MASSEY FERGUSON MF 4780

MASSEY SÉRIE 4000
MASSEY FERGUSON MF 4780
TRATOR MASSEY 4780 4WD


INTRODUÇÃO

O imponente trator Massey Ferguson MF 4780 é um prático, robusto e muito potente utilitário agrícola de tamanho grande, com eixo alto e tração integral 4X4, para uso geral em propriedades rurais (agricultura e pecuária); agroindústrias; indústrias; mineradoras; na operação diária e em canteiros de obras da construção civil em geral, incluindo infraestruturas de transporte de cargas e passageiros, como portos e rodovias, por exemplo; comercializado no Brasil, nas décadas de 1980 e 1990, inicialmente pela Massey Ferguson do Brasil, e, posteriormente, pelas suas sucessoras Massey Perkins e pela Iochpe Maxion, na época já entre as maiores fabricantes de utilitários agrícolas do Brasil.


Os principais concorrentes do trator Massey Ferguson MF 4780 no mercado nacional e internacional de utilitários agrícolas superpesados nas décadas de 1980 e 1990 foram os tratores grandes de tração 4X4 CASE 4490, Muller TM31, Engesa 1124, CASE Harvester 7488, Caterpillar 930, Engesa 1128, Muller TM14, CASE 621D, Ford FW60, Engesa 815, Muller TM12 e Engesa 918, embora uma parte desses modelos não tenha sido importada por meio de importadores oficiais para o Brasil.


A MASSEY FERGUSON

A Massey Ferguson é, atualmente, uma das maiores e mais tradicionais marcas de utilitários agrícolas do mundo, incluindo tratores e colheitadeiras. A Newcastle Foundry foi fundada no Canadá por Daniel Massey, em 1847, e, posteriormente, na década de 1950, surgiu a Massey Ferguson, que foi a empresa resultante da fusão entre a empresa de Daniel, já com o nome Massey Harris, e a empresa Ferguson, da Inglaterra. Atualmente, essa marca de utilitários agrícolas é propriedade da holding americana AGCO Corporation, que também é proprietária da marca de tratores e colheitadeiras Valtra, também conhecida no Brasil.


A Massey Feguson do Brasil, oficialmente Massey Ferguson Perkins S.A., foi a maior fabricante de tratores do Brasil, ano após ano, desde sua fundação, também na década de 1950, durante a administração pública do então presidente da república Juscelino Kubitschek, como resultado de um plano governamental brasileiro de incentivo à expansão da indústria de veículos e utilitários no Brasil.


Atualmente, os utilitários agrícolas com a marca Massey Ferguson são fabricados pela AGCO do Brasil nos municípios de Canoas, Santa Rosa e Ibirubá, no estado do Rio Grande do Sul.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

O trator superpesado Massey Ferguson MF 4780 é um utilitário agrícola de tamanho grande e alta potência; com rodado simples (um pneu para cada extremidade de eixo) ou rodado duplo (dois pneus, lado a lado, para cada extremidade de eixo); com estrutura articulada para mudança de direção; e com sistema hidráulico e tomada de força traseiros para acoplamento / conexão de implementos agrícolas, agroindustriais, industriais e de infraestrutura traseiros, incluindo roçadeiras, semeadeiras e plantadeiras, cultivadores, niveladoras e guinchos.


A motorização diesel aspirada Scania DN 1101-ML1, com seis cilindros em linha, com 11.000 cilindradas e injeção direta de combustível, com aproximadamente 215 cavalos de potência e 79 kgfm de torque, tem força de tração de sobra para uso pesado em propriedades rurais, como, por exemplo, puxar implementos agrícolas de tamanho grande para gradeação de terra, niveladoras, tombadores / arados, pulverização de lavouras, distribuição / lançamento de sementes e aplicação de calcário e gesso agrícola. A transmissão possui 10 marchas à frente e 2 à ré.


O acoplamento de lâmina dianteira é possível.


Apesar de não ser atualmente o mais moderno modelo de trator da categoria dos superpesados disponível no mercado brasileiro, já fora de linha de produção inclusive, e somente disponível para venda no mercado de utilitários agrícolas usados, todas essas características relacionadas acima e abaixo tornam o trator Massey Ferguson MF 4780 uma opção bastante razoável para uso geral na agricultura de grande porte no Brasil, em grandes e médias fazendas agrícolas; em agroindústrias; em indústrias em geral; na operação diária e em canteiros de obras de infraestruturas de transporte, como portos, aeroportos e ferrovias, por exemplo; em mineradoras; e em salinas; dentre outras atividades produtivas pesadas.


O trator superpesado Massey Ferguson MF 4780 faz parte da série ou família de tratores de grande porte Massey 4000, das décadas de 1980 e 1990, que não deve ser confundida com a série de tratores de porte médio Massey 4700, esta fabricada atualmente pela AGCO do Brasil e comercializada aqui no Brasil. Além disso, é importante deixar claro que não se trata de um trator de esteiras, para desmatamento, como pode ser facilmente observado pelas imagens acima e abaixo. Entre outros detalhes importantes das características técnicas do trator Massey Ferguson MF 4780 está a sua estrutura articulada, acionada por mecanismo hidrostático, com pistões hidráulicos, responsável pela mudança de direção do utilitário. Além disso, ele possui estrutura com oscilação horizontal para melhor distribuição do peso sobre o terreno.


É um modelo de trator prático, com sistemas hidráulico, elétrico e mecânico dimensionados para atendimento de necessidades de trabalho pesado em vários segmentos produtivos, mas, por outro lado, preservando o máximo possível os aspectos de simplicidade e manutenção acessível. Por exemplo, o motor aspirado a diesel Scania DN 1101-ML1 faz parte da mesma família de motores utilizada para tracionar os caminhões Scania 111, da década de 1980, apelidados carinhosamente aqui no Brasil como Jacaré. Portanto, não é difícil encontrar peças de reposição para esse trator.


Esse trator foi comercializado no Brasil durante as décadas de 1980 e 1990, mas já saía de fábrica com uma boa variedade de itens de modernidade e praticidade, incluindo acelerador de pé; painel de instrumentos completo, com interruptores de botão e luzes indicadoras; filtro de ar a seco, com dois elementos de filtragem; seis luzes para trabalho noturno, sendo quatro faróis dianteiros e dois faróis traseiros; assento com amortecimento, para conforto do operador; cabine fechada com ar condicionado; limpadores de para-brisas traseiro e dianteiro; tanque de ar pressurizado ou comprimido; e freios a discos de acionamento hidráulico, com pontos de atrito na saída da caixa de transmissão, portanto protegidos de lama e areia.


Por outro lado, a simplicidade dos sistemas hidráulico, elétrico e mecânico é uma de suas principais características, com custo de manutenção tolerável, o que certamente torna esse modelo de trator de grande porte um das melhores opções para trabalho pesado na agricultura, por exemplo. Por exemplo, há operadores de fazendas que afirmam conseguir tracionar plantadeiras de 18 linhas e niveladoras de 70 discos com esse modelo de trator pesado.


NO BRASIL

Atualmente, a marca Massey Ferguson possui no Brasil uma das maiores redes de concessionárias, oficinas autorizadas e revendedoras de peças originais de máquinas agrícolas e agroindustriais, prestando serviços de venda de utilitários agrícolas novos, seminovos e usados e serviços de manutenção e venda de peças. Essa marca faz parte da AGCO do Brasil, empresa com mais de 4.200 concessionárias, oficinas autorizadas e revendedoras de peças originais no Brasil.


Curiosamente, o trator de grande porte Massey Ferguson MF 4780 não foi fabricado pela própria Massey Ferguson, ele foi fabricado, aqui no Brasil, pela Muller S.A., mas levando a marca e a cor vermelha da Massey Ferguson e comercializado somente nas concessionárias da marca Massey Ferguson, por meio de contrato de terceirização de produção.


Antes de comprar o trator Massey Ferguson MF 4780, verifique se o exemplar que lhe interessa está realmente em bom estado de conservação.


FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS


MAIS ESPECIFICAÇÕES



VEJA TAMBÉM


ONDE COMPRAR


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Massey_Ferguson
  • QRA Volantão / YouTube:
  • AGCO (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagens

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGRICULTURA E PECUÁRIA

MASSEY FERGUSON MF 265

MASSEY FERGUSON MF 290

MASSEY FERGUSON MF 275

TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)