ETIENNE DE CRÉCY (MÚSICA ELETRÔNICA)

ÉTIENNE DE CRÉCY (NOME ARTÍSTICO)
ETIENNE DE CRÉCY (SEM ACENTO AGUDO)
SUPERDISCOUNT (NOME ARTÍSTICO)
ÉTIENNE BERNARD DE CRÉCY (NOME ORIGINAL)
SUR LA VILLE (NOME ARTÍSTICO)
MOOLOODJEE (NOME ARTÍSTICO)
UNIVERSAL MUSIC / VEVO (DISTRIBUIDORA)
DIM MAK RECORDS (GRAVADORA)
SOLID DISQUES (GRAVADORA)
DIFFERENT RECORDS (GRAVADORA)
V2 RECORDS (GRAVADORA)
TUNECOR (DISTRIBUIDORA)
PIXADELIC (GRAVADORA)
WIN MUSIC (DISTRIBUIDORA)
SONY (DISTRIBUIDORA)


INTRODUÇÃO

Etienne De Crécy é um brilhante músico francês de música eletrônica, nascido em 1969 em Lyon, na França, considerado pelo público mundial, pela mídia, pela crítica musical e no meio artístico como um dos principais DJ’s, compositores e produtores musicais de música eletrônica da atualidade, com a criação e desenvolvimento de uma variedade sofisticada, inovadora e muito ousada de músicas instrumentais com elementos e tendências de house music, de techno music, de drum and bass, de trance music, de funk music e de dance music, dentre outros subgêneros da música eletrônica.


O seu nome de nascimento é Étienne Bernard Marie de Crécy, com dois acentos agudos. Além do nome Etienne De Crécy (sem acento agudo), ele utiliza, eventualmente, outros nomes em suas apresentações musicais, como Superdiscount, EDC, Minos Pour Main Basse, Sur La Ville e Mooloodjee. Ele é conhecido também por realizar parcerias musicais com outros talentosos DJ’s, produtores de música eletrônica, duplas e bandas de música eletrônica, como, por exemplo, Alex Gopher, Philippe Zdar (Cassius e Motorbass), Air, Julien Delfaud, Daft Punk, DJ Mehdi e Boom Bass, dentre outros.


Ele é um dos mais talentosos e respeitados instrumentistas, compositores, DJ’s e produtores de música eletrônica da atualidade, uma referência em música eletrônica de alta qualidade e de bom gosto, um dos mais conceituados desse sofisticado nicho de mercado, com seu trabalho comparável aos de outros DJ’s e bandas também importantes, como, por exemplo, Calvin Harris, Black Eyed Peas, Chemical Brothers, Towa Tei, C&C Music Factory, Jamiroquai, Air, Alex H, Kaskade, Clean Bandit, Fatboy Slim, Crystal Method, Underworld, Groove Armada, Modjo, Etherwood, Daft Punk e Cassius, dentre outros.


A MÚSICA ELETRÔNICA

A chamada música eletrônica é todo tipo de música em que há predominância de instrumentos musicais eletrônicos nas fases de criação, desenvolvimento e gravação. De modo geral, e como todo tipo de arte, ela é fruto direto da capacidade criativa do ser humano, mas a principal diferença em relação a outros estilos musicais é o uso intensivo ou predominante de instrumentos musicais eletrônicos, principalmente sintetizadores, baixos e baterias eletrônicas, usados intensivamente nas fases de criação, desenvolvimento e gravação.


Atualmente, ela é um dos principais produtos da indústria fonográfica mundial e exerce influência sobre outros ritmos musicais, como o soul, o jazz, o R&B, o easy listening, o gospel, o blues, o lounge, a new age, o reggae, a new wave e o rock.


CARACTERÍSTICAS E CARREIRA


O brilhante músico francês Etienne de Crécy (pronuncia-se Étien de Crecí), originalmente grafado como Étienne de Crécy, com acento agudo, eventualmente conhecido também como Superdiscount, é um criativo, inovador e muito ousado instrumentista, engenheiro de som, DJ (pronuncia-se Dji-Djei), compositor e produtor de música eletrônica, com elementos integrados de música house, música techno, drum and bass, trance music, funk music e dance music, com carreira de sucesso comercial iniciada na década de 1990, inicialmente na Europa Ocidental e, alguns anos depois, em outros países, incluindo Estados Unidos e até no Brasil.


Ele nasceu em Lyon, na França, em 1969, filho de um típico casal de classe baixa francesa, com pai técnico de instalação e manutenção de elevadores residenciais e comerciais e uma mãe bibliotecária, além de ter uma irmã e três irmãos, os quatro também ligados ao mundo do entretenimento, incluindo uma diretora artística e um desenhista de história em quadrinhos.


A carreira de Étienne de Crécy deslanchou de vez, na década de 1990, quando ele conheceu os músicos Nicolas Godin e Jean Dunckel (ambos integrantes da dupla Air, também de música eletrônica), Alex Gopher (também um DJ e engenheiro de som) e Philippe Zedar (um dos integrantes da dupla Cassius, também de música eletrônica), dentre outros, conseguindo assim convencer os executivos da gravadora Different Records a lhe dar uma oportunidade no mundo da música, com o lançamento do álbum Superdiscount, em 1996, até hoje considerado uma referência em música eletrônica de alta qualidade, com sucesso comercial imediato, com mais de 200.000 cópias de CD’s vendidos, lembrando que na época esse era o meio físico mais comum para ouvir música de alta qualidade.


O bom gosto e a ousadia de Etienne de Crécy na escolha de repertório, na escolha dos músicos, na execução dos arranjos instrumentais eletrônicos e na escolha dos e das vocalistas e outros colaboradores, estavam evidentes para o público e para a crítica americana, europeia e até brasileira e até hoje o seu trabalho é considerado de primeira qualidade, de primeira linha, entre os melhores do mundo da música eletrônica.


Etienne de Crécy é um daqueles DJ’s que não fazem “barulho” ou “ruído insuportável”, ele realmente sabe o que está fazendo. Desde o primeiro álbum, ele já mostrava claramente que possuía um talento incomum e bom gosto para compor, produzir e tocar músicas, embora não tivesse talento suficiente para o canto. Ele simplesmente não sabe cantar direito. Por esse motivo, ele buscou a valiosa contribuição de vários e várias vocalistas de primeira linha em seus álbuns, como Frank Leone, Sugar Pit, Olívia Merilahti, Belita Woods, Madeline Follin, Michael Payne, Kilo Kish, Pos & Dave, Alexis Taylor, Baxter Dury, Tom Burke e Damon Albarn, por exemplo.


Nos anos seguintes, Etienne de Crécy assinou contrato com outras gravadoras e distribuidoras, dentre elas as gigantes Universal Music / Vevo e Sony Music, tornando-se um dos DJ’s mais bem conceituados do mundo da música eletrônica, inclusive com a comercialização de suas músicas em plataformas de música, como YouTube, Amazon, Spotify, Apple Music e Deezer, por exemplo, e com as apresentações em raves e festas privadas.


Além dos trabalhos em carreira solo, Etienne de Crécy é um dos integrantes da dupla de música eletrônica Motorbass, em parceria com o DJ Philippe Zdar.


Ele é muito discreto, pouco se sabe sobre sua vida pessoal.


Ele é casado com Marie de Crécy e mora na França.


DISCOGRAFIA

PRINCIPAIS ÁLBUNS

  • 1994 – Motorbass / Pansoul (ED Banger)
  • 1997 – Super Dicount (Different Records);
  • 2000 – Tempovision (Solid Disques);
  • 2004 – Super Discount 2 (Solid Disques);
  • 2007 – Live on Neptune (Pixadelic);
  • 2011 - Beats'n'Cubes (Dim Mak Records)
  • 2015 – Super Discount 3 (Pixadelic / Sony);
  • 2018 – BED
  • 2019 – Space Echo
  • 2025 - Warm Up (Pixadelic)


FICHA TÉCNICA

  • Gravadoras: Pixadelic, Universal, Different, Sony e Solid, entre outras;
  • Nome original: Étienne Bernard Marie de Crécy;
  • Nome artístico: Etienne de Crécy;
  • Origem: França;
  • Início de carreira: Década de 1990;
  • Auge da carreira: Décadas de 1990, 2000, 2010 e atual;
  • Gênero: Música eletrônica (house, techno, drum and bass, funk e dance, principalmente);
  • Resultado comercial:
  • Religião:


ETIENNE NO YOTUBE


MAIS MÚSICA ELETRÔNICA


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/%C3%89tienne_de_Cr%C3%A9cy
  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Motorbass
  • Universal Music (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagens

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGRICULTURA E PECUÁRIA

MASSEY FERGUSON MF 265

MASSEY FERGUSON MF 290

MASSEY FERGUSON MF 275

TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)