TRATOR VALTRA A750

VALTRA A750 4X4
VALTRA A750 4X2
AGCO CORPORATION
AGCO DO BRASIL


INTRODUÇÃO

O moderno trator Valtra A750 é um econômico, prático e robusto utilitário agrícola de tamanho médio, com eixo alto e tração 4X4, para uso geral em propriedades rurais (agricultura e pecuária) e agroindústrias, fabricado em larga escala na década de 2010, pela AGCO do Brasil, que também fabricou na mesma linha de montagem brasileira os seus irmãos Valtra A650, Valtra A850 e Valtra A950, os quatro com vários pontos em comum, exceto em alguns aspectos, como a potência e o torque dos motores, que no A650 são mais baixos e no A850 e A950 são mais altos.


Uma versão com tração 4X2 traseira do Valtra A750 também foi fabricada, mas a grande maioria das unidades fabricadas possui tração 4X4 do tipo TDA.


Além disso, a família de tratores Linha Leve A, da década de 2010, da qual o modelo Valtra A750 faz parte, não deve ser confundida com a família de tratores Valtra A2R, que é uma das famílias atuais de tratores médios da Valtra, desenvolvidos principalmente para a agricultura familiar. Ambas as famílias são semelhantes sim, mas não são idênticas.


Os principais concorrentes do Valtra A750 na década de 2010 foram os modernos modelos de tratores médios de tração 4X4 Case Farmall 80, John Deere 5078E, Yanmar 1175-4, New Holland TT4030, Agrale 5075, John Deere JD 5603 e New Holland TL 75, com potências variando entre 70 e 90 cavalos, todos disponíveis no Brasil oficialmente, por meio de concessionárias, a maioria deles sucesso de vendas aqui e com muitas unidades disponíveis no mercado de utilitários agrícolas usados, a maioria em bom estado de conservação.


Na década de 2010, os tratores Massey Ferguson MF 275 Advanced e Massey Ferguson MF 4275 estiveram na mesma categoria de utilitários de tamanho médio, principalmente para a agricultura familiar, também disponível por meio do programa governamental de financiamento Mais Alimentos.


A VALTRA

Atualmente, a Valtra é uma das maiores marcas de utilitários agrícolas e agroindustriais do Brasil, os tratores que levam sua marca são fabricados aqui pela AGCO do Brasil. Ela substituiu a marca Valmet em 1996, quando o grupo finlandês Partek comprou a também finlandesa fabricante de tratores Valmet. Atualmente, a fabricante finlandesa do ramo de utilitários agrícolas e agroindustriais Valtra é controlada pela gigante americana AGCO Corporation, que também é proprietária da marca de tratores Massey Ferguson.


Aqui no Brasil, a fabricante de utilitários agrícolas Valmet do Brasil foi fundada em 1960, no município de Mogi das Cruzes, no estado de São Paulo, inicialmente com a fabricação dos tratores Valmet 360-D e Valmet 600-D e, com o passar dos anos, se tornou uma das maiores fabricantes de tratores do Brasil, uma subsidiária do conglomerado finlandês Valmet / Sisu.


Atualmente, a AGCO Corporation é uma gigante americana do ramo de utilitários agrícolas, é uma das dez maiores fabricantes de utilitários agrícolas do mundo, tanto em termos de faturamento quanto em termos de unidades fabricadas.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

O trator Valtra A750 é um utilitário agrícola de tamanho médio e média potência, com sistema hidráulico independente e tomada de força traseira para acoplamento / conexão de uma boa variedade de implementos agrícolas traseiros, incluindo roçadeiras, semeadeiras e plantadeiras, cultivadores e guinchos, tombadores / arados e colhedoras de forragens de tamanho médio, para cortar e triturar vegetais para forragem e volumoso / silagem, por exemplo, como cana e napier / capiaçu.


Aqui no Brasil, na década de 2010, ele foi o substituto dos tratores médios de tração 4X4 e/ou tração 4X2 traseira Valtra 700 e Valtra 785 C, ambos também com potências na faixa de 70 cavalos, também disponíveis por meio de financiamento.


Ele foi um dos principais representantes da linhagem de tratores médios da Valtra, na década de 2010, com pelo menos quatro versões fabricadas nessa década, o Valtra A650, Valtra A750, Valtra A850 e Valtra A950, sendo substituídos, a partir da década atual, pelos modernos modelos de tratores Valtra A74S, Valtra A84S e Valtra A94S, na linha de montagem da fabricante brasileira AGCO do Brasil, todos esses modelos melhorados em relação aos seus antecessores, mais modernos, mas conservando a simplicidade e a faixa de potência, de 70 cavalos até 100 cavalos, dependendo do modelo.


No caso específico do trator Valtra A750, fabricado na década de 2010 pela AGCO do Brasil, por exemplo, a motorização turbodiesel AGCO Sisu Diesel 320 DS, com três cilindros em linha e 3.300 cilindradas, com bomba rotativa de injeção direta de combustível, produz aproximadamente 75 cavalos de potência e 29 kgfm de torque, de acordo com as normas NBR 1585, portanto com força de tração suficiente para uso moderado em geral, como puxar implementos agrícolas de tamanho médio para gradeação de terra, pulverização de lavouras, distribuição / lançamento de sementes e aplicação de calcário e gesso agrícola.


Ele era vendido nas concessionárias da marca Valtra com quatro opções de transmissão sincronizada, a primeira com 8 marchas à frente e 4 à ré (de série), a segunda com 12 marchas à frente e 8 à ré (opcional), a terceira com 16 marchas à frente e 8 à ré (opcional) e a quarta com 12 marchas à frente e 12 à ré (opcional), todas acionadas por alavancas laterais no posto de comando.


O acoplamento de lâmina frontal e concha é possível, mas o uso deve ser moderado.


Ele é um dos mais modernos e práticos modelos de tratores disponíveis atualmente no mercado brasileiro de utilitários agrícolas usados, uma das melhores opções, com características técnicas que tornam o trator uma das opções mais adequadas para uso geral na agricultura familiar no Brasil e em quase todos os outros países da América Latina, com preços que variam entre R$ 80 mil e R$ 180 mil, para os modelos Valtra A750 4X2 e Valtra A750 4X4, da década de 2010, para compra à vista e em bom estado de conservação, com ou sem implementos, dependendo de cada caso.


É um trator econômico, com sistemas hidráulico, elétrico e mecânico simples e de manutenção fácil e barata. Ele foi comercializado no Brasil durante a década de 2010 e já saía de fábrica com uma variedade de itens de modernidade e praticidade, incluindo dois faróis dianteiros (de série); filtro de ar a seco (de série); direção hidrostática ou hidráulica (de série); toldo de fábrica (de série); acelerador de mão e acelerador de pé; embreagem de disco duplo independente e orgânico, com acionamento mecânico (de série); e tomada de potência independente (de série), com acionamento mecânico, de seis estrias e 540 RPM (de série) ou 1.000 RPM (opcional), e engate de três pontos na categoria II, com capacidade para até 2.340 kg no olhal (de série) ou 3.794 kg no olhal (opcional); e cabine climatizada (opcional), dentre outros itens.


Por outro lado, a simplicidade dos sistemas hidráulico, elétrico e mecânico é uma de suas principais características, com manutenção simples e barata, o que certamente torna esse modelo uma das mais equilibradas opções para a agricultura familiar no Brasil, recomendado para quem quer e precisa trocar o seu modelo mais antigo por um modelo mais moderno.


Para quem não abre mão de um exemplar totalmente novo de trator, a Valtra disponibiliza em sua rede de concessionárias os tratores das séries Valtra A2S, Valtra A2R, Valtra A3F e Valtra A4S, dentre outros, com motores com potências entre 50 e 110 cavalos, dependendo de cada caso.


Entre essas opções citadas logo acima está o modelo Valtra A74S, que é o modelo que mais se aproxima em especificações técnicas com o Valtra A750, mas no caso específico do Valtra A74S com 79 cavalos de potência, 31 kgfm de torque e capacidade de levante de 3.000 kg no olhal (de série).


MERCADO

Atualmente, a AGCO / Valtra possui no Brasil uma das maiores redes de concessionárias e oficinas autorizadas de máquinas agrícolas e agroindustriais, com mais de 170 unidades prestando serviços de venda de utilitários agrícolas novos da marca Valtra, seminovos e usados e serviços de manutenção e venda de peças.


Os tratores novos com a marca Valtra são fabricados em Mogi das Cruzes, na região metropolitana de São Paulo, a capital do estado de São Paulo. Na década de 2010, os compradores do trator Valtra A750 e seus principais concorrentes da época foram beneficiados pelo programa Mais Alimentos, do Governo Federal, com a possibilidade de financiamentos a juros mais baixos que a média do mercado na época.


FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS


VALTRA A750 (PLATAFORMADO)

  • Motorização: Sisu 320 DS turbodiesel, três cilindros em linha e 3.300 cilindradas;
  • Injeção de combustível: Bomba injetora rotativa de injeção direta de combustível;
  • Potência (NBR 1585): Aprox. 75 cavalos a 2.400 rpm;
  • Potência (ISO 14396): Aprox. 78 cavalos a 2.400 rpm;
  • Torque (NBR 1585): Aprox. 29 kgfm a 1.400 rpm;
  • Torque (ISO 14396): Aprox. 29 kgfm a 1.400 rpm;
  • Filtragem de ar: A seco;
  • Direção (de série): Hidráulica ou hidrostática;
  • Transmissão (de série): 8 marchas à frente e 4 à ré;
  • Transmissão (opcional): 12 marchas à frente e 8 à ré;
  • Transmissão (opcional): 16 marchas à frente e 8 à ré;
  • Transmissão (opcional): 12 marchas à frente e 12 à ré
  • Embreagem: Disco duplo independente, com acionamento mecânico;
  • Sistema hidráulico: Categoria II, até 2.340 kg no olhal (de série);
  • Sistema hidráulico: Categoria II, até 3.794 kg no olhal (opcional);
  • Tomada de força (de série): 6 estrias, 540 rpm, com acionamento mecânico;
  • Tomada de força (opcional) 6 estrias, 1.000 rpm, com acionamento mecânico;
  • Controle remoto (de série): 1 válvulas de dupla ação;
  • Controle remoto (opcional): 2 ou 3 válvulas de dupla ação;
  • Vazão da bomba hidráulica: 25 litros / minuto (de série) ou 40 litros / minuto (opcional);
  • Cárter do motor:
  • Sistema de arrefecimento:
  • Sistema elétrico:
  • Alternador:
  • Bateria:
  • Freios: A discos em banho de óleo, acionamento mecânico;
  • Freio de estacionamento:
  • Tanque de combustível: Aprox. 80 litros (de série);
  • Pneus dianteiros (4X4): 12.4X24 R1 (de série);
  • Pneus traseiros (4X4): 18.4X30 R1 (de série);
  • Pneus dianteiros (4X2): 7.5X18 F2 (de série);
  • Pneus traseiros (4X2): 18.4X30 R1 (de série);
  • Peso (sem lastro e acessórios): Aprox.
  • Peso (com lastro e acessórios): Aprox. 3.160 kg (4X4);
  • Peso (sem lastro e acessórios): Aprox.
  • Peso (com lastro e acessórios): Aprox. 2.935 kg (4X2);
  • Preço mínimo: Aprox. 80 mil (usado / bom estado de conservação);
  • Preço máximo: Aprox. 180 mil (usado / bom estado de conservação);


ONDE COMPRAR


GALERIA DE IMAGENS


VALTRA A750 (ATÉ 2014)


VALTRA A750 (A PARTIR DE 2014)


PAINEL DE COMANDO


PLATAFORMA (POSTO DE COMANDO)


PLATAFORMA (POSTO DE COMANDO)


LEVANTE HIDRÁULICO


ALAVANCAS LATERAIS


VEJA TAMBÉM


Atenção: As informações, conceitos e valores (preços) emitidos neste artigo ou página são apenas de caráter informativo e podem não estar absolutamente precisos e rigorosos, pois esse não é o objetivo do blog. Para informações, conceitos e valores mais precisos e rigorosos entre em contato com o fabricante e/ou com seu representante de vendas.


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Valtra
  • AGCO do Brasil (divulgação): Imagens

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