MASSEY FERGUSON MF 4275

MASSEY SÉRIE 4200
MASSEY FERGUSON MF 4275
TRATOR MASSEY 4275


INTRODUÇÃO

O moderno trator Massey Ferguson MF 4275 é um econômico, prático e robusto utilitário agrícola de tamanho médio, com eixo alto e tração 4X4, para uso geral em propriedades rurais (agricultura e pecuária) e agroindústrias, fabricado em larga escala na década de 2010 pela AGCO do Brasil, que também fabricou na mesma linha de montagem brasileira os seus irmãos Massey Ferguson MF 4265, Massey Ferguson MF 4283, Massey Ferguson MF 4292, Massey Ferguson MF 4292 HD, Massey Ferguson MF 4297 e Massey Ferguson MF 4299, os sete com vários pontos em comum, exceto em alguns aspectos, como a potência e o torque dos motores, que no MF 4265 são menores e no MF 4283, no MF 4292, no MF 4292 HD, no MF 4297 e no MF 4299 são mais altos.


Todos os modelos citados no parágrafo acima fazem parte da moderna família de tratores agrícolas MF 4200 da marca Massey Ferguson, com fabricação em série iniciada, aqui no Brasil, na década de 2010, a substituta da bem sucedida família de tratores médios Massey Advanced, da década de 2000, que, por sua vez, foi a substituta da bem sucedida família de tratores médios MF 200, conhecida também como Série 200, da Massey Ferguson, por sua vez iniciada na década de 1970.


No caso específico do modelo de trator Massey Ferguson MF 4275, uma sub-versão com tração 4X2 traseira também esteve disponível na década de 2010, mas a grande maioria das unidades fabricadas estiveram disponíveis com tração 4X4.


Os principais concorrentes do Massey Ferguson MF 4275 na década de 2010 foram os modernos modelos de tratores médios de tração 4X4 Agrale 5075.4, Case Farmall 80, John Deere 5075E, New Holland TL 75E e Agritech Yanmar 1175, com potências variando entre 70 cavalos e 90 cavalos, todos sucessos de vendas no Brasil e muitos deles ainda disponíveis no mercado de utilitários agrícolas usados, a maioria em bom estado de conservação.


Na década de 2010, o trator Valtra A750 estava no mesmo segmento ou categoria de tratores agrícolas médios com potências entre 70 e 90 cavalos, também para uso variado na agricultura, agropecuária e agroindústria.


A MASSEY FERGUSON

A Massey Ferguson é, atualmente, uma das maiores e mais tradicionais marcas de utilitários agrícolas do mundo, incluindo tratores, colheitadeiras, enfardadoras / máquinas de feno, pulverizadores, plantadeiras e plataformas. A Newcastle Foundry foi fundada no Canadá por Daniel Massey, em 1847, e, posteriormente, na década de 1950, surgiu a Massey Ferguson, que foi a empresa resultante da fusão entre a empresa de Daniel, já com o nome Massey Harris, e a empresa Ferguson, da Inglaterra. Atualmente, essa marca de utilitários agrícolas é propriedade da holding americana AGCO Corporation, que também é proprietária da marca de tratores e colheitadeiras Valtra, também conhecida no Brasil.


A Massey Feguson do Brasil, oficialmente Massey Ferguson Perkins S.A., foi a maior fabricante de tratores do Brasil, ano após ano, desde sua fundação, também na década de 1950, durante a administração pública do então presidente da república Juscelino Kubitschek, como resultado de um plano governamental brasileiro de incentivo à expansão da indústria de veículos e utilitários no Brasil.


Atualmente, os utilitários agrícolas com a marca Massey Ferguson são fabricados pela AGCO do Brasil nos municípios de Canoas, Santa Rosa e Ibirubá, no estado do Rio Grande do Sul.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

O trator Massey Ferguson MF 4275 é um utilitário agrícola de tamanho médio e média potência, com sistema hidráulico e tomada de força traseiros para acoplamento / conexão de uma boa variedade de implementos agrícolas traseiros, incluindo roçadeiras, semeadeiras e plantadeiras, cultivadores e guinchos, tombadores / arados e colhedoras de forragens de tamanho médio, para cortar e triturar vegetais para forragem e volumoso / silagem, por exemplo, como cana e napier / capiaçu.


Ele é um dos principais integrantes da moderna família de tratores médios MF 4200, que ainda está linha de produção seriada, mas agora apenas com os novos modelos de tratores aprimorados Massey Ferguson 4280 Xtra, Massey Ferguson 4283 Xtra, Massey Ferguson 4290 Xtra e Massey Ferguson 4292 Xtra, com potências variando entre 78 e 110 cavalos, considerando as normas TR 14396.


Não confunda os tratores clássicos da série Massey 200, das décadas de 1980 e 1990, e os modernos tratores da série Massey Advanced, da década de 2000, com os tratores modernos e atuais da série Massey 4200, com fabricação em série iniciada na década de 2010, pois há diferenças entre eles, como a motorização, por exemplo, que nos tratores clássicos da série MF 200 é Perkins, nos tratores modernos da série Massey Advanced é MWM ou Perkins, e nos modernos e atuais tratores da série Massey 4200 é Perkins, MWM ou AGCO Power, estes conhecidos também como Sisu Power, também usados pelos tratores da marca Valtra.


No caso específico do trator Massey Ferguson MF 4275, a motorização aspirada Perkins 1104A-44, com quatro cilindros em linha e 4.400 cilindradas, com bomba injetora mecânica rotativa de combustível, produz aproximadamente 75 cavalos de potência e 27 kgfm de torque, portanto com força de tração suficiente para uso moderado em geral, como puxar implementos agrícolas de tamanho médio para gradeação de terra, pulverização de lavouras, distribuição / lançamento de sementes e aplicação de calcário e gesso agrícola.


Ele também foi fabricado com o motor aspirado MWM A4-4.1, com quatro cilindros em linha e 4.100 cilindradas, também com aproximadamente 75 cavalos de potência e 27 kgfm de torque, considerando a norma TR 14396, portanto com praticamente o mesmo desempenho que o motor Perkins.


O utilitário agrícola foi comercializado com a transmissão deslizante com 8 marchas à frente e 2 marchas à ré, disponível como item de série. Como item opcional, esteve disponível a transmissão Sincro que, como o próprio nome diz, é sincronizada e possui 12 marchas à frente e 4 marchas à ré. Além disso, ele esteve disponível com o chamado super-redutor de velocidade, como opcional, que, dentro da Massey Ferguson, recebe o nome de Creeper. Esse sistema de super-redução pode ser útil em tarefas específicas, como, por exemplo, a trituração de forrageiras, como cana, napier, milheto e capiaçu, por exemplo, nas quais há necessidade de baixíssima velocidade.


O acoplamento de lâmina frontal e concha é possível, mas o uso deve ser moderado.


Ele é um dos mais modernos e práticos modelos de tratores disponíveis atualmente no mercado brasileiro de utilitários agrícolas usados, uma das melhores opções, com uma das melhores relações custo benefício da categoria dos tratores médios, um dos mais completos da categoria, com características técnicas que tornam o trator uma das melhores opções para uso geral na agricultura familiar no Brasil e em quase todos os outros países da América Latina, principalmente pelo seu custo de aquisição competitivo, entre R$ 130 mil e R$ 250 mil, usado, para compra à vista e em bom estado de conservação, com ou sem implementos, dependendo de cada caso.


É um modelo de trator econômico, com sistemas hidráulico, elétrico e mecânico simples e de manutenção fácil e barata. Ele esteve em linha de produção seriada na década de 2010 e já saía de fábrica com uma boa variedade de itens de modernidade e praticidade, incluindo dois faróis de serviço dianteiros (de série) e um farol de ré; setas direcionais (de série); plataforma plana (de série) ou cabine climatizada (opcional); filtro de ar a seco (de série), com pré-filtro; direção hidrostática ou hidráulica (de série), com bomba hidráulica própria; volante com regulagem de altura (de série); toldo de fábrica (de série); acelerador de mão e acelerador de pé (de série); embreagem Splittorque de disco orgânico (de série); tomada de potência independente (de série), de seis estrias e 540 rpm, e engate de três pontos na categoria II, com capacidade para até 2.100 kg no olhal (de série) ou 2.500 kg no olhal (opcional), no caso do trator com motor Perkins, ou 2.500 kg no olhal (de série) ou 3.200 kg no olha (opcional), no caso do trator com motor MWM; controle remoto de 2 ou 3 válvulas, com 50 litros de vazão máxima, no caso do trator com motor Perkins, ou 60 litros de vazão máxima, no caso do trator com motor MWM; freios de serviço a discos banhados a óleo, de acionamento hidráulico (de série); freio de estacionamento, com alavanca para acionamento mecânico; tanque de combustível de 100 litros; capô do motor e paralamas de aço (de série); bloqueio do diferencial automático (de série); e ajuste de bitola (de série); assento com suspensão e cinto de segurança; dentre outros itens.


O painel é simples e intuitivo, mas é completo, com horímetro digital, tacômetro, medidor de temperatura do motor, medidor no nível de combustível, luz da pressão do óleo lubrificante, luz de acionamento da tração dianteira auxiliar, luz de direção e luz de acionamento do bloqueio do diferencial, luz de freio, dentre outros.


Entre os opcionais estavam, na década de 2010, o aquecedor de partida, tomada elétrica de 7 pinos, bomba de engraxar, para-lamas dianteiros e cabine climatizada, além, é claro, das várias opções de rodados, incluindo um dianteiro 12,4X24 e um traseiro 18,4X30.


Por outro lado, a simplicidade dos sistemas hidráulico, elétrico e mecânico é uma de suas principais características, com manutenção simples e barata, o que certamente torna esse modelo uma das melhores opções para a agricultura familiar no Brasil, recomendado para quem quer e precisa trocar o seu modelo mais antigo por um modelo mais moderno.


NO BRASIL

Atualmente, a marca Massey Ferguson possui no Brasil uma das maiores redes de concessionárias e oficinas autorizadas de máquinas agrícolas e agroindustriais, prestando serviços de venda de utilitários agrícolas novos, seminovos e usados e serviços de manutenção e venda de peças. Essa marca faz parte da AGCO do Brasil, empresa com mais de 4.200 concessionárias, oficinas autorizadas e revendedoras de peças no Brasil.


Durante a década de 2010, os consumidores brasileiros do trator Massey Ferguson MF 4275 e seus principais concorrentes foram beneficiados pelo programa Mais Alimentos, do Governo Federal, com a possibilidade de financiamentos a juros mais baixos que a média do mercado na época.


O leitor do blog deve ficar atento na hora da compra, verificar cuidadosamente qual é o modelo de trator que está comprando, pois o modelo Massey Ferguson MF 4275, com seu rodado um pouco mais largo, é mais adequado para atividades rurais intensivas, como, por exemplo, gradeação de terra; aplicação de calcário e gesso agrícola; e acoplamento de plantadeiras, guinchos e colhedoras de forragens de tamanho médio, para cortar e triturar vegetais para forragem e volumoso / silagem, por exemplo, como cana e napier / capiaçu; enquanto a versão Massey Ferguson MF 4275 Compacto, por exemplo, com suas dimensões bem compactas, é direcionada para atividades específicas, principalmente fruticultura, horticultura, olericultura e cafeicultura.


O moderno trator Massey Ferguson MF 4275 não é mais fabricado, ele foi substituído alguns anos atrás, na linha de montagem da fabricante brasileira AGCO do Brasil, por modelos de tratores da mesma série Massey 4200, com modelos com potências variando entre 80 e 110 cavalos, como, por exemplo, o modelo Massey Ferguson MF 4280 Xtra, também como tração 4X4.


FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS


MASSEY MF 4275 4X4 (MWM)

  • Motorização: aspirada MWM A4-4.1, quatro cilindros em linha;
  • Cilindrada: 4,1 litros ou 4.100 cm³;
  • Injeção de combustível: Bomba mecânica de diesel;
  • Potência (TR 14396): Aprox. 75 cavalos a 2.400 rpm;
  • Torque (TR 14396): Aprox. 27 kgfm a 1.400 rpm;
  • Filtragem de ar: A seco;
  • Direção (de série): Hidráulica ou hidrostática;
  • Transmissão (de série): 8 marchas à frente e 2 à ré;
  • Transmissão (opcional): Sincro, com 12 marchas à frente e 4 à ré;
  • Redutor: Creeper (opcional);
  • Embreagem: Splittorque, disco orgânico;
  • Sistema hidráulico: Até 2.500 kg no olhal (de série) ou 3.200 kg no olhal (opcional);
  • Controle remoto: 3 ou 2 válvulas, até 60 litros de vazão máxima;
  • Tomada de potência: Independente, 540 RPM (de série), com 6 estrias;
  • Tomada de potência (opcional): 1.000 RPM;
  • Cárter do motor: 8 litros;
  • Arrefecimento:
  • Sistema elétrico: 12 volts;
  • Alternador (plataformado): 55 ampères;
  • Alternador (cabinado): 120 ampères;
  • Bateria: 100 ampères;
  • Freios: A discos banhados a óleo, com acionamento hidráulico;
  • Freio de estacionamento: Manual e independente, acionado por alavanca;
  • Tanque de combustível: Aprox. 100 litros;
  • Eixo dianteiro: ZF 4X4, com bloqueio automático do diferencial;
  • Eixo traseiro: Epicíclico, com bloqueio do diferencial acionado por pedal;
  • Pneus dianteiros: 12,4X24 (de série);
  • Pneus traseiros: 18.4X30 (de série);
  • Outros rodados: Várias opções;
  • Peso (sem lastro e acessórios): Aprox. 4.100 kg (plataformado);
  • Peso (com lastro e acessórios): Aprox. 4.600 kg (plataformado);
  • Preço mínimo: Aprox. 130 mil (usado / bom estado de conservação);
  • Preço máximo: Aprox. 250 mil (usado / bom estado de conservação);


MASSEY MF 4275 4X4 (PERKINS)

  • Motorização: aspirada Perkins 1104A-44, quatro cilindros em linha;
  • Cilindrada: 4,4 litros ou 4.400 cm³;
  • Injeção de combustível: Bomba mecânica de diesel;
  • Potência (TR 14396): Aprox. 75 cavalos a 2.400 rpm;
  • Torque (TR 14396): Aprox. 27 kgfm a 1.400 rpm;
  • Filtragem de ar: A seco;
  • Direção (de série): Hidráulica ou hidrostática;
  • Transmissão (de série): 8 marchas à frente e 2 à ré;
  • Transmissão (opcional): Sincro, com 12 marchas à frente e 4 à ré;
  • Redutor: Creeper (opcional);
  • Embreagem: Splittorque, disco orgânico;
  • Sistema hidráulico: Até 2.100 kg no olhal (de série) ou 2.500 kg no olhal (opcional);
  • Controle remoto: 3 ou 2 válvulas, até 50 litros de vazão máxima;
  • Tomada de potência: Independente, 540 RPM (de série), com 6 estrias;
  • Tomada de potência (opcional): 1.000 RPM;
  • Cárter do motor: 8 litros;
  • Arrefecimento:
  • Sistema elétrico: 12 volts;
  • Alternador (plataformado): 55 ampères;
  • Alternador (cabinado): 120 ampères;
  • Bateria: 100 ampères;
  • Freios: A discos banhados a óleo, com acionamento hidráulico;
  • Freio de estacionamento: Manual e independente, acionado por alavanca;
  • Tanque de combustível: Aprox. 100 litros;
  • Eixo dianteiro: ZF 4X4, com bloqueio automático do diferencial;
  • Eixo traseiro: Epicíclico, com bloqueio do diferencial acionado por pedal;
  • Pneus dianteiros: 12,4X24 (de série);
  • Pneus traseiros: 18.4X30 (de série);
  • Outros rodados: Várias opções;
  • Peso (sem lastro e acessórios): Aprox. 4.100 kg (plataformado);
  • Peso (com lastro e acessórios): Aprox. 4.600 kg (plataformado);
  • Preço mínimo: Aprox. 130 mil (usado / bom estado de conservação);
  • Preço máximo: Aprox. 250 mil (usado / bom estado de conservação);


MASSEY MF 4275 COMPACTO

  • Motorização: aspirada MWM A4 - 4.1, quatro cilindros em linha;
  • Cilindrada: 4,1 litros ou 4.100 cm³;
  • Injeção de combustível: Bomba mecânica de diesel;
  • Potência (TR 14396): Aprox. 75 cavalos a 2.400 rpm;
  • Torque (TR 14396): Aprox. 27 kgfm a 1.400 rpm;
  • Filtragem de ar: A seco;
  • Direção (de série): Hidráulica ou hidrostática;
  • Transmissão (de série): 8 marchas à frente e 2 à ré;
  • Transmissão (opcional): Sincro, com 12 marchas à frente e 4 à ré;
  • Redutor: Creeper (opcional);
  • Embreagem: Splittorque, dupla, disco orgânico;
  • Sistema hidráulico: Até 2.100 kg no olhal (de série);
  • Controle remoto: 1 ou 2 válvulas, até 30 litros de vazão máxima;
  • Tomada de potência (de série): Dependente, 540 RPM, com seis estrias;
  • Tomada de potência (opcional): Independente, 540 RPM, com 6 estrias;
  • Cárter do motor: 6 litros;
  • Arrefecimento:
  • Sistema elétrico: 12 volts;
  • Alternador: 55 ampères;
  • Bateria: 95 ampères;
  • Freios: A discos banhados a óleo, com acionamento hidráulico;
  • Freio de estacionamento: Manual e independente, acionado por pedal e trava;
  • Tanque de combustível: Aprox. 75 litros;
  • Eixo dianteiro: 4X2 ou 4X4;
  • Eixo traseiro: Epicíclico, com bloqueio do diferencial acionado por pedal;
  • Pneus dianteiros: 6X16 (de série);
  • Pneus traseiros: 14.9X24 (de série);
  • Outros rodados: Várias opções;
  • Peso (sem lastro e acessórios): Aprox. 2.600 kg (4X2);
  • Peso (com lastro e acessórios): Aprox. 3.100 kg (4X2);
  • Peso (sem lastro e acessórios): Aprox. 2.700 kg (4X4);
  • Peso (com lastro e acessórios): Aprox. 3.300 kg (4X4);
  • Preço mínimo: Aprox. 
  • Preço máximo: Aprox. 


ONDE COMPRAR


VEJA TAMBÉM


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Massey_Ferguson
  • AGCO (divulgação): Imagens

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGRICULTURA E PECUÁRIA

MASSEY FERGUSON MF 265

MASSEY FERGUSON MF 290

MASSEY FERGUSON MF 275

TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)