BEECHCRAFT BARON

BARON'S LONGOS

BEECHCRAFT BARON G-58 (A PARTIR DE 2005)
BEECHCRAFT BARON 58 OU B-58 (A PARTIR DE 1959)
BEECHCRAFT BARON 58TC OU B-58TC (A PARTIR DE 1976)
BEECHCRAFT BARON 58P OU B-58P (A PARTIR DE 1976)
BEECHCRAFT BARON G-58 ISR (MILITAR)

BARON'S CURTOS

BEECH BARON 56TC (A PARTIR DE 1967)
BEECH BARON A-56TC (A PARTIR DE 1970)
BEECH BARON E-55 (A PARTIR DE 1970)
BEECH BARON D-55 (A PARTIR DE 1968)
BEECH BARON C-55 (A PARTIR DE 1966)
BEECH BARON B-55 (A PARTIR DE 1964)
BEECH BARON A-55 (A PARTIR DE 1962)
BEECH BARON 55 (A PARTIR DE 1961)
BEECH T-42A COCHISE (MILITAR)

INTRODUÇÃO

Logo acima, imagem do Baron G-58, com um lindo por do sol ao fundo. Essa é a versão mais recente e moderna do bimotor leve Beechcraft Baron, fabricada há mais de duas décadas pela tradicional Beechcraft, uma das maiores fabricantes de aviões leves do mundo. Logo abaixo, o Baron B-58, conhecido também como Baron 58, a versão clássica do bimotor leve Baron, um dos modelos de bimotores a pistão mais vendidos do mundo, um best seller da fabricante americana de aviões.

Beechcraft Baron é uma elegante e eficiente aeronave bimotor executiva a pistão de pequeno porte, com capacidade para transportar com razoável conforto um piloto e três, quatro ou cinco passageiros, dependendo da versão e da configuração adotada, em viagens intermunicipais e interestaduais (rotas domésticas), projetada, desenvolvida e fabricada em larga escala nos Estados Unidos a partir da década de 1960 pela então Beech Aircraft, conhecida posteriormente como Beechcraft Corporation e conhecida atualmente como Textron Aviationuma das maiores e mais tradicionais fabricantes de aeronaves executivas de pequeno porte do mundo, que utilizou como base para sua criação o projeto de fuselagem do robusto monomotor executivo a pistão Beechcraft Bonanza, da mesma fabricante.

Trata-se de uma aeronave bimotor de quatro, cinco ou seis lugares, dependendo do modelo, que esteve e está em produção seriada por mais de 64 anos, uma das mais longevas produções seriadas de aviões leves a pistão da história da indústria aeronáutica mundial, um dos bimotores a pistão mais vendidos do mundo, com mais 7.000 unidades fabricadas até o momento, com pelo menos 15 versões projetadas e fabricadas em série, incluindo três modelos militares, como, por exemplo, o Beech T-42 Cochise, operado nas décadas de 1960, 1970, 1980 e 1990 pelo U.S. Army ou Exército dos Estados Unidos e pela U.S. Navy ou Marinha dos Estados Unidos.


Nas décadas de 1960, 1970, 1980, 1990, 2000 e 2010 os principais concorrentes do Beechcraft Baron no mercado mundial de aviões bimotores leves a pistão foram o Cessna 401 (seis ou oito assentos), o Piper PA-34 Seneca (seis assentos, também um grande sucesso de vendas), o Cessna 421 (seis ou sete assentos), o Aero Commander 520 (cinco assentos), o Cessna 340 (seis assentos), o Aero Commander 500 (sete assentos), o Cessna 414 (seis assentos), o Partenavia P.68 Victor (seis assentos), o Aero Commander 560 (sete assentos), o Cessna 310 (quatro assentos), o Vulcanair P68 (seis assentos) e o Cessna 411 (quatro ou seis assentos), dentre mais alguns. De todos os modelos citados neste parágrafo, somente o Beechcraft Baron e o Vulcanair P68 são fabricados em série e estão disponíveis no Brasil, por meio de representantes oficiais.


A TEXTRON AVIATION

A Textron Aviation é uma das maiores fabricantes de aeronaves executivas do mundo, ela é a empresa sucessora das fabricantes Cessna Aircraft e Beechcraft Corporation, ambas fundidas em 2014, passando assim a serem tratadas como marcas da Textron Aviation, que por sua vez é uma subsidiária da holding americana Textron Incorporated, proprietária também da fabricante de motores aeronáuticos Lycoming Engines.

Ela é proprietária também da tradicional marca Hawker de jatos executivos, mas a fabricação em série desses modelos está suspensa por tempo indeterminado.

Até 2014, a Beechcraft Corporation e a Cessna Aircraft, duas empresas separadas, estavam entre as maiores e mais tradicionais fabricantes de aeronaves executivas do mundo. Atualmente, o portfólio de produtos da Textron Aviation, a sucessora natural de ambas, é amplo, vai desde pequenos e extremamente econômicos monomotores a pistão, como o Cessna 172 Skyhawk, por exemplo, até sofisticados jatos executivos bimotores de alta performance, de porte médio e alcance intercontinental, como o Cessna Citation Longitude.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Logo acima, uma bela imagem, um elegante Beechcraft Baron 58 sobrevoando uma área agrícola. Uma das principais vocações desse avião é atender às necessidades de transporte do agronegócio. As operações dessa aeronave em pistas de pouso sem pavimentação são comuns no Brasil e em muitos outros países. Logo abaixo, o Beech Baron 55, o irmão mais velho e menor ou mais curto do Beechcraft Baron 58, com capacidade para transportar um piloto e mais três ou quatro passageiros, dependendo da configuração de assentos adotada.

O nome Beechcraft Baron é usado, atualmente, pela fabricante americana de aeronaves Textron Aviation para a sua família de aviões bimotores executivos de pequeno porte, a grande maioria deles sem pressurização, composta por pelo menos 15 modelos principais que estiveram em linha de produção seriada, com o mais recente, atualizado e moderno modelo Beechcraft Baron G-68 ou Beechcraft Baron G58 fabricado desde 2005, quando a linha de produção dessa família passou por uma atualização para a introdução do conjunto de aviônicos do tipo EFIS – Electronic Flight Instrument System na cabine de comando desse modelo mais atual, conhecido também como glass cockpit ou cockpit de vidro.


Trata-se de uma das famílias de bimotores a pistão de pequeno porte mais vendidas do mundo, um dos pouquíssimos modelos de aviões bimotores a pistão ainda em linha de produção seriada no mundo, com mais de 7.000 unidades fabricadas até o momento, com volume de vendas à frente até do também icônico Piper PA-34 Seneca, por sua vez com mais de 5.000 unidades fabricadas, mas neste caso já fora de linha de produção seriada.


Desde a década de 1960 o nome Beechcraft Baron tem sido usado pela Beech Aircraft, conhecida posteriormente como Beechcraft Corporation e conhecida atualmente como Textron Aviation, para dois projetos básicos de avião bimotor a pistão de pequeno porte, sendo um deles para um piloto e três, quatro ou cinco passageiros, um projeto um pouco mais curto, chamado Baron 55, e um projeto um pouco mais longo, chamado Baron 58, com capacidade para um piloto e cinco passageiros; ambos com construção convencional de seção transversal retangular semimonocoque metálica em alumínio aeronáutico e outras ligas; ambos com fuselagem convencional semimonocoque, com a grande maioria dos modelos sem pressurização (apenas uma versão pressurizada foi fabricada, mas vendeu pouco); ambos com um sistema simples de oxigênio disponível como opcional na maioria dos modelos vendidos; ambos com asas convencionais metálicas baixas, afiladas e retas, com diedro positivo e duas longarinas para cada asa, com flaps acionados hidraulicamente; ambos com trem de pouso triciclo retrátil, acionado hidraulicamente; ambos com dois motores compactos com seis cilindros horizontais opostos (configuração boxer) para cada motor, com hélices bipás (de série), tripás (opcional) ou quadripás (opcional) de velocidade constante, dependendo do modelo, com ou sem turbocompressor, dependendo do modelo (a maioria foi fabricada sem turbo); ambos com cauda com empenagem convencional, com estabilizador horizontal com profundor convencional e estabilizador vertical com leme ou deriva convencional.


De modo geral, a família Beechcraft Baron é composta por modelos de aviões bimotores executivos com performance bastante razoável, mas nada excepcional, dentro da média da performance de seus principais concorrentes, com algo entre 350 km/h e 380 km/h de velocidade de cruzeiro, teto de serviço de aproximadamente 5.000 metros (somente a versão pressurizada conseguiu certificação para 6.000 metros), com custo de manutenção e consumo de combustível competitivos, dentro da média de seus principais concorrentes,  operando a partir de pistas de pouso pavimentadas, de leito natural ou gramadas com pelo menos 1.000 metros (lotado / dias quentes), com a maioria dos modelos tracionada com motores da tradicional e bem sucedida fabricante Continental Technologies, conhecida anteriormente como Continental Motors e Teledyne Continental, uma das maiores fabricantes de motores aeronáuticos do mundo.


De modo geral, os modelos Beech Baron 55, menores e um pouco mais leves, receberam motores Continental IO-470 e Continental IO-520, com potências variando entre 260 cavalos ou hp e 285 cavalos, dependendo do modelo e do ano de fabricação, e os modelos Beechcraft Baron 58, maiores e um pouco mais pesados, receberam motores Continental IO-520, com potências variando entre 285 cavalos e 300 cavalos, dependendo do modelo e do ano de fabricação, todos aspirados, com injeção de combustível, com seis cilindros horizontais opostos e refrigeração a ar


Em relação ao seu principal concorrente Piper PA-34 Seneca, a comparação entre os dois é inevitável, o Beechcraft Baron 58 possui fuselagem um pouco mais estreita, portanto com um pouco menos espaço para os passageiros, mas a sua performance é melhor, pois a motorização do Beechcraft Baron 58 é mais potente.


O grande sucesso do projeto Beechcraft Baron, uma família de bimotores leves a pistão com quatro, cinco ou seis assentos, dependendo do modelo, é o resultado de uma feliz combinação de características positivas, dentre elas o conjunto bem equilibrado, com espaço interno razoável e performance bastante razoável; design elegante da fuselagem, das asas e da empenagem; trem de pouso com amortecedores capazes de suportar decolagens e pousos moderados a partir de pistas de pouso sem pavimentação; e com performance dentro da média dos principais concorrentes.

 

Todos os modelos de aviões da família Beechcraft Baron estão homologados dentro das regras de certificação FAR Part 23, da autoridade reguladora FAA – Federal Aviation Administration, equivalentes às regras RBAC 23, da ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil, o que significa que eles seguem os padrões mundiais intermediários de regras de certificação, com padrão de construção dentro da média do mercado, com robustez estrutural suficiente para uma operação consciente, responsável e experiente e confiabilidade mecânica, elétrica, hidráulica e eletrônica, com os modelos fabricados nas décadas mais recentes dispondo das tecnologias de navegação mais precisas fornecidas pelo conjunto de aviônicos do tipo EFIS – Electronic Flight Instrument System, modelo Garmin G1000, o que resulta em um voo mais seguro que as versões com aviônicos analógicos.


No entanto, para quem precisa viajar com frequência para Europa, África, Ásia e América do Norte é aconselhável comprar ou alugar um avião de alcance maior, um jato executivo intercontinental, ou embarcar em avião comercial a jato de companhia aérea regular, pois a vocação dos aviões da família Beechcraft Baron são os voos intermunicipais, interestaduais ou internacionais dentro de um mesmo continente, dentro da América do Sul, por exemplo.


CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

A família Beechcraft Baron surgiu na década de 1960 a partir da percepção dos investidores, executivos e projetistas da então Beech Aircraft sobre o aquecido mercado mundial de aviões executivos de pequeno porte, na época com predominância de modelos monomotores e bimotores a pistão, incluindo os motores a pistão boxer e radiais, a grande maioria deles sem pressurização de cabine. Entre os projetistas responsáveis pelo desenho definitivo do belo Beechcraft Baron estava Ralph Harmon, que também foi o “pai” do Beechcraft Bonanza, outro grande sucesso de vendas da marca Beechcraft.


Com o surgimento da família de motores boxer Continental O-470 na década de 1950, desenvolvidos e fabricados nos Estados Unidos pela Teledyne-Continental Motors, surgiu a primeira grande oportunidade para a Beech Aircraft dar um importante salto qualitativo nos seus projetos de aeronaves executivas, inclusive deixando de lado aqueles velhos e ultrapassados motores radiais a pistão, beberrões, barulhentos, pesados e complicados, dando origem assim a um pequeno avião bimotor executivo a pistão mais bonito, refinado, menos ruidoso, mais econômico e mais confiável, o então novato Beech Baron 55.


Na verdade, para ser mais preciso, a família Beechcraft Baron surgiu a partir de outras famílias de aeronaves, ou seja, não foi um projeto totalmente original. Ele foi criado a partir do Beechcraft Bonanza, um monomotor a pistão, do qual foi aproveitada a fuselagem, o Beechcraft Debonair (que, na prática, é um Bonanza também), um monomotor a pistão, do qual foi aproveitada a empenagem (estabilizadores horizontal e vertical), e o Beechcraft 95 Travel Air, do qual foi a aproveitado as asas e o trem de pouso.


Na década de 1960, a família Beech Baron foi uma das primeiras famílias de aviões executivos bimotores com motores boxer injetados da história da indústria aeronáutica mundial, geralmente mais confiáveis que motores carburados. Entre os pioneiros desse mercado de aviação executiva também estava a família de bimotores a pistão Piper PA-34 Seneca, também com motores boxer injetados, porém a fabricação em série do Seneca foi iniciada 10 anos depois do início da fabricação do Baron.


Em 1960, a Beech Aircraft realizou o primeiro voo do protótipo chamado Beech Model 95-55 Baron, que, apenas um ano depois, daria origem ao primeiro Beechcraft Baron de produção seriada. Esse protótipo era, na verdade, um avião híbrido, com partes do Bonanza, partes do Debonair e partes do Travel Air, mas com algumas pequenas adaptações ou modificações na estrutura, nos sistemas e nos mecanismos, incluindo dois motores boxer,  um em cada asa.


Não por acaso então toda a família Beechcraft Baron preserva alguma semelhança estética e estrutural com a família Beechcraft Bonanza, principalmente a fuselagem. Entre as poucas diferenças está a parte frontal da fuselagem, que, no caso específico do Beechcraft Baron, o motor deu lugar a um bagageiro dianteiro e um ponto de fixação para o radar meteorológico.


O objetivo da Beech Aircraft era fabricar um avião executivo bimotor para competir em um segmento de mercado da aviação executiva formado por clientes com alto poder aquisitivo, geralmente fazendeiros, empresários e profissionais liberais, com alcance suficiente para viagens non-stop intermunicipais, interestaduais e até internacionais dentro de um mesmo continente, na Europa Ocidental, por exemplo, com ou sem uma escala para reabastecimento, a bordo de um avião executivo razoavelmente confortável.


No caso específico dos aviões da família Beechcraft Baron, os primeiros modelos foram concebidos com o máximo de simplicidade possível, com o objetivo de manter seus custos operacionais sob controle, mas sem comprometer a segurança de voo; inclusive reduzindo o peso da estrutura, graças ao tamanho menor que modelos de bimotores radiais disponíveis na época; reduzindo o consumo de combustível, graças à motorização compacta, mais leve e mais eficiente e à melhor aerodinâmica da estrutura, melhorando a sua eficiência aerodinâmica; com uma capacidade razoável de transportar bagagens; mas sem pressurização, um item disponível normalmente em modelos de aviões maiores e mais caros, na época.


A FAMÍLIA BARON

Logo acima, o elegante bimotor a pistão da marca Beechcraft exibe orgulhoso suas linhas aerodinâmicas, mantidas quase que intactas por mais de 55 anos. O aspecto externo elegante do Baron B-58, conhecido também como Baron 58, foi o resultado da combinação do design do monomotor a pistão Beechcraft Bonanza e de mais alguns modelos de aviões da mesma marca. Logo abaixo, a versão alongada da respeitada família de bimotores Baron, o Baron B-58, com capacidade para um piloto e cinco passageiros. Pistão sim, mas sem perder a classe.
O Beechcraf Baron é um avião bimotor a pistão, com construção convencional em alumínio e ligas metálicas, com asa baixa, motorização potente e trem de pouso triciclo retrátil. A primeira unidade seriada do Beech Baron, fabricada a partir de 1960 pela então Beech Aircraft, atualmente Beechcraft Corporation, foi o Baron 55, seguido pela primeira versão da família, o Baron A55, em 1963, com capacidade para transportar um piloto e mais três passageiros e suas bagagens. Eventualmente, um quinto e/ou sexto passageiros em um quinto e sexto assentos opcionais, logo atrás dos demais assentos, podem ser transportados, mas o espaço para esses passageiros é limitado e a capacidade da aeronave transportar bagagens nesse caso seria reduzida, como consequência da adoção do quinto e do sexto assentos.

Posteriormente, nos anos seguintes, a Beech Aircraft deu continuidade ao desenvolvimento do Baron com novas versões melhoradas. Em cada nova versão uma melhoria em termos de conforto, estética e / ou segurança era introduzida. As versões Baron A-55, Baron B-55, Baron C-55, Baron D-55 e Baron E-55 são tracionadas por dois motores Continental IO-470 ou dois Continental IO-520, dependendo da versão, todos aspirados. Mais de 2.000 unidades do modelo Baron 55, em suas variadas versões citadas neste parágrafo, foram fabricadas, de 1960 até 1983, incluindo versões civis para atender o mercado americano e para exportação, e versões militares para o Exército dos Estados Unidos.

A produção em série dessa versão curta do Beechcraft Baron, chamada Baron 55, foi iniciada na década de 1960 e deixou de ser produzida na década de 1980, foi um sucesso de vendas. Entretanto, hoje em dia a versão alongada, chamada Baron 58, é a mais vantajosa do ponto de vista econômico e técnico, com capacidade aumentada para um piloto e cinco passageiros, e também é um sucesso de vendas, graças a feliz combinação de fatores como robustez estrutural, muita potência disponível nos dois motores Continental IO-520 de 280 hp cada (até o ano de 1983) ou Continental IO-550 de 300 hp cada (a partir de 1984), acabamento refinado e ótima flexibilidade para pousar e decolar em pistas curtas e não pavimentadas.

Versões turbo do Baron 55 e do Baron 58 também foram fabricadas, com os nomes Baron 56TC (versão turbo do Baron 55) e Baron 58TC (versão turbo do Baron 58), estas duas com cerca de 240 unidades fabricadas. Uma versão pressurizada do Baron 58 foi fabricada, com o nome Baron 58-P, mas foi pouco vendida.

A versão Baron B-58 é um derivado alongado do modelo Baron 55, ela tem fuselagem com cerca de meio metro a mais de comprimento, o que possibilitou melhorar bem o acesso dos passageiros aos quatro assentos traseiros, com duas portas articuláveis simultâneas para acesso dos passageiros da parte de trás da fuselagem, e mais uma porta na parte da frente da fuselagem, para acesso do piloto e mais um passageiro, totalizando seis pessoas. Finalmente então, a partir da década de 1970, a Beechcraft passou a oferecer um concorrente de peso no mercado de aeronaves leves bimotoras a pistão, com seu forte competidor à altura do Piper PA-34 Seneca, o bimotor a pistão da Piper Aircraft.

Os modelos alongados Beechcraft B-58 Baron ou Beechcraft B58 Baron, a versão anterior, e Beechcraft G-58 Baron ou Beechcraft G58 Baron, a versão mais moderna, são bem semelhantes no design da estrutura e na mecânica, mas atualmente somente o Baron G-58 está em produção pela Beechcraft Corporation, que disponibiliza no modelo uma variedade de itens de segurança e conforto, incluindo ar condicionado e o moderno sistema de navegação EFIS - Electronic Flight Instrument System, composto pela tela PFD - Primary Flight Display, a tela primária, e pela tela MFD - Multi Function Display, a tela multifuncional.

MERCADO

Logo acima, a parte traseira da cabine do Baron B-58, com seu interior com acabamento refinado. É a versão alongada do Beechcraft Baron, configurada para quatro passageiros em club seat, que somados ao piloto e passageiro dos assentos dianteiros, totalizam seis pessoas. Logo abaixo, o painel analógico, mas completo para voos por instrumentos, dessa mesma versão clássica do Baron.

O Beechcraft Baron é o principal concorrente direto do Piper Seneca. Os modelos Baron 55 e Baron 58 venderam bem no Brasil nas décadas de 1970, 1980 e 1990. devido à expansão do mercado aeronáutico brasileiro nessas décadas. O volume de vendas só não foi maior porque havia reserva de mercado no Brasil, favorável aos modelos de aeronaves fabricados aqui. 

Apesar de não possuir uma cabine tão larga como o concorrente da Piper Aircraft, que inclusive chegou a ser fabricado no Brasil pela Embraer / Neiva, pode transportar com razoável conforto os passageiros em voos de curta e média distâncias.

Pela robustez e resistência características do projeto e pela capacidade de pousar e decolar em pistas de pouso sem pavimentação, foi escolhido por muitos agropecuaristas e agricultores brasileiros como o meio de transporte para visitas às suas fazendas e também por muitos empresários e executivos para visitas às filiais de empresas, fornecedores e revendedores.

Considerando todas as versões Baron 55 e Baron 58, o Beechcraft Baron é um dos bimotores leves a pistão mais vendidos do mundo, mais de 6.000 unidades foram vendidas.

REPRESENTAÇÃO
A fabricante de aeronaves Beechcraft Corporation é representada no Brasil pela TAM Aviação Executiva, que também possui hangares de manutenção no município de Jundiaí, interior do Estado de São Paulo, em Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais, em Brasília, a capital do Brasil, e no município de Aracati, no Estado do Ceará.


Logo acima, o novo conjunto de aviônicos da versão atual Baron G-58, com a tela primária e a tela multifuncional. O sistema EFIS - Electronic Flight Instrument System torna a navegação mais segura e precisa, inclusive com redução da carga de trabalho do piloto. Logo abaixo, mais uma imagem do Baron em pleno voo.


ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
FICHA TÉCNICA

BARON 58
  • Capacidade: 1 piloto e 5 passageiros;
  • Velocidade de cruzeiro (versões aspiradas): Aprox. 350 km / h;
  • Velocidade de cruzeiro (versão turbo): Aprox. 370 km / h;
  • Velocidade de cruzeiro (versão pressurizada): Aprox. 380 km / h;
  • Comprimento: Aprox. 9 metros;
  • Envergadura: Aprox. 12 metros;
  • Altura: Aprox. 3 metros;
  • Motorização (potência): 2 X Continental IO-520 aspirado (280 hp);
  • Motorização (potência): 2 X Continental IO-550 aspirado (300 hp);
  • Motorização (potência): 2 X Continental TSIO-520 turbo (320 hp);
  • Hélices (B-58): Hartzell (três pás);
  • Hélices (B-58): McCauley (três pás);
  • Combustível: AVGAS 100;
  • Aviônicos (B-58): Bendix King e Garmin;
  • Aviônicos (G-58): Garmin, Honeywell e L3;
  • Consumo médio (AVGAS): Aprox. 120 litros / hora (lotado / 75% potência / com reservas);
  • Consumo médio (AVGAS): Aprox. 0,07 litro / passageiro / km voado;
  • Alcance: Aprox. 1.700 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
  • Teto de serviço (aspirado): Aprox. 6.000 metros;
  • Teto de serviço (turbo): Aprox. 7.500 metros;
  • Peso máximo de decolagem (versões aspiradas): Aprox. 2.500 kg;
  • Peso máximo de decolagem (versão turbo): Aprox. 2.800 kg;
  • Pista de pouso: Aprox. 1.200 metros (três passageiros / dias quentes / tanques cheios);
  • Preço / B-58 (no Brasil): Aprox. US$ 380 mil (usado / bom estado de conservação);
  • Preço / B-58P (no Brasil): Aprox. US$ 480 mil (usado / bom estado de conservação);
  • Preço / G-58 (no Brasil): Aprox. US$ 750 mil (usado / bom estado de conservação);

BARON 55
  • Capacidade: 1 piloto e 3, 4 ou 5 passageiros;
  • Velocidade de cruzeiro (versões aspiradas): Aprox. 350 km / h;
  • Velocidade de cruzeiro (versão turbo): Aprox. 370 km / h;
  • Comprimento (A-55 e B-55): Aprox. 8 metros;
  • Comprimento (C-55, D-55 e E-55): Aprox. 8,5 metros;
  • Motorização (potência): 2 X Continental IO-470 aspirado (260 hp);
  • Motorização (potência): 2 X Continental IO-520 aspirado (280 hp);
  • Motorização (potência): 2 X Continental IO-550 aspirado (300 hp);
  • Motorização (potência): 2 X Continental TIO-
  • Hélices: Hartzell (três pás);
  • Hélices: Hartzell (duas pás);
  • Aviônicos: Bendix King e Garmin;
  • Aviônicos: Collins;
  • Combustível: AVGAS 100;
  • Alcance: Aprox. 
  • Teto de serviço (aspirado): Aprox. 5.000 metros;
  • Teto de serviço (turbo): Aprox. 6.000 metros;
  • Peso máximo de decolagem (versão A-55): Aprox. 2.200 kg;
  • Peso máximo de decolagem (versão B-55): Aprox. 2.300 kg;
  • Peso máximo de decolagem (versão C-55): Aprox. 2.400 kg;
  • Consumo médio (AVGAS): Aprox.
  • Consumo médio (AVGAS): Aprox.
  • Pista de pouso: Aprox. 1.200 metros (lotado / dias quentes / tanques cheios);
  • Preço (no Brasil): Aprox. US$ 280 mil (usado / bom estado de conservação);

ONDE COMPRAR

GALERIA DE IMAGENS

Logo acima, o Beechcraft Baron na sua versão mais recente G-58, marcando presença em um típico grande aeroporto americano com pista e pátio pavimentados. Entretanto, também é comum ver o Baron, nas suas mais variadas versões, frequentar pequenos aeroportos e aeródromos do interior, com ou sem pistas de pouso pavimentadas, inclusive no Brasil. Logo abaixo, o bonito bimotor visto de mais um ângulo.




Logo acima, imagem de um bimotor Baron sobrevoando uma região praticamente deserta. De modo geral, bimotores são mais adequados para sobrevoar regiões pouco habitadas, incluindo florestas e desertos, pois em caso de falha de um dos motores, a unidade remanescente de propulsão pode manter o voo até uma parada de emergência mais próxima. Logo abaixo, o Baron trabalhando bem cedo, transportando pessoas logo ao amanhecer.




Logo acima, ilustração da configuração típica de assentos do Baron G-58, a mais recente e moderna versão do Baron, com capacidade para seis pessoas no total, sendo um piloto e mais cinco passageiros. Logo abaixo, bela imagem do novo design do interior da aeronave.




Logo acima, imagem da versão clássica do Baron 58 em pleno voo e, logo abaixo, imagem publicitária da década de 1980 de um voo em formação de duas versões curtas do Beech Baron, o Baron B-55 na frente e o Baron D-55 ao fundo.


VEJA TAMBÉM

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipédiahttps://pt.wikipedia.org/wiki/Beechcraft_Baron
  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Beechcraft_Baron
  • Beechcraft (divulgação): Imagens
  • TAM Aviação (divulgação): Imagem
  • Wikimedia: Imagens

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