BEECHCRAFT BARON
BEECHCRAFT BARON 58TC OU B-58TC (A PARTIR DE 1976)
BEECHCRAFT BARON 58P OU B-58P (A PARTIR DE 1976)
BEECHCRAFT BARON G-58 ISR (MILITAR)
BEECH BARON A-56TC (A PARTIR DE 1970)
BEECH BARON D-55 (A PARTIR DE 1968)
BEECH BARON C-55 (A PARTIR DE 1966)
BEECH BARON A-55 (A PARTIR DE 1962)
BEECH BARON 55 (A PARTIR DE 1961)

Logo acima, imagem do Baron G-58, com um lindo por do sol ao fundo. Essa é a versão mais recente e moderna do bimotor leve Beechcraft Baron, fabricada há mais de duas décadas pela tradicional Beechcraft, uma das maiores fabricantes de aviões leves do mundo. Logo abaixo, o Baron B-58, conhecido também como Baron 58, a versão clássica do bimotor leve Baron, um dos modelos de bimotores a pistão mais vendidos do mundo, um best seller da fabricante americana de aviões.

Trata-se de
uma aeronave bimotor de quatro, cinco ou seis lugares, dependendo do modelo, que esteve e está em produção seriada por mais de 64 anos, uma das mais longevas produções seriadas de aviões leves a pistão da
história da indústria aeronáutica mundial, um dos bimotores a pistão mais
vendidos do mundo, com mais 7.000 unidades fabricadas até o momento, com pelo menos 15 versões projetadas e fabricadas em série, incluindo três modelos militares, como, por exemplo, o Beech T-42 Cochise, operado nas décadas de 1960, 1970, 1980 e 1990 pelo U.S. Army ou Exército dos Estados Unidos e pela U.S. Navy ou Marinha dos Estados Unidos.
Nas décadas de 1960, 1970, 1980, 1990, 2000 e 2010 os principais concorrentes do Beechcraft Baron no mercado mundial de aviões bimotores leves a pistão foram o Cessna 401 (seis ou oito assentos), o Piper PA-34 Seneca (seis assentos, também um grande sucesso de vendas), o Cessna 421 (seis ou sete assentos), o Aero Commander 520 (cinco assentos), o Cessna 340 (seis assentos), o Aero Commander 500 (sete assentos), o Cessna 414 (seis assentos), o Partenavia P.68 Victor (seis assentos), o Aero Commander 560 (sete assentos), o Cessna 310 (quatro assentos), o Vulcanair P68 (seis assentos) e o Cessna 411 (quatro ou seis assentos), dentre mais alguns. De todos os modelos citados neste parágrafo, somente o Beechcraft Baron e o Vulcanair P68 são fabricados em série e estão disponíveis no Brasil, por meio de representantes oficiais.

A Textron Aviation é uma das maiores fabricantes de aeronaves executivas do mundo, ela é a empresa sucessora das fabricantes Cessna Aircraft e Beechcraft Corporation, ambas fundidas em 2014, passando assim a serem tratadas como marcas da Textron Aviation, que por sua vez é uma subsidiária da holding americana Textron Incorporated, proprietária também da fabricante de motores aeronáuticos Lycoming Engines.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Logo acima, uma bela imagem, um elegante Beechcraft Baron 58 sobrevoando uma área agrícola. Uma das principais vocações desse avião é atender às necessidades de transporte do agronegócio. As operações dessa aeronave em pistas de pouso sem pavimentação são comuns no Brasil e em muitos outros países. Logo abaixo, o Beech Baron 55, o irmão mais velho e menor ou mais curto do Beechcraft Baron 58, com capacidade para transportar um piloto e mais três ou quatro passageiros, dependendo da configuração de assentos adotada.
O nome Beechcraft Baron é usado, atualmente, pela fabricante americana de aeronaves Textron Aviation para a sua família de aviões bimotores executivos de pequeno porte, a grande maioria deles sem pressurização, composta por pelo menos 15 modelos principais que estiveram em linha de produção seriada, com o mais recente, atualizado e moderno modelo Beechcraft Baron G-68 ou Beechcraft Baron G58 fabricado desde 2005, quando a linha de produção dessa família passou por uma atualização para a introdução do conjunto de aviônicos do tipo EFIS – Electronic Flight Instrument System na cabine de comando desse modelo mais atual, conhecido também como glass cockpit ou cockpit de vidro.
Trata-se de
uma das famílias de bimotores a pistão de pequeno porte mais vendidas do mundo,
um dos pouquíssimos modelos de aviões bimotores a pistão ainda em linha de
produção seriada no mundo, com mais de 7.000 unidades fabricadas até o momento,
com volume de vendas à frente até do também icônico Piper PA-34 Seneca, por sua
vez com mais de 5.000 unidades fabricadas, mas neste caso já fora de linha de
produção seriada.
Desde a
década de 1960 o nome Beechcraft Baron tem sido usado pela Beech Aircraft,
conhecida posteriormente como Beechcraft Corporation e conhecida atualmente
como Textron Aviation, para dois projetos básicos de avião bimotor a pistão de
pequeno porte, sendo um deles para um piloto e três, quatro ou cinco passageiros, um projeto um
pouco mais curto, chamado Baron 55, e um projeto um pouco mais longo, chamado Baron
58, com capacidade para um piloto e cinco passageiros; ambos com construção convencional de seção transversal retangular
semimonocoque metálica em alumínio aeronáutico e outras ligas; ambos com
fuselagem convencional semimonocoque, com a grande maioria dos modelos sem
pressurização (apenas uma versão pressurizada foi fabricada, mas vendeu pouco);
ambos com um sistema simples de oxigênio disponível como opcional na maioria
dos modelos vendidos; ambos com asas convencionais metálicas baixas, afiladas e retas,
com diedro positivo e duas longarinas para cada asa, com flaps acionados hidraulicamente; ambos com trem de pouso triciclo retrátil, acionado hidraulicamente; ambos com dois motores compactos
com seis cilindros horizontais opostos (configuração boxer) para cada motor,
com hélices bipás (de série), tripás (opcional) ou quadripás (opcional) de velocidade constante,
dependendo do modelo, com ou sem turbocompressor, dependendo do modelo (a maioria foi fabricada sem turbo); ambos
com cauda com empenagem convencional, com estabilizador horizontal com
profundor convencional e estabilizador vertical com leme ou deriva convencional.
De modo
geral, a família Beechcraft Baron é composta por modelos de aviões bimotores
executivos com performance bastante razoável, mas nada excepcional, dentro da
média da performance de seus principais concorrentes, com algo entre 350 km/h e 380
km/h de velocidade de cruzeiro, teto de serviço de aproximadamente 5.000 metros
(somente a versão pressurizada conseguiu certificação para 6.000 metros), com
custo de manutenção e consumo de combustível competitivos, dentro da média de
seus principais concorrentes, operando a
partir de pistas de pouso pavimentadas, de leito natural ou gramadas com pelo
menos 1.000 metros (lotado / dias quentes), com a maioria dos modelos
tracionada com motores da tradicional e bem sucedida fabricante Continental Technologies,
conhecida anteriormente como Continental Motors e Teledyne Continental, uma das
maiores fabricantes de motores aeronáuticos do mundo.
De modo
geral, os modelos Beech Baron 55, menores e um pouco mais leves, receberam
motores Continental IO-470 e Continental IO-520, com potências
variando entre 260 cavalos ou hp e 285 cavalos, dependendo do modelo e do ano de fabricação, e os
modelos Beechcraft Baron 58, maiores e um pouco mais pesados, receberam motores
Continental IO-520, com potências variando entre 285 cavalos e 300 cavalos,
dependendo do modelo e do ano de fabricação, todos aspirados, com injeção de combustível, com seis
cilindros horizontais opostos e refrigeração a ar
Em relação
ao seu principal concorrente Piper PA-34 Seneca, a comparação entre os dois é inevitável, o Beechcraft Baron 58 possui
fuselagem um pouco mais estreita, portanto com um pouco menos espaço para os
passageiros, mas a sua performance é melhor, pois a motorização do Beechcraft
Baron 58 é mais potente.
O grande
sucesso do projeto Beechcraft Baron, uma família de bimotores leves a pistão
com quatro, cinco ou seis assentos, dependendo do modelo, é o resultado de uma
feliz combinação de características positivas, dentre elas o conjunto bem
equilibrado, com espaço interno razoável e performance bastante razoável;
design elegante da fuselagem, das asas e da empenagem; trem de pouso com
amortecedores capazes de suportar decolagens e pousos moderados a partir de
pistas de pouso sem pavimentação; e com performance dentro da média dos
principais concorrentes.
Todos os
modelos de aviões da família Beechcraft Baron estão homologados dentro das
regras de certificação FAR Part 23,
da autoridade reguladora FAA – Federal
Aviation Administration, equivalentes às regras RBAC 23, da ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil,
o que significa que eles seguem os padrões mundiais intermediários de regras de
certificação, com padrão de construção dentro da média do mercado, com robustez
estrutural suficiente para uma operação consciente, responsável e experiente e
confiabilidade mecânica, elétrica, hidráulica e eletrônica, com os modelos
fabricados nas décadas mais recentes dispondo das tecnologias de navegação mais
precisas fornecidas pelo conjunto de aviônicos do tipo EFIS – Electronic Flight
Instrument System, modelo Garmin G1000, o que resulta em um voo mais seguro que as versões com aviônicos
analógicos.
No entanto,
para quem precisa viajar com frequência para Europa, África, Ásia e América do
Norte é aconselhável comprar ou alugar um avião de alcance maior, um jato
executivo intercontinental, ou embarcar em avião comercial a jato de companhia
aérea regular, pois a vocação dos aviões da família Beechcraft Baron são os
voos intermunicipais, interestaduais ou internacionais dentro de um mesmo
continente, dentro da América do Sul, por exemplo.
CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
A família Beechcraft Baron surgiu na década de 1960 a partir da percepção dos investidores, executivos e projetistas da então Beech Aircraft sobre o aquecido mercado mundial de aviões executivos de pequeno porte, na época com predominância de modelos monomotores e bimotores a pistão, incluindo os motores a pistão boxer e radiais, a grande maioria deles sem pressurização de cabine. Entre os projetistas responsáveis pelo desenho definitivo do belo Beechcraft Baron estava Ralph Harmon, que também foi o “pai” do Beechcraft Bonanza, outro grande sucesso de vendas da marca Beechcraft.
Com o
surgimento da família de motores boxer Continental
O-470 na década de 1950, desenvolvidos e fabricados nos Estados Unidos pela
Teledyne-Continental Motors, surgiu a primeira grande oportunidade para a Beech
Aircraft dar um importante salto qualitativo nos seus projetos de aeronaves
executivas, inclusive deixando de lado aqueles velhos e ultrapassados motores
radiais a pistão, beberrões, barulhentos, pesados e complicados, dando origem
assim a um pequeno avião bimotor executivo a pistão mais bonito, refinado,
menos ruidoso, mais econômico e mais confiável, o então novato Beech Baron 55.
Na verdade,
para ser mais preciso, a família Beechcraft Baron surgiu a partir de outras
famílias de aeronaves, ou seja, não foi um projeto totalmente original. Ele foi
criado a partir do Beechcraft Bonanza, um monomotor a pistão, do qual foi
aproveitada a fuselagem, o Beechcraft Debonair
(que, na prática, é um Bonanza também), um monomotor a pistão, do qual foi
aproveitada a empenagem (estabilizadores horizontal e vertical), e o Beechcraft 95 Travel Air, do qual foi a
aproveitado as asas e o trem de pouso.
Na década
de 1960, a família Beech Baron foi uma das primeiras famílias de aviões
executivos bimotores com motores boxer injetados da história da indústria
aeronáutica mundial, geralmente mais confiáveis que motores carburados. Entre
os pioneiros desse mercado de aviação executiva também estava a família de
bimotores a pistão Piper PA-34 Seneca, também com motores boxer injetados,
porém a fabricação em série do Seneca foi iniciada 10 anos depois do início da
fabricação do Baron.
Em 1960, a Beech
Aircraft realizou o primeiro voo do protótipo chamado Beech Model 95-55 Baron,
que, apenas um ano depois, daria origem ao primeiro Beechcraft Baron de
produção seriada. Esse protótipo era, na verdade, um avião híbrido, com partes
do Bonanza, partes do Debonair e partes do Travel Air, mas com algumas pequenas
adaptações ou modificações na estrutura, nos sistemas e nos mecanismos, incluindo
dois motores boxer, um em cada asa.
Não por
acaso então toda a família Beechcraft Baron preserva alguma semelhança estética
e estrutural com a família Beechcraft Bonanza, principalmente a fuselagem.
Entre as poucas diferenças está a parte frontal da fuselagem, que, no caso
específico do Beechcraft Baron, o motor deu lugar a um bagageiro dianteiro e um
ponto de fixação para o radar meteorológico.
O objetivo
da Beech Aircraft era fabricar um avião executivo bimotor para competir em um
segmento de mercado da aviação executiva formado por clientes com alto poder
aquisitivo, geralmente fazendeiros, empresários e profissionais liberais, com
alcance suficiente para viagens non-stop intermunicipais, interestaduais e até
internacionais dentro de um mesmo continente, na Europa Ocidental, por exemplo,
com ou sem uma escala para reabastecimento, a bordo de um avião executivo
razoavelmente confortável.
No caso
específico dos aviões da família Beechcraft Baron, os primeiros modelos foram
concebidos com o máximo de simplicidade possível, com o objetivo de manter seus
custos operacionais sob controle, mas sem comprometer a segurança de voo;
inclusive reduzindo o peso da estrutura, graças ao tamanho menor que modelos de
bimotores radiais disponíveis na época; reduzindo o consumo de combustível,
graças à motorização compacta, mais leve e mais eficiente e à melhor
aerodinâmica da estrutura, melhorando a sua eficiência aerodinâmica; com uma
capacidade razoável de transportar bagagens; mas sem pressurização, um item
disponível normalmente em modelos de aviões maiores e mais caros, na época.

Posteriormente, nos anos seguintes, a Beech Aircraft deu continuidade ao desenvolvimento do Baron com novas versões melhoradas. Em cada nova versão uma melhoria em termos de conforto, estética e / ou segurança era introduzida. As versões Baron A-55, Baron B-55, Baron C-55, Baron D-55 e Baron E-55 são tracionadas por dois motores Continental IO-470 ou dois Continental IO-520, dependendo da versão, todos aspirados. Mais de 2.000 unidades do modelo Baron 55, em suas variadas versões citadas neste parágrafo, foram fabricadas, de 1960 até 1983, incluindo versões civis para atender o mercado americano e para exportação, e versões militares para o Exército dos Estados Unidos.
A produção em série dessa versão curta do Beechcraft Baron, chamada Baron 55, foi iniciada na década de 1960 e deixou de ser produzida na década de 1980, foi um sucesso de vendas. Entretanto, hoje em dia a versão alongada, chamada Baron 58, é a mais vantajosa do ponto de vista econômico e técnico, com capacidade aumentada para um piloto e cinco passageiros, e também é um sucesso de vendas, graças a feliz combinação de fatores como robustez estrutural, muita potência disponível nos dois motores Continental IO-520 de 280 hp cada (até o ano de 1983) ou Continental IO-550 de 300 hp cada (a partir de 1984), acabamento refinado e ótima flexibilidade para pousar e decolar em pistas curtas e não pavimentadas.
Versões turbo do Baron 55 e do Baron 58 também foram fabricadas, com os nomes Baron 56TC (versão turbo do Baron 55) e Baron 58TC (versão turbo do Baron 58), estas duas com cerca de 240 unidades fabricadas. Uma versão pressurizada do Baron 58 foi fabricada, com o nome Baron 58-P, mas foi pouco vendida.
A versão Baron B-58 é um derivado alongado do modelo Baron 55, ela tem fuselagem com cerca de meio metro a mais de comprimento, o que possibilitou melhorar bem o acesso dos passageiros aos quatro assentos traseiros, com duas portas articuláveis simultâneas para acesso dos passageiros da parte de trás da fuselagem, e mais uma porta na parte da frente da fuselagem, para acesso do piloto e mais um passageiro, totalizando seis pessoas. Finalmente então, a partir da década de 1970, a Beechcraft passou a oferecer um concorrente de peso no mercado de aeronaves leves bimotoras a pistão, com seu forte competidor à altura do Piper PA-34 Seneca, o bimotor a pistão da Piper Aircraft.
Os modelos alongados Beechcraft B-58 Baron ou Beechcraft B58 Baron, a versão anterior, e Beechcraft G-58 Baron ou Beechcraft G58 Baron, a versão mais moderna, são bem semelhantes no design da estrutura e na mecânica, mas atualmente somente o Baron G-58 está em produção pela Beechcraft Corporation, que disponibiliza no modelo uma variedade de itens de segurança e conforto, incluindo ar condicionado e o moderno sistema de navegação EFIS - Electronic Flight Instrument System, composto pela tela PFD - Primary Flight Display, a tela primária, e pela tela MFD - Multi Function Display, a tela multifuncional.
MERCADO

Logo acima, a parte traseira da cabine do Baron B-58, com seu interior com acabamento refinado. É a versão alongada do Beechcraft Baron, configurada para quatro passageiros em club seat, que somados ao piloto e passageiro dos assentos dianteiros, totalizam seis pessoas. Logo abaixo, o painel analógico, mas completo para voos por instrumentos, dessa mesma versão clássica do Baron.

O Beechcraft Baron é o principal concorrente direto do Piper Seneca. Os modelos Baron 55 e Baron 58 venderam bem no Brasil nas décadas de 1970, 1980 e 1990. devido à expansão do mercado aeronáutico brasileiro nessas décadas. O volume de vendas só não foi maior porque havia reserva de mercado no Brasil, favorável aos modelos de aeronaves fabricados aqui.
Apesar de não possuir uma cabine tão larga como o concorrente da Piper Aircraft, que inclusive chegou a ser fabricado no Brasil pela Embraer / Neiva, pode transportar com razoável conforto os passageiros em voos de curta e média distâncias.
Pela robustez e resistência características do projeto e pela capacidade de pousar e decolar em pistas de pouso sem pavimentação, foi escolhido por muitos agropecuaristas e agricultores brasileiros como o meio de transporte para visitas às suas fazendas e também por muitos empresários e executivos para visitas às filiais de empresas, fornecedores e revendedores.
Considerando todas as versões Baron 55 e Baron 58, o Beechcraft Baron é um dos bimotores leves a pistão mais vendidos do mundo, mais de 6.000 unidades foram vendidas.
REPRESENTAÇÃO
A fabricante de aeronaves Beechcraft Corporation é representada no Brasil pela TAM Aviação Executiva, que também possui hangares de manutenção no município de Jundiaí, interior do Estado de São Paulo, em Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais, em Brasília, a capital do Brasil, e no município de Aracati, no Estado do Ceará.

Logo acima, o novo conjunto de aviônicos da versão atual Baron G-58, com a tela primária e a tela multifuncional. O sistema EFIS - Electronic Flight Instrument System torna a navegação mais segura e precisa, inclusive com redução da carga de trabalho do piloto. Logo abaixo, mais uma imagem do Baron em pleno voo.

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
FICHA TÉCNICA
BARON 58
- Capacidade: 1 piloto e 5 passageiros;
- Velocidade de cruzeiro (versões aspiradas): Aprox. 350 km / h;
- Velocidade de cruzeiro (versão turbo): Aprox. 370 km / h;
- Velocidade de cruzeiro (versão pressurizada): Aprox. 380 km / h;
- Comprimento: Aprox. 9 metros;
- Envergadura: Aprox. 12 metros;
- Altura: Aprox. 3 metros;
- Motorização (potência): 2 X Continental IO-520 aspirado (280 hp);
- Motorização (potência): 2 X Continental IO-550 aspirado (300 hp);
- Motorização (potência): 2 X Continental TSIO-520 turbo (320 hp);
- Hélices (B-58): Hartzell (três pás);
- Hélices (B-58): McCauley (três pás);
- Combustível: AVGAS 100;
- Aviônicos (B-58): Bendix King e Garmin;
- Aviônicos (G-58): Garmin, Honeywell e L3;
- Consumo médio (AVGAS): Aprox. 120 litros / hora (lotado / 75% potência / com reservas);
- Consumo médio (AVGAS): Aprox. 0,07 litro / passageiro / km voado;
- Alcance: Aprox. 1.700 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
- Teto de serviço (aspirado): Aprox. 6.000 metros;
- Teto de serviço (turbo): Aprox. 7.500 metros;
- Peso máximo de decolagem (versões aspiradas): Aprox. 2.500 kg;
- Peso máximo de decolagem (versão turbo): Aprox. 2.800 kg;
- Pista de pouso: Aprox. 1.200 metros (três passageiros / dias quentes / tanques cheios);
- Preço / B-58 (no Brasil): Aprox. US$ 380 mil (usado / bom estado de conservação);
- Preço / B-58P (no Brasil): Aprox. US$ 480 mil (usado / bom estado de conservação);
- Preço / G-58 (no Brasil): Aprox. US$ 750 mil (usado / bom estado de conservação);
BARON 55
- Capacidade: 1 piloto e 3, 4 ou 5 passageiros;
- Velocidade de cruzeiro (versões aspiradas): Aprox. 350 km / h;
- Velocidade de cruzeiro (versão turbo): Aprox. 370 km / h;
- Comprimento (A-55 e B-55): Aprox. 8 metros;
- Comprimento (C-55, D-55 e E-55): Aprox. 8,5 metros;
- Motorização (potência): 2 X Continental IO-470 aspirado (260 hp);
- Motorização (potência): 2 X Continental IO-520 aspirado (280 hp);
- Motorização (potência): 2 X Continental IO-550 aspirado (300 hp);
- Motorização (potência): 2 X Continental TIO-
- Hélices: Hartzell (três pás);
- Hélices: Hartzell (duas pás);
- Aviônicos: Bendix King e Garmin;
- Aviônicos: Collins;
- Combustível: AVGAS 100;
- Alcance: Aprox.
- Teto de serviço (aspirado): Aprox. 5.000 metros;
- Teto de serviço (turbo): Aprox. 6.000 metros;
- Peso máximo de decolagem (versão A-55): Aprox. 2.200 kg;
- Peso máximo de decolagem (versão B-55): Aprox. 2.300 kg;
- Peso máximo de decolagem (versão C-55): Aprox. 2.400 kg;
- Consumo médio (AVGAS): Aprox.
- Consumo médio (AVGAS): Aprox.
- Pista de pouso: Aprox. 1.200 metros (lotado / dias quentes / tanques cheios);
- Preço (no Brasil): Aprox. US$ 280 mil (usado / bom estado de conservação);
ONDE COMPRAR
- Flight Market (classificados): http://www.flightmarket.com.br/pt/home
- Aeromercado (classificados): http://www.aeromercado.com.br/defr.asp
- América Aviões (classificados): http://www.americaavioes.com.br/deft.asp
GALERIA DE IMAGENS







Logo acima, imagem da versão clássica do Baron 58 em pleno voo e, logo abaixo, imagem publicitária da década de 1980 de um voo em formação de duas versões curtas do Beech Baron, o Baron B-55 na frente e o Baron D-55 ao fundo.

- Aileron
- Abdução (Ufologia)
- Turbofan
- Trimotor
- Saab JAS 39 Gripen
- AVGAS (Gasolina de Aviação)
- Extraterrestre (Ufologia)
- Robinson R44
- Quadrimotor
- Beechcraft
- Programa FX2 (Força Aérea Brasileira)
- Piper Seneca
- Piper Saratoga
- Beechcraft Bonanza
- Piper Navajo
- Beechraft King Air
- Piper Malibu Meridian
- Beechcraft Premier
- Piper Malibu
- Bimotor
- Piper Arrow
- Pilatus PC-12
- Pesos e Medidas
- Bombardier Global 6000
- Ônibus Espacial
- Bombardier Learjet 45
- UFO/ OVNI (Ufologia)
- Bombardier Learjet 60
- Galvanização (Química)
- Monomotor
- Cessna 206 Station Air
- Cessna 208B Grand Caravan
- MD Explorer (MD 900 Explorer)
- Cessna 210 Centurion
- MD 520 Notar
- Cessna Citation
- Longarina (Engenharia)
- Cessna Citation CJ2
- Gates Learjet 55
- Cessna Citation Encore
- Gates Learjet 35
- Cessna Citation Excel
- Bombardier Learjet
- Cessna Citation II
- Land Rover Range Rover
- Gates Learjet 25
- Cessna Citation III
- Iridium (Telefonia por Satélite)
- Cessna Citation V
- Neiva (Indústria Aeronáutica)
- Cessna Citation X
- Caso ET de Varginha
- Cirrus Aircraft
- Satélites (Telecomunicações)
- Beechcraft Hawker 800
- Cirrus SR20
- Beechcraft Hawker 4000
- Cirrus SR22
- Beechcraft Hawker 400
- Gulfstream G200
- Dassault Falcon 2000
- Decolagem (Aviação)
- Fokker F27
- Etops (Aviação)
- Disco Voador
- Bell 206 Jet Ranger
- Embraer EMB-121 Xingu
- Gulfstream G550 e Gulfstream GV
- Embraer Phenom 300
- Bombardier Learjet
- Dassault Falcon 50
- Mooney M20R Ovation
- Airbus H-135 / Eurocopter EC-135
- Embraer KC-390
- Cessna 182 Skylane
- Bombardier (Indústrias de Veículos)
- Embraer
- Injeção Eletrônica (Mecânica)
- Transportes no Brasil (Logística)
- Bell 206 Long Ranger
- Globalstar (Telefonia por Satélite)
- Eurocopter EC-120 Colibri
REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
- Beechcraft (em inglês): http://beechcraft.txtav.com/en/baron-g58
- TAM Aviação Executiva (representante): http://www.tamaviacaoexecutiva.com.br
- Site Pilot Friend (em inglês): http://www.pilotfriend.com/aircraft%20performance/Beech/Baron.htm
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Beechcraft_Baron
- Líder Aviação: https://www.lideraviacao.com.br/pt-br/baron-g58
- Flap Internacional: http://www.revistaflap.com.br/web/noticias/noticias/3375-hawker-lanca-versao-limitada-do-baron-para-comemorar-50-anos-do-modelo
- Aero Magazine / UOL: https://aeromagazine.uol.com.br/artigo/baron-recebe-melhorias-ao-completar-50-anos-e-segue-na-disputa-pelas-lideranca-do-mercado-de-bimotores-pistao_4471.html
- Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Beechcraft_Baron
- AOPA - Associação de Proprietários e Pilotos (em inglês): https://www.aopa.org/go-fly/aircraft-and-ownership/aircraft-fact-sheets/beechcraft-baron
- Busque Aviões: http://busqueavioes.com.br/post/que-tal-o-beechcraft-baron
- Beechcraft (divulgação): Imagens
- TAM Aviação (divulgação): Imagem
- Wikimedia: Imagens
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