CESSNA CITATION LATITUDE


CESSNA CITATION 680A
CESSNA CITATION LATITUDE

INTRODUÇÃO
Logo acima, o sofisticado Cessna Citation Latitude, o moderno e confortável modelo de jato executivo de porte médio e de alcance internacional, fabricado em série pela Textron Aviation a partir de 2015 e com mais de 200 unidades fabricadas até o momento. Logo abaixo, o mesmo modelo de aeronave, fabricado nos Estados Unidos, com uma das fuselagens mais amplas da linhagem Cessna Citation, com quase dois metros de altura de cabine e aviônicos precisos.

O confortável Cessna Citation Latitude é uma sofisticada aeronave bimotor executiva de porte médio e de alta performance, com capacidade para transportar confortavelmente 7 ou 9 passageiros, dependendo da configuração de assentos adotada, com motorização turbofan da marca americana Pratt & Whitney, projetada para viagens internacionais e intercontinentais, criada, desenvolvida e fabricada em larga escala nos Estados Unidos a partir da década de 2010 pela Textron Aviation, uma tradicional fabricante de aviões, a maior fabricante de aeronaves executivas do mundo.

Os principais concorrentes do Cessna Citation Latitude são os modelos de jatos executivos de porte médio e alcance intercontinental Gulfstream G100 / Israel Astra SPX, Bombardier Learjet 60, Dassault Falcon 2000 / Dassault Falcon 2000 EX, Embraer Legacy 500 e Embraer Legacy 450, Bombardier Challenger 604 / Bombardier Challenger 650, Embraer Praetor 600 e Embraer Praetor 500, Gulfstream G200 / Israel Astra Galaxy e Bombardier Challenger 300 / Bombardier Challenger 350.

Uma parte desses modelos concorrentes citados não é mais fabricada, só é possível encontrá-la no mercado internacional de aeronaves usadas.

Os jatos executivos de porte médio e de alta performance Raytheon Hawker 4000 / Beechcraft Hawker 4000 e Raytheon Hawker 800 / Beechcraft Hawker 800 estão na mesma faixa de capacidade e alcance. Porém, eles não são mais fabricados, portanto só é possível encontrá-los no mercado internacional de aeronaves usadas.

A TEXTRON AVIATION

A Textron Aviation é uma das maiores fabricantes de aeronaves executivas do mundo, ela é a empresa sucessora das fabricantes Cessna Aircraft e Beechcraft Corporation, ambas fundidas em 2014, passando assim a serem tratadas como marcas da Textron Aviation, que por sua vez é uma subsidiária da holding americana Textron Company, proprietária também da fabricante de motores aeronáuticos Lycoming Engines.

Ela é proprietária também da tradicional marca Hawker de jatos executivos, mas a fabricação em série desses modelos está suspensa por tempo indeterminado.

Até 2014, a Cessna Aircraft era uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de aeronaves executivas do mundo. Atualmente, o portfólio de produtos da Textron Aviation, sua sucessora natural, é amplo, vai desde pequenos e extremamente econômicos monomotores a pistão, como o Cessna 172 Skyhawk, por exemplo, até sofisticados jatos executivos bimotores de alta performance, de porte médio e alcance intercontinental, como o Cessna Citation Longitude.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Logo acima, a cabine de passageiros de um dos maiores, mais sofisticados e mais confortáveis modelos de aviões da linhagem Cessna Citation, o jato executivo de porte médio Cessna Citation Latitude, um símbolo de status, considerado um dos melhores modelos atuais da Textron Aviation, tanto em termos de aerodinâmica como em termos de confiabilidade de sistemas, desempenho, segurança, conforto e acabamento interno. Logo abaixo, o painel de controle da aeronave, com aviônicos digitais sofisticados e precisos, de última geração.
O bonito Cessna Citation Latitude é uma sofisticada aeronave bimotor de médio porte e de alta performance, com motorização turbofan e alcance internacional, com fuselagem e asas com construção convencional em alumínio e ligas metálicas, com cabine pressurizada, trem de pouso triciclo retrátil e asas semi-retas, com capacidade para transportar confortavelmente 7 ou 9 passageiros, dependendo da configuração de assentos adotada, desenvolvida e fabricada nos Estados Unidos pela Textron Aviation a partir da década de 2010, que utilizou como base para sua criação e desenvolvimento o projeto de asas, motores e empenagem do jato executivo intercontinental de porte médio Cessna Citation Sovereign, de maior capacidade de assentos e alcance.

Conhecido também como Cessna Citation 680A, ele é uma das mais sofisticadas, elegantes e confortáveis aeronaves fabricadas atualmente pela Textron Aviation, com asas semi-retas e motorização turbofan americana e canadense Pratt & Whitney eficiente, que o torna um jato executivo veloz e de alcance internacional.

A principal configuração disponível para a cabine de passageiros é muito confortável, ela possui quatro assentos em club seat (frente a frente) complementados com mais três assentos avulsos e tem acabamento refinado, com capacidade para transportar com muito conforto até 7 passageiros, mas o comprador pode optar também por uma configuração de alta densidade para até 9 passageiros, com uma combinação mista de sofás e assentos individuais.

A sua produção seriada foi iniciada em 2015, impulsionado por motores turbofan canadenses Pratt & Whitney PW306D, com potência / empuxo de 5.900 libras / cada, totalizando 11.800 libras, potência suficiente para dar-lhe uma velocidade de cruzeiro de 780 km/h e um teto de serviço de 13.500 metros, com alcance de cerca de 4.600 quilômetros, com oito passageiros adultos a bordo, bagagem leve e reservas de combustível.

A Textron Aviation já fabricou mais de 200 unidades do Cessna Citation Latitude, tendo como principal cliente a empresa americana e europeia de propriedade compartilhada NetJets, até o momento com mais de 70 unidades em sua frota, de uma encomenda de mais de 120 unidades.

CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

Logo acima, mais uma confortável e refinada opção de configuração de assentos e de acabamento para o Cessna Citation Latitude, com espaço interno de sobra para até sete passageiros. Essa cabine tem um piso totalmente plano, o suficiente para que passageiros com até 1,8 metro de altura acessem a galley, na frente, e o toalete, atrás, sem necessidade de se curvar. Logo abaixo, o bonito avião da Textron Aviation, deixando uma ótima impressão por onde passa.

Os aviões com a marca Citation fazem parte de uma linhagem dividida em várias famílias ou ramificações de projetos de jatos executivos que, para efeito de marketing e para não confundir o cliente, foram mantidos quase totalmente distintos e com propostas diferentes ao longo de suas trajetórias, a linha mais econômica e mais simples, digamos, com uma proposta um pouco mais modesta (se é que isso é possível, já que estamos falando de jatos executivos), com asas retas, batizada pela fabricante Cessna Aircraft de Série 500 e as famílias mais sofisticadas, projetadas para viagens intercontinentais, batizadas pelo fabricante de Série 650, Série 750, Série 680 e, a mais recente, Série 700, a maior parte delas com asas enflechadas.

Na década de 1970 surgiram os jatos executivos da primeira geração, o Citation I e o Citation II, ambos para viagens interestaduais e internacionais. Depois, na década de 1980, vieram o Citation V e o Citation III, ambos de médio porte, sendo este intercontinental. O sucesso da Cessna Aircraft foi mantido na década de 1990 com o início da fabricação em série de outros modelos, entre eles o Citation Ultra e o Citation VII, este um derivado direto do Citation III, também com alcance intercontinental.

É praticamente impossível fabricar um avião intercontinental que não seja sofisticado, faz parte do negócio, porque ninguém gosta ser fechado em uma cabine de passageiros por horas e horas seguidas, sobrevoando oceanos, desertos e florestas, sem um mínimo de conforto biológico, tecnologia de entretenimento, telecomunicações e alimentação. Assim, os jatos intercontinentais possuem, quase que obrigatoriamente, um certo nível mínimo necessário de sofisticação, começando pela pressurização de cabine com climatização, passando pelo toalete e pela galley com água mineral, sucos, refrigerantes e refeições rápidas, estas geralmente aquecidas por microondas e/ou forno elétrico.

No início da década de 2010, os executivos, projetistas e investidores da Cessna Aircraft acreditavam que havia espaço suficiente no mercado para mais um jato competidor no segmento intercontinental de médio porte, conhecido também como mid-size jet, em inglês. Esse é um dos segmentos mais superlativos da indústria aeronáutica, com quase tudo o que existe de melhor em termos de conforto, segurança e desempenho.

Não era, exatamente, um substituto para o Cessna Citation X, pois este tem capacidade de passageiros um pouquinho maior e tem um alcance um pouco maior, o que significa que a Cessna estava apresentando uma proposta um pouco diferente, baseada em uma oferta um pouco mais competitiva e acessível, digamos, em termos de preço e custo operacional, mas sem abrir mão de uma ampla cabine de passageiros, realmente muito confortável.

A combinação de velocidade e alcance do Cessna Citation Latitude possibilita ao proprietário particular do jato, pessoa física ou pessoa jurídica, e aos operadores de fretamento (empresas de táxi-aéreo) e de propriedade compartilhada, cumprirem missões típicas entre cidades dentro de um mesmo continente ou país, sem paradas para reabastecimento, como, por exemplo, viajar da costa oeste dos Estados Unidos, partindo de Los Angeles ou San Francisco, por exemplo, até a costa leste, Nova York ou Washington, por exemplo, chegando ao destino em aproximadamente seis horas de voo, ou, ainda, entre São Paulo, no Brasil, e Lima, no Peru, também em aproximadamente seis horas.

A travessia de oceanos, desertos e florestas é possível, já que o modelo possui a certificação FAR PART 25, com a redundância de um sistema hidráulico duplo, e a certificação RVSM – Reduced Vertical Separation Minimum, um novo padrão de separação vertical reduzida entre aeronaves dentro de uma aerovia de tráfego aéreo controlado.

O objetivo dos executivos e projetistas da Cessna Aircraft era fabricar um jato executivo para competir em um segmento de mercado da aviação executiva formado por clientes com poder aquisitivo muito alto, para viagens non-stop interestaduais, e viagens internacionais, com ou sem paradas para reabastecimento, dependendo da distância entre origem e destino, a bordo de um jato executivo bem confortável, com cabine de passageiros de bom tamanho para até 7 ou 9 passageiros; com toalete totalmente privativo, inclusive com pia para lavar as mãos e escovar os dentes; com bagageiro traseiro pressurizado e aquecido; com galley com refrigerador para bebidas e água mineral, microondas e forno elétrico para aquecer refeições semipreparadas; e com conjunto de aviônicos moderno, preciso e confiável.

O Cessna Citation Latitude é uma aeronave derivada do Cessna Citation Sovereign, mas o número de mudanças e modernizações em relação ao projeto do seu antecessor é suficiente para que o seu projeto seja considerado diferente, embora conserve semelhanças nas asas, nos motores, na empenagem e na nomenclatura. Os engenheiros da Cessna Aircraft aproveitaram os conhecimentos e experiências adquiridos durante o desenvolvimento e a fabricação seriada do Cessna Citation Sovereign para dar origem a um modelo de aeronave melhor em alguns aspectos, como, por exemplo, a altura (pé direito) da cabine de passageiros, com quase dois metros, bem mais alta que a cabine do Citation Sovereign, com 1,65 metro, do corredor até o teto.

As asas semi-retas do Cessna Citation Latitude não invadem o espaço da cabine reservado para os passageiros, pelo contrário, elas são fixadas totalmente sob a fuselagem, o que torna o piso da cabine de passageiros totalmente plano, começando da porta de entrada da aeronave até o toalete. Além disso, essas asas possuem flaps do tipo fowler, que permitem pousos em velocidades relativamente baixas para o que costuma ser o padrão de aviões intercontinentais a jato, algo em torno de 198 km/h, um pouco mais ou um pouco menos, dependendo do peso da aeronave na aproximação final, da altitude do aeródromo de destino e da temperatura / densidade do ambiente externo no momento do pouso.

O resultado é uma aeronave confortável e confiável, projetada para viagens internacionais e até intercontinentais, com modernos e potentes motores americanos e canadenses Pratt & Whitney PW306D, e com capacidade bastante razoável de pousar e decolar em pistas de pouso de médio tamanho, com algo entre 1.500 metros e 2.000 metros de comprimento, dependendo do número de passageiros a bordo, da temperatura ambiente e do volume de combustível nos tanques.

Para viagens interestaduais o avião é mais flexível. Por exemplo, em um dia com temperatura ambiente alta, com cerca de 35º de temperatura, com até seis passageiros a bordo e com pouca bagagem, é possível decolar de uma pista de pouso pavimentada de apenas 1.400 metros de comprimento em uma fazenda no interior do estado de Mato Grosso, por exemplo, e pousar no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro apenas duas horas depois.

CITATION LATITUDE

O confortável Cessna Citation Latitude é uma moderna aeronave bimotor executiva de alta performance, de médio porte e de alcance internacional e intercontinental, com construção convencional em alumínio e ligas metálicas, com motorização turbofan com alta taxa de bypass e com capacidade para transportar confortavelmente 7 ou 9 passageiros, dependendo da configuração de assentos adotada, projetada, desenvolvida e fabricada a partir da década de 2010 nos Estados Unidos pela Textron Aviation, a maior e uma das mais tradicionais fabricantes de aeronaves executivas do mundo.

Ele é um dos dois projetos da família Citation 680, formada pelo próprio Cessna Citation Latitude e pelo Cessna Citation Sovereign, ambos pertencentes à linhagem Cessna Citation, esta composta por dezenas de modelos de jatos executivos, variando de jatinhos interestaduais e internacionais até sofisticados jatos intercontinentais de médio porte. O Citation Latitude é um projeto derivado do modelo de jato executivo intercontinental Citation Sovereign, um modelo de avião um pouco maior e de maior alcance, mas a fuselagem do Citation Latitude é diferente da fuselagem do Citation Sovereign.

Desde o início de sua fabricação em série, em 2015, o Cessna Citation Latitude já saía de fábrica com um moderno e preciso conjunto de aviônicos EFIS - Electronic Flight Instrument System, modelo Garmin G5000, composto por duas telas PFD - Primary Flight Display, as telas primárias, uma do lado esquerdo do painel, para o piloto, e outra do lado direito, para o co-piloto, e uma tela MFD - Multi Function Display, ou multifunção, com moving map, inclusive, no centro do painel. No console central estão fixadas as interfaces do FMS - Flight Management System, que é o sistema de gerenciamento de voo.

Um aparelho complementar de navegação conhecido no meio aeronáutico como IRS – Inertial Reference System ou, simplesmente, inercial, modelo LaserRef VI, está disponível nesse modelo de aeronave. Ele ajuda a tornar a viagem ainda mais precisa e segura.

O confiável motor turbofan canadense Pratt & Whitney PW306D de alto desempenho que impulsiona o Cessna Citation Latitude faz parte da consagrada família de motores turbofan Pratt & Whitney PW300, desenvolvida para impulsionar vários modelos de jatos executivos. Essa família de motores turbofan para uso civil é usada, inclusive, para impulsionar o Bombardier Learjet 60, o Raytheon Hawker 1000, o Gulfstream G200, o Cessna Citation Sovereign e o Dassault Falcon 2000, todos esses considerados modelos de aeronaves tecnicamente bem sucedidas.

Essa versão executiva de motor turbofan da família Pratt & Whitney PW300 é uma opção moderna e confiável de propulsão projetada principalmente para jatos executivos, com alta performance, com taxa de bypass de 4,5:1, o que significa que ele movimenta quatro vezes mais ar que não passa pela sua câmara de combustão, em relação ao ar misturado ao querosene e queimado na câmara, portanto bem mais econômico e menos poluente que motores turbojato.

Ele é um motor turbofan com alta taxa de bypass, com fan de estágio único, acoplado a uma turbina de baixa pressão com três estágios. O seu projeto é composto também por um compressor de alta pressão de quatro estágios, por uma turbina de alta pressão com dois estágios e com reversor de empuxo na saída de gases, tudo isso controlado por um sistema digital FADEC – Full Authority Digital Engine Control, que impede que os parâmetros, padrões ou limites de funcionamento dos motores sejam excedidos pela tripulação.

No compartimento do nariz do Cessna Citation Latitude estão fixados aviônicos em geral e garrafas de oxigênio que alimentam as máscaras de oxigênio na cabine de comando, de uso obrigatório em alguns contextos, mesmo que aparentemente o sistema de pressurização da aeronave esteja funcionando normalmente. sistema hidráulico do avião também é redundante, caso contrário não estaria falando de um avião intercontinental, com uma bomba para cada motor. Uma combinação do sistema hidráulico, do  sistema pneumático e do sistema elétrico é responsável, dependendo de cada caso, pela movimentação e/ou acionamento do trem de pouso, dos flaps, dos speed brakes e spoilerons, do wheel steering (controle da roda de nariz), do leme e do profundor. Caso essa sofisticada combinação falhe, o que é pouquíssimo provável, quase impossível, o controle da aeronave pode, teoricamente, ser mantido por meio de cabos e roldanas ligados diretamente aos manches da cabine de comando, o que, é claro, vai exigir uma boa dose de força física dos pilotos.

Por exemplo, os spoilers e os spoilerons possuem atuadores hidráulicos, os flaps também possuem atuadores hidráulicos, o sistema de controle da roda de nariz é pneumático e o freio de emergência também é pneumático. Os freios do Cessna Citation Latitude são de carbono e possuem anti-skid (equivalente aos freios do tipo ABS dos automóveis) e o trem de pouso é do tipo trailing link, com haste de arrasto, para pousos mais suaves.

As asas semi-retas foram projetadas para permitir a operação em aeroportos e aeródromos com pistas de pouso pavimentadas de comprimento limitado, graças a uma combinação de dispositivos aerodinâmicos, composta por flaps fowler nos bordos de fuga e spoilerons nos extradorsos das asas.

Pra quem viaja pouco, uma ou duas vezes por mês, é mais aconselhável, por uma razão econômica, alugar esse modelo de aeronave ou um de seus principais concorrentes. Várias empresas de táxi-aéreo no Brasil alugam o Cessna Citation Latitude e seus principais concorrentes, que são modelos de aviões de porte médio.

O acabamento do Cessna Citation Latitude é requintado, com assentos revestidos em couro, galley e toalete com detalhes em madeira nobre. A cabine de passageiros possui um isolamento acústico exemplar, com baixo nível de ruído a bordo no voo de cruzeiro. O bagageiro traseiro tem espaço suficiente para malas e bolsas de até 7 passageiros, com pressurização e aquecimento. Assim, os passageiros não precisam se preocupar com um eventual congelamento de seus shampoos e condicionadores.

Entre os itens operacionais de sofisticação do Cessna Citation X está o pára-brisas aquecido eletricamente para evitar condensação do lado de dentro do cockpit e acúmulo de gelo do lado de fora.

ALTA TECNOLOGIA

O Cessna Citation Latitude é o resultado de mais de quatro décadas seguidas de acúmulo de experiências e conhecimento dos investidores, executivos e projetistas da Cessna Aircraft na fabricação de aeronaves de alto desempenho, com motorização a jato. Ele reúne praticamente tudo o que de melhor a fabricante já possuía em know-how em Administração de Empresas e Engenharia Aeronáutica, inclusive com a implementação de mudanças, modernizações e melhorias em relação aos projetos anteriores de jatos executivos Cessna Citation.

Ele foi projetado e anunciado ao mercado, pela Cessna Aircraft, em 2011, com a sua fase de testes práticos para certificação iniciada em 2014 e sua fabricação em série foi iniciada em 2015. Durante as suas fases de criação e desenvolvimento, verificou-se que seria possível reduzir o arrasto aerodinâmico em várias partes da estrutura do novo projeto, implementando várias tecnologias, entre elas a regra de área, para redução de arrasto aerodinâmico, com a fixação de carenagens em quase toda a parte inferior da fuselagem, começando próximo à porta principal até chegar ao seu cone de cauda. O objetivo disso é fazer com que o ar flua ou escoe harmonicamente ou suavemente, reduzindo o máximo possível a geração de arrasto. Além disso, optou-se por estreitar a fuselagem e o cone de cauda da aeronave bem ao lado dos motores, para reduzir o máximo possível a probabilidade de arrasto aerodinâmico entre as naceles dos motores, os pilones, a fuselagem e o cone de cauda.

Mas as melhorias e refinamentos não pararam por aí, optou-se também pela implementação da tecnologia de flaps do tipo fowler nos bordos de fuga das asas para tornar mais dóceis as aproximações para pousos, em velocidades mais baixas que as velocidades de voo de cruzeiro. Todo esse esforço para tornar possível o trecho final de aproximação em torno de 198 km/h, próximo à cabeceira, em condições típicas de missão, um pouco mais ou um pouco menos, dependendo da temperatura ambiente, da altitude do aeródromo e do peso da aeronave. Pode até parecer muito para alguns, mas lembre-se que se trata de uma aeronave veloz e com alcance internacional.

Outra mudança em relação aos modelos da Série 500 foi a instalação de bordos de ataque de asas aquecidos pelo ar quente extraído do interior dos motores. Esse ar quente é extraído diretamente da parte interna dos motores e levado por dutos de metal até os bordos de ataque das asas, aquecendo-as e evitando assim a formação de gelo nas asas em altas altitudes de cruzeiro, o que é comum em jatos executivos, que, por natureza, têm melhor desempenho acima de 10.000 metros de altitude, lembrando que quanto mais alto mais frio é.

SEGURANÇA DE VOO

Estatisticamente, em números aproximados, a aviação comercial e a aviação executiva são os meios de transporte mais seguros que existem, com cerca de três acidentes graves com vítimas fatais para cada um milhão de viagens realizadas, considerando a média mundial. Porém, se forem levados em consideração apenas os números de países desenvolvidos, como Canadá, Estados Unidos, países da Europa Ocidental, o Japão, a Coréia do Sul e a Austrália, os números de acidentes para cada um milhão de viagens são ainda menores, na média cerca de um acidente grave com vítimas fatais para cada um milhão de viagens realizadas.

Até o momento, não foi registrado acidente grave com vítimas fatais no qual o Cessna Citation Latitude se envolveu ou foi envolvido.

MERCADO

O alcance do Cessna Citation Latitude pode variar. Segundo o fabricante, ele pode decolar em um dia quente, sob o sol do meio dia, com os tanques quase cheios de combustível, com quatro passageiros adultos e duas crianças a bordo e viajar non-stop cerca de 5.000 quilômetros. Mas à medida que o planejamento prévio da viagem contempla mais passageiros adultos a bordo é necessário reprogramar a missão, talvez acrescentando uma parada para reabastecimento antes da chegada ao destino, dependendo da distância total entre origem e destino.

Na prática, o alcance do avião com oito passageiros adultos a bordo e bagagem é de cerca de 4.600 quilômetros, um pouco mais ou um pouco menos, dependendo do peso total da bagagem, da velocidade de cruzeiro escolhida pela tripulação; do tempo (no sentido de meteorologia) em rota, na origem e no destino; e do comprimento da pista de pouso pavimentada na origem.

Neste caso, quanto lotado e com bagagem, não é possível decolar com os tanques cheios, mesmo assim é um bom alcance, o suficiente para decolar de Porto Alegre – R.S., por exemplo, e viajar até Quito, no Equador, sem necessidade de parada para reabastecimento no meio do caminho.

A americana Textron Aviation é a maior fabricante de jatos executivos do mundo, com cerca de 9.000 unidades fabricadas desde a década de 1970, incluindo os números de vendas das marcas Cessna, Beechcraft e Hawker. Em seguida vem a canadense Bombardier Aerospace, com cerca de 5.500 unidades, incluindo os números dos produtos Learjet, Challenger e Global. Logo atrás vem a francesa Dassault Falcon, com cerca de 2.500 unidades, a americana Gulfstream Aerospace, com cerca de 2.000 unidades, e a brasileira Embraer, com cerca de 1.200 unidades. Mas há também mais três grandes emergentes nesse mercado, a Honda Aircraft, a Cirrus Aircraft e a Pilatus Aircraft.

Nos Estados Unidos e na Europa Ocidental o Cessna Citation Latitude está presente na frota da empresa de propriedade compartilhada e de táxi-aéreo NetJets, a maior operadora de aviões executivos do mundo. Aqui no Brasil, esses modelos são operados pela TAM Aviação Executiva, uma empresa de táxi-aéreo.

ONDE COMPRAR
A importação de unidades usadas do Citation Latitude também é possível para compradores brasileiros. Porém, somando todos os impostos e taxas, o preço final da aeronave já nacionalizada pode sofrer um acréscimo de cerca de 20% em relação ao preço inicial no exterior.

Não é aconselhável comprar sozinho (a), sem acompanhamento, uma aeronave se não entende do assunto. É aconselhável buscar assessoria profissional especializada e confiável no Brasil para a seleção, a negociação de compra, o cumprimento de todos os trâmites burocráticos relacionados à importação e nacionalização, hangaragem, manutenção e treinamento de tripulação.

Várias empresas idôneas no Brasil oferecem esse tipo de serviço de assessoria e manutenção, entre elas a TAM Aviação Executiva, a Líder Aviação, a Japi Aeronaves, a Global Aircraft e a Voar Aviation. Algumas delas oferecem também o serviço de gerenciamento de aeronaves e treinamento de tripulação.

FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

CITATION LATITUDE
  • Capacidade: 7 ou 9 passageiros;
  • Tripulação: 1 piloto, 1 co-piloto e 1 comissária (opcional);
  • Velocidade de cruzeiro máxima: Aprox. 830 km/h (85% potência);
  • Velocidade de cruzeiro moderada: Aprox. 780 km/h (75% potência);
  • Comprimento: Aprox. 19 metros;
  • Envergadura: Aprox. 22 metros;
  • Altura: Aprox. 6,5 metros;
  • Motorização (potência): 2 X Pratt & Whitney PW306D1 (5.900 libras / cada);
  • TBO (tempo entre revisões):
  • APU:
  • Aviônicos: EFIS Garmin G5000, touchscreen;
  • Aviônicos: TCAS II, visão sintética, TAWS e radar meteorológico;
  • Aviônicos: Autothrottle (acelerador automático) e XM (meteorologia por satélite);
  • Certificações: RVSM e RNP;
  • Opcionais (upgrade): Telefone por satélite e Internet por satélite;
  • Climb (subida): Aprox. 13.000 metros em 30 minutos (MTOW);
  • Peso máximo decolagem: Aprox. 13.970 kg;
  • Alcance: Aprox. 4.800 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
  • Pista de pouso: Aprox. 1.850 metros (seis passageiros / dias quentes / tanques quase cheios);
  • Teto de serviço: Aprox. 13.500 metros;
  • Preço (no exterior): Aprox. US$ 20 milhões (novo);
  • Preço (no Brasil): Aprox. US$ 

VEJA TAMBÉM


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Cessna_Citation_Latitude
  • Textron Aviation (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagens

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