ÓLEO DE LARANJA (AGRICULTURA)

ÓLEO DE LARANJA
DEFENSIVOS AGRÍCOLAS
ADJUVANTES AGRÍCOLAS
SURFACTANTES


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Logo acima, o F-Citrus é um óleo de laranja produzido pela Forplant, que possui em sua fórmula o limoneno, um produto natural obtido a partir da casca de laranja. Logo abaixo, o Tanker L é um óleo de laranja produzido pela West Fertilizantes, que também possui limoneno em sua fórmula. Ambos os produtos estão disponíveis pela Agrícola Malu, que atende a região sul de Mato Grosso do Sul, incluindo os municípios de Dourados, Fátima do Sul, Vicentina, Jateí, Glória de Dourados, Deodápolis, Ivinhema, Angélica e Nova Andradina.

O óleo de laranja é um adjuvante agrícola de origem biológica, ou seja, um insumo agrícola biológico usado em larga escala no preparo de caldas para pulverização de lavouras com fertilizantes foliares e/ou defensivos agrícolas (pesticidas, fitossanitários, praguicidas e agrotóxicos), incluindo os inseticidas, os herbicidas, os fungicidas, os acaricidas, os nematicidas, os rodenticidas e os bactericidas. Ele é um adjuvante agrícola usado em larga escala, atualmente, aqui no Brasil, principalmente para tornar possível e/ou facilitar a pulverização de lavouras com fertilizantes foliares e/ou defensivos agrícolas, pois possui ação espalhante da calda pulverizada sobre a lavoura.


Ele é um produto ambientalmente sustentável, utilizado principalmente durante o preparo da calda de fertilizante foliar e/ou defensivo agrícola, adicionado durante o preparo da calda, principalmente para tornar a calda mais homogênea e adequada para o processo de pulverização, tanto por meio de pulverizador acoplado e tracionado pelo trator, quanto por meio de pulverizador autopropelido e até por meio do avião agrícola e do drone agrícola, pois, durante e após o processo de pulverização, ele possui ação surfactante, ou seja, aumenta a superfície de contato entre as gotas pulverizadas e a superfície das folhas das plantas, diminuindo assim a tensão superficial da gota e facilitando a absorção da calda pela planta.


Além disso, o óleo de laranja é um produto adjuvante agrícola de origem natural, portanto não agride a natureza, pois é um subproduto natural da produção agroindustrial de suco de laranja, obtido a partir das cascas de laranja utilizadas para produção do suco de fruta. Ele possui propriedades naturais que trazem benefícios às plantas que recebem a pulverização, pois a calda pulverizada é melhor assimilada e aceita pelos vegetais, causando menos danos às plantas, em comparação com produtos adjuvantes equivalentes, mas à base de petróleo, como o óleo mineral, por exemplo, caso seja aplicado em doses excessivas.


CONCEITO E CONTEXTO

Para quem não sabe (este blog tem muitos leitores em idade escolar, do ensino fundamental e médio e estudantes de ensino superior), os defensivos agrícolas, de modo geral, são produtos químicos, físicos ou biológicos utilizados no controle ou extermínio de seres vivos considerados nocivos às atividades de agricultura, agroindústria e pecuária, conhecidos também como agrotóxicos, pesticidas, herbicidas, praguicidas e produtos fitossanitários.


Não confunda o defensivo agrícola líquido com o fertilizante foliar líquido, são coisas diferentes, pois os defensivos são utilizados no controle ou extermínio de insetos, roedores, bactérias, fungos, ácaros e ervas daninhas, por exemplo, enquanto o fertilizante foliar pode ser utilizado para fornecer nutrientes diretamente às plantas, por meio de pulverização sobre as suas folhas.


De modo geral, o espalhante é um adjuvante agrícola (produto agrícola que auxilia o preparo e/ou aplicação de outros produtos agrícolas) que facilita o preparo da calda e a aplicação dos fertilizantes foliares e defensivos agrícolas em geral, como, por exemplo, inseticidas, herbicidas e fungicidas, em diversas culturas, como milho e soja, por exemplo. A sua função é reduzir a tensão superficial das gotas da calda pulverizada sobre a lavoura, permitindo que o produto se espalhe melhor sobre a folha da planta.


O espalhante adesivo, como o óleo de laranja, por exemplo, é um tipo de adjuvante agrícola que pertence ao grupo dos surfactantes, ele age modificando as propriedades físicas do líquido, como a superfície. A princípio, ele não altera o pH e pode ser misturado com segurança com outros defensivos agrícolas e/ou fertilizantes foliares.


De modo geral, os benefícios do uso de espalhantes adesivos, como o óleo de laranja, por exemplo, incluem os seguintes:
  • Aumento da absorção dos produtos;
  • Redução de desperdícios;
  • Melhora da distribuição do produto sobre a folha;
  • Maior área de contato do produto com a folha;
  • Maior resistência à lavagem por chuva e orvalho;
  • Economia de produtos;


O ÓLEO DE LARANJA

De modo geral, o óleo de laranja é um adjuvante agrícola que possui em sua fórmula o d-limoneno ou simplesmente limoneno, além de possuir também as propriedades de espalhante, penetrante, dispersante e homogeneizante da cauda. Ele melhora a absorção e translocação dos produtos adicionados à água para formação da calda agrícola.


Entre os benefícios do óleo de laranja estão os seguintes: 1 - Reduz da tensão superficial da gota pulverizada, facilitando a absorção foliar (da folha); 2 – Permeabiliza (permite a absorção de umidade) a camada cerosa das folhas para melhor e mais rápida absorção dos produtos presentes na calda de pulverização; 3 – Possui efeito desincrustante (que causa entupimento), ou seja, ele remove a sujeira acumulada nos dutos, filtros e bicos do pulverizador agrícola; 4 – Aumenta a eficiência do inseticida da calda no controle de diversas pragas; 5 - Aumenta a penetração na cutícula foliar sem retirar a camada cerosa da folha; 6 - É repelente de roedores e insetos, pois o odor cítrico do óleo de laranja pode ser utilizado para repelir animais indesejados, como roedores e insetos, por exemplo. A aplicação do óleo em áreas específicas pode ajudar a manter roedores e insetos afastados das plantações.


O óleo de laranja é um produto derivado da casca de laranja, ou seja, é um subproduto da agroindústria de produção de suco de laranja, e possui diversos usos na agricultura. Ele contém compostos naturais, como o d-limoneno, que possuem propriedades inseticidas e pesticidas naturais, ou seja, ele auxilia os demais produtos repelentes de insetos e agrotóxicos utilizados no extermínio e/ou controle de insetos, reduzindo assim a necessidade de alta concentração de agrotóxicos químicos nas lavouras. Em outras palavras, ele é um inseticida natural usado para controlar pragas em lavouras, incluindo as lavouras de soja e milho.


Ele pode ser usado como um inseticida natural para controlar pragas em plantações, pois o d-limoneno presente no óleo atua como um agente repelente contra insetos, como pulgões, ácaros e formigas, por exemplo. Além disso, o óleo de laranja também pode ajudar no controle de doenças fúngicas e bacterianas em plantas, pois ele possui propriedades antifúngicas e antibacterianas que podem auxiliar na prevenção e combate a infecções causadas por patógenos.


Em outras atividades produtivas, além da agricultura, o óleo de laranja pode ser utilizado como solvente orgânico e pode ser utilizado para remover resíduos de adesivos, tintas e outros produtos químicos das superfícies. Além disso, ele é uma alternativa mais natural e menos tóxica em comparação com os solventes convencionais.


AGRÍCOLA MALU

A Agrícola Malu, localizada em Fátima do Sul – M.S., é representante das marcas Forplant (F-Citrus, óleo de laranja), West Fertilizantes (Tanker L, óleo de laranja), ML Fertilizantes (Fertimix / Biomix e Bio Amino / Amino 20, ambos fertilizantes foliares), Biomatrix / Helix (sementes de milho), BiotrakX (Ativuz Bio, um bioinseticida, e Glopper, um fungicida), Fertimacro / Caltec (óxidos fertilizantes sólidos, granulados e em pó) e Bioma (Vector, um bioinseticida), dentre outras marcas e produtos.


A empresa atende os produtores rurais da região sul de Mato Grosso do Sul, incluindo os municípios de Dourados, Fátima do Sul, Vicentina, Glória de Dourados, Jateí, Deodápolis, Ivinhema, Angélica e Nova Andradina.


Contato (zap e fone): (67) 99929-3494 (falar com Jane)


VEJA TAMBÉM


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Blog CTF: Imagens próprias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGRICULTURA E PECUÁRIA

MASSEY FERGUSON MF 265

MASSEY FERGUSON MF 290

MASSEY FERGUSON MF 275

TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)