CESSNA CITATION LATITUDE
CESSNA CITATION 680A
CESSNA CITATION LATITUDE
INTRODUÇÃO
Logo acima, o sofisticado Cessna Citation Latitude, o
moderno e confortável modelo de jato executivo de porte médio e de alcance
internacional, fabricado em série pela Textron Aviation a partir de 2015 e com mais de 200 unidades fabricadas até o momento. Logo
abaixo, o mesmo modelo de aeronave, fabricado nos Estados Unidos, com uma das fuselagens
mais amplas da linhagem Cessna Citation, com quase dois metros de altura de
cabine e aviônicos precisos.
O confortável Cessna Citation Latitude é uma sofisticada aeronave bimotor executiva de porte médio e de alta performance, com capacidade para transportar confortavelmente 7 ou 9 passageiros, dependendo da configuração de assentos adotada, com motorização turbofan da marca americana Pratt & Whitney, projetada para viagens internacionais e intercontinentais, criada, desenvolvida e fabricada em larga escala nos Estados Unidos a partir da década de 2010 pela Textron Aviation, uma tradicional fabricante de aviões, a maior fabricante de aeronaves executivas do mundo.
Os principais concorrentes do Cessna Citation Latitude
são os modelos de jatos executivos de porte médio e alcance intercontinental Gulfstream G100 / Israel Astra SPX,
Bombardier Learjet 60, Dassault Falcon 2000 / Dassault Falcon 2000 EX, Embraer Legacy 500 e Embraer Legacy 450, Bombardier Challenger 604 / Bombardier Challenger 650, Embraer Praetor 600 e Embraer Praetor 500, Gulfstream G200 / Israel Astra Galaxy e Bombardier Challenger 300 / Bombardier
Challenger 350.
Uma parte desses modelos concorrentes citados não é
mais fabricada, só é possível encontrá-la no mercado internacional de aeronaves
usadas.
Os jatos executivos de porte médio e de alta
performance Raytheon Hawker 4000 /
Beechcraft Hawker 4000 e Raytheon
Hawker 800 / Beechcraft Hawker 800 estão na mesma faixa de capacidade e
alcance. Porém, eles não são mais fabricados, portanto só é possível encontrá-los no mercado internacional de aeronaves usadas.
A TEXTRON AVIATION
A Textron Aviation é uma das maiores fabricantes de aeronaves executivas do mundo, ela é a empresa sucessora das fabricantes Cessna Aircraft e Beechcraft Corporation, ambas fundidas em 2014, passando assim a serem tratadas como marcas da Textron Aviation, que por sua vez é uma subsidiária da holding americana Textron Company, proprietária também da fabricante de motores aeronáuticos Lycoming Engines.
Ela é proprietária também da tradicional marca Hawker de jatos executivos, mas a
fabricação em série desses modelos está suspensa por tempo indeterminado.
Até 2014, a Cessna Aircraft era uma das maiores e mais
tradicionais fabricantes de aeronaves executivas do mundo. Atualmente, o
portfólio de produtos da Textron Aviation, sua sucessora natural, é amplo, vai
desde pequenos e extremamente econômicos monomotores a pistão, como o Cessna 172 Skyhawk, por exemplo, até
sofisticados jatos executivos bimotores de alta performance, de porte médio e
alcance intercontinental, como o Cessna
Citation Longitude.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Logo acima, a cabine de passageiros de um dos maiores, mais sofisticados e mais confortáveis modelos de aviões da linhagem Cessna Citation, o jato executivo de porte médio Cessna Citation Latitude, um símbolo de status, considerado um dos melhores modelos atuais da Textron Aviation, tanto em termos de aerodinâmica como em termos de confiabilidade de sistemas, desempenho, segurança, conforto e acabamento interno. Logo abaixo, o painel de controle da aeronave, com aviônicos digitais sofisticados e precisos, de última geração.
Logo acima, a cabine de passageiros de um dos maiores, mais sofisticados e mais confortáveis modelos de aviões da linhagem Cessna Citation, o jato executivo de porte médio Cessna Citation Latitude, um símbolo de status, considerado um dos melhores modelos atuais da Textron Aviation, tanto em termos de aerodinâmica como em termos de confiabilidade de sistemas, desempenho, segurança, conforto e acabamento interno. Logo abaixo, o painel de controle da aeronave, com aviônicos digitais sofisticados e precisos, de última geração.
O bonito Cessna Citation Latitude é uma sofisticada
aeronave bimotor de médio porte e de alta performance, com motorização turbofan
e alcance internacional, com fuselagem e asas com construção convencional em alumínio e ligas metálicas, com cabine pressurizada, trem de pouso triciclo retrátil e asas semi-retas, com capacidade para transportar confortavelmente 7 ou 9 passageiros, dependendo da configuração de assentos
adotada, desenvolvida e fabricada nos Estados Unidos pela Textron Aviation a
partir da década de 2010, que utilizou como base para sua criação e
desenvolvimento o projeto de asas, motores e empenagem do jato executivo
intercontinental de porte médio Cessna Citation Sovereign,
de maior capacidade de assentos e alcance.
Conhecido também como Cessna Citation 680A, ele é uma
das mais sofisticadas, elegantes e confortáveis aeronaves fabricadas atualmente pela Textron
Aviation, com asas semi-retas e motorização turbofan americana e canadense Pratt
& Whitney eficiente, que o torna um jato executivo veloz e de alcance internacional.
A principal configuração disponível para a cabine de passageiros é muito confortável, ela possui quatro assentos em club seat (frente a frente) complementados com mais três
assentos avulsos e tem acabamento refinado, com capacidade para transportar com
muito conforto até 7 passageiros, mas o comprador pode optar também por uma
configuração de alta densidade para até 9 passageiros, com uma combinação mista de sofás e
assentos individuais.
A sua produção seriada foi iniciada em 2015,
impulsionado por motores turbofan canadenses Pratt & Whitney PW306D, com potência / empuxo de 5.900 libras /
cada, totalizando 11.800 libras, potência suficiente para dar-lhe uma
velocidade de cruzeiro de 780 km/h e um teto de serviço de 13.500 metros, com
alcance de cerca de 4.600 quilômetros, com oito passageiros adultos a bordo, bagagem leve e reservas
de combustível.
A Textron Aviation já fabricou mais de 200 unidades do
Cessna Citation Latitude, tendo como principal cliente a empresa americana e
europeia de propriedade compartilhada NetJets, até o momento com mais de 70
unidades em sua frota, de uma encomenda de mais de 120 unidades.
CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
Logo acima, mais uma confortável e refinada opção de configuração de assentos e de acabamento para o Cessna Citation Latitude, com espaço interno de sobra para até sete passageiros. Essa cabine tem um piso totalmente plano, o suficiente para que passageiros com até 1,8 metro de altura acessem a galley, na frente, e o toalete, atrás, sem necessidade de se curvar. Logo abaixo, o bonito avião da Textron Aviation, deixando uma ótima impressão por onde passa.
Os aviões com a marca Citation fazem parte de uma linhagem dividida em várias famílias ou ramificações de projetos de jatos executivos que, para efeito de marketing e para não confundir o cliente, foram mantidos quase totalmente distintos e com propostas diferentes ao longo de suas trajetórias, a linha mais econômica e mais simples, digamos, com uma proposta um pouco mais modesta (se é que isso é possível, já que estamos falando de jatos executivos), com asas retas, batizada pela fabricante Cessna Aircraft de Série 500 e as famílias mais sofisticadas, projetadas para viagens intercontinentais, batizadas pelo fabricante de Série 650, Série 750, Série 680 e, a mais recente, Série 700, a maior parte delas com asas enflechadas.
Na década de 1970 surgiram os jatos executivos da
primeira geração, o Citation I e o Citation II, ambos para viagens
interestaduais e internacionais. Depois, na década de 1980, vieram o Citation V
e o Citation III, ambos de médio porte, sendo este intercontinental. O sucesso
da Cessna Aircraft foi mantido na década de 1990 com o início da fabricação em
série de outros modelos, entre eles o Citation Ultra e o Citation VII, este um
derivado direto do Citation III, também com alcance intercontinental.
É praticamente impossível fabricar um avião
intercontinental que não seja sofisticado, faz parte do negócio, porque ninguém
gosta ser fechado em uma cabine de passageiros por horas e horas seguidas,
sobrevoando oceanos, desertos e florestas, sem um mínimo de conforto biológico,
tecnologia de entretenimento, telecomunicações e alimentação. Assim, os jatos
intercontinentais possuem, quase que obrigatoriamente, um certo nível mínimo
necessário de sofisticação, começando pela pressurização de cabine com
climatização, passando pelo toalete e pela galley com água mineral, sucos,
refrigerantes e refeições rápidas, estas geralmente aquecidas por microondas
e/ou forno elétrico.
No início da década de 2010, os executivos,
projetistas e investidores da Cessna Aircraft acreditavam que havia espaço
suficiente no mercado para mais um jato competidor no segmento intercontinental
de médio porte, conhecido também como mid-size
jet, em inglês. Esse é um dos segmentos mais superlativos da indústria
aeronáutica, com quase tudo o que existe de melhor em termos de conforto,
segurança e desempenho.
Não era, exatamente, um substituto para o Cessna
Citation X, pois este tem capacidade de passageiros um pouquinho maior e tem um
alcance um pouco maior, o que significa que a Cessna estava apresentando uma
proposta um pouco diferente, baseada em uma oferta um pouco mais competitiva e
acessível, digamos, em termos de preço e custo operacional, mas sem abrir mão
de uma ampla cabine de passageiros, realmente muito confortável.
A combinação de velocidade e alcance do Cessna
Citation Latitude possibilita ao proprietário particular do jato, pessoa física
ou pessoa jurídica, e aos operadores de fretamento (empresas de táxi-aéreo) e
de propriedade compartilhada, cumprirem missões típicas entre cidades dentro de
um mesmo continente ou país, sem paradas para reabastecimento, como, por exemplo,
viajar da costa oeste dos Estados Unidos, partindo de Los Angeles ou San
Francisco, por exemplo, até a costa leste, Nova York ou Washington, por
exemplo, chegando ao destino em aproximadamente seis horas de voo, ou, ainda,
entre São Paulo, no Brasil, e Lima, no Peru, também em aproximadamente seis
horas.
A travessia de oceanos, desertos e florestas é possível, já que o modelo
possui a certificação FAR PART 25, com a redundância de um sistema hidráulico duplo, e a certificação RVSM
– Reduced Vertical Separation Minimum, um novo padrão de separação vertical reduzida
entre aeronaves dentro de uma aerovia de tráfego aéreo controlado.
O objetivo dos executivos e projetistas da Cessna
Aircraft era fabricar um jato executivo para competir em um segmento de mercado
da aviação executiva formado por clientes com poder aquisitivo muito alto, para
viagens non-stop interestaduais, e viagens internacionais, com ou sem paradas
para reabastecimento, dependendo da distância entre origem e destino, a bordo
de um jato executivo bem confortável, com cabine de passageiros de bom tamanho
para até 7 ou 9 passageiros; com toalete totalmente privativo, inclusive com
pia para lavar as mãos e escovar os dentes; com bagageiro traseiro pressurizado e aquecido;
com galley com refrigerador para bebidas e água mineral, microondas e forno elétrico
para aquecer refeições semipreparadas; e com conjunto de aviônicos moderno,
preciso e confiável.
O Cessna Citation Latitude é uma aeronave derivada do
Cessna Citation Sovereign, mas o número de mudanças e modernizações em relação
ao projeto do seu antecessor é suficiente para que o seu projeto seja
considerado diferente, embora conserve semelhanças nas asas, nos motores, na
empenagem e na nomenclatura. Os engenheiros da Cessna Aircraft aproveitaram os
conhecimentos e experiências adquiridos durante o desenvolvimento e a
fabricação seriada do Cessna Citation Sovereign para dar origem a um modelo de
aeronave melhor em alguns aspectos, como, por exemplo, a altura (pé direito) da
cabine de passageiros, com quase dois metros, bem mais alta que a cabine do
Citation Sovereign, com 1,65 metro, do corredor até o teto.
As asas semi-retas do Cessna Citation Latitude não
invadem o espaço da cabine reservado para os passageiros, pelo contrário, elas
são fixadas totalmente sob a fuselagem, o que torna o piso da cabine de
passageiros totalmente plano, começando da porta de entrada da aeronave até o
toalete. Além disso, essas asas possuem flaps do tipo fowler, que permitem pousos em velocidades
relativamente baixas para o que costuma ser o padrão de aviões intercontinentais
a jato, algo em torno de 198
km/h, um pouco mais ou um pouco menos, dependendo do peso da aeronave na
aproximação final, da altitude do aeródromo de destino e da temperatura /
densidade do ambiente externo no momento do pouso.
O resultado é uma aeronave confortável e confiável,
projetada para viagens internacionais e até intercontinentais, com modernos e
potentes motores americanos e canadenses Pratt & Whitney PW306D, e com
capacidade bastante razoável de pousar e decolar em pistas de pouso de médio
tamanho, com algo entre 1.500 metros e 2.000 metros de comprimento, dependendo
do número de passageiros a bordo, da temperatura ambiente e do volume de
combustível nos tanques.
Para viagens interestaduais o avião é mais flexível.
Por exemplo, em um dia com temperatura ambiente alta, com cerca de 35º de
temperatura, com até seis passageiros a bordo e com pouca bagagem, é possível
decolar de uma pista de pouso pavimentada de apenas 1.400 metros de comprimento
em uma fazenda no interior do estado de Mato Grosso, por exemplo, e pousar no
Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro apenas duas horas depois.
CITATION LATITUDE
O confortável Cessna Citation Latitude é uma moderna aeronave bimotor executiva de alta performance, de médio porte e de alcance internacional e intercontinental, com construção convencional em alumínio e ligas metálicas, com motorização turbofan com alta taxa de bypass e com capacidade para transportar confortavelmente 7 ou 9 passageiros, dependendo da configuração de assentos adotada, projetada, desenvolvida e fabricada a partir da década de 2010 nos Estados Unidos pela Textron Aviation, a maior e uma das mais tradicionais fabricantes de aeronaves executivas do mundo.
O confortável Cessna Citation Latitude é uma moderna aeronave bimotor executiva de alta performance, de médio porte e de alcance internacional e intercontinental, com construção convencional em alumínio e ligas metálicas, com motorização turbofan com alta taxa de bypass e com capacidade para transportar confortavelmente 7 ou 9 passageiros, dependendo da configuração de assentos adotada, projetada, desenvolvida e fabricada a partir da década de 2010 nos Estados Unidos pela Textron Aviation, a maior e uma das mais tradicionais fabricantes de aeronaves executivas do mundo.
Ele é um dos dois projetos da família Citation 680, formada
pelo próprio Cessna Citation Latitude e pelo Cessna Citation Sovereign, ambos
pertencentes à linhagem Cessna Citation, esta composta por dezenas de modelos
de jatos executivos, variando de jatinhos interestaduais e internacionais até
sofisticados jatos intercontinentais de médio porte. O Citation Latitude é um
projeto derivado do modelo de jato executivo intercontinental Citation Sovereign,
um modelo de avião um pouco maior e de maior alcance, mas a fuselagem do Citation Latitude é diferente da fuselagem do Citation Sovereign.
Desde o início de sua fabricação em série, em 2015, o
Cessna Citation Latitude já saía de fábrica com um moderno e preciso conjunto
de aviônicos EFIS - Electronic Flight
Instrument System, modelo Garmin G5000, composto por duas telas PFD -
Primary Flight Display, as telas primárias, uma do lado esquerdo do painel,
para o piloto, e outra do lado direito, para o co-piloto, e uma tela MFD - Multi Function Display, ou
multifunção, com moving map,
inclusive, no centro do painel. No console central estão fixadas as interfaces
do FMS - Flight Management System,
que é o sistema de gerenciamento de voo.
Um aparelho complementar de navegação conhecido no
meio aeronáutico como IRS – Inertial Reference System
ou, simplesmente, inercial, modelo LaserRef VI, está disponível nesse modelo de aeronave. Ele ajuda
a tornar a viagem ainda mais precisa e segura.
O confiável motor turbofan canadense Pratt &
Whitney PW306D de alto desempenho que impulsiona o Cessna Citation Latitude faz
parte da consagrada família de motores turbofan Pratt & Whitney PW300, desenvolvida para impulsionar vários
modelos de jatos executivos. Essa família de motores turbofan para uso civil é
usada, inclusive, para impulsionar o Bombardier Learjet 60, o Raytheon Hawker
1000, o Gulfstream G200, o Cessna Citation Sovereign e o Dassault Falcon 2000,
todos esses considerados modelos de aeronaves tecnicamente bem sucedidas.
Essa versão executiva de motor turbofan da família
Pratt & Whitney PW300 é uma opção moderna e confiável de propulsão
projetada principalmente para jatos executivos, com alta performance, com taxa
de bypass de 4,5:1, o que significa que ele movimenta quatro vezes mais ar que
não passa pela sua câmara de combustão, em relação ao ar misturado ao querosene
e queimado na câmara, portanto bem mais econômico e menos poluente que motores
turbojato.
Ele é um motor turbofan com alta taxa de bypass, com
fan de estágio único, acoplado a uma turbina de baixa pressão com três
estágios. O seu projeto é composto também por um compressor de alta pressão de
quatro estágios, por uma turbina de alta pressão com dois estágios e com
reversor de empuxo na saída de gases, tudo isso controlado por um sistema
digital FADEC – Full Authority Digital
Engine Control, que impede que os parâmetros, padrões ou limites de
funcionamento dos motores sejam excedidos pela tripulação.
No compartimento
do nariz do Cessna Citation Latitude estão fixados aviônicos em geral e
garrafas de oxigênio que alimentam as máscaras de oxigênio na cabine de
comando, de uso obrigatório em alguns contextos, mesmo que aparentemente o
sistema de pressurização da aeronave esteja funcionando normalmente. O sistema hidráulico do
avião também é redundante, caso contrário não estaria falando de um avião
intercontinental, com uma bomba para cada motor. Uma combinação do sistema
hidráulico, do sistema pneumático e do sistema elétrico é responsável, dependendo de cada caso, pela
movimentação e/ou acionamento do trem de pouso, dos flaps, dos speed
brakes e spoilerons, do wheel steering (controle da roda de nariz), do leme e do profundor. Caso essa sofisticada
combinação falhe, o que é pouquíssimo provável, quase impossível, o controle da
aeronave pode, teoricamente, ser mantido por meio de cabos e roldanas ligados
diretamente aos manches da cabine de comando, o que, é claro, vai exigir uma
boa dose de força física dos pilotos.
Por exemplo, os spoilers e os spoilerons possuem atuadores hidráulicos, os flaps também possuem atuadores hidráulicos, o sistema de controle da roda de nariz é pneumático e o freio de emergência também é pneumático. Os freios do Cessna Citation Latitude são de carbono e possuem anti-skid (equivalente aos freios do tipo ABS dos automóveis) e o trem de pouso é do tipo trailing link, com haste de arrasto, para pousos mais suaves.
Por exemplo, os spoilers e os spoilerons possuem atuadores hidráulicos, os flaps também possuem atuadores hidráulicos, o sistema de controle da roda de nariz é pneumático e o freio de emergência também é pneumático. Os freios do Cessna Citation Latitude são de carbono e possuem anti-skid (equivalente aos freios do tipo ABS dos automóveis) e o trem de pouso é do tipo trailing link, com haste de arrasto, para pousos mais suaves.
As asas semi-retas foram projetadas para
permitir a operação em aeroportos e aeródromos com pistas de pouso pavimentadas
de comprimento limitado, graças a uma combinação de dispositivos aerodinâmicos,
composta por flaps fowler nos bordos de fuga e spoilerons nos extradorsos das
asas.
Pra quem viaja pouco, uma ou duas vezes por mês, é
mais aconselhável, por uma razão econômica, alugar esse modelo de aeronave ou um
de seus principais concorrentes. Várias empresas de táxi-aéreo no Brasil alugam o Cessna Citation Latitude e seus principais concorrentes, que são modelos de aviões de porte médio.
O acabamento do Cessna Citation Latitude é
requintado, com assentos revestidos em couro, galley e toalete com detalhes em
madeira nobre. A cabine de passageiros possui um isolamento acústico exemplar,
com baixo nível de ruído a bordo no voo de cruzeiro. O bagageiro traseiro tem
espaço suficiente para malas e bolsas de até 7 passageiros, com pressurização e
aquecimento. Assim, os passageiros não precisam se preocupar com um eventual
congelamento de seus shampoos e condicionadores.
Entre os itens
operacionais de sofisticação do Cessna Citation X está o pára-brisas aquecido
eletricamente para evitar condensação do lado de dentro do cockpit e acúmulo de
gelo do lado de fora.
ALTA TECNOLOGIA
O Cessna Citation Latitude é o resultado de mais de quatro décadas seguidas de acúmulo de experiências e conhecimento dos investidores, executivos e projetistas da Cessna Aircraft na fabricação de aeronaves de alto desempenho, com motorização a jato. Ele reúne praticamente tudo o que de melhor a fabricante já possuía em know-how em Administração de Empresas e Engenharia Aeronáutica, inclusive com a implementação de mudanças, modernizações e melhorias em relação aos projetos anteriores de jatos executivos Cessna Citation.
Ele foi projetado e anunciado ao mercado, pela Cessna
Aircraft, em 2011, com a sua fase de testes práticos para certificação iniciada
em 2014 e sua fabricação em série foi iniciada em 2015. Durante as suas fases
de criação e desenvolvimento, verificou-se que seria possível reduzir o arrasto
aerodinâmico em várias partes da estrutura do novo projeto, implementando
várias tecnologias, entre elas a regra de área, para redução de arrasto
aerodinâmico, com a fixação de carenagens em quase toda a parte inferior da
fuselagem, começando próximo à porta principal até chegar ao seu cone de cauda.
O objetivo disso é fazer com que o ar flua ou escoe harmonicamente ou
suavemente, reduzindo o máximo possível a geração de arrasto. Além disso,
optou-se por estreitar a fuselagem e o cone de cauda da aeronave bem ao lado
dos motores, para reduzir o máximo possível a probabilidade de arrasto
aerodinâmico entre as naceles dos motores, os pilones, a fuselagem e o cone de
cauda.
Mas as
melhorias e refinamentos não pararam por aí, optou-se também pela implementação
da tecnologia de flaps do tipo fowler nos bordos de fuga das asas para tornar mais
dóceis as aproximações para pousos, em velocidades mais baixas que as
velocidades de voo de cruzeiro. Todo esse esforço para tornar possível o trecho
final de aproximação em torno de 198 km/h, próximo à cabeceira, em condições
típicas de missão, um pouco mais ou um pouco menos, dependendo da temperatura
ambiente, da altitude do aeródromo e do peso da aeronave. Pode até parecer
muito para alguns, mas lembre-se que se trata de uma aeronave veloz e com
alcance internacional.
Outra mudança
em relação aos modelos da Série 500 foi a instalação de bordos de ataque de
asas aquecidos pelo ar quente extraído do interior dos motores. Esse ar quente é extraído diretamente da parte
interna dos motores e levado por dutos de metal até os bordos de ataque das
asas, aquecendo-as e evitando assim a formação de gelo nas asas em altas
altitudes de cruzeiro, o que é comum em jatos executivos, que, por natureza,
têm melhor desempenho acima de 10.000 metros de altitude, lembrando que quanto
mais alto mais frio é.
SEGURANÇA DE VOO
Estatisticamente, em números aproximados, a aviação comercial e a aviação executiva são os meios de transporte mais seguros que existem, com cerca de três acidentes graves com vítimas fatais para cada um milhão de viagens realizadas, considerando a média mundial. Porém, se forem levados em consideração apenas os números de países desenvolvidos, como Canadá, Estados Unidos, países da Europa Ocidental, o Japão, a Coréia do Sul e a Austrália, os números de acidentes para cada um milhão de viagens são ainda menores, na média cerca de um acidente grave com vítimas fatais para cada um milhão de viagens realizadas.
Até o momento, não foi registrado acidente grave com
vítimas fatais no qual o Cessna Citation Latitude se envolveu ou foi envolvido.
MERCADO
O alcance do Cessna Citation Latitude pode variar. Segundo o fabricante, ele pode decolar em um dia quente, sob o sol do meio dia, com os tanques quase cheios de combustível, com quatro passageiros adultos e duas crianças a bordo e viajar non-stop cerca de 5.000 quilômetros. Mas à medida que o planejamento prévio da viagem contempla mais passageiros adultos a bordo é necessário reprogramar a missão, talvez acrescentando uma parada para reabastecimento antes da chegada ao destino, dependendo da distância total entre origem e destino.
Na prática, o alcance do avião com oito passageiros
adultos a bordo e bagagem é de cerca de 4.600 quilômetros, um pouco mais ou um pouco
menos, dependendo do peso total da bagagem, da velocidade de cruzeiro escolhida
pela tripulação; do tempo (no sentido de meteorologia) em rota, na origem e no
destino; e do comprimento da pista de pouso pavimentada na origem.
Neste caso, quanto lotado e com bagagem, não é
possível decolar com os tanques cheios, mesmo assim é um bom alcance, o
suficiente para decolar de Porto Alegre – R.S., por exemplo, e viajar até Quito,
no Equador, sem necessidade de parada para reabastecimento no meio do caminho.
A americana Textron Aviation é a maior fabricante de
jatos executivos do mundo, com cerca de 9.000 unidades fabricadas desde a
década de 1970, incluindo os números de vendas das marcas Cessna, Beechcraft e
Hawker. Em seguida vem a canadense Bombardier Aerospace, com cerca de 5.500
unidades, incluindo os números dos produtos Learjet, Challenger e Global. Logo
atrás vem a francesa Dassault Falcon, com cerca de 2.500 unidades, a americana
Gulfstream Aerospace, com cerca de 2.000 unidades, e a brasileira Embraer, com
cerca de 1.200 unidades. Mas há também mais três grandes emergentes nesse
mercado, a Honda Aircraft, a Cirrus Aircraft e a Pilatus Aircraft.
Nos Estados Unidos e na Europa Ocidental o Cessna
Citation Latitude está presente na frota da empresa de propriedade
compartilhada e de táxi-aéreo NetJets, a maior operadora de aviões executivos
do mundo. Aqui no Brasil, esses modelos são operados pela TAM Aviação Executiva,
uma empresa de táxi-aéreo.
ONDE COMPRAR
A importação de unidades usadas do Citation Latitude
também é possível para compradores brasileiros. Porém, somando todos os
impostos e taxas, o preço final da aeronave já nacionalizada pode sofrer um
acréscimo de cerca de 20% em relação ao preço inicial no exterior.
- Flight Market (classificados): http://www.flightmarket.com.br/pt/home
- Controller (em inglês): http://www.controller.com
- Aeromercado (classificados): http://www.aeromercado.com.br/defr.asp
- Global Air (em inglês): https://www.globalair.com/aircraft-for-sale/Private-Jet
- Aircraft 24 (no exterior): https://pt.aircraft24.com/search/search-jet.htm
- AvBuyer (em inglês): https://www.avbuyer.com/aircraft/private-jets
Não é aconselhável comprar sozinho (a), sem
acompanhamento, uma aeronave se não entende do assunto. É aconselhável buscar
assessoria profissional especializada e confiável no Brasil para a seleção, a
negociação de compra, o cumprimento de todos os trâmites burocráticos
relacionados à importação e nacionalização, hangaragem, manutenção e
treinamento de tripulação.
Várias empresas idôneas no Brasil oferecem esse tipo
de serviço de assessoria e manutenção, entre elas a TAM Aviação Executiva, a Líder Aviação, a
Japi Aeronaves, a Global Aircraft e a Voar Aviation. Algumas delas oferecem
também o serviço de gerenciamento de aeronaves e treinamento de tripulação.
FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
CITATION LATITUDE
- Capacidade: 7 ou 9 passageiros;
- Tripulação: 1 piloto, 1 co-piloto e 1 comissária (opcional);
- Velocidade de cruzeiro máxima: Aprox. 830 km/h (85% potência);
- Velocidade de cruzeiro moderada: Aprox. 780 km/h (75% potência);
- Comprimento: Aprox. 19 metros;
- Envergadura: Aprox. 22 metros;
- Altura: Aprox. 6,5 metros;
- Motorização (potência): 2 X Pratt & Whitney PW306D1 (5.900 libras / cada);
- TBO (tempo entre revisões):
- APU:
- Aviônicos: EFIS Garmin G5000, touchscreen;
- Aviônicos: TCAS II, visão sintética, TAWS e radar meteorológico;
- Aviônicos: Autothrottle (acelerador automático) e XM (meteorologia por satélite);
- Certificações: RVSM e RNP;
- Opcionais (upgrade): Telefone por satélite e Internet por satélite;
- Climb (subida): Aprox. 13.000 metros em 30 minutos (MTOW);
- Peso máximo decolagem: Aprox. 13.970 kg;
- Alcance: Aprox. 4.800 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
- Pista de pouso: Aprox. 1.850 metros (seis passageiros / dias quentes / tanques quase cheios);
- Teto de serviço: Aprox. 13.500 metros;
- Preço (no exterior): Aprox. US$ 20 milhões (novo);
- Preço (no Brasil): Aprox. US$
VEJA TAMBÉM
- Aileron (Engenharia Aeronáutica)
- Amazônia
- ATR-42
- ATR-72
- Turbofan (Aviação)
- Trimotor
- Saab JAS 39 Gripen NG
- Navegadores (Informática)
- AVGAS (Gasolina de Aviação)
- Robinson R44
- Quadrimotor
- Beechcraft Corporation
- Piper Seneca
- Beechcraft Baron
- Piper Saratoga
- Beechcraft Bonanza
- Beechraft King Air
- Piper Malibu Meridian
- Psicologia
- Beechcraft Premier
- Piper Malibu
- Bimotor
- Agricultura e Pecuária
- Pilatus PC-12
- Pesos e Medidas
- Bombardier Global 6000
- Ônibus Espacial
- Bombardier Learjet 45
- Bombardier Learjet 60
- Lucratividade, Receita e Custos
- Nissan Pathfinder
- Galvanização (Química)
- Monomotor
- Ivermectina (Agropecuária)
- Cessna 206 Station Air
- Cessna 208B Grand Caravan
- MD Helicopters MD 900 Explorer
- Cessna 210 Centurion
- MD Helcopters MD 520 Notar
- Cessna Citation
- Longarina (Engenharia Aeronáutica)
- Nota Fiscal
- Cessna Citation CJ2
- Gates Learjet 55
- Cessna Citation Encore
- Intelbras (Telecomunicações)
- Gates Learjet 35
- HDL (Segurança Eletrônica)
- Cessna Citation Excel
- Leucotron (Telecomunicações)
- Bombardier Learjet
- Cessna Citation II
- Gates Learjet 25
- Apicultura (Mel e Própolis)
- Cessna Citation III
- Cessna Citation V
- Neiva (Indústria Aeronáutica)
- Cessna Citation X
- Cirrus Aircraft
- Satélites (Telecomunicações)
- Beechcraft Hawker 800
- Cirrus SR20
- Beechcraft Hawker 4000
- Gastrite (Medicina)
- Cirrus SR22
- Beechcraft Hawker 400
- Indústria Automobilística
- Embraer EMB-120 Brasilia
- Gulfstream G200
- Dassault Falcon 2000
- Decolagem (Aviação)
- Embraer ERJ-145 Regional Jet
- ETOPS (Aviação)
- Bell 206 Jet Ranger
- Embraer EMB-121 Xingu
- Gulfstream G550 e Gulfstream GV
- Embraer Legacy (ERJ-135 BJ)
- Embraer Phenom 300
- Embraer ERJ-135 Regional Jet
- Embraer EMB-110 Bandeirante
- Dassault Falcon 50
- Nutrientes (Medicina e Veterinária)
- Agronegócios / Agribusiness (Economia)
- Rumo ALL (Companhia Ferroviária)
- Eurocopter EC-135
- Aquecimento Global
- Embraer KC-390 (Força Aérea Brasileira)
- Saneamento Básico
- Bombardier (Indústrias de Veículos)
- Embraer
- Transportes no Brasil (Logística)
- Bell 206 Long Ranger
- Eurocopter EC-120 Colibri
- Energia Solar Fotovoltaica
- Fokker F-100
- Embraer ERJ-140 Regional Jet
- Sade (Música)
- Energia Elétrica
- Boeing 737
- Paul Mauriat (Música)
- Bombardier Challenger
- Eurocopter EC-130
- Conexão ADSL (Telecomunicações)
- Stormscope (Meteorologia)
- Aeroporto Campo de Marte
- Material Composto
- Socata TBM
- Segurança Privada
- Gulfstream III
- Leonardo AW119 Koala
- Echostar Corporation
- Drones
- Bell 407
- Boeing 787 Dreamliner
- Piper Aircraft
- Atari Incorporated
- James Bond (Cinema)
- Gulfstream G100
- Pessoas Jurídicas (Administração)
- Embarcações (Indústria Naval)
- Roteadores (Telecomunicações)
- Cessna 172 Skyhawk
- EFIS - Electronic Flight Instrument System
- Panetone
- Bell 222
- Dassault Falcon 900
- Aeroporto de Congonhas
- Aeroporto Santos Dumont
- Documentos (Administração)
- Aeroporto de São José do Rio Preto
- Esquizofrenia (Psicologia)
- Embraer EMB-314 Super Tucano
- Bell 429
- Aeroporto de Presidente Prudente
- Embraer AMX (Força Aérea Brasileira)
- Aeroporto de Ribeirão Preto
- Piaggio P-180 Avanti
- Maconha (Segurança Pública)
- Ford do Brasil
- MD Helicopters MD 600 Notar
- Inércia (Física)
- Airbus A320
- Pilatus PC-24
- General Motors do Brasil
- Eclipse 500
- FAB - Força Aérea Brasileira
- Helibras AS350 Esquilo
- Cessna Citation CJ3
- Leguminosa Mucuna Preta (Agropecuária)
- Mbps - Megabits por Segundo (Informática)
- Embraer E-190
- Cessna Citation Ultra
- Franquia de Internet (Telecomunicações)
- Turbojato (Indústria Aeronáutica)
- Bombardier Global 5000
- Mitsubishi MU-300 Diamond
- Beechcraft Beechjet
- Embraer Seneca
- Embraer Sertanejo
- Sistema Métrico Decimal
- Spoileron (Engenharia Aeronáutica)
- Bell 427
- Embraer E-175
- Crase (Gramática)
- Bell 430
- Embraer E-195
- Airbus A321
- Casa C-295 (Força Aérea Brasileira)
- Airbus A319
- Computador (Informática)
- AgustaWestland AW109 Grand
- Agusta A109 Power
- Cessna Citation I
- Elbit Hermes 900 (Força Aérea Brasileira)
- Profundor (Engenharia Aeronáutica)
- Aço (Siderurgia)
- Cessna Citation VII
- Açúcar (Agroindústria)
- Bombardier Learjet 40
- Gulfstream G450 e Gulfstream IV
- Música Eletrônica (Indústria Fonográfica)
- Airbus A330
- Cessna Citation 500
- Unidade Embraer Botucatu
- Bateria (Química e Física)
- Pepsico do Brasil
- Grupo Boticário
- Ford Ranger
- Aeronaves (Indústria Aeronáutica)
- Beechcraft Hawker 750
- Beechcraft Hawker 900XP
- Raytheon Hawker 800XP
- Raytheon Hawker 1000
- Raytheon Hawker 800
- British Aerospace 125-1000
- British Aerospace 125-800
- Úlcera (Medicina)
- Água (Biologia e Química)
- Unilever Brasil
- Circuito Eletrônico (Eletrônica)
- Conservação de Alimentos (Culinária)
- Aviação Agrícola (Agricultura)
- Álcool (Agroindústria)
- Lockheed Hercules (Força Aérea Brasileira)
- Aeroporto Regional de Maringá
- Embraer Legacy 650
- Embraer Legacy 600
- Embraer Legacy Executive
- A-Ha (Música)
- Alumínio (Metalúrgica)
- Antibióticos (Medicina e Veterinária)
- Airbus H120
- Aquecedor Solar de Água
- Impostos, Taxas e Contribuições
- Airbus H135
- Boeing 777
- Ridley Scott (Cinema)
- Cockpit de Vidro (Aviação)
- Glass Cockpit (Aviação)
- Componentes Eletrônicos
- MFD - Multi Function Display
- PFD - Primary Flight Display
- Cessna Citation Latitude
- Água Oxigenada (Química)
- Atmosfera (Química e Física)
- IRPF - Imposto de Renda de Pessoa Física
- Grand Orchestre de Paul Mauriat (Música)
- Airbus H130
- Jean Michel Jarre (Música)
- Strikefinder (Aviação)
- TOC - Transtorno Obsessivo Compulsivo
- Navios (Engenharia Naval)
- Barcos (Engenharia Naval)
- Bicicleta (Ciclismo)
- IAI Astra SPX
- IAI Astra SP
- IAI Astra
- Mata Bicheiras (Agropecuária)
- Videogame Atari 2600
- Socata TBM 700
- Legião Urbana (Música)
- Contêineres (Transporte de Cargas)
- Modem (Telecomunicações)
- Embraer EMB-203 Ipanema
- Aquífero Guarani (Geografia)
- Bell 230
- Chocotone (Culinária)
- Kraftwerk (Música)
- Audi A3 Sedan
- Eurocopter AS365 Dauphin
- Airbus A320neo
- Airbus A321neo
- Airbus A319neo
- Airbus A318
- Eurocopter HH-65 Dolphin (U.S.Coast Guard)
- Eurocopter AS565 Panther (Exército Brasileiro)
- Airbus AS365 Dauphin
- TAP Air Portugal
- Aeroporto de Londrina
- Embraer E170
- Embraer E195-E2
- Embraer E190-E2
- Embraer E175-E2
- Airbus H125
- Helibras HB 350 Esquilo
- Aerospatiale AS350 Écureuil
- Eurocopter AS350 Écureuil
- Eurocopter AS350 Squirrel
- Eurocopter AS350 AStar
- Aerospatiale AS350 Squirrel
- Aerospatiale AS350 AStar
- Fly-by-wire (Indústria Aeronáutica)
- Chrystian & Ralf (Música)
- Eclipse 550
- Líder Aviação (Transporte Aéreo)
- Embraer Phenom 100
- Velocidade de Internet (Informática)
- Cessna Citation 501
- Cabos de Telecomunicações
- ISS - Imposto Sobre Serviços
- Fast Food (Comércio)
- Estabilizador Horizontal (Aviação)
- Blindagem de Automóveis
- Aeródinos (Indústria Aeronáutica)
- Aeróstatos (Indústria Aeronáutica)
- Coordenadas Geográficas
- Eudora (Indústria Cosmética)
- Vult (Indústria Cosmética)
- Sindrome do Pânico (Psicologia)
- Adubo (Agricultura e Pecuária)
- Pilha (Química e Física)
- Acumulador (Química e Física)
- Refrigerador (Conservação de Alimentos)
- John Williams (Música)
- Robinson R66 Turbine
- Boeing 767
- Sully - O Herói do Rio Hudson (Filme)
- Bombardier Learjet 31
- Eurocopter EC155
- Plástico (Indústria)
- Id, Ego e Superego (Psicologia)
- Sikorsky S-76
- Aeroporto de Guarulhos
- Jesus (Filme)
REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
- Aero Magazine / UOL: https://aeromagazine.uol.com.br/artigo/embarcamos-no-novo-latitude-e-mostramos-os-detalhes-de-performance-e-do-interior_2356.html
- TAM Aviação Executiva: https://www.tamaviacaoexecutiva.com.br/venda-de-aeronaves/jatos/citation-latitude
- Flight Safety Foundation (em inglês): https://aviation-safety.net/database/types/Cessna-680A-Citation-Latitude/specs
- Flying Magazine (em inglês): https://www.flyingmag.com/aircraft/jets/we-fly-cessna-citation-latitude/
- Aerospace Technology (em inglês): https://www.aerospace-technology.com/projects/cessna-citation-latitude-business-jet/
- Flight Safety Foundation (em inglês): https://aviation-safety.net/database/types/Cessna-680A-Citation-Latitude/losses
- Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Cessna_Citation_Latitude
- Textron Aviation (em inglês): https://cessna.txtav.com/en/citation/latitude
- NetJets (em inglês): https://www.netjets.com/en-us/cessna-citation-latitude
- Flight Safety Foundation (em inglês): https://aviation-safety.net/database/types/Cessna-680A-Citation-Latitude/index
- Flight Safety Foundation (em inglês): https://aviation-safety.net/database/types/Cessna-680A-Citation-Latitude/database
- Textron Aviation (divulgação): Imagens
- Wikimedia: Imagens
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