FIAT ELBA
O Projeto Fiat Uno foi um bem sucedido plano industrial privado de criação e desenvolvimento, a partir da década de 1980, e fabricação em larga escala na Itália, no Brasil, na África do Sul, na Polônia, na Argentina, no Equador, na Iugoslávia e no Marrocos, também a partir na década de 1980, da 1ª geração de uma família quase totalmente original de automóveis populares compactos mundiais de carroceria monobloco, baseada em uma plataforma para o mercado brasileiro e outra plataforma para dos demais mercados, ambas da então fabricante de automóveis italiana Fiat SpA, conhecida posteriormente como FCA Italy, composta pelo Fiat Uno, o modelo original hatch, e seus derivados Fiat Prêmio, o sedã, Fiat Elba, a perua, e Fiat Fiorino, a pickup leve utilitária.
O GRUPO STELLANTIS
Logo acima, o logotipo da nova holding Stellantis, formada a partir da fusão das holdings FCA Fiat Chrysler Automobiles, holandesa, e PSA Peugeot Citroen, francesa. Logo abaixo, o logotipo da Fiat, que se tornou uma das marcas da então FCA Fiat Chrysler Automobiles, a empresa também detentora das marcas Chrysler, Dodge, Jeep e RAM até 2020.
O grupo empresarial Stellantis NV é uma gigante multinacional holandesa que atende interesses americanos, italianos e franceses, formado em 2021 pela fusão (ou consolidation, na linguagem americana) de duas grandes holdings multinacionais do setor automobilístico, a francesa PSA Peugeot Citroen e a também holandesa FCA Fiat Chrysler Automobiles, esta, por sua vez, uma gigante multinacional que atendia interesses americanos e italianos do ramo automobilístico ou automotivo, formada em 2014 pela fusão de duas grandes holdings multinacionais, a italiana Fiat SpA e a americana Chrysler Group, passando então a englobar as marcas Fiat, Chrysler, Jeep (utilitários esportivos), Alfa Romeo e Maserati (automóveis premium), Dodge e RAM (caminhões, pickups e comerciais leves), dentre outras.
Em 2019, os grupos automobilísticos PSA Peugeot Citroen, da França, e FCA Fiat Chrysler Automobiles, dos Estados Unidos e da Itália, anunciaram a intenção de promover uma nova fusão para juntar todas as suas marcas em um único grupo automotivo, para reforçar sua posição entre os dez maiores fabricantes de automóveis do mundo, com economia de escala no compartilhamento de plataformas e chassis (bases estruturais, motores e câmbios) e compartilhamento de uma variedade de peças, partes e componentes, com aquisição de matérias primas (aços e alumínios, por exemplo) em conjunto, com consequente aumento de competitividade.
Antes disso, em 2016, a marca Ferrari foi separada do então Grupo FCA em uma entidade empresarial sediada na Europa, mas também é controlada pela Família Agnelli, por sua vez formada pelos filhos e netos de Giovanni Agnelli, o fundador da Fiat, a fabricante automotiva italiana. Já as marcas Case e New Holland (tratores e outros utilitários), foram reunidas em 2012 em outra holding, a britânica CNH Industrial, e a marca Iveco (vans, caminhões e chassis para micro-ônibus e ônibus) é controlada pela holandesa Iveco Group, também controladas pela Família Agnelli.
As ações do atual Grupo Stellantis estão disponíveis nas bolsas dos Estados Unidos e na Europa. O então Grupo FCA foi o 8º maior fabricante de automóveis do mundo em 2018, com mais de 4.070.000 unidades fabricadas, enquanto o então Grupo PSA foi o 9º maior fabricante de automóveis, com mais de 3.460.000 unidades. Atualmente, a nova holding Stellantis é a 4ª maior fabricante de automóveis do mundo, com 400.000 funcionários; com instalações produtivas em 30 países; e com escritórios e representantes de vendas em mais de 130 países.
Uma das subsidiárias do Grupo Stellantis no Brasil é a FCA do Brasil, oficialmente FCA Automóveis Ltda, com suas fábricas principais localizadas no município de Betim, que faz parte da região metropolitana de Belo Horizonte, a capital do estado de Minas Gerais; e Goiana, município da região metropolitana de Recife, no estado de Pernambuco. Em 2019, esse grupo foi o maior fabricante de automóveis do Brasil, com mais de 496.000 unidades fabricadas, somando os números de vendas das marcas Fiat e Jeep, incluindo os números de vendas do Jeep Compass, do Jeep Renegade, da Fiat Strada e da Fiat Toro, esta uma pickup leve, de carroceria monobloco.
Outra subsidiária do grupo, a PSA do Brasil, foi a 11ª maior fabricante e vendedora de automóveis do país em 2019, com mais de 48.000 unidades fabricadas e comercializadas.
Por razões óbvias, a Stellantis NV anunciou recentemente que está abandonando o mercado russo de automóveis e utilitários...
Logo acima, o Uno Mille, a mais vendida versão do Fiat Uno de 1ª geração, vendida em larga escala nas décadas de 1990 e, posteriormente, durante a década de 2000, com o nome Fiat Mille, com motorização de 1.000 cilindras e câmbio mecânico de cinco marchas. Um dos mais baratos e econômicos modelos de automóveis brasileiros das últimas três décadas, ainda hoje bastante procurado no mercado brasileiro de automóveis usados. Logo abaixo, o painel simples e funcional do pequeno hatch popular.
Os primeiros desenhos do Fiat Uno foram criados na Itália, na década de 1980, pelo estúdio de design Italdesign, do conceituado projetista italiano Giorgetto Giugiaro, baseado na plataforma Fiat Tipo Uno, mas para o mercado brasileiro a Fiat Automóveis S.A., conhecida também como Fiat do Brasil, solicitou à matriz italiana a autorização para criar um Fiat Uno um pouco diferente do seu modelo original italiano, com plataforma já testada no Brasil pelo Fiat 147, com suspensão mais robusta, já que as péssimas condições das ruas, avenidas e rodovias brasileiras nessa década inviabilizariam a implantação de um projeto europeu desenvolvido para as vias públicas de primeiro mundo.
Logo acima e logo abaixo, imagens do Fiat Prêmio e da Fiat Elba, os populares modelos de automóveis compactos de entrada, sedan e perua, respectivamente, ambos fabricados em larga escala pela Fiat do Brasil, também sucessos de vendas. Os modelos nas imagens são as versões Fiat Prêmio CSL e Fiat Elba CSL, mais completos em termos de equipamentos e com acabamento um pouco mais caprichado que nas demais versões.
Na década de 1980 a Fiat do Brasil deu início ao Projeto Fiat Uno, composto por um modelo compacto de entrada quase totalmente original, o pequeno Fiat Uno, e caso ele conseguisse alcançar um número expressivo de vendas, na sequência viriam os seus três modelos derivados, o Fiat Prêmio, a Fiat Elba e a Fiat Fiorino. Todos esses modelos passaram a ser fabricados em série e vendidos em grande quantidade na década de 1980, todos com versões movidas a gasolina e versões movidas a álcool ou etanol. Vale lembrar que na época não havia ainda a tecnologia de motorização flex, que permite adicionar gasolina e álcool, simultaneamente, em qualquer proporção, nos tanques de combustível.
Logo acima, o elegante painel e o volante do sedan compacto Fiat Prêmio, na sua versão mais completa Fiat Prêmio CSL, com design e acabamento um pouco melhor que nas versões mais simples e baratas. Logo abaixo, espaço interno razoável para dois adultos e uma criança no assento traseiro. De modo geral, o modelo não apresentava ousadias estéticas, mas tem um bom aproveitamento de espaço, com acabamento um pouco acima da média do mercado nacional na década de 1990.
O Fiat Prêmio (com acento circunflexo) ou Fiat Premio (sem acento circunflexo) de 1ª geração (a 2ª geração está sendo lançada pela Fiat do Brasil neste momento) é um automóvel sedan compacto e econômico, fabricado em larga escala no Brasil nas décadas de 1980 e 1990. Todas as versões do Fiat Prêmio foram fabricadas com motorizações aspiradas transversais, arrefecidas a água para uso moderado, urbano e rodoviário, com cilindradas variando entre 1,3 litro até 1,6 litro, inicialmente com câmbio manual de quatro marchas e, posteriormente, com câmbio manual de cinco marchas, com carroceria monobloco de aço, com suspensão independente na frente e semi-independente atrás, com versões de duas e quatro portas. A maioria das versões do Fiat Prêmio foi fabricada com acabamento simples e motorização nacional de 1,5 litro, enquanto as versões mais completas eram tracionadas com motor de 1,6 litro importado da Argentina.
Logo acima, o design moderado da Fiat Elba, sem ousadias estéticas. Logo abaixo, espaço interno razoável para quatro adultos e uma criança na Fiat Elba, um modelo de perua bem sucedido no mercado brasileiro. A versão Fiat Elba CSL é a mais completa perua da família Fiat Uno, com padrão de acabamento um pouco acima da média dos demais modelos, mas sem ousadias estéticas, bem ao gosto do consumidor de classe média da época.
A Fiat Elba é um econômico automóvel do tipo perua ou station wagon, com dimensões compactas, fabricado em larga escala no Brasil nas décadas de 1980 e 1990. Todas as versões da Fiat Elba foram fabricadas com motorizações transversais, refrigeradas ou arrefecidas a água para uso moderado, urbano e rodoviário, com cilindradas variando entre 1,3 litro até 1,6 litro, com carroceria monobloco de aço, com suspensão independente na frente, suspensão semi-independente atrás e versões fabricadas com três ou cinco portas, se levarmos em consideração a porta traseira que dá acesso ao seu generoso porta malas. A maioria das versões da Fiat Elba foi fabricada com acabamento simples.
Logo acima, a carroceria monobloco do Fiat Fiorino, baseada no Fiat Uno, preservando as mesmas características de robustez de seu irmão menor e mantendo praticamente a mesma parte dianteira do seu habitáculo. Logo abaixo, espaço razoável na caçamba para transporte urbano e rodoviário de cargas leves.
A Fiat Fiorino de 2ª geração é uma pick-up leve utilitária, com dimensões compactas, fabricada em larga escala no Brasil nas décadas de 1980, 1990 e 2000, baseada na carroceria monobloco do Fiat Uno. Todas as versões da Fiorino da 2ª geração foram fabricadas com motorizações transversais, para uso moderado, urbano e rodoviário, com cilindradas variando entre 1 litro até 1,5 litro, com carroceria monobloco de aço, com suspensão independente nas quatro rodas. Várias versões da Fiat Fiorino de 2ª geação foram fabricadas, algumas mais simples e outras com acabamento um pouco mais caprichado, como, por exemplo, a Fiat Fiorino Trekking, cujo público alvo era jovens e adultos de espírito esportista, como alpinistas e surfistas, por exemplo.
Logo acima, mais uma imagem do Fiat Prêmio, o sedan da família Fiat Uno. Com um olhar atento percebe-se a simplicidade das formas do veículo, mas com proporções bem equilibradas, com linhas harmônicas. Logo abaixo, o generoso porta-malas de 500 litros da Fiat Elba, o maior entre as peruas nacionais da década de 1980.
O Projeto Tipo Uno foi um dos maiores sucessos comerciais da história da indústria automobilística mundial, com mais de 8.000.000 de unidades fabricadas em vários países, incluindo a Itália, o Brasil, a Argentina e a África do Sul. Ele foi um dos maiores sucessos comerciais da história da indústria automobilística brasileira, com cerca de 4.000.000 de unidades fabricadas, incluindo os números de vendas do Fiat Prêmio, da Fiat Elba e da Fiat Fiorino.
Se você está precisando de um carro, mas a “grana está curta” então o Fiat Mille, com motorização Fire de 1.000 cilindradas, com injeção eletrônica, é uma das melhores opções do mercado de usados. É barato, é confiável, não “dá trabalho”, é bem econômico, a manutenção é simples e barata e tem bom ou razoável valor de revenda. Não tem erro, basta ser cuidadoso na hora da compra, verificar se a unidade que lhe interessa realmente está em bom estado de conservação e com documentação em ordem.
- Capacidade: 5 pessoas, incluindo o motorista;
- Carroceria: Hatch compacto, com monobloco de aço e três ou cinco portas;
- Comprimento: Aprox. 3,7 metros;
- Entre-eixos (espaço interno): Aprox. 2,4 metros;
- Largura: Aprox. 1,6 metro;
- Altura do veículo: Aprox. 1,5 metro;
- Altura livre do solo: Aprox. 14 centímetros;
- Projetista: Italdesign (Giugiaro);
- Motorização (potência): Fiasa 1.5 de 8 válvulas (67 cavalos / 12 kgfm);
- Motorização: 4 cilindros em linha, transversal, com carburador de corpo simples;
- Taxa de compressão: 8:1;
- Direção: Mecânica;
- Aceleração 0 a 100 km/h: Aprox. 14 segundos (lotado);
- Consumo cidade: Aprox. 9 km / litro (lotado / ar desligado);
- Consumo rodovia: Aprox. 15 km / litro (ar desligado / lotado):
- Ruído interno (100 km/h): Aprox. 72 dB (decibéis);
- Transmissão: Manual de 5 velocidades;
- CX (aerodinâmica): Aprox. 0,36 (razoável);
- Tração: Dianteira;
- Freios dianteiros: Discos sólidos;
- Freios traseiros: Tambores, com servo;
- Porta-malas: 230 litros;
- Tanque de combustível: 50 litros;
- Suspensão dianteira: Independente McPherson, com braços, molas helicoidais e amortecedores;
- Suspensão traseira: Semi-independente, com braços, feixe de molas transversais e amortecedores;
- Peso vazio / sem ar: Aprox. 870 kg;
- Preço: Aprox. R$ 15 mil (usado / bom estado de conservação);
- Capacidade: 5 pessoas, incluindo o motorista;
- Carroceria: Sedan compacto, com monobloco de aço e quatro portas;
- Comprimento: Aprox. 4 metros;
- Entre-eixos (espaço interno): Aprox. 2,4 metros;
- Largura: Aprox. 1,6 metro;
- Altura do veículo: Aprox. 1,5 metro;
- Altura livre do solo: Aprox. 14 centímetros;
- Projetista: Fiat do Brasil;
- Motorização (potência): Sevel 1.6 de 8 válvulas (84 cavalos / 13 kgfm);
- Motorização: 4 cilindros em linha, transversal, com carburador de corpo duplo;
- Taxa de compressão: 8:1;
- Direção: Mecânica;
- Aceleração 0 a 100 km/h: Aprox. 13 segundos (lotado);
- Consumo cidade: Aprox. 9 km / litro (lotado / ar desligado);
- Consumo rodovia: Aprox. 13 km / litro (ar desligado / lotado):
- Ruído interno (100 km/h): Aprox. 71 dB (decibéis);
- Transmissão: Manual de 5 velocidades;
- CX (aerodinâmica): Aprox.
- Tração: Dianteira;
- Freios dianteiros: Discos sólidos;
- Freios traseiros: Tambores, com servo;
- Porta-malas: 430 litros;
- Tanque de combustível: 50 litros;
- Suspensão dianteira: Independente McPherson, com braços, molas helicoidais e amortecedores;
- Suspensão traseira: Semi-independente, com braços, feixe de molas transversais e amortecedores;
- Peso vazio / sem ar: Aprox. 920 kg;
- Preço: Aprox. R$ 15 mil (usado / bom estado de conservação);
- Capacidade: 5 pessoas, incluindo o motorista;
- Carroceria: Hatch compacto, com monobloco de aço e três portas;
- Comprimento: Aprox. 3,7 metros;
- Entre-eixos (espaço interno): Aprox. 2,4 metros;
- Largura: Aprox. 1,6 metro;
- Altura do veículo: Aprox. 1,5 metro;
- Altura livre do solo: Aprox. 14 centímetros;
- Projetista: Italdesign (Giugiaro);
- Motorização (potência): Fiasa 1.0 de 8 válvulas (48 cavalos / 8 kgfm);
- Motorização: 4 cilindros em linha, transversal, com carburador de corpo simples;
- Taxa de compressão: 8:1;
- Direção: Mecânica;
- Aceleração 0 a 100 km/h: Aprox. 20 segundos (lotado);
- Consumo cidade: Aprox. 12 km / litro (lotado / ar desligado);
- Consumo rodovia: Aprox. 14 km / litro (ar desligado / lotado):
- Ruído interno (100 km/h): Aprox. 73 dB (decibéis);
- Transmissão: Manual de 5 velocidades;
- CX (aerodinâmica): Aprox. 0,36 (razoável);
- Tração: Dianteira;
- Freios dianteiros: Discos sólidos;
- Freios traseiros: Tambores, com servo;
- Porta-malas: 230 litros;
- Tanque de combustível: 50 litros;
- Suspensão dianteira: Independente McPherson, com braços, molas helicoidais e amortecedores;
- Suspensão traseira: Semi-independente, com braços, feixe de molas transversais e amortecedores;
- Peso vazio / sem ar: Aprox. 800 kg;
- Preço: Aprox. R$ 15 mil (usado / bom estado de conservação);
- Capacidade: 5 pessoas, incluindo o motorista;
- Carroceria: Perua compacta, com monobloco de aço e cinco portas;
- Comprimento: Aprox. 4 metros;
- Entre-eixos (espaço interno): Aprox. 2,4 metros;
- Largura: Aprox. 1,6 metro;
- Altura do veículo: Aprox. 1,5 metro;
- Altura livre do solo: Aprox. 14 centímetros;
- Projetista: Fiat do Brasil;
- Motorização (potência): Sevel 1.6 de 8 válvulas (84 cavalos / 13 kgfm);
- Motorização: 4 cilindros em linha, transversal, com carburador de corpo duplo;
- Taxa de compressão: 8:1;
- Direção: Mecânica;
- Aceleração 0 a 100 km/h: Aprox. 14 segundos (lotado);
- Consumo cidade: Aprox. 9 km / litro (lotado / ar desligado);
- Consumo rodovia: Aprox. 13 km / litro (ar desligado / lotado):
- Ruído interno (100 km/h): Aprox. 72 dB (decibéis);
- Transmissão: Manual de 5 velocidades;
- CX (aerodinâmica): Aprox.
- Tração: Dianteira;
- Freios dianteiros: Discos sólidos;
- Freios traseiros: Tambores, com servo;
- Porta-malas: 500 litros;
- Tanque de combustível: 50 litros;
- Suspensão dianteira: Independente McPherson, com braços, molas helicoidais e amortecedores;
- Suspensão traseira: Semi-independente, com braços, feixe de molas transversais e amortecedores;
- Peso vazio / sem ar: Aprox. 980 kg;
- Preço: Aprox. R$ 15 mil (usado / bom estado de conservação);
- Capacidade: 5 pessoas, incluindo o motorista;
- Carroceria: Hatch compacto, com monobloco de aço e três portas;
- Comprimento: Aprox. 3,7 metros;
- Entre-eixos (espaço interno): Aprox. 2,4 metros;
- Largura: Aprox. 1,6 metro;
- Altura do veículo: Aprox. 1,5 metro;
- Altura livre do solo: Aprox. 14 centímetros;
- Projetista: Italdesign (Giugiaro);
- Motorização (potência): Fiasa 1.0 de 8 válvulas (56 cavalos / 8 kgfm);
- Motorização: 4 cilindros em linha, transversal, com carburador de corpo duplo;
- Taxa de compressão: 9,5:1;
- Direção: Mecânica;
- Aceleração 0 a 100 km/h: Aprox. 17 segundos (lotado);
- Consumo cidade: Aprox. 12 km / litro (lotado / ar desligado);
- Consumo rodovia: Aprox. 14 km / litro (ar desligado / lotado):
- Ruído interno (100 km/h): Aprox. 73 dB (decibéis);
- Transmissão: Manual de 5 velocidades;
- CX (aerodinâmica): Aprox. 0,36 (razoável);
- Tração: Dianteira;
- Freios dianteiros: Discos sólidos;
- Freios traseiros: Tambores, com servo;
- Porta-malas: 230 litros;
- Tanque de combustível: 50 litros;
- Suspensão dianteira: Independente McPherson, com braços, molas helicoidais e amortecedores;
- Suspensão traseira: Semi-independente, com braços, feixe de molas transversais e amortecedores;
- Peso vazio / sem ar: Aprox. 820 kg;
- Preço: Aprox. R$ 18 mil (usado / bom estado de conservação);
- Capacidade: 5 pessoas, incluindo o motorista;
- Carroceria: Hatch compacto, com monobloco de aço e três ou cinco portas;
- Comprimento: Aprox. 3,7 metros;
- Entre-eixos (espaço interno): Aprox. 2,4 metros;
- Largura: Aprox. 1,6 metro;
- Altura do veículo: Aprox. 1,5 metro;
- Altura livre do solo: Aprox. 14 centímetros;
- Projetista: Italdesign (Giugiaro);
- Motorização (potência): Fiasa 1.0 de 8 válvulas (58 cavalos / 8 kgfm);
- Motorização: 4 cilindros em linha, transversal, com injeção eletrônica single point;
- Taxa de compressão: 9,5:1;
- Direção: Mecânica;
- Aceleração 0 a 100 km/h: Aprox. 17 segundos (lotado);
- Consumo cidade: Aprox. 13 km / litro (lotado / ar desligado);
- Consumo rodovia: Aprox. 17 km / litro (ar desligado / lotado):
- Ruído interno (100 km/h): Aprox. 72 dB (decibéis);
- Transmissão: Manual de 5 velocidades;
- CX (aerodinâmica): Aprox. 0,36 (razoável);
- Tração: Dianteira;
- Freios dianteiros: Discos sólidos;
- Freios traseiros: Tambores, com servo;
- Porta-malas: 230 litros;
- Tanque de combustível: 50 litros;
- Suspensão dianteira: Independente McPherson, com braços, molas helicoidais e amortecedores;
- Suspensão traseira: Semi-independente, com braços, feixe de molas transversais e amortecedores;
- Pneus: 145/80 R13;
- Peso vazio / com ar: Aprox. 870 kg;
- Preço: Aprox. R$ 20 mil (usado / bom estado de conservação);
- Capacidade: 2 pessoas, incluindo o motorista;
- Carroceria: Pick-up compacta, com monobloco de aço e duas portas;
- Comprimento: Aprox.
- Entre-eixos (espaço interno): Aprox.
- Largura: Aprox. 1,6 metro;
- Altura do veículo: Aprox. 1,5 metro;
- Altura livre do solo: Aprox. 14 centímetros;
- Projetista:
- Motorização (potência): 1.5 de 8 válvulas (76 cavalos / 13 kgfm);
- Motorização: 4 cilindros em linha, transversal, com injeção eletrônica multipoint;
- Taxa de compressão: 9,5:1;
- Direção: Mecânica;
- Aceleração 0 a 100 km/h: Aprox. 15 segundos (vazio);
- Consumo cidade: Aprox. 11 km / litro (vazio / ar desligado);
- Consumo rodovia: Aprox. 16 km / litro (ar desligado / vazio):
- Ruído interno (100 km/h): Aprox. 71 dB (decibéis);
- Transmissão: Manual de 5 velocidades;
- CX (aerodinâmica): Aprox.
- Tração: Dianteira;
- Freios dianteiros:
- Freios traseiros:
- Tanque de combustível: 64 litros;
- Suspensão dianteira: Independente McPherson, com braços, molas helicoidais e amortecedores;
- Suspensão traseira: Semi-independente, com braços, feixe de molas transversais e amortecedores;
- Pneus: 175/80 R13;
- Peso vazio / com ar:
- Capacidade de carga: 650 kg;
- Preço: Aprox. R$ 20 mil (usado / bom estado de conservação);
- Capacidade: 5 pessoas, incluindo o motorista;
- Carroceria: Hatch compacto, com monobloco de aço e três ou cinco portas;
- Comprimento: Aprox. 3,7 metros;
- Entre-eixos (espaço interno): Aprox. 2,4 metros;
- Largura: Aprox. 1,6 metro;
- Altura do veículo: Aprox. 1,5 metro;
- Altura livre do solo: Aprox. 14 centímetros;
- Projetista: Italdesign (Giugiaro);
- Motorização (potência): Fiasa 1.0 de 8 válvulas (58 cavalos / 8 kgfm);
- Cilindrada: 1 litro;
- Motorização: 4 cilindros em linha, transversal, com injeção eletrônica single point;
- Taxa de compressão: 9,5:1;
- Comando de válvulas: No cabeçote;
- Catalizador: Três vias;
- Direção: Mecânica;
- Segurança: Barras de proteção laterais;
- Aceleração 0 a 100 km/h: Aprox. 17 segundos (lotado);
- Consumo cidade: Aprox. 13 km / litro (lotado / ar desligado);
- Consumo rodovia: Aprox. 15 km / litro (ar desligado / lotado):
- Ruído interno (100 km/h): Aprox. 72 dB (decibéis);
- Transmissão: Manual de 5 velocidades;
- CX (aerodinâmica): Aprox. 0,36 (razoável);
- Tração: Dianteira;
- Freios dianteiros: Discos sólidos;
- Freios traseiros: Tambores, com servo;
- Porta-malas: 230 litros;
- Tanque de combustível: 50 litros;
- Suspensão dianteira: Independente McPherson, com braços, molas helicoidais e amortecedores;
- Suspensão traseira: Semi-independente, com braços, feixe de molas transversais e amortecedores;
- Pneus: 145/80 R13;
- Peso vazio / com ar: Aprox. 870 kg;
- Preço: Aprox. R$ 20 mil (usado / bom estado de conservação);
- Capacidade: 5 pessoas, incluindo o motorista;
- Carroceria: Hatch compacto, com monobloco de aço e três ou cinco portas;
- Comprimento: Aprox. 3,7 metros;
- Entre-eixos (espaço interno): Aprox. 2,4 metros;
- Largura: Aprox. 1,6 metro;
- Altura do veículo: Aprox. 1,5 metro;
- Altura livre do solo: Aprox. 14 centímetros;
- Projetista: Italdesign (Giugiaro);
- Motorização (potência / torque): Fire 1.0 de 8 válvulas (58 cavalos / 8 kgfm);
- Cilindrada: 1 litro;
- Motorização: 4 cilindros em linha, transversal, com injeção eletrônica single point;
- Acelerador: Eletrônico
- Taxa de compressão: 9,5:1;
- Direção: Mecânica (de série) ou hidráulica (opcional);;
- Aceleração 0 a 100 km/h: Aprox. 17 segundos (lotado);
- Consumo cidade: Aprox. 10 km / litro (lotado);
- Consumo rodovia: Aprox. 17 km / litro (lotado):
- Ruído interno (100 km/h): Aprox. 71 dB (decibéis);
- Transmissão: Manual de 5 velocidades;
- CX (aerodinâmica): Aprox. 0,36 (razoável);
- Tração: Dianteira;
- Freios dianteiros: Discos sólidos;
- Freios traseiros: Tambores, com servo;
- Porta-malas: 230 litros;
- Tanque de combustível: 50 litros;
- Suspensão dianteira: Independente McPherson, com braços, molas helicoidais e amortecedores;
- Suspensão traseira: Semi-independente, com braços, feixe de molas transversais e amortecedores;
- Pneus: 145/80 R13;
- Peso vazio / com ar: Aprox. 870 kg;
- Preço: Aprox. R$ 25 mil (usado / bom estado de conservação);
- Capacidade: 5 pessoas, incluindo o motorista;
- Carroceria: Hatch compacto, com monobloco de aço e três ou cinco portas;
- Comprimento: Aprox. 3,7 metros;
- Entre-eixos (espaço interno): Aprox. 2,4 metros;
- Largura: Aprox. 1,6 metro;
- Altura do veículo: Aprox.
- Altura livre do solo: Aprox.
- Projetista: Italdesign (Giugiaro);
- Motorização (potência / torque): Fire 1.0 de 8 válvulas (58 cavalos / 8 kgfm);
- Cilindrada: 1 litro;
- Motorização: 4 cilindros em linha, transversal, com injeção eletrônica single point;
- Acelerador: Eletrônico
- Taxa de compressão: 9,5:1;
- Direção: Mecânica (de série) ou hidráulica (opcional);
- Aceleração 0 a 100 km/h: Aprox. 17 segundos (lotado);
- Consumo cidade: Aprox. 10 km / litro (lotado);
- Consumo rodovia: Aprox. 17 km / litro (lotado):
- Ruído interno (100 km/h): Aprox. 71 dB (decibéis);
- Transmissão: Manual de 5 velocidades;
- CX (aerodinâmica): Aprox. 0,36 (razoável);
- Tração: Dianteira;
- Freios dianteiros: Discos sólidos;
- Freios traseiros: Tambores, com servo;
- Porta-malas: 230 litros;
- Tanque de combustível: 50 litros;
- Suspensão dianteira: Independente McPherson, com braços, molas helicoidais e amortecedores;
- Suspensão traseira: Semi-independente, com braços, feixe de molas transversais e amortecedores;
- Pneus: 175/70;
- Peso vazio / com ar: Aprox. 870 kg;
- Preço: Aprox. R$ 28 mil (usado / bom estado de conservação);
- Mercado Livre (classificados): https://www.mercadolivre.com.br
- OLX (classificados): http://www.olx.com.br
- Web Motors (classificados): https://www.webmotors.com.br
- Amazônia
- ATR-42
- ATR-72
- Volvo XC90
- Saab JAS 39 Gripen NG
- Beechraft King Air
- Agricultura e Pecuária
- Nissan Pathfinder
- Galvanização (Química)
- Ivermectina (Agropecuária)
- Oxitetraciclina (Agropecuária)
- Cessna 208B Grand Caravan
- Cessna Citation
- Gesso Agrícola (Agricultura e Pecuária)
- Bombardier Learjet
- Land Rover Range Rover
- Apicultura (Mel e Própolis)
- Fenitrothion (Agropecuária)
- Citroen XM
- Cirrus Aircraft
- Satélites (Telecomunicações)
- Gastrite (Medicina)
- Indústria Automobilística
- Mastite Bovina (Agropecuária)
- Nutrientes (Medicina e Veterinária)
- Agronegócios / Agribusiness (Economia)
- Embraer KC-390 (Força Aérea Brasileira)
- Embraer
- Ordenhadeira Mecânica (Agropecuária)
- Injeção Eletrônica (Mecânica)
- Transportes no Brasil (Logística)
- Hyundai Terracan
- Ford Escort
- Energia Solar Fotovoltaica
- Chevrolet Classic
- Energia Elétrica
- Boeing 737
- Paul Mauriat (Música)
- Ford Fusion
- Audi Q7
- Conexão ADSL (Telecomunicações)
- Aeroporto Campo de Marte
- Segurança Privada
- Produção Florestal
- Drones
- Nobreak (Informática)
- Piper Aircraft
- James Bond (Cinema)
- Doramectina (Agropecuária)
- Embarcações (Indústria Naval)
- Propoxur (Veterinária)
- Roteadores (Telecomunicações)
- Mercedes-Benz Classe M
- Aeroporto de Congonhas
- Aeroporto Santos Dumont
- Iodophor (Agropecuária)
- Jeep Grand Cherokee
- Alfa Romeo 164
- Embraer EMB-314 Super Tucano
- Volvo 960
- Ford EcoSport
- Chevrolet Astra
- Citroen C5
- Alfa Romeo 156
- Embraer AMX (Força Aérea Brasileira)
- Pastagem ou Pasto (Agropecuária)
- Chevrolet Zafira
- Maconha (Segurança Pública)
- Renault Scénic
- Ford do Brasil
- Volkswagen Fusca
- Airbus A320
- Citroen Xsara Picasso
- General Motors do Brasil
- FAB - Força Aérea Brasileira
- Mbps - Megabits por Segundo (Informática)
- Chevrolet Monza
- Ford Corcel
- Embraer E-190
- Toyota Land Cruiser Prado
- Airbus A321
- Airbus A319
- Computador (Informática)
- Peugeot 206
- Citroen Xantia
- Ford Edge
- BMW Série 3
- Audi A3
- Ford Versailles
- Volkswagen Santana
- Mercedes-Benz Classe A (1ª geração)
- Ford Belina
- Ford Del Rey
- Aço (Siderurgia)
- Volkswagen Delivery
- Açúcar (Agroindústria)
- Ford Mondeo
- Chevrolet Opala
- Música Eletrônica (Indústria Fonográfica)
- Lamborghini Diablo
- Bateria (Química e Física)
- Ford Ranger
- Aeronaves (Indústria Aeronáutica)
- Água (Biologia e Química)
- Ford F-250
- Hyundai HR
- Kia Bongo
- Circuito Eletrônico (Eletrônica)
- Conservação de Alimentos (Culinária)
- Aviação Agrícola (Agricultura)
- Porsche 911
- Mercedes-Benz ML 320
- Ferrari 360
- Álcool (Agroindústria)
- Ford Explorer
- Lockheed Hercules (Força Aérea Brasileira)
- Alumínio (Metalúrgica)
- Chrysler Stratus
- Kia Clarus
- Fiat Tempra
- Antibióticos (Medicina e Veterinária)
- Chevrolet Prisma
- CRDI - Common Rail Direct Injection
- Honda CR-V
- Ridley Scott (Cinema)
- Dodge Journey
- Fiat Freemont
- Componentes Eletrônicos
- Água Oxigenada (Química)
- Atmosfera (Química e Física)
- IRPF - Imposto de Renda de Pessoa Física
- Jean Michel Jarre (Música)
- TOC - Transtorno Obsessivo Compulsivo
- Navios (Engenharia Naval)
- Barcos (Engenharia Naval)
- Bicicleta (Ciclismo)
- Volkswagen Gol (1ª Geração)
- Volkswagen Voyage (1ª Geração)
- Volkswagen Parati (1ª Geração)
- Volkswagen Saveiro (1ª Geraçao)
- Mata Bicheiras (Agropecuária)
- Lamborghini Gallardo
- Legião Urbana (Música)
- Contêineres (Transporte de Cargas)
- Volvo S70
- Mercedes-Benz 190E
- Modem (Telecomunicações)
- Land Rover Range Rover Evoque
- Embraer EMB-203 Ipanema
- Ferrari F355
- Propriedade Intelectual (Direito)
- Mercedes-Benz SLK
- Volkswagen New Beetle
- Aquífero Guarani (Geografia)
- Ford Pampa
- Mini Cooper
- Mercedes-Benz Classe GLE
- BMW Z3
- Volvo 850 GLT
- Chevrolet Trailblazer
- Chevrolet Blazer
- Toyota Hilux
- Saab 9000 CD
- Audi A3 Sedan
- Volkswagen Gol (2ª Geração)
- Volkwagen Parati (2ª Geração)
- Volkwagen Saveiro(2ª Geração)
- Honda Civic
- Fiat Doblò
- Audi TT
- Chrystian & Ralf (Música)
- Líder Aviação (Transporte Aéreo)
- Lamborghini Murciélago
- Toyota Corolla
- BMW X5
- Mercedes-Benz Classe C
- Volkswagen Tiguan
- Mitsubishi Pajero TR4
- Renault Kangoo
- Jaguar I-Pace
- Audi A3 Sportback
- Citroen Jumper
- FCA do Brasil: https://uno.fiat.com.br/
- Oficina Mecânica / Band: http://autoetecnica.band.uol.com.br/tag/revista-oficina-mecanica/
- Carros com Camanzi / YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=XhLmXL4c918
- Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Fiat_Uno
- Auto Esporte / Globo.com: https://revistaautoesporte.globo.com/Classicos/noticia/2012/12/classico-do-dia-fiat-premio.html
- FCA do Brasil: https://fiorino.fiat.com.br/
- Automais / YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=gW_UAX0oDcw
- Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Fiat_Duna
- Quatro Rodas / Abril: https://quatrorodas.abril.com.br/noticias/fiat-uno-35-anos-inovacoes-e-polemicas-do-fiat-mais-duradouro-do-brasil/
- Best Cars / YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=M_WlsD8G-gI
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Fiat_Pr%C3%AAmio
- Quatro Rodas / Abril: https://quatrorodas.abril.com.br/noticias/grandes-brasileiros-fiat-elba/
- Auto Esporte / YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=5rVUHP--2x4
- Carros com Camanzi / YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=kQfjGmDLyic
- FCA do Brasil (divulgação): Imagens
Comentários
Postar um comentário
Você pode ajudar voluntariamente a melhorar ainda mais a qualidade geral deste artigo ou conteúdo. Por gentileza, faça um comentário, se achar necessário, se perceber algum equívoco, imprecisão ou erro.