais e de
cortina), bancos com revestimento em imitação de couro, rodas de liga leve e
faróis de LED e/ou de neblina, uma decisão acertada da fabricante, já que entre
seus compradores estão proprietários rurais de alto poder aquisitivo, ou seja,
fazendeiros, dispostos a pagar mais por um veículo mais completo para passear
com a família a bordo.
A FIAT TITANO
(1ª GERAÇÃO)
A fabricação seriada da 1ª geração da Peugeot Landtrek foi iniciada em 2019, 2020, 2021, 2022 e 2023 pela Stellantis N.V., pela Changan / Baoneng Motor e por empresas independentes na China, na Tunísia, em Gana, na Nigéria e no Uruguai, inicialmente para atender esses respectivos mercados e, posteriormente, para exportação para vários países, incluindo o Brasil, neste caso com o nome Fiat Titano, importada do Uruguai.
Basicamente, de
forma resumida, é quase o mesmo modelo de pickup nesses mercados, mas, por uma
razão de Marketing, a Stellantis N.V. entendeu que a força, a boa fama e a tradição
da marca Fiat no mercado de pickups é maior no Brasil que a força da marca
Peugeot, por sua vez mais focada em carros de passeio, mais confortáveis,
refinados e graciosos, por isso preferiu lançá-la aqui como um produto com a
marca Fiat, que, aliás, já possui o apelo comercial da Fiat Toro e da Fiat
Strada, ambas sucessos de vendas. Então, para “aproveitar a onda” dessas duas
pickups leves, foi lançada a Fiat Titano, inclusive para preencher a lacuna no
seu portfólio, entre a Fiat Toro, leve, e a classuda RAM 2500, grande.
Aqui no
Brasil, a Fiat Titano está disponível nas versões Fiat Titano Endurance, de
entrada, mais básica, de cabine dupla e tração 4X4, com reduzida,
principalmente para atender frotistas e prestadores de serviços em geral; Fiat
Titano Volcano, intermediária, de cabine dupla e tração 4X4 com reduzida, para
trabalho rural e passeio; e a bonita Fiat Titano Ranch, top de linha,
completíssima, com cabine dupla e tração 4X4, com reduzida, também para
trabalho rural e passeio, sendo esta a que apresenta a melhor relação custo
benefício da família, apresentando um conjunto mais completo, com mais itens de
segurança, conforto e desempenho.
O nome Fiat
Titano é uma alusão às entidades espirituais da antiga religião grega, já extinta. Segundo
essa mitologia, os titanos ou titãs foram deuses gregos que rivalizaram com Zeus e
outros deuses do Olimpo. Esse nome pode também ser uma alusão ao metal
titânio, muito resistente, leve e caro, utilizado, atualmente, na indústria de
alta tecnologia. O objetivo do departamento de Marketing da montadora era
projetar na mente dos consumidores a ideia de algo poderoso, forte e
resistente.
Aqui no
Brasil, essa geração de caminhonetes de tamanho médio está disponível apenas
com carroceria de cabine dupla, com todas as versões com tração 4X4, mas com a possibilidade
do condutor selecionar a tração somente no eixo traseiro, para economizar
combustível na cidade e na rodovia, ou selecionar a tração 4X4 normal, para
estradas rurais, ou 4X4 reduzida, para lama e areia, inclusive com capacidade para
até 1.000 kg de carga em uma caçamba de 1.300 litros, com a versão top de linha
Fiat Titano Ranch com a moderna motorização turbodiesel longitudinal PSA DW12-CTED4, de 2.200 cilindradas e
quatro cilindros em linha, com injeção direta Common Rail e 16 válvulas, dentro das normas Euro 5 de emissões, com 180 cavalos de potência e 40 kgfm de
torque, combinada com câmbio automático Punch,
de seis velocidades ou marchas, o que possibilita ao veículo um desempenho bem razoável,
tanto na rodovia como na estrada rural, com aceleração de 0 a 100 km/h na
rodovia em cerca de 12 segundos, vazia, ou 14 segundos, com passageiros e
bagagem, com consumo de 8 quilômetros na cidade, vazia, e 10 quilômetros na
rodovia, vazia.
Esse motor
turbodiesel PSA DW12-CTED4, importado da França, é o mesmo que traciona a van Fiat Ducato, ele é conhecido também
como Blue HDi e, no caso específico
da versão de entrada Fiat Titano Endurance, ele produz 180 cavalos de potência
e 37 kgfm de torque, combinado com uma caixa de câmbio manual Getrag de 6 velocidades ou marchas.
O arranjo da
suspensão da Fiat Titano de 1ª geração é convencional, independente na frente,
com dois braços triangulares sobrepostos em cada lado, e com eixo rígido na traseira,
combinado com feixe de molas longitudinais e amortecedores. Em estradas rurais, o comportamento
da pickup média é um pouco áspero, com rodar firme, mas um pouco rude. Essa
configuração de suspensão tenta manter o compromisso ou proposta de um veículo
versátil, tanto para transporte de cargas na caçamba quanto para o transporte
de passageiros na cidade e na rodovia. De modo geral, é impossível comparar a
suavidade e refinamento ao rodar da suspensão de um utilitário esportivo do tipo crossover ou de um sedan com o comportamento
de uma pickup média, portanto é comum e até normal que pickups médias
disponíveis no Brasil apresentem suspensão um pouco rústica, é assim mesmo,
acostume-se.
A partir de
2024, a Fiat Titano está disponível no Brasil com uma boa ou ótima variedade de
itens de desempenho, conforto e segurança, principalmente na versão top de
linha Fiat Titano Rach, incluindo direção hidráulica; ar condicionado de duas
zonas, inclusive com saída de ar para os passageiros do assento traseiro; vidros
elétricos e trava central elétrica, com alarme e chave presencial (keyless entry), com botão start no
painel; piloto automático (cruise control) com alerta de saída de faixa, HDC (hill descent) ou controle de descida em
declives e assistente de partida em rampas; conjunto de segurança ativa com freios
com discos ventilados na frente e tambores atrás, com ABS ou antitravamento,
EBD ou distribuição eletrônica de força de frenagem, ESP ou controle eletrônico
de estabilidade e controle de tração; conjunto de segurança passiva com 6
airbags, sendo frontais, laterais e de cortina; bancos com imitação em couro;
rodas de liga leve de 17 polegadas (Endurance e Volcano) e 18 polegadas (Ranch);
sistema multimídia com tela de 10 polegadas, com GPS nativo, com rádio AM/FM e
entrada USB para arquivos de áudio em MP3 ou memória interna para até 10 giga
de música, com conectividade Android
Auto e Apple CarPlay, inclusive; faróis halógenos (Endurance e Volcano)
e faróis de LED e de neblina (Ranch); dentre outros itens.
Na versão
mais completa Fiat Titano Rach trata-se de uma caminhonete sofisticada, bonita,
com bom acabamento, com inúmeros itens de segurança, conforto e desempenho para
viajar com a família, inclusive, incluindo volante multifuncional, com ajuste
de altura e profundidade; cintos de segurança de três pontos para todos os
ocupantes, com pré-tensionadores, apoios de cabeça para todos os ocupantes e
pontos de fixação ISOFIX no assento traseiro; sensores de estacionamento
dianteiros e traseiros, combinados com câmeras 360º e imagem sintética no
painel para facilitar as manobras de estacionamento; bancos dianteiros com
ajustes elétricos; capota marítima (de série) e protetor de caçamba (opcional);
estribos laterais; retrovisores com desembaçador elétrico; sensor de chuva,
para acionamento do limpador de para-brisa, e sensor crepuscular, para
acionamento dos faróis; monitoramento de pressão dos pneus; porta-luvas com refrigeração; e computador de bordo.
Cansou?
Respira fundo, tem mais: Mais de 15 porta-copos e porta-objetos espalhados pelo
interior do veículo; carregador wireless para dispositivos móveis no console central (opcional); vão livre de 23 centímetros do solo, necessário para transitar
por estradas rurais (terra, areia e lama) e vedação das portas com capacidade
de imersão de até 60 centímetros de água, também necessária para
transitar por estradas rurais em dias de chuva; tomada USB de 12 volts para dispositivos dos ocupantes do assento traseiro; opções de cores sólidas e cores metálicas;
santantônio (opcional) e estribos laterais (de série na Ranch); capota elétrica retrátil (opcional); engate de reboque (opcional);
lembrando que alguns desses itens estão disponíveis como itens de série na
versão Ranch.
Resumindo,
uma típica pickup média, com corpo, motorização e disposição de trabalhadora
braçal, perfeita para trabalhar nos dias de semana, na fazenda e/ou na cidade,
mas com alma e refinamento de uma princesa, inclusive com bom espaço interno e bom acabamento interno, adequada para levar a esposa e os filhos para
passear nos finais de semana, na praia, na pizzaria, no restaurante, na
sorveteria, no cinema, no shopping e no parque de diversões.
Trata-se de
uma das melhores opções de veículos utilitários de uso misto e de tamanho médio
disponíveis no mercado brasileiro de automóveis atualmente, principalmente com
a versão Fiat Titano Ranch apresentando uma das melhores relações custo
benefício da categoria, com preços a partir de R$ 259 mil (sugerido), disponível
nas 520 concessionárias de veículos novos da marca Fiat, aqui no Brasil.
“Ela é tão
bonita que dá até dó de colocar muito peso na caçamba”. Verdade, dá mesmo. Mas
pode ficar tranquilo, ela consegue transportar 10 latões de leite ou 10 sacos
de cimento “numa boa”, até 500 kg é “moleza” pra ela. Acima disso, é preciso
redobrar a atenção na rodovia pavimentada ou estrada vicinal, com uma condução
moderada, para não perder o controle da direção... Segundo o fabricante, a
capacidade máxima é 1.000 kg em uma caçamba de 1.300 litros.
Assim como
suas principais concorrentes, ela consegue se destacar no mercado pelo
equilíbrio do tamanho, do peso, do conjunto mecânico, da eletrônica embarcada,
do consumo, da estética e do nível de conforto.
Por se tratar
de uma versão cobiçada, a blindagem nível IIIA é recomendada pelo blog,
por uma razão óbvia...
As cores mais
valorizadas no mercado de automóveis usados são prata, preto, cinza e azul.
Pense nisso no momento de comprar uma pickup nova.
Uma versão
mais simples, a Fiat Titano Endurance, um pouco menos potente e apenas com
câmbio manual de seis velocidades ou marchas, direcionada para trabalhadores
autônomos, frotistas, empreiteiras e construtoras, locadoras de veículos,
governos, polícias, forças armadas e prestadoras de serviços terceirizados,
está disponível no Brasil, a partir de R$ 219 mil, mas o blog não recomenda
essa versão para quem quer fazer uso misto do veículo, tanto para trabalho
quanto para passeio, justamente por ser mais simples e, portanto menos
confortável.
MERCADO
Sobram razões
para ter uma Fiat Titano na garagem, nova ou usada, principalmente a versão
Fiat Titano Ranch, com tração 4X4 e com motorização turbodiesel. Ela é prática,
funcional, confortável e segura e o número de concessionárias da Fiat é alto, cerca
de 520 unidades, o que facilita a manutenção. Além disso, até mesmo as oficinas
de manutenção independentes, como as unidades da franquia High Torque, por exemplo, estão acostumadas com ela e o custo de
manutenção não chega a assustar.
Atualmente, a
Fiat Titano enfrenta uma dura competição com modelos conceituados de marcas
americanas, europeias e japonesas, principalmente a Ford Ranger, a Chevrolet
S10 e a Toyota Hilux, líderes de mercado, e as coadjuvantes, mas não menos
desejadas, Mitsubishi L200, Nissan Frontier e Volkswagen Amarok, esta entre as
mais recentes, lançada na década de 2010.
É difícil
dizer qual delas é melhor, todas estão em pé de igualdade, o mais provável é
que o gosto pessoal do consumidor o incline a um ou outro modelo. Um outro
ponto que provavelmente tenha influência sobre a decisão de compra é o número
de concessionárias. Neste caso a Chevrolet S10, a Volkswagen Amarok e a Fiat
Titano se destacam, mas as demais não ficam muito atrás, a cada ano novas
concessionárias são acrescentadas às redes de cada uma dessas fabricantes.
No mercado de
automóveis usados a Ford Ranger, a Chevrolet S10 e a Toyota Hilux são líderes,
são de fácil e revenda, e uma grande quantidade está disponível no mercado para
comprar, dá pra escolher a dedo, com calma, negociar bem, sem pressa, e
verificar com cuidado o estado de conservação. Além disso, os preços estão bem
razoáveis.
Embora os
números de concessionárias das marcas Toyota, Mitsubishi, Ford e Nissan sejam
menores no Brasil, oficinas independentes em geral já estão acostumadas com a
Toyota Hilux, com a Mitsubishi L200, com a Ford Ranger e com a Nissan Frontier.
Os preços delas no mercado de automóveis usados também estão bem razoáveis.
PICKUPS GRANDES, MÉDIAS E
LEVES MAIS VENDIDAS NO BRASIL EM 2022 |
||
POSIÇÃO |
MODELO |
UNIDADES |
1ª |
Fiat Strada |
112.456 |
2ª |
Fiat Toro |
49.567 |
3ª |
Toyota Hilux |
48.606 |
4ª |
Chevrolet S10 |
27.128 |
5ª |
Volkswagen Saveiro |
23.422 |
6ª |
Mitsubishi L200 |
15.831 |
7ª |
Ford Ranger |
14.302 |
8ª |
Renault Oroch |
12.022 |
9ª |
Nissan Frontier |
8.669 |
10ª |
Volkswagen Amarok |
6.012 |
11ª |
RAM 3500 / RAM 2500 |
5.056 |
12ª |
Ford Maverick |
1.382 |
|
|
|
|
|
|
Além desses
modelos de porte médio, há outros segmentos de utilitários que não devem ser
ignorados na hora da compra, dentre eles o segmento de utilitários compactos,
todos com carroceria monobloco, dentre eles a Fiat Strada, com 112.456 unidades
fabricadas, o carro mais vendido do Brasil; a Fiat Toro, com 49.567 unidades,
também um sucesso de vendas; a Volkswagen Saveiro, com 23.422 unidades; e a
Renault Oroch, com 12.022 unidades, neste caso usando plataforma, motor e câmbio
do utilitário esportivo Renault Duster,
o que facilita sua manutenção, já que se trata também de um carro bem vendido.
No andar de
cima, na cobertura duplex de alto padrão, no topo da pirâmide ou na suíte
presidencial do hotel cinco estrelas, se você preferir, estão RAM 2500, Ford
F-150, RAM 3500 e Chevrolet Silverado, objetos de desejo ou sonho de consumo de
dez em cada dez fazendeiros brasileiros.
FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
- Capacidade: 1 motorista e 4 passageiros;
- Caçamba: Até 1.000 kg em 1.300 litros;
- Comprimento: Aprox. 5,3 metros;
- Largura (sem retrovisores): Aprox. 2 metros;
- Largura (com retrovisores): Aprox. 2,2 metros;
- Altura (com barras): Aprox. 1,9 metro;
- Entre-eixos: Aprox. 3,2 metros;
- Motorização: Turbodiesel Blue HDi, 2.179 cilindradas, 4 cilindros em linha, longitudinal;
- Motorização: Bloco de ferro fundido, cabeçote de alumínio, 16 válvulas e duplo comando;
- Potência e torque: 180 cavalos e 40 kgfm;
- Alimentação: Injeção direta Common Rail de diesel;
- Taxa de compressão: 16:1;
- Ignição:
- Câmbio: Automático Punch de seis velocidades ou marchas;
- Aceleração 0 a 100 km/h: Aprox. 12 segundos (vazio);
- Consumo médio (cidade): Aprox. 8 quilômetros / litro (vazio);
- Consumo médio (rodovia): Aprox. 10 quilômetros / litro (vazio);
- Direção: Hidráulica, com volante multifuncional;
- Tração: 4X4, com reduzida e bloqueio do diferencial traseiro;
- Freios dianteiros: Discos ventilados, com ABS, EBD e ESC;
- Freios traseiros: Tambores, com ABS, EBD e ESC;
- Rodas e pneus: 265/60 R18, com rodas 18 polegadas;
- Suspensão dianteira: Independente, braços triangulares duplos, molas helicoidais e amortecedores;
- Suspensão traseira: Eixo rígido, com feixe de molas longitudinais e amortecedores;
- Vão livre do solo: Aprox. 23 centímetros;
- Tanque: 80 litros;
- Peso vazio: Aprox. 2.150 kg;
ONDE COMPRAR
- Mercado Livre (classificados): https://www.mercadolivre.com.br/
- OLX Brasil (classificados): https://www.olx.com.br/brasil
- Webmotors (classificados): https://www.webmotors.com.br/
- Estado de Minas / Vrum: https://estadodeminas.vrum.com.br/
- ShopCar (classificados): https://www.shopcar.com.br/
GALERIA DE IMAGENS
ASSENTO TRASEIRO
CÂMBIO AUTOMÁTICO
CENTRAL MULTIMÍDIA
ALERTA DE FAIXA
MOTOR TURBODIESEL
- Amazônia
- ATR-42
- ATR-72
- Volvo XC90
- Informática (Parte 1)
- Saab JAS 39 Gripen NG
- Beechcraft Corporation
- Beechraft King Air
- Agricultura e Pecuária
- Pesos e Medidas
- Ônibus Espacial
- Nissan Pathfinder
- Galvanização (Química)
- Cessna 208B Grand Caravan
- Cessna Citation
- Nota Fiscal
- Bombardier Learjet
- Land Rover Range Rover
- Apicultura (Mel e Própolis)
- Neiva (Indústria Aeronáutica)
- Citroen XM
- Cirrus Aircraft
- Satélites (Telecomunicações)
- Gastrite (Medicina)
- Indústria Automobilística
- Informática (Parte 2)
- Nutrientes (Medicina e Veterinária)
- Agronegócios / Agribusiness (Economia)
- Rumo ALL (Companhia Ferroviária)
- Aquecimento Global
- Embraer KC-390 (Força Aérea Brasileira)
- Saneamento Básico
- Bombardier (Indústrias de Veículos)
- Embraer
- Injeção Eletrônica (Mecânica)
- Transportes no Brasil (Logística)
- Hyundai Terracan
- Ford Escort
- Energia Solar Fotovoltaica
- Chevrolet Classic
- Energia Elétrica
- Boeing 737
- Paul Mauriat (Música)
- Ford Fusion
- Audi Q7
- Conexão ADSL (Telecomunicações)
- Aeroporto Campo de Marte
- Segurança Privada
- Echostar Corporation
- Drones
- Nobreak (Informática)
- Piper Aircraft
- Atari Incorporated
- James Bond (Cinema)
- Embarcações (Indústria Naval)
- Projeto M (Ford do Brasil)
- Roteadores (Telecomunicações)
- Volvo 850
- Catalisador (Indústria Automobilística)
- Panetone
- Mercedes-Benz Classe M
- Aeroporto de Congonhas
- Aeroporto Santos Dumont
- Jeep Grand Cherokee
- Alfa Romeo 164
- Documentos (Administração)
- Embraer EMB-314 Super Tucano
- Volvo 960
- Ford EcoSport
- Chevrolet Astra
- Citroen C5
- Alfa Romeo 156
- Embraer AMX (Força Aérea Brasileira)
- Chevrolet Zafira
- Maconha (Segurança Pública)
- Renault Scénic
- Ford do Brasil
- Volkswagen Fusca
- Airbus A320
- Citroen Xsara Picasso
- General Motors do Brasil
- FAB - Força Aérea Brasileira
- Helibras AS350 Esquilo
- Chevrolet Monza
- Ford Corcel
- Embraer E-190
- Toyota Land Cruiser Prado
- Chassis Agrale MA Microbus
- Embraer E-195
- Airbus A321
- Casa C-295 (Força Aérea Brasileira)
- Airbus A319
- Computador (Informática)
- Peugeot 206
- Chassis Iveco Scudato
- Citroen Xantia
- Ford Edge
- BMW Série 3
- Audi A3
- Ford Versailles
- Volkswagen Santana
- Mercedes-Benz Classe A (1ª geração)
- Ford Belina
- Ford Del Rey
- Aço (Siderurgia)
- Volkswagen Delivery
- Açúcar (Agroindústria)
- Ford Mondeo
- Chevrolet Opala
- Música Eletrônica (Indústria Fonográfica)
- Lamborghini Diablo
- Unidade Embraer Botucatu
- Bateria (Química e Física)
- Pepsico do Brasil
- Grupo Boticário
- Ford Ranger
- Aeronaves (Indústria Aeronáutica)
- Chevrolet S10
- Úlcera (Medicina)
- Chassis Mercedes-Benz LO
- Água (Biologia e Química)
- Chevrolet Omega
- Toyota Hilux SW4
- Ford F-250
- Hyundai HR
- Kia Bongo
- Unilever Brasil
- Circuito Eletrônico (Eletrônica)
- Conservação de Alimentos (Culinária)
- Fiat Uno (1ª Geração)
- Aviação Agrícola (Agricultura)
- Porsche 911
- Mercedes-Benz ML 320
- Volvo XC90 Momentum
- Ferrari 360
- Álcool (Agroindústria)
- Ford Explorer
- Lockheed Hercules (Força Aérea Brasileira)
- Alumínio (Metalúrgica)
- Chrysler Stratus
- Kia Clarus
- Fiat Tempra
- Antibióticos (Medicina e Veterinária)
- Hyundai HD 80
- Hyundai HD 78
- Chevrolet Prisma
- Caminhões Mercedes-Benz Atego
- Injeção Direta (Mecânica)
- CRDI - Common Rail Direct Injection
- Honda HA-420 HondaJet
- Dodge Journey
- Fiat Freemont
- Componentes Eletrônicos
- Água Oxigenada (Química)
- Atmosfera (Química e Física)
- IRPF - Imposto de Renda de Pessoa Física
- Navios (Engenharia Naval)
- Barcos (Engenharia Naval)
- Bicicleta (Ciclismo)
- Mata Bicheiras (Agropecuária)
- Volkswagen Gol (1ª Geração)
- Volkswagen Voyage (1ª Geração)
- Volkswagen Parati (1ª Geração)
- Volkswagen Saveiro (1ª Geraçao)
- Chevrolet Corsa Classic
- Chevrolet Corsa Sedan
- Atmosfera Terrestre
- Volvo S70
- Mercedes-Benz 190E
- Modem (Telecomunicações)
- Land Rover Range Rover Evoque
- Embraer EMB-203 Ipanema
- Ferrari F355
- Mercedes-Benz SLK
- Volkswagen New Beetle
- Aquífero Guarani (Geografia)
- Ford Pampa
- Mini Cooper
- Mercedes-Benz GLE 400D
- Mercedes-Benz Classe GLE
- Mercedes-Benz ML 430
- BMW Z3
- Volvo 850 GLT
- Chevrolet Trailblazer
- Chevrolet Blazer
- Toyota Hilux
- Saab 9000 CD
- Audi A3 Sedan
- Volkswagen Gol (2ª Geração)
- Volkwagen Parati (2ª Geração)
- Volkwagen Saveiro(2ª Geração)
- Projeto AB9 (Volkswagen)
- Honda Civic
- Marcopolo Paradiso G6 1550 LD
- Fiat Doblò
- Busscar Panorâmico DD
- Audi TT
- Marcopolo Paradiso G6 1800 DD
- Embraer E195-E2
- Embraer E190-E2
- Airbus H125
- Caminhões Volvo FMX
- Líder Aviação (Transporte Aéreo)
- Lamborghini Murciélago
- Toyota Corolla
- BMW X5
- Mercedes-Benz Classe C
- Velocidade de Internet (Informática)
- Micro-Ônibus AMD Solum
- Volkswagen Tiguan
- Mitsubishi Pajero TR4
- Renault Kangoo
- Jaguar I-Pace
- Busscar Vissta Buss DD
- Fast Food (Comércio)
- Blindagem de Automóveis
- Marcopolo Paradiso G7 1800 DD
- Chassis Agrale MA Midibus
- Citroen Jumper
- Ônibus AMD Alamo
- Eudora (Indústria Cosmética)
- Vult (Indústria Cosmética)
- Alfa Romeo 2300
- Pilha (Química e Física)
- Citroen Berlingo
- Caminhões Mercedes-Benz Axor
- Fiat 147
- Refrigerador (Conservação de Alimentos)
- John Williams (Música)
- Honda NSX
- Fiat Fiorino
- Fiat Elba
- Fiat Prêmio (1ª geração)
- Fiat Duna
- Busscar Vissta Buss HI
- Mitsubishi L200
- Renault Laguna
- Chevrolet Silverado
- Plástico (Indústria)
- Id, Ego e Superego (Psicologia)
- Audi A8
- Black Music (Indústria Fonográfica)
- Fiat Palio (1ª geração)
- Fiat Strada (1ª geração)
- Fiat Palio Weekend
- Fiat Siena (1ª geração)
- Projeto 178 (Fiat do Brasil)
- Teorias Psicológicas de Freud
- Chevrolet Onix Joy
- Chevrolet Joy Plus
- Aeroporto de Guarulhos
- Scania S 450
- Volkswagen Polo
- Carpenters (Música)
- Petróleo (Economia e Política)
- Suzanne Ciani (Música)
- Fiat Ducato
- Chevrolet Equinox
- Citroen C4 Pallas
- Land Rover Freelander
- Ennio Morricone (Música)
- Poços de Água (Geologia)
- Nissan Frontier
- Hanna-Barbera (Cinema e TV)
- Turboélice (Indústria Aeronáutica)
- Missão Impossível (Cinema)
- Abelha Rainha (Apicultura)
- Abelha Operária (Apicultura)
- Direitos Humanos
- Victor & Leo (Música)
- Volkswagen Amarok
- Fiat Toro
- Celibato (Religião)
- DJI Agras T40
- Vangelis (Música Eletrônica)
- Inflação (Economia)
- Scania 113
- Deus (Religiões Monoteístas)
Atenção: As informações, conceitos e valores (preços) emitidos neste artigo ou página são apenas de caráter informativo e podem não estar absolutamente precisos e rigorosos, pois esse não é o objetivo do blog. Para informações, conceitos e valores mais precisos e rigorosos entre em contato com o fabricante e/ou com seu representante de vendas.
REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
- Fiat do Brasil: https://titano.fiat.com.br/versoes/ranch/
- Quatro Rodas / YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=CtEs6Gf7Oyk
- Stellantis do Brasil: https://www.media.stellantis.com/br-pt/page/poltica-de-privacidade-stellantis-press
- Auto Entusiastas: https://autoentusiastas.com.br/2024/04/fiat-titano-traz-genetica-chinesa-e-toque-mineiro/
- Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Peugeot_Landtrek
- Fiat do Brasil / YouTube: https://youtu.be/8SKyehPU1CE
- Auto Esporte / YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=PYqXRNSFgyM
- Stellantis do Brasil /
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/stellantislatam/?originalSubdomain=br
- Fiat do Brasil: https://titano.fiat.com.br/monte.html#versao
- Wikipédia (em francês): https://fr.wikipedia.org/wiki/Peugeot_Landtrek
- Fiat do Brasil: https://www.fiat.com.br/
- Acelerados / YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=NU-wsUvgfLA
- Guaracar: https://www.guaracar.com.br/veranopolis/blog/descubra-o-significado-dos-nomes-dos-veiculos-da-fiat
- Stellantis (divulgação): Imagens
- Wikimedia: Imagens
Comentários
Postar um comentário
Você pode ajudar voluntariamente a melhorar ainda mais a qualidade geral deste artigo ou conteúdo. Por gentileza, faça um comentário, se achar necessário, se perceber algum equívoco, imprecisão ou erro.