FAMÍLIA AUSTER J

FAMÍLIA AUSTER J
SÉRIE AUSTER J (EM PORTUGUÊS)
AUSTER J SERIES (EM INGLÊS)
AUSTER J/1 (A PARTIR DE 1945)
AUSTER J/2 (A PARTIR DE 1947)
AUSTER J/4 (A PARTIR DE 1947)
AUSTER J/5 (A PARTIR DE 1948)
BEAGLE A.61 TERRIER

INTRODUÇÃO
O nome Auster J foi usado durante as décadas de 1940 e 1950 pela fabricante de aeronaves britânica Auster Aircraft Limited para sua antiga família de aeronaves leves monomotoras de asa alta, predominantemente para uso civil, com capacidade variando entre dois, três e quatro lugares ou assentos, com construção em tubos de aço soldados e/ou parafusados, revestidos de tela e/ou tecido e trem de pouso convencional.

O Auster J/1 Autocrat, por exemplo, o modelo original da família Auster J, foi criado, desenvolvido e fabricado em série a partir da década de 1940, logo após a Segunda Guerra Mundial, inicialmente pela fabricante britânica Taylorcraft Airplanes Limited e, posteriormente, pela Auster, a sua sucessora, que utilizaram como base o projeto semelhante de avião militar de reconhecimento, observação e transporte leve Taylorcraft Auster AOP, também com construção em tubos, asas altas e trem de pouso convencional.

Atualmente, a grande maioria dos modelos remanescentes dessa família é de propriedade de colecionadores pessoas físicas e de museus, que a utiliza para exibição estática, de demonstração aérea (não necessariamente acrobática), de uso pessoal para desporto, transporte pessoal, rebocador de planadores (aviação desportiva e/ou de treinamento), turismo e passeio. 

AUSTER AIRCRAFT
A Auster Aircraft Limited foi uma conceituada e tradicional fabricante britânica de aeronaves monomotoras a pistão de pequeno porte para a chamada aviação geral. A sua fábrica e sede estavam localizadas em Leicestershire, na Inglaterra. Ela foi a empresa sucessora da fabricante britânica de aeronaves militares Taylorcraft Airplanes Limited, por sua vez uma subsidiária da Taylorcraft Aircraft of America, uma fabricante americana de aeronaves leves fundada em 1935 pelos irmãos Clarence Taylor e Gordon Taylor, dois importantes pioneiros da indústria aeronáutica americana.

Atualmente, a Taylorcraft Aircraft of America é a única empresa desse grupo empresarial que ainda existe, mas agora com o nome Taylorcraft Aviation, uma fabricante americana de aeronaves monomotoras a pistão de pequeno porte, dentro da categoria LSA – Light Sport Aircraft, para turismo e passeio.

A fabricante britânica Auster Aircraft Limited não existe mais, ela foi comprada em 1962 pela fabricante britânica Beagle Aircraft Limited, que, por sua vez, iniciou um programa de retrofits dos modelos militares e civis fabricados pela Taylorcraft e pela Auster, que deu origem ao modelo Beagle A.61 Terrier.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

A família Auster J é uma série bem sucedida de aeronaves pequenas e leves, formada por quatro modelos principais e mais de 20 sub-versões, todas monomotoras a pistão com capacidade para transportar duas, três ou quatro pessoas, dependendo do modelo e do ano de fabricação, criada, desenvolvida e fabricada em série a partir da década de 1940 pela fabricante britânica Auster Aircraft Limited, inicialmente para voos de demonstração aérea, transporte pessoal e executivo, pulverização agrícola, transporte postal, fotografia aérea, reboque de banners e planadores, treinamento de novos pilotos em aeroclubes e escolas de aviação, passeio e turismo.

Entre as principais características dessa família de aeronaves está a docilidade de comandos, facilidade de operação e pilotagem, e o design charmoso e clássico da década de 1940, que ainda tem admiradores em várias partes do mundo.

Os aviões da família Auster J possuem um design típico da década de 1940, monoplano; com asas altas, com suportes ou montantes; com hélice de madeira, de passo fixo, ou hélice metálica, também de passo fixo, dependendo do modelo e do ano de fabricação; com trem de pouso convencional; configuração interna de assentos lado a lado; painel de comando simples, VFR, com instrumentação típica da época; e motores a pistão Lycoming, Continental, de Havilland ou Blackburn, dependendo do modelo e do ano de fabricação.

É uma série de aviões monomotores a pistão pequenos, extremamente econômicos e leves, composta pelo irmão mais velho Auster J/1 Autocrat, fabricado, inicialmente, a partir de 1945, pela Taylorcraft Airplanes Limited e, posteriormente, pela Auster Aircraft Limited, seguido pelos imãos Auster J/4, a partir de 1947, Auster J/2 Arrow, a partir de 1947, e Auster J/5, a partir de 1948. O modelo Auster J / 1 e suas sub-versões, com mais de 420 unidades, e o modelo Auster J / 5 e suas sub-versões, com mais de 320 unidades, foram os mais vendidos.

HISTÓRIA

Logo acima, com um olhar atento percebe-se um dos primeiros sistemas de pulverização agrícola da história da indústria aeronáutica. Esse modelo foi fabricado em série na Inglaterra e exportado para vários países, principalmente países europeus e da Comunidade das Nações (ex-colônias britânicas). Logo abaixo, o modelo de monomotor militar Taylorcraft Auster AOP, utilizado como base para dar origem à família de aviões Auster J.

Em 1938, foi fundada na Inglaterra a Taylorcraft Airplanes Limited, uma subsidiária da fabricante americana Taylorcraft Aircraft of American, para a fabricação de aviões militares para a Royal Air Force, conhecida também como Força Aérea da Inglaterra, e o British Army, o Exército Britânico, para servirem como aviões de patrulhamento / observação, reconhecimento (espionagem) e transporte militar e de autoridades civis.

Mais de 1.600 unidades de aviões militares foram fabricadas pela Taylorcraft Airplanes Limited durante a Segunda Guerra Mundial, a grande maioria delas para as forças armadas da Inglaterra, da Austrália e de outros países formadores do Reino Unido e/ou ex-colônias britânicas. Entre os modelos militares fabricados pela Taylorcraft estava justamente o Taylorcraft Auster AOP, um clássico da guerra, utilizado intensivamente para patrulhamento / observação, treinamento de novos pilotos, reconhecimento e transporte de militares de alta e média patentes, entre outras missões.

O Auster J/1 Autocrat, por exemplo, um modelo civil, é um derivado direto do Taylorcraft Auster AOP V, com algumas melhorias, principalmente no acabamento interno. Posteriormente, vários outros derivados civis da família Auster J foram lançados, entre eles um dos mais bem aceitos pelo mercado aeronáutico, o Auster J/5, mais completo, um pouco mais robusto e mais potente que seus irmãos, porém com menor alcance, com mais de 320 unidades fabricadas.

FAMÍLIA AUSTER J

A família Auster J é composta por quatro modelos principais e mais de 20 sub-versões. De modo geral, esses aviões possuem um conjunto básico de aviônicos ou instrumentos, VFR - Visual Flight Rules, incluindo velocímetro, tacômetro ou conta-giros do motor, altímetro, bússola e indicadores de pressão e temperatura do óleo, entre mais alguns. A visibilidade e a ergonomia são boas, considerando os padrões da época.

Os modelos Auster J/1 Autocrat, Auster J/2 Arrow e Auster J/4 não possuíam sistema elétrico. Somente a partir do Auster J/5 Adventurer, mais potente, houve introdução do motor de partida, mas com a desvantagem de um alcance menor.

O modelo Auster J/3 não chegou a ser fabricado em série.

AUSTER J/1
O Auster J / 1 é um antigo, pequeno e leve monomotor a pistão com asa alta, com capacidade para transportar até três pessoas, com trem de pouso convencional e com construção da fuselagem com tubos de aço e tela e construção das asas com suportes ou montantes, sem sistema elétrico, com hélice de madeira de passo fixo ou metálica de passo fixo. Ele foi fabricado em série pela Auster Aircraft Limited a partir de 1946, para cumprir diversas missões, incluindo transporte pessoal e executivo, pulverização agrícola, transporte postal, demonstração aérea, treinamento de novos pilotos civis, reboque de banners e planadores, passeio e turismo. Entretanto, hoje em dia é mais comum o seu uso para demonstração aérea e exposição estática em museus, além de uso particular de colecionadores, geralmente após um procedimento de restauração.

É um avião muito simples, dócil, fácil de pilotar, pequeno e leve. Foi um modelo bem vendido nas décadas de 1940 e 1950, com mais de 420 unidades fabricadas, incluindo as sub-versões Auster J/1A Autocrat, Auster J/1N Alpha e Auster J/1S Autocrat, algumas delas com capacidade para até quatro ocupantes. Alguns desses modelos foram retrofitados, dando origem a outros modelos, como, por exemplo, o Auster Kingsford Smith, com motor Avco Lycoming O-320, com 150 hp, entre outras melhorias, como, por exemplo, melhor isolamento acústico.

Foi um dos melhores modelos de monomotores a pistão de treinamento civil da década de 1940, com mais de 420 unidades fabricadas em quase 8 anos de produção em série, fabricado em várias versões, com opções de motores Lycoming, Continental, de Havilland e Blackburn, com potências variando de 100 hp até 150 hp. Algumas unidades do Auster J/1 Autocrat e de suas sub-versões foram importadas para o Brasil, mas pouquíssimas foram conservadas ao longo das décadas, algumas delas de propriedade de colecionadores, muito bem conservadas, submetidas a restaurações primorosas.

Eles também foram vendidos na Argentina, na Austrália, na Bélgica, na Dinamarca, no Egito, na França, no Iraque, na Jordânia, na Holanda, na Nova Zelândia, na Noruega, no Paquistão, na África do Sul, na Suécia, na Suíça, em Trinidad e Tobago, em Uganda e no Uruguai.

Entre os operadores militares estão e/ou estiveram as forças aéreas de Israel, do Irã, do Kwait, da Jordânia e da Rodésia.

AUSTER J / 2 ARROW

O Auster J / 2 Arrow é um antigo, pequeno e leve monomotor a pistão com asa alta, com capacidade para transportar até duas pessoas, lado a lado, com trem de pouso convencional e com construção da fuselagem com tubos de aço e tela e construção das asas com suportes ou montantes, sem sistema elétrico, com hélice de madeira de passo fixo ou metálica de passo fixo.

Ele foi fabricado em série pela Auster Aircraft Limited a partir de 1947, para cumprir diversas missões, incluindo transporte pessoal e executivo, demonstração aérea, treinamento de novos pilotos civis, reboque de banners, passeio e turismo. Entretanto, hoje em dia é mais comum o seu uso para demonstração aérea e exposição estática em museus, além de uso particular de colecionadores, geralmente após um procedimento de restauração.

Duas opções de motorização estiveram disponíveis para o Auster J/2 Arrow, uma com motor Lycoming O-145-B3, de 65 hp, e outra com motor Continental C75, com 75 hp. Todas as unidades desse modelo de aeronave foram exportadas, a maioria para a Bélgica e para a Austrália. É um avião muito simples, dócil, fácil de pilotar, pequeno e leve. Foi um modelo fabricado na década de 1940, com mais de 40 unidades vendidas.

Algumas unidades do Auster J/2 Arrow foram importadas para o Brasil, pouquíssimas foram conservadas ao longo das décadas, algumas delas de propriedade de colecionadores, muito bem conservadas, submetidas a restaurações primorosas.

AUSTER J/4

O Auster J/4 é um antigo, pequeno e leve monomotor a pistão com asa alta, com capacidade para transportar até duas pessoas, lado a lado, com trem de pouso convencional e com construção da fuselagem com tubos de aço e tela e construção das asas com suportes ou montantes, sem sistema elétrico, com hélice de madeira de passo fixo ou metálica de passo fixo.

Ele foi fabricado em série pela Auster Aircraft Limited a partir de 1947, para cumprir diversas missões, incluindo transporte pessoal e executivo, demonstração aérea, transporte postal, treinamento de novos pilotos civis, reboque de banners e planadores, passeio e turismo. Entretanto, hoje em dia é mais comum o seu uso para demonstração aérea e exposição estática em museus, além de uso particular de colecionadores, geralmente após um procedimento de restauração.

Uma opção de motorização britânica estava disponível para o Auster J/4, o Blackburn Minor Cirrus, com quatro cilindros em linha, com 90 hp. É um avião muito simples, dócil, fácil de pilotar, pequeno e leve. Foi um modelo fabricado na década de 1940, com 30 unidades vendidas.

Algumas unidades desse modelo foram utilizadas para testar um dos primeiros sistemas de controle remoto de aeronaves da história, via ondas de rádio, na década de 1950. Posteriormente, décadas depois, esse sistema evoluiu para dar origem ao que conhecemos hoje como drones.

AUSTER J/5 ADVENTURER

O Auster J/5 Adventurer é um antigo, pequeno e leve monomotor a pistão com asa alta, com capacidade para transportar até três pessoas, com trem de pouso convencional e com construção da fuselagem com tubos de aço e tela e construção das asas com suportes ou montantes, com sistema elétrico, com hélice de madeira de passo fixo ou metálica de passo fixo.

Ele foi fabricado em série pela Auster Aircraft Limited a partir de 1948, para cumprir diversas missões, incluindo transporte pessoal e executivo, pulverização agrícola, transporte postal, demonstração aérea, treinamento de novos pilotos civis, reboque de banners e planadores, passeio e turismo. Entretanto, hoje em dia é mais comum o seu uso para demonstração aérea e exposição estática em museus, além de uso particular de colecionadores, geralmente após um procedimento de restauração.

É um avião muito simples, dócil, fácil de pilotar, pequeno e leve. Foi um modelo vendido nas décadas de 1940 e 1950, com mais de 320 unidades fabricadas, incluindo a sub-versão Auster J/5 Alpine, com capacidade para até quatro ocupantes. Alguns desses modelos foram retrofitados, dando origem a outros modelos.

Embora tivesse um sistema elétrico simples, com motor de partida, havia uma limitação na capacidade de combustível e, consequentemente, no alcance, para cerca de 350 quilômetros. Ele esteve disponível com um motor Gipsy Major, com potência de 130 hp, portanto mais adequado para operações em países de clima quente, como a Austrália, para onde uma parte da produção foi exportada.

Algumas sub-versões do Auster J/5 foram fabricadas, entre elas o Auster J/5 Aiglet, Auster J/5 Autocar e Auster J/5 Alpine, totalizando mais de 320 unidades.

FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

AUSTER J/1 AUTOCRAT
  • Capacidade: Até 3 pessoas (instrutor, aprendiz e acompanhante);
  • Velocidade de cruzeiro: Aprox. 160 km / h;
  • Comprimento: Aprox. 7,2 metros;
  • Envergadura: Aprox. 11 metros;
  • Altura: Aprox. 2 metros;
  • Motorização (potência): Blackburn Cirrus Minor (100 hp);
  • Configuração do Blackburn: 4 cilindros em linha, refrigerado a ar;
  • Hélice: Madeira de passo fixo (Weibridge);
  • Hélice: Metálica de passo fixo (Fairey-Reed);
  • Freios:
  • Combustível: AVGAS;
  • Partida: Totalmente manual;
  • Razão de planeio: Aprox. 10:1;
  • Peso máximo de decolagem: Aprox. 830 kg;
  • Teto de serviço: Aprox. 4.000 metros;
  • Pista de pouso: Aprox. 500 metros (lotado / dias quentes / tanques cheios);
  • Alcance: Aprox. 500 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);

AUSTER J/2 ARROW
  • Capacidade: Até 2 pessoas (lado a lado);
  • Velocidade de cruzeiro: Aprox. 135 km / h;
  • Comprimento: Aprox. 7 metros;
  • Envergadura: Aprox. 11 metros;
  • Altura: Aprox. 2 metros;
  • Motorização (potência): Lycoming O-145-B3 (65 hp);
  • Motorização (potência): Continental C75 (75 hp);
  • Hélice: Madeira de passo fixo;
  • Hélice: Metálica de passo fixo;
  • Freios:
  • Combustível: AVGAS;
  • Partida: Totalmente manual;
  • Razão de planeio: Aprox. 10:1;
  • Peso máximo de decolagem: Aprox. 650 kg;
  • Teto de serviço: Aprox. 2.800 metros;
  • Pista de pouso: Aprox. 500 metros (lotado / dias quentes / tanques cheios);
  • Alcance: Aprox. 400 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);

AUSTER J/4
  • Capacidade: Até 2 pessoas (lado a lado);
  • Velocidade de cruzeiro: Aprox. 150 km / h;
  • Comprimento: Aprox. 7 metros;
  • Envergadura: Aprox. 11 metros;
  • Altura: Aprox. 2 metros;
  • Motorização (potência): Blackburn Cirrus Minor (90 hp);
  • Configuração do Blackburn: 4 cilindros em linha, refrigerado a ar;
  • Hélice: Madeira de passo fixo (Weibridge);
  • Freios:
  • Combustível: AVGAS;
  • Partida: Totalmente manual;
  • Razão de planeio: Aprox. 10:1;
  • Peso máximo de decolagem: Aprox. 726 kg;
  • Teto de serviço: Aprox. 3.800 metros;
  • Pista de pouso: Aprox. 500 metros (lotado / dias quentes / tanques cheios);
  • Alcance: Aprox. 500 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);

BEAGLE A.61 TERRIER
  • Capacidade: Até 3 pessoas (instrutor, aprendiz e acompanhante);
  • Velocidade de cruzeiro: Aprox. 175km / h;
  • Comprimento: Aprox. 7,2 metros;
  • Envergadura: Aprox. 11 metros;
  • Altura: Aprox. 2 metros;
  • Motorização (potência): de Havilland Gipsy Major (145 hp);
  • Configuração do de Havilland: 4 cilindros em linha, refrigerado a ar;
  • Hélice: Metálica de passo fixo;
  • Freios:
  • Combustível: AVGAS;
  • Partida:
  • Razão de planeio: Aprox. 10:1;
  • Peso máximo de decolagem: Aprox. 1.050 kg;
  • Teto de serviço: Aprox. 3.500 metros;
  • Pista de pouso: Aprox. 500 metros (lotado / dias quentes / tanques cheios);
  • Alcance: Aprox. 500 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);

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Atenção: As informações, conceitos e valores (preços) emitidos neste artigo ou página são apenas de caráter informativo e podem não estar absolutamente precisos e rigorosos, pois esse não é o objetivo do blog. Para informações, conceitos e valores mais precisos e rigorosos entre em contato com o fabricante e/ou com seu representante de vendas.


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Auster_Arrow
  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Taylorcraft_Aircraft
  • Wikipedia (em inglês): https://en.m.wikipedia.org/wiki/Auster
  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Auster_J_family
  • Auster / Beagle (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagens

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