TRATOR ENGESA 815

TRATOR ENGESA 815
SÉRIE ENGESA SUPER TRATORES
MOTOR MERCEDES OM-352


INTRODUÇÃO

O imponente trator Engesa 815 é um prático, robusto e potente utilitário de tamanho grande, com eixo alto e tração integral 4X4, para uso geral em propriedades rurais (agricultura e pecuária); agroindústrias; indústrias; mineradoras; e na operação diária e em canteiros de obras da construção civil em geral, incluindo infraestruturas de transporte de cargas e passageiros, como portos e rodovias, por exemplo; fabricado e comercializado no Brasil, nas décadas de 1980 e 1990 pela empresa brasileira Engesa – Engenheiros Especializados Ltda, na época entre as maiores fabricantes de utilitários pesados de construção civil, indústria, agroindústria, agricultura e infraestrutura do Brasil, um dos maiores fabricantes de produtos militares do Brasil na década de 1980 e um grande fabricante de jipes.


Os principais concorrentes do trator Engesa 815 no mercado nacional de utilitários agrícolas superpesados nas décadas de 1980 e 1990 foram os tratores grandes de tração 4X4 CASE 4490, Muller TM17, Massey Ferguson MF 4780, Muller TM25, CASE Harvester 7488, Caterpillar 930, Muller TM28, CASE 621D e Ford FW60, embora uma parte desses modelos não tenha sido importada por meio de importadores oficiais para o Brasil.


A ENGESA LTDA

A Engesa – Engenheiros Especializados Ltda foi uma das mais tradicionais e respeitadas marcas de utilitários agrícolas, de construção civil, infraestrutura e mineração do Brasil. Ela foi também uma grande fabricante e exportadora de produtos militares, chegando ao ponto de ser considerada a maior exportadora de produtos de defesa do Brasil na década de 1980, com mais de 5.000 empregados.


Ela foi fundada em 1958, no estado de São Paulo, por um grupo de engenheiros mecânicos e aeronáuticos brasileiros, dentre eles José Luiz Whitaker Ribeiro, inicialmente como uma fabricante de máquinas e equipamentos para prospecção, extração e refino de petróleo, tendo como principal cliente a Petrobras, inclusive.


Com o passar dos anos, a Engesa se tornou um dos principais fornecedores de máquinas e equipamentos militares para as Forças Armadas Brasileiras e para exportação para outras forças armadas, incluindo os blindados sobre rodas EE-9 Cascavel, EE-11 Urutu e EE-3 Jararaca e os caminhões militares Engesa EE-15, Engesa EE-25 e Engesa EE-50, além de ter patenteado as tecnologias dos mecanismos de tração / transmissão Tração Total e Boomerang, dentre outras.


Além disso, nas décadas de 1970 e 1980 ela entrou no segmento de fabricantes de utilitários para construção civil, infraestrutura, indústria, agroindústria, agricultura e mineração do Brasil, fabricando tratores agrícolas superpesados e pesados sobre rodas, tratores industriais, tratores florestais, caminhões fora-de-estrada e jipes fora-de-estrada, dentre eles o Engesa EE-34 e Engesa EE-12 / Engesa 4, por exemplo.


A empresa sofreu, nas décadas de 1980 e 1990, com a abertura do mercado nacional para a entrada de bens de capital, máquinas e equipamentos estrangeiros, promovida pelo então Governo Collor; com o cancelamento de contratos de fornecimento de produtos militares nos quais a empresa já tinha feito um grande investimento em desenvolvimento, como o tanque de guerra Engesa EE-T1 Osório, por exemplo; e inadimplência de grandes clientes, incluindo o Governo do Iraque, e então teve sua falência decretada em 1993 e, gradativamente, ano após anos, suas marcas, projetos, ferramental e instalações foram vendidos para outras empresas, dentre elas a Embraer – Empresa Brasileira de Aeronáutica, a Universal Importação e Exportação Ltda, a Envesa Ltda e a Agrale S.A., incluindo os projetos de jipes.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

O trator superpesado Engesa 815 é um utilitário de tamanho grande e alta potência; com rodado simples (um pneu para cada extremidade de eixo) ou rodado duplo (dois pneus, lado a lado, para cada extremidade de eixo); com estrutura articulada para mudança de direção; e com sistema hidráulico e tomada de força traseiros para acoplamento / conexão de implementos agrícolas, agroindustriais, industriais e de infraestrutura traseiros, incluindo roçadeiras, semeadeiras e plantadeiras, cultivadores, niveladoras e guinchos.


A motorização turbodiesel Mercedes-Benz OM-352 A, com seis cilindros em linha, com 5.675 cilindradas e injeção direta de combustível, com aproximadamente 143 cavalos de potência e 46 kgfm de torque, tem força de tração suficiente para uso pesado em propriedades rurais, como, por exemplo, puxar implementos agrícolas de tamanho grande para gradeação de terra, niveladoras, tombadores / arados, pulverização de lavouras, distribuição / lançamento de sementes e aplicação de calcário e gesso agrícola.


A transmissão possui 10 marchas à frente e 2 à ré. Ela possui sistema de refrigeração próprio, com circulação e resfriamento de óleo.


O acoplamento de lâmina e concha dianteiras é possível.


Apesar de não ser atualmente o mais moderno modelo de trator da categoria dos superpesados disponível no mercado brasileiro, já fora de linha de produção inclusive, e somente disponível para venda no mercado de utilitários agrícolas usados, todas essas características relacionadas acima e abaixo tornam o trator Engesa 815 uma opção bem razoável para uso geral na agricultura de grande porte no Brasil, em grandes e médias fazendas agrícolas; em agroindústrias; em indústrias em geral; na operação diária e em canteiros de obras de infraestruturas de transporte, como portos, aeroportos e ferrovias, por exemplo; em mineradoras; e em salinas; dentre outras atividades produtivas pesadas.


O trator superpesado Engesa 815 faz parte da série ou família de tratores de grande porte Engesa Super Tratores, composta também pelos modelos Engesa 923 (213 cavalos), Engesa 1124 (240 cavalos), Engesa 1128 (280 cavalos) e Engesa 1428 (280 cavalos), fabricados nas décadas de 1980 e 1990 pela Engesa – Engenheiros Especializados Ltda e comercializados aqui no Brasil.


Além disso, é importante deixar claro que não se trata de um trator de esteiras, para desmatamento, como pode ser facilmente observado pelas imagens acima e abaixo. Entre outros detalhes importantes das características técnicas do trator Engesa 815 está a sua estrutura articulada, acionada por mecanismo hidrostático, com pistões hidráulicos, responsável pela mudança de direção do utilitário.


É um modelo de trator prático, com sistemas hidráulico, elétrico e mecânico dimensionados para atendimento de necessidades de trabalho pesado em vários segmentos produtivos, mas, por outro lado, preservando o máximo possível os aspectos de simplicidade e manutenção acessível.


Esse trator foi comercializado no Brasil durante a década de 1990, mas já saía de fábrica com uma boa variedade de itens de modernidade e praticidade, incluindo acelerador de pé; painel de instrumentos completo, com interruptores de botão e luzes indicadoras; filtro de ar a seco; quatro luzes para trabalho noturno, sendo dois faróis dianteiros e dois faróis traseiros; cabine aberta, sem ar condicionado, mas com toldo; direção hidráulica ou hidrostática (articulada); freios de serviço com tambores e de acionamento mecânico; dentre outros itens.


Por outro lado, a simplicidade dos sistemas hidráulico, elétrico e mecânico é uma de suas principais características, com custo de manutenção tolerável, o que certamente torna esse modelo de trator de grande porte uma das melhores opções de usados para trabalho pesado na agricultura de grande porte. Por exemplo, há operadores de fazendas que afirmam conseguir tracionar plantadeiras de 18 linhas e niveladoras de 48 discos com esse modelo de trator pesado.


Antes de comprar o trator Engesa 815, verifique se o exemplar que lhe interessa está realmente em bom estado de conservação.


FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS


ENGESA 815 (143 CV)

  • Motorização: Mercedes-Benz OM-352 A, turbodiesel, com 6 cilindros em linha;
  • Motorização: 5.675 cilindradas, com injeção direta e mecânica de combustível;
  • Taxa de compressão: 16:1;
  • Potência: Aprox. 143 cavalos a 2.200 rpm;
  • Torque: Aprox. 46 kgfm a 1.400 rpm;
  • Filtragem de ar: A seco;
  • Direção (de série): Chassi articulado, com pistões hidráulicos;
  • Transmissão: 10 marchas à frente e 2 à ré;
  • Embreagem:
  • Caixa de transferência:
  • Sistema hidráulico (opcional): Categoria III, com até 6.000 kg no olhal;
  • Tomada de força:
  • Barra de tração:
  • Cárter do motor:
  • Sistema de arrefecimento:
  • Sistema elétrico:
  • Alternador:
  • Bateria:
  • Motor de partida:
  • Freios: Com tambores, de acionamento mecânico;
  • Freio de estacionamento: Acionamento mecânico;
  • Tanque de combustível: Metálico, com aprox. 510 litros;
  • Pneus dianteiros: Rodado duplo 18,4X34, dentre outras opções;
  • Pneus traseiros: Rodado duplo 18,4X34, dentre outras opções;
  • Peso (sem lastro e acessórios): Aprox. 8.500 kg;
  • Peso (com lastro e acessórios): Aprox. 9.900 kg;
  • Preço (mínimo): Aprox. R$ 100 mil (usado / bom estado de conservação);
  • Preço (máximo): Aprox. R$ 200 mil (usado / bom estado de conservação);


ONDE COMPRAR


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Atenção: As informações, conceitos e valores (preços) emitidos neste artigo ou página são apenas de caráter informativo e podem não estar absolutamente precisos e rigorosos, pois esse não é o objetivo do blog. Para informações, conceitos e valores mais precisos e rigorosos entre em contato com o fabricante e/ou com seu representante de vendas.


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Engesa
  • Jedi Máquinas / YouTube:
  • Engesa (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagens

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