ENSTROM F-28
ENSTROM F-28 (A PARTIR DE 1965)
ENSTROM 280 (A PARTIR DE 1975)
FAMÍLIA ENSTROM F-28
ENSTROM 280FX SHARK (VERSÃO ATUAL)
ENSTROM F-28F (VERSÃO ATUAL)
INTRODUÇÃO
Logo acima, um exemplar da família Enstrom F-28, o pequeno helicóptero monomotor a pistão Enstrom 280FX Shark, um moderno e econômico modelo de aeronave de fabricação americana, um sucesso de vendas. Logo abaixo, o antecessor Enstrom F-28, também de fabricação americana e também um sucesso de vendas, fabricado a partir da década de 1960.
O Enstrom 280 é um helicóptero monomotor a pistão de pequeno porte projetado para transporte pessoal e executivo, de turismo e de passeio, para uso policial, para coberturas jornalísticas, para treinamento civil e militar e multiuso utilitário rural, com capacidade para transportar um piloto e dois passageiros, fabricado em larga escala nos Estados Unidos a partir da década de 1970 pela Enstrom Helicopter, que utilizou como base para a sua criação e desenvolvimento o também pequeno modelo de helicóptero monomotor a pistão, quase idêntico, Enstrom F-28, este fabricado em larga escala nos Estados Unidos a partir da década de 1960 pela mesma fabricante e ainda em linha de produção seriada, em uma sub-versão melhorada.
Os principais concorrentes do Enstrom 280 e do Enstrom F-28 no mercado aeronáutico mundial são os também pequenos helicópteros monomotores a pistão Robinson R44, com quatro assentos, e Schweizer 300 C, com três assentos, ambos também fabricados nos Estados Unidos.
A ENSTROM HELICOPTER
Atualmente, a Enstrom Helicopter é uma conceituada e tradicional fabricante americana de pequenos helicópteros monomotores a pistão e pequenos helicópteros monomotores a turbina. Ela foi fundada em 1959 pelo então mecânico, marceneiro e engenheiro Rudolph Enstrom, mas o seu primeiro produto comercial economicamente viável só foi lançado em 1965, quando o seu fundador já não estava mais na empresa, embora seu sobrenome tenha sido mantido na empresa pelos então novos proprietários.
Ela é uma das mais notáveis fabricantes de pequenos helicópteros monomotores a pistão e pequenos helicópteros monomotores a turbina, embora também tenha sofrido com recessões econômicas mundiais nas décadas de 1970, 1980 e 1990, o que não é uma novidade e não é raro, já que a grande maioria dos fabricantes aeronáuticos, grandes e pequenos, também passou por isso.
Ela foi comprada em 1968 pela Purex Industries, mudando de mãos novamente em 1971, quando foi comprada pelo empresário americano Lee Bailey, que reestruturou a empresa e conseguiu torná-la lucrativa, posteriormente passando pelas mãos de vários empresários americanos e um europeu, até ser comprada em 2013 pela empresa chinesa de investimentos Chongqing Investment, que é a sua atual proprietária.
A Enstrom Helicopter está sediada em Menominee, no estado de Michigan, nos Estados Unidos e, atualmente, seu principal executivo é Matt Francour. Desde a década de 1960, essa fabricante conseguiu fabricar e comercializar mais de 1.300 unidades de helicópteros monomotores, a pistão e a turbina.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
O Enstrom 280 é um helicóptero monomotor a pistão de pequeno porte com construção convencional em alumínio e ligas metálicas, com trem de pouso fixo do tipo esqui, projetado para transporte pessoal e executivo, de turismo e de passeio, para uso policial, para coberturas jornalísticas, para treinamento civil e militar e multiuso utilitário rural, com capacidade para transportar um piloto e dois passageiros em viagens intermunicipais, fabricado em larga escala nos Estados Unidos a partir da década de 1970 pela Enstrom Helicopter, desde aquela época considerada uma das mais notáveis fabricantes de helicópteros de pequeno porte do mundo.
O pequeno Enstrom 280FX Shark, por exemplo, que é uma das duas versões atuais da família Enstrom F-28, uma versão melhorada do mesmo projeto básico Enstrom 280, é sustentado por um motor a pistão Lycoming HIO-360 de quatro cilindros horizontais opostos, com injeção direta de combustível e com potência de 225 hp disponível na decolagem. Ele tem capacidade para transportar um piloto e dois passageiros adultos e está certificado para cumprir missões típicas dentro de metrópoles, pousando e decolando de helipontos e heliportos, e também para viagens intermunicipais. Porém, na prática só há espaço suficiente dentro da aeronave para dois adultos nos dois assentos laterais e uma criança no assento central.
Entretanto, o perfil do projeto da aeronave está focado principalmente para o mercado de treinamento de novos pilotos, civis e militares, para uso policial, para coberturas jornalísticas e para uso rural, principalmente para pulverização de lavouras. Na Austrália, por exemplo, ele pode executar serviços aéreos na pecuária, tocando gado a baixa altura, literalmente, algo comum por lá, mas inédito aqui no Brasil.
HELICÓPTEROS ENSTROM F-28
A família Enstrom F-28 de helicópteros de pequeno porte é composta por um modelo original, o Enstrom F-28A, com fabricação em série iniciada em 1968, e mais quatro modelos, entre militares e civis, que conservaram características semelhantes por cerca de 50 anos de fabricação seriada, com cada novo modelo apresentando melhorias, modernizações, ajustes e refinamentos a cada década de fabricação. É um dos modelos de helicópteros mais longevos da história da indústria aeronáutica mundial, comparável neste aspecto à família de pequenos helicópteros monomotores a pistão Schweizer 300 / Hughes 269.
Pode-se dizer que o fato de um produto ter conseguido sobreviver no mercado tanto tempo assim é um sinal de qualidade. O primeiro modelo da família, o modelo original a partir do qual todos os demais modelos foram desenvolvidos é o Enstrom F-28A, que é basicamente um modelo compacto de helicóptero monomotor a pistão com rotor principal de três pás, com links internos, e cauda com rotor de duas pás, com capacidade para transportar um piloto e dois passageiros em viagens intermunicipais. Entretanto, o mercado aeronáutico civil mundial e governos de vários países optaram por usar a aeronave principalmente para transporte pessoal, treinamento, civil e militar, uso policial e uso agrícola, neste caso principalmente para monitoramento de áreas rurais e pulverização de plantações.
O Enstrom F-28A é um modelo relativamente simples de helicóptero, cujo projeto foi criado na década de 1960, com a fabricação em série iniciada na mesma década, após a certificação da FAA – Federal Aviation Administration, conseguida em 1968. O objetivo da Enstrom Helicopter era criar, desenvolver e fabricar em larga escala um modelo de helicóptero para competir no mercado aeronáutico mundial, que precisava de modelos simples e relativamente baratos de helicópteros, principalmente para treinamento civil, e para atender a pedidos governamentais para treinamento militar e policiamento civil.
Centenas de unidades do Enstrom F-28A e suas versões foram fabricadas, entre elas o Enstrom F-28B, com motor a pistão com turbocompressor; o Enstrom F-28C, com motor melhorado e para-brisa de duas peças; o Enstrom F-28F Falcon, com motor melhorado e mais potente; e o Enstrom F-27FP, uma versão para uso policial, com holofotes e FLIR, solicitada inicialmente pela Polícia de Pasadena, no estado americano da Califórnia.
HELICÓPTEROS ENSTROM 280
Há quem considere os helicópteros Enstrom F-28 e Enstrom 280 integrantes de uma mesma família, o que realmente faz sentido, porque eles são semelhantes em vários aspectos, quase tudo, na verdade, exceto por alguns detalhes técnicos de refinamento aerodinâmico, mecânico, eletrônico e elétrico que diferenciam esses modelos.
O modelo original Enstrom 280 Shark foi lançado no início da década de 1970, com sua produção em série iniciada em 1974, sendo inclusive considerado na época um dos melhores modelos de helicópteros monomotores a pistão com essa capacidade. Mas na época a própria fabricante Enstrom Helicopter percebeu a necessidade de mais potência dos motores para melhorar o desempenho dos seus modelos em dias quentes e em aeródromos de altitudes elevadas.
Assim, em 1975 foi lançada a versão Enstrom 280C Shark, com motor a pistão com turbocompressor; seguida da versão Enstrom 280F Shark, em 1980, com motor a pistão com turbocompressor melhorado, com mais potência, inclusive; até a chegada definitiva da versão Enstrom 280FX Shark, em 1985, a versão atual, considerado o melhor modelo de helicóptero a pistão da Enstrom Helicopter.
O fabricante disponibiliza vários opcionais para o cumprimento de vários tipos diferentes de missões, entre eles encaixes estruturais para instalação de câmeras, para coberturas jornalísticas, por exemplo; guindastes, para transporte militar ou civil de cargas; kits de rapel, para uso policial, militar e esportivo; holofotes e FLIR, para uso policial e militar; e, como pode ser visto na imagem acima, um kit de pulverização agrícola.
O fabricante disponibiliza vários opcionais para o cumprimento de vários tipos diferentes de missões, entre eles encaixes estruturais para instalação de câmeras, para coberturas jornalísticas, por exemplo; guindastes, para transporte militar ou civil de cargas; kits de rapel, para uso policial, militar e esportivo; holofotes e FLIR, para uso policial e militar; e, como pode ser visto na imagem acima, um kit de pulverização agrícola.
MERCADO
Logo acima, a pequena cabine de passageiros do Enstrom F-28, com espaço razoável para dois adultos e uma criança. Logo abaixo, o cockpit visto de dentro, com o necessário em instrumentos para voos VFR e comandos duplos.
Os modelos de helicópteros monomotores a pistão de pequeno porte Enstrom F-28 e Enstrom 280 formam uma das mais bem sucedidas famílias de aeronaves de asas rotativas do mundo, a família Enstrom F-28, com mais de 1.000 unidades fabricadas desde a década de 1960 e 1970, respectivamente. Os modelos ou versões mais recentes dessa família, o Enstrom F-28F e o Enstrom 280FX Shark, ambos atualmente em linha de produção, possuem rotor principal articulado e de alta inércia, rotor de cauda desbloqueado e motor a pistão Lycoming HIO-360-F1AD, com turbocompressor.
Entre os muitos operadores dos helicópteros da família Enstrom F-28 estão e/ou estiveram o Exército do Chile; o Exército do Peru e a Marinha do Peru; o Exército da Colômbia; a Guarda Nacional Venezuelana; e a Polícia de Pasadena, nos Estados Unidos. Além disso, a aeronave foi comercializada também na Suíça, na Alemanha, no Brasil e em outros países, nos cinco continentes do planeta.
Os helicópteros fabricados pela Enstrom Helicopter são representados no Brasil pela Powerpack, empresa localizada no Rio de Janeiro, a capital do estado carioca, que também presta serviços de manutenção e treinamento, com mais de 45 anos de experiência na área. O Brasil é um dos maiores mercados compradores de helicópteros do mundo e a família Enstrom F-28 voa aqui no Brasil desde a década de 1970.
FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
ENSTROM 280FX SHARK
- Capacidade: 1 piloto e 2 passageiros;
- Velocidade de cruzeiro: Aprox. 180 km/h;
- Comprimento da célula: Aprox. 8,8 metros;
- Largura da cabine: Aprox.
- Altura da aeronave: Aprox. 2,7 metros;
- Motorização (potência): Lycoming HIO-360-F1AD (225 hp);
- TBO (tempo entre revisões):
- Trem de pouso: Esquis convencionais;
- Teto de serviço: Aprox. 3.700 metros;
- Alcance: Aprox. 340 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
- Peso máximo de decolagem: Aprox. 1.180 kg;
- Preço (no exterior): Aprox. US$ 520 mil (novo);
- Preço (no exterior): Aprox. US$ 280 mil (usado / bom estado de conservação);
ENSTROM F-28
- Capacidade: 1 piloto e 2 passageiros;
- Velocidade de cruzeiro: Aprox. 180 km/h;
- Comprimento da célula: Aprox. 8,6 metros;
- Largura da cabine: Aprox.
- Altura da aeronave: Aprox. 2,7 metros;
- Motorização (potência): Lycoming HIO-360-F1AD (225 hp);
- TBO (tempo entre revisões):
- Trem de pouso: Esquis convencionais;
- Teto de serviço: Aprox. 3.700 metros;
- Alcance: Aprox. 340 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
- Peso máximo de decolagem: Aprox. 1.180 kg;
- Preço (no exterior): Aprox. US$
- Preço (no exterior): Aprox. US$
ONDE COMPRAR
A importação de unidades usadas de Enstrom 280 e Enstrom F-28 também é possível para compradores brasileiros. Porém, somando todos os impostos e taxas, o preço final da aeronave já nacionalizada pode sofrer um acréscimo de cerca de 30% em relação ao preço inicial no exterior.
- Flight Market (classificados): http://www.flightmarket.com.br/pt/home
- Controller (em inglês): http://www.controller.com
- Aeromercado (classificados): http://www.aeromercado.com.br/defr.asp
- Global Air (em inglês): https://www.globalair.com/aircraft-for-sale/Helicopters/Enstrom
- América Aviões (classificados): http://www.americaavioes.com.br/deft.asp
- Aircraft 24 (no exterior): https://pt.aircraft24.com/search/search-helicopter.htm
- Aeronaves à venda (classificados): https://www.aeronavesavenda.com/
Várias empresas idôneas no Brasil oferecem esse tipo de serviço de assessoria e manutenção, entre elas a Powerpack, que é a representante autorizada da marca Enstrom no Brasil. Algumas delas oferecem também o serviço de gerenciamento de aeronaves.
VEJA TAMBÉM
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- Airbus H130
- Socata TBM 900
- Socata TBM 850
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REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
- Enstrom Helicopter: http://enstromhelicopter.com/wp-content/uploads/2012/03/280FX-Specifications-Sheet-2.pdf
- Revista Avião Revue: http://aviaorevue.com/
- Enstrom Helicopter: http://enstromhelicopter.com/helicopters/piston-f-28f-280fx/
- Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Enstrom_F-28
- Enstrom Helicopter: https://enstromhelicopter.com/
- Powerpack: http://www.powerpack.com.br/
- Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Enstrom_Helicopter_Corporation
- Site Airliners (em inglês): https://www.airliners.net/aircraft-data/enstrom-f-28280480/200
- Enstrom Helicopter: http://enstromhelicopter.com/wp-content/uploads/2012/03/F28F-Specifications-Sheet-1.pdf
- Enstrom (divulgação): Imagens
- Wikimedia: Imagens
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