TRATOR AGRALE 540 XT

AGRALE 540.4 CABINADO
AGRALE 540 CABINADO
AGRALE 540.4 PLATAFORMADO
AGRALE 540 PLATAFORMADO
FAMÍLIA AGRALE 500
GRUPO STÉDILE
AGRALE S.A.


INTRODUÇÃO

O pequeno trator Agrale 540 XT é um moderno e econômico utilitário agrícola, com eixo baixo e tração 4X2 traseira, para uso geral em propriedades rurais (agricultura e pecuária), indústrias e agroindústrias, fabricado em larga escala a partir da década de 2010 pela indústria gaúcha Agrale S.A., que também fabrica na mesma linha de montagem brasileira os seus irmãos Agrale 575 Super e Agrale 575 Compact, os três com vários pontos em comum, exceto em alguns aspectos, sendo o Agrale 540 XT o menor e menos potente dos três.


Uma versão com tração 4X4 TDA, chamada Agrale 540.4 XT, também é fabricada.


Nas décadas de 2010 e atual, entre os poucos concorrentes do pequeno trator Agrale 540 XT no mercado brasileiro de utilitários agrícolas estiveram e/ou estão os tratores John Deere 5055-E, Mahindra 2025, Landini Série 2 050 GE, Yanmar Solis 26 e LS Tractor G40 e Massey Ferguson 250XF, embora, conceitualmente, o Agrale 540 XT, o Landini Série 2, o Solis 26, Mahindra 2025 e o G40 façam parte da categoria dos tratores leves, enquanto o 5055-E e o 250XF façam parte da categoria dos médios.


O pequeno trator Agritech 1155 Plus, também fabricado pela Agrale S.A., também faz parte da categoria dos médios, mas neste caso específico com 42 cavalos.


O pequeno e leve Agrale 540 XT é um dos modelos da família Agrale 500, formada também pelos modelos Agrale 575 Super e Agrale 575 Compact, sendo o Agrale 575 Super de maiores dimensões, com 75 cavalos de potência, mas ainda dentro da categoria dos médios, e o Agrale 540 XT e Agrale 575 Compact com dimensões mais adequadas para utilização em culturas mais adensadas, como, por exemplo, cafeicultura, olericultura, fruticultura e horticultura.


Essa família Agrale 500 substituiu, na década de 2010, outra família bem sucedida de modernos tratores da marca Agrale, a Agrale 5000, composta por vários modelos, dentre eles o Agrale 5075, com 75 cavalos de potência.


A AGRALE

A Agrale S.A. é uma grande e tradicional indústria automotiva brasileira. Ela foi fundada em 1965 no estado do Rio Grande do Sul, pelo empresário Francisco Stédile, inicialmente como fabricante de tratores e motores a diesel, e, posteriormente, nas décadas seguintes, passou a atuar em diversos segmentos da indústria automotiva e utilitária, entre eles o segmento de transporte urbano e rodoviário de cargas, com a fabricação em larga escala de caminhões de médio porte; o segmento militar, com a fabricação de veículos militares off-road ou crossover; o segmento de transporte urbano e rodoviário de passageiros, com a fabricação em larga escala de chassis para micro-ônibus, tornando-se então a maior fabricante brasileira de chassis para micro-ônibus; e o segmento de motocicletas urbanas, rurais e esportivas.


Atualmente a Agrale S.A. produz em larga escala modernos modelos de tratores; caminhões de médio porte; chassis para micro-ônibus; veículos offroad ou crossover utilitários e semiutilitários, para uso civil, policial e militar; motores a diesel e geradores auxiliares de energia elétrica; motobombas para irrigação agrícola; e empilhadeiras;


É um dos maiores e mais importantes grupos industriais do Brasil, com capital nacional, com a maioria das fábricas localizada nos estados brasileiros do Rio Grande do Sul e Espírito Santo, e uma unidade na Argentina, o nosso país vizinho, gerando mais de 1.800 empregos diretos, a maioria no Brasil, e com uma receita bruta de cerca de R$ 1,8 bilhão em 2013, por exemplo.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

O pequeno e moderno trator Agrale 540 XT é um utilitário agrícola da categoria dos leves, com sistema hidráulico traseiro (de série), tomada de força traseira (de série) e controle remoto hidráulico (opcional) para acoplamento / conexão de implementos agrícolas pequenos, incluindo roçadeiras, semeadeiras e plantadeiras, cultivadores e guinchos, para trabalhos variados na área rural. Ele também pode ser utilizado em indústrias e agroindústrias, movimentando cargas e equipamentos; em marinas, para movimentar pequenas embarcações; e até em aeroportos, para movimentar aeronaves leves e médias.


Para trabalho mais pesado, como a trituração de forragem com máquina colhedora de forrageiras, como cana e napier, por exemplo, são recomendados os modelos Agrale 5105 e Agrale 6185 ou seus concorrentes, com maior potência e torque, fabricados na década de 2010 e atual pela New Holland / Ford, Massey Ferguson / Maxion, Case IH, Valtra / Valmet e John Deere, como, por exemplo, Case Farmall 100, John Deere 6110D, Massey Ferguson 4292, Valtra A950, Massey Ferguson MF 4410, Mahindra 9500S, LS Tractor Plus 100, Massey Ferguson MF 4409, Mahindra 86-110 P, Massey Ferguson MF 4283 Xtra, John Deere 5090E, Massey Ferguson MF 4290 Xtra, Yanmar Solis 90, Valtra A94S e New Holland TL95E, com potências variando entre 80 e 110 cavalos.


A pequena motorização diesel aspirada eletrônica Agrale 4L, com quatro cilindros em linha, injeção com bomba em linha e 2.417 cilindradas, com 40 cavalos de potência a 2.400 rpm e 15 kgfm de torque a 1.600 rpm, tem força de tração suficiente para uso leve em pequenas propriedades rurais e na agroindústria, como puxar implementos agrícolas leves para pulverização de lavouras, distribuição / lançamento de sementes, aplicação de calcário e gesso agrícola e tracionar carretas de frutas, verduras e legumes. Para trabalho mais pesado, como puxar tombadores de terra e grades aradoras são recomendados modelos de tratores maiores e mais potentes da própria Agrale ou de marcas concorrentes.


A transmissão possui 8 marchas à frente e 8 à ré, com reversor ou inversor sincronizado, com bloqueio de acionamento mecânico, por pedal, e retrocesso automático. A embreagem é independente, com duplo disco a seco, com acionamento mecânico. É um dos mais completos modelos de tratores compactos à venda no mercado nacional.


Aqui no Brasil, a Agrale S.A. tem conseguido boa aceitação desse produto junto a pequenos e médios produtores rurais, inclusive da agricultura familiar, incluindo as atividades de avicultura, suinocultura, hortifrutigranjeiros e estufas de plantas, principalmente para pulverização, coleta e manejo de resíduos, preparação do solo para plantio, coleta e transporte da produção dentro da propriedade rural, e na agroindústria em geral, principalmente para movimentação de cargas, principalmente em razão de seu tamanho compacto, que permite a sua movimentação em espaços limitados, como barracões, balcões e armazéns, por exemplo.


Ele é uma das melhores opções de pequenos tratores disponíveis no mercado brasileiro de utilitários agrícolas e agroindustriais compactos, disponível nas concessionárias da marca Agrale, com características que o tornam uma boa opção para quem precisa de um trator altamente manobrável em espaços limitados, desde que seja utilizado apenas em serviços leves, como, por exemplo, pulverização em parreiras de uvas e trituração e coleta de cama de frango (dejetos) em aviários.


O pequeno trator Agrale 540 XT é um dos integrantes da família de tratores Agrale 500, por sua vez composta pelos modelos Agrale 575 Super e Agrale 575 Compact, também comercializados atualmente nas concessionárias Agrale. A maior parte da estrutura e das peças, partes e componentes dessa família são idênticos ou semelhantes, exceto pelas dimensões compactas do Agrale 540 XT e do Agrale 575 Compact e mais algumas diferenças pontuais.


Trata-se de um dos modelos atuais de linha de produção seriada da Agrale e todas essas características relacionadas acima e abaixo tornam esse trator uma boa opção para uso geral em pequenas propriedades rurais, principalmente sítios e chácaras, desde que seja utilizado apenas em serviços leves.


É um modelo de trator bem econômico, com sistemas hidráulico, elétrico e mecânico simples e de manutenção fácil e barata.


MERCADO

Atualmente, a Agrale S.A. possui no Brasil uma rede de pelo menos 80 concessionárias e oficinas autorizadas de máquinas agrícolas e agroindustriais, caminhões e chassis para ônibus e micro-ônibus, prestando serviços de venda de utilitários agrícolas novos, seminovos e usados e serviços de manutenção e venda de peças. Desse total de concessionárias, pelo menos 20 são dedicadas principalmente para atender os modelos de tratores agrícolas da marca, principalmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.


Além do Brasil, a família de tratores médios Agrale 500 é fabricada na Argentina, pela unidade produtiva argentina da Agrale S.A., principalmente para atender o mercado argentino. Parte das unidades de tratores da família Agrale 500, fabricada no Brasil, era e é exportada para países da América do Sul, como, por exemplo, Equador e Paraguai.


A partir da década de 2000, os consumidores da família de tratores Agrale 5000 e seus principais concorrentes da época foram beneficiados pelo programa Mais Alimentos, do Governo Federal, com a possibilidade de financiamentos a juros mais baixos que a média do mercado na época. A partir da década de 2010, a família de tratores Agrale 500, que é a substitua da linha Agrale 5000, passou a ser beneficiada também por esse programa governamental de financiamento.


Pra quem precisa de um modelo de trator mais possante, há outras opções disponíveis nas concessionárias de tratores novos da marca Agrale, incluindo o Agrale 5105, com 102 cavalos e 40 kgfm, o Agrale 6185, com 175 cavalos e 72 kgfm, e o Agrale 7215, com 220 cavalos e 74 kgfm, todos equipados com turbocompressor.


FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS


AGRALE 540.4 XT PLATAFORMADO

  • Motorização: Agrale 4L eletrônico, diesel aspirado, com 4 cilindros em linha;
  • Cilindrada: 2.417 cilindradas ou 2.417 cm³;
  • Injeção de combustível: Bomba em linha;
  • Refrigeração:
  • Potência: Aprox. 40 cavalos a 2.400 rpm;
  • Torque: Aprox. 15 kgfm a 1.600 rpm;
  • Filtragem de ar:
  • Direção: Hidráulica ou hidrostática (de série);
  • Transmissão (de série): 8 marchas à frente e 8 à ré, com inversor e bloqueio;
  • Tração: 4X4 TDA;
  • Embreagem: Duplo disco a seco, com acionamento mecânico;
  • Sistema hidráulico: Categoria I, até 1.100 kg no olhal (de série);
  • Controle remoto (opcional): 2 vias, 32 litros de vazão;
  • Tomada de força: 540 RPM (opcional), com acionamento mecânico;
  • Braços: 3 pontos;
  • Cárter do motor: 7 litros;
  • Sistema de arrefecimento: 6 litros;
  • Sistema elétrico: 12 volts;
  • Alternador: 14 volts, 55 ampères;
  • Bateria: 12 volts, 55 ampères;
  • Freios: Disco em banho de óleo, de acionamento mecânico;
  • Freio de estacionamento: Engate manual;
  • Tanque de combustível: Aprox. 44 litros;
  • Pneus dianteiros (de série): 250/80X18;
  • Pneus traseiros (de série): 12.4X24;
  • Outros rodados: Várias opções;
  • Peso (sem lastro e acessórios): Aprox. 1.850 kg;
  • Peso (com lastro e acessórios): Aprox. 2.140 kg;
  • Opcionais: Cabine e contrapesos, entre outros;
  • Preço: Aprox. R$ 130 mil (usado / bom estado de conservação);


ONDE COMPRAR


VEJA TAMBÉM


Atenção: As informações, conceitos e valores (preços) emitidos neste artigo ou página são apenas de caráter informativo e podem não estar absolutamente precisos e rigorosos, pois esse não é o objetivo do blog. Para informações, conceitos e valores mais precisos e rigorosos entre em contato com o fabricante e/ou com seu representante de vendas.


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Agrale
  • Agrale (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagem

MAIS POSTAGENS

AGRICULTURA E PECUÁRIA

MASSEY FERGUSON MF 265

MASSEY FERGUSON MF 290

MASSEY FERGUSON MF 275

TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)

TRATOR FORD 6610 (AGROPECUÁRIA)

TRATOR VALMET 88

TRATOR VALMET 985

MASSEY FERGUSON MF 235

MASSEY FERGUSON MF 296