SCANIA 113
SCANIA 113
SCANIA 113H OU T 113H (BICUDO)
SCANIA 113H OU R 113H (CARA
CHATA)
SCANIA DO BRASIL
REI DAS ESTRADAS (APELIDO)
FAMÍLIA SCANIA 113
SÉRIE 3
INTRODUÇÃO
O nome Scania 113 foi utilizado pela gigante sueca Saab-Scania AB para sua linha clássica de veículos de transporte rodoviário de cargas pesadas, criada na década de 1980 na Suécia, desenvolvida e fabricada em larga escala na Suécia e no Brasil, nas décadas de 1980 e 1990, pela fabricante sueca e pela sua subsidiária brasileira Saab-Scania do Brasil, se tornando um dos principais produtos da empresa no segmento de caminhões pesados e semi-pesados na época
Os seus
principais concorrentes no Brasil, na década de 1990, foram o caminhão
semi-pesado e pesado Volvo NL10 340,
o caminhão semi-pesado e pesado Mercedes-Benz
LS 1630, o caminhão semi-pesado e pesado Volvo NL12 360 e o caminhão semi-pesado e pesado Mercedes-Benz LS 1935.
Todos esses
modelos concorrentes citados não são mais fabricados.
A SCANIA AB
A centenária Scania AB é uma grande fabricante sueca de caminhões pesados para transporte rodoviário de cargas, conjuntos de chassis / motores de ônibus para transporte de passageiros, motores estacionários a diesel, inclusive para geradores de energia elétrica, e motores a combustão interna para embarcações.
Ela possui
várias subsidiárias fabricantes de caminhões, chassis e motores, inclusive na França, na Holanda, na Tailândia,
na China, na Índia, na Argentina, na Polônia, na Finlândia e, é claro, no Brasil.
Essa
tradicionalíssima empresa europeia é uma das maiores fabricantes de utilitários
pesados para transporte rodoviário de cargas e conjuntos de chassis / motores
para transporte rodoviário de passageiros do mundo. Ela é uma das mais antigas
fabricantes caminhões do mundo, com os seus primeiros modelos de caminhões, com
a marca Scania-Vabis, fabricados na Europa Ocidental a partir da década de
1910.
Ela foi
fundada na Suécia, em 1911, a partir da fusão da Vagnfabriks (Vabis), uma
fabricante de vagões ferroviários, e da Maskinfabriks (Scania), uma fabricante
de bicicletas, dando origem assim à Scania-Vabis, que passou a atuar na
fabricação de automóveis e caminhões, num primeiro momento, inclusive
fabricando o Jeep Willys e o Volkswagen Fusca, sob licença, para, a partir de
1969, se fundir com a tradicional fabricante sueca de automóveis e aviões Saab
AB, dando origem à Saab-Scania AB, quando passou a atuar de forma independente,
até 1995, até ser comprada pelo Grupo
Volkswagen, na década de 2000.
Aqui no
Brasil, a então multinacional europeia Scania-Vabis passou a atuar,
inicialmente, a partir da década de 1950, por meio de importação de caminhões
novos parcialmente montados, por meio de um acordo de importação e
representação assinado com o grupo brasileiro Vemag – Veículos e Máquinas
Agrícolas, inicialmente com a construção de uma fábrica (na verdade uma
montadora) em São Paulo - S.P., até assumir definitivamente, a partir da década
de 1960, o controle total das operações no Brasil, inicialmente com a
construção e inauguração da sua fábrica de caminhões em São Bernardo do Campo -
S.P., em 1962, a sua primeira grande fábrica fora da Europa.
Por razões
óbvias, a matriz sueca Scania AB anunciou recentemente que está abandonando o
mercado russo de utilitários para transporte de cargas...
O GRUPO VOLKSWAGEN
O gigante alemão Grupo Volkswagen é um dos maiores fabricantes de automóveis e utilitários do mundo, incluindo caminhões e conjuntos de chassis / motores para ônibus. Também fazem parte do Grupo Volkswagen a Porsche, famosa fabricante de automóveis esportivos de alto luxo, a Scania e a MAN, duas grandes e conhecidas fabricantes de caminhões para transporte rodoviário de cargas, a Audi, uma das maiores e mais conceituadas fabricantes de automóveis de alto luxo do planeta, a Lamborghini, uma fabricante italiana de automóveis esportivos de alto luxo, a Seat, uma fabricante espanhola de automóveis populares, e a Ducati, fabricante de motos de alta performance.
Em 2017, por
exemplo, o Grupo Volkswagen foi o maior fabricante de automóveis do planeta,
com mais de 10.400.000 unidades fabricadas, incluindo os números de vendas da
Audi, da Seat e da Porsche. Em 2019, o Grupo Volkswagen fabricou mais de
11.000.000 de unidades, com mais de € 234 bilhões de receita bruta (o equivalente
a mais de US$ 262 bilhões) e mais de 640.000 empregados, enquanto a Volkswagen do Brasil, por exemplo, uma
de suas principais subsidiárias, foi a segunda maior fabricante de automóveis
do Brasil, com mais 414.000 unidades fabricadas.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
O nome Scania 113 foi usado pela fabricante sueca Saab-Scania AB e sua subsidiária brasileira Saab-Scania do Brasil para sua linha clássica de veículos para transporte rodoviário de cargas médias e pesadas, fabricado em larga escala em uma única geração, inicialmente na Suécia, a partir de 1987, e, em seguida, a partir de 1991, lançado no Brasil, tornando-se um grande sucesso de vendas aqui, em parte pela sua mecânica robusta e confiável e em parte pelo baixo número de concorrentes a sua altura, como, por exemplo, o Volvo NL10 / Volvo NL12 e Mercedes-Benz LS 1630 / Mercedes-Benz LS 1935, com pesos brutos máximos de tração de até 45.000 kg, no caso específico dos cavalos mecânicos.
Apelidada
carinhosamente por caminhoneiros e transportadoras como Rei das Estradas, em razão de suas qualidades mecânicas, ela foi
uma das mais populares e confiáveis famílias de caminhões para transporte
rodoviário de cargas pesadas do Brasil, principalmente nas décadas de 1990 e 2000,
fabricada em larga escala no município de São Bernardo do Campo, na Região
Metropolitana de São Paulo, em uma das maiores e mais modernas fábricas de
caminhões do Brasil na época.
Esses modelos
da família Scania 113, fabricada aqui no Brasil durante a década de 1990, formada
principalmente por caminhões pesados e semi-pesados, tanto nos formatos de
chassis rígidos quanto cavalos mecânicos, não devem ser confundidos com os
modelos antecessores de caminhões Scania
112, fabricados na década de 1980, de formato externo bem semelhante,
embora com um número significado de diferenças técnicas, principalmente na
mecânica.
Essa família Scania
113, da década de 1990, teve versões com cabine recuada, apelidadas carinhosamente
de Bicudo, e versões com cabine
avançada, apelidadas aqui no Brasil de Cara
Chata, mas grande parte das especificações técnicas dessas versões é
semelhante, quando não idêntica, principalmente a parte mecânica, elétrica,
pneumática e eletrônica.
No caso
específico da família Scania 113, foram fabricados em série, aqui no Brasil,
pelo menos quatro modelos, o Scania T
113H, de cabine recuada, tanto simples quanto leito, um dos mais vendidos
aqui no Brasil, com tração 4X2 e com algumas opções de motores, sendo a principal
delas a Scania DSC11-23, turbodiesel
e intercooler, um grande motor com seis cilindros em linha, com 11.000
cilindradas e injeção direta, com 360 cavalos de potência e 165 kgfm de torque;
o Scania T 113E, uma versão com
tração 6X2, também de cabine recuada, simples ou leito, também com algumas
opções de motores, incluindo o Scania DSC11-23 turbodiesel; o Scania R 113H, de cabine avançada, tanto
simples quanto leito, que, embora, curiosamente, sendo melhor no aspecto
técnico vendeu menos, uma versão com tração 4X2 e também com algumas opções de
motores, incluindo a Scania DSC11-23; e, finalmente, o Scania R 113E, também de cabine avançada, simples ou leito, com
tração 6X2, também com algumas opções de motores, incluindo a Scania DSC11-23.
Todos as
versões citadas no parágrafo acima estiveram disponíveis com pelo menos duas
opções de conjunto caixa de câmbio / embreagem, sendo a principal delas a GR881 / K432-6, um câmbio banhado a
óleo, mas com disco de embreagem seco, com acionamento servo-hidráulico, totalizando
10 marchas sincronizadas, com reduzida.
Além da opção
de motores DSC11-23 turbodiesel e intercooler, esses modelos da família Scania
113, citados nos parágrafos acima, estiveram disponíveis também com motor Scania DSC11-21, também turbodiesel e
intercooler, mas com potência e torque um pouco menores, 320 cavalos e 145 kgfm.
Os modelos da
família Scania 113 estão classificados na categoria dos caminhões semi-pesados
e pesados.
CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
A família de caminhões semi-pesados e pesados Scania 113, da década de 1990, faz parte da 4ª geração de caminhões da famosa fabricante sueca Scania AB, uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de veículos para transporte rodoviário de cargas do mundo. Essa 4ª geração de caminhões é conhecida internacionalmente como Série 3, da qual também fazem parte as famílias de caminhões semi-pesados Scania 93 e pesados Scania 143, parte dela fabricada e comercializada no Brasil.
LINHAGEM DE CAMINHÕES DA
MARCA SCANIA |
||
DÉCADA |
SÉRIES |
FAMÍLIAS |
1960 e 1970 |
50, 80, 85,
110 e 140 |
L50, L80,
L85, L110 e L140 |
1970 e 1980 |
51, 81, 86,
111 e 141 |
L51, L81,
L86, L111 (Jacaré) e L141 |
1980 |
Série 2 (3ª
geração) |
Scania 82, Scania
112 e Scania 142 |
1990 |
Série 3 (4ª
geração) |
Scania 93,
Scania 113 e Scania 143 |
2000 |
Série 4 (5ª
geração) |
Scania 94,
Scania 114, Scania 124, Scania 144 e Scania 164 |
2010 |
Série PRT-Range
ou PGR (atual geração) |
P (cabine
baixa), G (cabine média) e R (cabine alta) |
A família
Scania 113 foi criada na Suécia, na década de 1980, desenvolvida na Europa e no
Brasil, nas décadas de 1980 e 1990, e fabricada principalmente na Suécia e no
Brasil, nas décadas de 1980 e 1990, totalizando mais de 36.000 unidades
fabricadas no Brasil, por exemplo, entre 1991 e 1998, principalmente as versões
com cabine recuada, uma preferência do mercado brasileiro na época, ainda não
acostumado com as versões de cabine avançada.
Mas para
entender a família Scania 113, da década de 1990, é preciso recuar um pouco no
tempo e falar um pouco sobre a família Scania 112, da década de 1980, que é a
antecessora da família Scania 113, pois uma parte significativa (cerca de 50%)
da mecânica, da estrutura e dos sistemas elétrico, eletrônico, hidráulico e
pneumático teve origem na família Scania 112, embora, segundo o fabricante,
trata-se de modelos de caminhões quase totalmente diferentes, com mais de 200 modernizações, mudanças e aprimoramentos, principalmente na mecânica e nos sistemas.
Em 1981, a
Scania do Brasil iniciou a fabricação seriada dos modelos de caminhões
semi-pesados e pesados Scania 112, com bonita carroceria / cabine recuada com
design italiano do famoso e renomado estúdio Giugiaro, com capô do motor basculante e em fibra de vidro, com
para-lamas integrado; com pelo menos duas opções de motores, uma de 203 cavalos
e outra de 296 cavalos; três distâncias entre-eixos, de 3,8 metros a 5,4
metros; quatro opções de chassis, com longarinas com espessura variando entre 8
milímetros até 17 milímetros; câmbio de 5 ou 10 marchas sincronizadas; e tração
4X2, 6X2 ou 6X4; dentre outras especificações.
Essa família
foi um sucesso de vendas na década de 1980, inclusive na Europa e no Brasil, mas
precisava ser substituída por outra família mais moderna. Assim, durante a
década de 1980, a gigante sueca Saab-Scania AB iniciou o projeto Scania 113, utilizando
como base a família Scania 112, mas com inúmeras modernizações e melhorias mecânicas,
elétricas, eletrônicas, hidráulicas e pneumáticas, incluindo novos bloco,
cabeçote, coletor e válvulas de escape, anéis de pistão, turbocompressor, bomba
injetora direta e bicos injetores, nova embreagem, com carroceria / cabine com chapas
de aço galvanizado ou zincado; dentre outras mudanças.
Foi um sucesso
imediato de vendas.
MODELOS DA FAMÍLIA 113
Aqui no Brasil, a família de caminhões semi-pesados e pesados Scania 113 é formada por pelo menos quatro modelos, sendo pelo menos dois com cabine convencional ou recuada, conhecida também como “bicuda”, ou seja, com motor à frente da posição do motorista, em um volume separado, inclusive com opções de cabine estendida ou cabine leito.
Curiosamente,
a família Scania 113 esteve disponível no Brasil, na década de 1990, com opções
de cabine avançada, mais vantajosa tecnicamente, inclusive com capacidade de
carga maior e/ou menor consumo de combustível, mas vendeu menos que as versões “bicudas”,
pois as transportadoras brasileiras e os caminhoneiros autônomos ainda tinham
algum preconceito ou resistências às versões “cara chata”.
A família
Scania 113 foi uma das melhores opções de cavalos mecânicos para transporte
rodoviário de cargas semi-pesadas e/ou pesadas da década de 1990, aqui no
Brasil. O modelo Scania T 113H 4X2, por
exemplo, foi um dos mais icônicos caminhões para transporte rodoviário de
cargas do Brasil, muito elogiado por sua robustez e durabilidade, praticidade,
confiabilidade mecânica, performance combinada com consumo moderado de
combustível e até conforto interno, com boa ergonomia e espaço interno.
Opcionalmente,
algumas versões mais caras da família Scania 113, como a Scania T 113H Topline, por exemplo, estavam disponíveis com uma variedade de
itens de segurança, conforto e desempenho, incluindo ar condicionado; cinto de
segurança de três pontos para motorista; trava central elétrica e vidro de
acionamento elétrico; cabine estendida com leito e teto elevado; faróis
auxiliares; coluna de direção ajustável; isolamento acústico melhorado;
suspensão a ar; e freios ABS, com o retardador de freios; dentre outros itens.
Entre as
versões principais da família Scania 113, fabricadas aqui no Brasil, estão as seguintes:
- Scania T 113H (a letra H significa dois ou três eixos, geralmente dois, sendo o dianteiro direcional e o traseiro para tração), com motor Scania DSC11-23, turbodiesel de quatro tempos, com intercooler, seis cilindros em linha e injeção direta de combustível, com 360 cavalos de potência e 165 kgfm de torque, com tração 4X2 traseira (toco), direção hidráulica e cabine curta, mas com opção de cabine estendida ou cabine leito, com peso bruto total de tração de até 60 toneladas, porém limitado na época pela Lei da Balança.
- Scania T 113E (a letra E significa três eixos, sendo o dianteiro direcional e um ou dois traseiros para tração), também com motor Scania DSC11-23, com as mesmas especificações, incluindo potência e torque, com tração 6X4 traseira (traçado) ou tração 6X2 traseira (trucado), direção hidráulica e cabine curta, mas com opção de cabine estendida ou cabine leito, com peso bruto total de tração de até 80 toneladas, porém limitado na época pela Lei da Balança.
- Scania R 113H, uma versão melhorada da família, também com motor Scania DSC11-23, com as mesmas especificações, incluindo potência e torque, com tração 4X2 traseira (toco), direção hidráulica e cabine curta, mas com opção de cabine estendida ou cabine leito, com peso bruto total de tração de até 60 toneladas, porém limitado na época pela Lei da Balança.
- Scania R 113E, uma versão melhorada da família, também com motor Scania DSC11-23, com as mesmas especificações, incluindo potência e torque, com tração 6X4 traseira (traçado) ou tração 6X2 traseira (trucado), direção hidráulica e cabine curta, mas com opção de cabine estendida ou cabine leito, com peso bruto total de tração de até 80 toneladas, porém limitado na época pela Lei da Balança.
Lembre-se que
para o serviço pesado o mais importante é o torque, nem tanto a potência.
MERCADO
A família de caminhões pesados e semi-pesados Scania 113 foi um grande sucesso de vendas da marca Scania no Brasil, na década de 1990. A maioria das unidades de caminhões fabricadas dessa família ainda está em condições de uso. É uma das famílias de caminhões mais icônicas do Brasil, ainda hoje muito presente em rodovias brasileiras no transporte de cargas médias e pesadas. É muito comum ver exemplares dessa família em rodovias brasileiras, transportando cargas por todo o país.
Os preços dos
exemplares usados variam entre R$ 100 mil até 250 mil, dependendo do estado de
conservação do veículo, dependendo da motorização e potência, dependendo da
configuração de chassi / eixos / tração e dependendo do número de opcionais.
Note que se trata de modelos bem valorizados no mercado de usados,
principalmente em razão de sua praticidade e confiabilidade mecânica, com
alguns relatos de modelos que chegaram a 3.000.000 de quilômetros rodados e
ainda em condições de uso.
Na época,
durante a década de 1990, o mercado de caminhões leves, médios e pesados era
praticamente dominado no Brasil por marcas fortes, como Scania, Mercedes-Benz, Ford e Volvo,
com modelos de caminhões movidos a diesel. Na década de 2000, a Scania do
Brasil deu um passo adiante, trazendo ao Brasil a 5ª geração de caminhões
semi-pesados e pesados, formada pela Série 4, principalmente pelas famílias Scania 94, Scania 114 e Scania 124, também bem vendidas aqui.
No caso
específico da família de caminhões Scania 113, da categoria dos semi-pesados e
pesados, foram mais de 36.300 unidades fabricadas no Brasil, entre 1991 e 1998.
Essa família de caminhões faz parte da Série 3, a 4ª geração de caminhões da
marca sueca Scania, iniciada na década de 1980, na Suécia, e 1990, no Brasil,
formada por caminhões com cabine ou habitáculo de formato convencional,
conhecidos popularmente como Bicudos, ou seja, com motor à frente da cabine do
motorista, e cabine avançada, conhecida popularmente como Cara Chata.
Eles têm capacidade
para transportar o motorista e um ou dois ajudantes ou acompanhantes, com
conforto razoável. Eles apresentam um bom desempenho para uso diário, mas
abaixo da performance apresentada pelas opções mais modernas e sofisticadas de
caminhões, é claro. Só pra se ter uma ideia, na época, na década de 1990, a
potência máxima dos caminhões pesados disponíveis no Brasil pelas grandes
marcas Scania, Mercedes-Benz e Volvo, variava entre 350 cavalos e 450 cavalos,
e hoje em dia, essa potência pode chegar a incríveis 700 cavalos, em alguns
casos.
Atualmente, a
Scania do Brasil é uma das líderes nacionais na fabricação de chassis para
caminhões semipesados e pesados. Ela também é mundialmente conhecida pela alta
qualidade na fabricação de caminhões e uma das líderes mundiais em inovação
tecnológica na fabricação de conjuntos de chassis / motores para veículos
coletivos para transporte rodoviário de passageiros. Ela atende o mercado
latino-americano por meio de 145 concessionárias, principalmente no Brasil, na
Argentina e no México.
Aqui no
Brasil, a produção total de caminhões em 2017, por exemplo, foi de quase 52.000
unidades, com as principais fabricantes Mercedes-Benz
do Brasil, Volkswagen / MAN, Ford do Brasil, Volvo e Scania, nesta ordem decrescente, considerando unidades fabricadas,
conseguindo praticamente dominar o mercado nacional, com mais de 90% do market
share, enquanto as demais continuavam se esforçando para ganhar terreno, dentre
elas algumas notáveis, a Iveco, a Agrale, a DAF, a Hyundai e a Kia, estas duas pertencentes ao mesmo
grupo sul-coreano Hyundai.
MERCADO BRASILEIRO DE UTILITÁRIOS DE CARGA RODOVIÁRIA (2017) |
||
FABRICANTE |
UNIDADES |
PARTICIPAÇÃO |
Mercedes-Benz |
+ d
15.000 |
Cerca
de 29% |
Volkswagen / MAN |
+ d
14.000 |
Cerca
de 28% |
Ford do Brasil |
+
de 7.800 |
Cerca
de 15% |
Volvo |
+
de 5.900 |
Cerca
de 11% |
Scania |
+
de 5.700 |
Cerca
de 11% |
Iveco (Grupo CNH) |
+
de 1.900 |
Cerca
de 4% |
DAF |
+ d
1.040 |
Cerca
de 2% |
Agrale |
+ d
110 |
Cerca
de 0,5% |
Nota: Os
números são aproximados e/ou arredondados. Há algum tempo a Ford do Brasil anunciou a intenção de
parar a sua fabricação de caminhões. A Agrale é uma marca brasileira. A
fabricante chinesa Sinotruk encerrou
em 2016 suas atividades de importação / comercialização de veículos utilitários
no Brasil.
Em 2023, por
exemplo, foram vendidos no Brasil mais de 100.000 unidades de caminhões pesados, semi-pesados, médios e leves. Esse cenário passou por algumas mudanças, com as marcas Iveco e DAF
ganhando mercado, principalmente em razão da qualidade dos seus produtos e da saída da marca Ford do mercado brasileiro de caminhões, alguns anos atrás, o que deixou mais espaço para elas crescerem.
MERCADO BRASILEIRO DE UTILITÁRIOS DE CARGA RODOVIÁRIA (2023) |
||
FABRICANTE |
UNIDADES |
PARTICIPAÇÃO |
Volkswagen
/ MAN |
+ d
27.000 |
Cerca
de 25% |
Mercedes-Benz |
+ d
26.200 |
Cerca
de 25% |
Volvo |
+
de 19.600 |
Cerca
de 18% |
Scania |
+
de 12.400 |
Cerca
de 11% |
Iveco
(Iveco Group) |
+
de 9.300 |
Cerca
de 9% |
DAF |
+
de 8.300 |
Cerca
de 8% |
Agrale |
+ d 90 |
Cerca
de 0,5% |
. |
|
|
Abaixo, o
critério adotado nacionalmente pela Anfavea
– Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores para
diferenciar as categorias ou segmentos de utilitários pesados, semi-pesados, médios
e leves para transporte rodoviário e/ou urbano de cargas:
CRITÉRIO DE SEGMENTAÇÃO DE CATEGORIAS DE UTILITÁRIOS |
||
CATEGORIA |
PBT (PESO BRUTO) |
OBSERVAÇÃO |
Furgões |
|
|
Chassi cabine |
Até
3,5 toneladas |
|
Semileve |
De
3,5 ton. até 6 toneladas |
|
Leve |
De
6 ton. até 10 toneladas |
|
Médio |
De
10 ton. até 15 toneladas |
|
Semipesado |
De
15 ton. até 45 toneladas |
|
Pesado |
A
partir de 45 toneladas |
|
Cavalo mecânico |
|
|
Fonte: Anfavea
FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
SCANIA R 113E (6X4)
- Cabine: Simples ou estendida / leito;
- Assentos: 1 motorista e 1 ou 2 auxiliares ou acompanhantes;
- Tipo: Cavalos mecânico, dentre outras opções;
- Entre-eixos: 3,8 metros e 4,6 metros;
- Motorização: DSC11-23 turbodiesel de 11 litros, com intercooler, 6 cilindros em linha e injeção direta de combustível;
- Taxa de compressão:
- Potência / torque: 360 cavalos e 165 kgfm;
- Arrefecimento:
- Motorização: DSC11-21 turbodiesel de 11 litros, com intercooler, 6 cilindros em linha e injeção direta de combustível;
- Taxa de compressão:
- Potência / torque: 320 cavalos e 145 kgfm;
- Arrefecimento: 47 litros;
- Câmbio: GR881 / K432-6, banhado a óleo, totalizando 10 marchas à frente;
- Embreagem: Monodisco a seco, com acionamento hidráulico;
- Direção: Hidráulica;
- Sistema elétrico:
- Alternador:
- Baterias:
- Suspensão dianteira:
- Suspensão traseira:
- Chassi:
- Freio principal:
- Freio reboque:
- Freio motor:
- Rodas e pneus:
- Tanques: 1 X 300 litros (de série);
- Tomada de força:
- Peso bruto total do cavalo: 37.000 kg;
- Peso bruto máximo de tração: 80.000 kg (limitado pela lei);
- Peso vazio do cavalo: 9.400 kg;
- Payload ou carga paga: + ou – 27 toneladas, dependendo do peso da carreta;
- Preço: R$
SCANIA R 113H (6X2)
- Cabine: Simples ou estendida / leito;
- Assentos: 1 motorista e 1 ou 2 auxiliares ou acompanhantes;
- Tipo: Cavalos mecânico, dentre outras opções;
- Entre-eixos: 3,4 metros;
- Motorização: DSC11-33 turbodiesel de 11 litros, com intercooler, 6 cilindros em linha e injeção direta de combustível;
- Taxa de compressão:
- Potência / torque: 360 cavalos e 165 kgfm;
- Arrefecimento:
- Motorização: DS11-75 turbodiesel de 11 litros, com 6 cilindros em linha e injeção direta de combustível;
- Taxa de compressão:
- Potência / torque: 310 cavalos e 135 kgfm;
- Arrefecimento: 47 litros;
- Filtro de ar: A seco, de papel;
- Câmbio: GR881 / K432-6, banhado a óleo, totalizando 10 marchas à frente;
- Embreagem: Monodisco a seco, com acionamento hidráulico;
- Direção: Hidráulica;
- Tomada de força: EGR-877;
- Árvore de transmissão: T70 ou P40, tubular, com cardan dinamicamente balanceado;
- Sistema elétrico:
- Alternador:
- Baterias:
- Suspensão dianteira:
- Suspensão traseira:
- Chassi:
- Freio principal:
- Freio reboque:
- Freio motor:
- Rodas e pneus:
- Tanques: 1 X 300 litros (de série);
- Tomada de força:
- Peso bruto total do cavalo: 26.500 kg (de série) ou 27.000 kg (opcional);
- Peso bruto máximo de tração: 60.000 kg (limitado pela lei);
- Peso vazio do cavalo: 7.400 kg;
- Payload ou carga paga: + ou – 19 toneladas, dependendo do peso da carreta;
- Preço: R$
ONDE COMPRAR
- Mercado Livre (classificados): https://www.mercadolivre.com.br/
- OLX Brasil (classificados): https://www.olx.com.br/brasil
- Caminhões e Carretas: https://www.caminhoesecarretas.com.br/
- Shop Car (classificados): https://www.shopcar.com.br/
- MF Rural (classificados): https://www.mfrural.com.br/
VEJA TAMBÉM
- Amazônia
- ATR-42
- ATR-72
- Informática (Parte 1)
- Saab JAS 39 Gripen NG
- Navegadores (Informática)
- Beechcraft Corporation
- Agricultura e Pecuária
- Pesos e Medidas
- Ônibus Espacial
- Ivermectina (Agropecuária)
- Oxitetraciclina (Agropecuária)
- Cessna 208B Grand Caravan
- Cessna Citation
- Nota Fiscal
- Gesso Agrícola (Agricultura e Pecuária)
- Bombardier Learjet
- Apicultura (Mel e Própolis)
- Neiva (Indústria Aeronáutica)
- Cirrus Aircraft
- Satélites (Telecomunicações)
- Gastrite (Medicina)
- Indústria Automobilística
- Mastite Bovina (Agropecuária)
- Informática (Parte 2)
- Embraer EMB-110 Bandeirante
- Nutrientes (Medicina e Veterinária)
- Agronegócios / Agribusiness (Economia)
- Aquecimento Global
- Embraer KC-390 (Força Aérea Brasileira)
- Bombardier (Indústrias de Veículos)
- Embraer
- Ordenhadeira Mecânica (Agropecuária)
- Injeção Eletrônica (Mecânica)
- Transportes no Brasil (Logística)
- Energia Solar Fotovoltaica
- Trator Ford 6600
- Sade (Música)
- Energia Elétrica
- Boeing 737
- Paul Mauriat (Música)
- Conexão ADSL (Telecomunicações)
- Aeroporto Campo de Marte
- Material Composto
- Segurança Privada
- Massey Ferguson MF 275
- Medroxiprogesterona (Medicina e Veterinária)
- Produção Florestal
- Echostar Corporation
- Contratos (Direito)
- Drones
- Nobreak (Informática)
- Propoxur (Veterinária)
- Massey Ferguson MF 290
- Fatores de Produção (Administração)
- Piper Aircraft
- James Bond (Cinema)
- Doramectina (Agropecuária)
- Embarcações (Indústria Naval)
- Propoxur (Veterinária)
- Massey Ferguson MF 290
- Roteadores (Telecomunicações)
- Trator Ford 6610
- Aeroporto de Congonhas
- Aeroporto Santos Dumont
- Iodophor (Agropecuária)
- Esquizofrenia (Psicologia)
- Embraer EMB-314 Super Tucano
- Embraer AMX (Força Aérea Brasileira)
- Pastagem ou Pasto (Agropecuária)
- Maconha (Segurança Pública)
- Ford do Brasil
- Airbus A320
- General Motors do Brasil
- FAB - Força Aérea Brasileira
- Capim Elefante Napier (Agropecuária)
- Leguminosa Soja Perene (Agropecuária)
- Capim Massai (Agropecuária)
- Capim MG7 Tupã (Agropecuária)
- Capim MG11 Tijuca (Agropecuária)
- Capim Colonião (Agropecuária)
- Capim MG12 Paredão (Agropecuária)
- Sementes Para Pastagens (Agropecuária)
- Leguminosa Mucuna Preta (Agropecuária)
- Capim Aruana (Agropecuária)
- Capim Andropogon (Agropecuária)
- Capim Tanzânia (Agropecuária)
- Capim MG13 Braúna (Agropecuária)
- Leguminosa Calopogônio (Agropecuária)
- Capim Brachiaria (Agropecuária)
- Capim Tobiatã (Agropecuária)
- Mbps - Megabits por Segundo (Informática)
- Embraer E-190
- Franquia de Internet (Telecomunicações)
- Beechcraft King Air
- Capim Brachiaria Ruziziensis (Agropecuária)
- Chassis Agrale MA Microbus
- Capim Brachiaria Marandu (Agropecuária)
- Capim Áries (Agropecuária)
- Capim Atlas (Agropecuária)
- Crase (Gramática)
- Embraer E-195
- Airbus A321
- Casa C-295 (Força Aérea Brasileira)
- Airbus A319
- Computador (Informática)
- Multiplicação (Matemática)
- Viação Motta (Transporte Rodoviário)
- Capim Brachiária Decumbens (Agropecuária)
- Leguminosa Híbrida Java (Agropecuária)
- Capim MG-5 Xaraés (Agropecuária)
- Capim Brachiaria Llanero (Agropecuária)
- Capim Brachiaria Dictyoneura (Agropecuária)
- Capim Braquiária Humidícola (Agropecuária)
- Capim Brachiaria MG-4 (Agropecuária)
- Elbit Hermes 900 (Força Aérea Brasileira)
- Capim MG-5 Vitória (Agropecuária)
- Aço (Siderurgia)
- Fenitrotion (Agropecuária)
- Stylosanthes Campo Grande (Agropecuária)
- Volkswagen Delivery
- Capim Panicum Mombaça (Agropecuária)
- Açúcar (Agroindústria)
- Música Eletrônica (Indústria Fonográfica)
- Unidade Embraer Botucatu
- Bateria (Química e Física)
- Pepsico do Brasil
- Fertilizante (Agricultura e Pecuária)
- Ford Ranger
- Aeronaves (Indústria Aeronáutica)
- Chevrolet S10
- Úlcera (Medicina)
- Água (Biologia e Química)
- Suplementação Mineral (Pecuária)
- Ford F-250
- Kia Bongo
- Trator Valmet 68
- Conservação de Alimentos (Culinária)
- Aviação Agrícola (Agricultura)
- Álcool (Agroindústria)
- Lockheed Hercules (Força Aérea Brasileira)
- Alumínio (Metalúrgica)
- Antibióticos (Medicina e Veterinária)
- Hyundai HD 80
- Hyundai HD 78
- Aquecedor Solar de Água
- Trator Valmet 88
- Caminhões Mercedes-Benz Atego
- Água Oxigenada (Química)
- Atmosfera (Química e Física)
- IRPF - Imposto de Renda de Pessoa Física
- TOC - Transtorno Obsessivo Compulsivo
- Navios (Engenharia Naval)
- Barcos (Engenharia Naval)
- Bicicleta (Ciclismo)
- Mata Bicheiras (Agropecuária)
- Atmosfera Terrestre
- Trator Valmet 118
- Trator Ford 4610 (Agropecuária)
- Trator Valmet 1180
- Modem (Telecomunicações)
- Trator Ford 5610 (Agropecuária)
- Massey Ferguson MF 235
- Embraer EMB-203 Ipanema
- Aquífero Guarani (Geografia)
- Ford Pampa
- Trator Ford 4600
- Massey Ferguson MF 275 Advanced
- Trator Valmet 985
- Trator CBT 2105
- Irrigação de Pastagem (Pecuária)
- Trator Ford 7610 (Agropecuária)
- Massey Ferguson MF 296
- Trator Valmet 885
- Chocotone (Culinária)
- Trator CBT 8060
- Massey Ferguson MF 295
- Toyota Hilux
- Plantas Forrageiras (Agropecuária)
- Gramíneas e Leguminosas (Agropecuária)
- Trator CBT 8260
- Massey Ferguson MF 292
- Arado (Agricultura e Pecuária)
- Capim Colonhão (Agropecuária)
- Capim Elefante Paraíso (Agropecuária)
- Capim Elefante Carajás (Agropecuária)
- Chrystian & Ralf (Música)
- Massey Ferguson MF 292 Advanced
- Líder Aviação (Transporte Aéreo)
- Microcomputador (Informática)
- Trator Ford 7810 (Agropecuária)
- Capim Brizantão (Agropecuária)
- Capim Braquiarão (Agropecuária)
- Velocidade de Internet (Informática)
- Capim Braquiária (Agropecuária)
- Panicum Maximum (Agropecuária)
- Trator CBT 8240
- Trator CBT 2400
- Trator CBT 8440
- Massey Ferguson 4780
- Valmet 1380 S
- Massey Ferguson MF 65X
- Massey Ferguson MF 95
- Massey Ferguson MF 85
- Capim Mombaça (Agropecuária)
- Trator CBT 1090
- Trator CBT 1000
- Trator CBT 1065
- Trator CBT 1105
- Blindagem de Automóveis
- Brachiaria MG-5 Vitória
- Trator CBT 1020
- Capim Humidícola (Agropecuária)
- Trator CBT 8450
- Caminhões Mercedes-Benz Axor
- Trator Agrale BX 4.110
- Refrigerador (Conservação de Alimentos)
- Santa Matilde SM-500 CR
- Massey Ferguson MF 297
- Scania L 111 (Jacaré)
- Roberta Miranda (Música)
- Agritech Yanmar 1175
- John Deere 5603
- Trator Agrale 5075
- Trator Yanmar 1050-D
- Trator Yanmar 1040
- Trator Valtra BH 205i G2
- Adubo (Agricultura e Pecuária)
- Estrume ou Esterco (Agricultura)
- Húmus ou Humo (Agricultura)
- New Holland 8030
- New Holland 7630
- New Holland TL 75
- Massey Ferguson MF 55X
- Trator Valmet 1580
- Massey Ferguson MF 4275
- Massey Ferguson MF 4292 HD
- John Deere 5605
- Agritech Yanmar 1185
- Trator CBT 9270
- New Holland TL 85
- Trator Valmet 148
- Pá carregadeira Case W20F
- Trator Valtra A74S
- New Holland TT4.90
- New Holland TT4.75
- Trator Agrale BX 90
- Trator Agrale BX 4.90
- Trator Agrale BX 130
- Trator Agrale BX 100
- Mitsubishi L200
- Sal Para Gado (Agropecuária)
- Santa Matilde SM-400 CR
- Trator Valmet 1580
- Álcool Combustível (Agroindústria)
- New Holland TL5.90
- New Holland TL 95
- Chevrolet Silverado
- Trator Muller TM31
- Plástico (Indústria)
- Trator CBT 8840
- Massey Ferguson MF 299
- Trator Valmet 128
- Trator Valmet 1780
- Pá Carregadeira Case 721E
- Trator Agrale 575 Super
- Yanmar Solis 75
- Trator Mahindra 6075
- Pá Carregadeira Case 621E
- Trator Mahindra 8000S
- Pá Carregadeira Case 821E
- Massey Ferguson MF 4283
- Fenologia (Agricultura)
- Trator Valtra A84S
- A Caçada ao Outubro Vermelho (Filme)
- New Holland TL5.80
- LS Tractor Plus 90
- Case Farmall 90
- LS Tractor Plus 80
- Case Farmall 80
- Aeroporto de Guarulhos
- Trator Mahindra 6065
- Scania S 450
- Jesus (Filme)
- Trator Mahindra 86-110 P
- Carpenters (Música)
- Trator Mahindra 9500S
- Yanmar Solis 90
- Case Farmall 100
- LS Tractors Plus 100
- Petróleo (Economia e Política)
- Suzanne Ciani (Música)
- Massey Ferguson MF 4408
- Massey Ferguson MF 4280 Xtra
- Fatura (Administração de Empresas)
- Duplicata (Administração de Empresas)
- Fiat Ducato
- Compulsão Sexual (Psicologia)
- Trator Mahindra 6060
- Alien - O Oitavo Passageiro (Filme)
- New Holland TL 60
- Blade Runner - O Caçador de Andróides (Filme)
- New Holland TL5.100
- Carreta Graneleira Kuhn Grain Max 32000
- Bloco de Concreto (Construção Civil)
- Massey Ferguson MF 4283 Xtra
- Massey Ferguson MF 4408 S
- Trator Mahindra 2025
- Massey Ferguson MF 283 Advanced
- Massey Ferguson MF 265 Advanced
- Trator Mahindra 5050
- Trator Muller TM25
- Trator Muller TM17
- Trator CBT 2600
- Ennio Morricone (Música)
- Poços de Água (Geologia)
- Trator Valtra A94S
- Nissan Frontier
- Trator Valtra 685
- Missão Impossível (Cinema)
- Estrutura das Madeiras
- Massey Ferguson MF 4410
- Massey Ferguson MF 4409
- Direitos Humanos
- John Deere 5403
- Trator Muller TM14
- Victor & Leo (Música)
- Volkswagen Amarok
- Empilhadeira Case 586H
- Fiat Toro
Atenção: As informações, conceitos e valores (preços) emitidos neste artigo ou página são apenas de caráter informativo e podem não estar absolutamente precisos e rigorosos, pois esse não é o objetivo do blog. Para informações, conceitos e valores mais precisos e rigorosos entre em contato com o fabricante e/ou com seu representante de vendas.
REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE
LEITURA
- Scania do Brasil: https://www.scania.com/br/pt/home.html
- Auto Esporte / Globo.com: https://autoesporte.globo.com/onibus-e-caminhoes/
- Caminhões e Carretas: https://www.caminhoes-e-carretas.com/2020/06/historia-scania-113h-restaurado.html
- QRA Volantão / YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=31s9yo0FHwk
- Juntos no Caminho: https://juntosnocaminho.com.br/scania-113/
- Frota News: https://frotanews.com.br/mercado-de-caminhoes-2023-analise-com-muitos-fatos-revelados-pelos-numeros/
- Wikipedia: https://en.wikipedia.org/wiki/Scania_3-series
- Blog do Caminhoneiro: https://blogdocaminhoneiro.com/2015/03/scania-113-um-futuro-classico/
- Revista Transporte Mundial: https://transportemundial.com.br/113-scania-homenagem/
- Isto É Dinheiro: https://www.istoedinheiro.com.br/scania-suspende-exportacao-de-caminhoes-e-pecas-para-a-russia/
- Caminhoneiro News: https://www.caminhoneironews.com/post/2830/Scania-113H-nunca-saiu-de-fabrica-trucada-%286%D72%29.
- Blog do Caminhoneiro: https://blogdocaminhoneiro.com/2022/07/scania-113h-o-caminhao-mais-famoso-da-scania/
- Planeta Caminhão: https://planetacaminhao.com.br/noticias/ver/3100/confira-o-ranking-das-marcas-de-caminhes-que-mais-venderam-em-2023
- Scania do Brasil (divulgação): Imagens
- Wikimedia: Imagens
Comentários
Postar um comentário
Você pode ajudar voluntariamente a melhorar ainda mais a qualidade geral deste artigo ou conteúdo. Por gentileza, faça um comentário, se achar necessário, se perceber algum equívoco, imprecisão ou erro.