TRATOR VALMET 148

VALMET 148
VALMET 118-4 (4X4)
SÉRIE VALMET 8
LINHA VALMET 8
SÉRIE PRATA


INTRODUÇÃO

Logo acima, o trator Valmet 148, das décadas de 1980 e 1990, pronto para o trabalho pesado, numa imagem recente, um dos mais potentes integrantes da Série Prata ou Linha 8 de tratores da Valmet, a antecessora da marca Valtra. Logo abaixo, mais uma imagem recente do trator da então Valmet, mas dentro da categoria dos pesados. Esse modelo de trator foi fabricado em larga escala, no Brasil, nas décadas de 1980 e 1990.

O trator Valmet 148 é um prático, robusto e potente utilitário agrícola de tamanho grande, com motor turbodiesel de injeção direta, com eixo alto e tração 4X4, para uso geral em propriedades rurais (agricultura e pecuária) e agroindústrias, fabricado em larga escala nas décadas de 1980 e 1990 pela Valmet, na época uma subsidiária do conglomerado estatal finlandês Valmet, uma das maiores do setor de utilitários agrícolas e industriais na época.


Os principais concorrentes do Valmet 148 nas décadas de 1980 e 1990 foram os modelos de tratores médios e pesados Massey Ferguson MF 296, CBT 9270, Ford 8030, Maxion 9150, Agrale BX 130, CBT 8260, Maxion MF 299, Ford 8430, Massey Ferguson MF 295, Ford 8630, Maxion 9170 e CBT 8450, com potências variando entre 90 e 150 cavalos, todos disponíveis no Brasil oficialmente, a maioria deles sucesso de vendas aqui e com muitas unidades disponíveis no mercado de utilitários agrícolas.


A VALMET

Atualmente, a Valtra é uma das maiores marcas de utilitários agrícolas e agroindustriais do Brasil, os tratores que levam sua marca são fabricados aqui pela AGCO do Brasil. Ela substituiu a marca Valmet em 1996, quando o grupo finlandês Partek comprou a também finlandesa fabricante de tratores Valmet. Atualmente, a fabricante finlandesa do ramo de utilitários agrícolas e agroindustriais Valtra é controlada pela gigante americana AGCO Corporation, que também é proprietária da marca de tratores Massey Ferguson.


A AGCO Corporation é uma gigante americana do ramo de utilitários agrícolas, é uma das maiores do mundo.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Logo acima, o trator grande Valmet 148, com tração 4X4, com um olhar atento percebe-se as rodas e os pneus dianteiros de bom tamanho, para melhor aproveitamento do torque. Logo abaixo, com um olhar atento percebe-se a tomada de força e o enganche de três pontos do utilitário agrícola, disponível com item de série nas décadas de 1980 e 1990, mas com dupla embreagem opcional.

O trator Valmet 148, conhecido também como Valmet 148-4, é um utilitário agrícola de tamanho grande e alta potência, com motor turbodiesel e injeção Bosch mecânica e direta de combustível, com sistema hidráulico e tomada de força traseiros para acoplamento / conexão de uma razoável variedade de implementos agrícolas traseiros, incluindo tombadores / arados e grades médias.


A motorização turbodiesel MWM TD-229-6VR, com seis cilindros em linha e 5.883 cilindradas, com cabeçotes individuais e camisas removíveis, com 145 cavalos de potência a 2.400 rpm e 51 kgfm de torque a 1.600 rpm, tem força de tração de sobra para puxar implementos agrícolas de tamanho médio para gradeação de terra, pulverização de lavouras, roçadeira, distribuição / lançamento de sementes e aplicação de calcário e gesso agrícola.


Também é possível o acoplamento de lâmina e concha dianteiras, mas o uso deve ser moderado.


Apesar de não ser atualmente o mais moderno modelo de trator disponível no mercado, já fora de linha de produção inclusive e somente disponível para venda no mercado de utilitários agrícolas usados, todas essas características relacionadas acima e abaixo tornam o trator Valmet 148 uma opção bastante razoável para uso geral na agricultura familiar no Brasil e em quase todos os outros países da América Latina, principalmente pelo seu custo de aquisição competitivo, com preços entre R$ 80 mil e R$ 180 mil, no Brasil, para compra à vista e em bom estado de conservação, alguns deles disponíveis já com lâmina ou concha acoplados.


É um modelo de trator possante, mas com sistemas hidráulico, elétrico e mecânico simples e de manutenção fácil e barata.


O trator Valmet 148 já saía de fábrica, nas décadas de 1980 e 1990, com uma variedade de itens de série e opcionais, incluindo posto de comando plataformado, com toldo com estrutura de proteção ROPS e cinto de segurança; direção hidráulica ou hidrostática; tanques de combustível com um total de 220 litros; transmissão Sincro, com marchas sincronizadas, com 12 velocidades à frente e 4 à ré; filtro duplo ou pré-filtro, a seco; dupla embreagem opcional, com tomada de força independente opcional; duplo comando, com controle remoto com 8 conexões, com vazão de 51 litros por minuto; freios a disco secos, com freio de estacionamento; rodado duplo opcional; e painel completo, com horímetro, com indicador de temperatura do motor, RPM, indicador do nível de combustível, pressão do óleo lubrificante, pressão do óleo de transmissão, indicador de luz alta, indicador de freio de estacionamento travado e indicador da carga de bateria.


Antes de comprar, verifique se o exemplar que lhe interessa possui cada um desses itens citados no parágrafo acima, pois alguns deles eram opcionais na época.


MERCADO

Atualmente, a AGCO / Valtra possui no Brasil uma das maiores redes de concessionárias e oficinas autorizadas de máquinas agrícolas e agroindustriais, com mais de 170 unidades prestando serviços de venda de utilitários agrícolas novos da marca Valtra, seminovos e usados das marcas Valtra e Valmet e serviços de manutenção e venda de peças para ambas as marcas.


Os tratores novos com a marca Valtra são fabricados em Mogi das Cruzes, na região metropolitana de São Paulo, a capital do estado de São Paulo. Os modelos novos da marca Valtra, disponível atualmente nas concessionárias, equivalentes em especificações técnicas ao Valmet 148, são os tratores da novíssima série Valtra A4, com modelos com potências variando entre 99 e 145 cavalos, todos com tração 4X4 e cabine climatizada.


CONTROLE DE QUALIDADE

Nas décadas de 1980 e 1990, a fabricante brasileira de motores a diesel MWM já atendia a padrões internacionais de qualidade do grupo finlandês Valmet, o que resultava em um veículo utilitário agrícola de qualidade reconhecida pelo mercado brasileiro, com construção exemplar e sem problemas crônicos de projeto. A manutenção do motor MWM TD-229-6VR é simples e barata, mas exige do mecânico atenção especial ao estado de conservação da válvula termostática, ventoinha, bomba dágua, nível do líquido de arrefecimento, acrescentando fluido anticorrosivo, inclusive, e ao estado de conservação da camisa do motor, além de alguns outros itens importantes.


Como se trata de um utilitário agrícola que trabalha intensivamente sob o sol escaldante, puxando implementos agrícolas médios, é recomendável também a checagem periódica do estado de conservação do sistema de arrefecimento do turbo, geralmente exigido no limite.


FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS


VALMET 148-4 4X4

  • Comprimento: Aprox.
  • Motorização: turbodiesel MWM TD229-6VR, com 6 cilindros em linha;
  • Injeção: Bomba injetora Bosch, mecânica e direta;
  • Taxa de compressão:
  • Potência: Aprox. 145 cavalos, a 2.400 rpm;
  • Torque: Aprox. 51 kgfm, a 1.600 rpm;
  • Filtragem de ar: Dupla, a seco;
  • Direção: Hidráulica ou hidrostática;
  • Câmbio: Sincronizado, com 12 marchas à frente e 4 à ré;
  • Sistema hidráulico: Independente, com duplo comando e 8 conexões;
  • Levante hidráulico: 3.500 kg no olhal;
  • Cárter do motor:
  • Sistema de arrefecimento:
  • Sistema elétrico:
  • Alternador:
  • Capacidade dos tanques: Aprox. 220 litros;
  • Peso (com lastro e acessórios): Aprox. 7.600 kg;
  • Peso (sem lastro e acessórios): Aprox.
  • Tração: 4X4;
  • Pneu dianteiro:
  • Pneu traseiro: 23,1X30 R1;
  • Preço mínimo: Aprox. R$ 80 mil (usado / bom estado de conservação);
  • Preço máximo: Aprox. R$ 180 mil (usado / bom estado de conservação);


ONDE COMPRAR


GALERIA DE IMAGENS




VEJA TAMBÉM


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/AGCO
  • AGCO (divulgação): Imagens

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