SUZUKI GSR 150I

SUZUKI GSR 150I
J TOLEDO SUZUKI MOTOS
SUZUKI MOTORS


INTRODUÇÃO

A Suzuki GSR 150i é uma econômica, moderna e bonita motocicleta urbana de pequeno porte com motorização monocilíndrica de quatro tempos e refrigeração a ar, com capacidade para transportar com razoável conforto duas pessoas, incluindo o condutor, em trechos urbanos, viagens intermunicipais e, em alguns casos, até viagens interestaduais curtas, criada no Japão, desenvolvida no Japão, na China e no Brasil, parcialmente fabricada em larga escala na China pela Changzhou Haojue, importada para o Brasil e montada na Zona Franca de Manaus a partir de 2011 pela J Toledo Suzuki Motos, um parceiro da fabricante japonesa Suzuki Corporation desde 1992.


As principais concorrentes da graciosa Suzuki GSR 150i no Brasil na década de 2010 foram as também práticas, econômicas e simples Honda CG 150 ESI Fan, Dafra Riva 150, Honda CG 160 Titan, Yamaha YBR 150 Factor, Honda CG 150 ESD Titan, Kasinski Comet 150 e Dafra Apache RTR 150, todas elas dentro da categoria das motos street, ou seja, motos utilitárias e de passeio de pequeno porte, com motores de baixa cilindrada.


A SUZUKI CORPORATION

A Suzuki Motor Corporation é uma grande fabricante multinacional japonesa de automóveis, motocicletas e motores de popa para pequenas embarcações, entre outros produtos. É uma das maiores e mais tradicionais corporações japonesas, fundada em 1937 pelo empresário Michio Suzuki, na época já um grande fabricante de máquinas para indústria têxtil.


Em 2017, por exemplo, essa gigante da indústria de fabricação de veículos esteve entre as 10 maiores fabricantes de automóveis e motocicletas do mundo, com produção anual de mais de 3,1 milhões de automóveis e mais de 2,3 milhões de motocicletas, incluindo as unidades fabricadas sob licença. Atualmente, ela é uma empresa de capital aberto, mas é controlada pela Família Suzuki, a partir de sua sede no Japão.


Ela emprega atualmente mais de 45.000 pessoas, com 35 instalações de produção espalhadas por todo o mundo, em 23 países, com mais de 133 distribuidores e/ou representantes autorizados, inclusive no Brasil.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

A Suzuki GSR 150i é uma compacta, bonita e econômica motocicleta urbana com motorização monocilíndrica de quatro tempos OHC de 150 cilindradas, refrigeração a ar e injeção eletrônica de combustível, com capacidade para transportar com razoável conforto duas pessoas, incluindo o piloto, em trechos urbanos, viagens intermunicipais e, em alguns casos, até viagens interestaduais curtas. Ela foi fabricada na China e importada para o Brasil a partir de 2011 pelo representante autorizado da famosa e respeitada marca japonesa, a J Toledo Suzuki Motos.


Ela foi parcialmente fabricada na China pela Changzhou Haojue, sob supervisão de executivos e técnicos da japonesa Suzuki, foi importada parcialmente montada para o Brasil, levada para as instalações da J Toledo Suzuki na Zona Franca de Manaus, onde peças nacionais eram agregadas ao conjunto trazido do país asiático, submetida então a testes de controle de qualidade e então comercializada pelas concessionárias de motos novas da marca Suzuki espalhadas pelo Brasil.


Ela foi uma das melhores e mais competitivas opções de modelos de motos de nível de entrada, com baixa cilindrada, disponíveis no mercado brasileiro na década de 2010, um dos melhores modelos de motos leves novas, um dos mais completos modelos de motos à venda no mercado nacional, com a respeitada qualidade Suzuki. Ela foi vendida no Brasil com uma boa quantidade e variedade de itens de série, incluindo partida elétrica, injeção eletrônica, assento de dois níveis, conta giros, mostrador digital do hodômetro e hodômetro parcial, indicador de marcha, freio a disco na dianteira e freio a tambor na traseira, rodas de liga leve, bagageiro de alumínio e mostrador de combustível.


Além desse bom nível de equipamentos de série, ela esteve disponível com uma moderna suspensão traseira com reservatório de gás, com ajuste manual de pré-carga da mola, mais macia para pilotar quando estiver mais leve ou mais rígida para transportar um garupa.


Entre as principais características da Suzuki GSR 150i estão a manutenção simples e barata e o baixo consumo de combustível, que pode chegar a cerca de 28 quilômetros com 1 litro de gasolina comum na cidade, com condução moderada, é claro, e pode chegar a cerca de 38 quilômetros na rodovia, também em condições de condução moderada, sem extravagâncias e sem excesso de peso.


MERCADO

A Suzuki GSR 150i foi um dos melhores modelos de motos pequenas, de nível de entrada, à venda no Brasil na década de 2010, com preço competitivo, inclusive, na faixa de R$ 7 mil, quando lançada em 2011, ou R$ 8 mil, em 2019, seu último ano de comercialização aqui. Ela foi comercializada nas concessionárias de motos Suzuki até 2019 e, atualmente, é considerada uma boa opção no mercado de motos usadas.


Desde seu lançamento no Brasil em 2011, esse modelo de motocicleta sofreu pequenas alterações em seu painel, escape e cores. Atualmente, não há carência grave ou falta de peças de reposição nas concessionárias da marca Suzuki e nem em oficinas independentes.


Atualmente, o catálogo da marca Suzuki no Brasil possui apenas motos de média e alta cilindradas, como, por exemplo, a Suzuki GSX-S 750, com preço a partir de R$ 58 mil, à vista, disponível nas concessionárias da marca.


FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

  • Capacidade: 1 piloto e 1 passageiro;
  • Comprimento: Aprox. 2 metros;
  • Altura: Aprox. 1,1 metro;
  • Largura: Aprox. 0,75 metro;
  • Entre eixos: Aprox. 1,3 metro;
  • Peso em ordem de marcha: 130 kg;
  • Motorização: Monocilíndrica, quatro tempos, duas válvulas e 150 cm³;
  • Motorização: Injeção eletrônica, arrefecimento a ar, partida elétrica e eixo balanceador;
  • Taxa de compressão: 9,1:1;
  • Ignição: Eletrônica e transistorizada;
  • Potência e torque: 13 cavalos e 1,1 kgfm;
  • Tanque combustível: 14 litros, mais a reserva;
  • Transmissão: Mecânica de 6 velocidades, embreagem multidiscos em óleo;
  • Lubrificação: Cárter úmido;
  • Filtro de ar: Espuma de poliuretano;
  • Bateria: 12 volts;
  • Chassi: Em aço;
  • Suspensão dianteira: Telescópica, mola helicoidal e amortecimento hidráulico;
  • Suspensão traseira: Balança, com amortecedores a gás e ajuste de pré-carga da mola;
  • Freio dianteiro: A disco, com acionamento hidráulico;
  • Freio traseiro: Tambor, com acionamento mecânico;
  • Pneu dianteiro: 2.75, 18, sem câmara;
  • Pneu traseiro: 90/90, 18, sem câmara;
  • Consumo cidade: Aprox. 25 quilômetros / litro;
  • Consumo rodovia: Aprox. 38 quilômetros / litro;
  • Emissões: Promot 3;
  • Preço: R$ 7 mil (usada / bom estado de conservação);


ONDE COMPRAR


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Suzuki
  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Suzuki
  • Suzuki (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagens

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGRICULTURA E PECUÁRIA

MASSEY FERGUSON MF 265

MASSEY FERGUSON MF 290

MASSEY FERGUSON MF 275

TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)