SCANIA 112
SCANIA 112
SCANIA 112H OU T 112H (BICUDO)
SCANIA 112H OU R 112H (CARA CHATA)
CAMINHÕES PROGRAMADOS (CONCEITO)
SCANIA DO BRASIL
FAMÍLIA SCANIA 112
LINHA SCANIA GPRT
SÉRIE 2
INTRODUÇÃO
O nome Scania 112 foi utilizado pela gigante sueca Saab-Scania AB para sua linha clássica de veículos de transporte rodoviário de cargas semi-pesadas e pesadas, criada e desenvolvida na década de 1970 na Suécia e no Brasil e fabricada em larga escala na Suécia e no Brasil, na década de 1980, pela fabricante sueca e pela sua subsidiária brasileira Saab-Scania do Brasil, se tornando um dos principais produtos da empresa no segmento de caminhões pesados e semi-pesados na época
Os seus
principais concorrentes no Brasil, na década de 1980, foram o caminhão
semi-pesado e pesado Volvo N10, o
caminhão semi-pesado Mercedes-Benz L-1113,
o caminhão semi-pesado Volkswagen 11-130,
o caminhão semi-pesado e pesado Fiat 190
Turbo / Fiat 190H e o caminhão semi-pesado Volkswagen 13-130.
Todos esses
modelos concorrentes citados não são mais fabricados.
A SCANIA AB
A
centenária Scania AB é uma grande
fabricante sueca de caminhões pesados para transporte rodoviário de cargas, conjuntos
de chassis / motores de ônibus para transporte de passageiros, motores
estacionários a diesel, inclusive para geradores de energia elétrica, e motores
a combustão interna para embarcações.
Ela possui
várias subsidiárias fabricantes de caminhões, chassis e motores, inclusive na
França, na Holanda, na Tailândia, na China, na Índia, na Argentina, na Polônia,
na Finlândia e, é claro, no Brasil.
Essa
tradicionalíssima empresa europeia é uma das maiores fabricantes de utilitários
pesados para transporte rodoviário de cargas e conjuntos de chassis / motores
para transporte rodoviário de passageiros do mundo. Ela é uma das mais antigas
fabricantes caminhões do mundo, com os seus primeiros modelos de caminhões, com
a marca Scania-Vabis, fabricados na Europa Ocidental a partir da década de
1910.
Ela foi
fundada na Suécia, em 1911, a partir da fusão da Vagnfabriks (Vabis), uma
fabricante de vagões ferroviários, e da Maskinfabriks (Scania), uma fabricante
de bicicletas, dando origem assim à Scania-Vabis, que passou a atuar na
fabricação de automóveis e caminhões, num primeiro momento, inclusive
fabricando o Jeep Willys e o Volkswagen Fusca, sob licença, para, a
partir de 1969, se fundir com a tradicional fabricante sueca de automóveis e
aviões Saab AB, dando origem à Saab-Scania AB, quando passou a atuar de forma
independente, até 1995, até ser comprada pelo Grupo Volkswagen, na década de 2000.
Aqui no
Brasil, a então multinacional europeia Scania-Vabis passou a atuar,
inicialmente, a partir da década de 1950, por meio de importação de caminhões
novos parcialmente montados, por meio de um acordo de importação e
representação assinado com o grupo brasileiro Vemag – Veículos e Máquinas
Agrícolas, inicialmente com a construção de uma fábrica (na verdade uma montadora)
em São Paulo - S.P., até assumir definitivamente, a partir da década de 1960, o
controle total das operações no Brasil, inicialmente com a construção e
inauguração da sua fábrica de caminhões em São Bernardo do Campo - S.P., em
1962, a sua primeira grande fábrica fora da Europa.
Por razões
óbvias, a matriz sueca Scania AB anunciou, em 2022, que estava abandonando o
mercado russo de utilitários para transporte de cargas...
O GRUPO VOLKSWAGEN
O gigante
alemão Grupo Volkswagen é um dos
maiores fabricantes de automóveis e utilitários do mundo, incluindo caminhões e
conjuntos de chassis / motores para ônibus. Também fazem parte do Grupo
Volkswagen a Porsche, famosa
fabricante de automóveis esportivos de alto luxo, a Scania e a MAN, duas grandes e conhecidas
fabricantes de caminhões para transporte rodoviário de cargas, a Audi, uma das maiores e mais
conceituadas fabricantes de automóveis de alto luxo do planeta, a Lamborghini, uma fabricante italiana de
automóveis esportivos de alto luxo, a Seat,
uma fabricante espanhola de automóveis populares, e a Ducati, fabricante de motos premium de alta performance.
Em 2017,
por exemplo, o Grupo Volkswagen foi o maior fabricante de automóveis do
planeta, com mais de 10.400.000 unidades fabricadas, incluindo os números de
vendas da Audi, da Seat e da Porsche. Em 2019, o Grupo Volkswagen fabricou mais
de 11.000.000 de unidades, com mais de € 234 bilhões de receita bruta (o
equivalente a mais de US$ 262 bilhões) e mais de 640.000 empregados, enquanto a
Volkswagen do Brasil, por exemplo,
uma de suas principais subsidiárias, foi a segunda maior fabricante de
automóveis do Brasil, com mais 414.000 unidades fabricadas. Em 2024, o Grupo
Volkswagen fabricou mais de 8.520.000 unidades, incluindo automóveis,
comerciais leves e picapes.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
O nome Scania 112 foi usado pela fabricante sueca Saab-Scania AB e sua subsidiária brasileira Saab-Scania do Brasil para sua linha clássica de veículos para transporte rodoviário de cargas semi-pesadas e pesadas, fabricado em larga escala em uma única geração, inicialmente na Suécia, a partir de 1980, e, em seguida, a partir de 1981, lançado no Brasil, tornando-se um grande sucesso de vendas aqui, em parte pela sua mecânica robusta e confiável e em parte pelo baixo número de concorrentes a sua altura, como, por exemplo, o Volvo N10, o Mercedes-Benz L-1113, o Volkswagen 11-130 / Volkswagen 13-130 e o Fiat 190 Turbo / Fiat 190H, com pesos brutos máximos de tração de até 45.000 kg, dependendo do modelo, no caso específico dos cavalos mecânicos.
A família
Scania 112 foi uma das mais populares e confiáveis famílias de caminhões para
transporte rodoviário de cargas semi-pesadas e pesadas do Brasil,
principalmente nas décadas de 1980 e 1990, fabricada em larga escala no
município de São Bernardo do Campo, na Região Metropolitana de São Paulo, em
uma das maiores e mais modernas fábricas de caminhões do Brasil na época.
Esses
modelos da família Scania 112, fabricada aqui no Brasil durante a década de 1980,
formada principalmente por caminhões pesados e semi-pesados, tanto nos formatos
de chassis rígidos quanto cavalos mecânicos, não devem ser confundidos com os
modelos sucessores de caminhões Scania
113, da década de 1990, de formato externo bem semelhante, embora com um
número significativo de diferenças técnicas, principalmente na mecânica.
Essa
família Scania 112, da década de 1980, teve versões com cabine recuada,
apelidadas carinhosamente de Bicudo,
e versões com cabine avançada, apelidadas aqui no Brasil de Cara Chata, mas grande parte das
especificações técnicas dessas versões é semelhante, quando não idêntica,
principalmente a parte mecânica, elétrica, pneumática e eletrônica.
No caso
específico da família Scania 112, foram fabricados em série, aqui no Brasil,
pelo menos seis modelos nos primeiros anos da fabricação em série, o Scania T 112H, de cabine recuada, tanto
simples quanto leito, um dos mais vendidos aqui no Brasil, com tração 4X2 ou
6X2 e com algumas opções de motores, sendo a principal deles o Scania DS11 aspirado, um grande motor
com seis cilindros em linha, com 11.000 cilindradas e injeção direta e mecânica,
inicialmente com 203 cavalos de potência e 77 kgfm de torque; o Scania T 112M, uma versão com tração 4X2
ou 6X2, também de cabine recuada, simples ou leito, também com algumas opções
de motores, incluindo o Scania DS11 aspirado; o Scania T 112E, uma versão com tração 6X2 ou 6X4, também de cabine
recuada, simples ou leito, também com algumas opções de motores, incluindo o
Scania DS11 aspirado; o Scania R 112H,
de cabine avançada, tanto simples quanto leito, que, embora, curiosamente,
sendo melhor no aspecto técnico vendeu menos, uma versão com tração 4X2 ou 6X2 e
também com algumas opções de motores, incluindo o Scania DS11 aspirado; o Scania R 112M, de cabine avançada,
tanto simples quanto leito, uma versão com tração 4X2 ou 6X2 e também com
algumas opções de motores, incluindo o Scania DS11 aspirado; e, finalmente, o Scania R 112E, também de cabine avançada,
simples ou leito, com tração 6X2 ou 6X4, também com algumas opções de motores,
incluindo o Scania DS11, seguidos, anos depois de outras versões melhoradas,
com motores mais potentes e maior capacidade de carga, inclusive.
Basicamente,
de forma resumida e simplificada, os motores Scania DS11 eram seis cilindros em
linha aspirados, com 11.000 cilindradas ou 11 litros, com bloco e cabeçote de
ferro fundido, com comando de válvulas no bloco, acionado por varetas, com
bomba injetora direta e mecânica de combustível, com taxa de compressão de 16:1.
Esses motores foram trazidos da família de caminhões antecessora Scania 111,
apelidada de Jacaré aqui no Brasil,
mas com algumas melhorias e modernizações.
Alguns anos
depois do início da produção em série, a família Scania 112 ganhou mais algumas
versões, incluindo a Scania T 112S,
com motor turbodiesel Scania DSC11,
com intercooler, com taxa de compressão de 15:1, com potência aumentada para
333 cavalos e torque aumentado para 142 kgfm, além de outras versões ainda mais
potentes anos depois.
Todos as
versões da família Scania 112 citadas nos parágrafos acima estiveram
disponíveis com pelo menos duas opções de conjunto caixa de câmbio / embreagem,
uma de cinco velocidades ou marchas e outra de dez velocidades, sendo a
principal delas a Scania GR871, um
câmbio banhado a óleo, com acionamento servo-hidráulico, totalizando 10 marchas
sincronizadas, com reduzida.
Os modelos
da família Scania 112 estão classificados na categoria dos caminhões
semi-pesados e pesados.
CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
A família de caminhões semi-pesados e pesados Scania 112, da década de 1980, faz parte da 3ª geração de caminhões da famosa fabricante sueca Scania AB, uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de veículos para transporte rodoviário de cargas do mundo. Essa 3ª geração de caminhões é conhecida internacionalmente como Série 2, da qual também fazem parte as famílias de caminhões semi-pesados e pesados Scania 142, mas neste caso com motor Scania DS14 V8 de 14.000 cilindradas ou 14 litros, parte dela fabricada e comercializada no Brasil.
LINHAGEM DE CAMINHÕES DA
MARCA SCANIA |
||
DÉCADA |
SÉRIES |
FAMÍLIAS |
1960 e
1970 |
50, 80,
85, 110 e 140 |
L50, L80,
L85, L110 e L140 |
1970 e
1980 |
51, 81,
86, 111 e 141 |
L51, L81,
L86, L111 (Jacaré) e L141 |
1980 |
Série 2
(3ª geração) |
Scania
82, Scania 112 e Scania 142 |
1990 |
Série 3
(4ª geração) |
Scania
93, Scania 113 e Scania 143 |
2000 |
Série 4
(5ª geração) |
Scania
94, Scania 114, Scania 124, Scania 144 e Scania 164 |
2010 |
Série
PRT-Range ou PGR (atual geração) |
P (cabine
baixa), G (cabine média) e R (cabine alta) |
A família
Scania 112 foi criada na Suécia, na década de 1970, desenvolvida na Europa e no
Brasil, também na década de 1970, e fabricada principalmente na Suécia e no
Brasil, na década de 1980, mais precisamente entre 1981 e 1991, totalizando
mais de 20.000 unidades fabricadas no Brasil, por exemplo, principalmente as versões
com cabine recuada, uma preferência do mercado brasileiro na época, ainda não
acostumado com as versões de cabine avançada.
A família
Scania 112, da década de 1980, é a antecessora da muito bem sucedida família
Scania 113, da década de 1990, também fabricada e comercializada aqui no
Brasil. É possível afirmar que uma parte significativa (cerca de 50%) da
mecânica, da estrutura e dos sistemas elétrico, eletrônico, hidráulico e
pneumático da família Scania 112 foi estendida para a família Scania 113, embora,
segundo o fabricante, trata-se de modelos de caminhões quase totalmente
diferentes, com mais de 200 modernizações, mudanças e aprimoramentos na família
Scania 113, principalmente na mecânica e nos sistemas.
Em 1981, a
Scania do Brasil iniciou a fabricação seriada dos modelos de caminhões
semi-pesados e pesados Scania 112, com bonita carroceria / cabine recuada com
design italiano do famoso e renomado estúdio Italdesign / Giugiaro, com capô do motor basculante e em fibra de
vidro, com para-lamas integrado, com essa carroceria / cabine fabricada no
Brasil pela Brasinca; com pelo menos
cinco opções de motores da mesma família Scania
DS11 / Scania DSC11, começando com 203 cavalos e 77 kgfm (aspirado),
passando por 296 cavalos e 111 kgfm (turbo), passando por 305 cavalos e 126
kgfm (melhoria na bomba injetora), passando por 333 cavalos e 142 kgfm (com
intercooler) até chegar aos 353 cavalos e 161 kgfm (com mais algumas melhorias);
com chassi do cavalo com pelo menos duas distâncias entre-eixos, de
3,8 metros a 5,4 metros; quatro opções de chassis, com longarinas com espessura
variando entre 8 milímetros até 17 milímetros; câmbio de 5 ou 10 marchas
sincronizadas; e tração 4X2, 6X2 ou 6X4; dentre outras especificações.
Por meio da
família Scania 112, a Scania do Brasil lançou aqui no Brasil, na década de
1980, o inédito conceito de Caminhão Programado, em que o cliente tem a sua
disposição a possibilidade de combinar inúmeras especificações de acordo com
suas necessidades, um conceito mantido até hoje por essa fabricante europeia.
Na época, os caminhões da família Scania 112 podiam sair de fábrica com cabine
simples, cabine leito ou até cabine com leito duplo, suspensão com eixo rígido,
com feixe de molas, freios a tambores e dois tanques de 385 litros cada, dentre
outras especificações. E mais, podiam sair de fábrica com opcionais
importantes, como, por exemplo, ar condicionado, assento do motorista com apoio
de cabeça e com amortecimento pneumático, volante com regulagem de altura,
vidros da cabine com acionamento elétrico, com carrocerias disponíveis nas
cores branca, azul, amarela, verde, laranja, preta e vermelha.
Essa
família foi um sucesso de vendas na década de 1980, inclusive na Europa e no
Brasil, mas precisava ser substituída por outra família mais moderna. Assim,
durante a década de 1980, a gigante sueca Saab-Scania AB iniciou o projeto
Scania 113, utilizando como base a família Scania 112, mas com inúmeras
modernizações e melhorias mecânicas, elétricas, eletrônicas, hidráulicas e
pneumáticas, incluindo novos bloco, cabeçote, coletor e válvulas de escape,
anéis de pistão, turbocompressor, bomba injetora direta e bicos injetores, nova
embreagem, com carroceria / cabine com chapas de aço galvanizado ou zincado;
dentre outras mudanças.
A família
Scania 113, da década de 1990, foi um sucesso de vendas, totalizando mais de 36.000
unidades fabricadas no Brasil, entre 1991 e 1998.
MODELOS DA FAMÍLIA 112
Aqui no Brasil, a família de caminhões semi-pesados e pesados Scania 112 é formada por pelo menos seis modelos, sendo pelo menos três com cabine convencional ou recuada, conhecida também como “bicuda”, ou seja, com motor à frente da posição do motorista, em um volume separado, inclusive com opções de cabine estendida ou cabine leito.
Curiosamente,
a família Scania 112 esteve disponível no Brasil, na década de 1980, com opções
de cabine avançada, mais vantajosa tecnicamente, inclusive com capacidade de
carga maior e/ou menor consumo de combustível, mas vendeu menos que as versões
“bicudas”, pois as transportadoras brasileiras e os caminhoneiros autônomos
ainda tinham algum preconceito ou resistências às versões “cara chata”.
A família
Scania 112 foi uma das melhores opções de cavalos mecânicos para transporte
rodoviário de cargas semi-pesadas e/ou pesadas da década de 1980, aqui no
Brasil. Os modelos Scania T 112H 4X2 e
Scania T 112HW 6X2, por exemplo, estiveram
entre os mais icônicos caminhões para transporte rodoviário de cargas do
Brasil, elogiados por sua robustez e durabilidade, praticidade, confiabilidade
mecânica, performance combinada com consumo moderado de combustível e até
conforto interno, com boa ergonomia e espaço interno.
Entre as
versões principais da família Scania 112, fabricadas aqui no Brasil, estão as
seguintes:
- Scania T 112H (a letra H significa dois ou três eixos, geralmente dois, sendo o dianteiro direcional e o traseiro para tração), com motor Scania DS11, aspirado, ou Scania DSC11, turbodiesel de quatro tempos, com ou sem intercooler, dependendo do ano de fabricação, com seis cilindros em linha e injeção direta de combustível, nos primeiros anos de fabricação com potência de 203 cavalos de potência e 77 kgfm de torque, com tração 4X2 traseira (toco), direção hidráulica e cabine curta, mas com opção de cabine estendida ou cabine leito, com peso bruto total variando de acordo com o ano de fabricação e as especificações solicitadas pelo cliente.
- Scania T 112E (a letra E significa três eixos, sendo o dianteiro direcional e um ou dois traseiros para tração), também com motor Scania DS11, aspirado, ou DSC11, com turbocompressor, com as mesmas especificações do modelo citado logo acima, incluindo potência e torque, com tração 6X4 traseira (traçado) ou tração 6X2 traseira (trucado), direção hidráulica e cabine curta, mas com opção de cabine estendida ou cabine leito, com peso bruto total de tração também variando.
- Scania R 112H, uma versão melhorada da família, também com motor Scania DS11, aspirado, ou Scania DSC11, turbodiesel, com as mesmas especificações, incluindo potência e torque, com tração 4X2 traseira (toco), direção hidráulica e cabine curta, mas com opção de cabine estendida ou cabine leito, com peso bruto total de tração também variando.
- Scania R 112E, uma versão melhorada da família, também com motor Scania DS11, aspirado, ou Scania DSC11, turbodiesel, com as mesmas especificações, incluindo potência e torque, com tração 6X4 traseira (traçado) ou tração 6X2 traseira (trucado), direção hidráulica e cabine curta, mas com opção de cabine estendida ou cabine leito, também com peso bruto variando.
Lembre-se
que para o serviço pesado o mais importante é o torque, nem tanto a potência.
SIGLAS UTILIZADAS PARA A NOMENCLATURA DA FAMÍLIA SCANIA 112 |
||
SIGLA |
VERSÃO |
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS |
R |
Range |
Cabine
avançada (cara-chata) |
T |
Torped |
Cabine
recuada (bicudo) |
M |
Medium
Duty |
Semi-pesado |
S |
Super |
Motor
turbo (semi-pesado ou pesado) |
H |
Heavy
Duty |
Semi-pesado
(6X2 ou 4X2) |
HS |
Heavy
Duty Super |
Semi-pesado
ou pesado (6X4 ou 6X2) |
HW |
Heavy
Duty Weight |
Semi-pesado
(6X2 ou 4X2) |
E |
Extra
Heavy Duty |
Semi-pesado ou pesado (6X4 ou 6X2) |
EW |
Extra
Heavy Weight |
Semi-pesado
ou pesado (6X4 ou 6X2) |
HK |
Heavy (6X6) |
Off-road,
para até 80 toneladas |
Na década
de 1980, dentre as principais clientes da família de caminhões Scania 112
estiveram a Cutralle (suco de laranja), a ANR (transportadora de cargas), a
Citrosuco (suco de laranja), a Zillo Lorenzetti / Zilor (setor sucroalcooleiro,
etanol e açúcar) e Ouro Verde, dentre outras.
MERCADO
A família de caminhões pesados e semi-pesados Scania 112 foi um sucesso de vendas da marca Scania no Brasil, na década de 1980. Uma parte das unidades de caminhões fabricadas dessa família ainda está em condições de uso. É uma das famílias de caminhões mais icônicas do Brasil, ainda hoje presente em rodovias brasileiras no transporte de cargas médias e pesadas.
Os preços
dos exemplares usados variam entre R$ 80 mil até 120 mil, dependendo do estado
de conservação do veículo, dependendo da motorização e potência, dependendo da
configuração de chassi / eixos / tração e dependendo do número de opcionais. Apesar
da idade do projeto, são modelos com boa aceitação no mercado de usados,
principalmente em razão de sua praticidade e confiabilidade mecânica, com
alguns relatos de modelos que chegaram a 3.000.000 de quilômetros rodados e
ainda em condições de uso.
Na época,
durante a década de 1980, o mercado de caminhões leves, médios e pesados era
praticamente dominado no Brasil por marcas fortes, como Scania, Mercedes-Benz,
Ford e Volvo, com modelos de caminhões movidos a diesel. Anos depois, já década
de 2000, a Scania do Brasil deu um passo adiante, trazendo ao Brasil a 5ª
geração de caminhões semi-pesados e pesados, formada pela Série 4,
principalmente pelas famílias Scania 94,
Scania 114 e Scania 124, também
bem vendidas aqui.
Os
caminhões da família Scania 112 possuem capacidade para transportar o motorista
e um ou dois ajudantes ou acompanhantes, com conforto razoável. Eles apresentam
um bom desempenho para uso diário, mas abaixo da performance apresentada pelas
opções mais modernas e sofisticadas de caminhões, é claro. Só pra se ter uma
ideia, na época, na década de 1980, a potência máxima dos caminhões semi-pesados
e pesados disponíveis no Brasil pelas grandes marcas Scania, Mercedes-Benz e
Volvo, variava entre 200 cavalos e 350 cavalos, e hoje em dia, essa potência
pode chegar a incríveis 700 cavalos, em alguns casos.
Atualmente,
a Scania do Brasil é uma das líderes nacionais na fabricação de chassis para
caminhões semipesados e pesados. Ela também é mundialmente conhecida pela alta
qualidade na fabricação de caminhões e uma das líderes mundiais em inovação
tecnológica na fabricação de conjuntos de chassis / motores para veículos
coletivos para transporte rodoviário de passageiros. Ela atende o mercado
latino-americano por meio de 145 concessionárias, principalmente no Brasil, na
Argentina e no México.
Aqui no
Brasil, a produção total de caminhões em 2017, por exemplo, foi de quase 52.000
unidades, com as principais fabricantes Mercedes-Benz do Brasil, Volkswagen /
MAN, Ford do Brasil, Volvo e Scania, nesta ordem decrescente, considerando
unidades fabricadas, conseguindo praticamente dominar o mercado nacional, com
mais de 90% do market share, enquanto as demais continuavam se esforçando para
ganhar terreno, dentre elas algumas notáveis, a Iveco, a Agrale, a DAF, a
Hyundai e a Kia, estas duas pertencentes ao mesmo grupo sul-coreano Hyundai.
MERCADO BRASILEIRO DE UTILITÁRIOS DE CARGA RODOVIÁRIA (2017) |
||
FABRICANTE |
UNIDADES |
PARTICIPAÇÃO |
Mercedes-Benz |
+
d 15.000 |
Cerca
de 29% |
Volkswagen / MAN |
+
d 14.000 |
Cerca
de 28% |
Ford do Brasil |
+
de 7.800 |
Cerca
de 15% |
Volvo |
+
de 5.900 |
Cerca
de 11% |
Scania |
+
de 5.700 |
Cerca
de 11% |
Iveco (Grupo CNH) |
+
de 1.900 |
Cerca
de 4% |
DAF |
+
d 1.040 |
Cerca
de 2% |
Agrale |
+
d 110 |
Cerca
de 0,5% |
Nota: Os números
são aproximados e/ou arredondados. Há algum tempo a Ford do Brasil anunciou a intenção de parar a sua fabricação de
caminhões. A Agrale é uma marca brasileira. A fabricante chinesa Sinotruk encerrou em 2016 suas
atividades de importação / comercialização de veículos utilitários no Brasil.
Em 2023,
por exemplo, foram vendidos no Brasil mais de 100.000 unidades de caminhões
pesados, semi-pesados, médios e leves. Esse cenário passou por algumas
mudanças, com as marcas Iveco e DAF ganhando mercado, principalmente em
razão da qualidade dos seus produtos e da saída da marca Ford do mercado
brasileiro de caminhões, alguns anos atrás, o que deixou mais espaço para elas
crescerem.
MERCADO BRASILEIRO DE UTILITÁRIOS DE CARGA RODOVIÁRIA (2023) |
||
FABRICANTE |
UNIDADES |
PARTICIPAÇÃO |
Volkswagen
/ MAN |
+
d 27.000 |
Cerca
de 25% |
Mercedes-Benz |
+
d 26.200 |
Cerca
de 25% |
Volvo |
+
de 19.600 |
Cerca
de 18% |
Scania |
+
de 12.400 |
Cerca
de 11% |
Iveco
(Iveco Group) |
+
de 9.300 |
Cerca
de 9% |
DAF |
+
de 8.300 |
Cerca
de 8% |
Agrale |
+ d 100 |
Cerca
de 0,5% |
|
|
|
Abaixo, o
critério adotado nacionalmente pela Anfavea
– Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores para
diferenciar as categorias ou segmentos de utilitários pesados, semi-pesados, médios
e leves para transporte rodoviário e/ou urbano de cargas:
CRITÉRIO DE SEGMENTAÇÃO DE CATEGORIAS DE UTILITÁRIOS |
||
CATEGORIA |
PBT (PESO BRUTO) |
OBSERVAÇÃO |
Furgões |
|
|
Chassi cabine |
Até
3,5 toneladas |
|
Semileve |
De
3,5 ton. até 6 toneladas |
|
Leve |
De
6 ton. até 10 toneladas |
|
Médio |
De
10 ton. até 15 toneladas |
|
Semipesado |
De
15 ton. até 45 toneladas |
|
Pesado |
A
partir de 45 toneladas |
|
Cavalo mecânico |
|
|
Fonte: Anfavea
ONDE COMPRAR
- Mercado Livre (classificados): https://www.mercadolivre.com.br/
- OLX Brasil (classificados): https://www.olx.com.br/brasil
- Caminhões e Carretas: https://www.caminhoesecarretas.com.br/
- Tratores e Colheitadeiras: https://www.tratoresecolheitadeiras.com.br/
- Shop Car (classificados): https://www.shopcar.com.br/
- MF Rural (classificados): https://www.mfrural.com.br/
VEJA TAMBÉM
- Amazônia
- ATR-42
- ATR-72
- Informática (Parte 1)
- Saab JAS 39 Gripen NG
- Navegadores (Informática)
- Beechcraft Corporation
- Agricultura e Pecuária
- Pesos e Medidas
- Ônibus Espacial
- Ivermectina (Agropecuária)
- Oxitetraciclina (Agropecuária)
- Cessna 208B Grand Caravan
- Cessna Citation
- Nota Fiscal
- Gesso Agrícola (Agricultura e Pecuária)
- Bombardier Learjet
- Apicultura (Mel e Própolis)
- Neiva (Indústria Aeronáutica)
- Cirrus Aircraft
- Satélites (Telecomunicações)
- Gastrite (Medicina)
- Indústria Automobilística
- Mastite Bovina (Agropecuária)
- Informática (Parte 2)
- Embraer EMB-110 Bandeirante
- Nutrientes (Medicina e Veterinária)
- Agronegócios / Agribusiness (Economia)
- Aquecimento Global
- Embraer KC-390 (Força Aérea Brasileira)
- Bombardier (Indústrias de Veículos)
- Embraer
- Ordenhadeira Mecânica (Agropecuária)
- Injeção Eletrônica (Mecânica)
- Transportes no Brasil (Logística)
- Energia Solar Fotovoltaica
- Trator Ford 6600
- Sade (Música)
- Energia Elétrica
- Boeing 737
- Paul Mauriat (Música)
- Conexão ADSL (Telecomunicações)
- Aeroporto Campo de Marte
- Material Composto
- Segurança Privada
- Massey Ferguson MF 275
- Medroxiprogesterona (Medicina e Veterinária)
- Produção Florestal
- Contratos (Direito)
- Drones
- Nobreak (Informática)
- Propoxur (Veterinária)
- Massey Ferguson MF 290
- Fatores de Produção (Administração)
- Piper Aircraft
- James Bond (Cinema)
- Doramectina (Agropecuária)
- Embarcações (Indústria Naval)
- Propoxur (Veterinária)
- Massey Ferguson MF 290
- Roteadores (Telecomunicações)
- Trator Ford 6610
- Aeroporto de Congonhas
- Aeroporto Santos Dumont
- Iodophor (Agropecuária)
- Esquizofrenia (Psicologia)
- Embraer EMB-314 Super Tucano
- Embraer AMX (Força Aérea Brasileira)
- Pastagem ou Pasto (Agropecuária)
- Maconha (Segurança Pública)
- Ford do Brasil
- Airbus A320
- General Motors do Brasil
- FAB - Força Aérea Brasileira
- Capim Elefante Napier (Agropecuária)
- Leguminosa Soja Perene (Agropecuária)
- Capim Massai (Agropecuária)
- Capim MG7 Tupã (Agropecuária)
- Capim MG11 Tijuca (Agropecuária)
- Capim Colonião (Agropecuária)
- Capim MG12 Paredão (Agropecuária)
- Sementes Para Pastagens (Agropecuária)
- Leguminosa Mucuna Preta (Agropecuária)
- Capim Aruana (Agropecuária)
- Capim Andropogon (Agropecuária)
- Capim Tanzânia (Agropecuária)
- Capim MG13 Braúna (Agropecuária)
- Leguminosa Calopogônio (Agropecuária)
- Capim Brachiaria (Agropecuária)
- Capim Tobiatã (Agropecuária)
- Mbps - Megabits por Segundo (Informática)
- Embraer E-190
- Franquia de Internet (Telecomunicações)
- Beechcraft King Air
- Capim Brachiaria Ruziziensis (Agropecuária)
- Chassis Agrale MA Microbus
- Capim Brachiaria Marandu (Agropecuária)
- Capim Áries (Agropecuária)
- Capim Atlas (Agropecuária)
- Crase (Gramática)
- Embraer E-195
- Airbus A321
- Casa C-295 (Força Aérea Brasileira)
- Airbus A319
- Computador (Informática)
- Multiplicação (Matemática)
- Viação Motta (Transporte Rodoviário)
- Capim Brachiária Decumbens (Agropecuária)
- Leguminosa Híbrida Java (Agropecuária)
- Capim MG-5 Xaraés (Agropecuária)
- Capim Brachiaria Llanero (Agropecuária)
- Capim Brachiaria Dictyoneura (Agropecuária)
- Capim Braquiária Humidícola (Agropecuária)
- Capim Brachiaria MG-4 (Agropecuária)
- Elbit Hermes 900 (Força Aérea Brasileira)
- Capim MG-5 Vitória (Agropecuária)
- Aço (Siderurgia)
- Fenitrotion (Agropecuária)
- Stylosanthes Campo Grande (Agropecuária)
- Volkswagen Delivery
- Capim Panicum Mombaça (Agropecuária)
- Açúcar (Agroindústria)
- Música Eletrônica (Indústria Fonográfica)
- Unidade Embraer Botucatu
- Bateria (Química e Física)
- Pepsico do Brasil
- Fertilizante (Agricultura e Pecuária)
- Ford Ranger
- Aeronaves (Indústria Aeronáutica)
- Chevrolet S10
- Úlcera (Medicina)
- Água (Biologia e Química)
- Suplementação Mineral (Pecuária)
- Ford F-250
- Kia Bongo
- Trator Valmet 68
- Conservação de Alimentos (Culinária)
- Aviação Agrícola (Agricultura)
- Álcool (Agroindústria)
- Lockheed Hercules (Força Aérea Brasileira)
- Alumínio (Metalúrgica)
- Antibióticos (Medicina e Veterinária)
- Hyundai HD 80
- Hyundai HD 78
- Aquecedor Solar de Água
- Trator Valmet 88
- Caminhões Mercedes-Benz Atego
- Água Oxigenada (Química)
- Atmosfera (Química e Física)
- IRPF - Imposto de Renda de Pessoa Física
- TOC - Transtorno Obsessivo Compulsivo
- Navios (Engenharia Naval)
- Barcos (Engenharia Naval)
- Bicicleta (Ciclismo)
- Mata Bicheiras (Agropecuária)
- Atmosfera Terrestre
- Trator Valmet 118
- Trator Ford 4610 (Agropecuária)
- Trator Valmet 1180
- Modem (Telecomunicações)
- Trator Ford 5610 (Agropecuária)
- Massey Ferguson MF 235
- Embraer EMB-203 Ipanema
- Aquífero Guarani (Geografia)
- Ford Pampa
- Trator Ford 4600
- Massey Ferguson MF 275 Advanced
- Trator Valmet 985
- Trator CBT 2105
- Irrigação de Pastagem (Pecuária)
- Trator Ford 7610 (Agropecuária)
- Massey Ferguson MF 296
- Trator Valmet 885
- Chocotone (Culinária)
- Trator CBT 8060
- Massey Ferguson MF 295
- Toyota Hilux
- Plantas Forrageiras (Agropecuária)
- Gramíneas e Leguminosas (Agropecuária)
- Trator CBT 8260
- Massey Ferguson MF 292
- Arado (Agricultura e Pecuária)
- Capim Colonhão (Agropecuária)
- Capim Elefante Paraíso (Agropecuária)
- Capim Elefante Carajás (Agropecuária)
- Chrystian & Ralf (Música)
- Massey Ferguson MF 292 Advanced
- Líder Aviação (Transporte Aéreo)
- Microcomputador (Informática)
- Trator Ford 7810 (Agropecuária)
- Capim Brizantão (Agropecuária)
- Capim Braquiarão (Agropecuária)
- Velocidade de Internet (Informática)
- Capim Braquiária (Agropecuária)
- Panicum Maximum (Agropecuária)
- Trator CBT 8240
- Trator CBT 2400
- Trator CBT 8440
- Massey Ferguson 4780
- Valmet 1380 S
- Massey Ferguson MF 65X
- Massey Ferguson MF 95
- Massey Ferguson MF 85
- Capim Mombaça (Agropecuária)
- Trator CBT 1090
- Trator CBT 1000
- Trator CBT 1065
- Trator CBT 1105
- Blindagem de Automóveis
- Brachiaria MG-5 Vitória
- Trator CBT 1020
- Capim Humidícola (Agropecuária)
- Trator CBT 8450
- Caminhões Mercedes-Benz Axor
- Trator Agrale BX 4.110
- Refrigerador (Conservação de Alimentos)
- Santa Matilde SM-500 CR
- Massey Ferguson MF 297
- Scania L 111 (Jacaré)
- Roberta Miranda (Música)
- Agritech Yanmar 1175
- John Deere 5603
- Trator Agrale 5075
- Trator Yanmar 1050-D
- Trator Yanmar 1040
- Trator Valtra BH 205i G2
- Adubo (Agricultura e Pecuária)
- Estrume ou Esterco (Agricultura)
- Húmus ou Humo (Agricultura)
- New Holland 8030
- New Holland 7630
- New Holland TL 75
- Massey Ferguson MF 55X
- Trator Valmet 1580
- Massey Ferguson MF 4275
- Massey Ferguson MF 4292 HD
- John Deere 5605
- Agritech Yanmar 1185
- Trator CBT 9270
- New Holland TL 85
- Trator Valmet 148
- Pá carregadeira Case W20F
- Trator Valtra A74S
- New Holland TT4.90
- New Holland TT4.75
- Trator Agrale BX 90
- Trator Agrale BX 4.90
- Trator Agrale BX 130
- Trator Agrale BX 100
- Mitsubishi L200
- Sal Para Gado (Agropecuária)
- Santa Matilde SM-400 CR
- Trator Valmet 1580
- Álcool Combustível (Agroindústria)
- New Holland TL5.90
- New Holland TL 95
- Chevrolet Silverado
- Trator Muller TM31
- Plástico (Indústria)
- Trator CBT 8840
- Massey Ferguson MF 299
- Trator Valmet 128
- Trator Valmet 1780
- Pá Carregadeira Case 721E
- Trator Agrale 575 Super
- Yanmar Solis 75
- Trator Mahindra 6075
- Pá Carregadeira Case 621E
- Trator Mahindra 8000S
- Pá Carregadeira Case 821E
- Massey Ferguson MF 4283
- Fenologia (Agricultura)
- Trator Valtra A84S
- A Caçada ao Outubro Vermelho (Filme)
- New Holland TL5.80
- LS Tractor Plus 90
- Case Farmall 90
- LS Tractor Plus 80
- Case Farmall 80
- Aeroporto de Guarulhos
- Trator Mahindra 6065
- Scania S 450
- Jesus (Filme)
- Trator Mahindra 86-110 P
- Carpenters (Música)
- Trator Mahindra 9500S
- Yanmar Solis 90
- Case Farmall 100
- LS Tractors Plus 100
- Petróleo (Economia e Política)
- Suzanne Ciani (Música)
- Massey Ferguson MF 4408
- Massey Ferguson MF 4280 Xtra
- Fatura (Administração de Empresas)
- Duplicata (Administração de Empresas)
- Fiat Ducato
- Compulsão Sexual (Psicologia)
- Trator Mahindra 6060
- Alien - O Oitavo Passageiro (Filme)
- New Holland TL 60
- Blade Runner - O Caçador de Andróides (Filme)
- New Holland TL5.100
- Carreta Graneleira Kuhn Grain Max 32000
- Bloco de Concreto (Construção Civil)
- Massey Ferguson MF 4283 Xtra
- Massey Ferguson MF 4408 S
- Trator Mahindra 2025
- Massey Ferguson MF 283 Advanced
- Massey Ferguson MF 265 Advanced
- Trator Mahindra 5050
- Trator Muller TM25
- Trator Muller TM17
- Trator CBT 2600
- Ennio Morricone (Música)
- Poços de Água (Geologia)
- Trator Valtra A94S
- Nissan Frontier
- Trator Valtra 685
- Missão Impossível (Cinema)
- Estrutura das Madeiras
- Massey Ferguson MF 4410
- Massey Ferguson MF 4409
- Direitos Humanos
- John Deere 5403
- Trator Muller TM14
- Victor & Leo (Música)
- Volkswagen Amarok
- Empilhadeira Case 586H
- Fiat Toro
- Castidade (Religião)
- Celibato (Religião)
- Trator Ford 7830
- Fendt 939 Vario
- DJI Agras T40
- Trator Valmet 118-4
- Fendt 942 Vario
- Vangelis (Música Eletrônica)
- Trator Agrale 5085
- Inflação (Economia)
- Trator Agrale 5105
- Agritech Yanmar 1160
- Scania 113
- Trator Valtra BH 160
- Trator Valtra 700
- Escavadeira Case CX160B
- Massey Ferguson MF 291 Advanced
- Escavadeira Case CX180C
- Deus (Religiões Monoteístas)
- Escavadeira Case CX220C
- Escavadeira Case CX220B
- Trator Valtra 900
- Fend 1046 Vario
- Trator Valtra BH 180 G2
- Fendt 1050 Vario
- Trator Ford 5600
- Almoxarifado (Administração)
- Reggae (Indústria Fonográfica)
- Classificação de Grãos (Agroindústria)
- Fiat Titano
- Trator Ford 4630
- Trator Valtra 800
- O Predador (Filme)
- Trator Ford 5030
- Trator Valtra BH 140
- Trator Ford 5630
- Trator Valtra BH 180
- Trator Ford 6630
- Trator Massey 296 (Agropecuária)
- Fendt 936 Vario
- Trator Massey 295 (Agropecuária)
- Trator Massey 235 (Agropecuária)
- Yanni (Música)
- Trator Valtra BH 165 G2
- Trator Valtra 585
- Northrop F-5 (Força Aérea Brasileira)
- Trator Valtra BH 185i G2
- Massey Ferguson MF 660 HD Advanced
- Trator Ford 8BR
- Massey Ferguson MF 5290
- Embraer EMB-312 Tucano
- Nome Fantasia, Logotipo e Marca
- Direitos Autorais (Copyright)
- Massey Ferguson MF 5275
- Igrejas Evangélicas (Religião)
- Massey Ferguson MF 5285
- Embraer EMB-202 Ipanema
- JAC Hunter
- New Holland 7610
- Escavadeira Case CX240C Mass Excavator
- Escavadeira Case CX240B
- Óleo de Laranja (Agricultura)
- Trator Ford 4810 (Agropecuária)
- Trator Valtra A750
- Trator Valtra A850
- Paula Fernandes (Música)
- Trator Valtra A950
- Jeová (Religiões Monoteístas)
- Volkswagen Kombi
- O Exterminador do Futuro 2 (Filme)
- Trator Maxion 9110
- Trator Maxion 9130
- Trator Maxion 9150
- Trator Maxion 9170
- Trator Engesa 815
- Trator Engesa 923
- Trator Engesa 1428
- Trator Engesa 1128
- Trator Engesa 1124
- Trator Valtra A550
- Trator Valtra A650
- Jeremias (Filme)
- Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro
- Comércio Internacional (Economia)
- Corciolli (Música)
- Plantas Daninhas (Agricultura)
- John Deere 5303
- Taken (Minissérie)
- New Holland 7810
- Madredeus (Música)
- Massey Ferguson MF 6714
- Massey Ferguson MF 6713
- Massey Ferguson MF 6712
- Massey Ferguson 6711
- Massey Ferguson MF 680 HD Advanced
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REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE
LEITURA
- QRA Volantão: https://www.youtube.com/watch?v=sLI2aRJUXhw
- Scania do Brasil: https://www.scania.com/br/pt/home.html
- Auto Esporte / Globo.com: https://autoesporte.globo.com/onibus-e-caminhoes/noticia/2019/05/scania-anuncia-investimento-de-r-14-bilhao-em-fabrica-de-caminhoes-em-sp.ghtml
- QRA Volantão / YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=31s9yo0FHwk
- Frota News: https://frotanews.com.br/mercado-de-caminhoes-2023-analise-com-muitos-fatos-revelados-pelos-numeros/
- Quatro Rodas / Abril: https://quatrorodas.abril.com.br/noticias/dez-caminhoes-que-fizeram-historia-no-brasil/
- Blog do Caminhoneiro: https://blogdocaminhoneiro.com/2021/04/serie-2-da-scania-chegou-ao-brasil-ha-quarenta-anos/
- Transporte Mundial: https://transportemundial.com.br/190h-fiat/
- Wikipedia: https://en.wikipedia.org/wiki/Scania_2-series
- Transporte Moderno: https://transportemoderno.com.br/2025/01/10/classicos-brasileiros-como-os-caminhoes-volkswagen-11-130-e-13-130-conquistaram-os-transportadores-na-decada-de-1980/
- Isto É Dinheiro: https://www.istoedinheiro.com.br/scania-suspende-exportacao-de-caminhoes-e-pecas-para-a-russia/
- Planeta Caminhão: https://planetacaminhao.com.br/noticias/ver/3100/confira-o-ranking-das-marcas-de-caminhes-que-mais-venderam-em-2023
- Planeta Caminhão: https://planetacaminhao.com.br/noticias/ver/2370/a-histria-do-112
- Jornal Estadão: https://estradao.estadao.com.br/caminhoes/scania-142-h-dos-anos-1980-roda-4-milhoes-de-km-sem-abrir-o-motor/
- Scania do Brasil (divulgação): Imagens
- Wikimedia: Imagens
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