TRATOR YANMAR 1040

YANMAR 1040
YANMAR SOUTH AMERICA LTDA (ATUAL)
AGRITECH LAVRALE LTDA (A PARTIR DE 2002)
YANMAR DO BRASIL S.A. (ATÉ 2001)
GRUPO STÉDILE


INTRODUÇÃO

O pequeno trator Yanmar 1040 é um econômico utilitário agrícola, com eixo baixo e tração 4X2 traseira, para uso geral em propriedades rurais (agricultura e pecuária), indústrias e agroindústrias, fabricado em larga escala nas décadas de 1980 e 1990 pela Yanmar do Brasil, na época uma subsidiária da fabricante japonesa Yanmar Ltd, que também fabricou na mesma linha de montagem brasileira os seus irmãos Yanmar 1030, Yanmar 1045, Yanmar 1050 e Yanmar 1055, os cinco com vários pontos em comum, exceto em alguns aspectos, como a potência e o torque dos motores, que no 1030 são mais baixos e no 1055 são mais altos


Nas décadas de 1980 e 1990, os principais concorrentes do pequeno trator Yanmar 1040 no mercado brasileiro de utilitários agrícolas foram os tratores Massey Ferguson MF 235 e Ford 4600, também fabricados no Brasil, embora, conceitualmente, o Yanmar 1040 faça parte da categoria dos tratores leves, enquanto o Massey 235 e o Ford 4600 façam parte da categoria dos médios.


A YANMAR

A centenária japonesa Yanmar Ltd é, atualmente, uma das maiores e mais tradicionais marcas de máquinas, equipamentos e implementos para indústria, agroindústria, agricultura e construção civil do mundo, incluindo escavadeiras, grupo geradores de energia elétrica, motores estacionários a diesel, pulverizadores agrícolas, motores para embarcações marítimas e fluviais, tratores agrícolas e drones agrícolas e de monitoramento.


Ela foi fundada em 1912, no Japão, pelo projetista Magokichi Yamaoka, e, posteriormente, em 1957, surgiu a Yanmar do Brasil S.A., em Indaiatuba, interior do estado de São Paulo, a primeira subsidiária da grande matriz japonesa instalada fora do Japão, inicialmente como uma importadora, e, posteriormente, a partir da década de 1960, já como uma fabricante de máquinas e equipamentos para uso na indústria, na agroindústria, na agricultura e na construção civil, incluindo a fabricação de grupos geradores, motores estacionários e pulverizadores agrícolas.


Aqui no Brasil, a Yanmar do Brasil foi uma das maiores fabricantes do segmento dos tratores leves, portanto não competindo diretamente com as grandes marcas New Holland / Ford, Massey Ferguson, CBT e Valtra / Valmet, optando, por assim dizer, “correr por fora” do mercado de utilitários agrícolas médios e grades, desde a década de 1960, mas, assim como as demais, aproveitando as oportunidades de mercado surgidas com os planos governamentais brasileiros de incentivo à expansão da indústria de veículos e utilitários no Brasil.


Atualmente, a Agritech Lavrale Ltda, surgida em 2002, é a empresa sucessora da Yanmar do Brasil, ela é uma subsidiária direta do Grupo Stédile, por sua vez uma tradicional indústria gaúcha do ramo automotivo e utilitário, atuando na fabricação de veículos, máquinas e equipamentos para transporte urbano e rodoviário de cargas, principalmente caminhões de médio porte; atuando no segmento militar, com a fabricação de veículos militares offroad ou crossover; atuando no segmento de transporte urbano e rodoviário de passageiros, principalmente chassis para micro-ônibus, tornando-se então a maior fabricante brasileira de chassis para micro-ônibus; e no segmento de motocicletas urbanas, rurais e esportivas.


A tradicionalíssima Yanmar Ltd não é uma “fabriqueta de fundo de quintal”, ela é uma das 100 maiores empresas do Japão, com receita bruta de mais de US$ 6 bilhões (dólares) em 2016, por exemplo, atualmente controlada pela Família Yamaoka. Ao contrário do que muitos pensam, ela nunca saiu completamente do Brasil, ela continuou atuando aqui, nas décadas de 2000 e 2010, mas a partir de então por meio da subsidiária Yanmar South America Ltda, como uma fabricante e importadora de máquinas e equipamentos, principalmente motores estacionários, grupo geradores e escavadeiras, e voltou, em 2018, a atuar no ramo de utilitários agrícolas leves, incluindo tratores agrícolas.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

O pequeno trator Yanmar 1040 é um utilitário agrícola pequeno, com sistema hidráulico e tomada de força traseiros para acoplamento / conexão de implementos agrícolas pequenos, incluindo roçadeiras, semeadeiras e plantadeiras, cultivadores e guinchos, para trabalhos variados na área rural. Ele também pode ser utilizado em indústrias e agroindústrias, movimentando cargas e equipamentos; em marinas, para movimentar pequenas embarcações; e até em aeroportos, para movimentar aeronaves leves e médias.


Para trabalho um pouco mais pesado, como a trituração de forragem com máquina colhedora de forrageiras, como cana e napier, por exemplo, são recomendados os modelos concorrentes da época, com maior potência e torque, fabricados pela New Holland / Ford, Massey Ferguson / Maxion, CBT e Valtra / Valmet, como, por exemplo, o Ford 6610, o Massey Ferguson MF 290, o Valmet 88, o CBT 8060, o Massey Ferguson MF 292, o Ford 6600, o Valmet 118, o CBT 8260 e o Valmet 1180, por exemplo.


A motorização diesel aspirada Yanmar BTD33T, com três cilindros em linha, com 40 cavalos de potência a 2.600 rpm e 15 kgfm de torque a 1.500 rpm, tem força de tração suficiente para uso leve em pequenas propriedades rurais e na agroindústria, como puxar implementos agrícolas leves para pulverização de lavouras, distribuição / lançamento de sementes, aplicação de calcário e gesso agrícola e tracionar carretas de frutas, verduras e legumes. Para trabalho um pouco mais pesado, como puxar tombadores de terra e grades aradoras são recomendados modelos de tratores maiores e mais potentes de marcas concorrentes.


Esse modelo de trator é um dos cinco integrantes da família de tratores Yanmar 1000, conhecida também como série Yanmar 1000, das décadas de 1980 e 1990, da qual também fazem parte o Yanmar 1030, menos potente, o Yanmar 1045, com a mesma potência, o Yanmar 1050 e Yanmar 1055, ambos mais potentes. A maior parte da estrutura e das peças, partes e componentes dessa família são idênticos ou semelhantes, exceto pela potência dos motores e mais algumas diferenças pontuais.


Apesar de não ser atualmente o mais moderno modelo de trator disponível no mercado, já fora de linha de produção inclusive e somente disponível para venda no mercado de utilitários agrícolas usados, todas essas características relacionadas acima e abaixo tornam o trator Yanmar 1040 uma opção razoável para uso geral em pequenas propriedades rurais, principalmente sítios e chácaras, desde que seja utilizado apenas em serviços leves.


É um modelo de trator bem econômico, com sistemas hidráulico, elétrico e mecânico simples e de manutenção fácil e barata.


O pequeno trator Yanmar 1040 também foi fabricado e comercializado no Brasil em algumas sub-versões, como, por exemplo, a Yanmar 1040 Estreiro, Yanmar 1040 Parreira, Yanmar 1040 Arrozeiro e Yanmar 1040 Cultivo, com pequenas e poucas diferenças técnicas, como, por exemplo, o tamanho dos pneus dianteiros e traseiros.


MERCADO

Atualmente, ambas as empresas, a Agritech Lavrale, de propriedade do Grupo Stédile, e a Yanmar South America, de propriedade da Yanmar Ltd, possuem fábricas no Brasil, ambas com redes de concessionárias e oficinas autorizadas de máquinas agrícolas e agroindustriais, prestando serviços de venda de utilitários agrícolas novos, seminovos e usados e serviços de manutenção e venda de peças.


A então Yanmar do Brasil também fabricou modelos de tratores da família Yanmar 2000, a partir de 1999, como o Yanmar 2060-XT, por exemplo, com potência de 55 cavalos. A partir de 2007, foram lançados pela Agritech Lavrale modelos de tratores da família Yanmar 1100, incluindo o Yanmar 1145, com 39 cavalos, o Yanmar 1155, com 55 cavalos, e o Yanmar 1175, com 75 cavalos, sendo considerados os substitutos dos tratores da família Yanmar 1000.


Atualmente, os principais tratores leves da Agritech Lavrale são o Agritech 1155 Plus, o Agritech 1160, o Agritech 1185S e o Agritech 1175, com potências que variam entre 42 cavalos e 82 cavalos.


Atualmente, a Yanmar South America comercializa no Brasil tratores com a marca Solis.


FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS


YANMAR 1040 (STANDARD)

  • Motorização: Yanmar BTD33T, diesel aspirado, com 3 cilindros em linha;
  • Injeção de combustível:
  • Potência: Aprox. 40 cavalos a 2.600 rpm;
  • Torque: Aprox. 15 kgfm a 1.500 rpm;
  • Filtragem de ar:
  • Direção: Mecânica (de série);
  • Transmissão (de série): 8X2, com 8 marchas à frente e 2 à ré;
  • Tração: 4X2 (de série);
  • Embreagem:
  • Sistema hidráulico: Até 1.300 kg no olhal (de série);
  • Tomada de força: 540 rpm;
  • Braços:
  • Cárter do motor:
  • Sistema de arrefecimento:
  • Sistema elétrico:
  • Alternador:
  • Bateria:
  • Freios: A tambor, de acionamento mecânico;
  • Freio de estacionamento:
  • Tanque de combustível: Aprox. 40 litros;
  • Pneus dianteiros: 6X16;
  • Pneus traseiros: 12.4X28;
  • Peso (sem lastro e acessórios): Aprox. 1.700 kg;
  • Peso (com lastro e acessórios): Aprox. 2.080 kg;
  • Preço: Aprox. R$ 28 mil (usado / bom estado de conservação);


ONDE COMPRAR


VEJA TAMBÉM


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Agritech_Lavrale
  • Agrale e Yanmar (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagem

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGRICULTURA E PECUÁRIA

MASSEY FERGUSON MF 265

MASSEY FERGUSON MF 290

MASSEY FERGUSON MF 275

TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)