TRATOR VALTRA 685

VALMET 685
VALTRA 685 C
VALTRA 685 COMPACTO
AGCO CORPORATION
AGCO DO BRASIL


INTRODUÇÃO

O moderno trator Valtra 685 é um econômico, prático e robusto utilitário agrícola de tamanho médio, com eixo alto e tração 4X4, para uso geral em propriedades rurais (agricultura e pecuária) e agroindústrias, fabricado em larga escala na década de 2000, pela AGCO do Brasil, mas inicialmente, na década de 1990, com o nome Valmet 685, fabricado pela Valmet do Brasil, na época uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de tratores agrícolas do Brasil, uma subsidiária do grupo finlandês Partek.


Nas décadas de 1990 e 2000 esses tratores também foram vendidos com a opção de tração 4X2 traseira, inicialmente com o nome Valmet 685 e, posteriormente, com o nome Valtra 685.


Os principais concorrentes do Valtra 685 na década de 2000 foram os modernos modelos de tratores médios de tração 4X4 e/ou 4X2 New Holland TL 60, Yanmar 1160-4, Agrale 5075, Massey Feguson MF 265 Advanced e John Deere JD 5403, com potências variando entre 60 e 80 cavalos, todos disponíveis no Brasil oficialmente, por meio de concessionárias, a maioria deles sucesso de vendas aqui e com muitas unidades disponíveis no mercado de utilitários agrícolas usados, a maioria em bom estado de conservação.


A VALTRA

Atualmente, a Valtra é uma das maiores marcas de utilitários agrícolas e agroindustriais do Brasil, os tratores que levam sua marca são fabricados aqui pela AGCO do Brasil. Ela substituiu a marca Valmet em 1996, quando o grupo finlandês Partek comprou a também finlandesa fabricante de tratores Valmet. Atualmente, a fabricante finlandesa do ramo de utilitários agrícolas e agroindustriais Valtra é controlada pela gigante americana AGCO Corporation, que também é proprietária da marca de tratores Massey Ferguson.


Aqui no Brasil, a fabricante de utilitários agrícolas Valmet do Brasil foi fundada em 1960, no município de Mogi das Cruzes, no estado de São Paulo, inicialmente com a fabricação dos tratores Valmet 360-D e Valmet 600-D e, com o passar dos anos, se tornou uma das maiores fabricantes de tratores do Brasil, uma subsidiária do conglomerado finlandês Valmet / Sisu.


Atualmente, a AGCO Corporation é uma gigante americana do ramo de utilitários agrícolas, é uma das maiores do mundo.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

O trator Valtra 685 é um utilitário agrícola de tamanho médio e média potência, com sistema hidráulico duplo e tomada de força traseiros para acoplamento / conexão de uma boa variedade de implementos agrícolas traseiros, incluindo roçadeiras, semeadeiras e plantadeiras, cultivadores e guinchos, para trabalhos variados na área rural. Ele também pode ser utilizado em indústrias e agroindústrias, movimentando cargas e equipamentos; em marinas, para movimentar pequenas embarcações; e até em aeroportos, para movimentar aeronaves leves e médias.


Para trabalho um pouco mais pesado, como gradeação de terra e trituração de forragem com máquina colhedora de forrageiras, como cana e napier / capiaçu, por exemplo, são recomendados os modelos com maior potência e torque fabricados pela própria Valtra / Valmet ou pelas suas concorrentes na época, como o Massey Ferguson MF 292 Advanced, New Holland TL 95, John Deere 5090E, Valtra A950, Yanmar 1185, New Holland TL 85, Agrale 5105.4, Massey Ferguson MF 4290, John Deere 6110D e Valtra A850, com potências variando entre 80 e 110 cavalos, todos disponíveis no Brasil oficialmente, por meio de concessionárias, a maioria deles sucesso de vendas aqui e com muitas unidades disponíveis no mercado de utilitários agrícolas usados, a maioria em bom estado de conservação.


Ele foi um dos principais representantes da linhagem de tratores médios da Valmet, na década de 1990, e da Valtra, na década de 2000, com pelo menos duas versões fabricadas nessas décadas, o Valmet / Valtra 4X2 e o Valmet / Valtra 4X4, sendo substituído, a partir da década de 2010, pelos modelos de tratores Valtra A550, Valtra A650, Valtra A750 e Valtra A950, na linha de montagem da fabricante brasileira AGCO do Brasil, todos esses modelos melhorados em relação aos seus antecessores, mais modernos, mas conservando a simplicidade e a faixa de potência, de 50 até 100 cavalos, dependendo do modelo.


No caso específico do trator Valtra 685 C, conhecido também como Valtra 685 Compacto, fabricado na década de 2000 pela AGCO do Brasil, por exemplo, a motorização diesel aspirada MWM D 229-3, com três cilindros em linha e 2.942 cilindradas, com bomba em linha de injeção direta de combustível, produz aproximadamente 66 cavalos de potência, pelas normas ISO 14396, e 20 kgfm de torque, também pelas normas ISO 14396, portanto com força de tração suficiente para uso moderado em geral, como puxar implementos agrícolas de tamanho médio pulverização de lavouras, distribuição / lançamento de sementes e aplicação de calcário e gesso agrícola.


Ele era vendido nas concessionárias da marca Valtra com três opções de transmissão, a primeira com 6 marchas à frente e 2 à ré, a segunda com 9 marchas à frente e 3 à ré, e a terceira com 12 marchas à frente e 4 à ré, todas acionadas por alavancas centrais.


O acoplamento de lâmina frontal e concha é possível, mas o uso deve ser moderado.


Ele é um dos mais modernos e práticos modelos de tratores disponíveis atualmente no mercado brasileiro de utilitários agrícolas usados, com características técnicas que tornam o trator uma das opções válidas para uso geral na agricultura familiar no Brasil e em quase todos os outros países da América Latina, principalmente pelo seu custo de aquisição competitivo, entre R$ 70 mil e R$ 140 mil, para compra à vista e em bom estado de conservação, com ou sem implementos, dependendo de cada caso.


É um trator econômico, com sistemas hidráulico, elétrico e mecânico simples e de manutenção fácil e barata. Ele foi comercializado no Brasil durante as décadas de 1990 e 2000 e já saía de fábrica com uma variedade de itens de modernidade e praticidade, incluindo dois faróis dianteiros (de série); filtro de ar a seco (de série); direção hidrostática ou hidráulica (de série); toldo de fábrica (de série); acelerador de mão e acelerador de pé; embreagem de disco duplo independente, com acionamento mecânico (de série); e tomada de potência independente (de série), de seis estrias e 540 rpm, e engate de três pontos na categoria II, com capacidade para até 2.100 kg no olhal (de série); dentre outros.


Por outro lado, a simplicidade dos sistemas hidráulico, elétrico e mecânico é uma de suas principais características, com manutenção simples e barata, o que certamente torna esse modelo uma das opções válidas para a agricultura familiar no Brasil, recomendado para quem quer e precisa trocar o seu modelo mais antigo por um modelo mais moderno.


Para quem não abre mão de um exemplar totalmente novo de trator, a Valtra disponibiliza em sua rede de concessionárias os tratores Valtra A2S, Valtra A2R, Valtra A3F e Valtra A4S, dentre outros, com motores com potências entre 50 e 110 cavalos, dependendo de cada caso.


MERCADO

Atualmente, a AGCO / Valtra possui no Brasil uma das maiores redes de concessionárias e oficinas autorizadas de máquinas agrícolas e agroindustriais, com mais de 170 unidades prestando serviços de venda de utilitários agrícolas novos da marca Valtra, seminovos e usados e serviços de manutenção e venda de peças.


Os tratores novos com a marca Valtra são fabricados em Mogi das Cruzes, na região metropolitana de São Paulo, a capital do estado de São Paulo. Os modelos novos da marca Valtra, disponíveis atualmente nas concessionárias, equivalentes em especificações técnicas ao Valtra 685 C / Valmet 685, são o Valtra A2S, o Valtra A2R, o Valtra A3F e o Valtra A4S, com modelos com potências variando entre 50 e 110 cavalos, com opções de tração 4X4 e tração 4X2, dependendo de cada caso.


A partir de 2006, os compradores do trator Valtra 685 C e seus principais concorrentes da época foram beneficiados pelo programa Mais Alimentos, do Governo Federal, com a possibilidade de financiamentos a juros mais baixos que a média do mercado na época.


FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS


VALTRA 685 C 4X4

  • Motorização: MWM D 229-3, diesel aspirado, com 3 cilindros;
  • Injeção de combustível: Bomba injetora em linha e direta de combustível;
  • Potência (ISO 14396): Aprox. 66 cavalos a 2.400 rpm;
  • Torque (ISO 14396): Aprox. 20 kgfm a 1.400 rpm;
  • Filtragem de ar: a seco;
  • Direção (de série): Hidráulica ou hidrostática;
  • Transmissão: 6 marchas à frente e 2 à ré;
  • Transmissão: 9 marchas à frente e 3 à ré;
  • Transmissão: 12 marchas à frente e 4 à ré;
  • Embreagem: Disco duplo independente, com acionamento mecânico;
  • Sistema hidráulico: Categoria II, até 2.100 kg no olhal (de série);
  • Tomada de força: 6 estrias, 540 rpm;
  • Cárter do motor:
  • Sistema de arrefecimento:
  • Sistema elétrico: 12 volts;
  • Alternador: 85 ampères;
  • Bateria:
  • Freios:
  • Freio de estacionamento:
  • Tanque de combustível: Aprox. 57 litros;
  • Pneus dianteiros: 8.5X18 (de série);
  • Pneus traseiros: 14.9X24 (de série);
  • Peso (sem lastro e acessórios): Aprox. 1.950 kg;
  • Peso (com lastro e acessórios): Aprox.
  • Preço mínimo: Aprox. 70 mil (usado / bom estado de conservação);
  • Preço máximo: Aprox. 140 mil (usado / bom estado de conservação);


ONDE COMPRAR


GALERIA DE IMAGENS


VALTRA 685


VALTRA 685


MOTOR MWM D 229-3


ALAVANCA (HIDRÁULICO)


VEJA TAMBÉM


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Valtra
  • AGCO do Brasil (divulgação): Imagens

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGRICULTURA E PECUÁRIA

MASSEY FERGUSON MF 265

MASSEY FERGUSON MF 290

MASSEY FERGUSON MF 275

TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)