TRATOR VALTRA 785

VALMET 785
VALTRA 785 C
AGCO CORPORATION
AGCO DO BRASIL


INTRODUÇÃO

O moderno trator Valtra 785 é um econômico, prático e robusto utilitário agrícola de tamanho médio, com eixo alto e tração 4X4, para uso geral em propriedades rurais (agricultura e pecuária) e agroindústrias, fabricado em larga escala na década de 2000, pela AGCO do Brasil, mas inicialmente, na década de 1990, com o nome Valmet 785, fabricado pela Valmet do Brasil, na época uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de tratores agrícolas do Brasil, uma subsidiária do grupo finlandês Partek.


Nas décadas de 1990 e 2000 esses tratores também foram vendidos com a opção de tração 4X2 traseira, inicialmente com o nome Valmet 785 e, posteriormente, com o nome Valtra 785.


Os principais concorrentes do Valtra 785 na década de 2000 foram os modernos modelos de tratores médios de tração 4X4 Massey Ferguson MF 275 Advanced, Yanmar 1175-4, Agrale 5075, John Deere JD 5603 e New Holland TL 75, com potências variando entre 70 e 80 cavalos, todos disponíveis no Brasil oficialmente, por meio de concessionárias, a maioria deles sucesso de vendas aqui e com muitas unidades disponíveis no mercado de utilitários agrícolas usados, a maioria em bom estado de conservação.


A VALTRA

Atualmente, a Valtra é uma das maiores marcas de utilitários agrícolas e agroindustriais do Brasil, os tratores que levam sua marca são fabricados aqui pela AGCO do Brasil. Ela substituiu a marca Valmet em 1996, quando o grupo finlandês Partek comprou a também finlandesa fabricante de tratores Valmet. Atualmente, a fabricante finlandesa do ramo de utilitários agrícolas e agroindustriais Valtra é controlada pela gigante americana AGCO Corporation, que também é proprietária da marca de tratores Massey Ferguson.


Aqui no Brasil, a fabricante de utilitários agrícolas Valmet do Brasil foi fundada em 1960, no município de Mogi das Cruzes, no estado de São Paulo, inicialmente com a fabricação dos tratores Valmet 360-D e Valmet 600-D e, com o passar dos anos, se tornou uma das maiores fabricantes de tratores do Brasil, uma subsidiária do conglomerado finlandês Valmet / Sisu.


Atualmente, a AGCO Corporation é uma gigante americana do ramo de utilitários agrícolas, é uma das maiores do mundo.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

O trator Valtra 785 é um utilitário agrícola de tamanho médio e média potência, com sistema hidráulico independente e tomada de força traseira para acoplamento / conexão de uma boa variedade de implementos agrícolas traseiros, incluindo roçadeiras, semeadeiras e plantadeiras, cultivadores e guinchos, tombadores / arados e colhedoras de forragens de tamanho médio, para cortar e triturar vegetais para forragem e volumoso / silagem, por exemplo, como cana e napier / capiaçu.


Ele foi um dos principais representantes da linhagem de tratores médios da Valmet, na década de 1990, e da Valtra, na década de 2000, com pelo menos duas versões fabricadas nessas décadas, o Valmet / Valtra 4X2 e o Valmet / Valtra 4X4, sendo substituído, a partir da década de 2010, pelos modelos de tratores Valtra A550, Valtra A650, Valtra A750 e Valtra A950, na linha de montagem da fabricante brasileira AGCO do Brasil, todos esses modelos melhorados em relação aos seus antecessores, mais modernos, mas conservando a simplicidade e a faixa de potência, de 50 até 100 cavalos, dependendo do modelo.


No caso específico do trator Valtra 785 C, fabricado na década de 2000 pela AGCO do Brasil, por exemplo, a motorização diesel aspirada MWM D 229-4 VA, com quatro cilindros em linha e 3.922 cilindradas, com bomba rotativa Delphi de injeção direta de combustível, produz aproximadamente 75 cavalos de potência e 26 kgfm de torque, portanto com força de tração suficiente para uso moderado em geral, como puxar implementos agrícolas de tamanho médio para gradeação de terra, pulverização de lavouras, distribuição / lançamento de sementes e aplicação de calcário e gesso agrícola.


Ele era vendido nas concessionárias da marca Valtra com três opções de transmissão, a primeira com 6 marchas à frente e 2 à ré, a segunda com 9 marchas à frente e 3 à ré, e a terceira com 12 marchas à frente e 4 à ré, todas acionadas por alavancas centrais.


O acoplamento de lâmina frontal e concha também é possível, mas o uso deve ser moderado.


Ele é um dos mais modernos e práticos modelos de tratores disponíveis atualmente no mercado brasileiro de utilitários agrícolas usados, uma das melhores opções, com características técnicas que tornam o trator uma das opções mais adequadas para uso geral na agricultura familiar no Brasil e em quase todos os outros países da América Latina, com preços que variam entre R$ 35 mil e R$ 48 mil, para o modelo Valmet 785 4X2, da década de 1990; entre R$ 50 mil e R$ 98 mil, para o modelo Valtra 785 4X2, da década de 2000; entre R$ 50 mil e R$ 98 mil, para o modelo Valmet 785 4X4, da década de 1990; e entre R$ 100 mil e R$ 150 mil, para o modelo Valtra 785 4X4, da década de 2000; sendo todos eles para compra à vista e em bom estado de conservação, com ou sem implementos, dependendo de cada caso.


É um trator econômico, com sistemas hidráulico, elétrico e mecânico simples e de manutenção fácil e barata. Ele foi comercializado no Brasil durante as décadas de 1990 e 2000 e já saía de fábrica com uma variedade de itens de modernidade e praticidade, incluindo dois faróis dianteiros (de série); filtro de ar a seco (de série); direção hidrostática ou hidráulica (de série); toldo de fábrica (de série); acelerador de mão e acelerador de pé; embreagem de disco duplo independente, com acionamento mecânico (de série); e tomada de potência independente (de série), de seis estrias e 540 rpm, e engate de três pontos na categoria II, com capacidade para até 2.600 kg no olhal (de série); dentre outros.


Por outro lado, a simplicidade dos sistemas hidráulico, elétrico e mecânico é uma de suas principais características, com manutenção simples e barata, o que certamente torna esse modelo um das mais equilibradas opções para a agricultura familiar no Brasil, recomendado para quem quer e precisa trocar o seu modelo mais antigo por um modelo mais moderno.


Para quem não abre mão de um exemplar totalmente novo de trator, a Valtra disponibiliza em sua rede de concessionárias os tratores Valtra A2S, Valtra A2R, Valtra A3F e Valtra A4S, dentre outros, com motores com potências entre 50 e 110 cavalos, dependendo de cada caso.


MERCADO

Atualmente, a AGCO / Valtra possui no Brasil uma das maiores redes de concessionárias e oficinas autorizadas de máquinas agrícolas e agroindustriais, com mais de 170 unidades prestando serviços de venda de utilitários agrícolas novos da marca Valtra, semi-novos e usados e serviços de manutenção e venda de peças.


Os tratores novos com a marca Valtra são fabricados em Mogi das Cruzes, na região metropolitana de São Paulo, a capital do estado de São Paulo. Os modelos novos da marca Valtra, disponíveis atualmente nas concessionárias, equivalentes em especificações técnicas ao Valtra 785 C / Valmet 785, são o Valtra A2S, o Valtra A2R, o Valtra A3F e o Valtra A4S, com modelos com potências variando entre 50 e 110 cavalos, com opções de tração 4X4 e tração 4X2, dependendo de cada caso.


A partir de 2006, os compradores do trator Valtra 785 C e seus principais concorrentes da época foram beneficiados pelo programa Mais Alimentos, do Governo Federal, com a possibilidade de financiamentos a juros mais baixos que a média do mercado na época.


FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS


VALTRA 785 C

  • Motorização: MWM D 229-4, diesel aspirado, com 4 cilindros;
  • Injeção de combustível: Bomba injetora Delphi de combustível;
  • Potência: Aprox. 75 cavalos a 2.400 rpm;
  • Torque: Aprox. 26 kgfm a 1.400 rpm;
  • Filtragem de ar: a seco;
  • Direção (de série): Hidráulica ou hidrostática;
  • Transmissão: 6 marchas à frente e 2 à ré;
  • Transmissão: 9 marchas à frente e 3 à ré;
  • Transmissão: 12 marchas à frente e 4 à ré;
  • Embreagem: Disco duplo independente, com acionamento mecânico;
  • Sistema hidráulico: Categoria II, até 2.600 kg no olhal (de série);
  • Tomada de força: 6 estrias, 540 rpm;
  • Cárter do motor:
  • Sistema de arrefecimento:
  • Sistema elétrico: 12 volts;
  • Alternador: 85 ampères;
  • Bateria:
  • Freios:
  • Freio de estacionamento:
  • Tanque de combustível: Aprox. 90 litros;
  • Pneus dianteiros: 12.4X24 (de série);
  • Pneus traseiros: 18.4X30 (de série);
  • Peso (sem lastro e acessórios): Aprox.
  • Peso (com lastro e acessórios): Aprox. 4.300 kg;
  • Preço mínimo: Aprox. 35 mil (usado / bom estado de conservação);
  • Preço máximo: Aprox. 150 mil (usado / bom estado de conservação);


ONDE COMPRAR


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